terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

8º ANO EVA MITOCONDRIAL/ CEC

32 comentários:

  1. Mônica com o Documentário eu aprendi sobre as gerações herdadas de eva a mãe de toda a humanidade ,ela viveu a 150.000 anos na África.O gêneses de EVA era tao forte que possibilitou o DNA só dela ,passando de gerações a gerações.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Gostei muito do filme,pois nele revela muitas teorias interessantes.O documentário mostra os seres humanos e chimpanzés tiveram um ancestral comum cerca de 5 milhões de anos através das gerações herdadas por Eva - a mãe de toda a humanidade ,ela viveu a 150.000 anos na África.O gêneses de EVA era tao forte que possibilitou o DNA só dela ,passando de gerações a gerações.A ciência hoje nos leva a descobrir nossos ancestrais de acordo com nossas características e personalidades, é um grande avanço.

      Excluir
  2. Monica,
    Atraves do documentario eu aprendi que
    todos nos fomos originados da Eva considerada
    a nossa mãe genetica e que foram so os seus genes
    que foram os mais sucedidos ,e que a 150.000 anos a caça
    que evoluiram os nossos ancestrais.Achei o documentario
    interessante
    joão victor costa souza,8 ss

    ResponderExcluir
  3. Monica,
    Gostei muito do documentário e com ele pude aprender muito. Pude entender que:

    Há 150 mil anos, o mundo estava passando por uma era glacial. As calotas de gelo avançaram; os níveis do mar caiu 120 metros. A África do Norte era um vasto deserto, com pequenas ilhas de verde. Nelas estavam pequenos grupos de pessoas, os primeiros humanos modernos. Viviam da caça e pesca, em grupos pequenos, percorrendo grandes distâncias, coletando sementes e frutas. A caça era a atividade principal para a sobrevivência. Nossos ancestrais viviam de uma forma culturalmente diferente da nossa, mas com toda a capacidade de pensamentos e necessidades. O rastreamento genético está começando a desvendar mais segredos do que possamos acreditar.
    Em apenas 7 mil gerações os humanos modernos deixaram a África e se espalharam pelo mundo começando uma grande jornada, em que muitos morriam e outros se adaptavam ao longo do tempo e através de uma linha de genética contínua, nos liga ao nosso passado. Os arqueólogos são capazes de identificar por meio de fósseis e evidências, o modo como os primeiros humanos viviam.
    Tudo começa com a Eva genética, a mulher da qual nós todos descendemos. Não era a única mulher vivendo na época e nem a mais fértil. Mas seus genes foram os mais bem sucedidos e os únicos que sobreviveram. Todos os que estão vivos hoje podem traçar uma linha ancestral comum até esta mulher, através do DNA mitocondrial.
    O DNA, a planta da vida, é o nosso código molecular. Já as mitocôndrias são pequenas estruturas encontradas dentro de quase todas as células humanas. Os homens as herdam de sua mãe, mas não podem passá-las em diante. Fazendo com que as mulheres se tornem mais especiais por conta de sua capacidade de passar as mitocôndrias que são responsáveis pelas produção de energia e respiração.

    ANA CAROLINA CASTRO MEDRADO
    8º s

    ResponderExcluir
  4. Professora Mônica,aprendi muito com o vídeo.Aprendi que Eva é a mãe de toda a nossa humanidade.Ela viveu na África Oriental a 150.000 anos.As suas filhas e netas teriam a responsabilidade de levar os seres humanos para fora da África para o resto do mundo se desenvolver.A espécie humana antigamente era igual a atual em termos físicos,ou seja,para caçar eles necessitavam de conhecimento e planejamento igual temos que fazer com qualquer coisa hoje.Eles sempre caçavam em grupos e destribuiam a comida entre todos,etc...O que eu não sabia e aprendi agora é que apenas uma genética continua nos ligando ao nosso passado,e o que eu aprendi sobre isso na aula de ciências e eu também não sabia é que a mitocôndria não é herdada do pai,apenas da mãe,por isso Eva é a mãe da humanidade.
    Laura Pires Santana -8º ano ss

    ResponderExcluir
  5. Mônica,
    Gostei muito do documentário. Ele foi muito importante para que eu compreenda melhor o conteúdo estudado, Eva Mitocondrial.
    A Eva Mitocondrial é a mãe de toda humanidade. Todos os humanos são descendentes dela. Seus filhos e filhas descobriram novos territórios. Ela não é a mãe da humanidade por ser a única mulher existente naquela época, ou por se a mais fértil, mas sim por seus genes foram os mais bem sucedidos e os únicos que sobreviveram até os dia de hoje. Se fossemos ver todos os nossos descendentes através do DNA, chegaríamos até a essa única mulher.
    As mitocôndrias são herdadas de mãe para filhos. Os pais não conseguem fazer isso, porque quando o espermatozoide chega no ovócito e gera a célula-ovo, as suas mitocôndrias são destruídas. A cientista que descobriu a Eva, mostrou que os primeiros humanos eram da África. Alguns começaram a se deslocarem por motivos do clima, busca de alimento, por estarem seguindo uma manada... E não pra descobrirem continentes, o que acabou acontecendo. Muitos falam que os humanos migraram da África pelo norte, pelo Egito. Mas o DNA mostra que eles atravessaram o mar vermelho. E quando chegaram nas terras, foram se dividindo e nunca mais se encontraram. O gene das filhas da Eva Mitocondrial que saíram da África, foi encontrado na Oceania, Austrália. Mas as suas características físicas não são tão parecidas. Eles se adaptaram a fauna e flora tropical.
    Se formos comparar o DNA de todos os humanos, veremos que todos nós somos muito parecidos. Mais do que diferentes grupos de chimpanzés. Se temos genes parecidos, por que temos características tão diferentes? Isso ocorre por causa da adaptação dos seres humanos. O clima, alimentação, etc.
    Já que a África fica mais perto da Europa do que a Oceania. Como os humanos chegaram na Austrália primeiro que na Europa? Isso aconteceu porque entre a África e Europa, tinham vários desertos impossíveis de se atravessar. E quando a Terra esfriou, eles conseguiram então chegar a Europa. Onde se adaptaram com o frio, um exemplo são as roupas feitas com peles de animais. Depois de um tempo, a Terra passou por um período glacial. Onde conseguiram chegar, enfim, a América.
    Bom, foi isso que conclui!
    MILENA SAKON PORTUGAL
    8º ANO S

    ResponderExcluir
  6. Mônica,
    Com o documentário, eu pude aprimorar os meus conhecimentos, sobre a origem da vida, e sobre a mãe da humanidade, a Eva.
    O documentário, fala sobre a Eva mitocondrial, uma mulher que se tornou a Eva genética, a qual todos descendem. Isso não quer dizer que ela era a única mulher fértil, ou a única que existia naquela época, o que sabemos é que foram suas filhas e suas netas que geraram a nossa linhagem.
    No documentário, foi tratado também sobre um período glacial, onde a maré, se abaixava, facilitando o deslocamento, dos primeiros humanos modernos que viviam na África do norte, onde começaram a desenvolver suas habilidades para sua sobrevivência, como a caça e a criação de ferramentas.
    Um dos cientistas que começaram a pesquisar sobre esse assunto, foi Roberta, que estava reescrevendo a historia da humanidade, com suas novas descobertas.
    Com todo o documentário, eu cheguei a conclusão, que todos nós temos um ancestral comum, a Eva. E hoje, nos comparando com os primeiros humanos modernos, passamos de caçadores primitivos para fazendeiros ou comerciantes,de povo do vilarejo á povo da cidade e de domínios tribais para impérios, em cinco mil gerações nós chegamos ao mundo de hoje.


    Luane Carmélia 8º ANO S

    ResponderExcluir
  7. Mônica, achei o documentário muito interessante. Com ele aprendi que todos nós somos descendentes do mesmo genes da mitocôndria da EVA que viveu a cerca de 150 mil anos atrás na África Oriental, as filhas e netas da Eva foram responsáveis por levar a humanidade ao resto do mundo. Os primeiros seres humanos modernos eram nômades, e viviam da caça, eles andavam em grupos de até mais de 200 pessoas e os grupos muito pequenos ou muito isolados acabavam tendo uma mesma linhagem.
    Durante a trajetória desses grupos eles atravessaram o Mar Morto que tinham suas águas em níveis menores, pelo fato do mundo estar em uma Era Glacial, o último continente a ser povoado foi a América que foi povoada após outra Era Glacial em que se formou uma ponte ligando outro continente a América, o qual é chamado de Estreito de Bering. Enquanto povoavam o mundo os seres humanos modernos encontraram também os neandertais, se eles chegaram a ter relações com os humanos seus genes não sobreviveram, e essa espécie também foi extinta.
    Nós temos uma mesma descendência de Eva porque seus genes foram mais bem sucedidos, só que mesmo tendo a mesma descendência existem diferenças entre nós, uma delas é a cor da pele que pode ser explicada por uma questão de adaptação a quantidade de incidência solar naquela região.
    Vale lembrar também que somente a mãe pode passar para seus filhos os genes da mitocôndria.
    O documentário me ajudou muito a compreender melhor a matéria que já havia sido trabalhada em sala de aula, e a descobrir também coisas que eu não sabia.

    Louise Fagundes 8º SS

    ResponderExcluir
  8. Mônica, eu gostei muito do filme sobre a origem dos homens. Com ele, pude complementar os meus estudos e aprofundar meus conhecimentos sobre a matéria. Com ele pude aprender:

    A mitocôndria é uma organela da célula, responsável pela produção de energia e auxilia na respiração. Como sabemos, todos os humanos possuem essa organela, mas somente as mulheres são capazes de transmitirem para os filhos. Desde os tempos antigos, a sociedade já questionava quem ou quais foram os primeiros humanos e graças a pesquisadora Rebecca Linn, descobrimos qual foi o nosso ancestral mais antigo. A ideia da pesquisadora, foi analisar o DNA mitocondrial de alguns humanos, e com ele foi possível obter resultados precisos, viajando mais de 150 mil anos, e chegando a resposta que o nosso ancestral mais antigo, foi uma mulher africana. Eles observaram que pequenas mudanças ocorrem no DNA mitocondrial, deixando pequenos marcadores com uma frequência bem constante. Os primeiros humanos com esses marcadores foram os africanos. Assim, acabando com as especulações, a pesquisadora e sua equipe afirmaram que o berço da humanidade era a África. Ou seja, em todos nós, temos genes da Eva, a nossa "mãe". Isso significa também que existe a possibilidade de termos irmãos espalhados por todo o globo. Mas, como isso foi possível? Todos sabemos que os africanos viviam de coleta e caça de animais. Frequentemente, se deslocavam atrás de alimento e fonte de sustento. A tentativa foi atravessar o deserto, mas todos morreram pelas condições inóspitas. 4000 anos depois, os seus descendentes foram em direção ao Norte da África. Novamente, se deslocaram para atravessar o Mar Mediterrâneo. Isso, foi o início da popularização do mundo. Data-se que os africanos penetraram em terras estrangeiras 7000 anos atrás. A População estava crescendo e se dividindo, e foi dando continuidade a exploração do mundo em busca de sobrevivência. Logo depois, já foram encontradas evidências na Malásia. Passado algumas épocas, os homens se dirigiram para a Austrália, o que foi considerado o 2° maior êxodo humano. Na Europa, pequenos grupos se fixaram, sendo mais evoluídos intelectualmente e já usavam técnicas avançadas. Esses homens, encontraram uma grande surpresa no solo europeu: naquelas terras, viviam pessoas parecidas com eles, mas de espécie diferente, o Neandertal. As maiores diferenças entre esses homens são o formato do crânio, características físicas e intelectuais. Os pesquisadores falam que os Homos sapiens ( a nossa espécie) eliminou os Neandertais. Por último, faltando o continente americano, os nossos ancestrais passaram pelo Estreito de Bering, um canal que liga a Ásia e a América. Nessa ordem, superficialmente, aconteceu a popularização do mundo, que passou por diversos avanços até chegar onde estamos. Para finalizar, a pesquisadora explica o porque de termos características tão distintas. Isso se deu pela seleção natural e adaptação a cada ambiente. Fatores como o clima também pode influenciar.

    Mariana Cruz Braga
    8º Ano 'S'

    ResponderExcluir
  9. Mônica,a partir do documentário pude aprender que somos ancestrais de uma eva que viveu a mais de cinco milhões de anos atrás, saber que o genes dessa eva foi passado de geração em geração até chegar a nós na atualidade é muito interessante. A partir dela e de seus filhos e netos chegamos onde estamos, penso eu que entender as nossas verdadeiras origens e saber que as mitocôndrias de nossas células são originadas apenas de nossas mães é muito bacana. No documentário também fala sobre a Era Glacial,que foi quando a maré baixou possibilitando a travessia, foi a partir daí que os humanos modernos começaram a aprender a criar ferramentas para sua sobrevivência.
    Maria Eduarda Anacleta
    8° Ano ss

    ResponderExcluir
  10. Mônica,
    Gostei bastante do documentário, porque com ele pude ter novas descobertas e aprofundar mais sobre algumas coisas que já sabia. Algumas coisas que me chamaram bastante atenção foram que:
    A caça há 150 mil anos era fundamental para a sobrevivência. E isso explica muito da evolução do homem, porque para isso era necessário um bom pensamento e um bom planejamento, além de muita inteligência e outras coisas. Naquela época eles eram tecnológicos, porque sabiam produzir armas e se defenderem de acordo com cada estação.
    A Eva não era a única mulher daquela época, nem a mais fértil, mas seus genes foram os mais bens sucedidos e únicos que sobreviveram. Eles foram passados para suas filhas e netas. As mulheres passam para filhos e filhas, mas os homens não conseguem “passar para frente”
    As mitocôndrias são pequenas estruturas encontradas dentro de quase todas as células humanas. São separadas do DNA cromossômico, que é responsável pela nossa altura ou cor dos olhos.
    A era glacial congelou o mundo todo, dificultando com que os grupos de africanos se espalhassem pelo mundo, fazendo com que a moradia fosse a grupo. Mais tarde, pela falta de alimentos, tiveram que atravessar o mar vermelho pela sobrevivência. Cada grupo teve que seguir para um lugar e nunca mais se encontraram.
    O que eu posso concluir é que todos nos fomos originados da Eva e que as mulheres são muito importantes para a reprodução da espécie humana.
    Lisa Millena 8º “s”

    ResponderExcluir
  11. Mônica,
    Gostei muito do documentário. Aprendi muito com ele. Ele fala sobre a Eva mitocondrial que viveu 150 mil anos na África. Uma mulher que virou a Eva genética, aquela que todos nós nos descendemos. Ela não era a única mulher fértil, ou a única que existia naquela época, mas seus genes foram os mais bem sucedidos e os únicos que sobreviveram. Todos nós podemos traçar uma linha ancestral comum até esta mulher, através do DNA mitocondrial. Nós só podemos herdar a mitocôndria das nossas mães por isso que é MÃE da humanidade. No documentário, foi contado também sobre um período glacial, onde a maré abaixava. Assim facilitando o deslocamento dos primeiros povos e desenvolvendo as habilidades para caça, pesca, dentre outras. O documentário me ajudou muito a entender melhor a matéria explicada na sala de aula, além de me mostrar como tudo aconteceu e desta forma aprimorar os meus conhecimentos.
    MARCELA VIEIRA DE CARVALHO
    8° ano ``S´´

    ResponderExcluir
  12. Aprendi que Eva é a mãe de toda a nossa humanidade.Ela viveu na África Oriental a 150.000 anos.As suas filhas e netas teriam a responsabilidade de levar os seres humanos para fora da África para o resto do mundo se desenvolver.
    Nós só podemos herdar a mitocôndria das nossas mães por isso que é MÃE da humanidade. No documentário, foi contado também sobre um período glacial, onde a maré abaixava. Assim facilitando o deslocamento dos primeiros povos e desenvolvendo as habilidades para caça, pesca e outros.

    Felipe Anjos de Menezes
    8° ano SS

    ResponderExcluir
  13. Mônica,
    Eu adorei o documentário, pois com ele eu pude aprender muitas coisas sobre o conteúdo que estamos estudando.
    Através de uma linha genética continua somos ligados ao nosso passado. A Eva genética, a mulher de que todos nos descendemos. Ela não era a única mulher vivendo na época e nem a mais fértil, mas seus genes foram os mais bem sucedidos, e os únicos que sobreviveram. Todos que estão vivos hoje podem traçar uma linha ancestral comum até essa única mulher através de uma parte especial do nosso DNA, o DNA mitocondrial. As mitocôndrias são estruturas encontradas em quase todas as células humanas, os homens os herdam de suas mães, mas não podem passá-la adiante. nas mulheres ele passa de mãe para filha ate a ultima geração quase inalterado. E é desta forma que podemos traçar de volta o nosso caminho de volta ate nossa Eva genética e suas filhas.
    A áfrica é o local de nascimento de todas as espécies humanas que vivem neste planeta. Estima-se que o numero de integrantes da espécie Homo sapiens que saiu da África e enfrentou todas as condições desfavoráveis para povoar o mundo foi muito pequeno. Todo esse trajeto de ocupação foi feito por grupos coesos, integrados. A hipótese é que esse comportamento teria selecionado indivíduos colaborativos, capazes de ajudar o grupo e consequentemente serem ajudados.
    ANNA KAROLINA MOTA PEREIRA 8º ano ‘S’

    ResponderExcluir
  14. Mônica gostei muito do documentário, com ele pude compreender sobre a Eva, a nossa mãe genética, a mãe de toda a humanidade, que viveu ha 150 anos na África Oriental. Suas filhas e netas foram as responsáveis de levar a humanidade para o resto do mundo, eles andavam e caçavam em grupos, onde foram se separando e locomovendo para lugares diferentes.
    Aprendi também sobre a Era Glacial, onde a maré se abaixou, possibilitando os primeiros humanos modernos a se deslocarem e com isso começaram a aprender e criar ferramentas para sobreviverem.

    Luana Aguar Oliveira 8º ss

    ResponderExcluir
  15. Mônica,
    Gostei muito do documentário, pois com ele pude aprimorar meus conhecimentos, e aprender que:
    Todos nós humanos atuais somos descendentes de uma só mulher que é a mãe da humanidade e viveu há 150 mil anos atrás na África Oriental, na qual recebe o nome de Eva mitocondrial. Mas não existia somente ela de mulher na época, só que foram os filhos dessa mulher que geraram nossa linhagem, pois os filhos de outras mulheres foram se perdendo. Nós seres humanos só somos descendentes dela, porque somente as mulheres transmitem mitocôndrias para a sua prole, isso ocorre porque todas as vezes que um espermatozóide fecunda um ovócito gerando uma célula-ovo, as mitocôndrias masculinas são destruídas. As mitocôndrias são organelas responsáveis pela produção de energia nas células que possuem um DNA em seu interior, permitindo a comparação da diferença das mutações entre as moléculas em dois indivíduos. O surgimento da nossa linhagem ocorreu no período em que o mundo vivia uma Era Glacial. O nível do mar diminuiu,e os Homos sapiens atravessaram o mar Vermelho, por conta do clima e também pela busca de alimentos, assim passaram a desenvolver habilidades para a sua sobrevivência, como a caça, a coleta, a criação de ferramentas e tecnologias, entre outras coisas. E a medida que o tempo foi passando os seres humanos foram migrando para outros lugares do planeta, assim se desenvolvendo e evoluindo até chegar ao ser humano atual.
    Com isso pude concluir que há um número muito pequeno de mutações entre as moléculas de DNA mitocondrial entre quaisquer humanos no mundo, isso tudo por conta de um ancestral em comum.

    Júlia Campos 8°ano 'S'

    ResponderExcluir
  16. Mônica, gostei muito do documentário, achei ele bem interessante e além de ter aprofundado ainda mais a matéria que foi ensinada em sala.Ele retratou sobre a eva mitocondrial, onde eu aprende que ela morou na Àfrica a mais de 150 mil anos atrás e que somos todos descendentes dela, não é porque ela era a única mulher da época, é pelo fato de que seus genes foram os únicos que sobreviveram. Outra coisa que eu achei bem legal foi que, apenas as mães passam suas mitocôndrias para os filhos, pois quando o espermatozoide fecunda com o ovo as mitocôndrias masculinas são destruídas. Também teve a era Glacial o momento em que o nível do mar abaixou, fazendo com que os humanos da época atravessassem e começassem a construir suas primeiras ferramentas.
    Aissa Fernandes 8ano SS

    ResponderExcluir
  17. Mônica,
    Eu gostei muito do documentário, pois com ele pude aprofundar meus conhecimentos e aprender novas coisas.
    A Eva Mitocondrial é a mãe da humanidade, porque é dela que todos os seres humanos descendem. Ela viveu há 150 mil anos, e suas filhas e netas levariam os seres humanos modernos para fora da África para povoar o resto do mundo, enquanto filhos e filhas de outras mulheres foram se perdendo. Se fossemos ver todos os nossos descendentes, chegaríamos até essa única mulher.
    Estima-se que o número de integrantes da espécie Homo sapiens que saiu da África e enfrentou todas as condições desfavoráveis para povoar o mundo foi muito pequeno. Todo esse trajeto de ocupação foi feito por grupos coesos, integrados. A hipótese é que esse comportamento teria selecionado indivíduos colaborativos, capazes de ajudar o grupo e consequentemente serem ajudados.
    -As mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia, ajudam na respiração e são encontradas em quase todas as células humanas, mas os homens não podem passá-la, porque todas as vezes que um espermatozoide fecunda um ovócito gerando uma célula-ovo, as mitocôndrias masculinas são destruídas.
    Maria Júlia Martins Lima 8º s

    ResponderExcluir
  18. Mônica, gostei muito do documentário, achei ele bem interessante.Com ele eu aprendi que Eva é a mãe de toda a nossa humanidade.Ela viveu na África Oriental a 150.000 anos.As suas filhas e netas teriam a responsabilidade de levar os seres humanos para fora da África para o resto do mundo se desenvolver.Nós só podemos herdar a mitocôndria das nossas mães por isso que é MÃE da humanidade. No documentário, foi contado também sobre um período glacial, onde a maré abaixava. Assim facilitando o deslocamento dos primeiros povos e desenvolvendo as habilidades para caça, pesca, dentre outras. O documentário me ajudou muito a entender melhor a matéria explicada na sala de aula, além de me mostrar como tudo aconteceu e desta forma aprimorar os meus conhecimentos.
    Victor Pereira Barbosa 8º SS

    ResponderExcluir
  19. Mônica,
    Gostei muito do filme,pois a eva mitocontdrial é a nossa mãe genética e todos nós somos derivados dela e afinal sem ela náo existiriamos.

    ResponderExcluir
  20. Mônica,
    Gostei bastante do documentário e com ele pude aprender mais sobre a evolução humana.
    Através do filme sobre a Eva mitocondrial, aprendi que o mundo passou por uma era glacial há 150 mil anos, a África do norte era um vasto deserto com pequenas ilhas, onde eram habitadas por pequenos grupos de pessoas. Foram aí os primeiros caçadores e coletores, esses pequenos grupos lutavam pela sobrevivência também com relação a clima e costumavam se abrigar onde eram possíveis. E foi deste mesmo lugar que surgiu uma mulher que foi considerada a mãe da humanidade, a Eva genética de que todos nós descendemos, viveu há cento e cinquenta mil anos na região central da África Oriental. As filhas e netas de Eva levaram os humanos modernos para fora da África para povoá-lo o resto do mundo. E a jornada de nossos ancestrais, até nosso destino, dias atuais, foi passando por todas as dificuldades tanto climáticas, quanto de sobrevivência, entre elas separações de todo o povo.
    Mas a Eva não era a única mulher que havia na época e nem a mais fértil, apenas seus genes foram mais resistentes do que os das outras mulheres fazendo com eu assim suas filhas e netas fossem mais fortes e conseguissem sobreviver. Mas como foi a Eva e não um homem? Isso ocorreu pelo fato de os homens não conseguirem passar as mitocôndrias para os filhos. No processo de fecundação, o espermatozóide fecunda um ovócito gerando uma célula- ovo, e quando ocorre as mitocôndrias masculinas são destruídas.
    Bom, isso foi um pouco do que eu aprendi e da minha conclusão.
    Clara Fróes Dias 8° S


    ResponderExcluir
  21. Mônica,
    através do documentário pude compreender melhor a matéria que está sendo estudada. Eu aprendi mais sobre a Eva mitocondrial, que todos nós somos descendentes dela, que ela viveu em torno de 150 mil anos atrás e que ela não era a única mulher na época, mas seus genes foram os únicos que sobreviveram. Aprendi também que nossos ancestrais foram obrigados a migrar devido as condições climáticas e povoaram as praias, onde tinham uma dieta a base de peixe e frutos marinhos, mas após isso eles se mudaram para outras regiões com menos intensidade solar, por isso diminui sua melanina e sua pele clareou um pouco mais. Ah, e também o nível do mar era menor, o que possibilitou a sua passagem para outras regiões.
    Hudson Fernandes Sales, 8s

    ResponderExcluir
  22. Mônica,
    gostei muito do documentário e com ele aprendi mais sobre a mãe da humanidade, a Eva mitocondrial.
    Há 150 mil anos a terra passou por uma era Glacial que não permitia muitas formas de vida na Terra. A Eva não era a única mulher fértil, mas foi bem sucedida em passá-los a diante. Os nossos ancestrais vieram da África e viviam, basicamente, da pesca e caça, se deslocavam facilmente para se manterem vivos. Se observarmos o DNA de todas as pessoas veremos que somos parecidos, mas temos características diferentes porque os ancestrais, quando se deslocaram para locais diferentes, tiveram que se adaptar ao clima, ambiente, etc. as condições climáticas não eram boas para se viver, por isso eles se deslocavam para locais onde tinham mais acesso e facilidade.Então, os primeiros seres foram se desenvolvendo cada vez mais e tornando mais fácil a vida para eles.
    A Eva foi muito bem sucedida em relação à fertilidade, com ela a humanidade conseguiu crescer, por conta da mitocôndria passada dela para suas filhas e de suas filhas para as netas.

    ISABELLE GOMES 8ºS

    ResponderExcluir
  23. Professora Mônica,
    Documentário ótimo pois aprendi bastante sobrea a nossa matéria que estamos atualmente.Através do filme sobre a Eva mitocondrial, aprendi que o mundo passou por uma era glacial há 150 mil anos e que somos descendentes dela e ela não era a única viva existia mais porem os únicos genes que sobreviveram ela dela e no documentário fala que as mulheres passam suas mitocôndrias para os filhos, já o homem quando o espermatozoide fecunda ele e destruído e que TUDO que temos hoje foi com base da nossa Origem sendo assim o Fogo que era feito com pedra e madeira.
    Júlio Emanuel Martins. 8º SS

    ResponderExcluir
  24. Professora Mônica,eu achei o documentário muito interessante pois nele,pude aprender sobre a Eva mitocondrial e a evolução humana.
    A Eva Mitocondrial é a mãe da humanidade, porque é dela que todos os seres humanos descendem. Ela viveu há 150 mil anos, e suas filhas e netas levariam os seres humanos modernos para fora da África para povoar o resto do mundo, enquanto filhos e filhas de outras mulheres foram se separando indo para diferentes locais. Se fossemos ver todos os nossos descendentes, chegaríamos até ela.A Africa é o local de nascimento de todas as espécies humanas que vivem neste planeta.Nós temos uma mesma descendência de Eva porque seus genes foram melhor sucedidos, só que mesmo tendo a mesma descendência existem algumas diferenças, uma delas é a cor da pele pela quantidade de incidência solar naquela região.
    Vale lembrar também que somente a mãe pode passar para seus filhos os genes da mitocôndria,já o homem quando o espermatozoide fecunda ele e destruído.
    Bem,essa foi minha conclusão sobre a matéria.
    EDUARDA DIAS FREITAS-8º S

    ResponderExcluir
  25. Monica,gostei muito do documentário, achei interessante a forma de como foi abordado o assunto, com estudos e pessoas especialistas no tema dando seus depoimentos e falando um pouco do que sabem. Bom, após assistir esse vídeo aprimorei meus conhecimentos e descobrir novas coisas sobre a nossa origem e resumindo tudo mostrado no documentário concluir que: a Eva Mitocondrial foi a mulher a qual nos deu origem, após sua morte suas filhas deram continuidade a nossa espécie que eram chamada de Homens Modernos. Depois de uma era glacial terrível a parte da África que estavam localizados(homens modernos) se tornou um grande e seco deserto que fez com que eles tivessem a necessidade de deslocarem e passarem por novas experiencias. Assim esses grupos de pessoas foram se dividindo e cada um foi para uma direção diferente. Passaram por diversas dificuldades e muitos morreram, mas dessa forma eles espalharam por vários continentes popularizando o mundo. Mas por que as pessoas possuem diferentes cores de pele s todos nós originamos de uma mesma mulher negra? Bom, pelo fato de que de acordo com os lugares que as pessoas se localizavam, tinham que se adaptar ao ambiente e suas características físicas, sendo assim as cores de cada um varia de acordo com seus descendentes. Para descobrir tudo isso foi preciso fazer várias pesquisas que nos levam hoje a compreender melhor de onde e de quem fomos originados!
    Dianny Nicolle 8º"S"

    ResponderExcluir
  26. Mônica, com base no documentário eu pude entender que todos os seres humanos atuais são descendentes de uma unica mulher, originária da África: a chamada Eva Mitocondrial. Ela não era a única mulher daquelas terras, mas seus genes foram os únicos a sobreviver, ou seja: em forma de prole.Os filhos das outras mulheres não sobreviviam ou tiveram sua linhagem genética interrompida, ou seja, sem dar continuidade a geração. Foram os filhos da Eva que sobrevieram e deram continuidade a geração, cujos descendentes saíram da África e se espalharam pelo planeta. Essa descoberta foi realizada a partir do DNA mitocondrial, em que somente as mulheres podem passar para a prole durante a gestação.então todos os Humanos têm uma parte em seu DNA da Eva.As diferenças que temos podem ser explicadas como parte de pequenas adaptações que foram surgindo de acordo com cada local em que os seres humanos povoavam.

    Bruno Nathan, 8º "s"

    ResponderExcluir
  27. Mônica,gostei muito do documentário e dos slides sobre a matéria.Com eles pude concluir e aprender sobre: A Eva que foi provavelmente um de nossos ancestrais pois todos nós hoje podemos traçar ligações com ele. Ela não era a única mulher viva na época mais é com ela que temos mais características comuns. Essas conclusões foram tiradas através dos dna’s mitocondriais. o DNA mitocondrial é passado de mãe para filhas e filhos, e vale lembrar que os homens não conseguem passar esse material adiante pois eles são destruídos na fecundação. Os filhos e netos dessa Eva foram responsáveis por levar a humanidade ao resto do mundo. Os primeiros seres humanos modernos eram nômades, e viviam da caça. Durante a trajetória desses grupos eles atravessaram o Mar Morto que tinham suas águas em níveis menores, pelo fato do mundo estar em uma Era Glacial, o último continente a ser povoado foi a América que foi povoada após outra Era Glacial em que se formou uma ponte ligando outro continente a América, o qual é chamado de Estreito de Bering.
    Rebeca Cann foi a cientista pioneira na descoberta do DNA mitocondrial. Ela descobriu, através de pequenas mutações inofensivas que ocorrem a cada instante no nosso dna mitocondrial, que todos nós podemos traçar uma linha genética com a Eva. Assim ela conseguiu imaginar que os africanos seriam os seres mais velhos do mundo.
    Acredita-se que Australopithecus Afarensis foram os primeiros hominídeos a erguer o corpo para ver melhor a superfície. Eles já tinham andar bípede e tem 3 milhões de anos de idade. Depois deles vieram o Homo habilis entre 2,5 e 2 milhões de anos no leste da África. Como o nome já diz eles começaram a ser habilidosos e começaram a criar diversas ferramentas. Depois o Homo erectus que foi o primeiro a emigrar da África e povoar grande parte da Europa; eles eram capazes de construir ferram, entas mais sofisticadas e também descobriram fogo; pela forma de sua faringe pensa-se que era capaz de falar. O Homo neandertalenses( 400 mil anos de idade) vive a Idade do Gelo na Europa e na Ásia Ocidental ; foram os primeiros a adaptar-se ao clima extremo da era glacial. há 25 mil anos extinguiram-se.
    Homo sapiens: Ainda esta em discussão a origem dessa espécie, em bora já seja possível estabelecer que o ser humano atual não guarda parentesco com os neandertais. Há 120 mil anos inicia a ocupação da África.
    Sara Beatriz 8°"ss"

    ResponderExcluir
  28. Monica
    Gostei muito do vídeo que me ajudou a compreender melhor a materia.A Eva Mitocondrial:foi uma mulher que deu origem a todos nós,após a morte de suas filhas deram continuidade a espécie que era chamado de homens modernos(nossa espécie).
    Primeiro veio os AUSTRALOPITHECUS: que viveram 3 milhoes de anos,habitavam o leste da África.
    HOMO HABILIS:2,5 milhoes de anos no leste da África,criaram ferramentas de pedras e ossos para cortar e raspar.
    HOMO ERECTUS:1,8 milhoes de anos na África Oriental,primeiros hominídeos a emigrar da África e povoar grande parte da Europa e chegar na China e na ilha de Java no extremo oriente,e tambem descobriram o fogo.
    HOMO NEANDERTALENSIS:400 mil de anos,viviam na idade do gelo na Eueopa e na Ásia Ocidental.Adaptaram ao clima extremo,construiram cabanas,realizavam funeraís.
    HOMO SAPIENS:homens de hoje
    Mariana Esteves 8S

    ResponderExcluir
  29. Mônica,
    A partir do documentário pude entender que temos um ancestral comum: a Eva Mitocondrial. Ela era uma mulher que ficou conhecida como Eva genética.
    O documentário também aborda sobre a época glacial. Nessa época a maré baixava, facilitando assim a locomoção dos humanos.
    Nós seres humanos evoluímos muito desde primitivos à homens modernos , como na atualidade!

    ResponderExcluir
  30. Olá Mônica, eu gostei bastante dos documentários postados acima. Através do filme sobre a Eva mitocondrial, aprendi que o mundo passou por uma era glacial há 150 mil anos, a África do norte era um vasto deserto com pequenas ilhas, onde eram habitadas por pequenos grupos de pessoas. Mas não existia somente ela de mulher na época, só que foram os filhos dessa mulher que geraram nossa linhagem, pois os filhos de outras mulheres foram se perdendo. Nós seres humanos só somos descendentes dela, porque somente as mulheres transmitem mitocôndrias para a sua prole, isso ocorre porque todas as vezes que um espermatozóide fecunda um ovócito gerando uma célula-ovo, as mitocôndrias masculinas são destruídas. As mitocôndrias são organelas presentes no interior das células animais, mais especificamente no citoplasma, são elas que realizam o importante processo de respiração celular. A áfrica é o local de nascimento de todas as espécies humanas que vivem neste planeta. Estima-se que o numero de integrantes da espécie Homo sapiens que saiu da África e enfrentou todas as condições desfavoráveis para povoar o mundo foi muito pequeno.
    Marcella Fróes 8 ano

    ResponderExcluir
  31. Olá Mônica, gostei muito dos documentários postados. Através do filme aprendi muito sobre a erva Mitocondrial, aprendi também que o nosso mundo passou por uma era glacial há mais ou menos 150 mil anos. E aprendi também que ela não era a unica mulher viva na época, mas com ela que temos mais característica comuns. Aluno: Iasser Mahmoud 8 ano SS

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas