segunda-feira, 25 de maio de 2015

8º Ano OSSOS E MÚSCULOS


Nosso organismo, como o dos demais seres vivos, estabelece relações diversas com o ambiente. Uma das funções que tornam o ser humano capaz de interagir com o ambiente em que vive é a locomoção. Pense na quantidade de movimentos que você realiza todos os dias, desde a hora que em que você acorda até o momento em que vai dormir novamente. Vamos fazer uma breve retrospectiva? Você levanta da cama, escova os dentes, leva os alimentos do café da manhã à boca, mastiga-os, vai à escola, volta, faz ginástica, corre, usa as mãos para segurar algum objeto, passeia, espirra, boceja, empurra e puxa objetos, ensaia passos de dança ao ouvir música, joga basquete e ou pratica outra atividade física...  Nós, seres humanos, bem como os outros animais vertebrados nos locomovemos das mais diversas formas e para os diversos fins. E, para nos locomovermos, usamos o esqueleto e os músculos. Este é tema que será discutido nesta aula: O CORPO EM MOVIMENTO: OSSOS E MÚSCULOS


TRABALHANDO COM TEXTOS

TEXTO 1                                                                   
 Os Ossos
O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo). É caracterizado por uma matriz extracelular endurecida pela presença de compostos de cálcio em suas estruturas. O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento. Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como o crânio que protege o cérebro. Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue. O estudo dos ossos chama-se osteologia. O esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamóides.
 Funções dos ossos:
 Proteção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos;
 Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
 Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea;
 Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;
 Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal;
 Mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos; 
Doenças dos ossos

 Os ossos, ou o próprio esqueleto humano, podem apresentar diversas patologias e estão suscetíveis a lesões. As mais comuns são os traumas e as doenças degenerativas como escoliose, lordose, cifose, ou a perda de minerais conhecida como osteoporose.
Tipos de ossos

 Em relação à forma, existem três tipos principais de ossos: Ossos longos, como as costelas, o fêmur, o úmero e outros ossos dos membros; Ossos chatos, como os do crânio e a escápula; Ossos curtos, de forma arredondada ( assemelha a um cubo) possui as três dimensões mais ou menos iguais e só são encontrados no tornozelo(tarso) e punho (carpo). Ossos sesamóides ou supranumerarios, temos com exemplo a patela.Presentes no interior de alguns tendões, que sofram um stresse físico e tensão, como palmas e plantas. Ossos Irregulares, como as vértebras .Fonte de consulta  "http://pt.wikipedia.org/wiki/Osso

Respondam em seus cadernos estas questões:

1) Qual é a definição de osso que aparece no texto?
2) E de esqueleto?
3) Qual é a função do esqueleto?
4) O que é osteologia?
5) Qual o número de ossos que compõem o corpo humano?
6) Liste ossos do corpo humano que vocês conhecem.
7) Quais são as funções dos ossos?

O que pode acontecer com os ossos de uma pessoa caso ela tenha uma alimentaçào pobre em sais de cálcio? Cite exemplos de alimentos ricos nesse mineral.

Os movimentos do nosso corpo são possíveis graças à ação conjunta dos OSSOS e dos MÚSCULOS

TEXTO 2                                                        Os Músculos

Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino. O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal. O ser humano possui aproximadamente 639 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.

Tipos de músculo.

Existem três tipos de músculo: 1) Músculo estriado esquelético,2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.
Todos os três tipos musculares têm as seguintes características: Podem contrair-se e encurtar, tornando-se mais tensos e duros, em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso; Podem ser distendidos, aumentando o seu comprimento; Podem retornar à forma e ao tamanho originais. A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
Músculo estriado esquelético

 O tecido muscular estriado ou esquelético é formado por fibras musculares cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento. Os músculos esqueléticos possuem uma coloração mais avermelhada. São também chamados de músculos estriados, já que apresentam estriações em suas fibras (fibrocélulas estriadas). São os responsáveis pelos movimentos voluntários; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo.O corpo humano possui aproximadamente 650 músculos esqueléticos.

Papel na saúde e doença

1) Exercício: O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva. A cãibra é causada por contrações repentinas e involuntárias do músculo. Como as outras células, as fibras musculares produzem energia por meio de reações de combustão. Devido a intensa atividade para proporcionar movimento e calor ao corpo, as fibras musculares necessitam de grande quantidade de energia (creatina fosfato, carboidratos, gorduras e proteínas). Em um dos processos do metabolismo energético o organismo produz uma substância denominada ácido lático. Dentro das fibras musculares, o ácido lático impede a renovação da energia necessária para a contração do músculo (cansaço muscular). A cãibra é uma contração espasmódica da musculatura acompanhada de dor intensa. Importante salientar que não é apenas a contração prolongada dos músculos que pode provocar dor. O estiramento excessivo (distensão muscular) também é seguido de intensa dor. Contrações musculares bruscas podem afetar os tendões, resultando, em certos casos, no rompimento da articulação. Quando isso acontece, dizemos que ocorreu uma ruptura de tendão. 2) Doença neuromuscular: As doenças neuromusculares são aquelas que afetam os músculos e/ou seu controle nervoso. Os sintomas destas doenças incluem fraqueza, espasticidade, mioclonia e mialgia. 3) Atrofia Diversas doenças causam uma diminuição da massa muscular, conhecida como atrofia muscular. Alguns exemplos incluem o câncer e a AIDS, que podem induzir uma síndrome chamada caquexia. Distensão É uma lesão no músculo decorrente de um estiramento da musculatura. Distensões ocorrem em todas as pessoas e não apenas em atletas. As atividades diárias podem provocar distensões. Entretanto, pessoas que praticam esportes apresentam maior risco de desenvolver uma distensão muscular.

Respondam no caderno as seguintes questões:

1) Grife no texto cinco informações que você considerou importante sobre os músculos.
2) Explique como acontece a contração muscular.
3) O que é contratilidade e elasticidade?
4) Quais são os tipos de músculos que aparecem no texto?
5) Quais são as implicações de exercícios e para saúde do homem?
6) Grife no texto quais são os efeitos maléficos que os exercícios podem causar à saúde do homem.
7) O que podemos concluir sobre atividades físicas e a saúde do homem?


1
Por que o corpo de Bob é preparado tanto na água como no laboratório? Explique.
2.    Por que no Vídeo 1 o músculo humano é comparado com os modernos motores de automóveis?
3.    Por que os ossos e músculos são importantes para o nosso corpo?
4.    Qual é o peso do esqueleto humano?
5.    Do que é preenchido o núcleo de alguns ossos do corpo humano? Explique.
6.    O Vídeo 2 informa que o esqueleto é renovado a cada 2 anos? Explique.
7.    O que é o líquido sinovial?
8.    Por que o calor precisa ser eliminado pelo corpo?
9.    Por que os exercícios são importantes para os músculos e ossos?

10.  O Vídeo 3 mostra que o músculo do coração é diferente dos outros. Por que?















































JOGOS


http://anatogames.blogspot.com.br/

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as devem se  organizarem em seis grupos para acessar a internet  com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre os diferentes tipos de doenças dos ossos e músculos.  
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre um tipo de doença, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1: Osteomielite
Fonte: http://osteomielite.tripod.com/id1.html  acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Osteomielite  acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO 2: Doença de Paget
Fonte: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_05/cap_048.html        acesso feito dia 09/11/2011
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Paget_do_osso     acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO  3: Osteoporose
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/16-osteoporose        acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?312     acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO 4: Raquitismo
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raquitismo    acesso feito dia 09/11/2011
Fonte:  http://www.infoescola.com/doencas/raquitismo/         acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO 5: Miocardites
Fonte: http://portaldocoracao.wordpress.com/2007/12/16/doencas-do-musculo-cardiaco-miocardites-e-miocardiopatias/     acesso feito dia 09/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miocardite    acesso feito dia 09/11/2011

GRUPO 6: Miocardiopatias
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miocardiopatia     acesso feito dia 09/11/2011
Fonte:  http://portaldocoracao.wordpress.com/2007/12/16/doencas-do-musculo-cardiaco-miocardites-e-miocardiopatias/     acesso feito dia 09/11/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada uma das doenças, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:
O que caracteriza a doença pesquisada?
Quais são suas causas?
Quais são seus sintomas?
Como pode ser realizado o tratamento?
É possível preveni-la? Se sim, como?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais.

VAMOS AGORA NOS INFORMAR SOBRE O PERIGO DOS ANABOLIZANTES



http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/fitness/caso-netinho-conheca-os-perigos-do-uso-de-anabolizantes,b2aaaa637e2ae310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html


23 comentários:

  1. Mônica, assisti aos vídeos e agora falarei sobre eles e as questões que você colocou para respondermos, em um só texto. O corpo de Bob é preparado tanto na água como no laboratório porque no laboratório ele ensaia a competição sobre observação, repetindo suas ações na água pra assegurar que seu desempenho seja bom na corrida, mostrando-o como obter o melhor de seu corpo. Os músculos humanos tem um rendimento de 25%. O mesmo que os modernos motores de automóveis, por isso fizeram uma comparação entre ambos no vídeo um. Os nossos ossos moldam nossos corpos e servem de suporte para os músculos. Eles ampliam o movimento do nosso corpo, por isso são tão importantes. O esqueleto humano pesa aproximadamente 13 kg. Eu não entendi o que preenche o núcleo de alguns dos nossos ossos, mas no vídeo diz que um terço do peso do osso é feito de tecido vivo, ligando a vasos sanguíneos e nervos. Os ossos são fortes, mas não são permanentes. Os minerais que formam sua parte dura dissolvem-se, sendo então levados pela corrente sanguínea. Simultaneamente um novo osso é formado e a partir de minerais fornecidos pelos vasos sanguíneas que formam pequenos canais em seu interior, fazendo com que nosso esqueleto se renove a cada dois anos. Para manter a flexão nas articulações, os ossos são separados por uma calda lubrificante que é chamada de Fluido Sinovial. O calor precisa ser eliminado do corpo porque a temperatura corporal é controlada pelo suor e pela radiação da pele. Os exercícios são importantes para os músculos e ossos porque fazem eles crescerem em força, resistência e tamanho. O músculo do coração é diferente dos outros porque, ele é semelhante aos músculos voluntários, mas não pode ser controlado conscientemente.
    Maria Clara Oliveira Rocha 8°S

    ResponderExcluir
  2. Mônica, adorei a postagem, pois com ela eu pude aprender varias coisas sobre ossos e músculos que me alertaram sobre quanto é importante cuidar essas partes que são tão fundamentais para agente. Os ossos tem varias funções, uma delas é a locomoção do corpo humano, a outra é a proteção dos órgãos internos como as costelas que juntas formam a caixa torácica que protegem o coração, existem varias outras como a produção de sangue e a reserva de minerais que não entrarei em detalhes. Entre um osso e outro possui cartilagens que servem para absorver o impacto entre um osso e outro e para não deixar um osso encostar no outro, desgastando-o e trazendo dores. É muito importante preservar os ossos e tem varias formas de fazer isso, como na hora de dormir, na hora de se sentar, quando de pé, na hora de carregar a mochila para escola, etc, (um humano adulto possui cerca de 206 ossos).
    Os músculos, assim como os ossos são muito importantes e devem ser cuidados. Os músculos também ajudam na sustentação do corpo, na proteção, e na locomoção, pois são eles que puxam os ossos. Existem vários tipos de músculos, o músculo esquelético, cardíaco, e liso. Nos videos nos podemos ver claramente a batalha de algumas pessoas para ter músculos bem definidos, e podemos ver também alguns que buscam meios mais"fáceis" para isso, o uso dos anabolizantes. Os anabolizantes são produtos químicos que incham o músculo e por isso fazem muito mal para o corpo humano em geral. O ser humano possui cerca de 639 músculos no corpo.
    Lázaro Souza Freitas - 8º ano "S".

    ResponderExcluir
  3. Mônica,
    Aprendi bastante sobre: os ossos que protegem o corpo e faz a produção sanguínea através da medula óssea e se dividem e ossos chatos, longos e curtos, as doenças dos ossos que são escoliose, lordose, cifose e osteoporose; os músculos que são 639 ao todo em nosso corpo e que em cada músculo contém nervo motor dentro deles, os tipos de músculo que são: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo liso; o uso dos anabolizantes que fazem mal à saúde.
    Aprendi bastante, muito obrigado por passar esse conteúdo, pois tirou minhas dúvidas e me ajudou muito.
    Josué 8º S

    ResponderExcluir
  4. Monica, eu adorei todo o conteúdo que voce colocou. Respondi as questões presentes nos textos e agora farei um resumo do que entendi.
    Os ossos servem para sustentar o corpo, proteger os órgãos e proporcionar o modelamento do corpo.Já o músculo tem uma grande flexibilidade e podem ter lesões com freqüência.
    O corpo humano é composto por 206 ossos quem um adulto e 239 músculos.
    Existem três tipos de músculos: 1- MÚSCULO ESTRIADO ESQUELETICO 2- MÚSCULO ESTRIADO CARDÍACO 3- MÚSCULO LISO
    E sem falar nas doenças que podem ocorrer nos ossos como a osteoporose que é a falta de cálcio nos ossos que pode ser resolvido com uma alimentação bem balanciada.
    Uma das partes que eu mais gostei foi a que mostrou a forma correta de dormir, de se sentar e de colocar uma mochila nas costas, porque são coisas que estão presentes no nosso dia a dia e que não sabemos o quanto pode ser prejudicial a nossa saúde se não fizermos corretamente.
    Fiquei muito assustada com o uso dos anabolizantes e confesso que nunca pensei que àquelas pílulas fizessem tão mal ao corpo.
    E os jogos foram muit divertidos e de ótima ajuda para o conteúdo..
    Obg...Sol Torres 8 ANO S



    ResponderExcluir
  5. Mônica com os conteúdos postados fica mais fácil visualizar mentalmente as estruturas do nosso corpo, facilitando assim a compreensão.
    Bob precisa e uma preparação física na qual envolve o laboratório para ser realizado pesquisas para Bob obter um rendimento maior.
    Os músculos humanos possuem o mesmo rendimento que os motores de automóveis modernos.
    Os nosso ossos e músculos possuem funções muito importantes para nosso organismo são eles que moldam o corpo e dão estrutura. Eles nos permitem realizar os moimentos. Apesar de nosso ossos serem fortes eles se quebram e a quantidade de cálcio interfere muito nas condições dos ossos. Os minerais que o formam se dissolvem, dessa forma esses minerais são levados até a corrente sanguínea e consequentemente um novo osso é formado uma curiosidade que eu não sabia é que o nosso esqueleto se renova a cada dois anos.
    Fluido Sinovial é o liquido que permite a flexão nas articulações,
    Os exercícios são atividades muito importantes para os músculos e ossos porque eles permitem o crescimento em força, resistência e tamanho além do alongamento.
    O nosso coração apesar de ser um músculo possui uma estrutura diferente pois ele não pode ser controlado por isso que são semelhantes aos músculos voluntários.
    Com a pratica de exercícios o suor é expelido do corpo, essa pratica é muito importante pois o calor precisa ser eliminado.
    É importante ressaltar que o uso continuo de anabolizantes destrói essas estruturas e pode atacar o coração levando a morte.
    Enfim compreendi como essas estruturas são muitos importantes para todos.
    Maria Luísa Vilas Boas 8º ano "S"

    ResponderExcluir
  6. Mônica,
    Adorei os vídeos,textos e também as fotos com informações.Aprendi muito sobre os ossos,articulações,músculos e também sobre os anabolizantes que são terríveis.É muito nojento e doloroso o retiro do pus e sangue e quando acontecem efeitos colaterais,é horroroso.Amei as curiosidades que são muito importantes para o dia a dia e principalmente para o futuro!(e as respostas das questões eu te entrego na próxima aula)
    Maria Fernanda Ramos
    8 "S"

    ResponderExcluir
  7. Mônica
    Os videos, power point e jogos me ajudaram a entender bem mais sobre á matéria que é os músculos e os ossos, eles falam que os ossos eles tem diversas funções importantes no nosso corpo como de proteger órgãos vitais do nosso corpo como por exemplo as cus telas que protegem o coração e os pulmões.Os ossos também nos dão locomoção,equilíbrio, e nos tem reservas de nutrientes como o cálcio e fósforo.
    Quando nascemos possuímos uma grande quantidade de ossos. Depois de um tempo quando vamos envelhecendo, os nossos ossos vão se juntando e ficando maiores e mais resistentes. Nas articulações de cada osso temos a cartilagem e o liquido sinovial que lubrificam os nossos ossos e evitam o desgaste deles. Quando levantamos muito peso diariamente,dormimos e sentamos de mau jeito o disco que fica entre as vértebras da nossa coluna vão saindo e ficam fora dela e assim ficamos corcunda.
    Cláudio Henrique 8 S

    ResponderExcluir
  8. Bom, gostei de todos os vídeos e também do Power point. Bob é um atleta totalmente preparado fisicamente para realizar com sucesso suas atividades, por isso consegue produzir o mesmo tanto na água, como em um laboratório. O músculo humano, assim como os modernos motores é capaz de ter um rendimento equivalente a 25 %. Primeiramente os ossos funcionam como uma forma de sustentação do corpo, capazes também de proteger os órgãos humanos. Já os músculos são responsáveis pela movimentação do corpo e produção de calor. O esqueleto humano pesa 13 kg aproximadamente. O núcleo de alguns ossos é composto de cálcio. O esqueleto é renovado a cada dois anos, pois os minerais se dissolvem e vão para a corrente sanguínea. O liquido sinovial é o que possibilita a flexão nas articulações. Através de exercícios o suor humano é consequentemente eliminado, o que é necessário para o bom funcionamento do corpo. A prática de exercícios também possibilita a fortificação dos músculos e dos ossos do corpo humano. O músculo do coração apresenta uma contração involuntária, pois não pode ser controlado. Os ossos e músculos são estruturas importantes e totalmente necessárias para o bom funcionamento do corpo.

    Mª Lígia 8° ano S

    ResponderExcluir
  9. Mônica Os músculos esqueléticos, responsáveis pela postura e pelos movimentos, estão unidos aos ossos e dispostos em grupos opostos em torno das articulações. Por exemplo, os músculos que flexionam o cotovelo (bíceps braquial) sofrem a oposição de músculos que estendem o cotovelo (tríceps braquial). Os tendões são cordões resistentes de tecido conjuntivo que inserem cada extremidade de um músculo ao osso. Os ligamentos são tecidos semelhantes aos tendões que circundam as articulações e conectam um osso a outro. Os ligamentos ajudam no reforço e estabilização das articulações, permitindo os movimentos somente em determinadas direções e O osso é um tecido orgânico que muda constantemente e que desempenha várias funções. O esqueleto é o conjunto de todos os ossos do corpo. O sistema musculoesquelético é formado pelo esqueleto, pelos músculos, tendões, ligamentos e outros componentes das articulações. O esqueleto provê força, estabilidade e uma base de sustentação para que os músculos trabalhem e produzam o movimento. Os ossos também servem de escudos para proteger os delicados órgãos internos.
    João Pedro Queiroz Cruz 8SS

    ResponderExcluir
  10. Mônica,
    Gosto muito dos conteudos que você passa no blog,essa é uma matéria muito boa de aprender,a matéria dos ossos e musculos,eu pratico muitos esportes,assim é bom aprender essa matéria para "pegar" algumas dicas,para não fazer a coisa errada e me machucar,aprendi que as luxações acontecem quando o osso se desloca,temos cartilagem entre as junts dos ossos para que os ossos não batam um no outro,isso causa muita dor e desgaste dos ossos.
    O Bob treina no laboratório para testar seu desempenho e avaliar,com a ajuda da tecnologia,testando velocidade...Ele. tambem treina na água para testar movimentos,para ganhar corridas,fazer tempos menores...
    Aprendi sobre a função de nossos ossos que servem para nossa locomoção e proteção de nossos orgãos internos e vitais como a costela que protege o coração e pulmões,o crânio que protege o encéfalo.
    Aprendi também que os ossos servem de sustentação para os nossos músculos.
    Obrigado!
    Pedro Lucas Ribeiro e Silva 8 ano "S"
    CEC diocesano

    ResponderExcluir
  11. Mônica,
    as postagens no blog ajudam a compreender melhor a matéria estudada. E com o que foi discutido em sala de aula e nas postagens do blog, eu consegui entender e aprender que :os ossos são uma estrutura encontrada em animais vertebrados e que são formados atraves dos sais minerais em sua composição, tais como o cálcio, e que em um adulto há 206 ossos. O esqueleto é o conjunto dos ossos em que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo os movimentos. Descobri também que o estudo dos ossos se chama osteologia e fiz uma pesquisa e descobri que os ossos possuem 22% de água.Aprendi que os ossos também produzem células do sangue e estocam gordura e calcio.
    Aprendi tambem que,alem dos ossos,o esqueleto tem um tecido resistente e flexível chamado cartilagem, em que liga as costelas ao esterno e recobre as extremidades dos osso nos pontos de contato nas articulações.Aprendi que juntos, cartilagem e fluido sinovial lubrificam a articulação e fazem com que se movimente com suavidade.
    Vi tambem que os músculos do corpo tem a capacidade de contrair e criar uma força de impulsão. Os músculos puxam o esqueleto para nos movermos e realizarmos as atividades do dia a dia.
    Laís Caires Gonzaga 8 S

    ResponderExcluir
  12. Mônica, eu assisti os vídeos, li os textos, respondi as perguntas e achei muito interessante estudar sobre os ossos e os músculos do corpo, então vou falar um pouco do que eu aprendi. Os ossos não servem apenas para os movimentos do corpo, serve também para proteger os órgãos internos, produz sangue através da medula óssea, serve de apoio para os músculos, contêm minerais como o cálcio e o fósforo, mantém o equilíbrio ácido-base e absorve sais alcalinos. Os ossos também têm lesões, traumas como escoliose, lordose, cifose e osteoporose. Os tipos principais de ossos são os ossos longos, ossos chatos, ossos curtos, ossos cesamóides e os ossos irregulares. Os músculos são as partes do corpo mais responsáveis pela força do animal, por isso que, quanto mais exercícios físicos ele pratica, mais fortes ficam os músculos. É sempre preciso um humano praticar algum exercício físico e também se alimentar bem para manter os músculos em forma. Um humano possui aproximadamente 639 músculos, cada um com o seu nervo motor, com várias fibras para poder controlar todas as células do músculo. Existem três tipos de músculo: Músculo estriado esquelético, Músculo estriado cardíaco e Músculo liso. Alguns movimentos bruscos com os músculos podem causar lesões musculares, então, em um exercício, nunca tente fazer mais do que você é capaz para não causar algum problema nos músculos.
    Tiago Alvarenga Corsato 8 ano S

    ResponderExcluir
  13. Mônica, com as postagens do blog eu aprendi muitas coisas, como... Os ossos que formam o sistema esquelético de todos os animais vertebrados, desempenhando muitas funções: sustentação dos tecidos moles, proteção de órgãos, mobilidade, armazenamento e liberação de minerais na corrente sanguínea, produção de células do sangue e reserva de energia. Os ossos tem varias funções, uma delas é a locomoção do corpo humano, a outra é a proteção dos órgãos internos como as costelas que juntas formam a caixa torácica que protegem o coração.A nossa capacidade de locomoção depende da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob a regulação do sistema nervoso.O esqueleto é o conjunto dos ossos em que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo os movimentos. Existem três tipos de músculos : Músculo estriado esquelético, Músculo estriado cardíaco e Músculo liso. Em um dos vídeos que você passou mostra o Bob fazendo atividades no laboratório para avaliar o seu desempenho ,com a ajuda da tecnologia dos tempos de hoje,testando a sua velocidade. É importante lembrar que o uso absurdo de anabolizantes destroem estruturas do nosso corpo e podem atacar o coração levando a morte.


    Maria Eduarda Pereira Aguiar 8º ano S

    ResponderExcluir
  14. Mônica,
    Com suas postagens pude ampliar meus conhecimentos sobre o sistema locomotor que é compostos por nossos músculos e ossos que possibilita qualquer tipo de movimento que o organismo pode realizar. Os ossos e músculos são essenciais para que o sistema locomotor funcione. O esqueleto humano é responsável por cerca de 14% da sua massa corporal. O liquido sinovial é um liquido incolor que se situa nas cavidades articulares e bainhas dos tendões, sendo delimitados pelas membranas sinoviais e serve para lubrificar articulações, o que permite movimentos suaves e indolores. O músculo é tão importante que faz com que nosso corpo se locomova como o motor de um carro apresentado no vídeo. É importante fazermos exercícios para fortalecer os ossos e músculos e para fortalecer os ossos, mas é preciso que antes de praticar os exercícios façamos um aquecimento para que não tenha fraturas na musculatura ou nos ossos.Obrigado, com suas postagens eu posso aprender cada vez mais.
    Márcio André Santos Fernandes 8°ano SS

    ResponderExcluir
  15. Mônica,
    Gostei muito das postagens dos vídeos, jogos, perguntas, etc. Com eles pude compreender como é formado e como funciona toda a parte de locomoção do nosso corpo. O esqueleto adulto pode chegar a 206 ossos. Os músculos são bem importantes e são eles quem vão sustentar e dar força a todo o nosso corpo, já os ossos ajudam na locomoção e protegem os órgãos internos, serve de apoio para os músculos, dentre outras funções. No nosso corpo temos vários tipos de músculos e de ossos. Um dos mais conhecidos ossos é a coluna vertebral que protege a medula espinhal. Estão sendo criados fórmulas artificiais de uma pessoa ganhar massa muscular ingerido um tipo de óleo. Isso é muito errado e prejudica tanto a saúde que pode chegar a morte. A pessoa que faz isso não tem consciência porque é horrível e só traz malefícios. Toda essa questão de ossos e músculos está envolvida nisso. Tudo estudado até aqui foi bem bacana e de grande proveito.
    André Guilherme Martins Costa 8° Ano

    ResponderExcluir
  16. Monica , este conteúdo de corpo humano (em geral) é muito interessante , pois descobrimos partes do nosso corpo que nem sabíamos que existia!
    Enfim , ao ler os textos , assistir os vídeos , visualizar os slides aprendi muito!
    Aprendi que quando nascemos não termos ossos, mas sim somente cartilagem, e conforme crêssemos , estas cartilagem é transformada e ossos , aprendi também que os esqueletos que protegem nosso osso! Que temos 206 ossos , que o crânio é um conjunto de osso que protegem o cérebro e que no crânio a 2 aberturas para os olhos , aperturas para o ouvido e buraco para o nariz.
    Na coluna vertebral temos 33 ou 34 vértebras , a cartilagem resiste ao desgaste e o liquido sinovial lubrifica as articulações .
    Em alguns slides , mostrava a forma exata de por exemplo como sentar , com ficar em , quanto peso de carregar na mochila , como deve carregar a mochila , etc! Sempre com a postura ereta!
    A função de alguns músculos é apoiar os ossos , e que os músculos que põem todas as partes do nosso corpo em movimento . Há três tipos de músculos:
    Músculo cardíaco
    Músculo esquelético
    Músculo liso
    E o ultimo assunto que foi tratado , que foi em relação aos Anabolizantes , que é um assunto muito tratado na sociedade atual , principalmente pelo uso excessivo deste medicamente que como vi no vídeo , o resultado final não é muito agradável!
    Maria Fernanda Aparecida Silveira.
    8 ano SS

    ResponderExcluir
  17. Mônica,
    os textos me ajudaram bastante a compreender melhor sobre os ossos que formam o nosso esqueleto que sustenta o corpo, serve de apoio para os nossos músculos, guardam uma reserva de minerais como o cálcio, protegem os órgãos internos, produz as células que formam o sangue e é o que faz nos locomovermos e que a falta de minerais nos ossos como o cálcio pode causar várias doenças como a Osteoporose que é o enfraquecimento dos ossos, etc.
    Compreendi melhor também sobre os músculos que também sao muito importantes para a nossa sobrevivência, sendo eles: Estriado Esquelético, Estriado Cardíaco e Não Estriado ou Liso e que os exercícios realizados de forma incorreta e bruta podem causar muitos problemas dentre eles as distensões musculares.
    ISANNA FERREIRA OLIVEIRA, 8* ANO "SS"

    ResponderExcluir
  18. Monica, depois de fazer todas as atividades propostas achei o conteudo bem interessante de estudar.Com tudo isso aprendi que os nosso ossos e músculos possuem funções muito importantes para nosso organismo são eles que moldam o corpo e dão estrutura. Eles nos permitem realizar os movimentos.Uma curiosidade que eu achei muito interessante foi que os músculos humanos possuem o mesmo rendimento que os motores de automóveis modernos. Fluido Sinovial é o liquido que permite a flexão nas articulações.
    Li que exercícios são atividades muito importantes para os músculos e ossos porque eles permitem o crescimento em força, resistência e tamanho além do alongamento. O corpo de Bob é preparado tanto na água como no laboratório porque no laboratório ele ensaia a competição sobre observação, repetindo suas ações na água pra assegurar que seu desempenho seja bom na corrida, mostrando-o como obter o melhor de seu corpo. E sobre os anabolizantes fiquei muito chocada, porque não sabia que poderia trazer um mal tão grande a saúde e causar um estrago enorme também, e muitas pessoas não tem o conhecimento disso, o que é muito perigoso. Enfim, adorei os vídeos, jogos, tudo, pois me ajudaram muito no conteúdo.
    Nicole Nunes Cunha. 8 ano S

    ResponderExcluir
  19. Monica, a partir da leitura e visualização dos textos e vídeos compreendi que os ossos são as estruturas encontradas apenas em animais vertebrados e a parti de seu conjunto forma o esqueleto que tem por função realizar movimentos sustentar o corpo e apoio para músculos. Os ossos tem funções variadas dentre eles até mesmo a produção se células sanguíneas e reservar nutrientes como cálcio principalmente, os ossos também protegem os órgãos internos do corpo e em média eles se renovam é substituído naturalmente a cada um ano, possuindo na fase adulta 206 ossos. Os tipos de ossos são os ossos longos, ossos chatos, ossos curtos, ossos sesamóides e os ossos irregulares. Os músculos são a parte do corpo cuja uma das funções é ser responsável pela força animal, por isso quanto mais utilizado e praticado ele é revigorado em uma boa forma. O movimento natural deles é de certa forma involuntário por exemplo: Quando o Bíceps contrai o Tríceps relaxa e virse-versa. o músculo do coração é diferente dos outros porque, ele é semelhante aos músculos voluntários, mas não pode ser controlado conscientemente. Um problema atual é o uso de anabolizantes, a venda descontrolada e sem segurança trás sérios risco a saúde do usuário e danos e irreversíveis e podem levar até mesmo a morte, sendo um assunto polemico e muito ironizado atualmente. Essa foi a base que pude concluir da matéria. Agradeço desde já.
    Cainan Sá - 8º SS

    ResponderExcluir
  20. Mônica,
    gostei dessa ideia de colocar os textos sobre ossos e músculos, para melhor compreensão.
    Com esse estudo, agora sei que temos 206 ossos no nosso corpo, temos três tipos de costela(verdadeiras, falsas e flutuantes).
    A coluna vertebral possui normalmente 33 ou 34 vértebras, cinco regiões(cervical, torácica, lombar, sacral, coccígea).
    As cartilagens são tecidos mais maleáveis que o tecido ósseo(exemplo:a orelha e o nariz são praticamente só cartilagem, por não conter quase nenhum tecido ósseo.
    Órbitas são buracos do crânio para encaixar os olhos, os ouvidos e o nariz.
    A caixa torácica protege o coração e os pulmões.
    As costelas são elásticas e movimentam-se quando enchemos os pulmões de ar.
    A caixa torácica é composta de 24 costelas dispostas distribuídas em 12 pares.
    Existem três tipos de músculos(estriado esquelético, estriado cardíaco e músculo liso).
    O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: câimbras, cansaço muscular e distensões musculares.
    Maria Isabela 8° ano "S"

    ResponderExcluir
  21. Mônica,
    Li todo o seu conteúdo,E resolvi elabora algumas perguntas sobre o conteúdo !

    OSSOS

    1)ONDE OS OSSOS SÃO ENCONTRADOS? Os ossos são estruturas encontradas nos animais vertebrados.
    2)POR QUAL TECIDO O OSSO E FORMADO? O osso e formado por um tipo de tecido conjuntivo(tecido ósseo).
    3)CARACTERIZE UMA ESTRUTURA ÓSSEA:É caracterizando por uma matriz extracelular endurecida pela presença de cálcio em suas estrutura.
    4)O QUE E UM CONJUNTO DE OSSOS? O conjunto de ossos do corpo dos seres vertebrados é o esqueleto.
    5)QUAIS AS FUNÇÕES DOS OSSOS?protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos,Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
    Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea,Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;
    Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal, Mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos.
    6)QUAIS SÃO AS DOENÇAS MAIS COMUNS DOS OSSOS? As doenças mais comuns são os traumas e as doenças degenerativas como escoliose,lordose,cifose, ou a perda de minerais conhecida como osteoporose.
    7)O QUE E OSTEOLOGIA? Osteologia e o estudo dos ossos.
    8)QUAL O NÚMERO DE OSSOS QUE COMPÕE O CORPO HUMANO? O esqueleto humano adulto e composto por 206 ossos.
    8)LISTE OSSOS DO CORPO HUMANO.Calcâneo, tálus, navicular, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio, cuneiforme lateral, cuboide, metatarsais, falanges proximais, falanges médias, falanges distais, vértebras lombares,sacro e cóccix.

    MÚSCULOS
    1)CITE TIPOS DE MÚSCULOS:Músculo estriado esquelético,músculo estriado cardíaco e músculo liso.
    2)CARACTERÍSTICAS EM COMUM DOS MÚSCULOS.Podem contrair-se e encurtar tornando-se mais tensos e duros,em resposta a um estimulo vindo do sistema nervoso.Podem ser distendidos ,aumentando o seu comprimento.Podem retornar à forma e ao seu tamanho originais.
    3)DE QUE E FORMADO O TECIDOS MUSCULAR?O tecido estriado ou esquelético é formado por fibras musculares cilíndricas,finas e que podem medir vários centímetros de comprimento.
    4)DE QUAIS ENERGIAS AS FIBRAS MUSCULARES NECESSITAM? Os músculos precisam de creatina,fosfato,carboidratos,gorduras e proteínas.
    5)EM UM DOS PROCESSOS DO METABOLISMO ENERGÉTICO QUE SUBSTANCIA O ORGANISMO PRODUZ ? O organismo produz uma substancia chamada ácido lático.
    6)O que faz o ácido lático dentro das fibras musculares?O ácido lático impede a renovação da energia necessária para a contração do músculo (cansaço muscular).
    7)O que é cãibra? A cãibra é uma contração espasmódica da musculatura acompanhada de dor intensa.


    Cauã felipe 8°b

    ResponderExcluir
  22. Texto 1: Ossos
    1: O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo.
    2: O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3: O esqueleto sustenta o corpo, serve de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento.
    4: É o estudo dos ossos.
    5: Um esqueleto adulto contém 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamóides.
    6: Clavícula, costela, fêmur, costela, mandíbula, úmero, tíbia, fíbula...
    7: Proteção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos;
    Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
    Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea;
    Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;
    Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal;
    Mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos;.

    Com uma alimentação fraca em sais de cálcio, podemos ter várias "complicações no nosso esqueleto como: traumas e as doenças degenerativas como escoliose, lordose, cifose, ou a perda de minerais conhecida como osteoporose. Para evitar isso podemos nos alimentar melhor, consumindo alimentos como leite que é a melhor fonte de cálcio, não só para crianças, mas também para os adultos; brócolis, laranja, couve, sardinha e muitos outros alimentos que são felizmente, facilmente acessíveis.
    Texto 2: Músculos
    1: 1° A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação.
    2° Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem.
    3° O ser humano possui aproximadamente 639 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.
    4° Todos os três tipos musculares têm as seguintes características: Podem contrair-se e encurtar, tornando-se mais tensos e duros, em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso;
    5° Em um dos processos do metabolismo energético o organismo produz uma substância denominada ácido lático.
    2: A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3: Contratilidade é a capacidade de um tecido de se contrair, ou seja diminuir o seu tamanho; elasticidade é a capacidade de se esticar, ou seja aumentar de tamanho.
    4: Músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco, músculo liso.
    5: O esforço excessivo e movimentos muito bruscos pode causar lesões musculares.
    6: Cãibras, cansaço muscular, distensões, fraqueza, espasticidade, mioclonia, mialgia, atrofia e etc...
    7: Tudo na medida certa, a falta de atividade física pode causar a atrofia por exemplo, mas o excesso pode causar lesões, se soubermos como balancear tudo, junto a uma boa alimentação, teremos uma ótima saúde!

    Eu entendi do conteúdo sobre ossos e músculos que: Os ossos em conjunto formam o esqueleto ( que com o tempo perde minerais, os quais precisamos repor com o passar do tempo, para que não tenhamos futuros problemas como esteoporose), que dá sustento ao nosso corpo e servem de apoio para os músculos que proporcionam o movimento; os músculos podem contrair-se e distendir-se, conhecidos como contatibilidade e elasticidade.
    Thainá Teles 8°A

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas