terça-feira, 7 de abril de 2015

9º ano CEC DIOCESANO INTRODUÇÃO GENÉTICA


Você já parou para pensar com quem você se parece? Por que tem olhos, pretos, consegue enrolar a língua ou não?Tem uma parte da Biologia que se chama GENÉTICA e que pode explicar tudo isso e muito mais. vamos conhecê-la?

Alguém saberia dizer o que é a “Teoria da Mistura”?

Por que pode-se considerar que os resultados obtidos nessa pesquisa “mudariam o mundo?


Quem foi Gregor Mendel?


Você neste vídeo escutou palavras que não usa no seu dia a dia como Recessivo. dominante, heterozigoto, homozigoto, você poderia explicá-las?


Nesta parte dos vídeos gostaria que os dez últimos alunos da lista de chamada realizasse estes questionamentos e fizessem um resumo dos vídeos postando no blog ok?


Agora os números 18 e 19 assistam  esta animação e explique para os colegas ok?




Agora estou disponibilizando para vocês um resumo do conteúdo, mas gostaria que visitassem e fizessem uma leitura anotando os pontos principais com suas palavras, para que depois você montasse esta animação abaixo e apresentasse em sala de aula ok? Nesta atividade os dez primeiros alunos da lista de chamada.

 Sobre Mendel e seu contexto histórico
Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822, num pequeno povoado chamado Heinzendorf, na atual Áustria. Ele foi batizado com o nome de Johann Mendel, mudando o nome para Gregor após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847. (Disponível em:http://www.todabiologia.com/pesquisadores/gregor_mendel.htm)
Definição e conceitos básicos
A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos). (Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/genetica.htm)

Cariótipo → Conjunto de cromossomos de cada célula de um organismo.
Herança Biológica (hereditariedade) → Transmissão das informações genéticas de pais para filhos durante a reprodução.
Genes → Seguimento da molécula de DNA que contém uma instrução gênica codificada para a síntese de uma proteína.
Genótipo → Constituição genética de um indivíduo que em interação com o meio ambiente determina suas características.

Leis de Mendel
"Por sete anos, de 1856 a 1863, Mendel cruzou e produziu híbridos de plantas com características distintas - plantas altas com plantas anãs, ervilhas amarelas com ervilhas verdes e assim por diante. Ele observou com surpresa que tais características não são diluídas nem resultam em meio-termo, mas se mantêm distintas: o rebento híbrido de uma planta alta e de uma anã era sempre alto, não de tamanho médio." (Disponível em: http://www.geocities.com/~esabio/Mendel.htm)
"Desde os tempos mais remotos o homem tomou consciência da importância do macho e da fêmea na geração de seres da mesma espécie, e que características como altura, cor da pele etc. eram transmitidas dos pais para os descendentes. Assim, com certeza, uma cadela quando cruzar com um cão, irá originar um filhote com características de um cão e nunca de um gato. Mas porque?" (Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel.php)
Heredogramas
"No caso da espécie humana, em que não se pode realizar experiências com cruzamentos dirigidos, a determinação do padrão de herança das características depende de um levantamento do histórico das famílias em que certas características aparecem. Isso permite ao geneticista saber se uma dada característica é ou não hereditária e de que modo ela é herdada. Esse levantamento é feito na forma de uma representação gráfica denominada heredograma (do latim heredium, herança), também conhecida como genealogia ou árvore genealógica." (Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel5.php)
Teoria cromossômica da herança
"Em 1910, o cientista americano Thomas Hunt Morgan e colaboradores conseguiram estabelecer a relação entre os cromossomos (estruturas presentes no núcleo das células) e a herança genética. Morgan constatou que, quando se analisam duas características, nem sempre é obedecido o padrão de herança proposto pela Segunda Lei de Mendel, ou lei da segregação independente." (Disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-931-4983-,00.html)
Herança ligada ao sexo
"Em algumas espécies, as fêmeas possuem dois cromossomos sexuais idênticos (XX) e os machos, um idêntico ao das fêmeas e um diferente (XY) sendo este, o Y, o responsável pelas características masculinas. Assim, na espécie humana, o genótipo feminino é 44A + XX; e o masculino, 44A + XY. " (Disponível em:http://www.brasilescola.com/biologia/heranca-do-sexo.htm)
Alelos múltiplos
"Alelos são formas que um gene pode apresentar e que determina características diferentes. Um conjunto de três ou mais alelos pertencente a um mesmo gene, ocorrendo de dois a dois em um organismo diplóide, é denominado alelos múltiplos.
Os alelos múltiplos são responsáveis pela herança genética no sistema ABO, Rh e MN. Por exemplo, os pêlos dos coelhos podem ser: aguti ou selvagem chinchila, himalaio ou albino." (Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/alelos-multiplos-ou-polialelia.htm)
Epistasia
"Existem casos em que os alelos de um gene inibem a ação dos alelos de um outro par, que pode ou não estar no mesmo cromossomo. Esse fenômeno é chamado epistasia (do grego epi, sobre, e stasis, parada, inibição). O gene que exerce a ação inibitória é chamado epistático, e o que sofre a inibição é chamado hipostático." (Disponível em:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/genesnaoalelos2.php)
Herança quantitativa
"A herança quantitativa também é um caso particular de interação gênica. Neste caso, em que as diferenças fenotípicas de uma dada característica não mostram variações expressivas, as variações são lentas e contínuas e mudam gradativamente, saindo de um fenótipo “mínimo” até chegar a um fenótipo “máximo”. É fácil concluir, portanto, que na herança quantitativa (ou poligênica) os genes possuem efeito aditivo e recebem o nome de poligenes." (Disponível em:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/genesnaoalelos4.php)

** Os textos aqui reproduzidos são apenas trechos do conteúdo. Para obter material completo visite os links.





http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/911/atividade5/atividade5.htm



Os alunos que não foram citados deverão formar grupos de três integrantes e:
  • confeccionar jogos do conteúdo estudado
  • elaborarem   três questões abertas e fechadas
  • pesquisarem 3 questões do ENEM  e 3 de vestibulares da UNIMONTES, UFMG, VIÇOSA, com seus respectivos comentários e respostas e postar ok?


28 comentários:

  1. QUESTÕES DO ENEM, DA UFMG, DA UNIMONTES E DE VIÇOSA


    Questão de Genética no Enem de 2013

    Para a identificação de um rapaz vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas.
    Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a)
    a) pai.
    b) filho.
    c) filha.
    d) avó materna.
    e) avô materno.

    Resposta:
    letra d

    (ENEM)
    Um casal normal teve dois filhos normais e um filho com albinismo, doença genética, condicionada por um único par de alelos, caracterizada pela ausência de pigmentação na pele, cabelo e olhos.

    Com base neste caso, é correto afirmar.
    a) A anomalia é condicionada por um gene dominante.
    b) A probabilidade de o casal ter um próximo filho albino é de 50%.
    c) Os pais são homozigotos.
    d) O gene para a anomalia é recessivo.
    e) Todos os filhos normais são heterozigotos.

    Resposta:
    letra d

    (ENEM)
    Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.
    Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram
    a) os genótipos e os fenótipos idênticos.
    b) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
    c) diferenças nos genótipos e fenótipos.
    d) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
    e) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.

    Resposta:
    letra a

    (Unimontes) Se cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:

    a) Apenas indivíduos Aa;

    b) Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente;

    c) Indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente;

    d) Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.

    Resposta:
    letra d

    (UFMG) Indique a proposição que completa, de forma correta, a afirmativa abaixo:

    Por meiose, uma célula ________ com ________ cromossomos formará _______ células ­­­­­­­­­­­_________________, com _________ cromossomos cada uma.

    a) 2n, 20, 02, 2n, 20.

    b) Diploide, 10, 04, haploides, 05.

    c) Diploide, 46, 04, haploides, 23.

    d) n, 10, 02, 2n, 05.

    e) Haploide, 05, 04, n, 20.

    f) 2n, 30, 04, n, 15.

    Resposta:
    letra c

    (UFV) De acordo com a primeira lei de Mendel confira as afirmações abaixo e marque a que apresentar informações incorretas.

    a) Em cada espécie de ser vivo o número de cromossomos é constante, e isso ocorre porque na formação dos gametas esse número é reduzido à metade e depois, na fecundação, restabelece-se o número inicial.

    b) Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta.

    c) Quando os alelos de um par são iguais, fala-se em condição heterozigótica (para a qual Mendel usava o termo puro), e quando os alelos são diferentes, fala-se em condição homozigótica (para a qual Mendel usava o termo hibrido).

    d) Um mesmo caráter pode apresentar duas ou mais variáveis, e a variável de cada caráter é denominada fenótipo.

    e) O termo genótipo pode ser aplicado tanto ao conjunto total de genes de um indivíduo como a cada gene em particular.

    Resposta:
    letra c


    Grupo: Clara Campos, Luciana Araújo, Isabela Madureira. 9º ano S

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  2. Questões de Genetica


    Exercício 5: (UFMG )
    Duas irmãs, que nunca apresentaram problemas de hemorragia, tiveram filhos. E todos eles, após extrações de dente, sempre tinham hemorragia. No entanto os filhos do irmão das duas mulheres nunca apresentaram esse tipo de problema. É CORRETO afirmar que essa situação reflete, mais provavelmente, um padrão de herança:
    A)
    dominante ligada ao cromossoma Y.
    B)
    dominante ligada ao cromossoma X.
    C)
    recessiva ligada ao cromossoma X.
    D)
    restrita ao cromossoma Y.

    R: C

    Exercício 6: (UFMG 2)
    Um casal normal para a hemofilia – doença recessiva ligada ao cromossoma X – gerou quatro crianças: duas normais e duas hemofílicas. Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
    A)
    a mãe das crianças é heterozigótica para a hemofilia.
    B)
    a probabilidade de esse casal ter outra criança hemofílica é de 25% .
    C)
    as crianças do sexo feminino têm fenótipo normal.
    D)
    o gene recessivo está presente no avô paterno das crianças.

    R: D




    Exercício 1: (UFMG 2010)
    Em aconselhamentos genéticos, um dos recursos utilizados é a elaboração de heredogramas, como este:

    É INCORRETO afirmar que a análise de heredogramas pode
    A)
    determinar o provável padrão de herança de uma doença.
    B)
    ilustrar as relações entre os membros de uma família.
    C)
    prever a frequência de uma doença genética em uma população.
    D)
    relatar, de maneira simplificada, histórias familiares.

    R: C

    Exercício 2: (PUC-RIO 2008)
    Uma criança do sexo masculino, que acaba de nascer, tem como pai um indivíduo que apresenta hemofilia e é normal com relação ao daltonismo. Sua mãe é portadora do gen para o daltonismo, mas não para o gen da hemofilia. Quanto a essa criança, podemos afirmar que:
    A)
    tem 50% de chance de ser daltônica.
    B)
    tem 50% de chance de ser hemofílica.
    C)
    tem 25% de chance de ser hemofílica.
    D)
    tem 75% de chance de ser daltônica.
    E)
    não tem chance de ser daltônica.

    R: A


    Exercício 3: (FUVEST 2010)
    Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa.
    Do cruzamento entre plantas de flores cor de-rosa, resultam plantas com flores:
    A)
    das três cores, em igual proporção.
    B)
    das três cores, prevalecendo as cor-de-rosa.
    C)
    das três cores, prevalecendo as vermelhas.
    D)
    somente cor-de-rosa.
    E)
    somente vermelhas e brancas, em igual proporção.


    R: B



    Exercício 4: (PUC-RIO 2007)
    Uma característica genética recessiva presente no cromossomo Y é:
    A)
    poder ser herdada do pai ou da mãe pelos descendentes do sexo masculino e do feminino.
    B)
    só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo masculino.
    C)
    só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo feminino.
    D)
    só poder ser herdada a partir da mãe por seus descendentes do sexo masculino.
    E)
    só poder ser herdada a partir da mãe por seus descendentes do sexo feminino.

    R: B

    Exercício 7: (VUNESP 2009)
    A Doença de Huntington ocorre em um par de genes alelos presentes no cromossomo n.º 4. Esse par de alelos promove uma progressiva degeneração do Sistema Nervoso Central provocando problemas motores e mentais. Não possui cura, manifesta-se após os 40 anos de idade. O heredograma representa uma família que apresenta a doença.

    Analisando o heredograma, pode-se concluir que se trata de uma herança genética:
    A)
    ligada ao sexo.
    B)
    autossômica recessiva.
    C)
    restrita ao sexo.
    D)
    codominante.
    E)
    autossômica dominante.

    R: E

    Grupo : Luis Felipe e Leonardo Vinicios , 9ss

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  3. Genética
    Mendel é hoje considerado o pai da genética, tudo o que sabemos a respeito atualmente se deve à ele. Ele realizou experimentos com ervilhas e constatou que os fenótipos das ervilhas podem ser diferentes de seus descendentes recentes. Com o aprofundamento dos estudos por meio de outros cientistas surgiram as leis de hereditariedade, o descobrimento dos alelos e sua importância, entre outros avanços.
    Uma das conclusões da Lei de Mendel foi a constatação de que os genótipos da espécie devem ser iguais aos seus pais, mas o fenótipo não será necessariamente o mesmo, podendo ser igual às gerações passadas. O heredograma determina o padrão de hereditariedade que uma espécie seguirá, estipulando probabilidades.
    A espécie humana é composta por 46 cromossomos, desses 23 são oriundos do gameta masculino, e 23 originam-se do gameta feminino. Cada cromossomo tem sua identidade própria definida pelos alelos. Há casos de anomalias no número cromossômico que causam anormalidades ao indivíduo, como a Síndrome de Down.

    André Bahia Pereira 9°S

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  4. COMENTÁRIO SOBRE OS VIDEOS

    PRIMEIRO : No primeiro vídeo contar sobre a historia da vida do monge e meteorologista Gregor Mendel que nasceu em 1822 filho de camponeses que vivia do que plantava. no video fala que os pais de Mendel queria dar bons estudos mas eles não tinha condição financeira muito boa e no final da adolescência o se pai fica aleijado e como era tradição Mendel tinha que dar continuidade no serviço de seu pai mas ele não daria conta e acaba indo para o mosteiro.
    No mosteiro ele observa muito o jardim . No video explica sobre a teoria da mistura baseado nas ideia de Mendel la fala que os defensores da teoria da mistura não sabia como acasalamento especies de cores iguais daria filhos de cores diferentes .
    Nos mostra também um pouco sobre a vida profissional de Mendel

    SEGUNDO : No segundo video explica a síntese das ervilhas mostra como Mendel descobriu como a matemática poderia ajudar na física .
    La nos mostra como foi o procedimento usado por Mendel para descobrir sobre a gentetica das ervilhas lisas com as enrugadas .fala que Mendel se referia das ervilhas como suas filhas

    TERCEIRO : Fala que quando Mendel foi apresentar suas descobertas foi o maior fracasso pois o povo pensava que seria de um forma e foi completamente diferente e que so 16 anos apos sua morte que o povo descobriu seu genialidade

    MARIA CECILIA FERNANDES OLIVEIRA
    9° ANO SS

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  5. Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822, em um vilarejo chamado: Heinzendorf, onde hoje é a Áustria. Mendel já foi ordenado sacerdote no ano de 1847.
    Nos anos de 1851 e 1853, Mendel estuda a História da natureza na Universidade de Viena. Neste curso, Mendel aprende muito sobre a natureza, e esse grande conhecimento tornou-se de extrema importância para o desenvolvimento de suas teorias (leis).
    Mendel também recebeu muitos conhecimentos do seu pai, que era jardineiro, para que logo em seguida comessa-se a fazer pesquisas com árvores frutíferas. Em 1856 ele deu inicio a pesquisas com ervilhas, nos jardins do monastério.
    Sua teoria principal era a de que as características das plantas (cores) deviam-se a elementos hereditários (conhecidos como genes) ou seja, “passado de pai para filho”. Como passava grande parte do tempo dedicando-se às atividades do monastério, ele foi deixando de lado suas pesquisas relacionadas ao estudo da genética.
    Mendel morreu em 6 de janeiro de 1884 sem que tivesse seus estudos reconhecidos. Somente no começo do século XX que alguns pesquisadores puderam verificar a importância das descobertas de Mendel para o mundo da genética.

    As Leis de Mendel:
    Primeira Lei: também conhecida com Lei da Segregação, explica que na fase de formação dos gametas, os pares de fatores se segregam.
    Segunda Lei: também conhecida como lei da Uniformidade, afirma que as características de um indivíduo não são determinadas pela combinação dos genes dos pais, mas sim pela característica dominante de um dos progenitores (característica dominante).

    Terceira Lei: também conhecida como Lei da Recombinação dos Genes, explica que cada uma das características puras de cada de cada variedade (cor e rugosidade) se transmitem para uma segunda geração de maneira independente entre si.

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  6. Gregor Mendel nasceu em 1822, em Heinzendorf, na Áustria. Era filho de pequenos fazendeiros e, apesar de bom aluno, teve de superar dificuldades financeiras para conseguir estudar. Em 1843, ingressou como noviço no mosteiro de agostiniano da cidade de Brünn, hoje Brno, na atual República Tcheca.Realizou uma série de experimentos com ervilhas, com o objetivo de entender como as características hereditárias eram transmitidas de pais para filhos. Com o aprofundamento dos estudos por meio de outros cientistas surgiram as leis de hereditariedade, o descobrimento dos alelos e sua importância, entre outros avanços.Uma das conclusões da Lei de Mendel foi a constatação de que os genótipos da espécie devem ser iguais aos seus pais, mas o fenótipo não será necessariamente o mesmo, podendo ser igual às gerações passadas. O heredograma determina o padrão de hereditariedade que uma espécie seguirá, estipulando probabilidades.A especie humana é formada por 46 cromossomos , 23 origina-se do gameta feminino e os outros 23 sao oriundo do gameta masculino.

    ANA CLARA 9 ANO S

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  7. Mendel nasceu em 1822 e era de família pobre. Hoje Mendel é considerado o pai da genética, e ele foi o responsável por descobrir tudo da genética, ele também resolveu o mistério da hereditariedade. A teoria da mistura era a teoria aceita na época, onde ela dizia que o pai e a mãe se fundiam de alguma forma e fazendo com que os filhos sejam uma mistura dos dois.Ele realizou vários experimentos com ervilhas, para tentar entender como que as características hereditárias eram passadas dos pais para os filhos. Com o aprofundamento dos estudos por meio de outros cientistas surgiram as leis de hereditariedade, o descobrimento dos alelos e sua importância. Uma das conclusões da Lei de Mendel foi a constatação de que os genótipos da espécie devem ser iguais aos seus pais, mas o fenótipo não será necessariamente o mesmo, podendo ser igual às gerações passadas. A espécie humana é formada por 46 cromossomos, no qual 23 são originados do gameta feminino e os 13 são originados do gameta masculino.

    PEDRO GUSTAVO RODRIGUES SOUTO 9 ANO "S"

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  8. Mendel foi o pai da genética e foi ele quem descobriu tudo o que sabemos hoje.
    Pode_se dizer que os resultados obtidos pela pesquisa foi importante pelo fato de que Mendel descobriu o mistério da hereditariedade.
    -Dominante:característica que é mais comum,o que predomina na sociedade,que tem mais.
    -Recessivo:característica que é menos comum na sociedade.
    -Homozigoto:individuo que tem 2 alelos iguais de um mesmo gene.
    -Heterozigoto:individuo que tem 2 alelos diferentes de um mesmo gene.
    A teoria da mistura era muito famosa na época porque eles acreditassem que os filhos era uma média dos pais,ou seja uma fusão.Os defensores da teoria não sabiam explicar as alterações de características,o modo de como os pais podem gerar filhos que não se parecessem com eles,porém com um antigo ancestral.
    Mendel vivia em um seminário. E no jardim desse seminário havia ervilhas. Mendel quis saber como se dava a reprodução.Ele escolheu as ervilhas porque elas se reproduzem rapidamente, por que apresentam poucas características e porque as ervilhas são plantas que se autofecundam.Para poder enunciar a sua lei ele pegou duas ervilhas puras. Uma amarela e outra verde e as cruzou. O primeiro cruzamento ele chamou de geração parental.Ele observou que desse cruzamento de linhagens puras amarelas com verdes, os filhos nasceram todos amarelos. Depois ele propôs que a cor amarela era dominante e a verde recessiva.Os filhos do cruzamento da geração parental ele chamou de geração F1.Ao fazer o cruzamento da geração F2 a cor verde aparecia e aparecia na proporção de 25% ou seja na autofecundação, gerou ervilhas que deram 75% amarelas e 25%verdes.
    Thainá Mendes Lopes 9anos "s"

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  9. Mendel é o pai da genética,foi ele que resolveu o mistério da hereditariedade,graças a ele que sabemos como são adquiridas as características genéticas.Ele observou que nem sempre teremos somente características dos pais,como foi o caso da ovelha,podemos receber características de outros antepassados.No ervilha ele pode observar que o descendente da ervilha enrugada com ervilha lisa tem mais chances de ser uma ervilha lisa já que é a característica dominante.

    Marina Mendes 9 ano "ss'

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  10. Mendel é o pai da genética.Ele resolveu o mistério da hereditariedade.
    Mendel cruzou uma ervilha lisa com uma ervilha enrugada e nasceu lisa.
    Depois ele plantou novamente uma ervilha lisa e nasceu uma ervilha enrugada isso quer dizer que as ervilhas enrugadas são recessivas e que as ervilhas enrugadas nasciam (eram geradas) das ervilhas lisas

    LUIZA MENDES 9ANO S

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  11. Questão de Genética no Enem de 2013
    Para a identificação de um rapaz vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas.

    Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a)

    a) pai.
    b) filho.
    c) filha.
    d) avó materna.
    e) avô materno.

    Antes de tentar responder a essa questão, é necessário relembrar alguns pontos básicos. Primeiramente devemos saber que só possuímos mitocôndrias maternas, pois as mitocôndrias paternas são degeneradas no interior do citoplasma ovular. Como as mitocôndrias possuem um DNA próprio (Leia o texto sobre teoria endossimbiótica), esse DNA é exclusivamente fornecido pelas nossas mães.

    Podemos afirmar, portanto, que o DNA encontrado na mitocôndria não possui absolutamente nenhuma relação com o do pai, que, por sua vez, apresenta DNA mitocondrial igual ao da avó paterna. Essa herança é chamada de herança mitocondrial.

    Sabendo disso, analisemos as alternativas:

    a) O pai do rapaz que sofreu o acidente não transmitiu seu DNA mitocondrial ao filho, logo, não pode ser feita essa análise.
    b) e c) O filho e a filha do rapaz possuem o DNA mitocondrial da esposa do acidentado, por isso a análise é impossibilitada.
    d) A avó materna transmitiu seu DNA mitocondrial à filha e esta o transferiu ao seu filho. Sendo assim, a avó materna é a única em que é possível realizar a análise do DNA mitocondrial.
    e) O avô materno não transferiu seu DNA mitocondrial à mãe do rapaz, logo, também não pode ser feita a análise a partir desse familiar.



    02. (UNIMONTES) As doenças fibrose cística e albinismo são consideradas doenças genéticas autossômicas recessivas. O alelo recessivo para a fibrose cística será representado por f e, o dominante, por F, sendo o alelo recessivo para o albinismo representado por a e, o dominante, por A. Considere um casal com o seguinte genótipo:

    FfAA x ffAa

    As afirmativas abaixo se referem aos filhos desse casal. Analise-as e assinale a alternativa incorreta.

    a) Todos produzirão gametas contendo o alelo F.

    b) Todos apresentarão células somáticas contendo o alelo A.

    c) Todos apresentarão fenótipo normal pelo menos para uma das características.

    d) A probabilidade de um dos indivíduos ter o genótipo ffAa é igual a 1/4.




    Marina Miranda 9° S

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  12. Enem
    Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que as plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?
    (A) Cruzando-as entre si, é possível identificar as plantas que têm o fator v na sua composição pela análise de características exteriores dos gametas masculinos, os grãos de pólen.
    (B)Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas.
    (C)Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descendentes de flores brancas.
    (D)Cruzando-as entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv produzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV. (E)Cruzando-as com plantas recessivas e analisando as características do ambiente onde se dão os cruzamentos, é pos- sível identificar aquelas que possuem apenas fatores V.

    Resposta: B
    Enem 2009
    Anemia Falciforme é uma das doenças hereditárias mais preva- lentes no Brasil, sobretudo nas regiões que receberam maciços contingentes de escravos africanos. É uma alteração genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S. indivíduos com essa doença apresentam eri- trócitos com formato de foice, daí o seu nome. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe para produzir a hemoglo- bina S ela nasce com um par de genes SS e assim terá a Anemia Falciforme. Se receber de um dos pais o gene para hemoglobina S e do outro o gene para hemoglobina A ela não terá doença, apenas o Traço Falciforme (AS), e não precisará de tratamento especializado. Entretanto, deverá saber que se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença.
    Dois casais, ambos membros heterozigotos do tipo AS para o gene da hemoglobina, querem ter um filho cada. Dado que um casal é composto por pessoas negras e o outro por pessoas brancas, a probabilidade de ambos os casais terem filhos (um para cada casal) com Anemia Falciforme é igual a
    (A) 5,05%.
    (B) 6,25%.
    (C) 10,25%.
    D) 18,05%.
    (E) 25,00%

    Resposta: B









    – Enem 2009
    Azul Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram
    A) os genótipos e os fenótipos idênticos.
    B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
    C) diferenças nos genótipos e fenótipos
    D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes. E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.
    Resposta: B

    Grupo: Pedro Gustavo e Franscisco

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  13. (UNIMONTES) As doenças fibrose cística e albinismo são consideradas doenças genéticas autossômicas recessivas. O alelo recessivo para a fibrose cística será representado por f e, o dominante, por F, sendo o alelo recessivo para o albinismo representado por a e, o dominante, por A. Considere um casal com o seguinte genótipo:
    FfAA x ffAa
    As afirmativas abaixo se referem aos filhos desse casal. Analise-as e assinale a alternativa incorreta.
    a) Todos produzirão gametas contendo o alelo F.
    b) Todos apresentarão células somáticas contendo o alelo A.
    c) Todos apresentarão fenótipo normal pelo menos para uma das características.
    d) A probabilidade de um dos indivíduos ter o genótipo ffAa é igual a ¼

    Resposta: A

    (UFV) Os mecanismos da herança apresentam diferentes maneiras pelas quais os genes interagem entre si e com o ambiente para manifestarem seus efeitos no fenótipo dos seres vivos. Com relação aos princípios básicos da hereditariedade, assinale a alternativa CORRETA:

    a) Os genes codominantes têm menor influência no fenótipo do que os fatores ambientais.
    b) Na expressão gênica os efeitos do ambiente celular não são considerados.
    c) Os genes dominantes são independentes dos fatores ambientais para se expressarem.
    d) Pode ser muito difícil determinar se o fenótipo resulta mais do efeito gênico do que o ambiental.
    e) Na presença de genes recessivos, apenas o efeito ambiental prevalece no fenótipo.

    Resposta: D

    (UFMG) A cor da raiz da cenoura é controlada por um par de genes autossômicos. O gene B é responsável pela cor branca e seu alelo recessivo, pela cor amarela. Um agricultor colheu 20.000 sementes de uma população panmítica, que se cruza ao acaso, das quais 12.800 desenvolveram plantas com raízes brancas. A partir dessas informações pode-se afirmar que:
    a) a frequência do gene para coloração amarela é de 36% nessa população.
    b) a frequência de heterozigotos nessa população é de 24%.
    c) a frequência de plantas com raízes amarelas será de 64% se a população se mantiver em equilíbrio.
    d) a probabilidade de formação de gametas B é de 80% nessa população.
    e) a probabilidade de ocorrência de homozigotos nessa população é de 52%.
    Resposta: B

    Grupo: Pedro Gustavo e Franscisco

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  14. Enem
    Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que as plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?
    (A) Cruzando-as entre si, é possível identificar as plantas que têm o fator v na sua composição pela análise de características exteriores dos gametas masculinos, os grãos de pólen.
    (B)Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas.
    (C)Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descendentes de flores brancas.
    (D)Cruzando-as entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv produzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV.
    (E)Cruzando-as com plantas recessivas e analisando as características do ambiente onde se dão os cruzamentos, é pos- sível identificar aquelas que possuem apenas fatores V.

    Resposta: B
    Enem 2009
    Anemia Falciforme é uma das doenças hereditárias mais preva- lentes no Brasil, sobretudo nas regiões que receberam maciços contingentes de escravos africanos. É uma alteração genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S. indivíduos com essa doença apresentam eri- trócitos com formato de foice, daí o seu nome. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe para produzir a hemoglo- bina S ela nasce com um par de genes SS e assim terá a Anemia Falciforme. Se receber de um dos pais o gene para hemoglobina S e do outro o gene para hemoglobina A ela não terá doença, apenas o Traço Falciforme (AS), e não precisará de tratamento especializado. Entretanto, deverá saber que se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença.
    Dois casais, ambos membros heterozigotos do tipo AS para o gene da hemoglobina, querem ter um filho cada. Dado que um casal é composto por pessoas negras e o outro por pessoas brancas, a probabilidade de ambos os casais terem filhos (um para cada casal) com Anemia Falciforme é igual a
    (A) 5,05%.
    (B) 6,25%.
    (C) 10,25%.
    D) 18,05%.
    (E) 25,00%

    Resposta: B









    – Enem 2009
    Azul Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram
    A) os genótipos e os fenótipos idênticos.
    B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
    C) diferenças nos genótipos e fenótipos
    D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
    E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.
    Resposta: B


    Grupo: Pedro Gustavo e Franscisco

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  15. Enem
    Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que as plantas de flores vermelhas da geração inicial (P) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (VV), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são VV das que são Vv?
    (A) Cruzando-as entre si, é possível identificar as plantas que têm o fator v na sua composição pela análise de características exteriores dos gametas masculinos, os grãos de pólen.
    (B)Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produzirão apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas.
    (C)Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da geração P. Os cruzamentos com plantas Vv produzirão descendentes de flores brancas.
    (D)Cruzando-as entre si, é possível que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv produzirão apenas descendentes vermelhas, portanto as demais serão VV. (E)Cruzando-as com plantas recessivas e analisando as características do ambiente onde se dão os cruzamentos, é pos- sível identificar aquelas que possuem apenas fatores V.

    Resposta: B
    Enem 2009
    Anemia Falciforme é uma das doenças hereditárias mais preva- lentes no Brasil, sobretudo nas regiões que receberam maciços contingentes de escravos africanos. É uma alteração genética, caracterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S. indivíduos com essa doença apresentam eri- trócitos com formato de foice, daí o seu nome. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe para produzir a hemoglo- bina S ela nasce com um par de genes SS e assim terá a Anemia Falciforme. Se receber de um dos pais o gene para hemoglobina S e do outro o gene para hemoglobina A ela não terá doença, apenas o Traço Falciforme (AS), e não precisará de tratamento especializado. Entretanto, deverá saber que se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença.
    Dois casais, ambos membros heterozigotos do tipo AS para o gene da hemoglobina, querem ter um filho cada. Dado que um casal é composto por pessoas negras e o outro por pessoas brancas, a probabilidade de ambos os casais terem filhos (um para cada casal) com Anemia Falciforme é igual a
    (A) 5,05%.
    (B) 6,25%.
    (C) 10,25%.
    D) 18,05%.
    (E) 25,00%

    Resposta: B









    – Enem 2009
    Azul Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram
    A) os genótipos e os fenótipos idênticos.
    B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
    C) diferenças nos genótipos e fenótipos
    D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes. E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.
    Resposta: B

    GRUPO: PEDRO GUSTAVO e FRANSCISCO

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  16. Questões sobre genética:

    1)Explique o que são os termos: Homozigoto e Heterozigoto.

    R:Homozigoto = Um individuou é chamado de homozigoto, ou puro, quando os alelos que codificam uma determinada característica são iguais.

    Heterozigoto= É um individuo que possui os dois alelos diferentes para determinar uma característica.

    2)O que é fenótipo?

    a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
    b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
    c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
    d) É o conjunto de características de um individuo.
    e) É o conjunto de características exteriores de um individuo.

    R: E

    3) Quem foi o descobridor da genética?

    R: O primeiro a estudar a genética foi o monge Gregor Mendel considerado o pai da genética, ele é mais conhecido como Mendel.

    4) Explique a relação existente entre genótipo e fenótipo.

    R: Genótipo é a constituição genética do indivíduo.
    Fenótipo é qualquer aspecto de um organismo resultante da interação do genótipo com o meio ambiente.

    5) O termo genótipo refere-se ao:

    a) conjunto de todos os caracteres de um organismo;
    b) conjunto de caracteres externos de um organismo;
    c) conjunto de caracteres internos de um organismo;
    d) conjunto de cromossomos de um organismo;
    e) conjunto de genes de um organismo.

    R: E

    6) O fenótipo de um indivíduo é:

    a) herdado dos pais;
    b) independente do genótipo;
    c) independente do ambiente;
    d) o resultado da interação do genótipo com o ambiente;
    e) o conjunto de cromossomos.

    R: D

    Grupo: Lára Francine, Lara Rayana e Letiere Reisla. 9°ano SS

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  17. Mendel resolveu o mistério da hereditariedade. Mendel foi uma criança extremamente brilhante que pressionava muito seus pais. Ele se tornou tão viciado em estudar a natureza que não media esforços para preencher as lacunas do seu conhecimento. Por volta de 1850, além de suas atividades pastorais, ele ensinava ciências em uma escola.

    No primeiro vídeo conta sobre a vida de Mendel. Seus pais, a fazenda, a escola. Fala sobre a teoria popular da herança da mistura, que os pais se fundiam dando origem ao filho, uma mistura dos dois. Em alguns fatos perceberam que essa teoria era errada e precisavam de um gênio para resolver isso, e esse gênio foi o Mendel. No segundo vídeo, falou um pouco sobre Darwin no começo. Mendel pensou que se a matemática podia desvendar os segredos da física, com certeza ela poderia nos contar algo sobre a biologia e sobre a própria vida. Mas para fazer isso ele precisava de algo vivo e com características fáceis de contar.. uma simples ervilha! Os visitantes diziam que Mendel se referia as ervilhas como se fossem seus filhos. No terceiro vídeo fala sobre Mendel e sua desastrosa palestra, pois o público esperava um debate sobre plantas e não uma palestra sobre matemática cheia de fórmulas e estatísticas. Como resultado, o público foi embora. Uma nova ciência tinha nascido e ninguém percebeu. Mendel se tornou um velho triste ainda sonhando com a glória que ele nunca teria. Mas apesar dos momentos difíceis em sua vida, o seu trabalho científico o trouxe muita satisfação e ele estava convencido de que em breve o mundo todo iria saber disso.

    Lívia Gabriella - 9º SS

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  18. Nos vídeos entendi melhor sobre Mendel o pai da genética,que entre várias de suas conclusões uma das mais importantes foi a do cruzamento genético que foi a constatação de que os genótipos da espécie devem ser iguais aos seus pais, mas o fenótipo não será necessariamente o mesmo, podendo ser igual às gerações passadas. Yuri Lacerda 9ºSS

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  19. 1) A Segunda Lei de Mendel postula:

    a) Distribuição conjugada dos genes.
    b) Segregação independente.
    c) Troca de partes entre cromossomos.
    d) Importância da recessividade.
    Resposta: B

    2) Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente, que não chegam a atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis. O texto refere-se aos caracteres:
    a) hereditários
    b) dominantes
    c) genotípicos
    d) adquiridos
    e) recessivos
    Resposta: D

    3) Algumas variedades de canários mudam de cor dependendo da alimentação que recebem. Esta mudança indica que o:
    a) fenótipo depende do ambiente.
    b) genótipo depende do ambiente.
    c) fenótipo depende do genótipo e do meio ambiente.
    d) genótipo depende do fenótipo e do meio ambiente.
    e) genótipo depende dos genes.
    Resposta: C

    4) O que é retro cruzamento?
    Resposta: O cruzamento genético entre indivíduos da geração parental (P1) e a primeira geração da descendência (F1) com a finalidade de identificar alelos recessivos que se não manifestam.

    5) O cariótipo está relacionado com o que?
    Resp: O cariótipo está relacionado ao número de cromossomos.

    6) Uma mulher que possui daltonismo se casou um homem heterozigoto para este caráter. Eles tiveram 4 filhos. Calcule quantos deles possuem o gene e quantos são normais para este caráter.
    Resposta: Dois deles possuem o daltonismo e os outros dois são normais.
    Laura Miranda 9°ss
    Isadora Brito 9°ss
    Isaac Alexandre 9° ss

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  20. Gregor Mendel hoje é dos lideres da ciência, pois tudo oque conhecemos até os dias de hoje se originou nele, ele, atraves de experimentos com ervilhas (escolhidas por ele por apresentar um facil cultivo) ele pode fazer várias afirmações, que ficaram conhecidas como as leis de Mandel,
    ele contatou que todo indivuduo sempre tera os fenópicos semelhantes as de seu antecedentes mais proximos, nao identicos iguais aos genótipos apenas semelhantes.
    Cada pessoa apresenta 46 cromossomos, 23 originados dos gametas femininos e 23 originados dos gametas masculinos, cada cromossomo apresenta seus "gêmeo" idêntico, e em algumas ocasiões acontece de surgir um cromossomo a mais, tendo então a sindrome de Down.

    Álvaro, 9 ano SS

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  21. Os videos foram de grande proveito e com eles pude fixar todo o conteúdo de genética estudado, e entender de forma clara e sucinta como Mendel pode fazer tais experiencias com as ervilhas e como ele percebeu que todos os descendentes da F1 teriam a característica dominante e já em F2 a característica recessiva volta a se apresentar em 25% dos descendentes,e entender que isso acontece devido a carga genética que tal individuo(ou no caso ervilha) carrega. E por ter estudado e transmitido seus conhecimentos sobre genética Gregor Mendel é considerado o "pai da genética".
    ANA ELISA 9s

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  22. 1-A teoria da mistura é onde ela dizia que o pai e a mãe se fundiam de alguma forma e fazendo com que os filhos sejam uma mistura dos dois.
    2-Pode-se dizer que os resultados obtidos pela pesquisa foi importante pelo fato de que Mendel descobriu o mistério da hereditariedade.
    3-Mendel nasceu em 1822 e era de família pobre. Hoje Mendel é considerado o pai da genética, e ele foi o responsável por descobrir tudo da genética, ele também resolveu o mistério da hereditariedade. A teoria da mistura era a teoria aceita na época, onde ela dizia que o pai e a mãe se fundiam de alguma forma e fazendo com que os filhos sejam uma mistura dos dois.Ele realizou vários experimentos com ervilhas, para tentar entender como que as características hereditárias eram passadas dos pais para os filhos. Com o aprofundamento dos estudos por meio de outros cientistas surgiram as leis de hereditariedade, o descobrimento dos alelos e sua importância. Uma das conclusões da Lei de Mendel foi a constatação de que os genótipos da espécie devem ser iguais aos seus pais, mas o fenótipo não será necessariamente o mesmo, podendo ser igual às gerações passadas. A espécie humana é formada por 46 cromossomos, no qual 23 são originados do gameta feminino e os 13 são originados do gameta masculino.
    4--Recessivo:característica que é menos comum na sociedade.
    Dominante: característica que é mais comum na sociedade.
    -Homozigoto: individuo que tem 2 alelos iguais de um mesmo gene.
    -Heterozigoto:individuo que tem 2 alelos diferentes de um mesmo gene.
    Vídeo 1: conta sobre a vida de Mendel. Seus pais, a fazenda, a escola. Fala sobre a teoria popular da herança da mistura, que os pais se fundiam dando origem ao filho, uma mistura dos dois. Em alguns fatos perceberam que essa teoria era errada e precisavam de um gênio para resolver isso, e esse gênio foi o Mendel.
    Vídeo 2:falou um pouco sobre Darwin no começo. Mendel pensou que se a matemática podia desvendar os segredos da física, com certeza ela poderia nos contar algo sobre a biologia e sobre a própria vida. Mas para fazer isso ele precisava de algo vivo e com características fáceis de contar, uma simples ervilha. Os visitantes diziam que Mendel se referia as ervilhas como se fossem seus filhos.
    Vídeo 3: fala sobre Mendel e sua desastrosa palestra, pois o público esperava um debate sobre plantas e não uma palestra sobre matemática cheia de fórmulas e estatísticas. Como resultado, o público foi embora. Uma nova ciência tinha nascido e ninguém percebeu. Mendel se tornou um velho triste ainda sonhando com a glória que ele nunca teria. Mas apesar dos momentos difíceis em sua vida, o seu trabalho científico o trouxe muita satisfação e ele estava convencido de que em breve o mundo todo iria saber disso.

    Samara Ataíde 9° S

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  23. ENEM-Em ervilhas, a cor dos cotilédones de sementes é determinada por um par de alelos. O alelo que determina sementes amarelas V é dominante sobre o que determina sementes verdes v. Um pé de ervilha formou uma vagem com sementes amarelas e sementes verdes. Isso significa que a flor que formou essa vagem apresentava oosferas
    a) VV – pólen vv
    b) VV e vv – pólen vv
    c) Vv – pólen Vv e vv
    d) V e v – pólen V e v
    e) V – pólen v
    resposta:D
    UNIMONTES
    -Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa. Do cruzamento entre plantas de flores cor-de-rosa, resultam plantas com flores:

    a) Das três cores, em igual proporção.

    b) Das três cores, prevalecendo as cor-de-rosa.

    c) Das três cores, prevalecendo as vermelhas.

    d) Somente cor-de-rosa.
    resposta:B
    UFMG
    - Leia as afirmações abaixo relativas à transmissão dos caracteres na reprodução sexuada.

    I – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no sangue dos pais, que se concentram no esperma do homem e nas excreções vaginais da mulher.

    II – Os caracteres são transmitidos dos pais para os filhos devido a informações contidas no interior das células reprodutoras masculinas e femininas, chamadas gametas, que se unem na fecundação.

    III – Os cromossomos existem aos pares nas células e os genes ocupam um lugar definido no cromossomo, chamado locus gênico, assim, os genes também existem aos pares. Os pares de cromossomos semelhantes são chamados cromossomos homólogos, e os pares de genes que ocupam um mesmo locus nestes cromossomos são chamados genes alelos.

    Das afirmações acima está (estão) correta (s):

    a) I, apenas

    b) II e III, apenas

    c) III, apenas


    respostas:B
    UFV
    Um gato da cor marrom foi cruzado com duas fêmeas. A primeira fêmea era da cor preta, e teve 7 filhotes da cor preta e 6 filhotes da cor marrom. Já a outra fêmea, também era da cor preta, e teve 14 filhotes, sendo todos eles da cor preta. A partir desses cruzamentos marque a opção que contém os genótipos do macho, da primeira e da segunda fêmea respectivamente.

    a) Aa, aa, aa.

    b) AA, aa, aa.

    c) aa, AA, aa.

    d) aa, Aa, aa.
    resposta: D
    QUESTÕES FECHADAS
    De acordo com a primeira lei de Mendel confira as afirmações abaixo e marque a que apresentar informações incorretas.

    a) Em cada espécie de ser vivo o número de cromossomos é constante, e isso ocorre porque na formação dos gametas esse número é reduzido à metade e depois, na fecundação, restabelece-se o número inicial.

    b) Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta.

    c) Quando os alelos de um par são iguais, fala-se em condição heterozigótica (para a qual Mendel usava o termo puro), e quando os alelos são diferentes, fala-se em condição homozigótica (para a qual Mendel usava o termo hibrido).
    resposta: C

    Se cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:

    a) Apenas indivíduos Aa;

    b) Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente;

    c) Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente
    resposta: C

    Um homem doador universal casa-se com uma mulher do grupo sangüíneo B, cuja mãe é do grupo sangüíneo O. Marque a alternativa correspondente aos prováveis grupos sangüíneos dos filhos do casal.
    a) Grupo B ou AB
    b) Grupo B ou O
    c) Grupo AB ou O
    d) Apenas grupo B
    resposta:B
    QUESTÕES ABERTAS
    1.Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv os descendentes serão?
    resposta:
    50%> Vv
    50%> vv
    2. Para a característica " cor da semente" teria como uma ervilha ser verde e hibrida? Justifique sua resposta
    resposta: Não, porque é recessiva.
    3. Porque Mendel tirava os estames das flores?
    resposta: para evitar a autopolinização.

    EMILLY VITORIA 9 ano S

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  24. Monica, depois disso tudo e com as suas aulas e com o livro pode saber um pouco mais sobre Gregor Mendel mais quem foi ele na verdade? Um professor de ciencias naturais que se dedicava-se ao estudo do cruzamento de principalmente ervilhas cultivadas na horta onde vivia analisando os resultados matematicamente, durante cerca de sete anos. Gregor Mendel, "o pai da genética", como é conhecido, foi inspirado tanto pelos professores como pelos colegas do mosteiro que o pressionaram a estudar a variação do aspecto das plantas. Propôs que a existência de características (tais como a cor) das flores é devida à existência de um par de unidades elementares de hereditariedade, agora conhecidas como genes conhecida hoje como chamadas Leis de Mendel!!!

    ANA VÍVIAN ARAUJO FARIAS 9ºSS

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  25. Monica Desde 1843 a 1854 Mendel tornou-se professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno, dedicando-se ao estudo do cruzamento de muitas espécies: feijões, chicória, bocas-de-dragão, plantas frutíferas, abelhas, camundongos e principalmente ervilhas cultivadas na horta do mosteiro onde vivia analisando os resultados matematicamente, durante cerca de sete anos . Gregor Mendel, "o pai da genética", como é conhecido, foi inspirado tanto pelos professores como pelos colegas do mosteiro que o pressionaram a estudar a variação do aspecto das plantas. Propôs que a existência de características (tais como a cor) das flores é devida à existência de um par de unidades elementares de hereditariedade, agora conhecidas como genes.

    LUIZ GUSTAVO JACOME 9º S

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  26. Gregor Mendel (1822-1884) foi um biólogo e botânico austríaco. Descobriu as leis da genética, que mudaram o rumo da biologia.Mendel é considerado o pai da genética, pois descobriu várias coisas relativas à hereditariedade. Por causa de seus estudos e experimentos com ervilhas, a genética avançou e hoje temos uma infinidade de artigos e pesquisas nessa área que são úteis para o entendimento da vida.Em seus experimentos, Mendel escolheu plantas de sementes puras, por exemplo, plantas de sementes amarelas que originassem somente sementes amarelas, plantas de sementes verdes que originassem somente sementes verdes.

    Com as plantas puras, Mendel cruzou a parte masculina de uma planta de semente amarela, com a parte feminina de outra planta de semente verde. A primeira geração resultante desse cruzamento (geração parental ou P) ele cruzou entre si, obtendo a geração F1 (primeira geração híbrida), com todos os descendentes de sementes amarelas. Mendel chamou esses indivíduos de híbridos, porque descendiam de pais com características diferentes (semente amarela e verde). Ele observou que sempre, na geração F1, uma característica se sobressaía sobre a outra.Após realizar a autofecundação de um desses indivíduos híbridos de semente amarela (geração F2 ou segunda geração híbrida), ele viu que 75% eram de sementes amarelas e que os 25% restantes eram de sementes verdes, na proporção de 3 sementes amarelas para 1 semente verde (3:1).
    Ana Lóren 9 SS

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  27. Monica aprendi muito com esses videos e aprendi mais sobre Gregor mendel, que foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco.Durante a sua vida, Mendel publicou dois grandes trabalhos agora clássicos: "Ensaios com plantas híbricas, que não abrangia mais de trinta páginas impressas e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial".

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  28. Monica não sei o seu e-mail então te mandarei o link da experiencia da luz por aqui.
    https://www.youtube.com/watch?v=F69tWoZa4ic
    Thainá Mendes Lopes

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