segunda-feira, 17 de junho de 2013

Material para estudo 8º ano José Gorutuba

































16 comentários:

  1. esse material me ajudou muito nos meus estudo,compreendir que as células necessitam de energia para a produção de substancias necessárias ao crescimento e renovação das células para a contração das células musculares e para a produção de calor .E visualizei 3 tipos de fermentação:A fermentação alcoólica (A fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares como a glicose, frutose e sacarose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos.), Fermentação latica (Fermentação láctica é o processo metabólico no qual carboidratos e compostos relacionados são parcialmente oxidados, resultando em liberação de energia e compostos orgânicos, principalmente ácido láctico, sem qualquer aceptor de elétrons externo.),Fermentação acética (A fermentação acética é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico, com produção de ácido acético.) E vi que a RESPIRAÇÃO celular é:Processo pelo qual as células ,na presença de oxigênio libertam a energia contida nos nutrientes ,produzindo dióxido de carbono ,vapor de água e outros produtos tóxicos. (aluno :samuel breno soares rodrigues N°:32) 8° ANO B.

    ResponderExcluir
  2. esta material me ajudou muito nos meus estudos,e a compreendir que as células necessitam de energia para a produção de substancias necessárias ao crescimento e renovação das células para a contração das células musculares e para a produção do calor .E visualizei 3 tipos de fermentação:A fermentação alcoólica (A fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares como a glicose, frutose e sacarose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos.), Fermentação latica (Fermentação láctica é o processo metabólico no qual carboidratos e compostos relacionados são parcialmente oxidados, resultando em liberação de energia e compostos orgânicos, principalmente ácido láctico, sem qualquer aceptor de elétrons externo.),Fermentação acética (A fermentação acética é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico, com produção de ácido acético.) E vi que a RESPIRAÇÃO celular é:Processo pelo qual as células ,na presença de oxigênio libertam a energia contida nos nutrientes ,produzindo dióxido de carbono ,vapor de água e outros produtos tóxicos. (aluno :joão antoni mauricio Nº : 19) 8° ANO B.

    ResponderExcluir
  3. Eu aprendi que a Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos:
    Respiração Anaeróbia (sem utilização de oxigênio).
    Respiração aeróbia (com utilização de oxigênio).
    A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria.
    A respiração anaeróbia envolve um receptor de elétrons diferente do oxigênio e existem vários tipos de bactérias capazes de usar uma grande variedade de compostos como receptores de elétrons na respiração: compostos nitrogenados, tais como nitratos e nitritos, compostos de enxofre, tais como sulfatos, sulfitos, dióxido de enxofre e mesmo enxofre elementar, dióxido de carbono, compostos de ferro, de manganês, de cobalto e até de urânio.[editar]
    A respiração aeróbia requer oxigênio. Na glicólise, é formado o piruvato (também chamado de ácido pirúvico).Neste processo, o grupo acetil é combinado com compostos com 4 carbonos formando o citrato.
    A fermentação acética é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico, com produção de ácido acético. Este processo é utilizado na produção de vinagre comum e do ácido acético industrial. Desenvolve-se também na deterioração de bebidas de baixo teor alcoólico e na de certos alimentos. É realizada por bactérias denominadas acetobactérias, produzindo ácido acético e dióxido de carbono.
    As leveduras são fungos unicelulares, ou seja, formados somente por uma única célula. Devido a esta característica elas crescem e se reproduzem mais rapidamente. Esta categoria de fungos não é visível a olho nu, sendo visualizados apenas com auxílio de um microscópio. São bem maiores do que a maioria das bactérias existentes .
    A fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares como a glicose, frutose e sacarose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos. Como este processo pode ser realizado sem a presença de oxigênio é considerado um processo anaeróbico.
    Ana Gabriella Morais Silva N°:01 8 ANO B

    ResponderExcluir
  4. este material me ajudou muito quanto ao estudo para a prova e aprendi que:as leveduras são células eucarióticas que possuem mitocôndrias que realizam dois tipos de respiração simultâneas.Vi três tipos de fermentação:A fermentação alcoólica (é um processo biológico no qual açúcar e como a glicose, frutose e sacarose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos, metabólicos);Fermentação lática (é o processo metabólico no qual carboidratos e compostos relacionados são parcialmente oxidados,resultando em láctico);Fermentação acética (é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico,com produção de acido acético).
    Ví que as células necessitam de energia para a produção de substancias necessárias ao crescimento e renovação das células para a contração das células musculares e para a produção de calor.Vi sobre a respiração, ENTRE OUTRA COISAS...
    (VIVIAN ATAYDE TEIXEIRA - N°:35 - 8°B).

    ResponderExcluir
  5. visualizei neste material :A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica.Observei três tipos de fermentação:A fermentação alcoólica ,Fermentação láctica ,Fermentação acética .As leveduras são fungos unicelulares, ou seja, formados somente por uma única célula. Devido a esta característica elas crescem e se reproduzem mais rapidamente. Esta categoria de fungos não é visível a olho nu, sendo visualizados apenas com auxílio de um microscópio.Na glicólise, é formado o piruvato (também chamado de ácido pirúvico).Neste processo, o grupo acetil é combinado com compostos com 4 carbonos formando o citrato.(LARISSA MAIRINK N°:21 ) 8° ANO B

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que a Respiração Celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que podem ser usadas nos processos vitais.
    podem ser dois tipos:
    Respiração Aeróbia(com oxigênio)
    Respiração Anaeróbia(sem oxigênio)
    A fermentação acética é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico,com produção de ácido acético industrial.A fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares, tipo a glicose,sacarose e frutose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos.

    Evilson Alves de Souza Junior N°12 8°ANO B

    ResponderExcluir
  7. Eu aprendi que a Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos:
    Respiração Anaeróbia (sem utilização de oxigênio).
    Respiração aeróbia (com utilização de oxigênio).aprendi também a compreendir que as células necessitam de energia para a produção de substancias necessárias ao crescimento e renovação das células para a contração das células musculares e para a produção do calor .E visualizei 3 tipos de fermentação:A fermentação alcoólica (A fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares como a glicose, frutose e sacarose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos.), Fermentação latica (Fermentação láctica é o processo metabólico no qual carboidratos e compostos relacionados são parcialmente oxidados, resultando em liberação de energia e compostos orgânicos, principalmente ácido láctico, sem qualquer aceptor de elétrons externo.),Fermentação acética (A fermentação acética é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico, com produção de ácido acético.) E vi que a RESPIRAÇÃO celular é:Processo pelo qual as células ,na presença de oxigênio libertam a energia contida nos nutrientes ,produzindo dióxido de carbono ,vapor de água e outros produtos tóxicos.
    Lorena Gonçalves N 24 8 ano B

    ResponderExcluir
  8. A respiração celular é o processo de obtenção de energia
    mais utilizado pelos seres vivos. E também tem 3 (três)
    coisas que eu vi que são: A fermentação alcoólica,
    fermentação láctica, fermentação acética.
    As leveduras são células eucarióticas que possuem
    mitocôndrias e realizam os dois tipos de respiração
    simultaneamente. As fibras musculares estriadas também
    realizam os dois tipos de respiração. A dor muscular observada
    após exercício físico intenso deve-se ao acumulo de
    ácido láctico entre as fibras musculares. Esse ácido leva de
    7 (sete) a 10 (dez) dias para ser reabsorvido pelo organismo.

    (Lucas Moreno Leite da Silva. N°:25 8° ANO B)

    ResponderExcluir
  9. esse material me ajudou muito nos meus estudo,compreendir que as células necessitam de energia para a produção de substancias necessárias ao crescimento e renovação das células para a contração das células musculares e para a produção de calor .E visualizei 3 tipos de fermentação:A fermentação alcoólica (A fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares como a glicose, frutose e sacarose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos.), Fermentação latica (Fermentação láctica é o processo metabólico no qual carboidratos e compostos relacionados são parcialmente oxidados, resultando em liberação de energia e compostos orgânicos, principalmente ácido láctico, sem qualquer aceptor de elétrons externo.),Fermentação acética (A fermentação acética é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico, com produção de ácido acético.) E vi que a RESPIRAÇÃO celular é:Processo pelo qual as células ,na presença de oxigênio libertam a energia contida nos nutrientes ,produzindo dióxido de carbono ,vapor de água e outros produtos tóxicos. (aluno :Gustavo Fagundes Ribas Souza n°15) 8° ANO B.

    ResponderExcluir
  10. Eu aprendi que a Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos:
    Respiração Anaeróbia (sem utilização de oxigênio).
    Respiração aeróbia (com utilização de oxigênio).
    A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria.
    A respiração anaeróbia envolve um receptor de elétrons diferente do oxigênio e existem vários tipos de bactérias capazes de usar uma grande variedade de compostos como receptores de elétrons na respiração: compostos nitrogenados, tais como nitratos e nitritos, compostos de enxofre, tais como sulfatos, sulfitos, dióxido de enxofre e mesmo enxofre elementar, dióxido de carbono, compostos de ferro, de manganês, de cobalto e até de urânio.[editar]
    A respiração aeróbia requer oxigênio. Na glicólise, é formado o piruvato (também chamado de ácido pirúvico).Neste processo, o grupo acetil é combinado com compostos com 4 carbonos formando o citrato.
    (Aluno;Carlos Emanuel Nº8)8ºAno B

    ResponderExcluir
  11. Eu entendi que a Respiração Celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que podem ser usadas nos processos vitais.
    podem ser dois tipos:
    Respiração Aeróbia(com oxigênio)
    Respiração Anaeróbia(sem oxigênio)
    A fermentação acética é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico,com produção de ácido acético industrial.A fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares, tipo a glicose,sacarose e frutose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos.

    (Carlos Eduardo Lima Chagas) 8° B (N° 7)

    ResponderExcluir
  12. Eu entendi que a Respiração Celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que podem ser usadas nos processos vitais.
    podem ser dois tipos:
    Respiração Aeróbia(com oxigênio)
    Respiração Anaeróbia(sem oxigênio)
    A fermentação acética é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico,com produção de ácido acético industrial.A fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares, tipo a glicose,sacarose e frutose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos.

    (LUCAS VINICIUS C. FERNANDES)

    ResponderExcluir
  13. Eu aprendi que a Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos:
    Respiração Anaeróbia (sem utilização de oxigênio).
    Respiração aeróbia (com utilização de oxigênio).
    A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica
    Respiração aeróbia (com utilização de oxigênio).aprendi também a compreendir que as células necessitam de energia para a produção de substancias necessárias ao crescimento e renovação das células para a contração das células musculares e para a produção do calorA fermentação alcoólica (A fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares como a glicose, frutose e sacarose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos.), Fermentação latica (Fermentação láctica é o processo metabólico no qual carboidratos e compostos relacionados são parcialmente oxidados, resultando em liberação de energia e compostos orgânicos, principalmente ácido láctico, sem qualquer aceptor de elétrons externo.),Fermentação acética (A fermentação acética é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico, com produção de ácido acético.) João Victor Ferreira De Souza (8ºAno B N 20 )

    ResponderExcluir
  14. Eu vi que agua tem um ciclo ( as aguas dos rios ,lagoas , oceanos são evaporadas, depois chove passam por uma limpeza com várias etapas )E nos estamos poluindo os rios e os animais aquáticos que sofrem com isso ,e a falta de agua nas cidades do norte as pessoas os animais sofrem com isso .

    ResponderExcluir
  15. Eu aprendi que na Respiração Celular,a célula necessita,para produzir energia,de oxigênio e de nutrientes.Na respiração celular a célula utiliza o oxigênio e liberta energia contida nos nutrientes,produzindo dióxido de carbono,vapor d'água e outros produtos tóxicos. A respiração celular anaeróbica é o processo de obtenção de energia a partir de compostos orgânicos na ausência do oxigênio. Os tipos de fermentação são: fermentação alcoólica,é utilizado na produção de vinho .Fermentação lática,é utilizado na produção de leites fermentados.E fermentação acética,é utilizado na produção de vinagre.
    (Laysa Paula n-21,8 ano A)

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas