quarta-feira, 8 de julho de 2015

8º ano SISTEMA DIGESTÓRIO

8º ano SISTEMA DIGESTÓRIO




VÍDEOS
http://www.youtube.com/watch?v=ry7fHNA3zls
http://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU
http://www.youtube.com/watch?v=GJGeB5pov24
http://www.youtube.com/watch?v=jxiXtWt8k_w
http://www.youtube.com/watch?v=VwrmwIKA2Pc
http://www.youtube.com/watch?v=WlH1wl2lS2g
http://www.youtube.com/watch?v=YvGof9HpqUQ

Para divertir e aprender

http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4

Músicas

http://www.youtube.com/watch?v=BUlrxxLTvTk
http://www.youtube.com/watch?v=M38fcbGyabI
http://www.youtube.com/watch?v=X0dbnJ5DZeI
http://www.youtube.com/watch?v=MLpi_JRXwnw

JOGOS
http://net-kids-comidas.blogspot.com.br/2008/06/jogo-da-digesto.html
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/atv2.htm
http://jogossimples.com.br/jogar-aventura-pelo-sistema-digestivo-online.html
http://evanilsonjogos.meusjogosonline.com/jogar.asp?
id=5041957&jogo=jogar+Atividade+Sistema+Digest%F3rio+online
http://rachacuca.com.br/passatempos/x-tudo/2/sistema-digestivo/
http://www.ocorpohumano.com.br/img/jdf/open.htm?digestorio.swf


Conteúdo

http://estudejogando.com.br/?disciplina=biologia&materia=sistema_digestorio
http://www.planetabio.com/digestao.html

32 comentários:

  1. É para Comentar? ! ��

    ResponderExcluir
  2. Mônica os vídeos, jogos, e parodias me ajudaram a entender muito mais sobre a matéria. Eles falam sobre o processo de digestão de alimentos que é bem complexo, e um pouco demorado onde a digestão começa na boca,depois passa pelo esôfago que contem músculos que levam o alimento até o estômago. O estômago libera suco gástrico que faz desmembrar as proteínas dos alimentos, depois o bolo vai para o intestino delgado,depois para o intestino grosso que absorve a água dos alimentos, depois para o reto e por ultimo um bolo que contém células mortas, restos alimentares e bactérias são defecados pelo anûs.
    Durante o processo de digestão dos alimentos nosso corpo absorve água, proteínas,carboidratos, lipídios e vitaminas que são muito importantes para o funcionamento do nosso corpo.A falta deles provoca várias doenças como a avitaminose(falta de vitaminas) e o seu excesso pode provocar hipervitaminose(excesso de vitaminas) por isso devemos consumir um pouco de cada alimento principalmente frutas, verduras,cereais.....
    Cláudio Henrique 8 S

    ResponderExcluir
  3. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos,jogos e as musicas postadas no blog com eles mais o conteúdo aprendido em sala de aula eu pude compreende mais sobre o assunto c omo:
    O Sistema Digestório (ou Digestivo) no seres humanos é constituído de:
    Boca
    Faringe
    Esôfago
    Estômago
    Intestino delgado
    Intestino grosso
    Ânus
    Pude compreender também um pouco de cada um.
    A boca é a porta de entrada dos alimentos e a primeira parte do processo digestivo. Ao ingerir alimentos, estes chegam à boca, onde serão mastigados pelos dentes e movimentados pela língua.
    A Faringe é um tubo que conduz os alimentos até o esôfago
    o estômago, órgão mais musculoso do canal alimentar, continua as contrações, misturando aos alimentos uma solução denominada suco gástrico, realizando a digestão dos alimentos com proteínas.
    O intestino delgado é um órgão dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo.
    O intestino grosso também um órgão divido em três partes: ceco, cólon e reto, onde ocorre a reabsorção de água, absorção de eletrólitos (sódio e potássio), decomposição e fermentação dos restos alimentares, e formação e acúmulo das fezes.
    A última e menor parte do intestino grosso é o reto, responsável por acumular as fezes, até que o ânus as libere, finalizando o processo da digestão. Durante todo esse processo, o muco é secretado pela mucosa do intestino para facilitar o percurso das fezes até sua eliminação.
    e isso foi o pouco que aprendi.
    Eric Vinícius 8ºano "s"

    ResponderExcluir
  4. Mônica
    Eu visualizei os vídeos, jogos, músicas sobre a matéria. Gostei bastante e também aprendi muito sobre o sistema digestório.
    O Sistema Digestório é um conjunto de órgãos que ajudam na digestão do alimento. Esses órgãos são:
    -Boca: A boca é onde nós amassamos e trituramos a comida com nossos dentes, cada dente tem sua função entre eles, temos:
    Dentes Incisivos: dentes situados na parte da frente da boca e que servem para cortar os alimentos.
    Dentes Caninos: possuem formato agudo e pontiagudo e servem para rasgar os alimentos.
    Dentes Pré-molares e molares: possuem a função de triturar os alimentos e localizam-se no fundo da boca.
    -Faringe e Esôfago: A Faringe tem a função de locomover os alimentos até o Esôfago, que é o canal que leva ao Estômago.
    -Estômago: O Estômago tem a função de misturar os alimentos e quebrar as partículas de nutrientes com o Suco Gástrico, assim, realizando a digestão dos alimentos com proteínas, que, após a mastigação e digestão, é chamado de bolo alimentar.
    -Intestino delgado: O Intestino delgado é dividido em apenas 3 partes, elas são: duodeno, jejuno e íleo.
    -Intestino grosso: O Intestino grosso tem a função de absorver o que não é bom depois de passar pelo delgado e forma as fezes que seguem destino até o meio externo através do reto e por final o ânus.
    -Ânus e o Reto: O Reto tem a função de acumular as fezes para posteriormente o Ânus as libere.
    Bom, foi isso que eu aprendi, muito obrigado.
    Josué do 8° ano 's'

    ResponderExcluir
  5. Mônica, após acessar os vídeos e jogos, pude complementar meu conhecimento. Assim, direi o que entendi com relação à matéria, após ter visto os vídeos. A água é a principal substância e compõem cerca de 70% do corpo humano. Os sais minerais são substancias inorgânicas que se concentram mais no esqueleto. Exemplos de sais minerais são: Cloreto de sódio, sais de potássio, sais de cálcio e fósforo. As proteínas são formadas por pequenas moléculas de aminoácido e participam da estrutura dos tecidos, ajudando também a regular o organismo. Ao ingerirmos proteínas, elas vão ao tubo digestório e lá o aminoácido se separa, assim sendo absorvido pelo intestino, indo pro sangue e depois para as células. Os carboidratos, também chamados de glicídios, possuem função energética (assim como os lipídios), atuando como combustíveis. Existem vários tipos de carboidratos, entre eles: a glicose, a frutose, a sacarose ( formada por glicose e frutose), a lactose (formada por galactose e glicose), o amido (composto por glicose)... Os lipídios possuem função energética e participam da constituição das membranas celulares. Exemplo de alimentos que possuem lipídios: leite, ovos, carne com gordura, castanha de caju, coco, azeite. As vitaminas regulam o organismo e ativam as enzimas. Existem vários tipos de vitaminas: A- faz a manutenção do tecido epitelial, auxilia no crescimento... Sua falta causa ressecamento de pele, cegueira... Exemplos: leite, pêssego, pimentão... D- Absorve cálcio e fosforo no intestino e ajuda na formação dos ossos. Sua falta pode causar raquitismo... Exemplos: Leite, ovo, manteiga. Os raios de sol, a entrarem em contato com a nossa pele, transformam uma substancia em vitamina D, por isso é importante tomarmos sol um pouco durante o dia. E- Não se sabe ao certo a importância da vitamina E, mas sabe-se que tem efeito anticancerígeno e sua falta pode causar esterilidade. Exemplos: Leite, brócolis, castanha, ovo, óleo vegetal e grãos. K- Coagula o sangue e sua falta aumenta a possibilidade de ter hemorragias. Exemplos: fígado, alface, repolho... B- Ajuda no crescimento e sua falta pode ocasionar fraquezas musculares entre varias outras coisas. Exemplos: arroz, feijão e lentilha. C- Ajuda na manutenção dos tecidos e nos dentes e fortalece o corpo em caso de infecções. Sua falta pode causar sangramento em algumas partes do corpo. Exemplos: acerola, goiaba, limão, caju, rabanete.. . As vitaminas B e C são hidrossolúveis e as K, E, D, A são lipossolúveis. Entendi também que o principal órgão do sistema digestório é a boca, e que lá, o alimento é dividido em “partículas” assim passando pelos demais órgãos do sistema, como esôfago, estomago, intestinos e depois saindo pelo anus. Existem alguns órgãos pelo qual o alimento não passa, mas que também participam da digestão, tais como o pâncreas, fígado e glândulas salivares. Bom, foi mais ou menos isso! Abraços,
    Maria Clara Oliveira Rocha, 8° S

    ResponderExcluir
  6. Mônica,
    Os jogos, as musicas e os videos me ajudaram bastante a fixar a matéria de uma maneira bem legal. Consegui entender que a boca é a primeira parte do sistema digestório, depois o esôfago,estomago, intestino delgado, intestino grosso,reto e anus.Mas alem deles temos também os órgãos anexos que são as glândulas salivares( que produz a saliva), o fígado( que produz bili) e o pâncreas( que produz o suco pancreático e a insulina). Pude entender como que é a decomposição da gordura,dos carboidratos e das proteínas. Decomposição da gordura: algumas enzimas são liberadas no duodeno pelo suco pancreático. Decomposição dos carboidratos: a enzima amilase decompõe amido de carboidrato em um açúcar chamado maltose, depois enzimas do intestino decompõe a maltose em glicose, que o corpo absorve. Decomposição de proteína: a enzima decompõe a proteína em unidades menores, chamadas de peptídeos.Aprendi que o estômago produz um suco gástrico que poderia ate ´´comer´´ todo o nosso intestino.Pude ver também a importância de uma dieta equilibrada,que consiste em uma serie de diferentes alimentos que fornecem nutrientes essenciais, como carboidratos e proteínas, na dose certa para nos manter saudáveis. A falta dos nutrientes pode causar doenças como a anemia e o excesso também gera doenças como a hipervitaminose.Isso foi o que eu conseguir entender através do blog e das suas aulas, abraços!
    Laís Caires Gonzaga 8° S

    ResponderExcluir
  7. Mônica,adorei todo o conteúdo que você postou, me ajudou a compreender todo o assunto sobre o sistema digestório, que formado pelos seguintes órgãos:
    Boca- bolo alimentar é a porta de entrada dos alimentos e a primeira parte do processo digestivo. Ao ingerir alimentos, estes chegam à boca, onde serão mastigados pelos dentes e movimentados pela língua. Acontece a digestão química dos carboidratos, onde o amido é decomposto em moléculas de glicose.
    Faringe-A Faringe é um tubo que conduz os alimentos até o esôfago
    Esôfago- quimo-O Esôfago continua o trabalho da Faringe, transportando os alimentos até o estômago, devido aos seus movimentos peristálticos (contrações involuntárias)
    Estômago-No estômago, órgão mais musculoso do canal alimentar, continua as contrações, misturando aos alimentos uma solução denominada suco gástrico, realizando a digestão dos alimentos protéicos. O suco gástrico é um líquido claro, transparente e bastante ácido produzido pelo estômago.
    Intestino delgado-quilo- primeira parte do intestino delgado é formada pelo duodeno que é a seção responsável por receber o bolo alimentar altamente ácido vindo do estômago, denominado quimo. Para auxiliar o duodeno no processo digestivo, o pâncreas e o fígado fornecem secreções antiácidas.
    Intestino grosso-O intestino grosso é um órgão divido em três partes: ceco, cólon e reto, onde ocorre a reabsorção de água, absorção de eletrólitos (sódio e potássio), decomposição e fermentação dos restos alimentares, e formação e acúmulo das fezes.
    Ânus-A última e menor parte do intestino grosso é o reto, responsável por acumular as fezes, até que o ânus as libere, finalizando o processo da digestão. Durante todo esse processo, o muco é secretado pela mucosa do intestino para facilitar o percurso das fezes até sua eliminação.
    E existem os órgãos anexos que contribuem para uma boa digestão,que são :
    Glândulas salivares - produz saliva
    Figado- produz Bili
    Pâncreas- produz o suco pancreático e insulina,
    A diversos tipos de carboidratos, que podem ter uma classificação dividida em :Monossacarídeo- FRUTAS,CEREAIS ,VERDURAS, MEL..
    Dissacarídeo-AÇÚCAR, LEITE E DERIVADOS..
    Polissacarídeo-BATATA, PÃO, MASSAS..
    Os aminoácidos são proteínas que atuam no nosso corpo como enzimas para facilitar a digestão.
    E existem as vitaminas que são de grande importância em nosso corpo:
    Vitamina A- é um micronutriente que desempenha papel essencial na visão, crescimento, desenvolvimento do osso, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, processo imunológico e reprodução. Aproximadamente 90% da vitamina A do organismo é armazenada no fígado; o remanescente é armazenado nos depósitos de gordura, pulmões e rins.
    VITAMINA B-As vitaminas B são classificadas de acordo com as suas funções e estão sempre relacionadas ao bom funcionamento do organismo, causando benefícios para a saúde como manter a saúde da pele ou regular o apetite, por exemplo.
    VITAMINA D-é necessária para a manutenção do tecido ósseo, ela também influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, e no processo de diferenciação celular, a falta deste nutriente favorece 17 tipos de câncer.
    VITAMINA C-Além de fazer parte do grupo de vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo, a vitamina C protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele.
    VITAMINA E-preveni o envelhecimento celular;
    auxilia no crescimento e desenvolvimento;
    participar na formação dos glóbulos vermelhos;
    ajudar na prevenção de doenças, como o câncer e doenças do coração.
    ASSIM COMO AS VITAMINAS SÃO BOAS PARA A SAÚDE, PODEM TRAZER SÉRIOS RISCOS SE CONSUMIDAS EM EXCESSO.
    Beijos...Sol Batista Torres,8° S

    ResponderExcluir
  8. Mônica os conteúdos que você passa no blog são de total importância para o meu aprendizado,consegui entender ainda mais sobre o sistema digestório,aprendi que tiramos a nossa energia para nos movimentar a partir dos nossos alimentos,a partir da glicose,consigo entender que devemos nos alimentar bem para ter um ótimo estilo de vida,e que não podemos comer muitas vitaminas,porque assim podemos ter hipervitaminose,e nem comer poucas vitaminas assim causando a avitaminose.
    No processo da digestão dos alimentos,eles passam por vários lugares e recebem vários nomes:
    Boca-Bolo alimentar
    Faringe
    Esôfago
    Estômago-Quimo
    Intestino delgado-Quilo
    Intestino grosso
    Reto
    Ânus
    Tem os órgãos anexos,são os órgãos que participam da digestão,mas os alimentos não passam por eles:
    Glândulas salivares-produzem a saliva
    Figado
    Vesícula biliar-produz o bile
    Pâncreas-produz o suco pancreático,insulina
    Cada alimento tem seu nutriente que é importante para nossa vida,para uma dieta saudável devemos consumir moderadamente,nada em excesso e nem poco,sempre devemos praticar exercícios físicos,e assim manteremos uma vida saudável.
    Pedro Lucas Ribeiro e Silva 8º ano "S"

    ResponderExcluir
  9. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos, jogos e paródias, pois me fizeram compreender mais sobre a matéria estudada. Aprendemos que na digestão de alimentos que ingerimos, vários processos ocorrem para que no final liberássemos as fezes. Aqui segue cada órgão respectivamente – Boca: Dentes que trituram, amassam e rasgam o alimento; Língua para ajudar no movimento do alimento na boca; e a saliva das glândulas salivares que também ajudam para a transformação do amido em glicose. Faringe e Esôfago: Órgãos por onde o bolo alimentar é enviado, até o estômago. Estômago: No estômago continua a digestão, misturando o bolo alimentar ao suco gástrico que é um liquido claro, produzido pelo estômago. Intestino delgado: Juntamente com o fígado (produtora de bili) e o pâncreas (produtor do suco pancreático), existe o duodeno que é responsável por receber o bolo alimentar, que está ácido chamado quimo, para ajudar na digestão. Intestino grosso: Lugar onde acontece a decomposição e fermentação dos restos alimentares e formação das fezes. Ânus: Local onde será liberado as fezes, e acaba por aí a digestão alimentar. Existem nutrientes em todo tipo de alimento. Esses nutrientes são dividos em cinco: Carboidratos, Proteínas, Vitaminas, Lipídios e sais minerais. Claro, que todos esses nutrientes são importantes, mas sempre de forma moderada, pois podem pegar serias doenças. Abraço!
    André Guilherme Martins Costa 8° Ano S

    ResponderExcluir
  10. Mônica,após os vídeos, jogos e as musicas compreendi que são milhares de alimentos que ingerimos. A necessidade de uma dieta completa que gere matérias para as produções celulares e da reprodução depende da ingestão de grupos básicos de alimentos. Iremos ter três nutrientes que vai ocorrer durante o sistema digestório.
    Carboidratos- São moléculas com função principal de fornecer energia para o organismo. Formadas principalmente por átonos de carbono, hidrogênio, e oxigênio.
    Digestão: Enzimas, desde a boca, atuam sobre essa molécula ate que, no intestino delgado, possam transpor e chegar até a corrente sanguínea
    Proteínas- São moléculas que exercem as mais diversas funções em nossos organismo. exerce uma atividade fundamental como a enzimática que possibilita reações metabólicas. São organizadas em longas cadeias, chamadas de aminoácido.
    Digestão: proteínas são formadas por aminoácidos. Logo no estomago inicia a digestão. O suco gástrico faz com que as enzimas a dividir as proteínas em partes menores. No intestino delgado a digestão e completa os aminoácidos são liberados chegados na corrente sanguínea.
    Lipídeo- Gorduras que possui uma função enérgica e também são importantes isolantes térmicos, e constituem as membranas celulares.O excesso de gordura pode acumular na forma de colesterol nos vasos sanguíneos gerando acidentes como AVC e infartos.
    Digestão: Antes de sofrerem a ação dos enzimas, ha uma vesícula associada ao figado que libera a bile, material produzido no figado, que tem a função de emulsificar as gorduras igual um detergente, para que as enzimas transformem em moléculas de gordura em seus componentes básicos.
    Ha também outros nutrientes que compõe o sistema digestório como: A água que compõe 70% do corpo humano, os sais minerais e vitaminas que são preciosos para a saúde humana praticamente em todas atividades metabólicas dependem de constituintes minerais ou vitaminas.
    Daniel Marques 8° Ano SS

    ResponderExcluir
  11. Mônica,
    Adorei a ideia de colocar músicas e jogos. Com eles aprendi que o nosso corpo tem um sistema digestório incrível.
    Os órgãos responsáveis pelo o sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. E alguns órgãos anexos: fígado, glândulas salivares e o pâncreas.
    A partir de quando você vai engolir alguma coisa uma ação automática faz com que você pare de respirar, o céu da boca levanta para impedir que o alimento suba para o nariz.
    Uma saliência elástica, atrás da língua chamada epiglote curva-se para fechar a laringe.
    O alimento desce através de um tubo muscular chamado esôfago, fazendo contrações peristálticas, até chegar ao estômago.
    As contrações peristálticas jogam o quimo para fora do estômago através do duodeno. A vesícula biliar, o fígado e o pâncreas laçam bile e suco pancreático em um mesmo duto para quebra da gordura e outras moléculas.
    A parede do intestino delgado há várias filosidades que aumentam a área de absorção de nutrientes. A partir daqui os nutrientes passam do intestino para as correntes sanguíneas que absorvem glicose e aminoácidos.
    Uma enorme quantidade de bactérias está instalada na parede do intestino grosso, essas bactérias são inofensivas ao processo digestivo na verdade ajudam a produzir algumas vitaminas.
    As bactérias juntamente com as paredes do intestino descamadas e não os restos de alimentos formam a maior parte das fezes, outro componente é a água que o corpo constantemente retira dos excrementos antes de serem jogados para fora.
    2/3 da água do quimo são extraídas pelo o intestino grosso, para isso o quimo é filtrado por uma microscopia peneira de células.
    A parede do intestino possui milhares de vasos sanguíneos que absorvem mais de 5 litros de água por dia.
    Depois o quimo passa pelo reto até seu destino final, o ânus.
    Um órgão importante no sistema digestivo é a boca e juntamente com ela os dentes. Os incisivos servem para cortar. Os caninos servem para perfurar. Os pré- molares e os molares servem par triturar.
    As vitaminas são classificadas como hidrossolúveis, que dissolvem em água (vitaminas do complexo B, C e PP).
    E são classificadas como lipossolúveis, que dissolvem em óleo (vitaminas A, D, E e K).
    A obtenção dos nutrientes ocorre através dos alimentos os tipos de alimentos são: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais.
    Suas funções são fornecer energia para as funções vitais, são a base estrutural dos seres vivos e regulam as diferentes funções do corpo.
    Maria Isabela Rodrigues Silva
    8° ano “S”

    ResponderExcluir
  12. Mônica, eu gostei muito desses vídeos, jogos e paródias, pois pude compreender melhor o assunto e tirei as minhas dúvidas. Entendi que o sistema digestório é composto por :
    - Boca (bolo alimentar)
    - Faringe
    - Esôfago
    - Estômago (quimo)
    - Intestino delgado (quilo)
    - Intestino grosso
    - Reto
    - Ânus
    Esses órgãos possuem como função quebrar as macromoléculas em micro moléculas que serão absorvidas pelas células. A boca é o primeiro órgão do aparelho digestivo. A língua serve para engolir os alimentos, ou seja, para a deglutição. Os dentes são estruturas calcárias que cortam e trituram os alimentos, facilitando o processo digestivo. Durante a deglutição, a laringe se eleva, enquanto que a epiglote se abaixa, fechando a entrada da laringe e permitindo a passagem do alimento para o esôfago. O esôfago faz movimentos que ajudam a misturar os alimentos com os sucos digestivos que atuam na digestão. O estômago possui glândulas que produzem o suco gástrico, que é um líquido formado por substâncias importantes para a digestão. As glândulas também produzem o ácido clorídrico, que facilita a ação dessas substâncias. O intestino é dobrado dentro do ventre, onde ocorrem as transformações finais da digestão e a absorção dos alimentos. No sistema digestório também possui os órgãos anexos que são: O pâncreas que produz também a insulina, que é lançada diretamente no sangue. A insulina é produzida por grupos especiais de células do pâncreas. O fígado que é a maior glândula do corpo humano e situa-se à direita do estômago. Produz a bile, que é lançada do duodeno pelo canal colédoco, num ponto chamado ampola de Vater. As Glândulas Salivares que são três pares de glândulas que produzem a saliva, lançada por meio de canais. Esses três pares são:
    • Parótidas: Situam-se adiante do ouvido e são as maiores.
    • Subliguais: Localizam-se sob a língua.
    • Submaxilares: Ficam sob o osso maxilar.
    Os nutrientes têm como funções : fornecer energia para as funções vitais , são a base estrutural dos seres vivos e regulam as diferentes funções do corpo . Os tripos de nutrientes são os carboidratos, as proteínas, os lipídios, as vitaminas, e os sais minerais.
    Beijos!
    Maria Eduarda Pereira Aguiar 8° Ano S

    ResponderExcluir
  13. Mônica adorei os conteúdos publicados, pois assim aprofundei meus conhecimentos.
    A transformaçao das macromoléculas para as micromoleculas( processo de digestao) é longo. A digestão começa na boca, com a ação da saliva, dos dentes e da língua. Logo após,o alimento passa pelo esôfago,estômago, intestino delgado, intestino grosso,reto e anus. Integrado a esse processo temos também os órgãos que participam indiretamente que são chamdos de orgáos anexos que são as glândulas salivares( que produz a saliva), o fígado( que produz bili) e o pâncreas( que produz o suco pancreático e a insulina).
    Para o funcionamento das atividas do nosso cotidiano é necessario energia que sao originadas dos alimentos(proteinas). Além disso as proteínas (As proteínas são formadas por pequenas moléculas de aminoácido) ajudam também a regular o organismo.
    A água é que nos idrata, é ela que mántem o funcionamento do nosso corpo, compondo 70% do nosso corpo.
    Quando os carboidratos são digeridos eles transformam em glicose. E por isso é necessário o controle. Uma alimentaçao rica e balanseada é fundamental para uma vida saudável.
    Maria Luisa 8°S

    ResponderExcluir
  14. Mônica , gostei muito desses videos e jogos , tirei todas as minha duvidas. Entendi que o sistema digestório é composto por :
    - Boca (bolo alimentar)
    - Faringe
    - Esôfago
    - Estômago (quimo)
    - Intestino delgado (quilo)
    - Intestino grosso
    - Reto
    - Ânus
    Esses órgãos possuem como função quebrar as macromoléculas em micro moléculas que serão absorvidas pelas células. A boca é o primeiro órgão do aparelho digestivo. A língua serve para engolir os alimentos, ou seja, para a deglutição. Os dentes são estruturas calcárias que cortam e trituram os alimentos, facilitando o processo digestivo. Durante a deglutição, a laringe se eleva, enquanto que a epiglote se abaixa, fechando a entrada da laringe e permitindo a passagem do alimento para o esôfago. O esôfago faz movimentos que ajudam a misturar os alimentos com os sucos digestivos que atuam na digestão. O estômago possui glândulas que produzem o suco gástrico, que é um líquido formado por substâncias importantes para a digestão. As glândulas também produzem o ácido clorídrico, que facilita a ação dessas substâncias. O intestino é dobrado dentro do ventre, onde ocorrem as transformações finais da digestão e a absorção dos alimentos. No sistema digestório também possui os órgãos anexos que são: O pâncreas que produz também a insulina, que é lançada diretamente no sangue. A insulina é produzida por grupos especiais de células do pâncreas. O fígado que é a maior glândula do corpo humano e situa-se à direita do estômago. Produz a bile, que é lançada do duodeno pelo canal colédoco, num ponto chamado ampola de Vater. As Glândulas Salivares que são três pares de glândulas que produzem a saliva, lançada por meio de canais.
    E que para o funcionamento das atividas do nosso cotidiano é necessario energia que sao originadas dos alimentos(proteinas). Além disso as proteínas (As proteínas são formadas por pequenas moléculas de aminoácido) ajudam também a regular o organismo.
    A água é que nos idrata, é ela que mántem o funcionamento do nosso corpo, compondo 70% do nosso corpo.
    Quando os carboidratos são digeridos eles transformam em glicose. E por isso é necessário o controle. Uma alimentaçao rica e balanseada é fundamental para uma vida saudável.
    Maria Fernanda A Silveira 8°SS

    ResponderExcluir
  15. OI monica eu entendi Sistema Digestório é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos (grosso e delgado), reto e ânus. Há também os órgãos digestórios acessórios: dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas.Principais funções do Sistema Digestório:

    - Captação dos alimentos através da boca (ingestão);

    - Liberação de enzimas, ácidos e água no lúmen do trato gastrointestinal.

    - Triturar, dissolver e misturar os alimentos, impulsionando-os pelo trato gastrointestinal;

    - Digerir os alimentos através do processo de degradação química (moléculas grandes são transformadas em menores) e mecânica (moídos na boca e triturados nos músculos do estômago e intestinos);

    - Absorção de nutrientes e outras substâncias que passam dos alimentos para o sangue e para a linfa.

    - Eliminação das fezes do trato gastrointestinal (processo de defecação). São eliminados revestimentos do trato gastrointestinal, células não utilizadas pelo organismo, bactérias e matérias orgânicos não absorvidos.

    nome MARINA FERNANDES
    numero 30
    EEJG 8A

    ResponderExcluir
  16. oi monica eu entendi que o aparelho digestivo, digesto ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. Sua extensão desde a boca até o ânus é de seis a nove metros em um ser humano adulto.
    os orgãos e assesorios que o sistema digestivo e composto são :
    dentes
    lingua
    glândula salivares
    fígado
    vesícula biliar
    e pâncreas


    nome: MARCUS VINÍCIUS
    numero 25
    EEJG 8A

    ResponderExcluir
  17. Com a visualização do blog pude aprofundar meu conhecimento sobre o assunto; entendi que o sistema digestório tem a função de digerir o alimento, transformando macromoléculas em moléculas menores que possam ser absorvidas e aproveitadas.
    A digestão começa na boca onde os alimentos são triturados pelos dentes e misturados pela língua, depois o esôfago envia o alimento para o estomago nele os alimentos são misturados junto com o suco gástrico. Logo, os alimentos vão para o intestino delgado e em seguida para o intestino grosso onde todos os nutrientes são absorvidos.E os restos (bactérias, restos de alimentos não utilizáveis, células mortas) são eliminados pelo ânus por meio das fezes.
    Durante esse processo tão demorado de aproximadamente 12 horas , o nosso corpo absorve proteínas, carboidratos, vitaminas...que vão todas para o sangue, e os vasos sanguíneos iram distribuir para todo o nosso corpo.
    Karen 8 ANO A EEJG

    ResponderExcluir
  18. a digestão começa pela boca onde os alimentos são triturados pelos dentes e misturados pela língua depois o esôfago envia o alimento para o estômago nele os alimentos são misturados junto com o suco gástrico e os alimentos vão para o intestino delgado e em seguida para o intestino grosso onde todos os nutrientes são absorvidos e os restos ou seja bactérias , restos de alimentos não utilizáveis e células mortas e são eliminados pelo ânus por meio das fezes.
    os órgãos que compõe o sistema digestivo são: dentes, língua, glândula salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas.
    Mônica eu adorei os jogos e as músicas e com eles eu aprendo de maneira divertida e mais interessante...

    CAMILA 8ANO A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  19. O nosso corpo e uma maquina incrível e estudando o sistema digestório mais afundo fico cada vez mais impressionado com o funcionamento.
    Descobri que a digestão começa pela boca onde há os dentes que trituram e cortam os alimentos,depois os alimentos passa pelo esôfago onde conduz os alimentos ao estomago,no estomago acontece a digestão química e mecânica dos alimentos,ai os alimentos vão para o intestino delgado onde e responsável pela absorção dos nutrientes em seguida os alimentos vão para o intestino grosso onde absorve a água e os sais minerais, e os restos de alimentos inutilizados são eliminados através das fezes.
    O nosso sistema digestório é composto por vários órgãos que são eles: os dentes,a língua,as glândulas salivares,o figado,vesícula biliar e o pâncreas


    NOME: NÍCOLAS DAVI PEREIRA ALVES
    TURMA: 8º ANO A
    ESCOLA: E.E.J.G

    ResponderExcluir
  20. O sistema digestório é composto pela boca,faringe,laringe,esôfago,estomago,intestino delgado,intestino grosso e ânus,eles se encontram em um longo tubo digestivo de aproximadamente 9 metros.Anexados ao tubo existem as glândulas salivares,o fígado, e o pâncreas.
    O alimento é digerido passando pela boca onde e mastigado e triturado,e a saliva age sobre o alimento,transformando-o em bolo alimentar.Depois o bolo alimentar desce pela faringe,que tem comunicação com o esôfago e com a laringe.A válvula epiglote impede que o bolo alimentar tome caminho da laringe,fechando sua abertura (glote),quando deglutimos o bolo alimentar.No esôfago: órgão tubular com cerca de 25 cm que liga a faringe ao estômago.É constituído de paredes musculosas que impulsionam o bolo alimentar em direção ao estômago através de contrações rítmicas denominadas "movimentos peristálticos".No estômago:o esfíncter cardíaco abre (relaxa) e o bolo alimentar penetra na cavidade interna do estômago,que é dotada de células glandulares produtoras de suco gástrico,solução rica enzimas digestivas(renina e pepsina) e ácido clorídrico (HCI),que mata micro-organismos e mantém pH apropriado para a digestão.O bolo alimentar sofre a quimificação no estômago por aproximadamente 4 horas transformando-se em quimo.Quando o esfíncter pilórico relaxa,o quimo,em apenas porções,é enviado ao duodeno.No intestino delgado:maior órgão do sistema digestório,podendo passar por 6 metros.Divide-se em 3 partes: duodeno (25 cm),jejuno(4,5 m) e íleo (1,5 m). O duodeno recebe a bile sintetizada no fígado pelo canal colédoco e,também, o suco pancreático sintetizado no pâncreas pelo canal pancreático.No intestino grosso:tem aproximadamente 50 cm de comprimento e suas paredes internas tem notável capacidade de absorção de água e sais minerais.No seu interior,há uma série de micro-organismos (bactérias e protozoários) denominada flora intestinal,a qual transforma restos não aproveitáveis em fezes. Esse processo dura cerca de 24 horas.
    Mariana Luísa Brandão nº 29 8º A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  21. Os seres humanos, para manterem as atividades do organismo em bom funcionamento, precisam captar os nutrientes necessários para construir novos tecidos e fazer manutenção dos tecidos danificados, necessitam de extrair energias vindas da ingestão de alimentos. A transformação dos alimentos em compostos mais simples, utilizáveis e absorvíveis pelo organismo é denominado Digestão.O sistema digestorio nos seres humanos e constituído de:
    boca
    faringe
    esôfago
    intestino delgado
    intestino grosso
    ânus

    Breno silva santos
    8 anoA
    EEJG

    ResponderExcluir
  22. Monica, aprendi que o processo do sistema digestório a digestão começa na boca, os dentes trituram os alimentos e pequenas glândulas sobre a língua começa a produzir salivas para digerir e a saliva também lubrifica os alimentos para facilitar o percurso de 12h que fazem pelos 4m de intestino, músculos que se contraem em ondas fazem um movimento peristáltico que empurra o bolo alimentar pra frente, o estomago e formado pela paredes musculares que se contraem para transformar os alimentos em liquido com a ajuda do suco gástrico muito acido, o acido e tão conduzido que as paredes internas do estomago precisa ser constantemente protegidas por uma camada de muco, sem ele surgem as useras, cerca de 1h mais tarde o estomago espreme a comida por uma passagem estreita, o pâncreas produz um suco que neutraliza o acido do estomago, a bile do fígado transforma as gordura em gotas pequenas, com depois de 1h 30m e intestino absorveu a maior parte dos nutrientes e o que sobra chega ao intestino grosso através da válvula, essa válvula impede que os alimentos voltem ao sentido contrario, a principal função do intestino grosso e absorver a água e o que resta e a mistura de restos alimentares, células mortas, e bactérias e elas não causam infecções pois ela produzem as enzimas que quebram os carboidratos que os intestino não consegue digerir e depois de 12h o corpo elimina o resto das refeições. Acho isso tudo muito interessante vendo os vídeos principalmente.
    Maria vitoria nª27
    8ªano A
    EEJG

    ResponderExcluir
  23. Monica ,
    Com os Vídeos , Músicas , Jogos e os conteúdos - Pude entender que para extrair dos alimentos esse material combustível e construtor, os seres humanos possuem um conjunto de estruturas que trabalham juntas formando o sistema digestório ou aparelho digestivo.
    Pude entender também que a digestão começa na boca passa pelo esôfago(O esôfago não produz sucos digestivos, apenas faz esta condução do alimento até o estômago)depois o estômago recebe o bolo alimentar atraves de uma válvula(chamada óstio cárdico)o bolo alimentar fica no estomago ate aproximadamente 3 horas e depois passa para o intestino delgado então o bolo alimentar nesta etapa ele recebe o nome de quimo , logo depois pelo intestino grosso.
    Os carboidratos fornecem energia para o funcionamento das celulas.Proteinas entram na constituição estrutural das celulas . Sais Minerais vitaminas agua-regulam diversas reaçoes metabolicas das celulas . E entendi varias outras explicaçoes sobre a DIGESTÃO.

    Tatiane Oliveira Moura E.E.J.G
    Numero : 36 Turma:8 A

    ResponderExcluir
  24. Mônica, com o conteúdo do blog aprendi que o sistema digestório é responsável pela transformação dos alimentos que ingerimos em substâncias bem pequenas, fazendo com que seus nutrientes sejam levados pelo sangue a todo o nosso corpo. Depois disso, o que não tem utilidade para o organismo é eliminado pelas fezes.
    Os órgãos que compõem o sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
    o processo de digestão de alimentos que é bem complexo, e um pouco demorado onde a digestão começa na boca,depois passa pelo esôfago que contem músculos que levam o alimento até o estômago. O estômago libera suco gástrico que faz desmembrar as proteínas dos alimentos, depois o bolo vai para o intestino delgado,depois para o intestino grosso que absorve a água dos alimentos, depois para o reto e por ultimo um bolo que contém células mortas, restos alimentares e bactérias são defecados pelo ânus.
    Gostei muito dos jogos e das músicas, assim consegui ampliar mais meu conhecimento sobre o sistema digestória e a digestão.
    Vitória Dias Brito 8º A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  25. Monica,com o seu blog eu entendi que os seres humanos, para manterem as atividades do organismo em bom funcionamento, precisam captar os nutrientes necessários para construir novos tecidos e fazer manutenção dos tecidos danificados, necessitam de extrair energias vindas da ingestão de alimentos. A transformação dos alimentos em compostos mais simples, utilizáveis e absorvíveis pelo organismo é denominado Digestão.
    Nome:Kaio Fabiano Ano:8 Turma:A E.E.J.G

    ResponderExcluir
  26. Monica com o blog ,eu aprendi muitas coisas vendo os videos as parodias eu compredir tudo sobre o sistema digestorio os processos e tudo mais , eu vi como e enteressante os processos da , boca faringe,esofago,intestino delgado,intestino grosso entre outros.
    nome ;angelo thiago
    escola; E.E.J.G
    ANO;8 A

    ResponderExcluir
  27. Mônica, eu gostei muito desses vídeos, jogos e paródias, pois pude compreender melhor o assunto e tirei as minhas dúvidas. Entendi que o sistema digestório é composto por :boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.Também entendi que os seres humanos, para manter as atividades do organismo em bom estado, precisam encontrar os nutrientes necessários para criar novos tecidos e fazer uma manutenção nos tecidos que foram danificados, necessitam de conseguir energias extraídas da ingestão dos alimentos!A transformação dos alimentos em compostos mais simples, utilizáveis e absorvíveis pelo organismo é denominado "digestão".Descobri que a digestão começa pela boca onde há os dentes que trituram e cortam os alimentos,depois os alimentos passa pelo esôfago onde acompanha os alimentos ao estomago,no estomago acontece a digestão dos alimentos,alí os alimentos vão para o intestino delgado onde e responsável pela absorção dos nutrientes em seguida os alimentos vão para o intestino grosso onde absorve a água e os sais minerais, e os restos de alimentos inutilizados são eliminados através das fezes.Poís é Mônica com todo o conteúdo do blog pude compreender melhor,tive mais facilidade de entender,adorei tudo!

    Nome:Isabella Letícia Mendes Ferreira
    E.E.J.G
    8°A

    ResponderExcluir
  28. O processo de digestão é importante pois, durante a digestão são retirados proteínas, vitaminas, glicose, gordura, água, entre outros, dos alimentos digeridos por nós.
    O sistema digestório consiste em: boca, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
    Na boca os alimentos são mastigados e triturados, são impulsionados pelo movimento peristáltico em direção ao estômago, lá é liberado o suco gástrico, o alimento segue para os intestinos onde são retirados a glicose, a gordura, e a água. Depois de passar da boca ao intestino grosso o que sobra é liberado pelo ânus.

    LARA
    E.E.J.G.
    8º A

    ResponderExcluir
  29. Mônica os vídeos, jogos, e parodias me ajudaram a entender muito mais sobre a matéria. Eles falam sobre o processo de digestão de alimentos que é bem complexo, e um pouco demorado onde a digestão começa na boca,depois passa pelo esôfago que contem músculos que levam o alimento até o estômago. O estômago libera suco gástrico que faz desmembrar as proteínas dos alimentos, depois o bolo vai para o intestino delgado,depois para o intestino grosso que absorve a água dos alimentos, depois para o reto e por ultimo um bolo que contém células mortas, restos alimentares e bactérias são defecados pelo anus.
    Durante o processo de digestão dos alimentos nosso corpo absorve água, proteínas,carboidratos, lipídios e vitaminas que são muito importantes para o funcionamento do nosso corpo.A falta deles provoca várias doenças como a avitaminose(falta de vitaminas) e o seu excesso pode provocar hipervitaminose(excesso de vitaminas) por isso devemos consumir um pouco de cada alimento principalmente frutas, verduras,cereais.....

    Isadora Fernanda
    N°:14
    E.E.J.G. 8°A

    ResponderExcluir
  30. Monica com o blog ,eu aprendi muitas coisas vendo os videos as parodias eu comprendir tudo sobre o sistema digestorio os processos e tudo mais , eu vi como e enteressante os processos da , boca faringe,esofago,intestino delgado,intestino grosso entre outros.
    O nosso corpo e uma maquina incrível e estudando o sistema digestório mais afundo fico cada vez mais impressionado com o funcionamento.
    legal!!
    DIEGO BATISTA 8 anoA

    ResponderExcluir
  31. Monica com o blog eu aprendi as funções do sintema digestório e as etapas dos processos da digestão. A função do sistema digestório absorve a água e os nutrientes presentes nos alimentos ingeridos. O processo da digestão começa da boca, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, figado, intestino delgado, intestino grosso, e anus. para realizarmos as nossas atividades diárias o organismo precisa de energia que esta presente nos alimentos.

    EMERSON EUGÊNIO 12
    8 ANO A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas