domingo, 17 de maio de 2015

8º ano CEC DIOCESANO: OS SENTIDOS




http://www.youtube.com/watch?v=UISGE2ZNzww

                                                         Complementação de conteúdos

http://www.afh.bio.br/sentidos/sentidos1.asp
http://www.ocorpohumano.com.br/
http://www.significados.com.br/umami/
                                                                                Jogos

http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/a-maquina-dos-sentidos/

http://www.escolagames.com.br/jogos/cincoSentidos/

http://www.ocorpohumano.com.br/img/jdf/open.htm?sentidos.swf

21 comentários:

  1. Mônica, eu gostei bastante do conteúdo apresentado, os vídeos me mostraram como e quais são os sentidos, os jogos me ensinaram de uma forma criativa e divertida os cinco sentidos. Muito obrigado por passar esse tipo de conteúdo, ele aprimora meus conhecimentos e me explica a matéria que estou estudando em ciências.
    Josué 8 S

    ResponderExcluir
  2. Mônica,
    gostei dessa postagem falando dos sentidos só não entendi muito sobre todos.
    Gostei da ideia de colocar mais jogos , com eles deu para aprender mais sobre o assunto com um pouco de diversão.
    E também gostei do filme, amo assistir filmes e dessa vez pude assistir com outros olhos, pude perceber com ele e o rato usa seus sentidos, do olfato e do tato.
    Maria Isabela 8° ano "S"

    ResponderExcluir
  3. Mônica,
    Eu gostei muito dos videos que você passou para a gente. Quando nascemos os primeiros sentidos que sentimos são o paladar e o olfato, e o primeiro laço que temos com nossa mãe, é o cheiro dela.
    Quase todos os gostos que sentimos dos alimentos vem do cheiro que sentimos deles, porque quando vamos comer algum alimento ele solta odores que fazem que nossa glândulas salivares produzam salivas e assim queremos ingerir aquele alimento. Nossa língua pode detectar a textura do alimento, a qualidade dele e se ele possui um gosto amargo,ácido,amargo ou salgado.
    Quando sentimos algum cheiro, ou gosto despertamos a lembrança de alguma coisa que tinha um cheiro ou gosto similar (demostrado na cena retirada do ratatouille).Isso acontece porque nossas células do nariz ou da boca acionam o sistema límbico que é responsável pelas memórias e emoções, e assim acabamos guardando a lembrança dele, e quando sentimos um cheiro ou gosto similar nos lembramos dele.
    Cláudio Henrique Mendes Moreira 8ºS

    ResponderExcluir
  4. Mônica,
    Como sempre,gostei muito dos seus vídeos e atividades complementares.Os vídeos são realmente muito interessantes e nos ajudam a compreender a matéria de um modo divertido e não cansativo.A matéria sobre o paladar,olfato,visão e todos os sentidos e órgãos ligados a eles é impressionante e fica ainda mais com as suas postagens,onde podemos aprender mais e até mesmo tirar dúvidas.E além disso,nós não temos uma grande noção de como são de verdade os componentes da matéria,então esse é um dos casos onde o blog ajuda bastante também.
    Maria Fernanda Ramos
    8° ano ''S''

    ResponderExcluir
  5. Mônica,
    Os videos me ajudou muito no entendimento da matéria, aprendi que o olfato e o paladar são um dos sentidos mais importantes, com eles você sente o sabor dos alimentos o cheiro das coisas.
    No vídeo do Ratatouille quando o homem prova a comida ele se lembra de uma lembrança do seu passado porque ele já havia provado algo parecido, essa associação acontece pois quando comemos algum alimento o sabor fica na nossa mente e você saberá o que estará comendo.
    Gabriel Soares Montanha 8ºS

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante dos vídeos, porém gostaria de uma explicação mais complexa em sala de aula. Bom, os sentidos trabalham juntos, pois sem um o outro não funciona. Por exemplo, o paladar trabalha junto com o olfato, pois sem sentir o cheiro dos alimentos não conseguimos distinguir o verdadeiro gosto deles. A língua consegue detectar se o alimento é amargo, ácido, salgado ou doce, isso ocorre graças às papilas. Quando sentimos o gosto ou cheiro de algo também associamos a uma memória antiga, pois o sistema límbico é acionado. Quando experimentamos algo diferente, a tendência é repugnar o alimento, diferente de algo que já estamos acostumados a ingerir, mas a sobrevivência humana é mais certa, pois estamos adeptos a novos sabores. Cada ser vivo necessita de algo para sua sobrevivência, por exemplo, os gatos não comem alimentos doces, pois não é o que seu corpo “pede”, já os seres humanos, ainda bebês repugnam alimentos amargos ou azedos, pois representa uma espécie de risco, é como se estivesse “envenenado”, mas com o tempo essa impressão de que tudo que é amargo ou azedo não faz bem ao organismo vai desaparecendo e percebemos que na verdade não existe nada envenenado ali e que o gosto não é tão desagradável assim, é como se o corpo fizesse uma barreira de proteção. No caso de uma pimenta, a nossa língua leva para o cérebro uma sensação de que está queimando e é isso que causa o desespero que temos, o corpo tenta de um jeito ou de outro eliminar aquela sensação de queimação

    Mª Lígia 8º ano S

    ResponderExcluir
  7. Mônica, assisti aos vídeos e joguei os jogos e pude complementar o meu conhecimento. Na parte superior das cavidades nasais existem células sensoriais que captam os odores e os enviam ao cérebro pra serem interpretados. O aparelho auditivo capta as ondas sonoras e as transformam em impulsos nervosos que são enviados ao cérebro. O olfato e o paladar são os primeiros sentidos do bebe a serem desenvolvidos. Durante a amamentação, ele descobre mais sobre os sabores, pois até mesmo o perfume que a mãe usa, deixa vestígios no leite. O bebe identifica a mãe pelo cheiro dela, quando ainda é bem pequeno e não consegue enxergar, pois o cheiro desperta lembranças. A nossa língua possui papilas gustativas, nos possibilitando sentir os sabores. O umami é o nome do quinto sabor que complementa os outros quatro: amargo, doce, azedo, salgado. O sabor umami é composto por três substâncias presentes em diversos alimentos: glutamato, inosinato e guanilato. Alguns alimentos e molhos utilizados na culinária japonesa, como peixes e molho shoyu são grandes fontes de umami. Ele é descrito com um gosto profundo que produz uma sensação aveludada na língua. O olfato age junto com o paladar e nos ajuda a descobrir o sabor dos alimentos. Assim, quando estamos gripados, não somos capazes de sentir cheiro e nem gosto. Foi mais ou menos isso. Beijos,
    Maria Clara Rocha, 8°S

    ResponderExcluir
  8. Monica, com os conteúdos publicados compreendi melhor o assunto estudado em sala de aula.
    Os sentidos são interligados entre si. O sentido do olfato é ligado com o sentido do paladar. Para identificarmos o gosto dos alimentos é necessário o sentido do olfato. Por esse motivo é que ao estarmos doentes fica difícil sentir o gosto do alimento, já que cria uma secreção impeditivo que as partículas penetrem sobre cavidades e nervos do nariz.
    Em nossa língua são localizadas as papilas gustativas que nos permitem destinguir os sabores entre amargo,doce,salgado,Azedo e umami. O umami é uma combinação de sobres, encontrado principalmente em temperos orientais.
    O olfato é um importante sentido para todos nós mas principalmente para os bebês. Juntamente com o paladar o olfato permite que o bebê identifique a sua mãe pelo cheiro. Quando maiores os seres humanos assemelham cheiros e sons a lembranças.
    Com tudo isso aprendi como esses sentidos funcionam e a importância deles.
    Maria Luísa Vilas Boas, 8 ano S

    ResponderExcluir
  9. Olá Mônica, adorei os videos e os jogos, como sempre você arrasou na complementação do conteúdo.
    Percebi o quanto o paladar o olfato trabalham juntos e eu nunca pensei que esses sentidos tivessem ligação.
    O paladar e o Olfato está presente na nossa vida desda 7 semana de gestação.
    O Olfato pode ser tao importante como o paladar, ele associa lembranças que nos fazem sentir sabores e lembrar de ocasiões que vivemos. Com ele podemos nos apaixonar, sentir cheiros diferentes, para sentir o cheiro existe as células olfatórias, essas células estão ligadas ao nervo olfatório. A mucosa Nasal é uma estrutura nervosa que tem como função transmitir estímulos do cheiro.
    Com o paladar somos capazes de sentir o gosto amargo, azedo, doce e salgado, mas o verdadeiro gosto sentimos pelo nariz. Sentimos o gosto graças as papilas gustativas que sao de imensa importância.
    E existe um sabor que eu nao sabia que é o umami. Eu pesquisei mais um pouco para saber o gosto do umami e obtive a seguinte resposta, que achei bem interessante:"Embora ele possa ser descrito como um gosto agradável de "caldo" ou "carne de bode", com uma sensação duradoura, dar água na boca e cobrir a língua, o Umami não possui uma tradução''
    Enfim, obrigada pela complementação do conteúdo.
    Beijos..
    Sol Batista Torres 8°S

    ResponderExcluir
  10. Mônica,
    Gostei muito de todo o conteúdo e após ver tudo isso, pude concluir que o corpo humano é divido por cinco sentidos. Visão, paladar, audição, olfato e tato. Cada um tem sua função sendo eles muito importantes. Com isso, concluí que a audição nos permite ouvir sons e vai controlar o equilíbrio. O paladar em conjunto com o olfato, vai nos dar informações sobre o gosto dos alimentos. O olfato vai nos informar sobre o cheiro do ambiente e sobre o cheiro dos alimentos. O tato nos dá informações sobre textura, forma, e temperatura de objetos. E por último, nos permite identificar cores, objetos, distância, proporção e outras coisas relacionadas. Tudo é muito interessante e proveitoso de estudar
    André Guilherme Martins Costa 8° Ano S

    ResponderExcluir
  11. Mônica,adorei esse novo conteùdo.Os vídios me ajudaram bastante a compreneder melhor a matéria ,foi tudo mais interessante ,fiquei sabemdo de coisas que eu nunca tinha ouvido falar antes .Só que nem tudo conseguir aprender direitinho , mas deu pra compreender algumas coisas.Achei muito interessante saber os primeiros sentidos que sentimos quando nascemos são o olfato e o paladar, o primeiro laço que sentimos com as mães ´s o cheiro delas.E também sobre os paladares, existe um sabor que eu não sabia que existia que é o umani,O sabor umami é composto por três substâncias presentes em diversos alimentos: glutamato, inosinato e guanilato. e os outros são acido,amargo,doce,salgado.Bom, os sentidos trabalham juntos, pois sem um o outro não funciona. Por exemplo, o paladar trabalha junto com o olfato, pois sem sentir o cheiro dos alimentos não conseguimos distinguir o verdadeiro gosto deles. A língua consegue detectar se o alimento é amargo, ácido, salgado ou doce, isso ocorre graças às papilas. Quando sentimos o gosto ou cheiro de algo também associamos a uma memória antiga, pois o sistema límbico é acionado. Quando experimentamos algo diferente, a tendência é repugnar o alimento, diferente de algo que já estamos acostumados a ingerir, mas a sobrevivência humana é mais certa, pois estamos adeptos a novos sabores.Os sentidos são interligados entre si.Durante a amamentação, ele descobre mais sobre os sabores, pois até mesmo o perfume que a mãe usa, deixa vestígios no leite.
    Millena Sthéfane.8* ano SS

    ResponderExcluir
  12. Olá Mônica estou adorando esse conteúdo sobre sentidos,adorei muito os videos os jogos aprendi com muito mais diversão.Gostei muito do filme,pois percebi que o rato usa seus sentidos do olfato do tato.Com suas postagens no blog posso aprofundar mais meus estudos sobre o conteúdo.Beijos Ana Luisa Silva 8°SS

    ResponderExcluir
  13. Oi Mônica,
    Gostei muito do conteúdo apresentado no Blog,os jogos são muito bons para a complementação da matéria sobre os sentidos.
    Uma matéria muito interessante de se aprender,não sabia que fosse tão diferente do modo que eu pensava que fosse,pois,é muito complexo cheios de partes que não conhecia..,aprendi sobre as papilas gustativas que nos possibilita sentir os sabores das comidas que comemos.
    Eu só sabia sobre quatro sabores que podíamos identificar que são eles:doce,salgado,amargo e o azedo,e agora apendi mais um,que é o "umami",cujo acho que nunca senti ou identifiquei esse sabor.
    Durante a matéria estudada descobri que o olfato e a visão ajudam muito pra identificar o que é que estamos comendo,como na atividade prática que realizamos na sala de aula com as jujuba,que com os olhos vendados e nariz tampado tentávamos identificar o sabor/cor,de algumas jujubas.
    Quando a gente come algo,conseguimos identificar o gosto do alimento através do olfato,que sente o cheiro e leva para o cérebro,onde associamos o cheiro dessa coisa que comemos.
    Estou gostando muito da matéria,e também das aulas práticas,que são boas para o entendimento da matéria.
    Pedro Lucas Ribeiro e Silva 8º ano "S"

    ResponderExcluir
  14. Olá Mônica,aqui é Enry do 8º S,estou gostando demais dos conteúdos em que você publica aqui no blog, foi legal passar o tempo vendo os posts publicados ampliando meus conhecimentos.






    • Um dos primeiros sentidos em que usamos é o olfato e o paladar
    • Usamos desde quando estamos no ultero de nossas mães, na 7 semana de gestação
    • O paladar e o olfato estão interligados
    • Quando você cheira ou sente o gosto de algo, agente relaciona com algo do passado
    • Com o paladar podemos sentir vários gostos tais quais: Salgado, Doce, Azedo, Amargo, Salgado e umami
    • Os sabores são sentidos através das papilas gustativas
    Enry 8º ano "S"

    ResponderExcluir
  15. Mônica,
    Eu gostei muito dos videos,e jogos,porque eu aprofundei e enriqueci mais o meu conhecimento.
    Sobre os sabores eu não sabia que existia o 5º que é o 'umami' que ainda está sendo estudado,mais os outros 4 são:
    -doce
    -salgado
    -amargo
    -azedo
    Durante aquela experiencia com a jujuba eu conclui que o olfato e a visão ajudam muito os seres humanos a identificar as coisas.
    José Victório 8º 'S'

    ResponderExcluir
  16. Mônica,

    Gostei bastante dos jogos e vídeos do corpo humano e os seus sentidos! Com eles pude aprofundar mais os conteúdos explicados em sala. Desde a gustação ao olfato. aprendi que começamos a vida com os sentidos do ofato e paladar, aprendi também que durante a gustação a maioria dos sabores não vem do paladar e sim do olfato, nossa língua só pode sentir como o alimento é, e se é doce, salgado, amargo, e umami. Quando sentimos cheiro, ou comemos um alimento saboroso a memória que é responsável pela vontade de comer, pois é acionado o sistema límbico que cuida das nossas emoções e memórias

    Mateus Pereira Bastos 8° Ano S

    ResponderExcluir
  17. Mônica, estou adorando suas postagens pois estão me ajudando muito! principalmente os jogos e os filmes. Adorei tudo! Aprendi que mesmo com os olhos vendados e o nariz tapado, somos capazes de identificar um alimento que é colocado dentro de nossa boca, esse sentido é o paladar. Onde o alimento é colocado na nossa boca, é obtida a informação que é transformada para ser conduzida até o cérebro, que vai decodificá-la. Os seres humanos distinguem as sensações de doce, salgado, azedo e amargo através das papilas gustativas, situadas nas diferentes regiões da língua. E por meio do olfato o homem, assim como os demais animais, percebe diferentes odores. Em comparação com o olfato de outros mamíferos, o olfato do ser humano é pouco desenvolvido. ao inspirarmos, o ar entra pelo nariz e alcança as células olfatórias, que, estimuladas pelas moléculas aromáticas, enviam impulsos nervosos ao cérebro, onde são produzidas as sensações olfatórias. A sensibilidade das células olfativas é grande, de modo que poucas partículas são capazes de estimulá-las e produzir a sensação de odor. Quanto maior o estimulo, maior a intensidade da sensação de odor. Enfim, amei tudo o que passou, como sempre. Obrigada Monica!
    Nicole Nunes Cunha 8 's''

    ResponderExcluir
  18. Mônica,
    Suas postagens ajudam muito reforçando tudo o que vimos em sala de aula. Adoro us videos, principalmente os jogos.
    Nós aprendemos nas aulas e no blog que os sentidos são interligados, e consegui entender e ver que realmente estão interligados através da sua aula pratica com as jujubas. Vi que no tato, a pele é o nosso maior órgão sensorial. E que dentro da pele existe receptores de toque,que enviam sinais à região sensorial do cérebro.Normalmente os receptores se encontram na derme. Eles fazem com que sintamos dor e mudança de temperatura.No paladar temos a lingua, onde existe as papilas que são capazes de distinguir e identificar 5 sabores: doce, salgado ,azedo, amargo e 'umami'. No olfato, como está interligado com o paladar nos ajuda a identificar os alimentos. O odor entra pela cavidade nasal e ao chegar ao cérebro, nos associamos as nossas lembranças. Na audição, como vimos antes, detecta as ondas sonoras. Eu pesquisei um pouco mais sobre a audição e descobri coisas interessantes como: o estribo ser o menos osso do corpo, sendo que não é maior que um grão de arroz.E aprendemos sobre a visão tambem, onde tivemos a oportunidade de fazer a dissecação do olho de boi.
    Enfim, aprendemos os cincos sentidos de maneira divertida, onde pudemos assistir a videos, jogos e realizar aulas praticas para complementar o que foi dito em sala.
    Laís Caires Gonzaga 8º ano S

    ResponderExcluir
  19. Mônica,
    Os vídeos mostraram o quanto é importante sentidos como o olfato e o paladar que servem para diversas atividades do nosso cotidiano desde da simples percepção da essência até uma respiração pulmonar.
    O olfato tem reações as emoções, por exemplo com o olfato podemos identificar o cheiro e assim transmitir uma mensagem de forma eficiente para perceber se gostamos ou não de algo.
    Outra parte importante do nosso corpo é a língua que jé composta por papilas degustativas que nos dá a oportunidade de sentir diversos sabores como:
    - Doce: encontrado na ponta da língua
    - Amargo: na parte mais interna da língua
    - Umami: na parte central da língua
    - Salgado: na lateral da língua
    - Azedo: nas laterais centrais da língua
    Gostei baste de aprofundar meus conhecimentos sobre o olfato e o paladar, valeu a pena.
    Márcio André Santos Fernandes 8°ano SS

    ResponderExcluir
  20. Mônica,
    Os vídeos acima mostram para nós a importância dos SENTIDOS!
    E sempre devemos tomar cuidado com eles.
    E os sentidos são o :
    -PALADAR:Mesmo com os olhos vendados e o nariz tapado, as vezes somos capazes de identificar um alimento que é colocado dentro de nossa boca. Esse sentido é o paladar. Nos humanos distinguem as sensações de doce, salgado, azedo e amargo através das papilas gustativas, nas diferentes regiões da língua.
    -OLFATO:A capacidade do nosso olfato é significativa,podemos saber milhares de odores diferentes e identificar coisas que têm cheiro forte, mesmo quando muito fraco. Em relação ao sentido do olfato de outros animais, o nosso não pode ser considerado um dos mais desenvolvidos. O cachorro por exemplo, tem o olfato muito mais desenvolvido que o nosso.
    Suas postagens no BLOG me ajudou muito mesmo e o mais interessante é o vídeo da Memoria GUSTATIVA.
    Os jogos e sites me ajudaram muito !
    Maria Eduarda Ferraz 8°ano SS

    ResponderExcluir
  21. Oi Mônica.
    Nos vídeos passados no blog pude identificar muito sobre os sentidos como eles são importantes para as pessoas, e quais as funções deles no corpo humano.
    Os principais órgãos usados são:
    • paladar
    • olfato
    • visão
    • tato
    • audição.
    Antes da experiência das jujubas eu pensava que o paladar era o mais importante e usando somente ele eu conseguiria descubrir todos os gostos de tudo mais não é bem assim, de 5 jujubas so acertei 2 sem usar os outros sentidos fica um pouco difícil pois o paladar não trabalha sozinho.
    Mônica também achei interessante o vídeo do
    Ratatouille pois ele come uma coisa e lembra de sua infância então eu acho que quando você come algo o sabor ficar armazenado em sua memória.
    Eric Vinícius Dias Freitas 8º ano “s”

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas