nessa 1º primeira etapa aprendi diversas materias que me ensinaram sobre o corpo humano.E aprendi tambem sobre o cerebro,o olho e ate mesmo sobre o ouvido com sua bigorna , seu martelo e o seu estribo.o olho humano e constituido pela cornea ,pupila,iris,humor aguoso,cristalino.o cerebro conte diversos orgaos dentro de si ,como o cerebelo ,o bulbo,o encefalo. AMINTHAS LUCIANO 8ºSS
Nessa primeira etapa aprendi sobre olho humano um orgao muinto sensivel e necessario para a visao composto pela pulpila,cristalino,iris,nervo optico, esclerotica.Tambem aprendi sobreo o ouvido que tem um grande labirinto em seu interior e 3 ossinhos que tem formato de uma bigorna,estribo e um martelo depois aprendemos sobre a ligua e como sentimos o gosto,aprendemos tambem em que parte da lingua sentimos cada gosto,mas o que eu tambem aprndi e que todos eles para funcionar precisao do cerebro uma parte do corpo muinto importante para o que voce faz para cada movimento. JOAO VICTOR CARNEIRO 8ºS
Nessa 1 etapa adorei as materias e aprendir muito e aprimorei meus conhecimentos com as materias do olho,do cérebro,o nariz,o ouvido e a pele. o olho que é um dos principais orgãos da corpo que nos permite a enchegar qualquer material na nosso redor e dentro do olho encantramos a pupila,o cristalino.a cornea,a retina e etc. o cerebro ele é o orgão mais importante que ele é responsável pelo controlamento do corpo. o nariz ele é responsável por captar qualquer cheiro q está ao redor das pessoas e ele é constituido pelas narinas. o ouvido ele é responsável por captar qualquer cheiro ou odor ele é constituido pela orelha, o canal auditivo o timpano e etc. Antonio fonseca 8 ano ss
Nesta etapa aprendi muitas coisas novas e interessantes para mim.Primeiramente eu aprendi sobre o sistema nervoso constituído por nervos, cérebro, medula espinhal, etc. O sistema nervoso é muito importante para nós humanos, pois se pegarmos algo quente automaticamente soltamos, isso é um ato reflexo. Eu também aprendi sobre os sentidos e seus órgãos, sendo mais específico: Olho:Visão; orelha:audição; Língua: paladar; Pele: tato; nariz:olfato. Fiquei muito contente em fazer as experiências do olho do boi(pude entender o olho como é internamente em um olho) e a da jujuba(pude ver a interligação entre olfato e paladar), enfim essa foi uma etapa muito boa e muito produtiva.
Na primeira etapa aprendemos que somos descendentes de Eva Mitocondrial, e os possiveis descendentes do Homem, os macacos.Aprendi também sobre o cérebro as partes dele, e suas funções, a função de lembrar das coisas, de equilibrio, do reflexo, etc. Aprendi também sobre as funções do olho, a suas partes internas e externas e as formas de proteção com olho pois ele é muito sensível, e também aprendemos sobre a audição, como é por dentro, suas funções de cada parte. Também aprendi sobre o paladar, cada parte tem o seu sabor, e também sobre as pápilas gustativas e sobre o tato.
Nesta etapa aprendir sobre filogenia,o ancestral em comum entre o homem e o macaco. Tambem sobre o sistema nervoso,o cerebro,o cerebelo, a medula espinhal,o cordex. Sobre os sentidos a visão, a audição, o paladar e o tato.O olho constitui da cornea,cristalino, iris,pupila,humor aquoso,esclerotica,humor vitreo, retina,conjutiva e nervo optico. O olho com o pavilhão, o canal auditivo, os ossiculos, canais semi-circulares, coclea e nervo auditivo. O paladar,com os sabores doce, salgado,amargo, acido e umami.O nariz com as mucosas amarela e vermelha e amarela ajuda no palada. E tambem o tato com a derme, hipederme, epiderme
Nesta 1ª etapa eu aprendi muito,primeiro foi sobre filogenia. Depois eu vi muita coisa sobre o sistema nervoso: encéfalo, medula espinhal bulbo, cerebelo, cerebro. Mais tarde vimos sobre a evolução do homem : Homo Sapiens, Homo Sapiens Sapiens. Depois eu vi sobre o estudo das celulas humanas: neurônios. Depois vi sobre o olho humano: pupila,o cristalino.a cornea,a retina e etc. O estudos da respiração, porque nós respiramos pelo nariz e não pela boca? O nariz tem uns pelinhos que filtram o ar. Depois vi sobre os sentidos: paladar, olfato, visão, aldição e tato: paladar: lingua, olfato: nariz, visao: olho, aldição: ouvido, tato: pele. KAIO MAX 8° ANO SS
Essa primeira etapa aprendi que existe a eva mitocondrial onde todos nos decendemos dela e ela passava isso de mae para filha e assim por diante, hoje pode traçar uma linha ancestral comum ate a eva mitocondrial. O CEREBRO e o SISTEMA NERVOSO sao os orgao mais imporantes do corpo humano e que muita gente fala que o coraçao é "A fonte de vida" mais sem o cerebro e sistema nervoso nao vivemos. Sei tambem que as celulas nervosas nao se regeneram e nem nasce outras, se uma morrer nao tem outra para entrar no lugar. O olho homano é a coisa mais surpreendente do mundo é composto externamente por: Cilios sobrancelha Iris Pupila e a conjuntiva. Internamente por: Cornea, Humor aquoso, Cristalino, Humor vitrio, e Retina. No ouvido tem um grande trajeto do som no qual vou explicar: Pavilhao auditivo, Canal auditivo, timpano, martelo bigorna e estribo Canial semicirculares coclea e nervo auditivo. O tato é representado pela pele que é composto por: Epiderme Derme e Hipoderme.
Nesta etapa aprendi muitas coisas novas e interessantes para mim.Primeiramente eu aprendi sobre a Eva mitocondrial, que é uma mulher teve e tem até hoje muitos descendentes. Também aprendi sobre o sistema nervoso constituído por nervos, cérebro, medula espinhal, etc. O sistema nervoso é muito importante para nós humanos, pois se pegarmos algo quente automaticamente soltamos, isso é um ato reflexo. Eu também aprendi sobre os sentidos e seus órgãos, sendo mais específico: Olho:Visão; orelha:audição; Língua: paladar; Pele: tato; nariz:olfato. Fiquei muito contente em fazer as experiências do olho do boi(pude entender o olho como é internamente em um olho) e a da jujuba(pude ver a interligação entre olfato e paladar), enfim essa foi uma etapa muito boa e muito produtiva.
Nessa 1ª etapa aprendi e conheci muitas coisas novas, aprendi que nós somos descendentes de uma mulher africana EVA mitocondrial. Também aprendi sobre o sistema nervoso que através dos impulsos nervosos, o sistema nervoso regula varias atividades do corpo humano,e formado pelo encéfalo,medula espinhal,nervos e etc. Também aprendemos sobre os sentidos e seus órgãos eles são responsáveis por nos orientar no ambiente, são cinco sentidos que nos orienta: Audição (orelha), gustação (lingua), olfato (nariz), tato (pele), visão (olho). Para aprofundar nossos estudos no olho, dissecamos o olho do boi e através desse procedimento pude entender óptica do olho humano, seu funcionamento e suas principais partes. Fiz também uma aula pratica com o objetivo descobrir importância do olfato e do paladar para distinguir os sabores. adorei essa primeira etapa! Lara Gabrielly Rodrigues Trindade 8° ano ss
Nesta primeira etapa conseguir focalizar meu aprendizado na ciencia de modo que aprendi a exstencia do homem, como o homem surgiu , sobre os varios sentidos como visao, olfato, paladar, audiçao e tato. A língua tem varios tipos de sensores que tem o objetivo de dar sabor aos alimentos que sao: Doce, Amargo, Salgado, Azedo e o Umami que é a soma dos sabores. Também fizemos esperimentos como o olho do boi a qual vemos de perto o sentido visao que nos ajudou mais a compreender. Vàrios tipos de aulas de forma deferente foram efetuadas com vídeos power point e aulas no computador. Vitor Souza 8ss
Nessa primeira etapa aprendi novas coisas interessante que ajudaram no meu aprendizado. Aprendi sobre a Eva mitocondrial da qual somos descendentes. Aprendi sobre o cérebro e o sistema nervoso são os órgão mais importante do corpo humano,o cérebro contem dentro de si próprio vários órgãos como,o cerebelo ,o bulbo,o encéfalo.Aprendi também sobre a visão, audição, gustação,olfato e tato, órgãos que funcionam através do cérebro. Ellen Vitoria Araujo Alves 8°ss
No estudo da primeira etapa aprendi várias coisas interessantes sobre os nossos ancestrais e a linha evolutiva, tambem estudamos o sistema nervoso e os cinco sentidos do corpo humano.Fizemos experiências como a dissecação do olho do boi e o experimento da gustação. Aprendi sobre as partes que constitue o olho que são a córnea, humor aquoso, íris, pupila, himor vítreo, retina. E que o som que ouvimos passa por várias etapas, primeiramente ele entra no pavilhão auditivo depois pelo canal auditivo, o som faz o tímpano vibrar movimentando também os ossículos que são chamados de martelo bigorna e estribo, depois ele vai para a cóclea que leva o som para o cérebro. A lingua contem papilas gustativas que são responsáveis pela detecção do sabor doce, azedo, salgado, amargo e UMAMI.A pele contém três camadas sendo elas epiderme derme e hipodderme. O verdadeiro gosto que sentimos e percebido pelo olfato, apesar de não ser muito apurado, consegue detectar se o alimento esta em boas condições. FÁBIO HENRIQUE 8ºSS
Nessa etapa foi muito boa gostei muito da matéria que aprendemos , especialmente sobre o olho , achei muito legal o olho do boi pois ele me ajudou muito na aprendizagem Achei interessante a pele e suas 3 camadas Epiderme ,derme e hipoderme Gostei também do jeito como funcionam o olfato e o paladar ,que interrangem juntos quando sentidos os sabores dos alimentos Eu quero aprender mais sobre o paladar porque achei muito interessante as papilas gustativas(AZEDO,SALGADO,DOCE,AMARGO) e se depender de mim quero aprender mais sobre elas
Quero agradecer Monica por nos ensinar a matéria de um jeito mais divertido :) (Não tem nada haver com a matéria mas, Feliz dias das mães ) Eros jorge
Monica nessa primeira etapa estudamos sobre a eoluçao do homem que foi quando aprendemos que o homem naõ se originou do macaco mais sim de uma eva mitocondrial.Mulher que passa de geraçao em geraçao. Também estudomos um pouco sobre o sistema nervoso central e periferico e suas funções. o outro assunto que estudamos também foi a formação da imagem, para agente encherga um objeto tem que passar por vários processos saõ eles: primeiro pelo cristalino que leva ate a retina de forma invertida que passa pelo nervo aquaso levando ate oa cérebro que transmite de forma correta e é assim que enchergamos.O outro assunto foi sobre a formaçaõ da som que passa pelo pavilhão auditivo, canal auditivo, timpano, martelo, bigornia, estribou, janela oval, coclea, nervo auditivo e cérebro. Estudamos por último sobre os gostos, azedo, amargo, salgado, doce e umami que se encontra na nossa lingua e sentimos esses gostos atraves das papilas gustativas.
Nesta primeira etapa aprendi muitas coisas interessantes sobre os nossos parentescos e a linha evolutiva,estudamos o sistema nervoso e ossentidos do corpo humano, fizemos varis experiencias como a dissecação do olho do boi e o experimento da gustação, aprendi as partes que constitui o olho que são a córnea, humor aquoso, íris, pupila, humor vítreo, retina, e o som que ouvimos passa por algumas etapas, primeiro ele entra no pavilhão auditivo depois pelo canal auditivo que leva o som para o tímpano fazendo ele vibrar movimentando também os ossículos que são chamados de martelo bigorna e estribo, depois ele vai para a cóclea que leva o som para o cérebro, e os canais semicirculares tambem sao responsaveis pelo nosso equílibrio,aprendi também que a lingua humana contem papilas gustativas que são responsáveis pela detecção dos sabores doce, azedo, salgado, amargo e umami e o nariz também ajuda a descobrir o sabor e realmente sentir ele, aprendi que a pele contém três camadas são elas: epiderme derme e hipodderme. Gabriela Antunes
Um dos primeiros estudos em ciências foi a abordagem filogenética, a filogenia expressa relações evolutivas de uma determinada espécie.A evolução do Homo sapiens (nossa espécie) e as dos Chimpanzés, bonobo, gorila, orangotango. Enfim temos ancestrais comuns. Nós seres humanos temos um corpo perfeito, o cérebro é o comandante de tudo em nosso corpo. A estrutura do nosso sistema nervoso contém: o encéfalo, cérebro, cerebelo, bulbo, ponte e medula espinhal, cada um desses órgãos tem as suas funções. temos cinco sentidos, são eles: a visão, a audição, o olfato, a gustação e o tato, A visão: As coisas vistas pelos nossos olhos chegam primeiramente de cabeça para baixo, para que isso seja corrigido, a imagem passa pela córnea, o humor aquoso, o cristalino e o humor vítreo e se dirige para a retina que inverte a imagem. Assim o nervo óptico transmite o impulso nervoso provocado pelos raios luminosos ao cérebro, que o interpreta e nos permite ver os objetos em suas posições corretas. o nosso olho pelo lado externo contém: cílios (defende os nossos olhos de sujeiras, etc), íris (parte colorida do olho), pupila (parte central dos nossos olhos), sobrancelha (evita que o suor da testa caia em nossos olhos), pálpebra superior, pálpebra inferior e esclerótica (onde se concentra um grande número de nervos). A audição: Ela nos permiti ouvir sons e controla o equilíbrio. Para que possamos ouvir o som passa pelo conduto auditivo externo e faz o tímpano vibrar, a vibração é passada através de pequenos ossos, o martelo, a bigorna e o estribo, após isso a vibração passa pela cóclea e pelo nervo auditivo que chega ao cérebro. Os canais semicirculares que estão em nossos ouvidos são responsáveis pela orientação espacial, interferindo no nosso equilíbrio. A gustação: Para que possamos sentir os gostos das comidas, temos as papilas que está em nossa língua. Nós sentimos cinco gostos diferente: doce, amargo, salgado, azedo e o umami que é a mistura de todos. Contemos dois tipos importantíssimos de papilas, são elas: papilas fugiformes e papilas caliciformes, das papilas partem os nervos gustativos que vão até o cérebro fazendo-nos sentir os gostos. O olfato: Nós sentimos cheiros, através de células olfatórias. Para sentirmos o cheiro ele entra na cavidade nasal onde estão as células olfatórias e o verdadeiro gosto dos alimentos é sentido pelo nariz e não pela boca. O tato: A nossa pele é a nossa proteção, se fossemos esticá-la, ela chegaria a dois metros de comprimento, é o maior órgão humano e é constituída por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. Thalita Nôah de Souza Alexandre
Na primeira etapa aprendi sobre a Eva mitocondrial, um estudo diz que a vida surgiu na África, com o tempo a espécie humana foi se espalhando no globo terrestre. Aprendi sobre o corpo humano. Visão: composta por cornea(função protetora, camada fina e transparente) íris (dar cor no olho) pupila (regula entrada de luz) cristalino( como uma lente) retina (composta por nervos opticos que encaminham a imagem ao cérebro para a interpretação. Nasal: composta por fossa nasal , cavidade nasal (composta por mucosa vermelha que possui vasos sanguíneos com função de umidificar , aquecer e purificar o ar e também a mucosa amarela que é enriquecida por terminaçoes nervosas que encaminhar mensagens até o sistema nervoso. Paladar: composto por papilas gustativas que distiguem os gostos. Tem o doce, azedo, amargo, salgado e umami. Audição: pavilhão ou orelha, timpano , ossiculos (bigorna , martelo e estribo ) canais semicirculares, janela oval e coclea . Tato: epiderme, derme, hipoderme Amanda Pedroso
Nessa primeira etapa foi bem produtiva e eu aprendi sobre diversas coisas, elas foram: o estudo da Eva mitocondrial e a evolução do homem com o decorrer do tempo a partir da África. Aprendi também sobre o nosso encéfalo composto por:Cérebro, bulbo, ponte, cerebelo. Logo após aprendi sobre os neurônios e suas funções. Também aprendi sobre os cinco sentidos humanos que são: visão, olfato, paladar e tato. Durante o aprendizado sobre a visão fizemos também um experimento com o olho de um boi foi bem divertida e instrutiva. A nossa visão é um sentido muito importante para nos locomover e interagir com o meio, ela é composta pela: córnea, humor aquoso, íris, pupila, cristalino, humor vítreo, retina, nervo óptico que manda todas as informações ao cérebro para que possamos ver. O olfato nos permite sentir o cheiro das coisa, ele é composto por fossa nasal e cavidade nasal onde se encontram células olfatórias que nos permite sentir cheiro. Obs. o olfato auxilia em grande parte a gustação para que nós possamos sentir os gostos. A gustação é um sentido muito apurado, nela encontramos as células filoformes, fungiformes e caliciformes definindo o que é doce, ácido, salgado, amargo e umami. A audição é bem detalhada. Ela é composta por pavilhão auditivo, canal auditivo, tímpano, ossículos (martelo, bigorna, estribo) a janela oval, os canais semicirculares e a cóclea. O tato junto a gustação é o nosso principal sentido (apesar do valor de cada um) o tato é composto pela pele que é composta por epiderme, derme e hipoderme. Ela nos permite sentir: frio, calor, pressão e outro tato Samuel Felipe Martins Costa
Na primeira etapa aprendi sobre sentidos: olfato, paladar, tato e audição .. Aprendi sobre a eva mitocondrial e também a evolução do homem por meio do mesmo antepassado. Aprendi q o homem não é um descendente do macaco e sim que eles têm um mesmo antecessor. Eu vi que temos a eva mitocondrial, que é passada de mãe para filho ( só as mulheres que têm a capacidade de passar a eva ) ... eu vi a evolução por meio dos povos da África . E sobre os sentidos eu aprendi sobre a interação que eles têm, um depende do outro para funcionar. Aprendi também que todos os sentidos dependem do cérebro para funcionar, um exemplo disso é a visão que é formada na retina, invertida e é o cérebro quem concerta... ou também o caso da audição que passa por todo um processo que é passado pelo cérebro também . Sobre o olfato fizemos as experiências como a da jujuba. E também vimos sobre o tato que nos permite sentir o carinho, o frio, o calor, a pressão ... E por último a gustação que é formada pelas papilas gustativas que é por onde sentimos os gostos: azedo, doce, salgado e ácido. Alana .
Nessa etapa, aprendemos sobre filogenia, a matéria que fala sobre nossa ancestralidade. Aprendemos sobre o cérebro, suas características e suas funções, como por exemplo a compreensão de vários fatores. Aprendemos Também sobre os cinco sentidos; O tato, que entra em cena quando encostamos ou tocamos em alguma coisa, o olfato que nos dá a possibilidade de sentir os aromas, a audição que nos possibilita escultar todos os sons, o paladar que nos permite sentis o sabor dos alimentos em que ingerimos, e a visão, que funciona através dos olhos que são janelas para o mundo, que nos faz enchergar tudo que esta em nossa frente.
Nesta etapa aprendi muita coisa á filogenia o estudo dos nossos ancestrais. o sistema nervoso e os seus orgaos, o olho humano e a experiencia da dicessão do olho do boi e da jujuba. Aprendi sobre as partes que constitue o olho que são a córnea, humor aquoso, íris, pupila, himor vítreo, retina.por ultimoos nossos sentidos como o tato, que o encontro com a pele,olfato e o nosso aroma interligado ao paladar ajudando as papilas gustativas a dedificar o sabor do alimento á audição o som que ouvimos passa por várias etapas, primeiramente ele entra no pavilhão auditivo depois pelo canal auditivo, o som faz o tímpano vibrar movimentando também os ossículos que são chamados de martelo bigorna e estribo, depois ele vai para a cóclea que leva o som para o cérebro.no resumo foi um etapa muito frutifera ao aprendizado
Os conteúdos propostos pela1ª etapa foram: sistema nervoso, sentidos ( audição, visão, paladar, olfato e tato). Para entender melhor sobre o conteúdo de origem humana, assistimos ao filme A VERDADEIRA EVA, que nos mostrou a nossa origem, que somos todos descendentes de Eva e temos a mesma genética e DNA, também somos descendentes da AFRICA. Aprendemos sobre a visão e fizemos a dessecamos o olho do boi aonde vimos cada passagem para podermos enxergar. Para amenizarmos o conteúdo sobre paladar e olfato fizemos a experiência com as jujubas, onde teríamos que saber identificar sabores da jujuba sem sentir o cheiro. É interessante lembrar que sentimos os gostos de alimentos por nossas papilas gustativas. O nosso corpo é totalmente coberto por pelos, exceto, a palma da mão e a solado pé. Os pelos no nosso nariz, ouvido, e olho, serve para proteger entrada de bichos. Sobre a audição temos a orelha interna, externa e o pavilhão auditivo, temos uma membrana timpanal que serve para nos proteger dos barulhos. Heloisa Clarice Mendes Miranda- 8º ano ss
Nas aulas de ciências tive um aprendizado em geral sobre o corpo humano. Pude aprender mais sobre os 5 sentidos que são eles : olfato , tato,paladar , audição , visão . pude aprender também sobre, como se formam os sons a visão os sabores os cheiros . sobre a Eva mitocondrial eu aprendi que ate hoje existe descendentes delas e que a genética é passada de mulher para mulher . fizemos aulas dinâmicas como dessecar o olho do boi degustação das jujubas . aprendemos também sobre o umami que são o conjunto dos sabores doce salgado acido e amargo . eu aprendi que o sistema nervoso é muito importante para nossa coordenação motora , um exemplo de atuação do sistema nervoso é o ato reflexo quando pegamos algo quente automaticamente soltamos isso é um exemplo de ato reflexo . na fenda sináptica os neurotransmissores transmite os impulsos nervosos.
Nessa etapa aprendi assuntos muito importantes como a evolução do homem, onde explica como era o homem há 15 milhões de anos atrás até os dias de hoje. Aprendi também a importância da estrutura do sistema nervoso(que é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, ponte e medula espinhal); as regiões funcionais do cérebro dividida em: hemisfério esquerdo e hemisfério direito.Também tive um conhecimento maior sobre os sentidos(Visão, audição, tato, paladar e olfato).Na visão especificamos cada estrutura e sua função(pupila, cristalino, retina, córnea e a íris). Na audição as estruturas são (Membrana timpânica,ossículos,canais semicirculares, cóclea). O paladar são as estruturas que diferenciam os sabores que estão contidos nas papilas gustativas sendo eles(doce, salgado, amargo e azedo). Em geral as aulas foram muito proveitosas e pude aprender bastante com as atividades repassadas dentro da sala de aula.
Nas aulas de ciencias da 1º Etapa eu aprendi sobre os sentidos e seus órgãos, sendo mais específico: Olho:Visão;orelha:audição; Língua: paladar; Pele: tato; nariz:olfato. A nossa visão é um sentido muito importante para nos locomover e interagir com o meio, ela é composta pela: córnea, humor aquoso, íris, pupila, cristalino, humor vítreo, retina, nervo óptico que manda todas as informações ao cérebro para que possamos ver.
O olfato nos permite sentir o cheiro das coisa, ele é composto por fossa nasal e cavidade nasal onde se encontram células olfatórias que nos permite sentir cheiro. Obs. o olfato auxilia em grande parte a gustação para que nós possamos sentir os gostos.
A gustação é um sentido muito apurado, nela encontramos as células filoformes, fungiformes e caliciformes definindo o que é doce, ácido, salgado, amargo e umami.
A audição é bem detalhada. Ela é composta por pavilhão auditivo, canal auditivo, tímpano, ossículos (martelo, bigorna, estribo) a janela oval, os canais semicirculares e a cóclea.
O tato junto a gustação é o nosso principal sentido (apesar do valor de cada um) o tato é composto pela pele que é composta por epiderme, derme e hipoderme. Ela nos permite sentir: frio, calor, pressão e outro tato Estudamos também sobre a Eva mitocondrial e a evolução do homem com o decorrer do tempo a partir da África. Aprendi também sobre o nosso encéfalo composto por:Cérebro, bulbo, ponte, cerebelo. Logo após aprendi sobre os neurônios e suas funções.
A evolução do Homo sapiens (nossa espécie) e as dos Chimpanzés, bonobo, gorila, orangotango. Enfim temos ancestrais comuns. Melissa Catherine_8 Ano "ss"
Nesta 1ª etapa aprendi sobre diversos assuntos,eles são: Filogenia:nela fala sobre a evolução do homem a partir dos primatas,"os macacos". A estrutura do sistema nervoso:é composto pela medula espinhal,pelo encéfalo,cerebelo,cérebro,bulbo e ponte. Os cinco sentidos: A visão:as denominações mais adequadas para as estruturas responsáveis pela visão são os cílios,iris,púlpila,sobrancelha,pálpebra superior e inferior e coróide. Possui também os neurônios sensitivos que captam os estímulos provocados pela imagem. A audição:é composta pela orelha externa,orelha média e orelha interna.E nelas possuem a membrana timpânica,os ossículos(martelo,bigorna e estribo),os canais semicirculares e a cóclea. A olfação:é um sentido químico,ou seja,as sensações surgem pela interação das moléculas existentes no ar inspirado com os receptores olfativos localizados na parte superior da cavidade nasal:a mucosa olfativa.(No interior da cavidade nasal,observam-se dois tipos de mucosas:a olfativa e a vermelha). A gustação:o paladar é um sentido desencadeado por contato químico.As papilas gustativas são restritas a cinco gostos:ácido,doce,amargo,salgado e outro descoberto em 1908,com base em uma série de pesquisas científicas,chamado umami. O tato:a pele é o órgão mais extenso do corpo e pode ser dividida em epiderme(tem maior poder de renovação e produz uma proteína denominada queratina),derme(tecido conjuntivo e nela encontramos diferentes terminações nervosas relacionadas às sensações de tato) e em hipoderme(é rica em tecido adiposo,isto é,gordura,rica em vasos sanguíneos e isolante térmico da pele). No entanto esta etapa foi bastante proveitosa e produtiva. Aluna:Sarah C. Alves/8º ano ss
Nós seres humanos surgimos de uma mulher africana Eva mitocondrial,nós assistimos um vídeo sobre ela e eu achei super interessante.Logo após estudamos sobre o cérebro e os sistema nervoso,nele existem o cerebelo o cérebro,o bulbo,que formam o encéfalo,tem a Medula espinhal,ponte,o sistema nervoso é definido como uma rede de células nervosas que interligam os componentes do sistema corporal humano,a principal função é aumentar a nossa plasticidade em relação ao meio.Aprendemos sobre o olho ele é composto pela pupila,cristalino,retina,córnea e íris,aprendi sobre a visão,fizemos uma experiência no olho do boi que foi interessante,conseguimos abrir o olho e ver tudo como é por dentro. O ouvido é composto pela membrana timpânica,ossículos,cóclea e canais semicirculares. Fizemos também uma aula prática com a jujuba para demonstrar a importância do olfato para detinguir os sabores. ANA CLARA NACARATH 8"SS"
Aprendi nessa etapa um pouco sobre o surgimento da mulher africana EVA com as postagens que você postou no blog . Também sobre o cérebro , cerebelo um pouco sobre sistema nervoso suas principais funções para quer serve . Também começamos a estudo sobre o ouvido . Ja estudamos sobre o olho fizemos experiencias sobre olho de boi abrimos o olho e vimos passo a passo do que tem dentro de um olho com isso meu melhorou muito meu estudo .Fizemos experiencias com jujubas para estudarmos sobre o nariz o cheiro que sentimos.
Monica , aprendi muito sobre o sistema nervoso sobre a EVA e sobre o cerebelo as funções do sistema nervoso sobre a esperiencia do olho do boi. Samuel Alves - 8º ss
Nessa primeira etapa eu aprendi sobre vários assuntos muito interessantes e proveitosos , como : filogenia , evolução , sistema nervoso , visão , audição , tato , paladar , olfato ... Nesse resumo da matéria , vou falar sobre cada um deles . 1-Nós seres humanos surgimos de uma mulher africana chamada Eva mitocondrial , assistimos um vídeo sobre ela e eu achei muito interessante . 2-Filogenia : filogenia é a ciência que estuda antepassados dos seres vivos , pesquisa hipóteses de relação evolutiva entre os seres ou seja , determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas . 3- Sistema nervoso : o sistema nervoso é definido como um conjunto de células nervosas , a sua função é perceber e identificar o ambiente externo . O sistema nervoso é composto por : Medula espinhal : é o que coordena os movimentos , se localiza abaixo do bulbo .
Encéfalo :é tudo o que está dentro da caixa craniana .
Cerebelo : é responsável por dar equilíbrio ao ser humano e se localiza abaixo do cérebro ao lado direito .
Cérebro : é responsável pelo raciocínio , se localiza dentro da caixa craniana .
Ponte :é responsável pela emoção do ser humano
Bulbo : é responsável pelos movimentos básicos , sendo assim muito importante , é responsável pela respiração , batida do coração ...
4-Sentidos do corpo humano : nessa matéria eu pude aprender detalhadamente sobre a visão , tato , paladar , olfato , audição . Eu vou citá-los e explicar o que eu entendi sobre cada um deles :
Visão : aprendi que o olho é uma das parte mias sensíveis e complexas que temos no nosso corpo , não é a toa que chamam de janela do corpo humano , porque além de ser responsável por demonstrar emoções também nos permite entrarmos em contato com o mundo exterior : é composto por pupila , íris , córnea , humor aquoso , cristalino , humor vítreo , retina e nervo óptico .
Olfato : na cavidade nasal há uma mucosa constituído por milhares de células nervosas que se connectam com as moléculas vindas do ar apartir dessa conexão , impulsos são mandados para o bulbo olfativo , depois desses impulsos nervosos , manda para o cérebro . aprendi muito com essa matéria de olfato , porque com ela eu pude aprender como eu sinto os cheiros do ambiente exterior. Paladar : a língua possui uma camada bem fina por cima da língua , é composta por milhares de moléculas gustativas , essas moléculas quando entram em contato com as células do alimento , elas conseguem diferenciar o sabor , doce , salgado , ácido , amargo , umami . depois disso o sabor é enviado para o cérebro
Audição : a audição tamabem é muito importante poque com ela podemos ouvir sons do ambiente exterior , a orelha é dividida em três partes , Orelha Externa: capta ondas sonoras e as direciona para dentro do canal auditivo que, pela sua forma afunilada, amplifica as ondas sonoras para a membrana timpânica. Orelha Média: é uma câmara cheia de ar conectada às cavidades do nariz e da garganta por meio da tuba auditiva. Tem o objetivo de equalizar a pressão do ar dentro da orelha.
Orelha Interna: é composta pela cóclea (órgão sensorial da audição) e pelo labirinto (responsável pelo equilíbrio).
O tato : a pele é importante porque , na pele existem células nervosas modificadas capazes de perceber estímulos relacionados ao toque. É dividida em três epiderme , derme , tecido adiposo . achei essa etapa muito proveitosa e aprimorou muito os meus conhecimentos sobre minha origem e sobre eu mesmo ,queria agradecer a oportunidade , obrigado
nessa 1º primeira etapa aprendi diversas materias que me ensinaram sobre o corpo humano.E aprendi tambem sobre o cerebro,o olho e ate mesmo sobre o ouvido com sua bigorna , seu martelo e o seu estribo.o olho humano e constituido pela cornea ,pupila,iris,humor aguoso,cristalino.o cerebro conte diversos orgaos dentro de si ,como o cerebelo ,o bulbo,o encefalo.
ResponderExcluirAMINTHAS LUCIANO 8ºSS
Nessa primeira etapa aprendi sobre olho humano um orgao muinto sensivel e necessario para a visao composto pela pulpila,cristalino,iris,nervo optico, esclerotica.Tambem aprendi sobreo o ouvido que tem um grande labirinto em seu interior e 3 ossinhos que tem formato de uma bigorna,estribo e um martelo depois aprendemos sobre a ligua e como sentimos o gosto,aprendemos tambem em que parte da lingua sentimos cada gosto,mas o que eu tambem aprndi e que todos eles para funcionar precisao do cerebro uma parte do corpo muinto importante para o que voce faz para cada movimento.
ResponderExcluirJOAO VICTOR CARNEIRO 8ºS
Nessa 1 etapa adorei as materias e aprendir muito e aprimorei meus conhecimentos com as materias do olho,do cérebro,o nariz,o ouvido e a pele.
ResponderExcluiro olho que é um dos principais orgãos da corpo que nos permite a enchegar qualquer material na nosso redor e dentro do olho encantramos a pupila,o cristalino.a cornea,a retina e etc.
o cerebro ele é o orgão mais importante que ele é responsável pelo controlamento do corpo.
o nariz ele é responsável por captar qualquer cheiro q está ao redor das pessoas e ele é constituido pelas narinas.
o ouvido ele é responsável por captar qualquer cheiro ou odor ele é constituido pela orelha, o canal auditivo o timpano e etc.
Antonio fonseca 8 ano ss
Nesta etapa aprendi muitas coisas novas e interessantes para mim.Primeiramente eu aprendi sobre o sistema nervoso constituído por nervos, cérebro, medula espinhal, etc.
ResponderExcluirO sistema nervoso é muito importante para nós humanos, pois se pegarmos algo quente automaticamente soltamos, isso é um ato reflexo. Eu também aprendi sobre os sentidos e seus órgãos, sendo mais específico: Olho:Visão;
orelha:audição; Língua: paladar; Pele: tato; nariz:olfato.
Fiquei muito contente em fazer as experiências do olho do boi(pude entender o olho como é internamente em um olho) e a da jujuba(pude ver a interligação entre olfato e paladar), enfim essa foi uma etapa muito boa e muito produtiva.
Na primeira etapa aprendemos que somos descendentes de Eva Mitocondrial, e os possiveis descendentes do Homem, os macacos.Aprendi também sobre o cérebro as partes dele, e suas funções, a função de lembrar das coisas, de equilibrio, do reflexo, etc.
ResponderExcluirAprendi também sobre as funções do olho, a suas partes internas e externas e as formas de proteção com olho pois ele é muito sensível, e também aprendemos sobre a audição, como é por dentro, suas funções de cada parte.
Também aprendi sobre o paladar, cada parte tem o seu sabor, e também sobre as pápilas gustativas e sobre o tato.
Nesta etapa aprendir sobre filogenia,o ancestral em comum entre o homem e o macaco. Tambem sobre o sistema nervoso,o cerebro,o cerebelo, a medula espinhal,o cordex. Sobre os sentidos a visão, a audição, o paladar e o tato.O olho constitui da cornea,cristalino, iris,pupila,humor aquoso,esclerotica,humor vitreo, retina,conjutiva e nervo optico. O olho com o pavilhão, o canal auditivo, os ossiculos, canais semi-circulares, coclea e nervo auditivo. O paladar,com os sabores doce, salgado,amargo, acido e umami.O nariz com as mucosas amarela e vermelha e amarela ajuda no palada. E tambem o tato com a derme, hipederme, epiderme
ResponderExcluirNesta 1ª etapa eu aprendi muito,primeiro foi sobre filogenia.
ResponderExcluirDepois eu vi muita coisa sobre o sistema nervoso: encéfalo, medula espinhal bulbo, cerebelo, cerebro. Mais tarde vimos sobre a evolução do homem : Homo Sapiens, Homo Sapiens Sapiens. Depois eu vi sobre o estudo das celulas humanas: neurônios.
Depois vi sobre o olho humano: pupila,o cristalino.a cornea,a retina e etc. O estudos da respiração, porque nós respiramos pelo nariz e não pela boca? O nariz tem uns pelinhos que filtram o ar. Depois vi sobre os sentidos: paladar, olfato, visão, aldição e tato: paladar: lingua, olfato: nariz, visao: olho, aldição: ouvido, tato: pele.
KAIO MAX 8° ANO SS
Essa primeira etapa aprendi que existe a eva mitocondrial onde todos nos decendemos dela e ela passava isso de mae para filha e assim por diante, hoje pode traçar uma linha ancestral comum ate a eva mitocondrial.
ResponderExcluirO CEREBRO e o SISTEMA NERVOSO sao os orgao mais imporantes do corpo humano e que muita gente fala que o coraçao é "A fonte de vida" mais sem o cerebro e sistema nervoso nao vivemos.
Sei tambem que as celulas nervosas nao se regeneram e nem nasce outras, se uma morrer nao tem outra para entrar no lugar.
O olho homano é a coisa mais surpreendente do mundo é composto externamente por:
Cilios sobrancelha Iris Pupila e a conjuntiva.
Internamente por:
Cornea, Humor aquoso, Cristalino, Humor vitrio, e Retina.
No ouvido tem um grande trajeto do som no qual vou explicar:
Pavilhao auditivo, Canal auditivo, timpano, martelo bigorna e estribo Canial semicirculares coclea e nervo auditivo.
O tato é representado pela pele que é composto por:
Epiderme Derme e Hipoderme.
Nesta etapa aprendi muitas coisas novas e interessantes para mim.Primeiramente eu aprendi sobre a Eva mitocondrial, que é uma mulher teve e tem até hoje muitos descendentes. Também aprendi sobre o sistema nervoso constituído por nervos, cérebro, medula espinhal, etc.
ResponderExcluirO sistema nervoso é muito importante para nós humanos, pois se pegarmos algo quente automaticamente soltamos, isso é um ato reflexo. Eu também aprendi sobre os sentidos e seus órgãos, sendo mais específico: Olho:Visão;
orelha:audição; Língua: paladar; Pele: tato; nariz:olfato.
Fiquei muito contente em fazer as experiências do olho do boi(pude entender o olho como é internamente em um olho) e a da jujuba(pude ver a interligação entre olfato e paladar), enfim essa foi uma etapa muito boa e muito produtiva.
Nessa 1ª etapa aprendi e conheci muitas coisas novas, aprendi que nós somos descendentes de uma mulher africana EVA mitocondrial. Também aprendi sobre o sistema nervoso que através dos impulsos nervosos, o sistema nervoso regula varias atividades do corpo humano,e formado pelo encéfalo,medula espinhal,nervos e etc.
ResponderExcluirTambém aprendemos sobre os sentidos e seus órgãos eles são responsáveis por nos orientar no ambiente, são cinco sentidos que nos orienta: Audição (orelha), gustação (lingua), olfato (nariz), tato (pele), visão (olho).
Para aprofundar nossos estudos no olho, dissecamos o olho do boi e através desse procedimento pude entender óptica do olho humano, seu funcionamento e suas principais partes.
Fiz também uma aula pratica com o objetivo descobrir importância do olfato e do paladar para distinguir os sabores. adorei essa primeira etapa!
Lara Gabrielly Rodrigues Trindade 8° ano ss
Nesta primeira etapa conseguir focalizar meu aprendizado na ciencia de modo que aprendi a exstencia do homem, como o homem surgiu , sobre os varios sentidos como visao, olfato, paladar, audiçao e tato.
ResponderExcluirA língua tem varios tipos de sensores que tem o objetivo de dar sabor aos alimentos que sao: Doce, Amargo, Salgado, Azedo e o Umami que é a soma dos sabores.
Também fizemos esperimentos como o olho do boi a qual vemos de perto o sentido visao que nos ajudou mais a compreender.
Vàrios tipos de aulas de forma deferente foram efetuadas com vídeos power point e aulas no computador.
Vitor Souza 8ss
Nessa primeira etapa aprendi novas coisas interessante que ajudaram no meu aprendizado. Aprendi sobre a Eva mitocondrial da qual somos descendentes. Aprendi sobre o cérebro e o sistema nervoso são os órgão mais importante do corpo humano,o cérebro contem dentro de si próprio vários órgãos como,o cerebelo ,o bulbo,o encéfalo.Aprendi também sobre a visão, audição, gustação,olfato e tato, órgãos que funcionam através do cérebro.
ResponderExcluirEllen Vitoria Araujo Alves 8°ss
No estudo da primeira etapa aprendi várias coisas interessantes sobre os nossos ancestrais e a linha evolutiva, tambem estudamos o sistema nervoso e os cinco sentidos do corpo humano.Fizemos experiências como a dissecação do olho do boi e o experimento da gustação.
ResponderExcluirAprendi sobre as partes que constitue o olho que são a córnea, humor aquoso, íris, pupila, himor vítreo, retina. E que o som que ouvimos passa por várias etapas, primeiramente ele entra no pavilhão auditivo depois pelo canal auditivo, o som faz o tímpano vibrar movimentando também os ossículos que são chamados de martelo bigorna e estribo, depois ele vai para a cóclea que leva o som para o cérebro.
A lingua contem papilas gustativas que são responsáveis pela detecção do sabor doce, azedo, salgado, amargo e UMAMI.A pele contém três camadas sendo elas epiderme derme e hipodderme. O verdadeiro gosto que sentimos e percebido pelo olfato, apesar de não ser muito apurado, consegue detectar se o alimento esta em boas condições.
FÁBIO HENRIQUE 8ºSS
Nessa etapa foi muito boa gostei muito da matéria que aprendemos , especialmente sobre o olho , achei muito legal o olho do boi pois ele me ajudou muito na aprendizagem
ResponderExcluirAchei interessante a pele e suas 3 camadas Epiderme ,derme e hipoderme
Gostei também do jeito como funcionam o olfato e o paladar ,que interrangem juntos quando sentidos os sabores dos alimentos
Eu quero aprender mais sobre o paladar porque achei muito interessante as papilas gustativas(AZEDO,SALGADO,DOCE,AMARGO) e se depender de mim quero aprender mais sobre elas
Quero agradecer Monica por nos ensinar a matéria de um jeito mais divertido :)
(Não tem nada haver com a matéria mas, Feliz dias das mães )
Eros jorge
Monica nessa primeira etapa estudamos sobre a eoluçao do homem que foi quando aprendemos que o homem naõ se originou do macaco mais sim de uma eva mitocondrial.Mulher que passa de geraçao em geraçao. Também estudomos um pouco sobre o sistema nervoso central e periferico e suas funções. o outro assunto que estudamos também foi a formação da imagem, para agente encherga um objeto tem que passar por vários processos saõ eles: primeiro pelo cristalino que leva ate a retina de forma invertida que passa pelo nervo aquaso levando ate oa cérebro que transmite de forma correta e é assim que enchergamos.O outro assunto foi sobre a formaçaõ da som que passa pelo pavilhão auditivo, canal auditivo, timpano, martelo, bigornia, estribou, janela oval, coclea, nervo auditivo e cérebro. Estudamos por último sobre os gostos, azedo, amargo, salgado, doce e umami que se encontra na nossa lingua e sentimos esses gostos atraves das papilas gustativas.
ResponderExcluirGUILHERME MATHEUS
ExcluirNesta primeira etapa aprendi muitas coisas interessantes sobre os nossos parentescos e a linha evolutiva,estudamos o sistema nervoso e ossentidos do corpo humano, fizemos varis experiencias como a dissecação do olho do boi e o experimento da gustação, aprendi as partes que constitui o olho que são a córnea, humor aquoso, íris, pupila, humor vítreo, retina, e o som que ouvimos passa por algumas etapas, primeiro ele entra no pavilhão auditivo depois pelo canal auditivo que leva o som para o tímpano fazendo ele vibrar movimentando também os ossículos que são chamados de martelo bigorna e estribo, depois ele vai para a cóclea que leva o som para o cérebro, e os canais semicirculares tambem sao responsaveis pelo nosso equílibrio,aprendi também que a lingua humana contem papilas gustativas que são responsáveis pela detecção dos sabores doce, azedo, salgado, amargo e umami e o nariz também ajuda a descobrir o sabor e realmente sentir ele, aprendi que a pele contém três camadas são elas: epiderme derme e hipodderme.
ResponderExcluirGabriela Antunes
Um dos primeiros estudos em ciências foi a abordagem filogenética, a filogenia expressa relações evolutivas de uma determinada espécie.A evolução do Homo sapiens (nossa espécie) e as dos Chimpanzés, bonobo, gorila, orangotango. Enfim temos ancestrais comuns.
ResponderExcluirNós seres humanos temos um corpo perfeito, o cérebro é o comandante de tudo em nosso corpo. A estrutura do nosso sistema nervoso contém: o encéfalo, cérebro, cerebelo, bulbo, ponte e medula espinhal, cada um desses órgãos tem as suas funções.
temos cinco sentidos, são eles: a visão, a audição, o olfato, a gustação e o tato,
A visão:
As coisas vistas pelos nossos olhos chegam primeiramente de cabeça para baixo, para que isso seja corrigido, a imagem passa pela córnea, o humor aquoso, o cristalino e o humor vítreo e se dirige para a retina que inverte a imagem. Assim o nervo óptico transmite o impulso nervoso provocado pelos raios luminosos ao cérebro, que o interpreta e nos permite ver os objetos em suas posições corretas.
o nosso olho pelo lado externo contém: cílios (defende os nossos olhos de sujeiras, etc), íris (parte colorida do olho), pupila (parte central dos nossos olhos), sobrancelha (evita que o suor da testa caia em nossos olhos), pálpebra superior, pálpebra inferior e esclerótica (onde se concentra um grande número de nervos).
A audição:
Ela nos permiti ouvir sons e controla o equilíbrio. Para que possamos ouvir o som passa pelo conduto auditivo externo e faz o tímpano vibrar, a vibração é passada através de pequenos ossos, o martelo, a bigorna e o estribo, após isso a vibração passa pela cóclea e pelo nervo auditivo que chega ao cérebro. Os canais semicirculares que estão em nossos ouvidos são responsáveis pela orientação espacial, interferindo no nosso equilíbrio.
A gustação:
Para que possamos sentir os gostos das comidas, temos as papilas que está em nossa língua. Nós sentimos cinco gostos diferente: doce, amargo, salgado, azedo e o umami que é a mistura de todos. Contemos dois tipos importantíssimos de papilas, são elas: papilas fugiformes e papilas caliciformes, das papilas partem os nervos gustativos que vão até o cérebro fazendo-nos sentir os gostos.
O olfato:
Nós sentimos cheiros, através de células olfatórias.
Para sentirmos o cheiro ele entra na cavidade nasal onde estão as células olfatórias e o verdadeiro gosto dos alimentos é sentido pelo nariz e não pela boca.
O tato:
A nossa pele é a nossa proteção, se fossemos esticá-la, ela chegaria a dois metros de comprimento, é o maior órgão humano e é constituída por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme.
Thalita Nôah de Souza Alexandre
Na primeira etapa aprendi sobre a Eva mitocondrial, um estudo diz que a vida surgiu na África, com o tempo a espécie humana foi se espalhando no globo terrestre.
ResponderExcluirAprendi sobre o corpo humano.
Visão: composta por cornea(função protetora, camada fina e transparente) íris (dar cor no olho) pupila (regula entrada de luz) cristalino( como uma lente) retina (composta por nervos opticos que encaminham a imagem ao cérebro para a interpretação.
Nasal: composta por fossa nasal , cavidade nasal (composta por mucosa vermelha que possui vasos sanguíneos com função de umidificar , aquecer e purificar o ar e também a mucosa amarela que é enriquecida por terminaçoes nervosas que encaminhar mensagens até o sistema nervoso.
Paladar: composto por papilas gustativas que distiguem os gostos. Tem o doce, azedo, amargo, salgado e umami.
Audição: pavilhão ou orelha, timpano , ossiculos (bigorna , martelo e estribo ) canais semicirculares, janela oval e coclea .
Tato: epiderme, derme, hipoderme
Amanda Pedroso
Nessa primeira etapa foi bem produtiva e eu aprendi sobre diversas coisas, elas foram: o estudo da Eva mitocondrial e a evolução do homem com o decorrer do tempo a partir da África. Aprendi também sobre o nosso encéfalo composto por:Cérebro, bulbo, ponte, cerebelo. Logo após aprendi sobre os neurônios e suas funções.
ResponderExcluirTambém aprendi sobre os cinco sentidos humanos que são: visão, olfato, paladar e tato. Durante o aprendizado sobre a visão fizemos também um experimento com o olho de um boi foi bem divertida e instrutiva.
A nossa visão é um sentido muito importante para nos locomover e interagir com o meio, ela é composta pela: córnea, humor aquoso, íris, pupila, cristalino, humor vítreo, retina, nervo óptico que manda todas as informações ao cérebro para que possamos ver.
O olfato nos permite sentir o cheiro das coisa, ele é composto por fossa nasal e cavidade nasal onde se encontram células olfatórias que nos permite sentir cheiro. Obs. o olfato auxilia em grande parte a gustação para que nós possamos sentir os gostos.
A gustação é um sentido muito apurado, nela encontramos as células filoformes, fungiformes e caliciformes definindo o que é doce, ácido, salgado, amargo e umami.
A audição é bem detalhada. Ela é composta por pavilhão auditivo, canal auditivo, tímpano, ossículos (martelo, bigorna, estribo) a janela oval, os canais semicirculares e a cóclea.
O tato junto a gustação é o nosso principal sentido (apesar do valor de cada um) o tato é composto pela pele que é composta por epiderme, derme e hipoderme. Ela nos permite sentir: frio, calor, pressão e outro tato
Samuel Felipe Martins Costa
Na primeira etapa aprendi sobre sentidos: olfato, paladar, tato e audição ..
ResponderExcluirAprendi sobre a eva mitocondrial e também a evolução do homem por meio do mesmo antepassado. Aprendi q o homem não é um descendente do macaco e sim que eles têm um mesmo antecessor.
Eu vi que temos a eva mitocondrial, que é passada de mãe para filho ( só as mulheres que têm a capacidade de passar a eva ) ... eu vi a evolução por meio dos povos da África .
E sobre os sentidos eu aprendi sobre a interação que eles têm, um depende do outro para funcionar. Aprendi também que todos os sentidos dependem do cérebro para funcionar, um exemplo disso é a visão que é formada na retina, invertida e é o cérebro quem concerta... ou também o caso da audição que passa por todo um processo que é passado pelo cérebro também .
Sobre o olfato fizemos as experiências como a da jujuba.
E também vimos sobre o tato que nos permite sentir o carinho, o frio, o calor, a pressão ...
E por último a gustação que é formada pelas papilas gustativas que é por onde sentimos os gostos: azedo, doce, salgado e ácido.
Alana .
Nessa etapa, aprendemos sobre filogenia, a matéria que fala sobre nossa ancestralidade. Aprendemos sobre o cérebro, suas características e suas funções, como por exemplo a compreensão de vários fatores. Aprendemos Também sobre os cinco sentidos; O tato, que entra em cena quando encostamos ou tocamos em alguma coisa, o olfato que nos dá a possibilidade de sentir os aromas, a audição que nos possibilita escultar todos os sons, o paladar que nos permite sentis o sabor dos alimentos em que ingerimos, e a visão, que funciona através dos olhos que são janelas para o mundo, que nos faz enchergar tudo que esta em nossa frente.
ResponderExcluirNesta etapa aprendi muita coisa á filogenia o estudo dos nossos ancestrais. o sistema nervoso e os seus orgaos, o olho humano e a experiencia da dicessão do olho do boi e da jujuba.
ResponderExcluirAprendi sobre as partes que constitue o olho que são a córnea, humor aquoso, íris, pupila, himor vítreo, retina.por ultimoos nossos sentidos como o tato, que o encontro com a pele,olfato e o nosso aroma interligado ao paladar ajudando as papilas gustativas a dedificar o sabor do alimento á audição o som que ouvimos passa por várias etapas, primeiramente ele entra no pavilhão auditivo depois pelo canal auditivo, o som faz o tímpano vibrar movimentando também os ossículos que são chamados de martelo bigorna e estribo, depois ele vai para a cóclea que leva o som para o cérebro.no resumo foi um etapa muito frutifera ao aprendizado
THIAGO MONTFORT DIAS PEREIRA 8º SS
Os conteúdos propostos pela1ª etapa foram: sistema nervoso, sentidos ( audição, visão, paladar, olfato e tato).
ResponderExcluirPara entender melhor sobre o conteúdo de origem humana, assistimos ao filme A VERDADEIRA EVA, que nos mostrou a nossa origem, que somos todos descendentes de Eva e temos a mesma genética e DNA, também somos descendentes da AFRICA. Aprendemos sobre a visão e fizemos a dessecamos o olho do boi aonde vimos cada passagem para podermos enxergar. Para amenizarmos o conteúdo sobre paladar e olfato fizemos a experiência com as jujubas, onde teríamos que saber identificar sabores da jujuba sem sentir o cheiro. É interessante lembrar que sentimos os gostos de alimentos por nossas papilas gustativas.
O nosso corpo é totalmente coberto por pelos, exceto, a palma da mão e a solado pé. Os pelos no nosso nariz, ouvido, e olho, serve para proteger entrada de bichos.
Sobre a audição temos a orelha interna, externa e o pavilhão auditivo, temos uma membrana timpanal que serve para nos proteger dos barulhos.
Heloisa Clarice Mendes Miranda- 8º ano ss
Nas aulas de ciências tive um aprendizado em geral sobre o corpo humano. Pude aprender mais sobre os 5 sentidos que são eles : olfato , tato,paladar , audição , visão . pude aprender também sobre, como se formam os sons a visão os sabores os cheiros . sobre a Eva mitocondrial eu aprendi que ate hoje existe descendentes delas e que a genética é passada de mulher para mulher . fizemos aulas dinâmicas como dessecar o olho do boi degustação das jujubas . aprendemos também sobre o umami que são o conjunto dos sabores doce salgado acido e amargo . eu aprendi que o sistema nervoso é muito importante para nossa coordenação motora , um exemplo de atuação do sistema nervoso é o ato reflexo quando pegamos algo quente automaticamente soltamos isso é um exemplo de ato reflexo . na fenda sináptica os neurotransmissores transmite os impulsos nervosos.
ResponderExcluirNessa etapa aprendi assuntos muito importantes como a evolução do homem, onde explica como era o homem há 15 milhões de anos atrás até os dias de hoje. Aprendi também a importância da estrutura do sistema nervoso(que é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, ponte e medula espinhal); as regiões funcionais do cérebro dividida em: hemisfério esquerdo e hemisfério direito.Também tive um conhecimento maior sobre os sentidos(Visão, audição, tato, paladar e olfato).Na visão especificamos cada estrutura e sua função(pupila, cristalino, retina, córnea e a íris). Na audição as estruturas são (Membrana timpânica,ossículos,canais semicirculares, cóclea). O paladar são as estruturas que diferenciam os sabores que estão contidos nas papilas gustativas sendo eles(doce, salgado, amargo e azedo). Em geral as aulas foram muito proveitosas e pude aprender bastante com as atividades repassadas dentro da sala de aula.
ResponderExcluirMatheus Gabriel 8ºss
Nas aulas de ciencias da 1º Etapa eu aprendi sobre os sentidos e seus órgãos, sendo mais específico: Olho:Visão;orelha:audição; Língua: paladar; Pele: tato; nariz:olfato.
ResponderExcluirA nossa visão é um sentido muito importante para nos locomover e interagir com o meio, ela é composta pela: córnea, humor aquoso, íris, pupila, cristalino, humor vítreo, retina, nervo óptico que manda todas as informações ao cérebro para que possamos ver.
O olfato nos permite sentir o cheiro das coisa, ele é composto por fossa nasal e cavidade nasal onde se encontram células olfatórias que nos permite sentir cheiro. Obs. o olfato auxilia em grande parte a gustação para que nós possamos sentir os gostos.
A gustação é um sentido muito apurado, nela encontramos as células filoformes, fungiformes e caliciformes definindo o que é doce, ácido, salgado, amargo e umami.
A audição é bem detalhada. Ela é composta por pavilhão auditivo, canal auditivo, tímpano, ossículos (martelo, bigorna, estribo) a janela oval, os canais semicirculares e a cóclea.
O tato junto a gustação é o nosso principal sentido (apesar do valor de cada um) o tato é composto pela pele que é composta por epiderme, derme e hipoderme. Ela nos permite sentir: frio, calor, pressão e outro tato
Estudamos também sobre a Eva mitocondrial e a evolução do homem com o decorrer do tempo a partir da África.
Aprendi também sobre o nosso encéfalo composto por:Cérebro, bulbo, ponte, cerebelo. Logo após aprendi sobre os neurônios e suas funções.
A evolução do Homo sapiens (nossa espécie) e as dos Chimpanzés, bonobo, gorila, orangotango. Enfim temos ancestrais comuns.
Melissa Catherine_8 Ano "ss"
Nesta 1ª etapa aprendi sobre diversos assuntos,eles são:
ResponderExcluirFilogenia:nela fala sobre a evolução do homem a partir dos primatas,"os macacos".
A estrutura do sistema nervoso:é composto pela medula espinhal,pelo encéfalo,cerebelo,cérebro,bulbo e ponte.
Os cinco sentidos:
A visão:as denominações mais adequadas para as estruturas responsáveis pela visão são os cílios,iris,púlpila,sobrancelha,pálpebra superior e inferior e coróide. Possui também os neurônios sensitivos que captam os estímulos provocados pela imagem.
A audição:é composta pela orelha externa,orelha média e orelha interna.E nelas possuem a membrana timpânica,os ossículos(martelo,bigorna e estribo),os canais semicirculares e a cóclea.
A olfação:é um sentido químico,ou seja,as sensações surgem pela interação das moléculas existentes no ar inspirado com os receptores olfativos localizados na parte superior da cavidade nasal:a mucosa olfativa.(No interior da cavidade nasal,observam-se dois tipos de mucosas:a olfativa e a vermelha).
A gustação:o paladar é um sentido desencadeado por contato químico.As papilas gustativas são restritas a cinco gostos:ácido,doce,amargo,salgado e outro descoberto em 1908,com base em uma série de pesquisas científicas,chamado umami.
O tato:a pele é o órgão mais extenso do corpo e pode ser dividida em epiderme(tem maior poder de renovação e produz uma proteína denominada queratina),derme(tecido conjuntivo e nela encontramos diferentes terminações nervosas relacionadas às sensações de tato) e em hipoderme(é rica em tecido adiposo,isto é,gordura,rica em vasos sanguíneos e isolante térmico da pele).
No entanto esta etapa foi bastante proveitosa e produtiva.
Aluna:Sarah C. Alves/8º ano ss
Nós seres humanos surgimos de uma mulher africana Eva mitocondrial,nós assistimos um vídeo sobre ela e eu achei super interessante.Logo após estudamos sobre o cérebro e os sistema nervoso,nele existem o cerebelo o cérebro,o bulbo,que formam o encéfalo,tem a Medula espinhal,ponte,o sistema nervoso é definido como uma rede de células nervosas que interligam os componentes do sistema corporal humano,a principal função é aumentar a nossa plasticidade em relação ao meio.Aprendemos sobre o olho ele é composto pela pupila,cristalino,retina,córnea e íris,aprendi sobre a visão,fizemos uma experiência no olho do boi que foi interessante,conseguimos abrir o olho e ver tudo como é por dentro.
ResponderExcluirO ouvido é composto pela membrana timpânica,ossículos,cóclea e canais semicirculares.
Fizemos também uma aula prática com a jujuba para demonstrar a importância do olfato para detinguir os sabores.
ANA CLARA NACARATH 8"SS"
Monica,
ResponderExcluirAprendi nessa etapa um pouco sobre o surgimento da mulher africana EVA com as postagens que você postou no blog . Também sobre o cérebro , cerebelo um pouco sobre sistema nervoso suas principais funções para quer serve . Também começamos a estudo sobre o ouvido . Ja estudamos sobre o olho fizemos experiencias sobre olho de boi abrimos o olho e vimos passo a passo do que tem dentro de um olho com isso meu melhorou muito meu estudo .Fizemos experiencias com jujubas para estudarmos sobre o nariz o cheiro que sentimos.
Iury Aguiar - 8º ano SS
Monica , aprendi muito sobre o sistema nervoso sobre a EVA e sobre o cerebelo as funções do sistema nervoso sobre a esperiencia do olho do boi.
ResponderExcluirSamuel Alves - 8º ss
Nessa primeira etapa eu aprendi sobre vários assuntos muito interessantes e proveitosos , como : filogenia , evolução , sistema nervoso , visão , audição , tato , paladar , olfato ...
ResponderExcluirNesse resumo da matéria , vou falar sobre cada um deles .
1-Nós seres humanos surgimos de uma mulher africana chamada Eva mitocondrial , assistimos um vídeo sobre ela e eu achei muito interessante .
2-Filogenia : filogenia é a ciência que estuda antepassados dos seres vivos , pesquisa hipóteses de relação evolutiva entre os seres ou seja , determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas .
3-
Sistema nervoso : o sistema nervoso é definido como um conjunto de células nervosas , a sua função é perceber e identificar o ambiente externo .
O sistema nervoso é composto por :
Medula espinhal : é o que coordena os movimentos , se localiza abaixo do bulbo .
Encéfalo :é tudo o que está dentro da caixa craniana .
Cerebelo : é responsável por dar equilíbrio ao ser humano e se localiza abaixo do cérebro ao lado direito .
Cérebro : é responsável pelo raciocínio , se localiza dentro da caixa craniana .
Ponte :é responsável pela emoção do ser humano
Bulbo : é responsável pelos movimentos básicos , sendo assim muito importante , é responsável pela respiração , batida do coração ...
4-Sentidos do corpo humano : nessa matéria eu pude aprender detalhadamente sobre a visão , tato , paladar , olfato , audição .
Eu vou citá-los e explicar o que eu entendi sobre cada um deles :
Visão : aprendi que o olho é uma das parte mias sensíveis e complexas que temos no nosso corpo , não é a toa que chamam de janela do corpo humano , porque além de ser responsável por demonstrar emoções também nos permite entrarmos em contato com o mundo exterior : é composto por pupila , íris , córnea , humor aquoso , cristalino , humor vítreo , retina e nervo óptico .
Olfato : na cavidade nasal há uma mucosa constituído por milhares de células nervosas que se connectam com as moléculas vindas do ar apartir dessa conexão , impulsos são mandados para o bulbo olfativo , depois desses impulsos nervosos , manda para o cérebro . aprendi muito com essa matéria de olfato , porque com ela eu pude aprender como eu sinto os cheiros do ambiente exterior.
Paladar : a língua possui uma camada bem fina por cima da língua , é composta por milhares de moléculas gustativas , essas moléculas quando entram em contato com as células do alimento , elas conseguem diferenciar o sabor , doce , salgado , ácido , amargo , umami . depois disso o sabor é enviado para o cérebro
Audição : a audição tamabem é muito importante poque com ela podemos ouvir sons do ambiente exterior , a orelha é dividida em três partes ,
Orelha Externa: capta ondas sonoras e as direciona para dentro do canal auditivo que, pela sua forma afunilada, amplifica as ondas sonoras para a membrana timpânica.
Orelha Média: é uma câmara cheia de ar conectada às cavidades do nariz e da garganta por meio da tuba auditiva. Tem o objetivo de equalizar a pressão do ar dentro da orelha.
Orelha Interna: é composta pela cóclea (órgão sensorial da audição) e pelo labirinto (responsável pelo equilíbrio).
O tato : a pele é importante porque , na pele existem células nervosas modificadas capazes de perceber estímulos relacionados ao toque. É dividida em três epiderme , derme , tecido adiposo .
achei essa etapa muito proveitosa e aprimorou muito os meus conhecimentos sobre minha origem e sobre eu mesmo ,queria agradecer a oportunidade , obrigado
Abel Almeida Sales 8ºano s
Abel vc pegou na internet kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tenho do de vc
ResponderExcluir