terça-feira, 18 de junho de 2013

8º ano CEC

Juramento de Hipócrates

"Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: 

Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. 

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. 

A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substãncia abortiva.  

Conservarei imaculada minha vida e minha arte. 

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam. 

Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados. 

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto. 

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."

15 comentários:

  1. Quase todos os médicos deveriam fazer uma leve revisão neste juramento pois eles prometem uma coisa na formatura mais na hora de exercer o seu cargo faz como se estivesse brincando, mais eles fazem isso sabendo que no final do mês ele vão receber o seu dinheiro mesmo fazendo o que andam fazendo. Nathália Brandão

    ResponderExcluir
  2. Bem, é um juramento muito bonito, mas será que os médico s de hoje estão cumprindo com esse juramento.
    A profissão de médico é muito difícil, pois exige ao máximo desses profissionais. Alguns médicos são competentes, mas outros visam apenas o salário.
    Isso precisa mudar

    ResponderExcluir
  3. Esse é um lindo texto, retrata em algumas palavras todo o esforço que um médico exerce em sua profissão, mas pena que às vezes ele é descumprido e ironizado por algumas pessoas que fingem serem médicos treinados e capazes de exercer essa função. Porém, ele é um texto muito lindo e importante para a constituição de uma sociedade.
    Samuel Felipe Martins Costa 8ºss.

    ResponderExcluir
  4. O juramento de Hipócrates é bonito e também muito importante,para que tofos os médicos lembrem disso, algum nao cumprem com isso e acabam prejudicando na vida de outras pessoas, outros são esforçados e cumprem suas palavras.esse juramento é para que cada um quando pensar em desistir olhe para todo o esforço que fez para chegar ate ser médico, e dar valor a dua profissão.

    ResponderExcluir
  5. O juramento de Hipócrates é muito bonito, mas acho que alguns dos médicos não lembram do seu juramento na hora de atuar a sua formação de forma inadequada,arriscando vidas e pessoas do bem, espero que os futuros médicos que atuarem a profissão, atuem de forma correta.
    Melissa Catherine - 8 ano "ss"

    ResponderExcluir
  6. O juramento é muito bonito,mas não é cumprido por todos os médicos que muitas vezes enganam as pessoas,tiram suas vidas,entre outros. Na verdade a maioria dos médicos só estão preocupados com seus salários no fim do mês.

    ResponderExcluir
  7. O juramento de Hipócrates e bonito pois e o dever de todos que querem ser médicos,e muitas vezes não são compridos.Eles são julgados para saber se e capaz para exercer o que foi proposto.
    Lara Gabrielly 8ºano ss

    ResponderExcluir
  8. O juramento é bem profundo e belo, mostrando o dever dos médicos para exercer sua profissão.Mas infelizmente, a maioria não pensa na saúde para a sociedade,apenas em si próprio e em seu salário.Assim prejudicando os inocentes que queriam um simples atendimento médico.
    Alina Nietsche Pereira 8 S

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião, os medicos de hoje em dia, pelo menos a maior parte deles, não estão seguindo esse juramento, eles só estão pensando do dinheiro, e não em ajudar as pessoas doentes. Mutos deles veem alguém precisando de ajuda nos hospitais, mas só atendem se pagarem. E até mesmo ganham salario como estivessem no plantão mas na verdade não estão.

    - Juana Luiza Borborema Antunes.
    8º ano "S".

    ResponderExcluir
  10. Esse texto diz respeito ao juramento muito honroso de um médico, no qual ele afirma cuidar das pessoas sem causar mal a ninguém, sem receber nada em troca, não ser corrupto, ajudar a todos os necessitados, para que possa ser uma pessoa realizada em sua profissão e honrado entre os homens.

    Laura Polete Mizobutsi 8ano s

    ResponderExcluir
  11. Esse juramento informa a todos os médicos que eles tem de fazer o possível pela saúde do paciente, não dando remédios mortais ou qualquer coisa que possa prejudicar o paciente. Mas, infelizmente vários médicos não cumprem esse juramento. Muitos até envenenam o paciente ou os leva a morte. E na minha opinião, cada medico deveria honrar sua profissão, pois é um privilégio poder salvar a vida de uma pessoa.

    ResponderExcluir
  12. O Juramento de Hipócrates explica-nos que os profissionais de saúde tem que querer ao máximo que o seu paciente tenha bons resultados.
    O profissional não pode fazer o uso de remédios mortais contra o doente, fazendo isso estará desobedecendo ao mesmo, mais infelizmente hoje em dia estamos convivendo com pessoas que o dinheiro fala mais alto, o interesse de salvar a pessoa é opcional para alguns médicos.
    Salvar uma vida é algo difícil, mais nunca vai ser algo impossível, pois o médico que quer o bem das pessoas vai dar o máximo de si, assim honrando a sua profissão.

    Thalita Nôah 8 ss

    ResponderExcluir
  13. É um juramento muito bonito,muito bem feito, mas será que os médicos de hoje em dia estão mesmo fazendo o que prometeram nesse juramento.Então eu acho que os médicos deveriam exercer seu trabalho de forma certa de satisfatória para agradar a todo e a todos

    ResponderExcluir
  14. O juramento de Hipocrates é realmente muito lindo, tenho certeza que toca todos que leem.
    Mas é uma pena que não toca quem realmente importa, os médicos. Claro que há exceções, mas são poucas.
    HOje o médico apenas visa lucro, mesmo que envolva corrupção e coisas erradas ], que são o contra do juramento mas mesmo assim acontecem.
    Eles preferem ajudar uma pessoa gripada por xxx dinheiro do que uma pessoa a beira da morte com apenas x dinheiro. Isso é uma pena pois são neles que devemos confiar!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  15. O juramento de Hipócrates é muito bonito pois toca o coração de quem o ler. Bem feito mas é uma pena que os médicos de hoje não honram esse juramento.
    Kaio Max 8° ano SS

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas