domingo, 3 de maio de 2015

8º ANO CEC AUDIÇÃO



Saber ouvir é condição indispensável para o sucesso de qualquer profissional. Possibilita fazer mais do que meramente escutar o que os outros estão dizendo. Ouvir com eficácia implica da àquele que fala sua completa atenção somada à sua capacidade de compreensão. Quando ouvimos efetivamente, seremos mais aptos a apreciar as atividades que nossos colegas, parceiros, alunos, professores, etc; desempenha, a maneira como se sentem e por quê. Em casa, por sua vez, estará mais preparado para detectar as expectativas e esperanças de seus familiares, seus temores e suas dificuldades.           
Saber ouvir com eficácia desvenda novos horizontes. É um dos caminhos para toda a aquisição do conhecimento. Entretanto, a maior vantagem de ouvir os outros com atenção é que eles irão ouvi-lo da mesma maneira, como forma de retribuição, e reagirão com interesse quando você estiver falando. Quanto mais você e seu interlocutor souberem ouvir efetivamente, tanto mais terão a ganhar e a aprender. 
POR QUE OUVIMOS?            
Diversas razões levam o ser humano a ouvir:Ø  Desejo de obter informações;Ø  Curiosidade em receber uma resposta;Ø  Interesse em participar da história de outro ser humano:
-  Anseio por ter contato com experiências e descobertas dos outros;
-  Intenção de “Manter-se no controle” (Informação é poder);
-  Desejo de ampliar os próprios horizontes, por meio da aquisição de novos conhecimentos;
-  Necessidade de estabelecer novos relacionamentos;
-  Respeito e desejo de valorização da pessoa do outro.      
Ouvir com eficácia envolve também sensibilidade para perceber outros detalhes em quem fala, tais como: voz, escolha de palavras, tom, ritmo, timbre e a própria linguagem corporal. Desta forma precisamos, em resumo, respeitar os outros e, uma das melhores maneiras de demonstrar-lhes esse respeito é ouvindo-os. Quando ouvimos, ajudamos a estimular sua auto-estima, uma vez que se sentirão mais seguros em relação àquilo que dizem, constatando a utilidade e o valor de suas palavras e idéias. 
DESENVOLVA SUAS HABILIDADES COMO OUVINTE      
Conhecer os principais fatores que afetam a capacidade de ouvir efetivamente serve como base sólida para seu aprimoramento. Apenas sugerimos alguns pontos para que você reflita e possa colocar em prática:
-  Ajudando-se a ouvir
-  Atenção física
-  Atenção psicológica
-  Estimulando aquele que fala
-  Sinais não-verbais
-  Declarações de apoio
-  Repetição de palavras-chaves
-  Declarações ponderadas              
“Um ouvinte ideal é aquele que mantém a mente aberta e interessada. Está a procura de novas idéias aonde quer que vá, somando aquilo que ouve àquilo que já sabe. É um indivíduo perceptivo que se coloca por inteiro naquilo que ouve.Dessa forma, envolve-se pessoalmente com aquilo que escuta...Busca idéias, organização e argumentos sem jamais deixar de ouvir a essência das coisas. Consciente de que não há duas pessoas no mundo que ouçam da mesma maneira, mantém-se mentalmente alerta... É um indivíduo introspectivo que carrega em si a capacidade e o desejo de examinar  com espírito crítico, compreender e tentar transformar alguns de seus valores, atitudes e relacionamentos consigo mesmo e com os outros. Concentra-se naquilo que ouve, nas idéias daquele que fala, mas sobretudo sabe ouvir com sentimento e intuição.” 
Agora vamos aprender a fisiologia da AUDIÇÃO








CONTEÚDO



PERIGOS DO FONE DE OUVIDO







16 comentários:

  1. O uso de fones em volume auto pode prejudicar a audição causando danos leves até a perda, a perda de audição pode causar varias dificuldades na vida de uma pessoa, ela pode ser causada por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrui a condução do som (perda condutiva) ou por lesão no ouvido interno no nerv auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial)
    Ouvir bem não e apenas escutar bem, ouvir bem envolve também sensibilidade para perceber outros detalhes em quem fala, como voz, escolha de palavras, tom, ritmo, timbre e a própria linguagem corporal.
    ''Saber ouvir é condição indispensável para o sucesso de qualquer profissional.''
    André Marcelino 8ºS

    ResponderExcluir
  2. Mônica achei bem interessante os vídeos, me ajudou a bastante e so complementou o que você falou na sala de aula, principalmente a questão do fone de ouvido, que dependendo do volume pode causar problemas serios a audiçao ,que tem que tomar bastante cuidado em questão disso. Achei bem legal essa matéria porque eu vi que ela e bastante importante pra nos e é muito bom que nos auxilia a tomar mais cuidado porque a audiçao e uma coisa muito importante na vida da gente , podemos fazer varias coisas apartir dela, como: localizar uma pessoa , ouvir música, ouvir o professor a explicar a matéria ( estudar) e varias outras coisas então ajuda muito no dia a dia.

    Maria Helena 8°SS

    ResponderExcluir
  3. Mônica,
    Na minha opinião falar sobre o uso do fone de ouvido é uma coisa que deve ser escutada por todos para tomarem cuidado,hoje em dia as pessoas utilizam muito o fone e algumas pessoas chegam ate dormir usando o fone de ouvido e é uma coisa que deve se tomar bastante cuidado,como diz nos videos acima.
    A matéria também é importante,aprendemos varias coisas como :
    - Por que OUVIMOS
    - As habilidades de ouvintes
    - Como desenvolver a audição
    E foi com os videos que eu aprendi mais !
    Maria Eduarda Ferraz 8 'ss'

    ResponderExcluir
  4. Mônica os vídeos foram muito importantes para minha aprendizagem, com eles aprendi o quanto é prejudicial a nossa audição ouvir música nos fones de ouvido, e principalmente se o volume estiver alto.
    Maria Luiza Silva 8˚ss

    ResponderExcluir
  5. Mônica os vídeos foram muito importantes para minha aprendizagem, com eles aprendi o quanto é prejudicial a nossa audição ouvir música nos fones de ouvido, e principalmente se o volume estiver alto. Maria Luiza Silva 8˚as

    ResponderExcluir
  6. Ana Maria, 8 ano SS
    Mônica adorei os videos me ajudaram muito a entender sobre os nossos ouvido, e percebi que eles são muito complexo. Quando usamos os fones muito altos podemos prejudicar a audicão ainada mais com o som alto.

    ResponderExcluir
  7. Daniela Oliveira 8 ano ss
    Mônica os vídeos me ajudaram muito nessa matéria , foi bom saber sobre o fone de ouvido ,vou procurar diminuir o uso , espero aprender mais sobre esse sentido fascinante que é a audição

    ResponderExcluir
  8. Mônica,
    Gostei bastante dos seus vídeos com ele aprendi mais sobre a audição que tem como orgão responsável o ouvido que nos complementa nossa visão do mundo. Muitas pessoas nem se importam, pois geralmente nos só sentimos falta quando perdemos. Também percebi que nosso ouvido é um mecanismo muito importante
    e que também faz muita diferença na nossa vida.
    Márcio André Santos Fernandes 8°SS

    ResponderExcluir
  9. Mônica
    As postagens me ajudaram bastante a compreender esse sentido que é tão importante na vida. Assim como em suas aulas pude compreender melhor o sistema:O Pavilhão auricular capta as ondas sonoras, elas passam pela Membrana timpânica fazendo-a vibrar transmitindo-as aos pequenos ossos: martelo, bigorna e estribo (dado esses nomes por perecerem respectivamente com cada objeto), os impulsos nervosos partem da orelha interna que levará informações ao cérebro. A orelha é mais conhecida como órgão da audição, mas também ajuda a manter o equilíbrio, o senso de direção.
    Aprendi também sobre a importância de não usar o fone no volume alto.
    ISANNA FERREIRA OLIVEIRA, 8º "SS"

    ResponderExcluir
  10. O uso de fones em alto volume prejudicam a audição podendo ate deixa a pessoa surda, os fones maiores tem um volume mais alto e não podem ser ouvidos por outra pessoa alem da que esta usando pode esta em um alto volume que pode deixa a pessoa surda e ninguém pode alerta pois ninguém alem dela sabe a altura que esta, outra coisa que pode levar a surdez e perfura a membrana timpânica limpando o interior do ouvido então ao limpar seu ouvido limpe a parte de fora (pavilhão auricular) para tirar o exerço de cera pois não corre nenhum risco.
    Ítalo Juan 8° "S"

    ResponderExcluir
  11. Monica,
    Os vídeos me ajudaram muito para eu aprender mais sobre a audição que eu acho que é um dos mais dos importantes dos sentidos,e aprendi que não devo usar o fone de ouvido tão alto que pode dar problemas auditivos e até mesmo a surdez que é a perda da audição,e também apendi o sistema para para a gente ouvir: o som transmitido é captado pelo pavilhão auricular, passam pela membrana do tímpano fazendo vibrar e passar pelo três ossos pequenos chamados de martelo, bigorna e estribo, e depois os impulsos nervosos vão da orelha interna que levará as informações ao cérebro.

    Gabriel Soares Montanha 8°ano "s"

    ResponderExcluir
  12. Mônica,com os videos e os jogos consegui fazer uma conexão com o que foi dito e trabalhado na sala de aula.Eu aprendi que nossa audição detecta ondas sonoras que chegam aos nossos ouvidos, e que o ouvido é dividido em três partes ( externo,medio e interno) em que, o ouvido externo capta as ondas sonoras e as conduz ao tímpano fazendo com que vibre. Quando o timpano vibra, ele faz os três ossos ( estribo, bigorna e martelo) transmitirem essa vibração aos receptores do ouvido interno que enviam impulsos nervosos ao cérebro.
    Eu vi também, que os fones de ouvidos podem prejudicar a audição e que em casos mais sérios podem até levar a surdez. E que em um dos videos, falava que na epoca da reportagem, entorno de 10 milhos de jovens poderiam ficar surdos por causa das musicas ouvidas nos fones em volume auto e que um otorrinolaringologista foi nas ruas e comprovou que a maioria dos adolescentes ouve em um som mais alto que o ideal que é de 85 decibéis.
    Laís Caires Gonzaga 8° S

    ResponderExcluir
  13. Oi Mônica, eu assisti aos vídeos e agora vou fazer um breve resumo sobre o que aprendi. Usar fones com musica alta afeta mais da metade dos adolescentes de hoje. Eles reclamam de zumbidos no ouvido e esse era um problema que afetava mais as pessoas mais velhas, principalmente os idosos. As repercussões mais comuns são insônia, depressão, ansiedade entre outras. O maior problema não é usar, mas abusar de forma demasiada. Música alta, barulhos altos em geral, como de automóveis, por exemplo, causam sérios danos a nossa audição. De acordo com pesquisas, 10 milhões de jovens podem ficar surdos por causa dos tocadores de mp3 e de 5 a 19% das pessoas que usam fones poderão sofrer danos permanentes se ouvirem musica em volume alto por mais de uma hora por dia durante cinco anos. Não se devem usar fones por mais de duas horas por dia, deve-se deixar o volume, no máximo, no volume médio e quando for a baladas, devem-se procurar lugares mais calmos para acalmar o tímpano. Nos nossos ouvidos possuem órgãos que nos auxiliam no movimento, no equilíbrio, não só na audição. Apenas algumas partes do ouvido são usadas pra audição: o tímpano e a cóclea. O nosso senso de direção depende muito do ouvido. Os ouvidos possuem pequenas diferenças, assim, reagindo de maneiras diferentes a um mesmo som. Pelos e cera afastam a sujeira e insetos. As ondas sonoras ressoam no tímpano. O som que chega ao tímpano provoca vibrações. Ele segue um caminho até cóclea. A partir do tímpano, o som atravessa o ouvido médio. As vibrações acionam os três ossos: Martelo, Bigorna e o Estribo (menor osso do corpo). Esses ossos aumentam vinte vezes a pressão das ondas sonoras e protegem o tímpano dos sons altos. Eles também não crescem durante a infância. As cavidades do ouvido interno são repletas de um liquido amarelado. O som ressoa através de um liquido que preenche a cóclea. O órgão de cote que transforma as vibrações sonoras em sinais elétricos que iniciam caminho ao cérebro através do nervo auditivo. Então, é mais ou menos isso. Beijos,
    Maria Clara O. Rocha 8°S

    ResponderExcluir
  14. Mônica. Os videos e jogos que você passou, me ajudaram a entender mais sobre a matéria. Eu pude concluir que o ouvido é um órgão muito importante e sensível, por isso devemos ter muito cuidado com ele, e outro motivo é que ele além de nos fazer ouvir, é responsável também pelo nosso equilíbrio.
    A nossa orelha pode ser dividida em três partes:a orelha externa, que nela fica o pavilhão auditivo(ele focaliza os sons para o nosso canal auditivo),e também o canal auditivo,que contém pelos e cera que impede a entrada de insetos e poeira dentro do ouvido. Logo depois da orelha externa fica a orelha média que é onde fica o tímpano, e três ossos muito pequenos:o martelo, a bigorna e o estribo.Quando os sons chegam ao tímpano ele começa a vibrar,e suas vibrações fazem com que os três ossinhos que ficam depois do tímpano também vibrem, essas vibrações vão todas para a cóclea que fica na orelha interna, ela transforma elas em impulsos, que são levados, e interpretados pelo cérebro. E é assim que conseguimos ouvir.
    A nossa orelha também é responsável pelo nosso equilíbrio, porque nela ficam canais semicirculares, que contém líquidos que fazem que percebamos se estamos nos movimentando para frente para trás, de uma lado e do outro ou se estamos de cabeça para baixo
    Cláudio Henrique Mendes Moreira 8°S

    ResponderExcluir
  15. Mônica,
    Com os vídeos e jogos pude compreender como funciona a audição. Sem ela, a vida seria sem graça. Graças à orelha e a toda a formação interior do ouvido, podemos ouvir normalmente hoje. Funciona assim: O som ressoa através de um liquido que preenche a cóclea. O órgão de cote que transforma as vibrações sonoras em sinais elétricos que iniciam caminho ao cérebro através do nervo auditivo, tudo isso em questão de segundos. O ouvido possui vários ‘componentes’ que fazem o som chegar a ele. Temos pequenos osso chamados de Martelo, Bigorna e o Estribo que também ajudam no funcionamento. Ao usar o fone de ouvido, ários problemas são colocados em risco. Quando uma pessoa, na maioria das vezes adolescente, usa o fone de ouvido em um ouvido, a pressão ali é muito maior. Usar fones de ouvido de modo exagerado e descontrolado gera vários prejuízos e pode ate chegar a surdez. Esse é caso bem complicado, pois depende da pessoa e o modo que ela usa. Bem, tudo o que já vi foi bem interessante e essa matéria e bem legal e curiosa.
    André Guilherme Martins Costa 8° Ano S

    ResponderExcluir
  16. Mônica,

    com os vídeos pude entender melhor sobre a audição e sobre meu equilíbrio. Entendi que, quando ouvimos, as vibrações passam pelo ouvido externo, onde seu formato amplifica ou reprime certas frequências, após isso elas passa pelo tubo auditivo, onde chegam ao tímpano que vibra com as ondas, ligado ao tímpano existe o martelo, ligado aos outros dois ossos, bigorna e estribo, que a medida que o tímpano vibra vibram juntos aumentando 20 vezes a potência da vibração e protegendo o tímpano de volumes exageradamente altos, o estribo vibra em uma membrana chamada janela oval, que através de um líquido amarelado faz vibrar também o líquido da cóclea, que então através de sensores identifica os sons e pelos nervos auditivos levam a mensagem ao cérebro. O ouvido também é responsável pelo equilíbrio, com os 2 órgãos responsáveis pela noção de direção e de gravidade. Pessoas que abusam de fones podem acabar perdendo a audição, pelo desgaste e ferimento de tímpano, e locais onde as vibrações passam.

    Mateus Pereira Bastos

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas