Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mudando-se a temperatura ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para outro. Fusão: Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido. Solidificação: Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de resfriamento. Vaporização: Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento. Condensação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um resfriamento. Sublimação: Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido. Ex. Gelo seco, naftalina. Sabemos que essas substâncias são formadas por moléculas. Quanto mais perto as moléculas se encontrarem, podemos dizer que mais "sólida" a substância será. À medida que as moléculas se distanciam a substância vai se tornando líquida e, distanciando-se ainda mais, torna-se um gás. Uma substância pode sofrer dois tipos de transformação: quando ela se transforma em outra substância, diferente da primeira, dizemos que ocorreu uma transformação química; quando ela sofre uma alteração mas continua sendo a mesma substância, dizemos que ocorreu uma transformação física.
Os Estados físicos da matéria são três sendo eles: sólido,liquido e gasosos Caracterizando como
sOlido:particulas organizadas muito próximas e sem espaços entre elas.
liquido:particulas com poucas organização e com pouco espaço entre elas.
Gasosos:particulas com grandes desorganização e muito espaço enmtre elas.
A fase da materia é forma física na qual os corpos se apresentam.cada fase possui caracteristicas próprias: _no estado sólido a forma e o volume são constantes. _no estado liquido a forma é variavel eo volume é constante. _no estado gasosos,a forma e o volume são variaveis.
Como a cada uma destas fases de uma substância corresponde determinado tipo de estrutura corpuscular, há vários tipos de mudanças de estruturas dos corpos quando muda a fase, ou de estado de aglomeração, da substância que são feitos. A mudança de fases ocorre conforme o diagrama de fases da substância. Mudando a pressão ou a temperatura do ambiente onde um objeto se encontra, esse objeto pode sofrer mudança de fase.
Fusão - mudança do estado sólido para o líquido.Existem dois tipos de fusão: Gelatinosa - derrete todo por igual; por exemplo o plástico. Cristalina - derrete de fora para dentro; por exemplo o gelo. Vaporização - mudança do estado líquido para o gasoso. Existem três tipos de vaporização: Evaporação - as moléculas da superfície do líquido tornam-se gás em qualquer temperatura. Ebulição - o líquido está na temperatura de ebulição e fica borbulhando, recebendo calor e tornando-se gás. Calefação - o líquido recebe uma grande quantidade de calor em período curto e se torna gás rapidamente. Condensação - mudança de estado gasoso para líquido (inverso da Vaporização). Solidificação - mudança de estado líquido para o estado sólido (inverso da Fusão). Sublimação - um corpo pode ainda passar diretamente do estado sólido para o gasoso. Ressublimação - mudança direta do estado gasoso para o sólido (inverso da Sublimação). Ionização - mudança de estado gasoso para o estado plasma. Desionização - mudança de estado plasma para estado gasoso (inverso de Ionização).
O QUE POSSO RESUMIR É ISSO POIS A MATERIA ESTA EM VARIOS LUGARES É POSSIVEL OBSERVA VARIAS COISAS EM QUE PODEMOS TOCAR:UMA CANETA,UMA BORRACHA,UM LIVRO E OUTRAS COISAS. TUDO QUE TEM EXISTENCIA FISICA OU REAL É MATERIA.TUDO QUE EXISTE NO UNIVERSO CONHECIDO MANIFESTA-SE COMO MATERIA OU ENENRGIA! ALUNA:LARA ELIS GARCIA N:20 (9º ano A - EEJG
FUSÃO: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido.
Durante a fusão a temperatura permanece constante, conforme podemos constatar ao retirarmos um bloco de gelo do congelador e colocar em um prato.
Supondo que o gelo esteja à - 8ºC, ele irá receber calor do ambiente até chegar à temperatura de 0ºC, nesse ponto irá começar a passar do estado sólido para o líquido. Enquanto esse processo estiver se desenvolvendo a temperatura tanto do bloco de gelo restante quanto da água que foi aparecendo, estará em 0ºC. Quando todo o gelo estiver derretido novamente a temperatura da água começará a subir, até atingir o equilíbrio térmico com o meio ambiente.
TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido.
SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.
TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido.
Durante a solidificação a temperatura permanece constante.
VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.
EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.
Este processo se dá através de algumas das moléculas do líquido, que estão em movimento, as quais conseguem escapar da superfície do líquido.
A velocidade de evaporação depende de três fatores:
1-quanto maior for a temperatura do líquido maior será a energia das moléculas que se encontram próximas a superfície, portanto maior velocidade de evaporação. Ex: a água à 80 graus evapora mais rápido do que à 20 graus.
2-quanto maior for a superfície do liquido em contato com o ar maior será a velocidade de evaporação. Ex.: um líquido num prato evapora mais rápido do que se estivesse em uma garrafa.
3-quanto maior a umidade próxima a superfície do líquido, menor a velocidade de evaporação porque as moléculas que iriam se desprender da superfície encontrarão já o espaço ocupado por outras moléculas. Ex: em dias úmidos as roupas custam mais a secar.
EBULIÇÃO: ocorre à uma determinada temperatura, característica de cada líquido, chamada TEMPERATURA DE EBULIÇÃO.
Cada substância possui uma determinada temperatura de ebulição e a mesma permanece constante enquanto se verifica o processo. Ex: a água entra em ebulição à 100ºC e permanece nessa temperatura enquanto estiver fervendo.
CONDENSAÇÃO: É a passagem do estado gasoso para o líquido. Isto se verifica quando se retira calor de uma substância que está em ebulição.
SUBLIMAÇÃO: É a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ex: naftalina, CO2 sólido, cânfora.
ESSE É O MEU RESUMO SOBRE A MATERIA: Os estados físicos da matéria são três: SÓLIDO, LÍQUIDO e GASOSO. Mudando-se a temperatura e/ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para outro. Em nosso estudo, no momento, estudaremos apenas as passagens que se dão sem se modificar a pressão, ou seja, estudaremos as mudanças de estado ocasionadas pelas mudanças na temperatura.
FUSÃO: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido. Durante a fusão a temperatura permanece constante, conforme podemos constatar ao retirarmos um bloco de gelo do congelador e colocar em um prato. Supondo que o gelo esteja à - 8ºC, ele irá receber calor do ambiente até chegar à temperatura de 0ºC, nesse ponto irá começar a passar do estado sólido para o líquido. Enquanto esse processo estiver se desenvolvendo a temperatura tanto do bloco de gelo restante quanto da água que foi aparecendo, estará em 0ºC. Quando todo o gelo estiver derretido novamente a temperatura da água começará a subir, até atingir o equilíbrio térmico com o meio ambiente. TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido. SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina. TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido. Durante a solidificação a temperatura permanece constante. VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO. EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais. Este processo se dá através de algumas das moléculas do líquido, que estão em movimento, as quais conseguem escapar da superfície do líquido. A velocidade de evaporação depende de três fatores: 1-quanto maior for a temperatura do líquido maior será a energia das moléculas que se encontram próximas a superfície, portanto maior velocidade de evaporação. Ex: a água à 80 graus evapora mais rápido do que à 20 graus. 2-quanto maior for a superfície do liquido em contato com o ar maior será a velocidade de evaporação. Ex.: um líquido num prato evapora mais rápido do que se estivesse em uma garrafa. 3-quanto maior a umidade próxima a superfície do líquido, menor a velocidade de evaporação porque as moléculas que iriam se desprender da superfície encontrarão já o espaço ocupado por outras moléculas. Ex: em dias úmidos as roupas custam mais a secar. EBULIÇÃO: ocorre à uma determinada temperatura, característica de cada líquido, chamada TEMPERATURA DE EBULIÇÃO. Cada substância possui uma determinada temperatura de ebulição e a mesma permanece constante enquanto se verifica o processo. Ex: a água entra em ebulição à 100ºC e permanece nessa temperatura enquanto estiver fervendo. CONDENSAÇÃO: É a passagem do estado gasoso para o líquido. Isto se verifica quando se retira calor de uma substância que está em ebulição. SUBLIMAÇÃO: É a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ex: naftalina, CO2 sólido, cânfora.
A matéria pode ser encontrada na natureza nos estados sólido, líquido e gasoso.
A matéria no estado SÓLIDO apresenta forma e volume constantes. As moléculas que formam os corpos estão sujeitas a forças de atração, conhecidas como forças de coesão. No estado sólido, as moléculas estão próximas umas das outras. Consequentemente, as forças de coesão são grandes, e as moléculas se movimentam pouco. Forças de coesão grande são responsáveis pela forma definida dos sólidos.
A matéria no estado LÍQUIDO mantém seu volume constante. Sua forma, porém, não é constante, correspondendo àquela do recipiente que a contém. No estado líquido as moléculas estão mais distantes, e as forças de coesão são bem menores. Ficando mais soltas, as moléculas apresentam maior mobilidade, o que confere aos líquidos a propriedade de assumir a forma do recipiente que os contém.
No estado GASOSO, a matéria não apresenta nem volume nem forma constantes. Como nos gases a distância entre as moléculas é muito grande, as forças de coesão entre elas são extremamente fracas, e elas têm grande mobilidade. Quando liberamos um gás que estava preso num frasco, ele se espalha pelo ambiente.
As mudanças de estados físicos são sempre transformações físicas.
Fusão Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido. O aquecimento provoca a elevação da temperatura da substância até ao seu ponto de fusão. A temperatura não aumenta enquanto está a acontecer a fusão. Depois de toda a substância passa para o estado líquido é que a temperatura volta a aumentar.
Solidificação Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de arrefecimento. Quando a substância líquida inicia a solidificação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado sólido, e só depois a temperatura continua a baixar.
Vaporização Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento. Se for realizada lentamente chama-se evaporação, se for realizada com aquecimento rápido chama-se ebulição. Durante a ebulição a temperatura da substância que está a passar do estado líquido para o estado gasoso permanece inalterada, só voltando a aumentar quando toda a substância estiver no estado gasoso.
Condensação Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um arrefecimento. Quando a substância gasoso inicia a condensação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado líquido, e só depois a temperatura continua a baixar.
Sublimação Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido, por arrefecimento.
Pode se concluir que tudo no na Terra e fora dela tem seu espaço até mesmo o AR.
Resumo sobre a "MATERIA" Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém. Fusão e solidificação Quando uma substância se encontra no estado sólido e começa receber calor, a sua temperatura aumenta, assim como o estado de agitação das suas moléculas. Solidificação A solidificação é o processo inverso da fusão. Considere que uma substância no estado líquido esteja cedendo calor. SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Vaporização Se a substância do item anterior estiver no estado líquido e continuarmos a fornecer calor, a sua temperatura irá aumentar. Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento. CONDENSAÇÃO: É a passagem do estado gasoso para o líquido. Sublimação: Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido. Gabriela Crisóstomo da Silva N ° 13
Naiara Pereira Santos N° 33 Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
Amanda Alves Froes N° 2 Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
Izadora Thayna Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
Mariana Gonçalves 32 e Kaoania 23 Os Estados físicos da matéria são: sólido, líquido e gasoso. Estado Sólido:as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Estado Líquido: é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar consideravelmente seu volume. As moléculas de um material no estado líquido possuem mais energia do que as moléculas do mesmo material em estado sólido, a uma mesma pressão. Esta maior energia se traduz em maior liberdade de movimento, que é o que permite ao líquido adaptar sua forma à forma do recipiente que o contém, embora o líquido seja praticamente incompressível.Com liberdade de movimento. Estado Gasoso:é constituída por átomos ou moléculas, que estão bem afastados uns dos outros, permitindo a sua grande movimentação.No estado gasoso, a matéria:Não tem forma nem volume definidos. O gás contido num recipiente pode ser comprimido ou expandido; consequentemente, seu volume pode diminuir e aumentar.
As mudanças de estado físico
Já sabemos que dois fatores influem na mudança de estado físico da matéria: a temperatura e a pressão.O aumento da temperatura faz com que as moléculas ou partículas da matéria se movimentem com maior velocidade. Já o aumento da pressão faz com que as moléculas fiquem mais próximas. Um atua contrariamente ao outro.Se quisermos manter a matéria no mesmo estado físico, devemos compensar qualquer mudança nas condições de pressão com outra mudança de temperatura, e vice-versa.
Matheus Santos O aumento da temperatura faz com que as moléculas ou partículas da matéria se movimentem com maior velocidade.
Já o aumento da pressão faz com que as moléculas fiquem mais próximas. Uma atua contrariamente ao outro.
Se quisermos manter a matéria no mesmo estado físico, devemos compensar qualquer mudança nas condições de pressão com outra mudança na temperatura, e vice-versa.
Fusão: É a passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido. Os sólidos puros sofrem fusão sempre a uma temperatura e pressão determinadas. A essa temperatura chamamos ponto de fusão. Até o fim de todo processo de fusão, essa temperatura permanece inalterada.
Solidificação: É a transformação de uma substância do estado líquido para o estado sólido. É o processo inverso ao da fusão. O ponto de solidificação é o mesmo que o de fusão. Como na fusão, a temperatura permanece constante durante todo o processo.
Vaporização: É a transformação de uma substância do estado líquido para o estado gasoso. Existem dois tipos de vaporização: ebulição e evaporação.
A ebulição ocorre quando fornecemos calor a um líquido ou reduzimos a pressão que atua sobre ele. Colocando-se uma panela com água sobre uma fonte de calor, após um certo tempo a água começará a ferver, isto é, entrará em ebulição, e bolhas de vapor se formarão em toda a parte líquida.
Sublimação: É a passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado de vapor, e vice-versa. Observamos isso com as bolinhas de naftalina colocadas em gavetas que diminuem de tamanho com o passar do tempo.
O vapor de água que sai do nosso corpo pela nossa expiração logo se transforma em líquido quando encontra uma superfície fria. Isso pode ser observado com mais frequência em dias frios.
Numa determinada pressão, cada substância se condensa a uma determinada temperatura. É seu ponto de condensação, que é igual ao ponto de ebulição.
Danilo Antunes N 7.Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém. SOLIDIFICAÇÃO:é a passagem do estado liquido para o estado solido
VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.
EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.
Laura Valadares Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mudando-se a temperatura ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para outro. FUSÃO: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido. Durante a fusão a temperatura permanece constante, conforme podemos constatar ao retirarmos um bloco de gelo do congelador e colocar em um prato. SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina. TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido. Durante a solidificação a temperatura permanece constante. VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.
EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.
Este processo se dá através de algumas das moléculas do líquido, que estão em movimento, as quais conseguem escapar da superfície do líquido. EBULIÇÃO: ocorre à uma determinada temperatura, característica de cada líquido, chamada TEMPERATURA DE EBULIÇÃO.
Cada substância possui uma determinada temperatura de ebulição e a mesma permanece constante enquanto se verifica o processo. Ex: a água entra em ebulição à 100ºC e permanece nessa temperatura enquanto estiver fervendo.
CONDENSAÇÃO: É a passagem do estado gasoso para o líquido. Isto se verifica quando se retira calor de uma substância que está em ebulição.
SUBLIMAÇÃO: É a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ex: naftalina, CO2 sólido, cânfora.
CRISTALIZAÇÃO: É a passagem do estado gasoso direto para o estado sólido, sem passar pelo estado líquido. Ex: se aquecermos iôdo cristalino o mesmo irá evaporar. Colocando-se uma superfície fria logo acima da evaporação notaremos que o mesmo se liga a superfície na forma de pequenos cristais
michelle Rodrigues os estados físicos são:sólido,liquido e gasoso. Sólido É quando os átomos das moléculas constituintes da matéria estão em um estado de agitação baixo, podendo ser concentrados mais átomos em um mesmo espaço físico. A sua forma e volume são fixos. Por exemplo, uma bola de boliche. Pode ser colocada em qualquer tipo de recipiente que ela não tomará a forma do recipiente, e o seu volume não vai aumentar ou diminuir. Líquido Ocorre quando as moléculas já estão um pouco mais dispersos, em relação à mesma matéria no estado sólido. Substâncias no estado líquido tem volume fixo, porém a sua forma pode variar. Por exemplo, a água. Se estiver em um copo, toma a forma do copo, se estiver na jarra, fica na forma da jarra. Gasoso Acontece quando as partículas que formam a matéria estão bastante afastadas, dispersas no espaço. Por isto elas podem ter a forma e o volume variável. Exemplo, ar atmosférico. O ar de uma sala inteira pode ser comprimido dentro de um cilindro, e tomando a forma do mesmo.
Bruna Daniele n°7 fusão: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido. Durante a fusão a temperatura permanece constante, conforme podemos constatar ao retirarmos um bloco de gelo do congelador e colocar em um prato. Supondo que o gelo esteja à - 8ºC, ele irá receber calor do ambiente até chegar à temperatura de 0ºC, nesse ponto irá começar a passar do estado sólido para o líquido. Enquanto esse processo estiver se desenvolvendo a temperatura tanto do bloco de gelo restante quanto da água que foi aparecendo, estará em 0ºC. Quando todo o gelo estiver derretido novamente a temperatura da água começará a subir, até atingir o equilíbrio térmico com o meio ambiente. temperatura do fusão: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido. solidificação: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina. temperatura da solidificação: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido. Durante a solidificação a temperatura permanece constante. vaporização: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: evaporação e ebolição: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais. Este processo se dá através de algumas das moléculas do líquido, que estão em movimento, as quais conseguem escapar da superfície do líquido. A velocidade de evaporação depende de três fatores: 1-quanto maior for a temperatura do líquido maior será a energia das moléculas que se encontram próximas a superfície, portanto maior velocidade de evaporação. Ex: a água à 80 graus evapora mais rápido do que à 20 graus. 2-quanto maior for a superfície do liquido em contato com o ar maior será a velocidade de evaporação. Ex.: um líquido num prato evapora mais rápido do que se estivesse em uma garrafa. 3-quanto maior a umidade próxima a superfície do líquido, menor a velocidade de evaporação porque as moléculas que iriam se desprender da superfície encontrarão já o espaço ocupado por outras moléculas. Ex: em dias úmidos as roupas custam mais a secar. ebulição: ocorre à uma determinada temperatura, característica de cada líquido, chamada temperatura de ebolição .Cada substância possui uma determinada temperatura de ebulição e a mesma permanece constante enquanto se verifica o processo. Ex: a água entra em ebulição à 100ºC e permanece nessa temperatura enquanto estiver fervendo. condensação: É a passagem do estado gasoso para o líquido. Isto se verifica quando se retira calor de uma substância que está em ebulição. sublimação: É a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ex: naftalina, CO2 sólido, cânfora.
Vitoria Ferraz-40 Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém. SOLIDIFICAÇÃO:é a passagem do estado liquido para o estado solido
VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.
EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.
Brenda Carolayni N° 5 Os estados físicos da matéria são três:SÓLIDO,LÍQUIDO e GASOSO
Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
As mudanças de estado físico são:
FUSÃO: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido. Durante a fusão a temperatura permanece constante, conforme podemos constatar ao retirarmos um bloco de gelo do congelador e colocar em um prato. Supondo que o gelo esteja à - 8ºC, ele irá receber calor do ambiente até chegar à temperatura de 0ºC, nesse ponto irá começar a passar do estado sólido para o líquido. Enquanto esse processo estiver se desenvolvendo a temperatura tanto do bloco de gelo restante quanto da água que foi aparecendo, estará em 0ºC. Quando todo o gelo estiver derretido novamente a temperatura da água começará a subir, até atingir o equilíbrio térmico com o meio ambiente. TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido.
SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina. TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido.
VAPORIZAÇÃO: é a transformação de uma substância do estado líquido para o estado gasoso. Existem dois tipos de vaporização: ebulição e evaporação. A ebulição ocorre quando fornecemos calor a um líquido ou reduzimos a pressão que atua sobre ele. Colocando-se uma panela com água começara a ferver, isto é, entrará em ebulição, e bolhas de vapor se formarão em toda a parte líquida. A evaporação é a mudança lenta de uma substância líquida em vapor. Pode ocorrer espontaneamente, dependendo das condições ambientes. Podemos constatar a evaporação na secagem de roupas no varal, de poças de água, da água das chuvas, dos rios, etc.
CONDENSAÇÃO:É a passagem do estado gasoso para o líquido. Isto se verifica quando se retira calor de uma substância que está em ebulição.Um exemplo de condensação é o orvalho e a geada.
SUBLIMAÇÃO:é a passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido, por arrefecimento. Ex. Gelo seco, naftalina.
Os Estados Físicos da matéria são: Sólido, Líquido e Gasoso.
O Estado Sólido: é uma forma em volume constante; São partículas que permanecem fixas e com vibração, e quanto maior a temperatura, maior a vibração.
O Estado Líquido: é uma forma variada e volume constante; São partículas são afastadas e em movimento, e quanto maior a temperatura maior a velocidade e distancia entre elas.
O Estado Gasoso: é uma forma e volume variável; São moléculas são muito afastadas e em altíssima velocidade, quanto maior a temperatura, maior será sua velocidade e a distancias entre umas e outras.
"Mudanças Físicas"
°Fusão: representa a passagem do estado sólido para o estado líquido. A temperatura na qual ocorre recebe o nome de Ponto de Fusão. Por exemplo, o derretimento de um cubo de gelo. °Vaporização: representa a passagem do estado líquido para o estado gasoso. A temperatura na qual ocorre recebe o nome de Ponto de Ebulição. Uma vaporização pode ocorrer de três modos distintos: *Calefação: passagem do estado líquido para o gasoso de modo muito rápido, quase instantâneo. Por exemplo, gotas de água sendo derramadas em uma chapa metálica aquecida. *Ebulição: passagem do estado líquido para o estado gasoso por meio de aquecimento direto, envolvendo todo o líquido. Por exemplo, o aquecimento da água em uma panela ao fogão. *Evaporação: passagem do estado líquido para o estado gasoso que envolve apenas a superfície do líquido. Por exemplo, a secagem de roupas em um varal. Liquefação ou Condensação: representa a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Por exemplo, a umidade externa de um frasco metálico ao ser exposto a uma temperatura relativamente elevada. °Solidificação: representa a passagem do estado líquido para o estado sólido. Por exemplo, o congelamento da água em uma forma de gelo levada ao refrigerador. °Sublimação: representa a passagem do estado sólido para o estado gasoso ou o processo inverso, sem passagem pelo estado líquido. Por exemplo, a sublimação do gás carbônico. sólido, conhecido por gelo seco, em exposição à temperatura ambiente.
Vitória Caroline nº39 Estados Físicos da Matéria Estados físicos da matéria ou fases são as diferentes formas de como uma substância pode se apresentar no espaço. Os principais são:
Sólido-É quando os átomos das moléculas da matéria estão em um estado de agitação baixo, podendo ser concentrados mais átomos em um mesmo espaço físico. A sua forma e volume são fixos. Líquido-Ocorre quando as moléculas já estão um pouco mais separadas em relação à matéria no estado sólido.Substâncias no estado líquido tem volume fixo, porém a sua forma pode ser variável. Por exemplo, a água.se estiver em um copo, toma a forma do copo, se estiver na jarra, fica na forma da jarra. Gasoso-Acontece quando as partículas que formam a matéria estão bastante afastadas, dispersas no espaço. Por isto elas podem ter a forma e o volume variável. Exemplo, ar atmosférico. O ar de uma sala inteira pode ser comprimido dentro de um cilindro, e tomando a forma do mesmo. Todas as substâncias podem alterar o estado físico em que estão, alterando alguns fatores que as influenciam, como a temperatura e a pressão. Estados Físicos da Matéria
FUSÃO: representa a passagem do estado sólido para o estado líquido.(exemplo, o derretimento de um cubo de gelo.)
VAPORIZAÇÃO: representa a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Uma vaporização pode ocorrer de três modos distintos:
1ºCALEFAÇÃO: passagem do estado líquido para o gasoso de modo muito rápido, quase instantâneo. Por exemplo, gotas de água sendo derramadas em uma chapa metálica aquecida. 2ºEBULIÇÃO: passagem do estado líquido para o estado gasoso por meio de aquecimento direto, envolvendo todo o líquido. Por exemplo, o aquecimento da água em uma panela ao fogão. 3ºEVAPORAÇÃO: passagem do estado líquido para o estado gasoso que envolve apenas a superfície do líquido. Por exemplo, a secagem de roupas em um varal.
LIQUEFAÇÃO ou CONDENSAÇÃO: representa a passagem do estado gasoso para o estado líquido.(exemplo, a umidade externa de um frasco metálico ao ser exposto a uma temperatura relativamente elevada.)
SOLIDIFICAÇÃO: representa a passagem do estado líquido para o estado sólido.(exemplo, o congelamento da água em uma forma de gelo levada ao refrigerador.)
SUBLIMAÇÃO: representa a passagem do estado sólido para o estado gasoso ou o processo inverso, sem passagem pelo estado líquido.(exemplo, a sublimação do gás carbônico sólido, conhecido por gelo seco, em exposição à temperatura ambiente.)
Gabriela Oliveira 9°ano A. a matéria pode apresentar-se nos seguintes estados:sólido,líquido,gasoso e plasma. O que determinará o estado físico em que a matéria irá se apresentar é a proximidade das partículas que a constitui.as mudanças que ocorrem de um estado para o outro sao denominadas:1°Fusão: é a passagem do estado sólido para o líquido,neste tipo de mudança há a absorção de energia(processo endotérmico).
2°Solidificação: é a passagem do estado líquido para o sólido,neste tipo de mudança há a liberação de energia(processo exotérmico).
3°Vaporização: é a passagem do estado líquido para o gasoso,neste tipo de mudança há a absorção de energia(processo endotérmico).
4°Condensação(liquefação): é a passagem do estado gasoso para o líquido,neste tipo de mudança há a liberação de energia(processo exotérmico).
5°Sublimação: é a passagem do estado sólido para o gasoso,neste processo há uma grande absorção de energia(processo endotérmico).
6°Ressublimação: é a passagem do estado gasoso para o sólido,neste processo há uma grande liberação de energia(processo exotérmico).
Os estados físicos da matéria são três:SÓLIDO,LÍQUIDO e GASOSO Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém. Fusão e solidificação Quando uma substância se encontra no estado sólido e começa receber calor, a sua temperatura aumenta, assim como o estado de agitação das suas moléculas. Se continuarmos com esse aquecimento, a agitação molecular se tornará tão intensa que as ligações entre as moléculas irão se romper. Solidificação A solidificação é o processo inverso da fusão. Considere que uma substância no estado líquido esteja cedendo calor. Ao ceder calor, a sua temperatura irá diminuir, assim como o estado de movimentação das moléculas. Essa diminuição da movimentação molecular fará que as ligações moleculares se tornem mais intensas, caracterizando o estado sólido. Vaporização Se a substância do item anterior estiver no estado líquido e continuarmos a fornecer calor, a sua temperatura irá aumentar. Com isso, haverá um aumento no grau de movimentação das moléculas. Condensação É o processo inverso da vaporização. Ao se diminuir a temperatura do gás, ele começa a perder a sua energia de movimentação. Com isso, as moléculas se agrupam através das forças moleculares, fazendo que a substância entre no estado líquido.
Os estados físicos da matéria são: Sólido, liquido e gasoso O estado SÓLIDO tem suas moléculas muito próximas, portanto não mudam de forma, e nem de tamanho. O estado LIQUIDO tem suas moléculas mais afastadas, por isso pode ter formas variadas mas o volume é o mesmo. O estado GASOSO tem as moléculas muito afastadas, ele pode mudar de volume. MUDANÇAS Fusão Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido. O aquecimento provoca a elevação da temperatura da substância até ao seu ponto de fusão. A temperatura não aumenta enquanto está acontecendo a fusão, isto é, somente depois que toda a substância passar para o estado líquido é que a temperatura volta a aumentar. Solidificação Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de resfriamento. Quando a substância líquida inicia a solidificação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado sólido, e só depois a temperatura continua a baixar. Condensação Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um resfriamento. Quando a substância gasosa inicia a condensação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado líquido, e só depois a temperatura continua a baixar. Sublimação Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido, por resfriamento. Vaporização Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento. Se for realizada lentamente chama-se evaporação, se for realizada com aquecimento rápido chama-se ebulição. Durante a ebulição a temperatura da substância que está a passar do estado líquido para o estado gasoso permanece inalterada, só voltando a aumentar quando toda a substância estiver no estado gasoso.
Maria Vitória N° 26 9°ano A Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mudando-se a temperatura ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para outro. Fusão: Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido. Solidificação: Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de resfriamento. Vaporização: Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento. Condensação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um resfriamento. Sublimação: Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido. Ex. Gelo seco, naftalina. TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido. SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina. TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido. Durante a solidificação a temperatura permanece constante. Sabemos que essas substâncias são formadas por moléculas. Quanto mais perto as moléculas se encontrarem, podemos dizer que mais "sólida" a substância será. À medida que as moléculas se distanciam a substância vai se tornando líquida e, distanciando-se ainda mais, torna-se um gás. Uma substância pode sofrer dois tipos de transformação: quando ela se transforma em outra substância, diferente da primeira, dizemos que ocorreu uma transformação química; quando ela sofre uma alteração mas continua sendo a mesma substância, dizemos que ocorreu uma transformação física.
Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mudando-se a temperatura ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para o outro. Fusão Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido. O aquecimento provoca a elevação da temperatura da substância até ao seu ponto de fusão. A temperatura não aumenta enquanto está a acontecer a fusão. Depois de toda a substância passa para o estado líquido é que a temperatura volta a aumentar. e um estado para outro. TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido.
Solidificação: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina. TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido.
Condensação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um resfriamento.
Sublimação: É a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ex: naftalina, CO2 sólido, cânfora.
Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente.
Thaís Emanuelle n° 38 Os Estados físicos da matéria são: O estado sólido:
Nos corpos sólidos, as partículas que os constituem ficam muito próximas umas das outras.
No estado sólido a matéria:
Tem forma própria. Uma aliança de ouro terá sempre a mesma forma, onde quer que seja colocada (dentro de um cofre, sobre a mesa, no bolso da calça, etc.);
Tem volume definido. Medindo as dimensões da aliança de ouro, você poderá determinar o seu volume.
Na maioria dos casos, corpos sólidos se transformam em líquidos ou gasosos quando aquecidos a temperatura elevada ou quando a pressão a que estão submetidos é reduzida.
O estado líquido:
No estado líquido, em geral, a matéria apresenta suas partículas mais afastadas umas das outras do que no estado sólido. Isso permite que elas se movimentem, tornando a matéria fluida.
No estado líquido, a matéria é geralmente constituída por moléculas e:
Não tem forma própria. Experimente despejar a água de uma garrafa em outro recipiente qualquer: ela tomará nova forma. Como todos os líquidos, a água adquire a forma do recipiente que a contém;
Tem volume constante. Encha de água uma garrafa de 1 L de capacidade. A seguir, despeje a água em outro recipiente. Ela muda de forma, mas seu volume permanece o mesmo (1 L).
O estado gasoso:
Em condições ambientais, a matéria no estado gasoso é constituída por átomos ou moléculas, que estão bem afastados uns dos outros, permitindo a sua grande movimentação.
No estado gasoso, a matéria:
Não tem forma nem volume definidos. O gás contido num recipiente pode ser comprimido ou expandido; conseqüentemente, seu volume pode diminuir e aumentar. Fusão:É a transformação de um material sólido em um líquido. Para isso é necessária a absorção de energia calorífica, logo se trata de uma reação endergônica. Vaporização: É a mudança do estado líquido para o gasoso. Pode acontecer de 3 maneiras diferentes, sendo elas: > Evaporação: vaporização lenta que ocorre na temperatura ambiente.
> Ebulição: vaporização rápida onde aparecem bolhas durante o aquecimento.
> Calefação: vaporização muito rápida onde a temperatura a que o líquido é exposto é maior do que a temperatura de ebulição.
Solidificação:Quando o líquido se torna sólido. Para tanto ocorre uma perda de calor, por isso é classificada como exergônica. Condensação:Mudança do estado gasoso para o líquido. Reação onde há liberação de energia calorífica, portanto é exergônica. Sublimação:É a transformação direta do estado sólido para o gasoso. Reação considerada endergônica ou endotérmica. Ressublimação:É o oposto da Sublimação (gasoso para o sólido) considerada exergônica.
Os Estados físicos da matéria são: sólido, líquido e gasoso. Estado Sólido:as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Estado Líquido: é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar consideravelmente seu volume. As moléculas de um material no estado líquido possuem mais energia do que as moléculas do mesmo material em estado sólido, a uma mesma pressão. Esta maior energia se traduz em maior liberdade de movimento, que é o que permite ao líquido adaptar sua forma à forma do recipiente que o contém, embora o líquido seja praticamente incompressível.Com liberdade de movimento. Estado Gasoso:é constituída por átomos ou moléculas, que estão bem afastados uns dos outros, permitindo a sua grande movimentação.No estado gasoso, a matéria:Não tem forma nem volume definidos. O gás contido num recipiente pode ser comprimido ou expandido; consequentemente, seu volume pode diminuir e aumentar.
Esse é o meu resumo dos estados físicos da matéria : O líquido que forma os lagos, rios e mares;o vapor que sobe do solo,dos rios ou dos oceanos aquecidos pelo sol; o gelo que cobre as altas montanhas são constituídos de uma mesma substância, só que em três aspectos diferentes. É a água que se apresenta em função das forças de coesão das partículas que a formam,em três formas diferentes: Sólido, Líquido e Gasoso .
Sólido tem suas moléculas muito próximas, portanto não mudam de forma, e nem de tamanho. Líquido tem suas moléculas mais afastadas, por isso pode ter formas variadas mas o volume é o mesmo. Gasoso tem as moléculas muito afastadas, ele pode mudar de volume.
As mudanças de estados físicos
Fusão Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido.
Solidificação Passagem do estado líquido para o estado sólido.
Vaporização Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento.
Condensação Passagem do estado gasoso para o estado líquido.
Sublimação Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso.
Vaporização é a passagem do estado líquido para o estado gasosso. A vaporização pode ocorrer de três maneiras: Evaporação: lenta e em temperatura ambiente, como uma oupa secando no varal. Calefação: é uma forma muito rápida, como água em uma chapa quente. Ebulição: rápida com formação de bolhas, com por exemplo ferver água. A fusão é quando uma substancia no estado sólido começa receber calor e sua temperatura aumenta, fazendo assim a passagem do estado sólido para o líquido. A solidificação é o inverso da fusão, como um copo d'água no congelado, irá passar do estado líquido para o sólido. Condensação é a passagem do gasoso para o líquido, esse fenômeno pode ser observado também no dia-a-dia quando um copo de água gelado é cercado externamente por gotículas de água. Essas gotículas eram vapor de água que estavam no ar e que, ao serem resfriadas pela superfície gelada do copo, condensaram. Sublimação é a passagem direta do estado sólido para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido e vice e versa, como por exemplo o gelo seco.
Os Estados físicos da matéria são: sólido, líquido e gasoso. Estado Sólido:as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Estado Líquido: é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar consideravelmente seu volume. As moléculas de um material no estado líquido possuem mais energia do que as moléculas do mesmo material em estado sólido, a uma mesma pressão. Esta maior energia se traduz em maior liberdade de movimento, que é o que permite ao líquido adaptar sua forma à forma do recipiente que o contém, embora o líquido seja praticamente incompressível.Com liberdade de movimento. Estado Gasoso:é constituída por átomos ou moléculas, que estão bem afastados uns dos outros, permitindo a sua grande movimentação.No estado gasoso, a matéria:Não tem forma nem volume definidos. O gás contido num recipiente pode ser comprimido ou expandido; consequentemente, seu volume pode diminuir e aumentar.
hicaro vinicius_9°anoB n°13 -Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mudando-se a temperatura ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para o outro. Fusão Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido. -O aquecimento provoca a elevação da temperatura da substância até ao seu ponto de fusão. A temperatura não aumenta enquanto está a acontecer a fusão. Depois de toda a substância passa para o estado líquido é que a temperatura volta a aumentar. e um estado para outro. TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido.
-Solidificação: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina. TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido.
-Condensação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um resfriamento.
-Sublimação: É a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ex: naftalina, CO2 sólido, cânfora.
tudo que ocupa lugar no espaço, isto é, podem ser medidas, tudo que tem existência física ou real é matéria. A matéria pode ser liquida, solida ou gasosa. Nesses trés estados físicos as partículas estão agrupados de modos diferente como: no estado solido, as partículas estão organizadas muito próximas e sem espaço entre elas. no estado liquido, as partículas estão com pouca organização e com pouco espaço entre elas. e no estado gasoso, as partículas estão com grade desorganização e muito espaço entre elas
a matéria e composta por pequenas partículas e,de acordo com o maior ou menor gral do agregação entre elas,pode ser encontrado em três estados;sólido,liquido e gasoso. o volume ,a densidade e a forma , de um composto porem varias como temperaturas , sendo assim,os compostos apresentam características de acordo com o estado físico em que se encontram.
estado sólido;as moléculas doa matéria se encontram muito próximos ,sendo assim possuem forma fixa,volume fixo e não sofrem compressão.por exemplo em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
estado liquido;as moléculas estão mais afastados do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem formas variada,mais volume constante.Além dessas características,possui facilidade de escoamento e adquirem a forma de recipiente que os contém.
Estado Gasoso;Em condições ambientais , a matéria no estado gasoso é constituída por átomos ou moléculas ,que estão bem afastada um dos outros permitindo a sua grande movimentação . No estado gasoso,a matéria. Não tem forma nem volume definido o gás e contido num recipiente pode ser comprimido ou expandido ; consequentimente , seu volume pode diminuir e aumentar.
Em consequência das mudanças de temperatura, a água sofre transformações, podendo passar de um estado para outro. Estes são: líquido, sólido e gasoso. No estado liquido as moleculas sao mais soltas e se movimentam mais do no estado solido.Os corpos do eatado liquidos nao matem forma definida mais ocupam o formato de algo onde elas estiverem. No estado solido as moleculas estao mais presas assim fica muito dificil variar a forma do estado solido. No estado gasoso a materia muitas vezes nao podemos ve-las visualmente.Os corpos do estado gasosos nao possuem volume ou forma.
Fusão: Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido. Solidificação: Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de resfriamento. Vaporização: Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento. Condensação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um resfriamento. Sublimação: Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido.
Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém. FUSÃO: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido.
SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.
VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.
EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.
Pedro vieira 9º ano cec diocesano Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém. FUSÃO: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido.
SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.
VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.
EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.
Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
TABELA PERIODICA Metais: Eles são a maioria dos elementos da tabela. São bons condutores de eletricidade e calor, maleáveis e dúcteis, tem brilho metálico característico e são sólidos, com exceção do mercúrio. Não-Metais: ao contrário dos metais, não são bons condutores de calor e eletricidade, não são maleáveis e dúcteis e não possuem brilho como os metais. Gases Nobres: tem no total 6 elementos. característica mais importante: inércia química. Hidrogênio: É um elemento considerado à parte por ter um comportamento único. Família I A: metais alcalinos Família II A: metais alcalino-terrosos Família III A: família do Boro Família IV A: família do Carbono Família V A: família do Nitrogênio Família VI A: Calco gênios Família VII A: Halogênios Família 0: Gases Nobres Através da tabela podemos saber sobre a massa atômica, Números atômicos e distribuição eletrônica dos átomos, Sem falar das propiedades periódicas que servem para relacionar as propriedades dos elementos com suas estruturas atômicas. sobre essas propriedades temos: raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade, eletronegatividade, densidade, temperatura de fusão e ebulição e volume atômico. A Tabela Periódica atual tem 109 elementos distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de período. Os elementos pertencentes ao mesmo período possuem o mesmo número de camadas de elétrons. As linhas verticais da Tabela são classificadas de famílias e estão divididas em 18 colunas. Os elementos químicos que estão na mesma coluna na Tabela Periódica possuem propriedades químicas e físicas semelhantes. NATHAN BATISTA N°34 9ª ano B
a matéria e composta por pequenas partículas e,de acordo com o maior ou menor gral do agregação entre elas,pode ser encontrado em três estados;sólido,liquido e gasoso. o volume ,a densidade e a forma , de um composto porem varias como temperaturas , sendo assim,os compostos apresentam características de acordo com o estado físico em que se encontram.
estado sólido;as moléculas doa matéria se encontram muito próximos ,sendo assim possuem forma fixa,volume fixo e não sofrem compressão.por exemplo em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam. LUAN CARVALHO N°26 9°ano B
Aprendi sobre a materia que elaé tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). É um termo geral para a substância da qual todos os objetos físicos consistem.1 2 Tipicamente, a matéria inclui átomos e outras partículas que possuem massa. A massa é dita por alguns como sendo a quantidade de matéria em um objeto e volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto, mas esta definição confunde massa com matéria, que não são a mesma coisa.9 ANO B ANA GABRIELLA
Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mudando-se a temperatura ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para outro.
ResponderExcluirFusão: Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido.
Solidificação: Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de resfriamento.
Vaporização: Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento.
Condensação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um resfriamento.
Sublimação: Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido. Ex. Gelo seco, naftalina.
Sabemos que essas substâncias são formadas por moléculas. Quanto mais perto as moléculas se encontrarem, podemos dizer que mais "sólida" a substância será. À medida que as moléculas se distanciam a substância vai se tornando líquida e, distanciando-se ainda mais, torna-se um gás.
Uma substância pode sofrer dois tipos de transformação: quando ela se transforma em outra substância, diferente da primeira, dizemos que ocorreu uma transformação química; quando ela sofre uma alteração mas continua sendo a mesma substância, dizemos que ocorreu uma transformação física.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOs Estados físicos da matéria são três sendo eles:
ResponderExcluirsólido,liquido e gasosos Caracterizando como
sOlido:particulas organizadas muito próximas e sem espaços entre elas.
liquido:particulas com poucas organização e com pouco espaço entre elas.
Gasosos:particulas com grandes desorganização e muito espaço enmtre elas.
A fase da materia é forma física na qual os corpos se apresentam.cada fase possui caracteristicas próprias:
_no estado sólido a forma e o volume são constantes.
_no estado liquido a forma é variavel eo volume é constante.
_no estado gasosos,a forma e o volume são variaveis.
Como a cada uma destas fases de uma substância corresponde determinado tipo de estrutura corpuscular, há vários tipos de mudanças de estruturas dos corpos quando muda a fase, ou de estado de aglomeração, da substância que são feitos. A mudança de fases ocorre conforme o diagrama de fases da substância. Mudando a pressão ou a temperatura do ambiente onde um objeto se encontra, esse objeto pode sofrer mudança de fase.
Fusão - mudança do estado sólido para o líquido.Existem dois tipos de fusão:
Gelatinosa - derrete todo por igual; por exemplo o plástico.
Cristalina - derrete de fora para dentro; por exemplo o gelo.
Vaporização - mudança do estado líquido para o gasoso. Existem três tipos de vaporização:
Evaporação - as moléculas da superfície do líquido tornam-se gás em qualquer temperatura.
Ebulição - o líquido está na temperatura de ebulição e fica borbulhando, recebendo calor e tornando-se gás.
Calefação - o líquido recebe uma grande quantidade de calor em período curto e se torna gás rapidamente.
Condensação - mudança de estado gasoso para líquido (inverso da Vaporização).
Solidificação - mudança de estado líquido para o estado sólido (inverso da Fusão).
Sublimação - um corpo pode ainda passar diretamente do estado sólido para o gasoso.
Ressublimação - mudança direta do estado gasoso para o sólido (inverso da Sublimação).
Ionização - mudança de estado gasoso para o estado plasma.
Desionização - mudança de estado plasma para estado gasoso (inverso de Ionização).
O QUE POSSO RESUMIR É ISSO POIS A MATERIA ESTA EM VARIOS LUGARES É POSSIVEL OBSERVA VARIAS COISAS EM QUE PODEMOS TOCAR:UMA CANETA,UMA BORRACHA,UM LIVRO E OUTRAS COISAS. TUDO QUE TEM EXISTENCIA FISICA OU REAL É MATERIA.TUDO QUE EXISTE NO UNIVERSO CONHECIDO MANIFESTA-SE COMO MATERIA OU ENENRGIA!
ALUNA:LARA ELIS GARCIA N:20 (9º ano A - EEJG
FUSÃO: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido.
ResponderExcluirDurante a fusão a temperatura permanece constante, conforme podemos constatar ao retirarmos um bloco de gelo do congelador e colocar em um prato.
Supondo que o gelo esteja à - 8ºC, ele irá receber calor do ambiente até chegar à temperatura de 0ºC, nesse ponto irá começar a passar do estado sólido para o líquido. Enquanto esse processo estiver se desenvolvendo a temperatura tanto do bloco de gelo restante quanto da água que foi aparecendo, estará em 0ºC. Quando todo o gelo estiver derretido novamente a temperatura da água começará a subir, até atingir o equilíbrio térmico com o meio ambiente.
TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido.
SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.
TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido.
Durante a solidificação a temperatura permanece constante.
VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.
EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.
Este processo se dá através de algumas das moléculas do líquido, que estão em movimento, as quais conseguem escapar da superfície do líquido.
A velocidade de evaporação depende de três fatores:
1-quanto maior for a temperatura do líquido maior será a energia das moléculas que se encontram próximas a superfície, portanto maior velocidade de evaporação. Ex: a água à 80 graus evapora mais rápido do que à 20 graus.
2-quanto maior for a superfície do liquido em contato com o ar maior será a velocidade de evaporação. Ex.: um líquido num prato evapora mais rápido do que se estivesse em uma garrafa.
3-quanto maior a umidade próxima a superfície do líquido, menor a velocidade de evaporação porque as moléculas que iriam se desprender da superfície encontrarão já o espaço ocupado por outras moléculas. Ex: em dias úmidos as roupas custam mais a secar.
EBULIÇÃO: ocorre à uma determinada temperatura, característica de cada líquido, chamada TEMPERATURA DE EBULIÇÃO.
Cada substância possui uma determinada temperatura de ebulição e a mesma permanece constante enquanto se verifica o processo. Ex: a água entra em ebulição à 100ºC e permanece nessa temperatura enquanto estiver fervendo.
CONDENSAÇÃO: É a passagem do estado gasoso para o líquido. Isto se verifica quando se retira calor de uma substância que está em ebulição.
SUBLIMAÇÃO: É a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ex: naftalina, CO2 sólido, cânfora.
ESSE É O MEU RESUMO SOBRE A MATERIA:
ResponderExcluirOs estados físicos da matéria são três: SÓLIDO, LÍQUIDO e GASOSO. Mudando-se a temperatura e/ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para outro. Em nosso estudo, no momento, estudaremos apenas as passagens que se dão sem se modificar a pressão, ou seja, estudaremos as mudanças de estado ocasionadas pelas mudanças na temperatura.
FUSÃO: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido.
Durante a fusão a temperatura permanece constante, conforme podemos constatar ao retirarmos um bloco de gelo do congelador e colocar em um prato.
Supondo que o gelo esteja à - 8ºC, ele irá receber calor do ambiente até chegar à temperatura de 0ºC, nesse ponto irá começar a passar do estado sólido para o líquido. Enquanto esse processo estiver se desenvolvendo a temperatura tanto do bloco de gelo restante quanto da água que foi aparecendo, estará em 0ºC. Quando todo o gelo estiver derretido novamente a temperatura da água começará a subir, até atingir o equilíbrio térmico com o meio ambiente.
TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido.
SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.
TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido.
Durante a solidificação a temperatura permanece constante.
VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.
EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.
Este processo se dá através de algumas das moléculas do líquido, que estão em movimento, as quais conseguem escapar da superfície do líquido.
A velocidade de evaporação depende de três fatores:
1-quanto maior for a temperatura do líquido maior será a energia das moléculas que se encontram próximas a superfície, portanto maior velocidade de evaporação. Ex: a água à 80 graus evapora mais rápido do que à 20 graus.
2-quanto maior for a superfície do liquido em contato com o ar maior será a velocidade de evaporação. Ex.: um líquido num prato evapora mais rápido do que se estivesse em uma garrafa.
3-quanto maior a umidade próxima a superfície do líquido, menor a velocidade de evaporação porque as moléculas que iriam se desprender da superfície encontrarão já o espaço ocupado por outras moléculas. Ex: em dias úmidos as roupas custam mais a secar.
EBULIÇÃO: ocorre à uma determinada temperatura, característica de cada líquido, chamada TEMPERATURA DE EBULIÇÃO.
Cada substância possui uma determinada temperatura de ebulição e a mesma permanece constante enquanto se verifica o processo. Ex: a água entra em ebulição à 100ºC e permanece nessa temperatura enquanto estiver fervendo.
CONDENSAÇÃO: É a passagem do estado gasoso para o líquido. Isto se verifica quando se retira calor de uma substância que está em ebulição.
SUBLIMAÇÃO: É a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ex: naftalina, CO2 sólido, cânfora.
A matéria pode ser encontrada na natureza nos estados sólido, líquido e gasoso.
ResponderExcluirA matéria no estado SÓLIDO apresenta forma e volume constantes. As moléculas que formam os corpos estão sujeitas a forças de atração, conhecidas como forças de coesão. No estado sólido, as moléculas estão próximas umas das outras. Consequentemente, as forças de coesão são grandes, e as moléculas se movimentam pouco. Forças de coesão grande são responsáveis pela forma definida dos sólidos.
A matéria no estado LÍQUIDO mantém seu volume constante. Sua forma, porém, não é constante, correspondendo àquela do recipiente que a contém. No estado líquido as moléculas estão mais distantes, e as forças de coesão são bem menores. Ficando mais soltas, as moléculas apresentam maior mobilidade, o que confere aos líquidos a propriedade de assumir a forma do recipiente que os contém.
No estado GASOSO, a matéria não apresenta nem volume nem forma constantes. Como nos gases a distância entre as moléculas é muito grande, as forças de coesão entre elas são extremamente fracas, e elas têm grande mobilidade. Quando liberamos um gás que estava preso num frasco, ele se espalha pelo ambiente.
As mudanças de estados físicos são sempre transformações físicas.
Fusão
Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido.
O aquecimento provoca a elevação da temperatura da substância até ao seu ponto de fusão. A temperatura não aumenta enquanto está a acontecer a fusão. Depois de toda a substância passa para o estado líquido é que a temperatura volta a aumentar.
Solidificação
Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de arrefecimento.
Quando a substância líquida inicia a solidificação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado sólido, e só depois a temperatura continua a baixar.
Vaporização
Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento.
Se for realizada lentamente chama-se evaporação, se for realizada com aquecimento rápido chama-se ebulição.
Durante a ebulição a temperatura da substância que está a passar do estado líquido para o estado gasoso permanece inalterada, só voltando a aumentar quando toda a substância estiver no estado gasoso.
Condensação
Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um arrefecimento.
Quando a substância gasoso inicia a condensação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado líquido, e só depois a temperatura continua a baixar.
Sublimação
Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido, por arrefecimento.
Pode se concluir que tudo no na Terra e fora dela tem seu espaço até mesmo o AR.
Resumo sobre a "MATERIA"
ResponderExcluirOs Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso.
Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
Fusão e solidificação
Quando uma substância se encontra no estado sólido e começa receber calor, a sua temperatura aumenta, assim como o estado de agitação das suas moléculas.
Solidificação
A solidificação é o processo inverso da fusão. Considere que uma substância no estado líquido esteja cedendo calor. SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido.
Vaporização
Se a substância do item anterior estiver no estado líquido e continuarmos a fornecer calor, a sua temperatura irá aumentar. Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento.
CONDENSAÇÃO: É a passagem do estado gasoso para o líquido.
Sublimação: Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido.
Gabriela Crisóstomo da Silva N ° 13
Naiara Pereira Santos N° 33
ResponderExcluirOs Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso.
Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
Amanda Alves Froes N° 2
ResponderExcluirOs Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso.
Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
Izadora Thayna
ResponderExcluirOs Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso.
Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
Mariana Gonçalves 32 e Kaoania 23
ResponderExcluirOs Estados físicos da matéria são: sólido, líquido e gasoso.
Estado Sólido:as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão.
Estado Líquido: é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar consideravelmente seu volume. As moléculas de um material no estado líquido possuem mais energia do que as moléculas do mesmo material em estado sólido, a uma mesma pressão. Esta maior energia se traduz em maior liberdade de movimento, que é o que permite ao líquido adaptar sua forma à forma do recipiente que o contém, embora o líquido seja praticamente incompressível.Com liberdade de movimento.
Estado Gasoso:é constituída por átomos ou moléculas, que estão bem afastados uns dos outros, permitindo a sua grande movimentação.No estado gasoso, a matéria:Não tem forma nem volume definidos. O gás contido num recipiente pode ser comprimido ou expandido; consequentemente, seu volume pode diminuir e aumentar.
As mudanças de estado físico
Já sabemos que dois fatores influem na mudança de estado físico da matéria: a temperatura e a pressão.O aumento da temperatura faz com que as moléculas ou partículas da matéria se movimentem com maior velocidade. Já o aumento da pressão faz com que as moléculas fiquem mais próximas. Um atua contrariamente ao outro.Se quisermos manter a matéria no mesmo estado físico, devemos compensar qualquer mudança nas condições de pressão com outra mudança de temperatura, e vice-versa.
Matheus Santos
ResponderExcluirO aumento da temperatura faz com que as moléculas ou partículas da matéria se movimentem com maior velocidade.
Já o aumento da pressão faz com que as moléculas fiquem mais próximas. Uma atua contrariamente ao outro.
Se quisermos manter a matéria no mesmo estado físico, devemos compensar qualquer mudança nas condições de pressão com outra mudança na temperatura, e vice-versa.
Fusão: É a passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido. Os sólidos puros sofrem fusão sempre a uma temperatura e pressão determinadas. A essa temperatura chamamos ponto de fusão. Até o fim de todo processo de fusão, essa temperatura permanece inalterada.
Solidificação: É a transformação de uma substância do estado líquido para o estado sólido. É o processo inverso ao da fusão. O ponto de solidificação é o mesmo que o de fusão. Como na fusão, a temperatura permanece constante durante todo o processo.
Vaporização: É a transformação de uma substância do estado líquido para o estado gasoso. Existem dois tipos de vaporização: ebulição e evaporação.
A ebulição ocorre quando fornecemos calor a um líquido ou reduzimos a pressão que atua sobre ele. Colocando-se uma panela com água sobre uma fonte de calor, após um certo tempo a água começará a ferver, isto é, entrará em ebulição, e bolhas de vapor se formarão em toda a parte líquida.
Sublimação: É a passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado de vapor, e vice-versa. Observamos isso com as bolinhas de naftalina colocadas em gavetas que diminuem de tamanho com o passar do tempo.
O vapor de água que sai do nosso corpo pela nossa expiração logo se transforma em líquido quando encontra uma superfície fria. Isso pode ser observado com mais frequência em dias frios.
Numa determinada pressão, cada substância se condensa a uma determinada temperatura. É seu ponto de condensação, que é igual ao ponto de ebulição.
Danilo Antunes N 7.Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso.
ResponderExcluirEstado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
SOLIDIFICAÇÃO:é a passagem do estado liquido para o estado solido
VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.
EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.
Laura Valadares
ResponderExcluirOs Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mudando-se a temperatura ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para outro.
FUSÃO: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido.
Durante a fusão a temperatura permanece constante, conforme podemos constatar ao retirarmos um bloco de gelo do congelador e colocar em um prato.
SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.
TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido.
Durante a solidificação a temperatura permanece constante.
VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.
EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.
Este processo se dá através de algumas das moléculas do líquido, que estão em movimento, as quais conseguem escapar da superfície do líquido.
EBULIÇÃO: ocorre à uma determinada temperatura, característica de cada líquido, chamada TEMPERATURA DE EBULIÇÃO.
Cada substância possui uma determinada temperatura de ebulição e a mesma permanece constante enquanto se verifica o processo. Ex: a água entra em ebulição à 100ºC e permanece nessa temperatura enquanto estiver fervendo.
CONDENSAÇÃO: É a passagem do estado gasoso para o líquido. Isto se verifica quando se retira calor de uma substância que está em ebulição.
SUBLIMAÇÃO: É a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ex: naftalina, CO2 sólido, cânfora.
CRISTALIZAÇÃO: É a passagem do estado gasoso direto para o estado sólido, sem passar pelo estado líquido. Ex: se aquecermos iôdo cristalino o mesmo irá evaporar. Colocando-se uma superfície fria logo acima da evaporação notaremos que o mesmo se liga a superfície na forma de pequenos cristais
michelle Rodrigues
ResponderExcluiros estados físicos são:sólido,liquido e gasoso.
Sólido
É quando os átomos das moléculas constituintes da matéria estão em um estado de agitação baixo, podendo ser concentrados mais átomos em um mesmo espaço físico. A sua forma e volume são fixos. Por exemplo, uma bola de boliche. Pode ser colocada em qualquer tipo de recipiente que ela não tomará a forma do recipiente, e o seu volume não vai aumentar ou diminuir.
Líquido
Ocorre quando as moléculas já estão um pouco mais dispersos, em relação à mesma matéria no estado sólido. Substâncias no estado líquido tem volume fixo, porém a sua forma pode variar. Por exemplo, a água. Se estiver em um copo, toma a forma do copo, se estiver na jarra, fica na forma da jarra.
Gasoso
Acontece quando as partículas que formam a matéria estão bastante afastadas, dispersas no espaço. Por isto elas podem ter a forma e o volume variável. Exemplo, ar atmosférico. O ar de uma sala inteira pode ser comprimido dentro de um cilindro, e tomando a forma do mesmo.
Bruna Daniele n°7
ResponderExcluirfusão: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido.
Durante a fusão a temperatura permanece constante, conforme podemos constatar ao retirarmos um bloco de gelo do congelador e colocar em um prato.
Supondo que o gelo esteja à - 8ºC, ele irá receber calor do ambiente até chegar à temperatura de 0ºC, nesse ponto irá começar a passar do estado sólido para o líquido. Enquanto esse processo estiver se desenvolvendo a temperatura tanto do bloco de gelo restante quanto da água que foi aparecendo, estará em 0ºC. Quando todo o gelo estiver derretido novamente a temperatura da água começará a subir, até atingir o equilíbrio térmico com o meio ambiente.
temperatura do fusão: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido.
solidificação: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.
temperatura da solidificação: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido.
Durante a solidificação a temperatura permanece constante.
vaporização: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: evaporação e ebolição: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.
Este processo se dá através de algumas das moléculas do líquido, que estão em movimento, as quais conseguem escapar da superfície do líquido.
A velocidade de evaporação depende de três fatores:
1-quanto maior for a temperatura do líquido maior será a energia das moléculas que se encontram próximas a superfície, portanto maior velocidade de evaporação. Ex: a água à 80 graus evapora mais rápido do que à 20 graus.
2-quanto maior for a superfície do liquido em contato com o ar maior será a velocidade de evaporação. Ex.: um líquido num prato evapora mais rápido do que se estivesse em uma garrafa.
3-quanto maior a umidade próxima a superfície do líquido, menor a velocidade de evaporação porque as moléculas que iriam se desprender da superfície encontrarão já o espaço ocupado por outras moléculas. Ex: em dias úmidos as roupas custam mais a secar.
ebulição: ocorre à uma determinada temperatura, característica de cada líquido, chamada temperatura de ebolição .Cada substância possui uma determinada temperatura de ebulição e a mesma permanece constante enquanto se verifica o processo. Ex: a água entra em ebulição à 100ºC e permanece nessa temperatura enquanto estiver fervendo.
condensação: É a passagem do estado gasoso para o líquido. Isto se verifica quando se retira calor de uma substância que está em ebulição.
sublimação: É a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ex: naftalina, CO2 sólido, cânfora.
Vitoria Ferraz-40
ResponderExcluirEstado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
SOLIDIFICAÇÃO:é a passagem do estado liquido para o estado solido
VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.
EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.
Brenda Carolayni N° 5
ResponderExcluirOs estados físicos da matéria são três:SÓLIDO,LÍQUIDO e GASOSO
Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
As mudanças de estado físico são:
FUSÃO: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido.
Durante a fusão a temperatura permanece constante, conforme podemos constatar ao retirarmos um bloco de gelo do congelador e colocar em um prato.
Supondo que o gelo esteja à - 8ºC, ele irá receber calor do ambiente até chegar à temperatura de 0ºC, nesse ponto irá começar a passar do estado sólido para o líquido. Enquanto esse processo estiver se desenvolvendo a temperatura tanto do bloco de gelo restante quanto da água que foi aparecendo, estará em 0ºC. Quando todo o gelo estiver derretido novamente a temperatura da água começará a subir, até atingir o equilíbrio térmico com o meio ambiente.
TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido.
SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.
TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido.
VAPORIZAÇÃO: é a transformação de uma substância do estado líquido para o estado gasoso.
Existem dois tipos de vaporização: ebulição e evaporação.
A ebulição ocorre quando fornecemos calor a um líquido ou reduzimos a pressão que atua sobre ele. Colocando-se uma panela com água começara a ferver, isto é, entrará em ebulição, e bolhas de vapor se formarão em toda a parte líquida.
A evaporação é a mudança lenta de uma substância líquida em vapor. Pode ocorrer espontaneamente, dependendo das condições ambientes. Podemos constatar a evaporação na secagem de roupas no varal, de poças de água, da água das chuvas, dos rios, etc.
CONDENSAÇÃO:É a passagem do estado gasoso para o líquido. Isto se verifica quando se retira calor de uma substância que está em ebulição.Um exemplo de condensação é o orvalho e a geada.
SUBLIMAÇÃO:é a passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido, por arrefecimento. Ex. Gelo seco, naftalina.
Geovanna Alessandra N°: 15
ResponderExcluirResumo (Estado da Matéria)
Os Estados Físicos da matéria são: Sólido, Líquido e Gasoso.
O Estado Sólido: é uma forma em volume constante;
São partículas que permanecem fixas e com vibração, e quanto maior a temperatura, maior a vibração.
O Estado Líquido: é uma forma variada e volume constante;
São partículas são afastadas e em movimento, e quanto maior a temperatura maior a velocidade e distancia entre elas.
O Estado Gasoso: é uma forma e volume variável;
São moléculas são muito afastadas e em altíssima velocidade, quanto maior a temperatura, maior será sua velocidade e a distancias entre umas e outras.
"Mudanças Físicas"
°Fusão: representa a passagem do estado sólido para o estado líquido. A temperatura na qual ocorre recebe o nome de Ponto de Fusão. Por exemplo, o derretimento de um cubo de gelo.
°Vaporização: representa a passagem do estado líquido para o estado gasoso. A temperatura na qual ocorre recebe o nome de Ponto de Ebulição. Uma vaporização pode ocorrer de três modos distintos:
*Calefação: passagem do estado líquido para o gasoso de modo muito rápido, quase instantâneo. Por exemplo, gotas de água sendo derramadas em uma chapa metálica aquecida.
*Ebulição: passagem do estado líquido para o estado gasoso por meio de aquecimento direto, envolvendo todo o líquido. Por exemplo, o aquecimento da água em uma panela ao fogão.
*Evaporação: passagem do estado líquido para o estado gasoso que envolve apenas a superfície do líquido. Por exemplo, a secagem de roupas em um varal.
Liquefação ou Condensação: representa a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Por exemplo, a umidade externa de um frasco metálico ao ser exposto a uma temperatura relativamente elevada.
°Solidificação: representa a passagem do estado líquido para o estado sólido. Por exemplo, o congelamento da água em uma forma de gelo levada ao refrigerador.
°Sublimação: representa a passagem do estado sólido para o estado gasoso ou o processo inverso, sem passagem pelo estado líquido. Por exemplo, a sublimação do gás carbônico. sólido, conhecido por gelo seco, em exposição à temperatura ambiente.
Vitória Caroline nº39
ResponderExcluirEstados Físicos da Matéria
Estados físicos da matéria ou fases são as diferentes formas de como uma substância pode se apresentar no espaço. Os principais são:
Sólido-É quando os átomos das moléculas da matéria estão em um estado de agitação baixo, podendo ser concentrados mais átomos em um mesmo espaço físico. A sua forma e volume são fixos.
Líquido-Ocorre quando as moléculas já estão um pouco mais separadas em relação à matéria no estado sólido.Substâncias no estado líquido tem volume fixo, porém a sua forma pode ser variável. Por exemplo, a água.se estiver em um copo, toma a forma do copo, se estiver na jarra, fica na forma da jarra.
Gasoso-Acontece quando as partículas que formam a matéria estão bastante afastadas, dispersas no espaço. Por isto elas podem ter a forma e o volume variável. Exemplo, ar atmosférico. O ar de uma sala inteira pode ser comprimido dentro de um cilindro, e tomando a forma do mesmo.
Todas as substâncias podem alterar o estado físico em que estão, alterando alguns fatores que as influenciam, como a temperatura e a pressão.
Estados Físicos da Matéria
FUSÃO: representa a passagem do estado sólido para o estado líquido.(exemplo, o derretimento de um cubo de gelo.)
VAPORIZAÇÃO: representa a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Uma vaporização pode ocorrer de três modos distintos:
1ºCALEFAÇÃO: passagem do estado líquido para o gasoso de modo muito rápido, quase instantâneo. Por exemplo, gotas de água sendo derramadas em uma chapa metálica aquecida.
2ºEBULIÇÃO: passagem do estado líquido para o estado gasoso por meio de aquecimento direto, envolvendo todo o líquido. Por exemplo, o aquecimento da água em uma panela ao fogão.
3ºEVAPORAÇÃO: passagem do estado líquido para o estado gasoso que envolve apenas a superfície do líquido. Por exemplo, a secagem de roupas em um varal.
LIQUEFAÇÃO ou CONDENSAÇÃO: representa a passagem do estado gasoso para o estado líquido.(exemplo, a umidade externa de um frasco metálico ao ser exposto a uma temperatura relativamente elevada.)
SOLIDIFICAÇÃO: representa a passagem do estado líquido para o estado sólido.(exemplo, o congelamento da água em uma forma de gelo levada ao refrigerador.)
SUBLIMAÇÃO: representa a passagem do estado sólido para o estado gasoso ou o processo inverso, sem passagem pelo estado líquido.(exemplo, a sublimação do gás carbônico sólido, conhecido por gelo seco, em exposição à temperatura ambiente.)
Gabriela Oliveira 9°ano A. a matéria pode apresentar-se nos seguintes estados:sólido,líquido,gasoso e plasma. O que determinará o estado físico em que a matéria irá se apresentar é a proximidade das partículas que a constitui.as mudanças que ocorrem de um estado para o outro sao denominadas:1°Fusão: é a passagem do estado sólido para o líquido,neste tipo de mudança há a absorção de energia(processo endotérmico).
ResponderExcluir2°Solidificação: é a passagem do estado líquido para o sólido,neste tipo de mudança há a liberação de energia(processo exotérmico).
3°Vaporização: é a passagem do estado líquido para o gasoso,neste tipo de mudança há a absorção de energia(processo endotérmico).
4°Condensação(liquefação): é a passagem do estado gasoso para o líquido,neste tipo de mudança há a liberação de energia(processo exotérmico).
5°Sublimação: é a passagem do estado sólido para o gasoso,neste processo há uma grande absorção de energia(processo endotérmico).
6°Ressublimação: é a passagem do estado gasoso para o sólido,neste processo há uma grande liberação de energia(processo exotérmico).
Margarete Fernandes N° 24
ResponderExcluirOs estados físicos da matéria são três:SÓLIDO,LÍQUIDO e GASOSO
Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
Fusão e solidificação
Quando uma substância se encontra no estado sólido e começa receber calor, a sua temperatura aumenta, assim como o estado de agitação das suas moléculas. Se continuarmos com esse aquecimento, a agitação molecular se tornará tão intensa que as ligações entre as moléculas irão se romper.
Solidificação
A solidificação é o processo inverso da fusão. Considere que uma substância no estado líquido esteja cedendo calor. Ao ceder calor, a sua temperatura irá diminuir, assim como o estado de movimentação das moléculas. Essa diminuição da movimentação molecular fará que as ligações moleculares se tornem mais intensas, caracterizando o estado sólido.
Vaporização
Se a substância do item anterior estiver no estado líquido e continuarmos a fornecer calor, a sua temperatura irá aumentar. Com isso, haverá um aumento no grau de movimentação das moléculas.
Condensação
É o processo inverso da vaporização. Ao se diminuir a temperatura do gás, ele começa a perder a sua energia de movimentação. Com isso, as moléculas se agrupam através das forças moleculares, fazendo que a substância entre no estado líquido.
Maura Elis, nº:29
ResponderExcluirOs estados físicos da matéria são: Sólido, liquido e gasoso
O estado SÓLIDO tem suas moléculas muito próximas, portanto não mudam de forma, e nem de tamanho.
O estado LIQUIDO tem suas moléculas mais afastadas, por isso pode ter formas variadas mas o volume é o mesmo.
O estado GASOSO tem as moléculas muito afastadas, ele pode mudar de volume.
MUDANÇAS
Fusão
Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido.
O aquecimento provoca a elevação da temperatura da substância até ao seu ponto de fusão. A temperatura não aumenta enquanto está acontecendo a fusão, isto é, somente depois que toda a substância passar para o estado líquido é que a temperatura volta a aumentar.
Solidificação
Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de resfriamento.
Quando a substância líquida inicia a solidificação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado sólido, e só depois a temperatura continua a baixar.
Condensação
Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um resfriamento.
Quando a substância gasosa inicia a condensação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado líquido, e só depois a temperatura continua a baixar.
Sublimação
Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido, por resfriamento.
Vaporização
Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento.
Se for realizada lentamente chama-se evaporação, se for realizada com aquecimento rápido chama-se ebulição.
Durante a ebulição a temperatura da substância que está a passar do estado líquido para o estado gasoso permanece inalterada, só voltando a aumentar quando toda a substância estiver no estado gasoso.
Maria Vitória N° 26 9°ano A
ResponderExcluirOs Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mudando-se a temperatura ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para outro.
Fusão: Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido.
Solidificação: Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de resfriamento.
Vaporização: Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento.
Condensação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um resfriamento.
Sublimação: Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido. Ex. Gelo seco, naftalina.
TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido.
SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.
TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido.
Durante a solidificação a temperatura permanece constante.
Sabemos que essas substâncias são formadas por moléculas. Quanto mais perto as moléculas se encontrarem, podemos dizer que mais "sólida" a substância será. À medida que as moléculas se distanciam a substância vai se tornando líquida e, distanciando-se ainda mais, torna-se um gás.
Uma substância pode sofrer dois tipos de transformação: quando ela se transforma em outra substância, diferente da primeira, dizemos que ocorreu uma transformação química; quando ela sofre uma alteração mas continua sendo a mesma substância, dizemos que ocorreu uma transformação física.
Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mudando-se a temperatura ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para o outro.
ResponderExcluirFusão
Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido.
O aquecimento provoca a elevação da temperatura da substância até ao seu ponto de fusão. A temperatura não aumenta enquanto está a acontecer a fusão. Depois de toda a substância passa para o estado líquido é que a temperatura volta a aumentar.
e um estado para outro.
TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido.
Solidificação: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.
TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido.
Condensação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um resfriamento.
Sublimação: É a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ex: naftalina, CO2 sólido, cânfora.
Sabrina Brant n°36 9°B
ResponderExcluirOs Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso.
Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente.
Thaís Emanuelle n° 38
ResponderExcluirOs Estados físicos da matéria são:
O estado sólido:
Nos corpos sólidos, as partículas que os constituem ficam muito próximas umas das outras.
No estado sólido a matéria:
Tem forma própria. Uma aliança de ouro terá sempre a mesma forma, onde quer que seja colocada (dentro de um cofre, sobre a mesa, no bolso da calça, etc.);
Tem volume definido. Medindo as dimensões da aliança de ouro, você poderá determinar o seu volume.
Na maioria dos casos, corpos sólidos se transformam em líquidos ou gasosos quando aquecidos a temperatura elevada ou quando a pressão a que estão submetidos é reduzida.
O estado líquido:
No estado líquido, em geral, a matéria apresenta suas partículas mais afastadas umas das outras do que no estado sólido. Isso permite que elas se movimentem, tornando a matéria fluida.
No estado líquido, a matéria é geralmente constituída por moléculas e:
Não tem forma própria. Experimente despejar a água de uma garrafa em outro recipiente qualquer: ela tomará nova forma. Como todos os líquidos, a água adquire a forma do recipiente que a contém;
Tem volume constante. Encha de água uma garrafa de 1 L de capacidade. A seguir, despeje a água em outro recipiente. Ela muda de forma, mas seu volume permanece o mesmo (1 L).
O estado gasoso:
Em condições ambientais, a matéria no estado gasoso é constituída por átomos ou moléculas, que estão bem afastados uns dos outros, permitindo a sua grande movimentação.
No estado gasoso, a matéria:
Não tem forma nem volume definidos. O gás contido num recipiente pode ser comprimido ou expandido; conseqüentemente, seu volume pode diminuir e aumentar.
Fusão:É a transformação de um material sólido em um líquido. Para isso é necessária a absorção de energia calorífica, logo se trata de uma reação endergônica.
Vaporização: É a mudança do estado líquido para o gasoso. Pode acontecer de 3 maneiras diferentes, sendo elas:
> Evaporação: vaporização lenta que ocorre na temperatura ambiente.
> Ebulição: vaporização rápida onde aparecem bolhas durante o aquecimento.
> Calefação: vaporização muito rápida onde a temperatura a que o líquido é exposto é maior do que a temperatura de ebulição.
Solidificação:Quando o líquido se torna sólido. Para tanto ocorre uma perda de calor, por isso é classificada como exergônica.
Condensação:Mudança do estado gasoso para o líquido. Reação onde há liberação de energia calorífica, portanto é exergônica.
Sublimação:É a transformação direta do estado sólido para o gasoso. Reação considerada endergônica ou endotérmica.
Ressublimação:É o oposto da Sublimação (gasoso para o sólido) considerada exergônica.
Os Estados físicos da matéria são: sólido, líquido e gasoso.
ResponderExcluirEstado Sólido:as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão.
Estado Líquido: é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar consideravelmente seu volume. As moléculas de um material no estado líquido possuem mais energia do que as moléculas do mesmo material em estado sólido, a uma mesma pressão. Esta maior energia se traduz em maior liberdade de movimento, que é o que permite ao líquido adaptar sua forma à forma do recipiente que o contém, embora o líquido seja praticamente incompressível.Com liberdade de movimento.
Estado Gasoso:é constituída por átomos ou moléculas, que estão bem afastados uns dos outros, permitindo a sua grande movimentação.No estado gasoso, a matéria:Não tem forma nem volume definidos. O gás contido num recipiente pode ser comprimido ou expandido; consequentemente, seu volume pode diminuir e aumentar.
Maria Luiza Guimarães... Mara Julia 9B
Gabriel Alves Fernandes N° 09 9º B
ResponderExcluirEsse é o meu resumo dos estados físicos da matéria :
O líquido que forma os lagos, rios e mares;o vapor que sobe do solo,dos rios ou dos oceanos aquecidos pelo sol; o gelo que cobre as altas montanhas são constituídos de uma mesma substância, só que em três aspectos diferentes. É a água que se apresenta em função das forças de coesão das partículas que a formam,em três formas diferentes: Sólido, Líquido e Gasoso .
Sólido tem suas moléculas muito próximas, portanto não mudam de forma, e nem de tamanho.
Líquido tem suas moléculas mais afastadas, por isso pode ter formas variadas mas o volume é o mesmo.
Gasoso tem as moléculas muito afastadas, ele pode mudar de volume.
As mudanças de estados físicos
Fusão
Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido.
Solidificação
Passagem do estado líquido para o estado sólido.
Vaporização
Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento.
Condensação
Passagem do estado gasoso para o estado líquido.
Sublimação
Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso.
Vaporização é a passagem do estado líquido para o estado gasosso. A vaporização pode ocorrer de três maneiras:
ResponderExcluirEvaporação: lenta e em temperatura ambiente, como uma oupa secando no varal.
Calefação: é uma forma muito rápida, como água em uma chapa quente.
Ebulição: rápida com formação de bolhas, com por exemplo ferver água.
A fusão é quando uma substancia no estado sólido começa receber calor e sua temperatura aumenta, fazendo assim a passagem do estado sólido para o líquido.
A solidificação é o inverso da fusão, como um copo d'água no congelado, irá passar do estado líquido para o sólido.
Condensação é a passagem do gasoso para o líquido, esse fenômeno pode ser observado também no dia-a-dia quando um copo de água gelado é cercado externamente por gotículas de água. Essas gotículas eram vapor de água que estavam no ar e que, ao serem resfriadas pela superfície gelada do copo, condensaram.
Sublimação é a passagem direta do estado sólido para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido e vice e versa, como por exemplo o gelo seco.
Os Estados físicos da matéria são: sólido, líquido e gasoso.
ResponderExcluirEstado Sólido:as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão.
Estado Líquido: é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar consideravelmente seu volume. As moléculas de um material no estado líquido possuem mais energia do que as moléculas do mesmo material em estado sólido, a uma mesma pressão. Esta maior energia se traduz em maior liberdade de movimento, que é o que permite ao líquido adaptar sua forma à forma do recipiente que o contém, embora o líquido seja praticamente incompressível.Com liberdade de movimento.
Estado Gasoso:é constituída por átomos ou moléculas, que estão bem afastados uns dos outros, permitindo a sua grande movimentação.No estado gasoso, a matéria:Não tem forma nem volume definidos. O gás contido num recipiente pode ser comprimido ou expandido; consequentemente, seu volume pode diminuir e aumentar.
Maria Luiza Guimarães... Mara Julia Silveira 9B
hicaro vinicius_9°anoB n°13 -Os Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mudando-se a temperatura ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para o outro.
ResponderExcluirFusão
Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido.
-O aquecimento provoca a elevação da temperatura da substância até ao seu ponto de fusão. A temperatura não aumenta enquanto está a acontecer a fusão. Depois de toda a substância passa para o estado líquido é que a temperatura volta a aumentar.
e um estado para outro.
TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido.
-Solidificação: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.
TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido.
-Condensação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um resfriamento.
-Sublimação: É a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ex: naftalina, CO2 sólido, cânfora.
tudo que ocupa lugar no espaço, isto é, podem ser medidas, tudo que tem existência física ou real é matéria. A matéria pode ser liquida, solida ou gasosa. Nesses trés estados físicos as partículas estão agrupados de modos diferente como:
ResponderExcluirno estado solido, as partículas estão organizadas muito próximas e sem espaço entre elas. no estado liquido, as partículas estão com pouca organização e com pouco espaço entre elas. e no estado gasoso, as partículas estão com grade desorganização e muito espaço entre elas
Maicon Rodriques nº 22 9º ano "A"
jne
ResponderExcluira matéria e composta por pequenas partículas e,de acordo com o maior ou menor gral do agregação entre elas,pode ser encontrado em três estados;sólido,liquido e gasoso.
ResponderExcluiro volume ,a densidade e a forma , de um composto porem varias como temperaturas , sendo assim,os compostos apresentam características
de acordo com o estado físico em que se encontram.
estado sólido;as moléculas doa matéria se encontram muito próximos ,sendo assim possuem forma fixa,volume fixo e não sofrem compressão.por exemplo em um cubo de gelo as moléculas
estão muito próximas e não se deslocam.
estado liquido;as moléculas estão mais afastados do que no estado
sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem formas variada,mais volume constante.Além dessas características,possui facilidade de escoamento e adquirem a forma de recipiente que os contém.
Estado Gasoso;Em condições ambientais , a matéria no estado gasoso é constituída por átomos ou moléculas ,que estão bem afastada um dos outros permitindo a sua grande movimentação .
No estado gasoso,a matéria.
Não tem forma nem volume definido o gás e contido num recipiente pode ser comprimido ou expandido ; consequentimente , seu volume pode diminuir e aumentar.
Isaque silva N;16 9 ANO B
Em consequência das mudanças de temperatura, a água sofre transformações, podendo passar de um estado para outro. Estes são: líquido, sólido e gasoso.
ResponderExcluirNo estado liquido as moleculas sao mais soltas e se movimentam mais do no estado solido.Os corpos do eatado liquidos nao matem forma definida mais ocupam o formato de algo onde elas estiverem.
No estado solido as moleculas estao mais presas assim fica muito dificil variar a forma do estado solido.
No estado gasoso a materia muitas vezes nao podemos ve-las visualmente.Os corpos do estado gasosos nao possuem volume ou forma.
Fusão: Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido.
Solidificação: Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de resfriamento.
Vaporização: Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento.
Condensação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um resfriamento.
Sublimação: Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido.
Paulo Henrique Nª:35 / 9ª ano A
Cristian Felipe Nª:10/9ª ano A
ResponderExcluirEstado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
FUSÃO: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido.
SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.
VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.
EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.
Pedro vieira 9º ano cec diocesano
ResponderExcluirEstado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
FUSÃO: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido.
SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.
VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.
EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.
ue esse pedro vieira do cec pego o mesmo texto do cristian felipe ai o professora
ResponderExcluirOs Estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso.
ResponderExcluirEstado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
TABELA PERIODICA
Metais: Eles são a maioria dos elementos da tabela. São bons condutores de eletricidade e calor, maleáveis e dúcteis, tem brilho metálico característico e são sólidos, com exceção do mercúrio.
Não-Metais: ao contrário dos metais, não são bons condutores de calor e eletricidade, não são maleáveis e dúcteis e não possuem brilho como os metais.
Gases Nobres: tem no total 6 elementos. característica mais importante: inércia química.
Hidrogênio: É um elemento considerado à parte por ter um comportamento único.
Família I A: metais alcalinos
Família II A: metais alcalino-terrosos
Família III A: família do Boro
Família IV A: família do Carbono
Família V A: família do Nitrogênio
Família VI A: Calco gênios
Família VII A: Halogênios
Família 0: Gases Nobres
Através da tabela podemos saber sobre a massa atômica, Números atômicos e distribuição eletrônica dos átomos, Sem falar das propiedades periódicas que servem para relacionar as propriedades dos elementos com suas estruturas atômicas. sobre essas propriedades temos: raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade, eletronegatividade, densidade, temperatura de fusão e ebulição e volume atômico.
A Tabela Periódica atual tem 109 elementos distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de período. Os elementos pertencentes ao mesmo período possuem o mesmo número de camadas de elétrons.
As linhas verticais da Tabela são classificadas de famílias e estão divididas em 18 colunas. Os elementos químicos que estão na mesma coluna na Tabela Periódica possuem propriedades químicas e físicas semelhantes.
NATHAN BATISTA N°34 9ª ano B
a matéria e composta por pequenas partículas e,de acordo com o maior ou menor gral do agregação entre elas,pode ser encontrado em três estados;sólido,liquido e gasoso.
ResponderExcluiro volume ,a densidade e a forma , de um composto porem varias
como temperaturas , sendo assim,os compostos apresentam características
de acordo com o estado físico em que se encontram.
estado sólido;as moléculas doa matéria se encontram muito próximos ,sendo assim possuem forma fixa,volume fixo e não sofrem compressão.por exemplo em um cubo de gelo as moléculas
estão muito próximas e não se deslocam.
LUAN CARVALHO N°26 9°ano B
Aprendi sobre a materia que elaé tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). É um termo geral para a substância da qual todos os objetos físicos consistem.1 2 Tipicamente, a matéria inclui átomos e outras partículas que possuem massa. A massa é dita por alguns como sendo a quantidade de matéria em um objeto e volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto, mas esta definição confunde massa com matéria, que não são a mesma coisa.9 ANO B ANA GABRIELLA
ResponderExcluir