terça-feira, 5 de maio de 2015

7° ANO CEC REPRODUÇÃO ASSEXUADA E SEXUADA










14 comentários:

  1. Oi Mônica,
    Gostei bastante dos vídeos principalmente do Paulo Jubilut. Como eu havia falado em outro comentário, os seus vídeos são os mais legais. Apesar de sempre serem os maiores, são os que eu mais compreendo a matéria, o Professor Jubilut explica bem. Pude compreender sobre a reprodução assexuada que:
    - Reprodução assexuada é aquela que não é necessário de 2 seres para se reproduzir;
    - Agâmica é quando não tem gametas;
    - É mais rápida;
    - Gasta pouca energia;
    - Tem uma baixa taxa de vabilidade genética;
    - Cissiparidade é quando uma célula se divide formando outra célula idêntica;
    Eu também gostei bastante do vídeo da estaquia de jabuticaba e do enxertia, é muito legal quando duas plantas juntas se ‘transformam” em uma mesma planta.
    Obrigada por essa forma de aprendizagem, sucesso com o seu blog.
    MARCELLA FRÓES 7 ANO “S”

    ResponderExcluir
  2. Mônica,
    Gostei muito dos vídeos sobre a reprodução assexuada e suas técnicas mais utilizadas para a produção de mudas. Com esses vídeos, aprendi mais sobre a matéria e fixei com mais facilidade em nosso conhecimento.
    Com esses vídeos, aprendi que existem várias técnicas para a produção de mudas , entre elas existe a estaquia, que é uma das técnicas mais utilizadas para essa produção. Essa técnica consiste em cortar um galho de uma planta em um corte inclinado ( bissel ). Removem-se as folhas do meio e deixam as folhas do topo, deverá regar diariamente, até que o broto saia na parte superior da planta.
    Existe uma técnica que é usada para dar melhores condições a uma planta que tem frutos saborosos. Essa técnica chama-se enxertia, onde cultiva-se uma planta com uma resistência comprovada aos problemas que se quer evitar. Essa planta é cortada em fenda e parte de um galho é conectada a ela. As duas se desenvolvem unindo suas qualidades.
    A alporquia é outro tipo de técnica utilizada para beneficiar as qualidades das plantas em produzir raízes que se originam diretamente do caule, em que á outro processo para seu funcionamento.
    As principais características da reprodução assexuada são:
    - A reprodução é feita sem os gametas
    - É uma reprodução rápida
    - É econômica ( gasta pouca energia )
    - Baixa taxa de variabilidade genética
    Existe alguns tipos de reprodução assexuada:
    - Cissiparidade ( há a divisão de uma célula que se transforma em duas partes exatamente iguais )
    - Brotamento e Gemulação ( processo que ocorre apenas em coríferos de água doce )
    - Esporulação e Fragmentação ( ocorre em vermes marinhos parentes das minhocas )
    - Estrobilização

    ResponderExcluir
  3. Monica,
    esta materia é muito interessante
    E eu achei legal os videos e os mais que me chamaram a
    atenção foi o da vida das plantas e o enxerto que são
    grandes criatividades

    ResponderExcluir
  4. Mônica,

    Eu adorei essa matéria, aprende muito sobre a reprodução assexuada e suas técnicas em mudas, aprende que a reprodução assexuada é uma reprodução onde não é necessário um ovulo e um espermatozoide alem de ser rápida ainda tem um grande papel ecológico.Aprende também as técnicas que são utilizadas com as mudas, são elas:

    Estaquia:Essa técnica consiste em cortar um galho de (de 1 a 3 cm de diâmetro e entre 12 a 17 cm de comprimento) em bisel, depois de feito isso removem-se as folhas intermediarias e deixam-se as folhas do ápice, depois enterra-se o galho na areia, e espera por volta de 15 dias, regando diariamente, ate que o broto saia na parte superior da planta.Quando isso acontecer significa que já estão se formando as raízes.

    Enxertia:Cultiva-se uma outra planta geralmente da mesma especie, mas com resistência comprovada aos problemas que se quer evitar. Essa planta é cortada com fenda, e a parte de um galho da planta o (cavaleiro0 é conectado a ela. As duas continuam se desenvolvendo, porem unidas.

    Alporquia:Do galho de uma planta, é retirado um anel na casca de 1 a 3 cm de comprimento. Cobre-se esse anel com um pano de fralda umedecido e amarra-se um saco plastico bem vedado ao redor, depois de algum tempo são produzidas raízes. O galho é cortado e plantado como uma nova nova muda.

    LUANE CARMÉLIA 7º S

    ResponderExcluir
  5. Mônica, adorei os vídeos sobre reprodução assexuada, principalmente algumas técnicas de reprodução das plantas. Esses vídeos me ajudaram bastante para a fixação do conteúdo e complementar mais o meu estudo. Adoraria presenciar alguém praticando a enxertia, um dia! Algumas coisas que pude concluir foram:

    Reprodução assexuada é a reprodução dos seres vivos sem ter uma relação sexual, ou seja, agâmica. Elas são rápidas e sem gasto de energia. Os indivíduos surgem através da mitose, que uma célula dá origem a duas. Esses indivíduos são geneticamente iguais e, raramente vem com algumas diferenças. Isso se chama baixa variabilidade genética. Destacando, que quando ocorre presença de algumas diferenças a população pode correr alguns riscos. Alguns exemplos podemos citar:

    - A cissiparidade: divisão da bactéria em duas partes iguais.
    - O brotamento ou gemiparidade: mitose que só ocorre em prolíferos de água doce.
    - Esporulação e fragmentação: reprodução por meio de esporos, célula especializada que é liberada, e um novo indivíduo se desenvolve quando as condições ambientais são favoráveis; Fragmentos que se separam do corpo do indivíduo, regeneram-se e dão origem a novos seres, idênticos.

    A reprodução assexuada está sendo usada, atualmente, para fins econômicos, como o cruzamento para dar á um indivíduo características qualitativas. Os melhores, são selecionados e comercializados. Um exemplo dessas técnicas é a estaquia que tem o corte em bissel ( corte inclinado), retira as folhas intermediárias e deixa-se as folhas no ápice. Se você regar diariamente, quando aparecer pequenos brotos, significa que as raízes já estão se formando. A enxertia é quando a planta é cortada em fenda e o cavaleiro de uma determinada planta é conectada á ela. Finalmente, a alporquia, é retirado um anel da planta, que logo depois será envolto por um pano ou sacola.

    Bom Mônica, foi isso que pude concluir com a ajuda dos vídeos e do livro trabalhado dentro de sala de aula.

    Mariana Cruz Braga 7° Ano "s"

    ResponderExcluir
  6. Mônica,
    Gostei muitos dos vídeos, porque com eles, pude aprender e entender melhor a reprodução assexuada. Com eles pude aprender elementos que ainda não sabia sobre a reprodução assexuada.
    Características da reprodução assexuada:
    - É uma reprodução agâmica ( sem a presença de gametas)
    - É extremamente rápida
    - É econômica ( gasta pouca energia)
    - E tem uma baixa taxa de variabilidade genética
    Alguns tipos de reprodução assexuada são :
    - Cissiparidade
    - Brotamento ou gemiparidade
    - Esporulação e fragmentação
    Os mecanismos de reprodução assexuada se transformam em técnicas de cultivo. Como por exemplo:
    - Estaquia: Ela é uma das técnicas mais utilizadas para a produção de mudas. Ela consiste em cortar um galho de uma planta em bissel. Retirar as folhas intermediarias e deixar as folhas do ápice. E regar diariamente, até que o broto saia da parte superior da planta.
    - Enxertia: A planta é cortada em fenda, e parte de um galho da planta de interesse, o chamado cavaleiro, é conectada a ela. As duas continuam se desenvolvendo, porém unindo as qualidades de ambas.
    - Alporquia: São raízes que se originam diretamente do caule ou de outro órgão e não do tecido original da raiz. É retirado um anel da casca de 1 a 3 cm de comprimento. Cobre-se esse anel com pano de frauda umedecido. E depois de algum tempo, são produzidas raízes.
    Pude aprender também sobre as ervas daminhas. As ervas daninhas são consideradas pragas para os humanos. Elas são queimadas, pisoteadas e envenenadas. Só que são muito importantes para o meio ambiente. E não são fáceis de serem eliminadas. Elas soltam pólen, e esperam para que os polinizadores venham apanhar seu néctar. E acabam carregando o pólen, que contém o germe masculino, e que acabam atingindo o ovário da flor. As flores que as ervas daninhas contém, são para chamar a atenção dos polinizadores. Existe varias formas de se polinizar, como por exemplo: o vento, os insetos, os pássaros, etc. E existe também a auto polinização, em que a própria planta se poliniza. E elas no ajuda de muitas maneiras.
    Mônica, foi isso que consegui concluir com os vídeos.
    Milena Sakon Portugal - 7º ANO "S"

    ResponderExcluir
  7. Mônica,
    Gostei muitos dos vídeos, porque com eles, pude compreender melhor a matéria. Ela não possui a presença de gametas, é rápida, gasta pouca energia e produz indivíduos geneticamente idênticos, mas também tem seus malefícios. Alguns tipos de reprodução assexuada são :
    - Cissiparidade
    - Brotamento ou gemiparidade
    - Esporulação e fragmentação
    Os mecanismos de reprodução assexuada se transformam em técnicas de cultivo. Como por exemplo:
    - Estaquia
    -Enxertia
    -Mergulhia
    -Alporquia
    Aprendi também que as ervas daninhas são consideradas pragas para os seres humanos, mas são muito importantes para o meio ambiente.
    Bom, foi isso que compreendi nos vídeos.
    Lara Mariana 7º ''S''

    ResponderExcluir
  8. Mônica,
    Adorei os vídeos! Com eles eu pude concluir que a reprodução assexuada é agâmica (sem utilização de gametas), ela é rápida e é extremamente econômica em relação a questão energética do organismo, porém ela tem uma baixa taxa de variabilidade genética, ou seja, os organismos que se reproduzem assexuadamente vão gerar indivíduos geneticamente idênticos a eles, e qualquer mudança que tiver essa espécie corre o risco de ser extinta.
    Alguns tipos de reprodução assexuada são:
    - Cissiparidade: uma célula que se divide em duas novas células.
    - Brotamento ou gemiparidade: as células vão fazer mitose que vai formar um ser idêntico ao individuo.
    - Gemulação: só ocorre em esponjas de água doce.
    - Esporulação: os organismos produzem esporos que são liberados no ambiente e quando encontram condições favoráveis, germinam.
    - Fragmentação: fragmentos que se separam do corpo do indivíduo, regeneram-se e dão origem a novos seres, idênticos.
    - Estrobilização
    Alguns mecanismos de reprodução assexuada transformam-se em técnicas de cultivo:
    - Estaquia: essa técnica consiste em cortar um galho de3 uma planta em bissel, corte inclinado. Removem-se as folhas intermediarias e deixam as folhas do ápice. Enterra-se o galho na areia e espera-se por volta de 15 dias, regando diariamente.
    - Enxertia: Cultiva-se outra planta, geralmente da mesma espécie, mas com resistência comprovada aos problemas que se quer evitar. Essa planta é cortada em fenda, e parte de um galho da planta de interesse, o chamado cavaleiro, é conectado a ela.
    - Alporquia: É retirado um anel na casca de 1 e 3 cm de comprimento. Cobre-se esse anel com um pano de fralda umedecido, amarra-se um saco plástico bem vedado ao redor.
    Enfim com os vídeos eu pude aprimorar os meus conhecimentos e aprender mais sobre a reprodução assexuada.
    Anna Karolina Mota Pereira 7°ano "s"

    ResponderExcluir
  9. O que aprendi com as postagens...
    Reprodução assexuada:
    • Agâmica: não possui as 2 gametas
    • rápida: em cerca de minutos bactérias se disseminam.
    • econômica: os seres gastam pouca energia para realiza-la.
    A mais importante de suas características e que ela não possui variabilidade genética ou seja gera seres geneticamente idênticos.
    Tipo de reprodução assexuada
    - Cissiparidade: uma célula que se divide em duas novas células.
    - Brotamento e Gemulação ( processo que ocorre apenas em coríferos de água doce )
    - Esporulação e Fragmentação ( ocorre em vermes marinhos parentes das minhocas )
    - estaquia: consiste no plantio de um ramo ou folha da planta, desenvolvendo-se uma nova planta a partir do enraizamento das mesmas.
    -enxertia: consiste em juntar os tecidos de uma planta aos tecidos de outra planta, que geralmente é da mesma espécie, passando a formar uma planta com as duas partes: o enxerto (copa, base) e o porta-enxerto (cavalo, topo).
    Mergulhia: consiste no enraizamento da planta a ser multiplicada, na própria planta. Isso é feito através do enterramento de um ramo ainda ligado à planta.
    Alporquia: um tipo particular de mergulhia. consiste em estimular o crescimento de raízes em um ramo ou no caule principal de uma planta envolvendo um pedaço de um ramo por terra ou musgo em um pedaço deplástico ou pano umedecido. Após algum tempo, formam-se as raízes, e o ramo pode ser destacado para ser plantado
    Sara Beatriz Teixeira Vasconcelos 7° ss

    ResponderExcluir
  10. O que aprendi com as postagens...
    Reprodução assexuada:
    • Agâmica: não possui as 2 gametas
    • rápida: em cerca de minutos bactérias se disseminam.
    • econômica: os seres gastam pouca energia para realiza-la.
    A mais importante de suas características e que ela não possui variabilidade genética ou seja gera seres geneticamente idênticos.
    Tipo de reprodução assexuada
    - Cissiparidade: uma célula que se divide em duas novas células.
    - Brotamento e Gemulação ( processo que ocorre apenas em coríferos de água doce )
    - Esporulação e Fragmentação ( ocorre em vermes marinhos parentes das minhocas )
    - estaquia: consiste no plantio de um ramo ou folha da planta, desenvolvendo-se uma nova planta a partir do enraizamento das mesmas.
    -enxertia: consiste em juntar os tecidos de uma planta aos tecidos de outra planta, que geralmente é da mesma espécie, passando a formar uma planta com as duas partes: o enxerto (copa, base) e o porta-enxerto (cavalo, topo).
    Mergulhia: consiste no enraizamento da planta a ser multiplicada, na própria planta. Isso é feito através do enterramento de um ramo ainda ligado à planta.
    Alporquia: um tipo particular de mergulhia. consiste em estimular o crescimento de raízes em um ramo ou no caule principal de uma planta envolvendo um pedaço de um ramo por terra ou musgo em um pedaço deplástico ou pano umedecido. Após algum tempo, formam-se as raízes, e o ramo pode ser destacado para ser plantado
    SARA BEATRIZ TEIXEIRA VASCONCELOS 7° SS

    ResponderExcluir
  11. Mônica, gostei muito dos vídeos sobre reprodução assexuada e consegui aprender bastante.
    A reprodução assexuada é agâmica (sem gametas), muito rápida, e o organismo gasta pouquíssima energia. Apesar disso há pouca variabilidade genética, os filhos são geneticamente idênticos à mãe. Isso não é vantajoso, já que se houver uma mudança no ambiente somente aqueles com alguma mutação genética sobreviverão.
    Tipos de reprodução assexuada:
    - Cissiparidade: um ser se divide em dois indivíduos idênticos.
    - Através da mitose, as células de um individuo formam outro idêntico a ele, que pode continuar ali ou se soltar e formar um individuo completo.
    - Gemulação: só ocorre em poríferos de agua doce. o porífero libera capsulas que contem células. quando encontrarem um local propicio para reprodução, as capsulas se abrirão e vão liberar as células, que farão a mitose e criarão novos indivíduos.
    - Esporulação: quando o esporângio se rompe, libera esporos (células) que quando estiverem em um local com nutriente, bom clima e umidade, farão a mitose e darão origem a outro individuo.
    - Fragmentação o individuo, quando dividido, cada uma e suas partes forma um novo individuo.
    - Estrobilização: os pólipos (cnidários em sua forma fixa) liberam partes de seu corpo que se transformam em medusas (cnidários natantes).
    outras formas ( com interferência do homem):
    - Estaquia: corta-se um galho de uma planta em bissel, retira-se algumas de suas folhas e o enterra na areia, regando diariamente. quando se formarem raízes, transfere-se a estaca da areia para a terra.
    -enxertia: para dar melhores condições a uma planta pouco resistente, planta-se outra da mesma espécie com as características desejadas. ela é cortada em fenda e parte do galho de interesse ( cavaleiro) é conectado a ela. as duas continuam se desenvolvendo e unindo suas qualidades.
    - mergulhia: descasca-se um galho e enterra-o no chão, conectado à planta. quando se enraizar, deve-se retirar e transferi-lo para um local de plantio.
    ANA LUIZA SOARES MENDES - 7° S
    CEC DIOCESANO

    ResponderExcluir
  12. Mônica,
    Gostei muitos dos vídeos, porque com eles, pude compreender melhor a matéria. Ela não possui a presença de gametas, é rápida, gasta pouca energia e produz indivíduos geneticamente idênticos, mas também tem seus malefícios. Alguns tipos de reprodução assexuada são :
    - Cissiparidade
    - Brotamento ou gemiparidade
    - Esporulação e fragmentação
    Os mecanismos de reprodução assexuada se transformam em técnicas de cultivo. Como por exemplo:
    - Estaquia
    -Enxertia
    -Mergulhia
    -Alporquia
    Aprendi também que as ervas daninhas são consideradas pragas para os seres humanos, mas são muito importantes para o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  13. Monica,
    Gostei bastante dos vídeos e com eles pude compreender melhor sobre reprodução assexuada . A reprodução assexuada não possui a presença de gametas,é rápida e produz indivíduos geneticamente idêntico, mas também tem seus malefícios. Há vários tipos de reprodução assexuada coma a cissiparidade(uma célula que que se divide em duas novas células) , brotamento ou gemiparidade( processo que ocorre apenas em coríferos desde água doce) , esporulação e fragmentação (ocorre em vermes marinhos parentes das minhocas). Os mecanismos de reprodução assexuada se transformam em técnicas de cultivos como estaquia, enxertia, mergulhia, alporquia e outras.
    Taluany Almeida - Sétimo ano (7º) "S"

    ResponderExcluir
  14. Mônica,
    Gostei bastante dos vídeos! Com eles pude compreender mais sobre a reprodução sexuada e assexuada.
    A reprodução assexuada é um tipo de reprodução onde há pouca variabilidade genética, ou seja, os indivíduos descendentes são idênticos cromossomicamente ao genitor. Nesse caso não envolve o encontro de gametas e também não ocorre a fecundação.
    A reprodução assexuada é muito utilizada na reprodução de mudas, cujos resultados são a melhor adaptação e disseminação no meio, tem sido usado economicamente, com vistas a atender a necessidade da crescente população por alimentos.
    Suas vantagens são:
    • A reprodução é feita sem os gametas masculinos e femininos
    • É uma reprodução mais rápida
    • Gasta pouca energia
    • Possui baixa taxa de variabilidade genética
    Mas também pode trazer consigo problemas ambientais.
    Algumas das técnicas mais utilizadas na reprodução assexuada por meio da produção de mudas são:
    • Estaquia
    • Enxertia
    • Mergulhia
    • Alporquia
    A reprodução sexuada é uma das formas de ampliação da diversidade e do aumento das condições de adaptação de uma espécie. Ao longo do tempo, muitos dos indivíduos foram sendo selecionados de acordo comas condições em que passavam a viver.
    Na reprodução sexuada há o encontro dos gametas femininos e masculinos (espermatozoide e ovócitos), depois há a fecundação. Nesse meio de reprodução existe a fecundação externa e interna.
    Suas características são:
    • Alta taxa de variabilidade genética
    • É mais lenta
    • Gasta bastante energia
    • É feita a partir dos gametas femininos e masculinos
    E foi isso que compreendi sobre esses dois tipos de reprodução.
    Clara Fróes Dias 7º ano S

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas