quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

9º ANO MÉTODO CIENTÍFICO/ José Gorutuba

37 comentários:

  1. Mônica aprendi que o método científico é o procedimento científico utilizado para ajudar a explicar porque as coisas acontecem do jeito que acontecem.
    As etapas do método científico são:
    Observação,hipóteses,experimentos controlados,analise dos resultados,conclusões e teorias.

    ALUNO: Nícolas Davi Pereira Alves
    TURMA: 9º A
    ESCOLA: E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  2. Mônica aprendi que os animais foram sofrendo modificações ao longo do tempo e evoluindo de acordo com o ambiente e comida.
    Aluna:Maria Izabella
    Turma:7 SS
    Escola:Cec

    ResponderExcluir
  3. Mônica aprendi que os animais foram sofrendo modificações ao longo do tempo e evoluindo de acordo com o ambiente e comida.
    Aluna:Maria Izabella
    Turma:7 SS
    Escola:Cec

    ResponderExcluir
  4. Mônica aprendi que os animais foram sofrendo modificações ao longo do tempo e evoluindo de acordo com o ambiente e comida.
    Aluna:Maria Izabella
    Turma:7 SS
    Escola:Cec

    ResponderExcluir
  5. Monica , gostei muito da materia pra mim ela é muito divertida e diversa ou seja é uma materia que nao só educadores e alunos da area da ciência podem estudar mas sim todo mundo juntos; com base das materias em sala de aula aqui no blog foi uma queima de duvidas eu tirei minhas duvidas na parte do experimento e hipotese ok,gostei muito do blog e da materia
    Aluno:Tiago Soares De O.
    Turma:9°anoC
    Escola:E.E.J.G

    ResponderExcluir
  6. Mônica,gostei muito sobre o método científico e aprendi muito mais com seu blog,com as explicações,videos,exercícios.Esse blog tirou todas as minhas dúvidas principalmente em levantamentos de hipóteses,agora quando eu tiver duvidas ou esquecer de algo já sei
    que seu blog vai me ajudar.
    Aluna:Daniely Alves Souza
    Turma:9ºanoB
    Escola:E.E.J.G

    ResponderExcluir
  7. entendir que O método científico pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados o mais confiáveis quanto for possível. Entretanto, o método científico é algo mais subjetivo, ou implícito, do modo de pensar científico do que um manual com regras explícitas sobre como o cientista, ou outro, deve agir.Geralmente o método científico engloba algumas etapas como: a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, por fim, a conclusão.

    aluno:BRENO SILVA SANTOS
    turma:9anoA
    escola:E.E.J.G

    ResponderExcluir
  8. Monica, com o blog pude aprofundar meus conhecimentos sobre o assunto, ele me ajudou muito, tirou muitas duvidas minhas.
    Pude entender que as atividades de investigação cientifica, utilizam o denominado MÉTODO CIENTIFICO. Ele é definido como um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento. Os slides mostram as etapas de um método cientifico q são:
    1- A OBSERVAÇÃO: observar os fatos, suas características..Essa observação pode ser reiterada, minuciosa, rigorosa e sistemática
    2- BUSCA DE INFORMAÇÕES: Aprofunde seus conhecimentos sobre o fato
    3- FORMULE HIPÓTESES: Faca perguntas sobre o acontecimento como: “por que isso acontece?”entre outras perguntas..E tente achar respostas para suas perguntas. Isso pode explicar justificar as características que foram observadas.
    4- EXPERIENCIA: Faca experiências para comprovar sua hipótese
    5- CONCLUSÃO: depois de fazer a experiência, você tira a conclusão se a sua hipótese estava correta ou não.
    Com os vídeos aprofundei meu conhecimento, e vi exemplos de como e um método cientifico. Enfim, gostei muito do blog.
    Karen 9 ano A
    EEJG

    ResponderExcluir
  9. Mônica,eu gostei muito de estudar sobre o método cientifico e achei muito legal a brincadeira das fotos... Aprendi que o método cientifico é realizado por etapas, que são:
    1°: OBSERVAÇÃO: é a etapa em que observa os fatos, observa os acontecimentos e o que algo é...
    2°: LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES: após observar algo, essa é a etapa em que começamos a levantar hipóteses, levantar soluções para determinada coisa...
    3°: EXPERIÊNCIA: é a etapa em que testamos a nossa hipótese, colocamos ela em prática para saber se ela está correta...
    4°: CONCLUSÃO: a última fase do procedimento do método cientifico, é quando chegamos à conclusão se a nossa hipótese está correta ou errada.
    Aprendi também que no método cientifico não é certo nem errado, que o erro é o que faz o cientista, porque assim que ele vai errando, está mais perto de chegar à conclusão correta, e todos nós podemos usar o método cientifico em diversas coisas da nossa vida.
    Aluna: Ellen Ander Dias
    Escola: EEJG
    Turma: 9° ano A

    ResponderExcluir
  10. MÔNICA, eu achei bastante interessante e legal o BLOG, pois e uma aula a mais e tirei todas as minhas duvidas; o que eu gostei mais foi os vídeos e do exercícios com eles eu tive uma base melhor sobre o MÉTODO CIENTIFICO (observação, informação, hipóteses, experiência e conclusão) Samuel 9 ano c EEJG

    ResponderExcluir
  11. Mônica, com suas explicações em sala de aula e com o blog, eu aprendi bastante sobre a matéria(método científico). Entendi que o método científico pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com a intenção de obter resultados o mais confiáveis possíveis e também entendi que, para que possa ser feito o método científico, deve ser seguidas as seguintes etapas: Observação, hipótese, experimentos controlados, análise dos resultados, conclusões e teorias.

    Aluna: Danielle Cunha Montanha
    Turma: 9º ano A
    Escola: E.E.J.G

    ResponderExcluir
  12. Monica eu gostei muito dessa materia e a parte que mais gostei foi sobre o método científico 1- A OBSERVAÇÃO: observar os fatos, suas características..Essa observação pode ser reiterada, minuciosa, rigorosa e sistemática
    2- BUSCA DE INFORMAÇÕES: Aprofunde seus conhecimentos sobre o fato
    3- FORMULE HIPÓTESES: Faca perguntas sobre o acontecimento como: “por que isso acontece?”entre outras perguntas..E tente achar respostas para suas perguntas. Isso pode explicar justificar as características que foram observadas.
    4- EXPERIENCIA: Faca experiências para comprovar sua hipótese
    5- CONCLUSÃO: depois de fazer a experiência, você tira a conclusão se a sua hipótese estava correta ou não.

    Pude aprender melhor com o blog de uma maneira divertida ..

    E.E.J.G camila mirella 9ºA

    ResponderExcluir
  13. Monica gostei da explicação da matéria e achei interessante o método cientifico. Eu intendi que o método cientifico e usado para investigar um fato e intende-lo, primeiro se observa o fato, faça uma pergunta, levante uma hipótese, faça uma experiencia e tenha uma conclusão se a hipótese e verdadeira ou não
    aluno:EMERSON EUGÊNIO 9 ANO A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  14. Mônica, com este post e com os exercícios em sala de aula, aprendi que as atividades de investigação científica, utilizam o denominado MÉTODO CIENTÍFICO,que é um conjunto de etapas ou passos que um cientista segue, em uma sequência lógica e organizada, para estudar os fenômenos. As principais etapas do método científico seguidas pela maioria dos cientistas do mundo são:
    1-OBSERVAÇÃO:Análise crítica dos fatos;
    2-QUESTIONAMENTO:Elaboração de uma pergunta ou identificação de um problema a ser resolvido;
    3-HIPÓTESE:Possível resposta a uma pergunta ou solução de um problema;
    4-EXPERIMENTAÇÃO:Teste da hipótese através de experimentos;
    5-CONCLUSÃO:A partir da análise do resultado, aceita-se ou rejeita-se a hipótese.
    Aprendi também que o erro nos ajuda a chegar mais perto do acerto.

    Vitória Dias Brito
    9ºA
    E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  15. Mônica, aprendi q o método científico é usado na intenção de se obter novos resultados e pra isso temos q observar, levantar hipótese, fazer uma experiencia e concluir se sua hipótese tava realmente certa, ou seja, o método cientifico pode ser definido como o conjunto de regras básicas para chegar a conclusão de uma investigação cientifica. Com o blog aprofundei meus conhecimentos e tirei duvidas sobre o método cientifico.

    Ludimila Ribeiro
    9° A
    EEJG

    ResponderExcluir
  16. Monica, gostei muito da materia do metodo ciencitifo nele eu aprendi coisas variantes como nova formas de olha os objetos e um estudo mais aprfundado como observaçao , levantameno de hipotese, experimento e a conclusao gostei muito do blog e da materia
    ALUNO:Tiago Soares DE Oliveira
    TURMA: 9° ano C
    ESCOLA: E.E.J.G
    È meu 2 comentario no blog ok

    ResponderExcluir
  17. Ola Monica,
    Adorei poder saber mais sobre método cientifico!
    Aprendi que o método cientifico é o procedimento utilizado para ajudar,a explicar porque as coisa acontecem, do jeito que acontecem.E que o primeiro passo na solução de um problema cientifico é reconhecer o problema,para encontrar uma resposta ou seja uma solução para esse problema.E para solucioná-lo é preciso entender o que já sabemos,depois precisamos observá-lo e dessas observações tiraremos algumas conclusões,sobre o que observamos,depois traduzimos tudo e formulamos uma hipótese,que é uma explicação testável,então fazemos uma serie de experimentos que chegaremos a uma conclusão,ou seja uma resposta para o nosso problema.
    Bom com este post pude aprofundar meus conhecimentos e tirar varias duvidas sobre a matéria gostei muito!!!
    Karla Geovana
    9º ano “A”
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  18. Mônica com o blog e com a dinâmica das fotos na escola aprendi o que é o método cientifico.E que as etapas do método científico são:
    1-Observação: Observa e analisa os fatos;
    2-Questionamento:Elabora uma pergunta sobre o fato;
    3-Hipótese:Levanta a hipótese da resposta à pergunta feita;
    4-Experimentação:experimenta a hipótese através do experimento;
    5-Conclusão:Assim tendo o resultado se nossa hipótese estava errada ou certa.
    Aprendemos também que todos erramos antes de acertar,e isso faz parte.

    Mariana Luísa Brandão E.E.J.G
    9ºano A

    ResponderExcluir
  19. Monica, com o blog pude aprofundar meus conhecimentos sobre o assunto, ele me ajudou muito, tirou muitas duvidas minhas.
    MÉTODO CIENTIFICO. Ele é definido como um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento. Os slides mostram as etapas de um método cientifico q são:
    .A Observação
    .Busca de informações
    .Formule Hipóteses
    .Experiencia
    .Conclusão

    Gostei muito de estudar sobre essa matéria, e achei bem interessante a brincadeira com as fotos, pois com isso pode me aprofundar mais sobre a matéria.

    Isadora Fernanda
    9ºano A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  20. Monica , com a leitura e os vídeos pude entender muitas coisas que estava em duvida sobre o metodo cientifico:
    -A primeira etapa e a da observação que analisa os fatos, depois acontece a busca das informações, onde vai surgir varias hipóteses(perguntas) depois levantamos uma hipótese a pergunta feita logo apos vem os experimentos assim chegamos a conclusão ou seja o resultado.
    Achei muito interessante a parte da explicação sobre a língua da ciencias pois não sabia que o inglês e a lingua oficial...
    Os slides me ajudou a esclarecer varias duvidas que eu vinha tendo; Sobre a brincadeira com as fotos foi legal mais foi meio trabalhoso para identificar quem era mas isso ajudou a ter mais um conhecimento sobre o metodo cientifico..
    Tatiane de Oliveira Moura
    9 Ano A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  21. Mônica através do blog eu aprendi que o método cientifico é um modo para desenvolver experiências e formular novos conhecimentos.
    No método cientifico há varias etapas:
    OBSERVAÇÃO:É preciso observar seu acontecimento as circunstâncias e suas características.
    BUSCA DE INFORMAÇÕES: Buscar informações a respeito do fenômeno com o objetivo de confirmar e reafirmar as observações efetuadas.
    FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES:o cientista deve criar uma argumentação que explica e justifica cada uma das características apresentadas sobre o fenômeno.
    EXPERIMENTAÇÃO:Depois de formular hipóteses deve fazer experimentos para comprovar que esta é válida em todos os casos.
    CONCLUSÃO:Após analisar os dados e fazer experimentos os cientistas chegam a conclusão se sua hipótese está certa ou errada.
    Aprendi também que a língua oficial da ciência é o inglês pois as grandes revistas internacionais são escritas em inglês,assim os cientistas tem que aprender a ler textos em inglês para realizar suas pesquisas.

    ALUNA:Layla Gabrielle Nogueira
    9º ano A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  22. Mônica, com o post e as matérias que apendi na sala de aula, aprendi que as atividades de investigação científica, utilizam o denominado método científico, que é um conjunto de etapas ou passos que um cientista segue, em uma sequência lógica e organizada, para estudar os fenômenos.
    Esses são os passos:
    1°: Observação: é a etapa em que observa os fatos, observa os acontecimentos e o que algo é...
    2°: Levantamento de hipóteses: após observar algo, essa é a etapa em que começamos a levantar hipóteses, levantar soluções para determinada coisa...
    3°: Experiência: é a etapa em que testamos a nossa hipótese, colocamos ela em prática para saber se ela está correta...
    4°: Conclusão: a última fase do procedimento do método cientifico, é quando chegamos à conclusão se a nossa hipótese está correta ou errada.
    Aprendi também que no método cientifico não é certo nem errado, que o erro é o que faz o cientista, porque assim que ele vai errando, está mais perto de chegar à conclusão correta, e todos nós podemos usar o método cientifico em diversas coisas da nossa vida.

    Thamires Rabelo Jorge
    9º A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  23. Mônica,gostei muito de aprender sobre o método científico, que são as atividades de investigação científica que utilizam esse método.Gostei também daquela experiência que fizemos com as fotos e percebi que é difícil chegar a uma conclusão,e para isso existe 4 etapas para nos ajudar:
    1-Observação:Observar o fato,analiza-lo,fazer críticas, observar suas características...
    2-Busca de informação:procurar aprofundar seus conhecimentos...
    3-Levantar hipótese :Fazer perguntas sobre o fato ,buscando encontrar uma resposta...
    4-Experiência :Colocamos a nossa hipótese em prática,tentando comprova-la...
    5-Conclusão:Depois que fazemos a experiência comprovamos se ela está correta ou se está errada.
    Vendo os vídeos conseguir aprofundar mais a matéria e tirar as minhas dúvidas.

    Treyci Nayara Oliveira Gonçalves
    9 ano A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  24. MÔNICA, eu descobrir que para chegar a uma teoria, você precisar fazer todas as etapas do método científico. Que composto por cinco etapas:* Observação: Diante de algum sistema ou alguma situação que ocorre na natureza, o cientista é levado pela curiosidade e pela necessidade a buscar formas de entender o que leva aquilo a acontecer. Assim, a partir da observação, que pode ser a olho nu ou com a utilização de instrumentos, como o microscópio, o cientista começa a formular questões.

    Por exemplo, observa-se que a maioria das folhas é verde. Então, a seguinte questão poderia ser levantada: “Por que as folhas são verdes?”.

    * Hipótese: Na tentativa de responder à questão ou às questões levantadas, o cientista passa a tentar dar uma possível resposta que explique o fenômeno observado. Essa é a hipótese, ou seja, afirmações prévias para explicar os fenômenos.

    Por exemplo, para responder à pergunta “Por que as folhas são verdes?”, o cientista poderia levantar a seguinte hipótese: “Alguma substância está presente em todas as folhas verdes e é responsável por lhes conferir essa cor.”.

    * Experiências: Para verificar que a hipótese levantada é realmente verdadeira, o cientista ou a equipe de cientistas realiza vários experimentos controlados, cujos dados são medidos cuidadosamente e anotados. As experiências podem confirmar a hipótese ou mostrar que ela não é verdadeira e deve ser descartada. Assim, outra hipótese poderá ser levantada e outros experimentos serão realizados.

    Com os avanços tecnológicos, atualmente existem muitos aparelhos que tornam essas experiências mais precisas e confiáveis.

    Por exemplo, para comprovar a hipótese de que alguma substância confere a cor verde às folhas, poderiam ser realizados experimentos para isolar alguns compostos presentes em todas as folhas verdes e verificar se alguma dessas substâncias não estaria presente nas folhas que são de outras cores.

    * Lei: Depois de analisar cuidadosamente os resultados obtidos com os experimentos, o cientista tira algumas conclusões. Se comprovar que determinado fenômeno repete-se após certo número de experiências, ele pode formular uma lei. Isso significa que ele descreverá os eventos que ocorrem de modo uniforme e invariável, mas não explicará por que eles ocorrem.

    Por exemplo, o cientista pode formular a seguinte lei: “Todas as folhas verdes possuem a substância clorofila”.

    * Teoria: É a explicação para a lei. A teoria explica não só a questão levantada no início, mas também todas as que surgiram durante as experiências e até mesmo prevê possíveis situações relacionadas.

    Por exemplo, uma teoria seria: “O tom esverdeado das folhas ocorre porque elas produzem grande quantidade do pigmento clorofila. A estrutura da clorofila possui o íon Mn2+, que é o responsável pela cor verde, pois ele absorve bem os comprimentos de ondas das cores vermelha, laranja, azul e violeta, mas reflete grande parte da luz verde, que é a cor que nós enxergamos.”

    ALUNO: GUILHERME ALVES FERNANDES ANO:9 ANO C ESCOLA:E.E.J.G

    ResponderExcluir
  25. oi MÔNICA, eu gostei muito do blog, eu achei bastante legal as atividades a os jogos, gostei muito do vídeo de Beakman e luz, trevas e o método cientifico.com o blog eu tive uma aula a mais e uma base melhor da matéria e tirei todas as minhas duvidas. Samuel Bruno 9 ano C (EEJG)

    ResponderExcluir
  26. Mônica, com o post e as matérias que apendi na sala de aula, aprendi que as atividades de investigação científica, utilizam o denominado método científico, que é um conjunto de etapas ou passos que um cientista segue, em uma sequência lógica e organizada, para estudar os fenômenos.1-Observação:Observar o fato,analiza-lo,fazer críticas, observar suas características...
    2-Busca de informação:procurar aprofundar seus conhecimentos...
    3-Levantar hipótese :Fazer perguntas sobre o fato ,buscando encontrar uma resposta...
    4-Experiência :Colocamos a nossa hipótese em prática,tentando comprova-la...
    5-Conclusão:Depois que fazemos a experiência comprovamos se ela está correta ou se está errada.
    Vendo os vídeos conseguir aprofundar mais a matéria e tirar as minhas dúvidas.

    Marcus Vinicius 9° A EEJG

    ResponderExcluir
  27. Mônica, eu entendi com esse conteúdo que no método cientifico e um conjunto de fases que o cientista segue organizada, tais elas:
    A OBSERVAÇÃO: Observar seu acontecimento as circunstâncias e suas características.
    A BUSCA DE INFORMAÇÕES: A respeito do fenômeno com o objetivo de confirmar e reafirmar as observações obtidas.
    A FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES: O cientista deve criar uma argumentação que explica e justifica cada uma das características apresentadas sobre o fenômeno.
    A EXPERIMENTAÇÃO: Deve fazer experimentos para comprovar que esta é válida em todos os casos.
    A CONCLUSÃO: Os cientistas chegam a conclusão se sua hipótese está certa ou errada,depois de analisar e fazer os experimentos.
    Aprendi também que a língua oficial da ciência é o inglês pois as grandes revistas internacionais são escritas em inglês,assim os cientistas tem que aprender a ler textos em inglês para realizar suas pesquisas.
    E com os videos eu conseguir entender melhor.



    NOME: Maria Vitoria Duraes
    TURMA: 9º ano A
    E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  28. O método científico é um meio científico de perguntas, respostas e descobertas na ciência.
    Ele se divide em fases.
    1° observação: a pessoa observa algo, um acontecimento, um fenômeno natural, etc.
    2° questionamento: faz-se uma pergunta sobre o observado.
    3° hipótese: sugestão de algo sobre o observado.
    4° experiência: é realizada experiências a respeito do observado.
    5° conclusão:é o resultado da(s) experiência(s).
    O método científico é muito usado hoje por todos , e não só na ciência. Ele permite que testamos e descobrimos sobre algo duvidoso, que não sabemos.

    ResponderExcluir
  29. Monica, com o blog pude aprofundar meus conhecimentos sobre o assunto, tirou muitas duvidas que eu tinha. Aprendi sobre as etapas do metodo cientifico que é a observação, logo vem um questionamento seguido de hipotese , e ocorre uma experiencia pra levantar uma conclusão;aprendi que a lingua oficial na ciencia e o ingles
    Pude exclarecer varias duvidas ,
    Marina Fernandes 9 A (e.e.j.g)

    ResponderExcluir
  30. Monica, aprendi bastante com o blog e percebi que me tirou bastante duvidas sobre o metodo cientifico. com essas explicaçoes pude entender como os experimentos sao realizados a base dos metodos cientificos que sao; observaçao, busca de informaçoes, levantamento de hipotese, experimentacao, e a conclusao.
    E que esses metodos soa os principais fatos para descobrir o que e o objeto.
    Monica gostei muito dessa explicasao do blog, assistir todos os videos, e aprendi bastante.

    aluno; MATHEUS FELIPE GOMES BRAGA
    turma; 9 ano B
    escola; E.E.J.G

    ResponderExcluir
  31. Monica, com o blog pude aprofundar meus conhecimentos sobre o assunto, ele me ajudou muito, tirou muitas duvidas minhas.
    -A primeira etapa e a da observação que analisa os fatos, depois acontece a busca das informações, onde vai surgir varias hipóteses(perguntas) depois levantamos uma hipótese a pergunta feita logo apos vem os experimentos assim chegamos a conclusão ou seja o resultado.
    Achei muito interessante a parte da explicação sobre a língua da ciencias pois não sabia que o inglês e a lingua oficial...
    Os slides me ajudou a esclarecer varias duvidas que eu vinha tendo; Sobre a brincadeira com as fotos foi legal mais foi meio trabalhoso para identificar quem era mas isso ajudou a ter mais um conhecimento sobre o metodo cientifico..
    Aluno:Diego Batista
    9º ano B
    EEJG

    ResponderExcluir
  32. MÔNICA, eu descobrir que para chegar a uma teoria, você precisar fazer todas as etapas do método científico. Que composto por cinco etapas:* Observação: Diante de algum sistema ou alguma situação que ocorre na natureza, o cientista é levado pela curiosidade e pela necessidade a buscar formas de entender o que leva aquilo a acontecer.
    1-Observação:Observar o fato,analiza-lo,fazer críticas, observar suas características...
    2-Busca de informação:procurar aprofundar seus conhecimentos...
    3-Levantar hipótese :Fazer perguntas sobre o fato ,buscando encontrar uma resposta...
    4-Experiência :Colocamos a nossa hipótese em prática,tentando comprova-la...
    5-Conclusão:Depois que fazemos a experiência comprovamos se ela está correta ou se está errada.
    Aluno:Marco Antonio
    Turma: 9º ano B
    E.E.J.G.

    ResponderExcluir
  33. oi MÔNICA, eu gostei muito do blog, eu achei bastante legal as atividades a os jogos, gostei muito do vídeo de Beakman e luz, trevas e o método cientifico.com o blog eu tive uma aula a mais e uma base melhor da matéria e tirei todas as minhas duvidas.
    Por exemplo, observa-se que a maioria das folhas é verde. Então, a seguinte questão poderia ser levantada: “Por que as folhas são verdes?”.

    * Hipótese: Na tentativa de responder à questão ou às questões levantadas, o cientista passa a tentar dar uma possível resposta que explique o fenômeno observado. Essa é a hipótese, ou seja, afirmações prévias para explicar os fenômenos.

    Por exemplo, para responder à pergunta “Por que as folhas são verdes?”, o cientista poderia levantar a seguinte hipótese: “Alguma substância está presente em todas as folhas verdes e é responsável por lhes conferir essa cor.”
    aluno:luis gustavo
    turma : 9 ano b
    escola:EEJG

    ResponderExcluir
  34. Mônica através do blog eu aprendi que o método cientifico é um modo para desenvolver experiências e formular novos conhecimentos.
    No método cientifico há varias etapas:
    OBSERVAÇÃO:É preciso observar seu acontecimento as circunstâncias e suas características.
    BUSCA DE INFORMAÇÕES: Buscar informações a respeito do fenômeno com o objetivo de confirmar e reafirmar as observações efetuadas.
    FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES:o cientista deve criar uma argumentação que explica e justifica cada uma das características apresentadas sobre o fenômeno.
    EXPERIMENTAÇÃO:Depois de formular hipóteses deve fazer experimentos para comprovar que esta é válida em todos os casos.
    CONCLUSÃO:Após analisar os dados e fazer experimentos os cientistas chegam a conclusão se sua hipótese está certa ou errada.
    Aprendi também que a língua oficial da ciência é o inglês pois as grandes revistas internacionais são escritas em inglês,assim os cientistas tem que aprender a ler textos em inglês para realizar suas pesquisas.com a leitura e os vídeos pude entender muitas coisas que estava em duvida sobre o metodo cientifico:
    -A primeira etapa e a da observação que analisa os fatos, depois acontece a busca das informações, onde vai surgir varias hipóteses(perguntas) depois levantamos uma hipótese a pergunta feita logo apos vem os experimentos assim chegamos a conclusão ou seja o resultado.
    Aluno:vinicius amaral
    Turma:9 ano B
    Escola:E.E.J.G

    ResponderExcluir
  35. Olá Mônica! Adorei poder saber mais sobre método cientifico!
    Aprendi que o método cientifico é o procedimento utilizado para ajudar,a explicar porque as coisa acontecem, do jeito que acontecem.Eu aprendi coisas variantes como nova formas de olha os objetos e um estudo mais aprofundado como observação , levantamento de hipótese, experimento e a conclusão.Gostei muito do blog.
    Aluna: Daniela Ruas Alves
    turma: 9º C
    Escola: E.E.J.G

    ResponderExcluir
  36. MONICA com o seu blog eu entendi que o Método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimentos já existentes.E com esses videos aula eu tirei todas as minhas duvidas.
    ALUNO:Kaio Fabiano
    TURMA:9 ano A
    E.E.J.G

    ResponderExcluir
  37. Mônica, aprendi muito com o post e além das matérias do blog eu tambem aprendi em sala de aula. Entendi que o método científico é um conjunto de etapas que um cientista segue.
    1-Observação:Observar o fato,analiza-lo,fazer críticas, observar suas características...
    2-Busca de informação:procurar aprofundar seus conhecimentos...
    3-Levantar hipótese :Fazer perguntas sobre o fato ,buscando encontrar uma resposta...
    4-Experiência :Colocamos a nossa hipótese em prática,tentando comprova-la...
    5-Conclusão:Depois que fazemos a experiência comprovamos se ela está correta ou se está errada.
    Vendo os vídeos consegui saber mais sobre a matéria e tirar minhas dúvidas sobre o método cientifico

    Fagner Mateus Teixeira Lopes
    9° B EEJG

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas