domingo, 19 de maio de 2013

Resumo do 8º ano EEJG/ Fotossíntese

Caro alunos, depois de assistir, ler os conteúdos e jogar sobre a fotossíntese, poste aqui seu resumos de tudo que aprendeu.


36 comentários:

  1. A fotossíntese é um processo no qual as plantas absorvem água e sais minerais do solo - seiva bruta - e dióxido de carbono, para sua realização. A clorofila absorve a luz solar,essencial para o processo. Desse processo resulta matéria orgânica, que é utilizada pela planta, e gás oxigênio - liberado por ela.
    No final do processo o alimento se transforma na seiva elaborada.

    Anna Clara S. Mariz - 8º A

    ResponderExcluir
  2. No processo da fotossíntese as plantas absorvem do solo a água e sais minerais, o mesmo que seiva bruta e o dióxido de carbono. E é no processo de fotossíntese que as plantas obtêm seu alimento,e é essencialmente nas folhas que ela ocorre.Para a fotossíntese é necessária a luz solar que a planta capta através da clorofila. O alimento produzido é depois dissolvido dando origem à seiva elaborada.

    Izadora Balieiro _ 8º A

    ResponderExcluir
  3. Na fotossíntese as plantas absorvem água e sais mineiras,onde obtêm seu alimento.As plantas também liberam oxigênio.A luz solar é capta pela clorofila.
    O alimento torna-se á seiva elaborada.

    Rodolfo 8° A

    ResponderExcluir
  4. aprendi que na fotossínteses,as plantas absorvem águas e sais minerais do solo.que no caso é seiva bruta e dióxido de carbono.o alimentos das plantas é chamado de fotossínteses, que no caso é ÁGUA+DIÓXIDO DE CARBONO+ENERGIA SOLAR+AÇÚCAR(MATÉRIA ORGÂNICA)+OXIGÊNIO logo apos do alimento ser dissolvido da origem a seiva elaborada, e quando mais próximo da surpeficie seiva bruto.

    loren stéphane Azevedo mendes
    8º ano A nº 22

    ResponderExcluir
  5. Aprendi que a Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. A fotossintese ocorre quando a água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.(MARIA CLARA SOUZA SA)(8 oitavo ano A)

    ResponderExcluir
  6. eu aprendi que as plantas são capazes de produzir o seu próprio alimento, Elas conseguem produzir o próprio alimento através de um processo que chamamos de fotossíntese. e que essas plantas absorve sais minerais do solo,e nas sua folhas há um pigmento que dá a elas a cor verde Esse pigmento é chamado de clorofila e é o responsável por captar a luz solar.(maria julia souza sá 8 ano A).

    ResponderExcluir
  7. eu aprendi que a fotossíntese é um processo físico-químico, a nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz.Este é um processo do anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo. e que elas absorve água e sais minerais do solo,e assim desse processo resulta matéria orgânica,que e utilizado pela planta e gás oxigênio.liberando por ela.(maria julia 8 ano A).

    ResponderExcluir
  8. TEVE UM ERRO NO NOME;NO 23 DE MAIO DE 2013 10:16.

    ResponderExcluir
  9. eu aprendi que a fotossíntese é um processo físico-químico, a nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz.Este é um processo do anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo. e que elas absorve água e sais minerais do solo,e assim desse processo resulta matéria orgânica,que e utilizado pela planta e gás oxigênio.liberando por ela.Daniella Vitoria 8 ano A.

    ResponderExcluir
  10. A fotossíntese é o processo em que as plantas produzem energia(necessária para sua sobrevivência) utilizando para este água,sais minerais e luz solar.
    Na fotossíntese as plantas absorvem gás carbônico e emitem gás oxigênio.

    Isadora Dias Brito(n°19) 8°A

    ResponderExcluir
  11. Aprendi que a fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência.Por meio dessa funçao ela pode produzir seu proprio alimento.E que os seres vivos alimentam de outros seres vivos; Aprendim tambem que as plantas absorvem, através das raízes, água que caiu no solo resultante da chuva; Na raíz,os pelos absorventes retiram água com sais minerais dissolvidos, formando a seiva bruta.E que nem sempre eles precisam se alimentar deles mesmos,se alimentam de moléculas do solo,ar,água e ate a energia do que as plantas produzem seus proprios alimentos
    Anny Eduarda 8 ano A

    ResponderExcluir
  12. Entendi que é por meio da fotossíntese que a planta íra produzir seu próprio alimento;Mais para isso a planta retira do solo ,a água e sais minerais.Irão absorver gás carbônico e com a presença da clorofila a afixação da energia luminosa.A planta nessecita da clorofila,ar,água,solo.A planta ultiliza parte dessa energia para a fotossíntese.
    Ana Gabriella 8 Ano B

    ResponderExcluir
  13. A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. Para a realização desse processo, as plantas clorofiladas utilizam gás carbônico + água (retirada pela raiz da planta juntamente com sais minerais) sob a ação da energia luminosa (absorvida pela clorofila - substância que dá a cor verde das folhas) produzindo assim, os nutrientes orgânicos, oxigênio e a glicose (utilizada para seu crescimento e sobrevivencia.).
    Emilly (8° ano A - n° 09)

    ResponderExcluir
  14. A Fotossínteses é um processo cloropastos(de absorver energia luminosa) e também um processo realizado pelas plantas.A nergia solar e abesorvida pelo vegetal,essa energia trasnforma o gás carbonico e água em glicose.Durante esse prceso á troca de gasses.as platas absorvem do solo água sais minerais ,seiva bruta para sua realização.
    Luis 8ºanoA nº24.

    ResponderExcluir
  15. a água ,o gás carbônico, a clorofila e a luz do sol são essenciais para o processo da fotossíntese. as plantas realizam a fotossíntese para se alimentar,crescerem,respirar,ficarem fortes,e saudáveis. os produtos da fotossíntese é a glicose e o gás oxigênio sao importantes para a vida dos seres vivos . por isso devemos proteger nossas florestas,reflorestar e plantar arvores por aí!!!!
    LÓRIE 8ºANO A

    ResponderExcluir
  16. A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas,algas,e algumas bactérias,para a produção de seu próprio alimento, já que esses seres vivos não se alimentam de outros seres para conseguir energia.A fotossíntese é realizada a partir da soma de gás carbônico com água,sob a ação da energia luminosa absorvida pela clorofila que além de absorver a energia solar,possibilita á planta ter sua cor verde,já a água é absorvida pelas raízes das plantas juntamente com alguns sais minerais dissolvidos.O resultado da fotossíntese além de produzir o alimento para as plantas é que libera o gás oxigênio para a atmosfera,essencial para a vida humana.
    Laysa Paula-8 ano A.

    ResponderExcluir
  17. Fotossintese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência.As plantas clorofiladas utilizam gás carbônico+água (retirada pela raiz das plantas juntamente com sais minerais,absorvida pela clorofila-substância que dá cor verde as folhas)Podendo assim produzir o seu próprio alimento.
    Yasmin Taynara Ferreira 8ºA

    ResponderExcluir
  18. fotossíntese é um processo quando as plantas absorvem água e sais minerais do solo como - seiva bruta - e dióxido de carbono, para a realização da fotossíntese. A clorofila absorve a luz solar,essencial para o processo.Esse processo resulta na matéria orgânica, que é utilizada pela planta, e gás oxigênio - liberado pela planta.
    No final do processo o alimento se transforma na seiva elaborada.
    João Antônio Maurício c nº: 19 (8ºano B)

    ResponderExcluir
  19. eu aprendi que a fotossintese e um processo realizado pela planta para alimentar ela absorve água pelas raizes e quando a água vai se infiltrando no solo ela pega os minerais que se encontram no solo ai a agua que absorvida tem sais minerais ai ela designada a seiva bruta A seiva bruta é transportada por vasos condutores em direção às folhas.Os vasos condutores de seiva bruta encontram-se na região central do interior do caule, nas folhas existem umas pequenas aberturas, os estomas, por onde as plantas captam dióxido de carbono do ar atmosférico.No entanto estas substâncias são essenciais, as matérias primas, com que a planta obtém o seu alimento. Para que a fotossíntese ocorra é necessária a energia solar que a planta capta através de uma substância chamada clorofila.O oxigénio é um produto final da fotossíntese que as plantas libertam para a atmosfera através dos estomas. e sem a fotosintes não existiria a cadeia alimentar por que ela e a base da cadeia alimentar
    (wesley perira da silva nº:37 8ºano B

    ResponderExcluir
  20. Para a produção de moléculas orgânicas pela fotossíntese além da luz do sol, há a necessidade de água e gás carbônico, as plantas captam a água pelas raízes, o gás carbônico é captado pelas folhas, a luz do sol é absorvida pela clorofila que transforma a energia da luz em energia química. Ao final desses processos o gás oxigênio é liberado na atmosfera.
    Além de ser o processo realizado pelas plantas para produzirem seu alimento, a fotossíntese para mim é importante pois transforma o gás que nós expiramos na atmosfera(gás carbônico)em um gás que é essencial à nossa vida, o gás oxigênio.
    Maria Clara Alves, 8ºA, nº 26.

    ResponderExcluir
  21. Fotossintese e o processo realizado pelas plantas para a produçao de energia nescesaria para a sua sobrevivencia.A agua e os sais minerais sao retirados do solo atraves das raizes e chega ate a folha que se forma a seiva, aluz do sol e absorvida pela clorofila e a energia solar trasforma os outros ingredientes em glicose.Essa substancia e comduzida ao logo dos canais existentes na planta para todas as partes.Ela utiliza parte desse alimento para sobreviver e crescer , a outra parte fica armazenada na raiz , sob a forma de amido. A fotossintese tambem disempenha outro papel importante pois purifica o ar , retira o gas carbonico liberado na nossa respiração ou na queima de combustiveis, e ão final libera oxigênio para a atmosfera.
    Monizauberto Mateus Araujo Cardoso, 8ºA,nº 30

    ResponderExcluir
  22. A fotossíntese é realizada por todas as plantas,algas e algumas bactérias,é a partir da fotossíntese que esses seres vivos obtém seu alimento e sua energia.Na fotossíntese esses seres vivos utilizam água,gás carbônico,sob a ação da energia luminosa absorvida pela clorofila,que é um pigmento que além de absorver a energia solar,permite á plante ter sua coloração verde, já a água é absorvida pelas raízes da planta juntamente com alguns sais minerais dissolvidos.
    Isadora Arujo-8° ano A n°17

    ResponderExcluir
  23. A fotossíntese é uma especie de trocas de gases efetuadas por todas as plantas
    que consiste em absorver o gás carbônico+energia solar e liberar o gás oxigênio e obtém seu alimento a partir de esse processo e esse processo só é permitido por causa das estomas que são buraquinhos que como dito antes permitem a troca de gases.
    Hallyssonn Cássio Mendes Oliveira . oitavo ano A numero 16

    ResponderExcluir
  24. Eu entendi que a fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver. Os organismos clorofilados captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtém energia se alimentando de organismos produtores fotossintetizantes ou de consumidores primários.
    vivian mendes 8°b n° 36

    ResponderExcluir
  25. As plantas produzem os seus próprios nutrientes que necessitam para as suas funções vitais, através das raízes, água que caiu no solo resultante da chuva ou de rega. Esta água, à medida que se vai infiltrando no solo, vai dissolvendo pequenas porções de minerais que lá se encontram. Logo, a água que é sugada pelas raízes tem sais minerais dissolvidos. Nas folhas existem umas pequenas aberturas, os estomas, por onde as plantas captam dióxido de carbono do ar atmosférico. A fotossíntese ocorre essencialmente nas folhas. O alimento produzido é depois dissolvido em água e dá origem à seiva elaborada. A clorofila capta a energia do sol que permite a transformação da seiva bruta em seiva elaborada– Fotossíntese.

    Anna Paula 8°A n°05

    ResponderExcluir
  26. Fotossíntese é o processo realizado pelos seres autótrofos (algumas bactérias, algas e plantas e geral). Para que esse processo ocorra é necessário Luz solar, Água, Gás Carbônico e Minerais presentes no solo.
    O processo ocorre da seguinte maneira: As raízes absorvem a água com os minerais dissolvidos que é chamado de seiva bruta, que sobe pelo caule passando por toda a planta até chegar ás folhas, chegando nas folhas a clorofila capta a energia solar transformando em energia química e permite a transformação da seiva bruta em seiva elaborada. O nome desse processo é fotossíntese que mais detalhadamente ocorre assim: A clorofila capta a energia solar e como eu já disse, faz a transformação da energia, e os estomas captam o gás carbônico, libera gás oxigênio e nesse período ocorre a transformação da siva bruta em elaborada (a seiva elaborada é basicamente os minerais da seiva bruta transformado em glicose, que serve de alimentação para o vegetal, ou os seres autótrofos)
    Nariane Estéfane Dias de Sá n° 31 ( 8° ano A)

    ResponderExcluir
  27. Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência.A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera.
    Caio Talisson 8°ano B n:5

    ResponderExcluir
  28. A fotossíntese e um processo realizado pelas plantas para produção de energia necessária para sua sobrevivência. Através da energia da luz solar,as plantas absorvem água e dióxido de carbono da atmosfera que são transformados em energia química.E todos os seres vivos necessita da fotossíntese pois obtém a energia essencial para a vida.
    Andressa Raianny 8ºanoA

    ResponderExcluir
  29. Eu entendi que a Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência que acontece quando a água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz e chega até as folhas pelo caule, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, (substância que dá a coloração verde das folhas). Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose que é conduzida ao longo do caule para todas as partes da planta. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes.
    A fotossíntese desempenha a purificação do ar, pois retira o gás carbônico e libera o oxigênio que precisamos para nossa respiração.
    Vivian Atayde 8°ano B N°:35

    ResponderExcluir
  30. algumas plantas utilizam a fotossíntese absorvendo a água e sais minerais que ficam localizada no solo que são absorvidos pelas raízes das plantas até chegarem nas folhas.Outro processo utilizado pelas plantas é absorver os raios solares pelas suas folhas, formando a clorofila e levando por todo seu corpo. As plantas utilizam esses métodos para se alimentar e crescerem, elas realizam esses processos pro resto de suas vidas.
    Gabriel Romão nº 13, 8° ano A

    ResponderExcluir
  31. A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol.
    Através deste processo, a planta produz seu próprio alimento constituído essencialmente por glicose. À medida que a planta produz glicose, ela elimina oxigênio.
    A glicose é utilizada pela planta na realização de suas funções metabólicas, ou seja, ela é o seu principal combustível, sem ela, seria impossível manter suas funções vitais.
    O processo de formação da glicose se dá através de reação química, e esta, somente é possível devido à transformação da energia solar em energia química.
    Importância
    Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta, pois é através dela que se inicia toda a cadeia alimentar. Daí a grande importância das plantas, vegetais verdes e alguns outros organismos.
    Além disso, como já vimos, a medida em que a planta produz glicose ela elimina oxigênio, e sem oxigênio é impossível sobreviver.
    Carlos Emanuel S. Queiroz 8°anoB N°8

    ResponderExcluir
  32. Rayanne beatriz rocha28 de maio de 2013 18:32

    rayanne beatriz rocha 8°ano B n°31
    o que eu entende e que a Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. e é o processo, a base de água, luz solar, e gás carbônico. trasmintido a luz sola a folha mais bloxido carbono, e agua. e sendo eliminado oxigeno, e carboidratos e as fases de uma da fotossíntese . e se. ela nao existiria nada. pois e através disso que q gente respiramos e damos importância as planta os vegetais e etc.

    ResponderExcluir
  33. Eu entendi que a fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver. Os organismos clorofilados (plantas, algas e certas bactérias) captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtém energia se alimentando de organismos produtores (fotossintetizantes) ou de consumidores primários.(RAFAEL DIAS.8°ano B.N°30)

    ResponderExcluir
  34. EU entendi que a fotossíntese é fundamental para a sobrevivência de todas as formas de vida na Terra, pois é através dela que se obtém a energia essencial para a vida. A cadeia alimentar é continuada porque os animais e outros seres que não possuem capacidade fotossintética dependem das substâncias orgânicas oferecidas pelas plantas verdes como fonte alimentar.(Caren Joany. 8°B)

    ResponderExcluir
  35. A fotossíntese é um processo maravilhoso, realizado pelas plantas. A planta utiliza forma muito inteligente a energia do sol para a produção de seu próprio alimento. Além de a planta precisar da energia do sol, ela também retira do ar o gás carbônico e o dióxido de carbono, e absorve água e sais minerais do solo, através das raízes.
    A clorofila das folhas transforma o dióxido de carbono e a luz solar, em açúcares que fazem a planta crescer. Ao mesmo tempo, a planta libera o oxigênio para a atmosfera.
    Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta, pois é dela que se inicia toda a cadeia alimentar. Dâmaris Caroline n° 07 ( 8° ano A)

    ResponderExcluir
  36. Eu entendi que a fotossíntese nada mais e do que o processo pelo qual as plantas conseguem produzir o próprio alimento, elas precisam de três compostos orgânicos que são a luz solar, água e gás carbônico. Através de suas raízes as plantas absorvem a água e os sais minerais que são conduzidos até suas folhas. Nas folhas das plantas têm um pigmento que dá a elas a cor verde, esse pigmento é o responsável por captar a luz solar e absorver o gás carbônico que fica disperso no ar. Quando há luz solar e gás carbônico nas plantas, ela consegue produzir seu próprio alimento que é chamado de glicose (açúcar). Durante o processo de transformação da água, luz solar e gás carbônico em alimento, a planta libera o oxigênio para o ambiente.
    (Gustavo Fagundes Ribas Souza n°15 8°b)

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas