A
educação que se faz necessária hoje é aquela que ultrapassa os limites da
escola, de modo que os alunos percebam a importância desta na sua vida, pois os
permitem fazer uma leitura de mundo e interpretar os fenômenos que os rodeiam.
Os
alunos do 9º A e B da ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GORUTUBA fizeram uma excursão a
Gruta de Maquiné.Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura
garantida para quem visita a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de
Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. A caverna, descoberta em 1825, pelo
fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, é considerada o berço da
paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas
arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios.
A
exploração científica do local foi realizada pelo dinamarquês Peter Wihelm
Lund, quase uma década depois do achado na fazenda de Seu Maquiné. Ele fazia
peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e
vegetais. Durante dois anos de pesquisa, o botânico e zoólogo descobriram
restos humanos e de animais pré-históricos originários do período Quaternário,
que corresponde à Era Cenozóica da escala de tempo geológica. Entre eles,
esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.
A
Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa
por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites
de diversas formas no teto da caverna. A área aberta para os visitantes, com
aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para
realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por
seguras passarelas e é acompanhado por um guia local.
Os
salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista. No Salão do
Urso ou do Elefante, por exemplo, um grande cogumelo lembra o formato da
explosão de uma bomba atômica. Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar
cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres. Depois foram a
Belo Horizonte onde conheceram o Museu de Ciências Naturais da PUC MG que
visa estimular a formação de uma consciência crítica quanto à necessidade de
preservação do patrimônio natural, histórico e cultural do Brasil é uma das
missões do museu, criado em 1983 como um espaço interdisciplinar da Pontifícia
Universidade Católica (PUC Minas). Suas exposições, pesquisas – em zoologia,
paleontologia e biologia da conservação – e atividades educativas e culturais
procuram atrair o interesse dos visitantes para as ciências naturais.
O
museu abriga um acervo rico de zoologia, uma coleção de paleontologia com
mamíferos do Pleistoceno da América do Sul e coleções de vertebrados da fauna
atual com anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Essas peças são as principais
atrações das exposições de longa duração.
O
jacaré-gigante (Purussarus brasiliensis) – o maior crocodilo já encontrado até
hoje –, répteis voadores e o esqueleto de um dinossauro carnívoro que viveu na
América do Sul são alguns dos personagens que frequentam A Era dos Répteis,
cujo tema é o domínio desses bichos sobre a Terra.
A
história natural de Minas Gerais é contemplada nas exposições Peter Lund:
memórias de um naturalista; Cavernas: espaços subterrâneos de vida; Arqueologia
pré-histórica mineira; Tatu Gigante (Pampatherium humboldt) – o símbolo do
museu e O Cerrado mineiro sob o olhar de Guimarães Rosa. A fauna exótica é
explorada nas exposições Elefantes, Ouriço-cacheiro e Baleias.
Nessa viagem aprendemos muito, fomos em poucos lugares mais o conhecimento foi o bastante.
ResponderExcluirPrimeiro fomos na Gruta do Maquiné que é muito conhecida, ela foi descoberta pelo fazendeiro Joaquim Maria do Maquiné, na época que era proprietário das terras, mas foi explorada pelo Dr. Peter Lund.
A Gruta possui 07 salões explorados, onde todo o percurso é acompanhado por um Guia local, enfim, é um local cheio de belezas naturais.
Logo após fomos em um museu, aprendemos sobre os Pterodáctilos que era uma espécie de Pterossauro com a capacidade de voar, é para saber se o dinossauro era herbívoro, bastava observar seus dentes e seu pescoço que era logo facilitando assim o alcance do topo das arvores, para obter seu alimento.
Ao anoitecer fomos no Observatório da UFMG, localizado na serra da piedade. No Observatório aprendemos o porque de cada estrela na bandeira do Brasil, que cada uma delas representa um Estado brasileiro, sua distribuição foi feita a partir das características do céu no dia 15 do novembro de 1889. Aprendemos também sobre algumas tipos de lentes é muito mais.
Magna, Giovanna, Luisa Rebeca, Pietra e Aline
9° A
E.E.J.G
Nessa viagem aprendemos muito, fomos em poucos lugares mais o conhecimento foi o bastante.
ResponderExcluirPrimeiro fomos na Gruta do Maquiné que é muito conhecida, ela foi descoberta pelo fazendeiro Joaquim Maria do Maquiné, na época que era proprietário das terras, mas foi explorada pelo Dr. Peter Lund.
A Gruta possui 07 salões explorados, onde todo o percurso é acompanhado por um Guia local, enfim, é um local cheio de belezas naturais.
Logo após fomos em um museu aprendemos sobre os Pterodáctilos que era uma espécie de Pterossauro com a capacidade de voar, é para saber se o dinossauro era herbívoro, bastava observar seus dentes e seu pescoço que era logo facilitando assim o alcance do topo das arvores, para obter seu alimento.
Ao anoitecer fomos no Observatório da UFMG, localizado na serra da piedade. No Observatório aprendemos o porque de cada estrela na bandeira do Brasil, que cada uma delas representa um Estado brasileiro, sua distribuição foi feita a partir das características do céu no dia 15 do novembro de 1889. Aprendemos também sobre algumas tipos de lentes.
E.E.J.G
Nomes: Magna, Giovanna, Luisa Rebeca, Pietra, Aline Turma: 9° A
Horas antes da viagem já estávamos empolgados com o que tinha por vim. Durante a ida dentro do ônibus estava a maior bagunça, muita cantoria.
ResponderExcluirIniciamos nosso passeio pela Gruta do Maquine em Cordisburgo-MG, onde visitamos os setes salões que lá se encontram, a Gruta é tão respeitada e maravilhosa que foi transmitida pela TV Globo em um dos capítulos da novela Império.
Em seguida fomos conhecer o museu PUC Minas onde estão expostas algumas réplicas de fosseis da pré-história, a era dos repteis e fosseis originais de espécies atuais.
Depois, fomos ao shopping Del Rei, onde uma parte da turma fez compras e a outra se divertiram com jogos.
Por último, fomos para a Serra da Piedade onde se encontra o Observatório da UFMG-(Universidade Federal de Minas Gerais). La ocorreu uma palestra que foi apresentada pelos alunos de Física da UFMG que fizeram com que aprimorássemos nosso conhecimento em Astronomia. Conhecemos também o telescópio principal que foi trazido da Alemanha como pagamento de uma dívida. Infelizmente não foi possível observar os astros, devido a forte neblina.
Depois de passamos por aproximadamente 7° graus no Observatório, chegou ao fim de nosso passeio, que sem dúvidas nos deixou muita saudade.
Gabriely Dias,Lara,Livia,Ana Julia Silva e Adriel
Ao chegarmos á Gruta do Maquiné em Cordisburgo-MG, nos aprendemos muitas coisas sobre o local. Ela foi descoberta por Joaquim Maria Maquiné e por isso recebe esse nome. Porém só foi explorada mais tarde por Peter Lund.
ResponderExcluirLogo após a visita a Gruta do Maquiné, fomos ao Museu da PUC localizado em Belo Horizonte, onde aprendemos sobre os períodos da evolução da Terra das Espécies. O museu era dividido em três andares , onde cada um era , respectivamente , Período Mesozoico , Patológico , Jurássico.
Logo em seguida fomos ao Shopping Del Rei , onde fizemos compras , lanchamos , nos entretemos. Foi uma pena não irmos ao cinema.
Ao sairmos , fomos ao Observatório da UFMG que fica na Serra da Piedade , onde aprendemos sobre a origem da colocação das constelações presentes na Bandeira da nossa Pátria. Também vimos sobre os buracos negros que se tem origem por sua velocidade de escape ser maior do que a da luz. Lá vimos sobre o funcionamento dos telescópios e sobre o funcionamento da luz.
Foi divertido, a experiência foi ótima. Adquirimos conhecimento e várias lembranças.
Alunas do 9º A do José Gorutuba 2015
Andréia Marques 08 , Ariely Eduarda 09 , Camila Alves 12 , Maria Fernanda 32 , Vanessa Rodrigues 38 .
PRIMEIRO PASSAMOS NA GRUTA,SEGUNDO VICTOR ,A GRUTA ESTAVA SECA ,E TINHA MUITAS MARAVILHAS ,COMO O VÉU DA NOIVA;LÁ TINHA UMA FONTE DOS DESEIJOS,VICTOR DISSE QUE APRENDEU MUITO LÁ.DEPOIS CHEGARAM EM BH E FORAM PARA O MUSEU;SEGUNDO JOÃO GABRIEL ELE APRENDEU SOBRE OS DINOSSAUROS .ELES VIRAM FÓSSEIS DE BALEIAS E ATÉ PREGUIÇAS GIGANTES.LOGO DEPOIS FORAM AO SHOPPING LÁ ELES ALMOÇARAM E SE DIVERTIRAM.DEPOIS FORAM AO OBSERVATÓRIO E APRENDERAM SOBRE REFLETOR E REFRATOR.NA VOLTA ZUARAM CHRLES.
ResponderExcluirGUSTAVO ,VICTOR,JOÃO PEDRO ,JOÃO GABRIEL,GUTOR. 9° A JOSÉ GORUTUBA
As primeiras coisas que aprendemos foi a diferença entre estalagmite ( as formações que partem do solo em direção ao teto) e estalactite (as formações que partem do teto em direção ao solo.
ResponderExcluirNo museu descobrimos como podem ser classificado os dinossauros pelos dentes e pelo tamanho do pescoço em herbívoros ou carnívoros. Além soubemos que nenhum dinossauro voava ou nadava, e que nem todos foram extintos com a queda do meteoro pois as aves são sua evolução.
no observatório da UFMG aprendemos um pouco sobre as estrelas de bandeira brasileira. Cada constelação que elas pertencem e qual estado elas representam, e que a cor da estrela mostra sua temperatura( estrelas amarelas, laranjas e vermelhas são mais frias, e as brancas e azuis são mais quentes).
Alberto
Joana
Charles
Bianca
9° ANO A