quarta-feira, 19 de abril de 2017

GENÉTICA 9º ANO JOSÉ GORUTUBA


Você já parou para pensar com quem você se parece? Por que tem olhos, pretos, consegue enrolar a língua ou não?Tem uma parte da Biologia que se chama GENÉTICA e que pode explicar tudo isso e muito mais. vamos conhecê-la?

https://www.youtube.com/watch?v=tRFN7lSmhFg
https://www.youtube.com/watch?v=GNyETSLqIc0
https://www.youtube.com/watch?v=jcPPP-eygOA

Alguém saberia dizer o que é a “Teoria da Mistura”?

Por que pode-se considerar que os resultados obtidos nessa pesquisa “mudariam o mundo?

Quem foi Gregor Mendel?

Você neste vídeo escutou palavras que não usa no seu dia a dia como Recessivo. dominante, heterozigoto, homozigoto, você poderia explicá-las?

Nesta parte dos vídeos gostaria que os dez últimos alunos da lista de chamada realizasse estes questionamentos e fizessem um resumo dos vídeos postando no blog ok?


Agora os números 18 e 19 assistam  esta animação e explique para os colegas ok?



Mutações cromossômicas




Agora estou disponibilizando para vocês um resumo do conteúdo, mas gostaria que visitassem e fizessem uma leitura anotando os pontos principais com suas palavras, para que depois você montasse esta animação abaixo e apresentasse em sala de aula ok? Nesta atividade os dez primeiros alunos da lista de chamada.
Sobre Mendel e seu contexto histórico
Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822, num pequeno povoado chamado Heinzendorf, na atual Áustria. Ele foi batizado com o nome de Johann Mendel, mudando o nome para Gregor após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847. (Disponível em:http://www.todabiologia.com/pesquisadores/gregor_mendel.htm)
Definição e conceitos básicos
A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos). (Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/genetica.htm)

Cariótipo → Conjunto de cromossomos de cada célula de um organismo.
Herança Biológica (hereditariedade) → Transmissão das informações genéticas de pais para filhos durante a reprodução.
Genes → Seguimento da molécula de DNA que contém uma instrução gênica codificada para a síntese de uma proteína.
Genótipo → Constituição genética de um indivíduo que em interação com o meio ambiente determina suas características.

Leis de Mendel
"Por sete anos, de 1856 a 1863, Mendel cruzou e produziu híbridos de plantas com características distintas - plantas altas com plantas anãs, ervilhas amarelas com ervilhas verdes e assim por diante. Ele observou com surpresa que tais características não são diluídas nem resultam em meio-termo, mas se mantêm distintas: o rebento híbrido de uma planta alta e de uma anã era sempre alto, não de tamanho médio." (Disponível em: http://www.geocities.com/~esabio/Mendel.htm)
"Desde os tempos mais remotos o homem tomou consciência da importância do macho e da fêmea na geração de seres da mesma espécie, e que características como altura, cor da pele etc. eram transmitidas dos pais para os descendentes. Assim, com certeza, uma cadela quando cruzar com um cão, irá originar um filhote com características de um cão e nunca de um gato. Mas porque?" (Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel.php)
Heredogramas
"No caso da espécie humana, em que não se pode realizar experiências com cruzamentos dirigidos, a determinação do padrão de herança das características depende de um levantamento do histórico das famílias em que certas características aparecem. Isso permite ao geneticista saber se uma dada característica é ou não hereditária e de que modo ela é herdada. Esse levantamento é feito na forma de uma representação gráfica denominada heredograma (do latim heredium, herança), também conhecida como genealogia ou árvore genealógica." (Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel5.php)
Teoria cromossômica da herança
"Em 1910, o cientista americano Thomas Hunt Morgan e colaboradores conseguiram estabelecer a relação entre os cromossomos (estruturas presentes no núcleo das células) e a herança genética. Morgan constatou que, quando se analisam duas características, nem sempre é obedecido o padrão de herança proposto pela Segunda Lei de Mendel, ou lei da segregação independente." (Disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-931-4983-,00.html)
Herança ligada ao sexo
"Em algumas espécies, as fêmeas possuem dois cromossomos sexuais idênticos (XX) e os machos, um idêntico ao das fêmeas e um diferente (XY) sendo este, o Y, o responsável pelas características masculinas. Assim, na espécie humana, o genótipo feminino é 44A + XX; e o masculino, 44A + XY. " (Disponível em:http://www.brasilescola.com/biologia/heranca-do-sexo.htm)
Alelos múltiplos
"Alelos são formas que um gene pode apresentar e que determina características diferentes. Um conjunto de três ou mais alelos pertencente a um mesmo gene, ocorrendo de dois a dois em um organismo diplóide, é denominado alelos múltiplos.
Os alelos múltiplos são responsáveis pela herança genética no sistema ABO, Rh e MN. Por exemplo, os pêlos dos coelhos podem ser: aguti ou selvagem chinchila, himalaio ou albino." (Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/alelos-multiplos-ou-polialelia.htm)
Epistasia
"Existem casos em que os alelos de um gene inibem a ação dos alelos de um outro par, que pode ou não estar no mesmo cromossomo. Esse fenômeno é chamado epistasia (do grego epi, sobre, e stasis, parada, inibição). O gene que exerce a ação inibitória é chamado epistático, e o que sofre a inibição é chamado hipostático." (Disponível em:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/genesnaoalelos2.php)
Herança quantitativa
"A herança quantitativa também é um caso particular de interação gênica. Neste caso, em que as diferenças fenotípicas de uma dada característica não mostram variações expressivas, as variações são lentas e contínuas e mudam gradativamente, saindo de um fenótipo “mínimo” até chegar a um fenótipo “máximo”. É fácil concluir, portanto, que na herança quantitativa (ou poligênica) os genes possuem efeito aditivo e recebem o nome de poligenes." (Disponível em:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/genesnaoalelos4.php)

** Os textos aqui reproduzidos são apenas trechos do conteúdo. Para obter material completo visite os links.

Os alunos que não foram citados deverão formar grupos de três integrantes e:
  • confeccionar jogos do conteúdo estudado
  • elaborarem   três questões abertas e fechadas
  • pesquisarem 3 questões do ENEM  e 3 de vestibulares da UNIMONTES, UFMG, VIÇOSA, com seus respectivos comentários e respostas e postar ok?

61 comentários:

  1. "Sobre Mendel e seu contextos histórico"
    Mensal nasceu em pequeno povoado
    Em 1822, foi batizado com o nome de Johann Mendel,mudou o nome para ordem religiosa dos agostiniano.Se foi coordenados sacerdotes de anos 1947.
    "Definidos e conceitos básicos"
    As características que passaram de geração considera-se que BA ciências iniciose Mendel esperava com ervilhas...
    Mendel pretendia criar formas de desenvolvimentos da plantas hibricas que conservasem características importantes.Seu trabalho,Mendel escolheu ervilhas a analisou sete características:o tamanho das plantas ,textura da semente,cor da semente...No momentos a federação,os gametas do pai e da mãe junta-se,levando código sua características.
    "Leis de Mensel"
    Em 1856 a 1863,Mendel passou
    A produzir plantas anãs,ervilhas amarela com ervilhas verdes a assim por diante.Em 8 dd março de 1865,Mendel apresentou um trabalho a sociedades da história natural do Brunn,esse trabalho perde céu praticamente conhecido do mundo científico inicio do ceculo XX.Mendel morreu em Brunn,dm 1884,nos últimos anos de vida,sua vida foi amagos e cheios de desepatamentes.
    "Heradograma"
    A espécie humana,em que não se pode realizar experiências com cruzamentos dirigidos padrão da características De histórico da família...
    Ele permite feito de representação gráfica Herodagrama.indivíduos do sexo masculino são reprentados por uma quadra de sexo feminino"
    "Teoria Cromossomica da herança"
    Em 1915 , o cientistas americano Thamas Hurt Margo e colaboradores(estrutura presentes no núcleo das células).Margom construiu que quantos se analisam duas características nem sempre de padrão de herança pela o segundo lei de Mendel.
    "Herança ligadas do sexo"
    Herança ligado ao sexo ou herança ligado ao cromossomos x,os genes ligados em uma religiosa humalogo do cromossomos x.
    Um gene com dois alelos(B e b)que estão localizados cromossomos x,apresentados os genótipo...
    "Alelos multiplos"
    No alpinismo,o A determinação à pele normal,é o seu alelo a determina uma anomalia.Nas ervilhas,o R determina sementes com supercificie lisa.Quando a pelagem de cabanas,o L determina pelo arrepiado,enquantos o l dertimiana pelo liso, a assim por diante.
    "Epistasia"
    Tem casos em que alelos de um gene inibem ação dos alelos.esse femonero e chamado de epistasia (do grego epi,sobre,é stasis,parada,inibição).
    São três tipos diferentes cores: preto,albino e aguti.
    "Herança Quantitativa"
    Quantitativa e um cada particular de interação genética.A herança quantitativa e muitos frequente na natureza.Alguns características de importantes econômico,como a produção de carne em gado de carne,produção de milho etc...
    Ágata Anne 9c


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de Mendel, um nobre húngaro, Imre Festetics, foi o primeiro a usar o termo genética. Em seu livro, ele descreveu várias regras sobre herança genética, tendo sido o primeiro a descrever os princípios básicos da mutação.

      Em genética, a transmissão de informação envolve quatro elementos básicos: a diversidade de estruturas celulares com inúmeras formas especificando aspectos diferentes do organismo; um mecanismo de replicação que copia a informação e repassa à prole; a capacidade de mutação para que haja maior variabilidade; e a capacidade da prole em traduzir as informações herdadas em proteínas.

      O método genético fundamental para o estudo dos fenômenos biológicos é a diferença genética entre os indivíduos ou variação genética. Essa variabilidade pode ser de ocorrência natural entre os indivíduos da mesma espécie, caracterizando o polimorfismo genético. Mas pode também ser causada por mutações, onde cada gene mutante revelará um componente genético do processo.

      O estudo da genética abrange desde as moléculas até as populações. São nas moléculas de DNA (ácido desoxirribonucleico), parte estrutural dos cromossomos, que se localizam os genes. São os genes que trazem as informações necessárias para a síntese de proteínas. A partir da observação das variantes dos genes é possível investigar as propriedades biológicas dos organismos de forma geral.

      As variações de uma mesma característica, as ações do ambiente sobre os indivíduos e outros padrões tais como taxa de reprodução, mutações e até seleção natural são objeto de estudo para os geneticistas analisarem a composição genética em uma população.

      A genética é também base para a nossa compreensão da evolução. A mudança evolutiva observada nas populações é a consequência das diferentes taxas de reprodução, mutação, migração e seleção, tornando herdáveis as novas características. Sendo assim, grande parte das explicações evolutivas são também genéticas.

      As descobertas em pesquisa genética nos permitem aplicá-la em áreas distintas como a da saúde (genética médica, terapia genética, aconselhamento genético), em ecologia (melhoramento genético de espécies, preservação de espécies ameaçadas de extinção), zoologia (taxonomia molecular animal), dentre outras (taxonomia molecular de microrganismos, genética forense, toxico genética, epidemiologia genética). Mas ainda há muito a ser pesquisado e, é sempre necessário avaliar quais são os reais benefícios e os possíveis reveses da aplicação desses novos conhecimentos no nosso dia a dia.
      Thiago Alves
      9c

      Excluir
  2. Temos que corrigir algumas palavras, ok?

    ResponderExcluir
  3. Gregor Mendel (1822-1884) nasceu em Heinzendorf, na parte da Silésia na Áustria. Filho de camponeses,adorava observa e estudava as plantas. Aos 11 anos, entrou para a escola. Estudou filosofia em Ormutz.
    Em 1843 entrou para o Mosteiro Agostiniano de São Tomás, em Brno, antigo Império Austro-Húngaro, hoje República Tcheca, ele foi batizado com o nome de Gregor Mendel. Em 1851 foi estudar na Universidade de Viena, para desenvolver sua vocação pela ciência. Passou três anos se dedicando ao estudo da biologia.
    Em 1853, de volta à província, divide o tempo entre lecionar ciências naturais na Escola Superior de Brno.
    Em 1862,fundou a Sociedade de Ciências Naturais. Dedicou-se ao estudo do cruzamento de várias espécies de plantas, entre elas, feijão, ervilha e chicória. Estudou também animais, como abelhas e camondongos. O mecanismo interno que determina a hereditariedade constituía um dos mais árduos problemas da Biologia. Mendel fez descobertas que mudaram o rumo da Biologia e posteriormente serviram de base a um brilhante conjunto de leis da Genética.
    Os trabalhos de Mendel sobre hereditariedade versam principalmente sobre os híbridos. Estudando grande número de espécies, de várias gerações, ele estabeleceu certos fatos que projetaram nova luz nas leis da herança. Suas pesquisas conduziram ao descobrimento das primeiras leis quantitativas da Biologia.
    As leis de Mendel foram extremamente importantes para a evolução das ciências: a lei da dominância, da disjunção, segundo a qual as características dos ascendentes se dissociam nas gerações seguintes, segundo proporções fixas. E a lei da independência dos caracteres. Apesar da paixão de Mendel por botânica e zoologia, por volta de 1868, seus deveres administrativos no convento cresceram tanto, que ele abandonou por completo os trabalhos científicos.
    Embora representasse um grande fato, os trabalhos escritos de Mendel passaram despercebidos até 1900, quando outros cientistas como o botânico holandês Hugo de Vries, conseguiu obter os mesmo resultados, embora Mendel tenha feito as mesmas descobertas 34 anos antes.
    Johann Gregor Mendel faleceu em Brno, de doença renal, no dia 06-01-84.

    Alvaro Gabriel 9c

    ResponderExcluir
  4. Antes de Mendel, um nobre húngaro, Imre Festetics, foi o primeiro a usar o termo genética. Em seu livro, ele descreveu várias regras sobre herança genética, tendo sido o primeiro a descrever os princípios básicos da mutação.

    Em genética, a transmissão de informação envolve quatro elementos básicos: a diversidade de estruturas celulares com inúmeras formas especificando aspectos diferentes do organismo; um mecanismo de replicação que copia a informação e repassa à prole; a capacidade de mutação para que haja maior variabilidade; e a capacidade da prole em traduzir as informações herdadas em proteínas.

    O método genético fundamental para o estudo dos fenômenos biológicos é a diferença genética entre os indivíduos ou variação genética. Essa variabilidade pode ser de ocorrência natural entre os indivíduos da mesma espécie, caracterizando o polimorfismo genético. Mas pode também ser causada por mutações, onde cada gene mutante revelará um componente genético do processo.

    O estudo da genética abrange desde as moléculas até as populações. São nas moléculas de DNA (ácido desoxirribonucleico), parte estrutural dos cromossomos, que se localizam os genes. São os genes que trazem as informações necessárias para a síntese de proteínas. A partir da observação das variantes dos genes é possível investigar as propriedades biológicas dos organismos de forma geral.

    As variações de uma mesma característica, as ações do ambiente sobre os indivíduos e outros padrões tais como taxa de reprodução, mutações e até seleção natural são objeto de estudo para os geneticistas analisarem a composição genética em uma população.

    A genética é também base para a nossa compreensão da evolução. A mudança evolutiva observada nas populações é a consequência das diferentes taxas de reprodução, mutação, migração e seleção, tornando herdáveis as novas características. Sendo assim, grande parte das explicações evolutivas são também genéticas.

    As descobertas em pesquisa genética nos permitem aplicá-la em áreas distintas como a da saúde (genética médica, terapia genética, aconselhamento genético), em ecologia (melhoramento genético de espécies, preservação de espécies ameaçadas de extinção), zoologia (taxonomia molecular animal), dentre outras (taxonomia molecular de microrganismos, genética forense, toxicogenética, epidemiologia genética). Mas ainda há muito a ser pesquisado e, é sempre necessário avaliar quais são os reais benefícios e os possíveis reveses da aplicação desses novos conhecimentos no nosso dia a dia

    Vitor souza 9c

    ResponderExcluir
  5. A teoria da mistura se consiste em uma teoria bastante óbvia e errada. Seria uma mistura de características genéticas do pai e da mãe, resultando no filho com as mesma características através da mistura do óvulo e do espermatozóide. Por exemplo, se seu pai fosse bastante alto e sua mãe fosse bem baixa, resultaria num filho com a altura média, ou seja a mistura do material genético dos pais.


    Essas pesquisas mudaram a forma de pensamento das pessoas, gerando assim um novo conceito básico de genética. Antes das descobertas de Mendel, tudo não passava de uma teoria óbvia e falsa que todos acreditavam e usavam.
    Essas pesquisas mudaram o mundo por causa da evolução na maneira de Pensar a respeito da reprodução das plantas e suas características genéticas.


    Gregor Mendel foi um biólogo e botânico austríaco. Descobriu as leis da genética, que mudaram o rumo da biologia.
    Gregor durante a infância revelou-se muito inteligente. Em casa costumava observar e estudar as plantas. Sendo um brilhante estudante e sua família encorajou-o a seguir seus estudos. Tempos depois foi aceito em um mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843. Entre os anos de 1843 a 1854 tornou-se professor de ciências naturais, dedicando ao estudo de cruzamento de muitas espécies. Mendel ficou conhecido como "pai da genética" devido varias descobertas sobre a hereditariedade e genética.


    Recessivo: é um gene no qual não aparece expressa, ele só se produz quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomos. Eles geralmente estão ligados a cores do cabelo (loiro) cor dos olhos (verde e azul) , síndromes e outras doenças.

    Dominante: é um gene que esta no estado heterozigótico. O que predomina, mesmo em pequenas doses, ele é que determina as características presentes em nossas células.

    Homozigoto: significa que o indivíduo que tem dois alelos iguais. Exemplo: AA, aa, CC.

    Heterozigoto: significa que o indivíduo tem dois alelos diferentes. Exemplo: Aa, Vv, Bb.



    Resumos dos vídeos

    Gregor Mendel, o pai da genética, nasceu em 1822. Mendel foi uma criança muito brilhante que pressionava muito seus pais, que queriam mandar em um boa escola, mas nao tinham boas condições.
    Ele foi aceito em um Mosteiro agostiniano de San Tomás, e tinha uma vida profética, a ordem encorajava seus membros a se educarem na ciência e tecnologia. Uma característica do mosteiro era ter um jardim, ali avia muitas flores e outras plantas, que transformaram a vida de Mendel. Cada dia ele se interessavam cada vez mais nas plantas. Por volta de 1850, além das atividades pastorais, ele ensinava Ciências em uma escola. Depois de alguns anos Mendel começou a observar as ervilhas e notar as suas diferentes gerações e características. Ele fazia milhares de cruzamentos notando suas características passada do seus pais, percebendo as suas fases recessivas e dominantes. Mendel contou 7324 ervilhas percebendo de elas eram lisas ou enrugadas. Depois de todos suas descorbertas, as suas pesquisas só foram ouvidas 16 anos depois da sua morte. Sendo assim, o pai da genética.


    Experimentos e resultados de Mendel
    A polinização da ervilha eram feitas por elas mesmas (autopolinização).
    Mendel cortava a antera de uma determinada cor da flor de ervilha, evitando a autopolinização.
    Sendo assim ele misturava o pólen em flores diferentes, gerando resultados incríveis.

    Genes e Cromossomos
    O cruzamento entre moscas também estava resultando as pesquisas de Mendel, moscas de olhos brancos (recessivos) e vermelhos (dominantes)
    Morgan, cruzou milhares de moscas para saber os genes e suas posições nos cromossomos. Sempre precisando localizar o gene no cromossomos.

    Mayra Domingues 9°A

    ResponderExcluir
  6. A teoria da mistura se consiste em uma teoria bastante óbvia e errada. Seria uma mistura de características genéticas do pai e da mãe, resultando no filho com as mesma características através da mistura do óvulo e do espermatozóide. Por exemplo, se seu pai fosse bastante alto e sua mãe fosse bem baixa, resultaria num filho com a altura média, ou seja a mistura do material genético dos pais.


    Essas pesquisas mudaram a forma de pensamento das pessoas, gerando assim um novo conceito básico de genética. Antes das descobertas de Mendel, tudo não passava de uma teoria óbvia e falsa que todos acreditavam e usavam.
    Essas pesquisas mudaram o mundo por causa da evolução na maneira de Pensar a respeito da reprodução das plantas e suas características genéticas.


    Gregor Mendel foi um biólogo e botânico austríaco. Descobriu as leis da genética, que mudaram o rumo da biologia.
    Gregor durante a infância revelou-se muito inteligente. Em casa costumava observar e estudar as plantas. Sendo um brilhante estudante e sua família encorajou-o a seguir seus estudos. Tempos depois foi aceito em um mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843. Entre os anos de 1843 a 1854 tornou-se professor de ciências naturais, dedicando ao estudo de cruzamento de muitas espécies. Mendel ficou conhecido como "pai da genética" devido varias descobertas sobre a hereditariedade e genética.


    Recessivo: é um gene no qual não aparece expressa, ele só se produz quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomos. Eles geralmente estão ligados a cores do cabelo (loiro) cor dos olhos (verde e azul) , síndromes e outras doenças.

    Dominante: é um gene que esta no estado heterozigótico. O que predomina, mesmo em pequenas doses, ele é que determina as características presentes em nossas células.

    Homozigoto: significa que o indivíduo que tem dois alelos iguais. Exemplo: AA, aa, CC.

    Heterozigoto: significa que o indivíduo tem dois alelos diferentes. Exemplo: Aa, Vv, Bb.



    Resumos dos vídeos

    Gregor Mendel, o pai da genética, nasceu em 1822. Mendel foi uma criança muito brilhante que pressionava muito seus pais, que queriam mandar em um boa escola, mas nao tinham boas condições.
    Ele foi aceito em um Mosteiro agostiniano de San Tomás, e tinha uma vida profética, a ordem encorajava seus membros a se educarem na ciência e tecnologia. Uma característica do mosteiro era ter um jardim, ali avia muitas flores e outras plantas, que transformaram a vida de Mendel. Cada dia ele se interessavam cada vez mais nas plantas. Por volta de 1850, além das atividades pastorais, ele ensinava Ciências em uma escola. Depois de alguns anos Mendel começou a observar as ervilhas e notar as suas diferentes gerações e características. Ele fazia milhares de cruzamentos notando suas características passada do seus pais, percebendo as suas fases recessivas e dominantes. Mendel contou 7324 ervilhas percebendo de elas eram lisas ou enrugadas. Depois de todos suas descorbertas, as suas pesquisas só foram ouvidas 16 anos depois da sua morte. Sendo assim, o pai da genética.


    Experimentos e resultados de Mendel
    A polinização da ervilha eram feitas por elas mesmas (autopolinização).
    Mendel cortava a antera de uma determinada cor da flor de ervilha, evitando a autopolinização.
    Sendo assim ele misturava o pólen em flores diferentes, gerando resultados incríveis.

    Genes e Cromossomos
    O cruzamento entre moscas também estava resultando as pesquisas de Mendel, moscas de olhos brancos (recessivos) e vermelhos (dominantes)
    Morgan, cruzou milhares de moscas para saber os genes e suas posições nos cromossomos. Sempre precisando localizar o gene no cromossomos.

    Mayra Domingues 9°A

    ResponderExcluir
  7. Quem foi Gregor Mendel?
    Gregor Mendel (1822-1884) foi um biólogo e botânico austríaco. Descobriu as leis da genética, que mudaram o rumo da biologia.
    Gregor Mendel (1822-1884) nasceu em Heinzendorf, na parte da Silésia, que pertencia a Áustria. Filho de camponeses, observava e estudava as plantas. Sua vocação científica desenvolveu-se paralela à vocação religiosa. Aos 11 anos, entrou para a escola. Estudou filosofia em Ormutz.
    Em 1851 foi enviado à Universidade de Viena, por seu superior, para desenvolver sua vocação pela ciência. Passou três anos se dedicando ao estudo da biologia, matemática e química. Em 1853, de volta à província, divide o tempo entre lecionar ciências naturais na Escola Superior de Brno.
    Em 1862, junto com alguns colegas do magistério, fundou a Sociedade de Ciências Naturais. Dedicou-se ao estudo do cruzamento de várias espécies de plantas, entre elas, feijão, ervilha e chicória. Estudou também animais, como abelhas e camondongos. O mecanismo interno que determina a hereditariedade constituía um dos mais árduos problemas da Biologia. Mendel fez descobertas que mudaram o rumo da Biologia e posteriormente serviram de base a um brilhante conjunto de leis da Genética.
    As leis de Mendel foram extremamente importantes para a evolução das ciências: a lei da dominância, da disjunção, segundo a qual as características dos ascendentes se dissociam nas gerações seguintes, segundo proporções fixas
    Você neste vídeo escutou palavras que não usa no seu dia a dia como Recessivo. dominante, heterozigoto, homozigoto, você poderia explicá-las?
    Recessivo-
    1.gen cujo efeito não se expressa em heterozigose (diz-se de alelo); criptômero.

    2.gen determinado pelo homozigoto no qual estão presentes duas cópias do alelo cujo efeito não se manifesta em heterozigose (diz-se de fenótipo); criptômero.

    3.ling diz-se de verbo que a gramática tradicional chamava essencialmente reflexivo ou reflexivo por natureza.

    Dominante-
    1.que domina.

    2.que é mais difundido.
    "moda d."

    3.gen que determina o fenótipo mesmo quando em heterozigose (diz-se de alelo)

    Heterozigoto-
    gen diz-se de ou indivíduo no qual os alelos de um ou mais genes são diferentes
    homozigoto-
    diz-se de ou indivíduo no qual os alelos de um ou mais genes são idênticos

    ResponderExcluir
  8. Quem foi Gregor Mendel?
    Gregor Mendel (1822-1884) foi um biólogo e botânico austríaco. Descobriu as leis da genética, que mudaram o rumo da biologia.
    Gregor Mendel (1822-1884) nasceu em Heinzendorf, na parte da Silésia, que pertencia a Áustria. Filho de camponeses, observava e estudava as plantas. Sua vocação científica desenvolveu-se paralela à vocação religiosa. Aos 11 anos, entrou para a escola. Estudou filosofia em Ormutz.
    Em 1851 foi enviado à Universidade de Viena, por seu superior, para desenvolver sua vocação pela ciência. Passou três anos se dedicando ao estudo da biologia, matemática e química. Em 1853, de volta à província, divide o tempo entre lecionar ciências naturais na Escola Superior de Brno.
    Em 1862, junto com alguns colegas do magistério, fundou a Sociedade de Ciências Naturais. Dedicou-se ao estudo do cruzamento de várias espécies de plantas, entre elas, feijão, ervilha e chicória. Estudou também animais, como abelhas e camondongos. O mecanismo interno que determina a hereditariedade constituía um dos mais árduos problemas da Biologia. Mendel fez descobertas que mudaram o rumo da Biologia e posteriormente serviram de base a um brilhante conjunto de leis da Genética.
    As leis de Mendel foram extremamente importantes para a evolução das ciências: a lei da dominância, da disjunção, segundo a qual as características dos ascendentes se dissociam nas gerações seguintes, segundo proporções fixas
    Você neste vídeo escutou palavras que não usa no seu dia a dia como Recessivo. dominante, heterozigoto, homozigoto, você poderia explicá-las?
    Recessivo-
    1.gen cujo efeito não se expressa em heterozigose (diz-se de alelo); criptômero.

    2.gen determinado pelo homozigoto no qual estão presentes duas cópias do alelo cujo efeito não se manifesta em heterozigose (diz-se de fenótipo); criptômero.

    3.ling diz-se de verbo que a gramática tradicional chamava essencialmente reflexivo ou reflexivo por natureza.

    Dominante-
    1.que domina.

    2.que é mais difundido.
    "moda d."

    3.gen que determina o fenótipo mesmo quando em heterozigose (diz-se de alelo)

    Heterozigoto-
    gen diz-se de ou indivíduo no qual os alelos de um ou mais genes são diferentes
    homozigoto-
    diz-se de ou indivíduo no qual os alelos de um ou mais genes são idênticos

    aluno:wdson bruno A. teixeira
    9ano C

    ResponderExcluir
  9. Johann Mendel é o nome de batismo do monge Gregor Mendel, nascido na cidade de Heinzerdorf, atual república Tcheca, em junho de 1822, meses antes de o Brasil passar de mera colônia portuguesa para o nível de império.
    Mendel, diferente do que muitos pensam, não foi o primeiro a estudar as questões de herança em relação à formação de híbridos, entretanto, seu modelo de pesquisa apresentou, pela escolha correta da planta, pela própria organização e criteriosa seleção feita por Mendel, os objetivos finais por ele esperado.
    Nascido de pais trabalhadores do campo, Mendel iniciou sua vida religiosa aos 21 anos, quando ingressou no Convento da Ordem dos Agostinianos em Brno, o que permitiu a ele, além de continuar seus estudos, desenvolver posteriormente suas teorias. Foi neste momento de sua vida que o jovem Johann Mendel passou a ser chamado de Gregor Mendel.
    Após sua ordenação em 1847, Mendel passou a assumir atribuições pastorais, entretanto, tinha maiores afinidades para o ensino e tentou, sem êxito, o reconhecimento do estado para poder lecionar. Em razão desse desejo, em 1851, Mendel se mudou para Viena a fim de estudar na Universidade local, para se qualificar nas áreas de matemática e biologia, retornando posteriormente a Brno, em 1854, para retomar suas funções e novamente buscar aprovação no exame de qualificação.
    Infelizmente para Mendel, novamente seu intento não obteve êxito. Segundo alguns historiadores, a reprovação se deu em virtude da divergência entre as ideias de Mendel e as de um examinador com relação à reprodução sexuada em plantas. Precisa dizer quem estava certo? Mendel, é claro! Suas ideias eram tão avançadas para época que não eram compreendidas.
    Entretanto, essa aparente derrota proporcionou a ele tempo para promover suas ideias. Baseado nos estudos e métodos de pesquisa aprendidos na Universidade, Mendel realizou pesquisas com um nível estatístico elevado e com um nível de exatidão que só poderia ser atestado com o advento de tecnologias modernas.
    O trabalho de Mendel obteve sucesso graças a vários fatores, entre eles podemos destacar:
    - O uso de plantas com características que favoreciam a realização de cruzamentos e a produção de indivíduos “puros”, além de poderem ser plantadas em pouco espaço com a produção de indivíduos com muitas variedades de características. A planta escolhida por Mendel foi uma espécie de ervilha do gênero Pisum.
    - O método de estudo e obtenção de espécies puras através da seleção e promoção de retrocruzamentos permitiu que Mendel observasse determinadas frequências que ocorriam e que por ele foram brilhantemente observadas e “traduzidas”. Andressa Maisa 9°C

    ResponderExcluir
  10. Em 20 de julho de 1822 nasce Gregor Mendel. Mendel foi monge agostiniano, biólogo e é conhecido como o pai da genética.
    Genetica é a ciência voltada para o estudo da hereditariedade, bem como da estrutura e das funções dos genes, compartilhando caracteristicas de pai para filho e assim sucessivamente. Existem conceitos basicos na genetica. O primeiro deles é o cariótipo, que é o conjunto de cromossomos de cada celula. O segundo é os Genes que se caracteriza por ser um fragmento da molécula de DNA que contém uma instrução gênica codificada.E o Genótipo que é a constituição genética de um indivíduo que em interação com o meio ambiente determina suas características.
    Por 7 anos Mendel cruzou ervilhas verdes com ervilhas amarelas e plantas anãs com plantas maiores para estuda-las e obter resultados. O método de estudo e obtenção de espécies puras através da seleção e promoção de cruzamentos permitiu que Mendel observasse determinadas frequências que ocorriam e que por ele foram brilhantemente observadas e percebidas. Desde então, é perceptível a importância do macho e da fêmea para a procriação. Dado os resultados, foram criadas as leis de Mendel.


    * Heredogramas; Esse levantamento é feito na forma de uma representação gráfica denominada heredograma (do latim heredium, herança), também conhecida como genealogia ou árvore genealógica.

    * Teoria Cromossômica da Herança:Thomas Hunt Morgan em 1910, trouxe a primeira evidência para essa teoria. Foi obtida a partir de estudos em uma mosca da fruta .Esse organismo que mostrou-se como um dos mais adequados organismos para estudos genéticos, pelo seu pequeno tamanho e baixo número de cromossomos.

    *Herança ligada ao sexo: É a designação da herança genética relacionada a genes presentes na parte não-homóloga dos cromossomos sexuais, ou seja, no caso da espécie humana, os genes presentes no cromossomo X sem correspondentes no cromossomo Y.

    *Alelos Múltiplos: A pelagem de coelhos, um caso de polialelia. Alelos múltiplos ou polialelia é a situação em que um gene (genótipo) apresenta três ou mais alelos, e não apenas dois, para um mesmo lócus cromossômico (endereço do gene), determinando uma característica (fenótipo).


    *Epistasia:Existem casos em que os alelos de um gene inibem a ação dos alelos de um outro par, que pode ou não estar no mesmo cromossomo.

    *Herança Quantitativa: É conhecida como herança poligênica ou, simplesmente, poligenia. Nesta interação gênica, pares de genes somam ou acumulam seus efeitos.

    A cor da semente do trigo, cor dos olhos, cor da pele, altura, peso, produção de leite de gado, etc., são exemplos de características que são de origem poligênica. Entretanto, vale ressaltar que estas características sofrem forte influência do ambiente, alterando o fenótipo.

    ResponderExcluir
  11. Johann Mendel é o nome de batismo do monge Gregor Mendel, nascido na cidade de Heinzerdorf, atual república Tcheca, em junho de 1822, meses antes de o Brasil passar de mera colônia portuguesa para o nível de império.
    Mendel, diferente do que muitos pensam, não foi o primeiro a estudar as questões de herança em relação à formação de híbridos, entretanto, seu modelo de pesquisa apresentou, pela escolha correta da planta, pela própria organização e criteriosa seleção feita por Mendel, os objetivos finais por ele esperado.
    Nascido de pais trabalhadores do campo, Mendel iniciou sua vida religiosa aos 21 anos, quando ingressou no Convento da Ordem dos Agostinianos em Brno, o que permitiu a ele, além de continuar seus estudos, desenvolver posteriormente suas teorias. Foi neste momento de sua vida que o jovem Johann Mendel passou a ser chamado de Gregor Mendel.
    Após sua ordenação em 1847, Mendel passou a assumir atribuições pastorais, entretanto, tinha maiores afinidades para o ensino e tentou, sem êxito, o reconhecimento do estado para poder lecionar. Em razão desse desejo, em 1851, Mendel se mudou para Viena a fim de estudar na Universidade local, para se qualificar nas áreas de matemática e biologia, retornando posteriormente a Brno, em 1854, para retomar suas funções e novamente buscar aprovação no exame de qualificação.
    Infelizmente para Mendel, novamente seu intento não obteve êxito. Segundo alguns historiadores, a reprovação se deu em virtude da divergência entre as ideias de Mendel e as de um examinador com relação à reprodução sexuada em plantas. Precisa dizer quem estava certo? Mendel, é claro! Suas ideias eram tão avançadas para época que não eram compreendidas.
    Entretanto, essa aparente derrota proporcionou a ele tempo para promover suas ideias. Baseado nos estudos e métodos de pesquisa aprendidos na Universidade, Mendel realizou pesquisas com um nível estatístico elevado e com um nível de exatidão que só poderia ser atestado com o advento de tecnologias modernas.
    O trabalho de Mendel obteve sucesso graças a vários fatores, entre eles podemos destacar:
    - O uso de plantas com características que favoreciam a realização de cruzamentos e a produção de indivíduos “puros”, além de poderem ser plantadas em pouco espaço com a produção de indivíduos com muitas variedades de características. A planta escolhida por Mendel foi uma espécie de ervilha do gênero Pisum.
    - O método de estudo e obtenção de espécies puras através da seleção e promoção de retrocruzamentos permitiu que Mendel observasse determinadas frequências que ocorriam e que por ele foram brilhantemente observadas e “traduzidas”. Sávio Fernandes de Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Amei essa matéria !!!!!! Mendel nasceu em 20 de Julho de 1822 ,em um povoado na nova Áustria ,seu pai era uma fazendeiro . Mendel estudou na Universidadede Viena de 1851 a 1853 ; neste curso ele adquiriu muitos conhecimentos . Morreu em 6 de Janeiro de 1884.Somente no século XX que alguns pesquisadores viu a importância dá descoberta de Mendel .A hereditariedade são as informações contidas nos genes , que são passada de geração em geração (de pai para filho) . As células do corpo humano exceto os gametas são células diploides tem 46 cromossomos ,23 de pai e 23 dá mãe .Os gametas são células haploides tem 23 cromossomos .
    Aluna : Camilly Santos Miranda N:06
    9 ano A
    José Gorutuba

    ResponderExcluir
  13. RESUMOS DOS VÍDEOS

    Mendel e a ervilha

    Gregor Johann Mendel, conhecido como pai da genética, nasceu em 1822, em uma vila pequena e não muito reconhecida. A sua família era pobre, dependiam do plantio para o sustento, e aprender a reproduzir e a cultivar seria essencial para a sobrevivência, mas acabou ajudando em seu trabalho também.
    Dês de criança Mendel impressionava muito seus pais, que queriam até levar ele para uma boa escola, mas não tinham condições.Depois de um tempo ele foi aceito em um Mosteiro agostiniano de San Tomás.
    Uma característica do Mosteiro era manter um pequeno jardim, onde havia varias plantas e flores, que transformaram a vida de Mendel. Ele se tornou mais e mais interessado na variedade da vida.
    Após alguns anos, ele começou a estudar e observar as ervilhas, suas diferentes gerações, e características. Ele fazia vários cruzamentos percebendo as semelhanças herdadas de seus descendentes , observando as suas fases recessivos e dominantes. Mendel contou exatamente todas as ervilhas enrugadas e lisas, tento como resultado de 7324 ervilhas.
    Depois de todo o seu esforço, suas descobertas, só foram reconhecidas 16 anos após sua morte.


    OS experimentos de Mendel

    AS ervilhas se reproduzem por si mesmo, ou seja autopolinização.
    Mendel cortava a antera de cada flor de ervilha, sendo de diferentes especies e cores.
    Ele pegava o pólen e juntava com diferentes tipos de flores, tendo outros resultados.


    Genes e cromossomos

    No inicio do século XX, cientistas começaram a reanalisar sobre os traços herdados, para descrever os fatores de Mendel.
    A reprodução de moscas também foi estudado por Mendel, a moscas de olhos brancos no casa era recessivos e os olhos vermelhos era dominantes.
    Morgan, para saber o genes e as posições nos cromossomos, começou a fazer o cruzamentos entre moscas e sempre que fazia isso precisava localizar o gene no cromossomos.


    RESPOSTAS DAS QUESTÕES

    *As pessoas da época de Mendel sabiam, que existiam o esperma e o ovulo, mas não tinham como explicar como realmente se combinavam para produzir uma nova geração. A teoria mais popular daquela época, diziam que na concepção, uma mãe e um pai de alguma forma se difundiam fazendo com que seus filhos fossem uma mistura dos dois. Ex: Se o pai fosse alto e a mãe fosse bem baixa, o filho ia ter uma estatura média.
    sendo que essa teoria não é confiável, o seja a "Teoria da mistura" é equívoca.

    *Eu acredito que sim, pois as pesquisas de Mendel, serviram de base para a evolução da genética, até os dias atuais.

    *Era um monge, que viveu num Mosteiro na cidade europeia que hoje se chama Brno e pertence à República Tcheca. Mendel foi um estudioso na área da genética, cujo seus experimentos com reproduções de ervilhas, contribuíram grandemente para a evolução da ciência genética, por tanto é reconhecido como pai da genética.

    *RECESSIVO: Os genes recessivos produzem proteínas consideradas “defeituosas”, na medida que eles se tornam inativos. Ou seja, ficam escondidos (recessivos) com a presença de um gene dominante manifestando suas características na ausência de seu alelo dominante.

    DOMINANTE: Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante.

    HOMOZIGOTO: Os indivíduos homozigotos são chamados de “puros”, visto que são caracterizados por pares de genes alelos idênticos, ou seja, os alelos análogos produzirão apenas um tipo de gameta representado pelas letras iguais (AA, aa, BB, bb, VV, vv), sendo que as maiúsculas são chamadas de dominantes, enquanto que as minúsculas são as possuidoras do caráter recessivo.

    HETEROZIGOTO: Os chamados heterozigotos ou "híbridos", correspondem aos indivíduos que possuem pares de alelos distintos que determinam tal característica. Na medida que nos heterozigotos, os pares de alelos são diferentes, eles são representados pela união das letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, Aa, Bb, Vv.

    Yara Neres 9º"A"

    ResponderExcluir
  14. QUESTAO 2:Antes das descobertas de Mendel, tudo não passava de uma teoria óbvia e falsa que todos acreditavam e usavam.
    Essas pesquisas mudaram o mundo por causa da evolução na maneira de Pensar a respeito da reprodução das plantas e suas características genéticas.

    QUESTAO 3: Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822, num pequeno povoado chamado Heinzendorf, na atual Áustria. Ele foi batizado com o nome de Johann Mendel, mudando o nome para Gregor após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847.
    Entre os anos de 1851 e 1853 estuda História Natural na Universidade de Viena. Neste curso, adquiri muitos conhecimentos que seriam de extrema importância para o desenvolvimento de suas teorias (leis).

    Aproveitou também os conhecimentos adquiridos do pai, que era jardineiro, para começar a fazer pesquisas com árvores frutíferas. Em 1856 já fazia pesquisas com ervilhas, nos jardins do monastério.

    Sua teoria principal era a de que as características das plantas (cores, por exemplo) deviam-se a elementos hereditários (atualmente conhecidos como genes). Como passava grande parte do tempo dedicando-se às atividades administrativas do monastério, foi deixando de lado suas pesquisas relacionadas ao estudo da hereditariedade.

    Morreu em 6 de janeiro de 1884 sem que tivesse, em vida, seus estudos reconhecidos. Somente no começo do século XX que alguns pesquisadores puderam verificar a importância das descobertas de Mendel para o mundo da genetica.

    recessivo
    Os genes recessivos produzem proteínas consideradas “defeituosas”, na medida que eles se tornam inativos. Ou seja, ficam escondidos (recessivos) com a presença de um gene dominante manifestando suas características na ausência de seu alelo dominante.
    São representados por letras minúsculas, aa, bb e vv e diferentemente dos dominantes, expressam seu caráter somente em dose dupla.

    dominantes: são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante.



    Heterozigoto
    Os chamados heterozigotos ou "híbridos", correspondem aos indivíduos que possuem pares de alelos distintos que determinam tal característica. Na medida que nos heterozigotos, os pares de alelos são diferentes, eles são representados pela união das letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, Aa, Bb, Vv.


    Homozigoto
    Os indivíduos homozigotos são chamados de “puros”, visto que são caracterizados por pares de genes alelos idênticos, ou seja, os alelos análogos produzirão apenas um tipo de gameta representado pelas letras iguais (AA, aa, BB, bb, VV, vv), sendo que as maiúsculas são chamadas de dominantes, enquanto que as minúsculas são as possuidoras do caráter recessivo




    RESUMO DOS VIDEOS:


    Gregor Johann Mendel, conhecido como pai da genética, nasceu em 1822, em uma vila pequena e não muito reconhecida.
    Ele foi aceito em um Mosteiro agostiniano de San Tomás, e tinha uma vida profética, a ordem encorajava seus membros a se educarem na ciência e tecnologia. Uma característica do mosteiro era ter um jardim, ali avia muitas flores e outras plantas, que transformaram a vida de Mendel. Cada dia ele se interessavam cada vez mais nas plantas. Por volta de 1850, além das atividades

    Experimentos e resultados de Mendel
    A polinização da ervilha eram feitas por elas mesmas (autopolinização).
    Mendel cortava a antera de uma determinada cor da flor de ervilha, evitando a autopolinização.
    Sendo assim ele misturava o pólen em flores diferentes, gerando resultados incríveis.

    ResponderExcluir
  15. Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822, num pequeno povoado chamado Heinzendorf, na atual Áustria. Ele foi batizado com o nome de Johann Mendel, mudando o nome para Gregor após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847. Ele nao concordou com as explicacoes da genetica entao se ingressou para o ordem religiosa, ali ele cuidava do jardim assim tendo muito tempo para perceber como era å reproducao das plantas; ate q em um dia ele resolveu fazer experimentos com as plantas e pegou como exemplo as ervilhas e cruzou ås ervilhas de totais caracteristicas diferentes para ver como sairia seus descendentes e viu q algumas ervilhas nao so recebiam genes dos pais mas tambem de seus antepassados , e que ms ele cruzando uma ervilha menor com uma maior, e a menor sendo feminina o descendente Ainda ficou grande e com aspectos caracteristicos diferentes , se ouve o cruzamento de plantas de diferentes tamanhos achou ele que no caso o descendente deveria ficar do tamanho medio..

    Mas esse experimento fez com que ele entedesse que podem ser caracteristicas de um so gerador ..

    Assim e um cao se cruza com uma cadela o seu filhote nao vai nascer gato mas pode ser parecido com um antepassado.

    Infelizmente essa nova descoberta so foi reconhecida depois que Mendel faleceu.



    Adriane Michelle Silva

    N-1

    9A

    ResponderExcluir
  16. 1. (Enem) – Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:
    I. genótipo;
    II. fenótipo;
    III. gene;
    IV. heredograma.
    A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
    B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
    C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
    D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.
    Assinale a alternativa correta:
    a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
    b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
    c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C
    d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
    e) I-D ; II-B ; III-A ; IV-C
    2. (Enem) – Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por que:
    a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
    b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
    c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
    d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.
    e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.
    3. (Enem) – Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
    a) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.
    b) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
    c) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
    d) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
    e) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.
    Gabarito:1B).2)A.3)B.


    1)(UNIMONTES) Na década de 40, uma ação de paternidade envolvendo o ator de cinema Charlie Chaplin foi analisada, utilizando-se a informação sobre o tipo sanguíneo do sistema ABO dos envolvidos. Veja os dados a seguir:
    Chaplin – sangue tipo O

    Mãe da criança – sangue tipo A

    Criança – sangue tipo B

    Embora, na época, o júri tivesse dito que Chaplin era o pai da criança, a análise genética mostra que ele não o poderia ser. Analise as afirmativas abaixo e assinale a que melhor justifica o fato de o ator não poder ser o pai da criança.

    a) A criança era seguramente heterozigota.

    b) A mãe era seguramente homozigota.

    c) Chaplin era homozigoto dominante.

    d) Nem Chaplin nem a mãe tinham o alelo B herdado pela criança.






    2)(UFMG)Em aconselhamentos genéticos, um dos recursos utilizados é a de heredogramas, como este:
    http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/05/exec4bio.jpg
    É INCORRETO afirmar que a análise de heredogramas pode
    A)
    determinar o provável padrão de herança de uma doença.
    B)
    ilustrar as relações entre os membros de uma família.
    C)
    prever a frequência de uma doença genética em uma população.
    D)
    relatar, de maneira simplificada, histórias familiares.



    3) Do casamento entre pais heterozigotos, qual a probabilidade de nascer dois meninos albinos e uma menina normal entre seis descendentes?
    Evento
    pi
    ni
    meninos albinos
    1/8
    2
    menina normal
    3/8
    1
    outros
    4/8
    3
    Total
    1
    6

    P(menino albino) = P(menino) x P(albino)

    P(menino albino) = 1∕2 x 1∕4 = 1∕8

    P(menina normal) = P(menina) x P(normal)

    P(menina normal) = 1∕2 x 3∕4 = 3∕8

    P= (6! ∕ 2! 1! 3!) (1∕8)2 (3∕8)1 (4∕8)3



    Gabarito:1:D.2:C



    Maria larah,Emily,Kauan 9°C

    ResponderExcluir
  17. 1)(Enem) – Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:
    I. genótipo;
    II. fenótipo;
    III. gene;
    IV. heredograma.
    A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
    B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
    C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
    D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.
    Assinale a alternativa correta:
    a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
    b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
    c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C
    d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
    e) I-D ; II-B ; III-A ; IV-C
    1. (Enem) – Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por que:
    a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
    b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
    c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
    d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.
    e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.
    2. (Enem) – Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
    a) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.
    b) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
    c) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
    d) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
    e) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.
    Gabarito:1B).2)A.3)B.


    1)(UNIMONTES) Na década de 40, uma ação de paternidade envolvendo o ator de cinema Charlie Chaplin foi analisada, utilizando-se a informação sobre o tipo sanguíneo do sistema ABO dos envolvidos. Veja os dados a seguir:
    Chaplin – sangue tipo O

    Mãe da criança – sangue tipo A

    Criança – sangue tipo B

    Embora, na época, o júri tivesse dito que Chaplin era o pai da criança, a análise genética mostra que ele não o poderia ser. Analise as afirmativas abaixo e assinale a que melhor justifica o fato de o ator não poder ser o pai da criança.

    a) A criança era seguramente heterozigota.

    b) A mãe era seguramente homozigota.

    c) Chaplin era homozigoto dominante.

    d) Nem Chaplin nem a mãe tinham o alelo B herdado pela criança.






    2)(UFMG)Em aconselhamentos genéticos, um dos recursos utilizados é a de heredogramas, como este:
    http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/05/exec4bio.jpg
    É INCORRETO afirmar que a análise de heredogramas pode
    A)
    determinar o provável padrão de herança de uma doença.
    B)
    ilustrar as relações entre os membros de uma família.
    C)
    prever a frequência de uma doença genética em uma população.
    D)
    relatar, de maneira simplificada, histórias familiares.



    3) Do casamento entre pais heterozigotos, qual a probabilidade de nascer dois meninos albinos e uma menina normal entre seis descendentes?
    Evento
    pi
    ni
    meninos albinos
    1/8
    2
    menina normal
    3/8
    1
    outros
    4/8
    3
    Total
    1
    6

    P(menino albino) = P(menino) x P(albino)

    P(menino albino) = 1∕2 x 1∕4 = 1∕8

    P(menina normal) = P(menina) x P(normal)

    P(menina normal) = 1∕2 x 3∕4 = 3∕8

    P= (6! ∕ 2! 1! 3!) (1∕8)2 (3∕8)1 (4∕8)3



    Gabarito:1:D.2:C



    Leandro,Cleidson,Cedrick 9°C

    ResponderExcluir
  18. 1-(UEPB PB) – Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:
    I. genótipo;
    II. fenótipo;
    III. gene;
    IV. heredograma.
    A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
    B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
    C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
    D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.

    2(Unimes SP) – A cor da porção suculenta do caju é determinada por um par de alelos. O alelo recessivo condiciona cor amarela e o alelo dominante, cor vermelha. Qual a porcentagem esperada para coloração dos pseudofrutos dos cajueiros, resultante de cruzamentos entre plantas heterozigóticas com pseudofrutos vermelhos?
    a) 50% cajus vermelhos e 50% cajus amarelos.
    b) 25% cajus vermelhos e 75% cajus amarelos.
    c) 75% cajus vermelhos e 25% cajus amarelos.
    d) 100% cajus vermelhos.
    e) 100% cajus amarelos.

    3(Ufrn RN) – Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde. Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes. Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos.
    a) 360
    b) 540
    c) 180
    d) 720
    GABARITO
    1-B
    2-E
    3-B

    MARIA EDUARDA DE SOUZA FERREIRA 9A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-CONTINUACAO DA 1
      Assinale a alternativa correta:
      a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
      b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
      c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C
      d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
      e) I-D ; II-B ; III-A ; IV-C

      Excluir
    2. 4- (UFRS) Em genética, o cruzamento-teste é utilizado para determinar:
      a) o número de genes responsável por uma característica.
      b) o padrão de herança de uma característica.
      c) a recessividade de uma característica.
      d) o grau de penetrância de uma característica.
      e) a homozigose ou a heterozigose de um dominante.
      RESPOSTA LETRA E
      5-Selecione as questões corretas;
      A.Gregor Mendel era um advogado alemão.
      B.
      Mendel fez experiências com ervilheiras do género Pisum sativum.
      C.
      O cruzamento entre indivíduos homozigóticos dá sempre individuos iguais entre si e aos progenitores.
      D.
      Para efetuar o 1º cruzamento, Mendel provocou a autopolinização das plantas.
      RESPOSTA LETRA

      6-O casal Lopes e os seus filhos. O senhor e a senhora Lopes têm ambos olhos castanhos e,seus 4 filhos, apenas a filha nº2 tem olhos azuis. O senhor e a senhora Lopes são homozigóticos ou heterozigóticos?

      Excluir
    3. 4- (UFRS) Em genética, o cruzamento-teste é utilizado para determinar:
      a) o número de genes responsável por uma característica.
      b) o padrão de herança de uma característica.
      c) a recessividade de uma característica.
      d) o grau de penetrância de uma característica.
      e) a homozigose ou a heterozigose de um dominante.
      RESPOSTA LETRA E
      5-Selecione as questões corretas;
      A.Gregor Mendel era um advogado alemão.
      B.
      Mendel fez experiências com ervilheiras do género Pisum sativum.
      C.
      O cruzamento entre indivíduos homozigóticos dá sempre individuos iguais entre si e aos progenitores.
      D.
      Para efetuar o 1º cruzamento, Mendel provocou a autopolinização das plantas.
      RESPOSTA LETRA

      6-O casal Lopes e os seus filhos. O senhor e a senhora Lopes têm ambos olhos castanhos e,seus 4 filhos, apenas a filha nº2 tem olhos azuis. O senhor e a senhora Lopes são homozigóticos ou heterozigóticos?

      Excluir
  19. Meu grupo e eu ficamos responsáveis por: Confeccionar um jogo sobre o conteúdo, elabora 3 questões e pesquisar outras três questões das provas do ENEM , UNIMONTES E DE VIÇOSA .
    °Criamos um jogo que você rodar a certinha e dará em duas pessoas uma irar pegar um cartinha lê uma pergunta sobre o tema estudado caso a pessoa erre devera ser pago uma migo. (conforme foi mostrado na sala no dia em que fizemos).
    °Questões criadas;
    1)Quantos anos apos a morte de Mendel que os seus experimentos foram reconhecidos:
    A)20 anos
    B)14 anos
    C)3 anos
    D)16 anos Resposta letra D
    2)Por quantos anos ele se dedicou as experimentos:
    A)4 anos
    B)10 anos
    C)8 anos Resposta certa letra C
    D) 9 anos
    3) Um individuo com genótipo AA é chamado de:
    A) heterozigótico
    B) homozigótico Resposta letra B
    C) alelos
    D) cromossomos
    °° 1) O que é genótipo ?
    Resposta: È o conjunto total de genes de um individuo.
    2) Os alelos localizam-se em cromossomos homólogos ?
    Respostar: Sim. Os genes que ocupam mesmos locais nos cromossomos homólogos são chamados alelos.
    3) o que é fenótipo ?
    Resposta: È a palavra que se usar para designar as características observáveis de um individuo.
    MARIA FERNANDA ,JOÃO PEDRO SOARES, LÍVIA, LAURA E MARIA CLARA
    9° A

    ResponderExcluir
  20. CONTINUAÇÃO DA ATIVIDADE.

    °° QUESTÕES DA PROVAS ENEM-- A cariotipagem é um método que analisa células de um indivíduo para determinar seu padrão cromossômico. Essa técnica consiste na montagem fotográfica, em
    sequência, dos pares de cromossomos e permite identificar um indivíduo normal (46, XX ou 46, XY) ou com alguma alteração cromossômica. A investigação do cariótipo de uma criança do sexo masculino com alterações morfológicas e comprometimento cognitivo
    verificou que ela apresentava fórmula cariotípica 47, XY, +18.
    A alteração cromossômica da criança pode ser classificada como
    a) estrutural, do tipo deleção.
    b) numérica, do tipo euploidia.
    c) numérica, do tipo poliploidia.
    d) estrutural, do tipo duplicação.
    e) numérica, do tipo aneuploidia.
    RESPOSTA: Letra E
    ENEM--Um importante princípio da biologia, relacionado à transmissão de caracteres e à embriogênese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal.
    Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo, mas derivada de um organismo geneticamente distinto. Investigando-se a presença do cromossomo Y, foi revelado que diversos tecidos de mulheres continham células masculinas. A análise do histórico médico revelou uma correlação extremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentaram microquimerismo masculino. Essa correlação levou à interpretação de que existe uma troca natural entre células do feto e maternas durante a gravidez.
    O princípio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpo humano, é o de que
    a) o fenótipo das nossas células pode mudar por
    influência do meio ambiente.
    b) a dominância genética determina a expressão de alguns
    genes.
    c) as mutações genéticas introduzem variabilidade no
    genoma.
    d) as mitocôndrias e o seu DNA provêm do gameta materno.
    e) as nossas células corporais provêm de um único zigoto.

    RESPOSTA: Letra E

    IFMG--Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação).
    Essa especiação não ocorre devido ao(a)

    a) oscilação genética das raças.
    b) convergência adaptativa entre raças.
    c) isolamento geográfico entre as raças.
    d) seleção natural que ocorre entre as raças.
    e) manutenção do fluxo gênico entre as raças.

    RESPOSTA: Letra E

    Questão 32:(IFMG) Considere o heredograma abaixo, no qual são representados os grupos sanguíneos de alguns dos membros de uma família:

    Sobre essa família, estão corretas as afirmações a seguir, EXCETO:
    A) O indivíduo 2 pode pertencer a qualquer um dos grupos sanguíneos do sistema ABO.
    B) O indivíduo 4 certamente tem sangue do grupo AB.
    C) O indivíduo 6 é heterozigoto quanto ao grupo sanguíneo.
    D) A probabilidade de que o indivíduo 9 tenha sangue do grupo O é de 50%.
    RESPOSTA :A

    MARIA FERNANDA, JOAO PEDRO SOARES, MARIA CLARA, LIVIA E LAURA. 9° A

    ResponderExcluir
  21. CONTINUAÇÃO DA ATIVIDADE.

    °° QUESTÕES DA PROVAS
    (VIÇOSA)Questão 32: Um dos principais fatores evolutivos das espécies é a recombinação genética. Um dos fenômenos que aumenta a taxa de recombinação é a permutação ou crossing-over que:
    A) ocorre na Prófase II da meiose.
    B) pode ocorrer em qualquer parte das cromátides homólogas.
    C) ocorre na formação das células somáticas.
    D) ocorre entre cromátides irmãs.
    RESPOSTA : B

    1)(UNIMONTES) Na década de 40, uma ação de paternidade envolvendo o ator de cinema Charlie Chaplin foi analisada, utilizando-se a informação sobre o tipo sanguíneo do sistema ABO dos envolvidos. Veja os dados a seguir:
    Chaplin – sangue tipo O

    Mãe da criança – sangue tipo A

    Criança – sangue tipo B

    Embora, na época, o júri tivesse dito que Chaplin era o pai da criança, a análise genética mostra que ele não o poderia ser. Analise as afirmativas abaixo e assinale a que melhor justifica o fato de o ator não poder ser o pai da criança.

    a) A criança era seguramente heterozigota.

    b) A mãe era seguramente homozigota.

    c) Chaplin era homozigoto dominante.

    d) Nem Chaplin nem a mãe tinham o alelo B herdado pela criança.

    letra D
    (UNIMONTES) QUESTÃO 21
    Os padrões de herança no homem estão em conformidade com os mesmos princípios genéticos de outros
    animais e plantas. Cerca de 200 traços hereditários são transmitidos de geração em geração em humanos e
    incluem traços dominantes e recessivos. As alternativas abaixo estão relacionadas com esse assunto.
    Analise-as e assinale a que se refere a uma dominância incompleta.
    A) Alelo que possui o potencial para causar a morte do organismo.
    B) Traços que ocorrem somente em um dos dois sexos.
    C) Traço dominante não se expressa, mesmo que o indivíduo carregue um alelo dominante.
    D) Heterozigoto com fenótipo intermediário entre os dois homozigotos.
    RESPOSTA :

    MARIA FERNANDA, JOAO PEDRO SOARES, MARIA CLARA, LIVIA E LAURA. 9° A JOSE GORUTUBA

    ResponderExcluir
  22. Sobre Mendel e seu contexto histórico

    Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822, num pequeno povoado chamado Heinzendorf, na atual Áustria.

    Definição e conceitos básicos
    O mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos)

    Leis de Mendel
    Por sete anos, de 1856 a 1863, Mendel cruzou e produziu híbridos de plantas com características distintas. Ele misturou ervilhas amarelas com ervilhas verdes e assim por diante. Desde os tempos mais remotos o homem tomou consciência da importância do macho e da fêmea na geração de seres da mesma espécie, e que características como altura, cor da pele etc. eram transmitidas dos pais para os descendentes.

    Heredogramas

    A determinação do padrão de herança das características depende de um levantamento do histórico das famílias em que certas características aparecem. Isso permite ao geneticista saber se uma dada característica é ou não hereditária e de que modo ela é herdada. Esse levantamento é feito na forma de uma representação gráfica denominada heredograma

    Teoria cromossômica da herança

    Em 1910, o cientista americano Thomas Hunt Morgan e colaboradores conseguiram estabelecer a relação entre os cromossomos (estruturas presentes no núcleo das células) e a herança genética. Morgan constatou que, quando se analisam duas características, nem sempre é obedecido o padrão de herança proposto pela Segunda Lei de Mendel

    Herança ligada ao sexo
    Em algumas espécies, as fêmeas possuem dois cromossomos sexuais idênticos (XX) e os machos, um idêntico ao das fêmeas e um diferente (XY) sendo este, o Y, o responsável pelas características masculinas. Assim, na espécie humana, o genótipo feminino é 44A + XX; e o masculino, 44A + XY

    Alelos múltiplos

    Alelos são formas que um gene pode apresentar e que determina características diferentes.

    Os alelos múltiplos são responsáveis pela herança genética no sistema ABO, Rh e MN.

    Epistasia

    Existem casos em que os alelos de um gene inibem a ação dos alelos de um outro par, que pode ou não estar no mesmo cromossomo. Esse fenômeno é chamado epistasia (do grego epi, sobre, e stasis, parada, inibição). O gene que exerce a ação inibitória é chamado epistático, e o que sofre a inibição é chamado hipostático.

    Herança quantitativa

    A herança quantitativa também é um caso particular de interação gênica. Neste caso,as característica não mostram variações expressivas, as variações são lentas e contínuas e mudam gradativamente é fácil concluir, portanto, que na herança quantitativa (ou poligênica) os genes possuem efeito aditivo e recebem o nome de poligenes.

    Bárbara Izabelle
    9°B
    Número= 03

    ResponderExcluir
  23. Sobre Mendel e seu contexto histórico

    Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822, num pequeno povoado chamado Heinzendorf, na atual Áustria.

    Definição e conceitos básicos
    O mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos)

    Leis de Mendel
    Por sete anos, de 1856 a 1863, Mendel cruzou e produziu híbridos de plantas com características distintas. Ele misturou ervilhas amarelas com ervilhas verdes e assim por diante. Desde os tempos mais remotos o homem tomou consciência da importância do macho e da fêmea na geração de seres da mesma espécie, e que características como altura, cor da pele etc. eram transmitidas dos pais para os descendentes.

    Heredogramas

    A determinação do padrão de herança das características depende de um levantamento do histórico das famílias em que certas características aparecem. Isso permite ao geneticista saber se uma dada característica é ou não hereditária e de que modo ela é herdada. Esse levantamento é feito na forma de uma representação gráfica denominada heredograma

    Teoria cromossômica da herança

    Em 1910, o cientista americano Thomas Hunt Morgan e colaboradores conseguiram estabelecer a relação entre os cromossomos (estruturas presentes no núcleo das células) e a herança genética. Morgan constatou que, quando se analisam duas características, nem sempre é obedecido o padrão de herança proposto pela Segunda Lei de Mendel

    Herança ligada ao sexo
    Em algumas espécies, as fêmeas possuem dois cromossomos sexuais idênticos (XX) e os machos, um idêntico ao das fêmeas e um diferente (XY) sendo este, o Y, o responsável pelas características masculinas. Assim, na espécie humana, o genótipo feminino é 44A + XX; e o masculino, 44A + XY

    Alelos múltiplos

    Alelos são formas que um gene pode apresentar e que determina características diferentes.

    Os alelos múltiplos são responsáveis pela herança genética no sistema ABO, Rh e MN.

    Epistasia

    Existem casos em que os alelos de um gene inibem a ação dos alelos de um outro par, que pode ou não estar no mesmo cromossomo. Esse fenômeno é chamado epistasia (do grego epi, sobre, e stasis, parada, inibição). O gene que exerce a ação inibitória é chamado epistático, e o que sofre a inibição é chamado hipostático.

    Herança quantitativa

    A herança quantitativa também é um caso particular de interação gênica. Neste caso,as característica não mostram variações expressivas, as variações são lentas e contínuas e mudam gradativamente é fácil concluir, portanto, que na herança quantitativa (ou poligênica) os genes possuem efeito aditivo e recebem o nome de poligenes.

    Bárbara Izabelle
    9°B
    Número= 03

    ResponderExcluir
  24. (ENEM)1-A composição genética de um indivíduo recebe a denominação de?

    a-fenótipo
    b-genótipo
    c-cariótipo
    d-cromossomos
    e-genes

    2-O que é fenótipo?

    A-É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
    B-Influi no genótipo, transmitindo a estes as suas características.
    C-É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
    D-É o conjunto de características de um indivíduo .

    3-A genética é responsável pelo estudo da hereditariedade. Cosidera-se que está ciência tenha iniciado seu desenvolvimento após experimentos aplicados por um monge chamado:

    A-darwim
    b-lamark
    c-mendel
    d-Morgan

    4-A cor da porção sulentá do caju é determinado por um par de alelos. Os alelos recessivo codiciona cor amarelo e o alelo dominante cor vermelha. Qual a porcentagem expereda para coloração dos cajueiros , resultante de cruzamento entre plantas heterozigota com pseudofrutos vermelhose?

    A-50% cajuse vermelho e 50% cajus amarelo.
    B-25% cajus vermelho e 75% cajus amarelo.
    C-75% cajus vermelho e 25% cajus aparelhos.
    D-100% cajus vermelho .
    E-100% cajus amarelo .

    5-Tanão o indivíduo homozigoto para genes dominantes quantô o heterozigoto exibem a mesma características fenótipo sendo portanto fenótipicamente .Para determinar seus genótipos,utilizar-se:

    A-cruzamento com indivíduo homozigoto dominantes.
    B-estudo do cariótipo.
    C-exame de sangue.
    D-"crossing-over".
    E-cruzamento teste.

    6-Marques a alternativa que indica corretamente o nome da unidade básica da hereditariedade:

    A-gene.
    B-cromossomos .
    C-alelos.
    D-RNA.
    E-núcleolo.

    (QUESTÃO)

    1-Na gameta os cromossomos homólogos se assemelhantes em? Forma e estruturas e contêm genes correspondentes às mesmas características.

    2-Na genética a palavra genótipo é empregado para referir-se ao? Conjunto de genes de um indivíduo.

    3-As gametas são? Células haplóides (n) originadas por meio de um tipo de divisão celular que reduz o número, diploide (2n) de cromossomos à metade pois cada gameta recebe apenas um cromossomos de cada par de homólogos.

    NOME: Herick Ruan
    Número: 12
    Turma: 9 ano A

    ResponderExcluir
  25. 1)(Enem) – Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:
    I. genótipo;
    II. fenótipo;
    III. gene;
    IV. heredograma.
    A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
    B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
    C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
    D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.
    Assinale a alternativa correta:
    a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
    b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
    c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C
    d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
    e) I-D ; II-B ; III-A ; IV-C
    1. (Enem) – Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por que:
    a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
    b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
    c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
    d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.
    e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.
    2. (Enem) – Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
    a) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.
    b) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
    c) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
    d) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
    e) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.
    Gabarito:1B).2)A.3)B. 3Marques a alternativa que indica corretamente o nome da unidade básica da hereditariedade:
    3-Marques a alternativa que indica corretamente o nome da unidade básica da hereditariedade:

    A-gene.
    B-cromossomos .
    C-alelos.
    D-RNA.
    E-núcleolo. 4 - As gametas são? Células haplóides (n) originadas por meio de um tipo de divisão celular que reduz o número, diploide (2n) de cromossomos à metade pois cada gameta recebe apenas um cromossomos de cada par de homólogos.
    5-Na genética a palavra genótipo é empregado para referir-se ao? Conjunto de genes de um indivíduo. 6-A genética é responsável pelo estudo da hereditariedade. Cosidera-se que está ciência tenha iniciado seu desenvolvimento após experimentos aplicados por um monge chamado:

    A-darwim
    b-lamark
    c-mendel
    d-Morgan nomes:italo gabriel e hamilton 9B

    ResponderExcluir
  26. ENCANTOS DA CIÊNCIA
    * DEFINIÇÕES E CONCEITOS BASICOS.
    A genética estuda a natureza química do material hereditário, isso contem as transferências das informações contidas nos genes, que vem de geração a geração.
    * CARIÓTIPOS - Conjunto de cromossomos de cada célula de um organismo.
    * HERANÇA HEREDITÁRIA - Transmissão das informações genéticas de pais para filhos durante a reprodução.
    * GENES - Seguimento da molécula de DNA que contem uma instrução gênica.
    * GENÓTIPO - Constituição genética de um individuo que em interação com o meio ambiente determina suas características.
    * LEIS DE MENDEL - Por sete anos mendel cruzou e produziu hibridos de ervilhas amarelas e verdes, anãs e altas, ele observou que algumas características não são diluidas nem resultam em meio-termo,mas se mantem distintas.
    Desde os tempos de hoje o homem percebeu que características como altura olhos, cor de pele eram transmitidas dos seres da mesma especie.
    * HEREDOGRAMAS - Na especie humana não se pode realizar experiencias com cruzamentos dirigidos a determinação do padrão de heranças dependendo do histórico das famílias.
    * TEORIA COMOSSÔMICAS DA HERANÇA.
    Um cientista americano consegui estabelecer a relação entre cromossomos e a herança genética.
    * HERANÇA LIGADA AO SEXO.
    A femea possui um tipo de cromossomos sexuais(XX) e o homem cromossomos identicos mas(XY).
    * ALELOS MÚLTIPLOS.
    Podem ser forma diferentes que um gene pode apresenta e que determinas características diferentes.
    * HERANÇA QUANTITATIVA.
    É um caso particular de interagenica, neste caso em que as diferenças fenotipas de uma dada características não mostra variações.
    NOME: Amanda Alves da Silva
    Número:01
    Turma: 9 Ano B.

    ResponderExcluir
  27. ENCANTOS DA CIÊNCIA
    * DEFINIÇÕES E CONCEITOS BASICOS.
    A genética estuda a natureza química do material hereditário, isso contem as transferências das informações contidas nos genes, que vem de geração a geração.
    * CARIÓTIPOS - Conjunto de cromossomos de cada célula de um organismo.
    * HERANÇA HEREDITÁRIA - Transmissão das informações genéticas de pais para filhos durante a reprodução.
    * GENES - Seguimento da molécula de DNA que contem uma instrução gênica.
    * GENÓTIPO - Constituição genética de um individuo que em interação com o meio ambiente determina suas características.
    * LEIS DE MENDEL - Por sete anos mendel cruzou e produziu hibridos de ervilhas amarelas e verdes, anãs e altas, ele observou que algumas características não são diluidas nem resultam em meio-termo,mas se mantem distintas.
    Desde os tempos de hoje o homem percebeu que características como altura olhos, cor de pele eram transmitidas dos seres da mesma especie.
    * HEREDOGRAMAS - Na especie humana não se pode realizar experiencias com cruzamentos dirigidos a determinação do padrão de heranças dependendo do histórico das famílias.
    * TEORIA COMOSSÔMICAS DA HERANÇA.
    Um cientista americano consegui estabelecer a relação entre cromossomos e a herança genética.
    * HERANÇA LIGADA AO SEXO.
    A femea possui um tipo de cromossomos sexuais(XX) e o homem cromossomos identicos mas(XY).
    * ALELOS MÚLTIPLOS.
    Podem ser forma diferentes que um gene pode apresenta e que determinas características diferentes.
    * HERANÇA QUANTITATIVA.
    É um caso particular de interagenica, neste caso em que as diferenças fenotipas de uma dada características não mostra variações.
    NOME: Amanda Alves da Silva
    Número:01
    Turma: 9 Ano B.

    ResponderExcluir
  28. Maria Eduarda de Souza Ferreira 9°A

    1-A Genética é responsável pelo estudo da hereditariedade. Considera-se que essa ciência tenha iniciado seu desenvolvimento após experimentos aplicados por um monge chamado:

    a) Darwin.

    b) Lamarck.

    c) Mendel.

    d) Morgan.

    e) Dawkins.
    Resposta c

    2-A composição genética de um indivíduo recebe a denominação de:

    a) fenótipo.

    b) genótipo.

    c) cariótipo.

    d) cromossomos.

    e) genes.
    Resposta b

    3-Marque a alternativa que indica corretamente o nome da unidade básica da hereditariedade.

    a) gene.

    b) cromossomo.

    c) alelos.

    d) RNA.

    e) nucléolo.
    Resposta a

    ResponderExcluir
  29. 1)(Enem) – Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:
    I. genótipo;
    II. fenótipo;
    III. gene;
    IV. heredograma.
    A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
    B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
    C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
    D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.
    Assinale a alternativa correta:
    a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
    b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
    c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C
    d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
    e) I-D ; II-B ; III-A ; IV-C
    2. (Enem) – Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por que:
    a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
    b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
    c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
    d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.
    e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.
    3. (Enem) – Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
    a) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.
    b) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
    c) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
    d) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
    e) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.
    Gabarito:1B).2)A.3)B.


    1)(UNIMONTES) Na década de 40, uma ação de paternidade envolvendo o ator de cinema Charlie Chaplin foi analisada, utilizando-se a informação sobre o tipo sanguíneo do sistema ABO dos envolvidos. Veja os dados a seguir:
    Chaplin – sangue tipo O

    Mãe da criança – sangue tipo A

    Criança – sangue tipo B

    Embora, na época, o júri tivesse dito que Chaplin era o pai da criança, a análise genética mostra que ele não o poderia ser. Analise as afirmativas abaixo e assinale a que melhor justifica o fato de o ator não poder ser o pai da criança.

    a) A criança era seguramente heterozigota.

    b) A mãe era seguramente homozigota.

    c) Chaplin era homozigoto dominante.

    d) Nem Chaplin nem a mãe tinham o alelo B herdado pela criança.






    2)(UFMG)Em aconselhamentos genéticos, um dos recursos utilizados é a de heredogramas, como este:
    http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/05/exec4bio.jpg
    É INCORRETO afirmar que a análise de heredogramas pode
    A)
    determinar o provável padrão de herança de uma doença.
    B)
    ilustrar as relações entre os membros de uma família.
    C)
    prever a frequência de uma doença genética em uma população.
    D)
    relatar, de maneira simplificada, histórias familiares.


    ISABELLA CRISTINA MENDES, MARIA CLARA ALEXANDRE, LUANA. 9°B

    ResponderExcluir
  30. Sobre Mendel :
    Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822 num pequeno povoado chamado Heinzendorf na atual Áustria Ele foi batizado com o nome de Johann Mendel mudando o nome para Gregor após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847.
    As leis de Mendel
    Primeira Lei: também conhecida com Lei da Segregação, explica que na fase de formação dos gametas os pares de fatores se segregam.
    Segunda Lei: também conhecida como lei da Uniformidade afirma que as características de um indivíduo não são determinadas pela combinação dos genes dos pais mas sim pela característica dominante de um dos progenitores (característica dominante)
    Segunda Lei:também conhecida como Lei da Recombinação dos Genes, explica que cada uma das características puras de cada de cada variedade (cor, rugosidade da pele, etc) se transmitem para uma segunda geração de maneira independente entre si.

    Definição e conceitos básicos :
    A genética é o campo da biologia que estuda a natureza química do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos).
    Cariótipo → Conjunto de cromossomos de cada célula de um organismo.
    Herança Biológica (hereditariedade) → Transmissão das informações genéticas de pais para filhos durante a reprodução.
    Genes → Seguimento da molécula de DNA que contém uma instrução gênica codificada para a síntese de uma proteína.
    Genótipo → Constituição genética de um indivíduo que em interação com o meio ambiente determina suas características.

    Heredogramas:
    Heredogramas são representações do mecanismo de transmissão das características dentro de uma família. Em outras palavras, são usados diagramas para representar as relações de parentesco onde cada indivíduo é representado por um símbolo.
    Por meio dos heredogramas fica mais fácil identificar os tipos de herança genética e as probabilidades de uma pessoa apresentar uma característica ou doença hereditária.

    Teoria cromossômica da herança
    "Em 1910, o cientista americano Thomas Hunt Morgan e colaboradores conseguiram estabelecer a relação entre os cromossomos (estruturas presentes no núcleo das células) e a herança genética. Morgan constatou que, quando se analisam duas características, nem sempre é obedecido o padrão de herança proposto pela Segunda Lei de Mendel, ou lei da segregação independente.
    Herança quantitativa:
    "A herança quantitativa também é um caso particular de interação gênica. Neste caso, em que as diferenças fenotípicas de uma dada característica não mostram variações expressivas, as variações são lentas e contínuas e mudam gradativamente, saindo de um fenótipo “mínimo” até chegar a um fenótipo “máximo”. É fácil concluir, portanto, que na herança quantitativa (ou poligênica) os genes possuem efeito aditivo e recebem o nome de polígenes."



    Emanuelle Brito Costa
    número 9
    ano/turma : 9B

    ResponderExcluir

  31. Continuação...


    Herança ligada ao sexo
    "Em algumas espécies, as fêmeas possuem dois cromossomos sexuais idênticos (XX) e os machos, um idêntico ao das fêmeas e um diferente (XY) sendo este, o Y, o responsável pelas características masculinas. Assim, na espécie humana, o genótipo feminino é 44A + XX; e o masculino, 44A + XY.
    Epistasia
    O termo epistasia, criado por Bateson em 1909, descreve uma interação entre genes em que um alelo de um gene, ao se expressar, esconde ou mascara a manifestação, ou fenótipo, de outro gene. Nestes casos, o alelo que age inibindo é chamado epistático e o que sofre a ação inibitória é chamado hipostático. No caso de o alelo epistático aparecer sozinho, sendo necessário apenas este alelo para manifestar a ação de inibição, dizemos que é epistasia dominante. Já no caso de apenas manifestar-se a ação inibidora com o par de alelos, dizemos epistasia recessiva
    Alelos Múltiplos :
    "Alelos são formas que um gene pode apresentar e que determina características diferentes. Um conjunto de três ou mais alelos pertencente a um mesmo gene, ocorrendo de dois a dois em um organismo diploide, é denominado alelos múltiplos.
    Os alelos múltiplos são responsáveis pela herança genética no sistema ABO, Rh e MN. Por exemplo, os pelos dos coelhos podem ser: aguti ou selvagem chinchila, himalaico ou albino."

    Emanuelle Brito Costa
    Número 9
    ano / turma 9B

    ResponderExcluir
  32. Resumo Dos Videos

    Gregor Mendel um biólogo botânico, monge beneditino e meteorologista austríaco, Mais conhecido como pai da genética, Nasceu em uma pequena vila chamada Hynčice, no ano de 1822, Mendel desde criança se mostrava muito inteligente, estudando as plantas e frutos que seus pais plantavam para sobreviver, já que eram uma família de humildes camponeses, aos 21 anos Mendel entrou em um mosteiro, por não ter dinheiro para suportar o custo de seus estudos, Em seu tempo livre Mendel cuidava de um jardim no mosteiro, fazendo se interessar ainda mais pela variedade da vida, porque as espécies são diferentes umas das outras e oque faz um membro de uma mesma espécie, ela ser diferente das outras, Para desvendar isso, Mendel precisava de algo vivo, e com características para serem observadas e que fossem fácil de contar, então Mendel começou a cultivar milhares e milhares de ervilhas, A teoria da mistura teria diagnosticado que a ervilha nascida de uma lisa com uma enrugara, se pareceria uma mistura de seus pais, Depois de alguns meses as ervilhas nascidas do hibridismo das lisas com as enrugadas eram plantas adultas.
    Mendel contou cada ervilha, quantas eram lisas e quantas eram enrugadas, e depois de um tempo, Mendel tinha 7324 ervilhas, Mendel imaginou que se uma ervilha tem os fatores lisos e enrugados metade do pólen que ela produz, conterá o fator liso e metade enrugado, os óvulos seriam divididos da mesma forma, Durante a reprodução havia exatamente 4 modos de combinação do Polen com o ovulo: AA AB BB e BA.
    16 anos após sua morte em 1884 o mundo finalmente reconheceu a genialidade de Mendel!



    Os experimentos de Mendel

    Mendel realizou o cruzamento entre duas linhagens parentais, retirando as anteras de cada flor da ervilha, e imaginou que se uma ervilha tem os fatores lisos e enrugados, metade do pólen que ela produz conterá o fator liso e metade enrugado, ou seja pegando o pólen e juntando com diferentes tipos de flores, ele teria resultados diferentes!


    Genes e Cromossomos

    No inicio do século XX, Cientistas começaram a reanalisar o trabalho de Gregor Mendel sobre traços herdados, um dos cientistas chamado Thomas Morgan, começou experimentos com a mosca da fruta, pela sua rapidez de reprodução e pelo motivo de uma mosca fêmea poder gerar centenas de descendentes, Morgan cruzou um macho de olhos brancos com uma fêmea de olhos vermelhos, curioso para ver como os descendentes iriam nascer, 2 semanas mais tarde ele descobriu que os que nasceram de olhos vermelhos eram os dominantes e os de olhos brancos os recessivos, ou seja, os genes dos olhos brancos que eram os machos, deviam estar de alguma forma associada ao fato, de os machos terem apenas 1 cromossomo X, Morgan fez mais e mais cruzamentos entre moscas e sempre que fazia isso, precisava localizar o gene no cromossomos.
    Uriel Oliveira 9 B

    ResponderExcluir
  33. Resposta das Questões

    *As pessoas da época de Mendel sabiam, que existiam o esperma e o ovulo, mas não tinham como explicar como realmente se combinavam para produzir uma nova geração. A teoria mais popular daquela época, diziam que na concepção, uma mãe e um pai de alguma forma se difundiam fazendo com que seus filhos fossem uma mistura dos dois. Ex: Se o pai fosse alto e a mãe fosse bem baixa, o filho ia ter uma estatura média.
    sendo que essa teoria não é confiável, o seja a "Teoria da mistura" é equívoca.

    *Porque as teorias e estudos de Mendel seriam um grande progresso no conhecimento e na ciência

    * Gregor Johann Mendel nasceu em 1822 e é considerado o pai da genetica, mas além disso, também era monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco. É considerado referência quando se fala das leis de hereditariedade, que posteriormente foram denominadas Leis de Mendel. Mendel morreu em 1884, mas o seu legado é enorme e dura até hoje, sempre presente nas aulas de genética.

    * *RECESSIVO: Os genes recessivos produzem proteínas consideradas “defeituosas”, na medida que eles se tornam inativos. Ou seja, ficam escondidos (recessivos) com a presença de um gene dominante manifestando suas características na ausência de seu alelo dominante.

    DOMINANTE: Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante.

    HOMOZIGOTO: Os indivíduos homozigotos são chamados de “puros”, visto que são caracterizados por pares de genes alelos idênticos, ou seja, os alelos análogos produzirão apenas um tipo de gameta representado pelas letras iguais (AA, aa, BB, bb, VV, vv), sendo que as maiúsculas são chamadas de dominantes, enquanto que as minúsculas são as possuidoras do caráter recessivo.

    HETEROZIGOTO: Os chamados heterozigotos ou "híbridos", correspondem aos indivíduos que possuem pares de alelos distintos que determinam tal característica. Na medida que nos heterozigotos, os pares de alelos são diferentes, eles são representados pela união das letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, Aa, Bb, Vv.

    Uriel Oliveira 9 B

    ResponderExcluir
  34. Exercícios

    1 -Qual a diferença entre Homozigoto e Heterozigoto ?
        Homozigoto é o termo em biologia para se determinar um par de genes ou caracteristicas iguais entre si em funcionalidade, 

    Ex; AA Homozigoto ( homo = igual) 

    Heterozigoto é um termo usado para determinar um par de genes diferentes entre si em funcionalidade 

    ex: Aa Heterozigoto ( hetero= diferente ) 

    2- Quem foi Gregor Mendel ?
       Foi um biólogo que descobriu as leis dá genética. Que realizou uma série de experiências com uma determinada espécie de ervilha.

    3- O que Mendel pretendia com todas aquelas experiências ?
       Gregor Mendel pretendia criar formas de desenvolvimento de plantas híbridas que conservasse características importantes.

    4- Mendel, durante as suas pesquisas, elaborou algumas hipóteses. Entre estas, estava a de que fatores se segregam quando ocorre a produção dos gametas. O que Mendel chamou de fatores, hoje sabemos que se trata dos (as):

    a) cromossomos.

    b) genes. ✓

    c) RNA.

    d) espermatozoides.

    e) fenótipos.

    5- Se cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:

    a) Apenas indivíduos Aa;

    b) Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente;

    c) Indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente;

    d) Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.✓

    6- Um gato da cor marrom foi cruzado com duas fêmeas. A primeira fêmea era da cor preta, e teve 7 filhotes da cor preta e 6 filhotes da cor marrom. Já a outra fêmea, também era da cor preta, e teve 14 filhotes, sendo todos eles da cor preta. A partir desses cruzamentos marque a opção que contém os genótipos do macho, da primeira e da segunda fêmea respectivamente.

    a) Aa, aa, aa.

    b) AA, aa, aa.

    c) aa, AA, aa.

    d) aa, Aa, AA.✓

    e) Aa, AA, Aa.

    Alunas : MARIA CLARA, ISABELLA MENDES E LUANA DIAS
    Anos/turma: 9B

    ResponderExcluir
  35. Continuação...
    QUESTÕES DO ENEM

    1)(Enem) – Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:
    I. genótipo;
    II. fenótipo;
    III. gene;
    IV. heredograma. 
    A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
    B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
    C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
    D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.
    Assinale a alternativa correta:
    a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
    b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A ✓
    c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C
    d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
    e) I-D ; II-B ; III-A ; IV-C

    2. (Enem) – Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por que:
    a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação. ✓
    b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
    c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
    d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.
    e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.

    3.(Enem) – Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
    a) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.
    b) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas. ✓
    c) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
    d) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
    e) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.
            
      QUESTÃO DA UNIMONTES

    1.(UNIMONTES) Na década de 40, uma ação de paternidade envolvendo o ator de cinema Charlie Chaplin foi analisada, utilizando-se a informação sobre o tipo sanguíneo do sistema ABO dos envolvidos. Veja os dados a seguir:
    Chaplin – sangue tipo O

    Mãe da criança – sangue tipo A

    Criança – sangue tipo B

    Embora, na época, o júri tivesse dito que Chaplin era o pai da criança, a análise genética mostra que ele não o poderia ser. Analise as afirmativas abaixo e assinale a que melhor justifica o fato de o ator não poder ser o pai da criança.

    a) A criança era seguramente heterozigota.

    b) A mãe era seguramente homozigota.

    c) Chaplin era homozigoto dominante.

    d) Nem Chaplin nem a mãe tinham o alelo B herdado pela criança.

    Alunas: MARIA CLARA,ISABELLA MENDES E LUANA DIAS
    ANO/TURMA: 9B

    ResponderExcluir
  36. Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822, num pequeno povoado chamado Heinzendorf, na atual Áustria. Ele foi batizado com o nome de Johann Mendel, mudando o nome para Gregor após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847.
    Entre os anos de 1851 e 1853 estuda História Natural na Universidade de Viena. Neste curso, adquiri muitos conhecimentos que seriam de extrema importância para o desenvolvimento de suas teorias.

    As Leis de Mendel

    Primeira Lei: também conhecida com Lei da Segregação, explica que na fase de formação dos gametas, os pares de fatores se segregam.


    Segunda Lei: também conhecida como lei da Uniformidade, afirma que as características de um indivíduo não são determinadas pela combinação dos genes dos pais, mas sim pela característica dominante de um dos progenitores.


    Segunda Lei: também conhecida como Lei da Recombinação dos Genes, explica que cada uma das características puras de cada de cada variedade se transmitem para uma segunda geração de maneira independente entre si.

    A Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração.


    heredograma

    No caso da espécie humana, em que não se pode realizar experiências com cruzamentos dirigidos, a determinação do padrão de herança das características depende de um levantamento do histórico das famílias em que certas características aparecem. Isso permite ao geneticista saber se uma dada característica é ou não hereditária e de que modo ela é herdada. Esse levantamento é feito na forma de uma representação gráfica denominada heredograma


    Alelos múltiplos

    Alelos são formas que um gene pode apresentar e que determina características diferentes.
    Os alelos múltiplos são responsáveis pela herança genética no sistema ABO, Rh e MN.



    Andrey
    9° B
    N° 2

    ResponderExcluir
  37. 1-(ENEM 2011) Em 1999, a geneticista Emma Whitelaw desenvolveu um experimento no qual ratas prenhes foram
    submetidas a uma dieta rica em vitamina B12, ácido fólico e soja. Os filhotes dessas ratas, apesar de possuírem o
    gene para obesidade, não expressaram essa doença na fase adulta. A autora concluiu que a alimentação da mãe,
    durante a gestação, silenciou o gene da obesidade. Dez anos depois, as geneticistas Eva Jablonka e Gal Raz listaram
    100 casos comprovados de traços adquiridos e transmitidos entre gerações de organismos, sustentando, assim, a
    epigenética, que estuda as mudanças na atividade dos genes que não envolvem alterações na sequência do DNA.
    A reabilitação do herege. Época, nº 610, 2010 (adaptado).
    Alguns cânceres esporádicos representam exemplos de alteração epigenética, pois são ocasionados por
    (A) aneuploidia do cromossomo sexual X.
    (B) poliploidia dos cromossomos autossômicos.
    (C) mutação em genes autossômicos com expressão dominante.
    (D) substituição no gene da cadeia beta da hemoglobina.
    (E) inativação

    2- (ENEM 2009) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma
    planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de
    maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar
    natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas
    verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do
    experimento, os dois grupos de plantas apresentaram
    (A) os genótipos e os fenótipos idênticos.
    (B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
    (C) diferenças nos genótipos e fenótipos.
    (D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
    (E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.

    3- (UFMG 2009)Duas irmãs, que nunca apresentaram problemas de hemorragia, tiveram filhos. E todos eles, após extrações de dente, sempre tinham hemorragia. No entanto os filhos do irmão das duas mulheres nunca apresentaram esse tipo de problema. É CORRETO afirmar que essa situação reflete, mais provavelmente, um padrão de herança:

    A)dominante ligada ao cromossoma Y.
    B)dominante ligada ao cromossoma X.
    C)recessiva ligada ao cromossoma X.
    D)restrita ao cromossoma Y .

    4- (UFMG 2008)Um casal normal para a hemofilia – doença recessiva ligada ao cromossoma X – gerou quatro crianças: duas normais e duas hemofílicas. Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

    A)a mãe das crianças é heterozigótica para a hemofilia.
    B)a probabilidade de esse casal ter outra criança hemofílica é de 25% .
    C)as crianças do sexo feminino têm fenótipo normal.
    D)o gene recessivo está presente no avô paterno das crianças.

    5- (UNIMONTES) As doenças fibrose cística e albinismo são consideradas doenças genéticas autossômicas recessivas. O alelo recessivo para a fibrose cística será representado por f e, o dominante, por F, sendo o alelo recessivo para o albinismo representado por a e, o dominante, por A. Considere um casal com o seguinte genótipo:

    FfAA x ffAa

    As afirmativas abaixo se referem aos filhos desse casal. Analise-as e assinale a alternativa incorreta.

    a) Todos produzirão gametas contendo o alelo F.
    b) Todos apresentarão células somáticas contendo o alelo A.
    c) Todos apresentarão fenótipo normal pelo menos para uma das características.
    d) A probabilidade de um dos indivíduos ter o genótipo ffAa é igual a 1/4.

    Gabarito:1-E 2-B 3-C 4-D 5-A

    Lorrayne Silva Brito nº24 9ºB

    ResponderExcluir
  38. (ENEM)1-A composição genética de um indivíduo recebe a denominação de? 

    a-fenótipo
    b-genótipo
    c-cariótipo 
    d-cromossomos 
    e-genes 

    2 )(UFMG)Em aconselhamentos genéticos, um dos recursos utilizados é a de heredogramas, como este:
    http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/05/exec4bio.jpg
    É INCORRETO afirmar que a análise de heredogramas pode
    A) 
    determinar o provável padrão de herança de uma doença.
    B) 
    ilustrar as relações entre os membros de uma família.
    C) 
    prever a frequência de uma doença genética em uma população.
    D) 
    relatar, de maneira simplificada, histórias familiares.


    Resposta
    (c)
    Questão 32:(IFMG) Considere o heredograma abaixo, no qual são representados os grupos sanguíneos de alguns dos membros de uma família:

    Sobre essa família, estão corretas as afirmações a seguir, EXCETO: 
    A) O indivíduo 2 pode pertencer a qualquer um dos grupos sanguíneos do sistema ABO. 
    B) O indivíduo 4 certamente tem sangue do grupo AB. 
    C) O indivíduo 6 é heterozigoto quanto ao grupo sanguíneo. 
    D) A probabilidade de que o indivíduo 9 tenha sangue do grupo O é de 50%. 
    RESPOSTA :A

    3A Genética é responsável pelo estudo da hereditariedade. Considera-se que essa ciência tenha iniciado seu desenvolvimento após experimentos aplicados por um monge chamado:

    a) Darwin.

    b) Lamarck.

    c) Mendel.

    d) Morgan.

    e) Dawkins.
    Resposta c

    4-A composição genética de um indivíduo recebe a denominação de:

    a) fenótipo.

    b) genótipo.

    c) cariótipo.

    d) cromossomos.

    e) genes.
    Resposta b4- Mendel, durante as suas pesquisas, elaborou algumas hipóteses. Entre estas, estava a de que fatores se segregam quando ocorre a produção dos gametas. O que Mendel chamou de fatores, hoje sabemos que se trata dos (as):

    a) cromossomos.

    b) genes. ✓ 

    c) RNA.

    d) espermatozoides.

    e) fenótipos.


    HEBERT HIAGO E LEONARDO GABRIEL 9 B

    ResponderExcluir
  39. 1. (Enem) – Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:
    I. genótipo;
    II. fenótipo;
    III. gene;
    IV. heredograma. 
    A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
    B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
    C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
    D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.
    Assinale a alternativa correta:
    a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
    b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
    c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C
    d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
    e) I-D ; II-B ; III-A ; IV-C
    2. (Enem) – Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por que:
    a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
    b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
    c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
    d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.
    e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.
    3. (Enem) – Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
    a) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.
    b) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
    c) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
    d) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
    e) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.
    Gabarito:1B).2)A.3)B.


    1)(UNIMONTES) Na década de 40, uma ação de paternidade envolvendo o ator de cinema Charlie Chaplin foi analisada, utilizando-se a informação sobre o tipo sanguíneo do sistema ABO dos envolvidos. Veja os dados a seguir:
    Chaplin – sangue tipo O

    Mãe da criança – sangue tipo A

    Criança – sangue tipo B

    Embora, na época, o júri tivesse dito que Chaplin era o pai da criança, a análise genética mostra que ele não o poderia ser. Analise as afirmativas abaixo e assinale a que melhor justifica o fato de o ator não poder ser o pai da criança.

    a) A criança era seguramente heterozigota.

    b) A mãe era seguramente homozigota.

    c) Chaplin era homozigoto dominante.

    d) Nem Chaplin nem a mãe tinham o alelo B herdado pela criança.






    2)(UFMG)Em aconselhamentos genéticos, um dos recursos utilizados é a de heredogramas, como este:
    http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/05/exec4bio.jpg
    É INCORRETO afirmar que a análise de heredogramas pode
    A) 
    determinar o provável padrão de herança de uma doença.
    B) 
    ilustrar as relações entre os membros de uma família.
    C) 
    prever a frequência de uma doença genética em uma população.
    D) 
    relatar, de maneira simplificada, histórias familiares.



    3) Do casamento entre pais heterozigotos, qual a probabilidade de nascer dois meninos albinos e uma menina normal entre seis descendentes?
    Evento 
    pi
    ni
    meninos albinos
    1/8
    2
    menina normal
    3/8
    1
    outros
    4/8
    3
    Total
    1
    6

    P(menino albino) = P(menino) x P(albino)

    P(menino albino) = 1∕2 x 1∕4 = 1∕8

    P(menina normal) = P(menina) x P(normal)

    P(menina normal) = 1∕2 x 3∕4 = 3∕8

    P= (6! ∕ 2! 1! 3!) (1∕8)2 (3∕8)1 (4∕8)3
    Gabarito:1:D.2:C
    Lhara Camilly e Luiz Gabriel
    9°B

    ResponderExcluir
  40. Questões elaboradas:
    1 Mendel é conhecido como:
    ( )Pai da evolução
    ( )Pai do Criacionismo
    ( )Fixista
    (x)Pai da Genética
    ( )Naturalista
    2 Ao cruzar um Dominante com Recessivo originará:
    ( )AA
    ( )aa
    (x)Aa
    ( )AaAa
    ( )AaAA
    3 Qual o nome da segunda Lei de Mendel?
    R:LEI SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE.

    4 O cariótipo esta relacionado com o número de?
    R: COM O NUMERO DE CROMOSSOMOS.

    5 O genótipo pode ser influenciado pelo ambiente?e o fenótipo?
    R: NÃO O GENÓTIPO , SIM O FENÓTIPO SER INFLUENCIADO.

    6 O que é homozigótico? e heterozigótico?
    R: UM INDIVIDUO QUE APRESENTA DOIS ALELOS IGUAIS SÃO HOMOZIGÓTICOS EM RELAÇÃO A ESSE PAR DE ALELOS E O QUE APRESENTA DOIS ALELOS DIFERENTES SÃO HETEROZIGÓTICOS.

    7- Se cruzarmos um rato heterozigoto com uma fêmea de genótipo recessivo, qual será a proporção provável para seu descendente?


    (x) Aa; Aa; aa; aa

    ( ) AA; AA; AA; Aa

    ( ) aa; AA; AA; aa

    ( ) Aa; aa; aa; AA

    ( ) aa; AA; Aa; aa

    LAURA,LÍVIA,MARIA FERNANDA,JOÃO PEDRO SOARES,MARIA CLARA, 9 A

    ResponderExcluir
  41. QUEM FOI GREGOR MENDEL_
    Gregor Mendel (1822-1884) foi um biólogo e botânico austríaco. Descobriu as leis da genética, que mudaram o rumo da biologia.
    Gregor Mendel (1822-1884) nasceu em Heinzendorf, na parte da Silésia, que pertencia a Áustria. Filho de camponeses, observava e estudava as plantas. Sua vocação científica desenvolveu-se paralela à vocação religiosa. Aos 11 anos, entrou para a escola. Estudou filosofia em Ormutz.

    TEORIA DA MISTURA _
    Destacar a “Teoria da Mistura”, comentando que era a teoria aceita em 1856 para a compreensão da transmissão das características repassadas de pais para filhos. Ou seja, acreditava-se que os filhos herdariam as características de seus pais por um processo de “mistura” do óvulo com o espermatozoide.

    Ele destacará que essa “mistura” é nada mais que probabilidades dos eventos acontecerem e que, para chegar a isso, Mendel precisou de conceitos matemáticos, físicos e biológicos. Além dessa interdisciplinaridade (conhecimentos matemáticos, físicos e biológicos), também necessitou do Experimento Científico – o que vai diferenciar o empírico do científico.
    EXPLIQUE_
    HOMOZIGOTO_
    Os indivíduos homozigotos são chamados de “puros”, visto que são caracterizados por pares de genes alelos idênticos, ou seja, os alelos análogos produzirão apenas um tipo de gameta representado pelas letras iguais (AA, aa, BB, bb, VV, vv), sendo que as maiúsculas são chamadas de dominantes, enquanto que as minúsculas são as possuidoras do caráter recessivo.
    Em outras palavras, os homozigotos são compostos de alelos iguais, porém, podem ser recessivos ou dominantes, como é o caso das evidências resultantes das Leis de Mendel a partir do cruzamento de ervilhas, as quais, demostraram que, as ervilhas verdes eram recessivas de genótipo v v e, por outro lado, as ervilhas amarelas eram consideradas as ervilhas homozigotos de caráter dominante, indicada pelos alelos V V.

    HETEROZIGOTO_
    Os chamados heterozigotos ou "híbridos", correspondem aos indivíduos que possuem pares de alelos distintos que determinam tal característica. Na medida que nos heterozigotos, os pares de alelos são diferentes, eles são representados pela união das letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, Aa, Bb, Vv.
    A partir, disso, note que nas experiências de Mendel (1822-1884), o botânico identificou que todos os indivíduos da primeira geração (F1) do cruzamento de ervilhas, eram heterozigóticas (característica da ervilha amarela) e, portanto, os genes de alelos eram diferentes.
    GENES DOMINANTE
    Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante.
    Eles são classificados em:
    Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.
    Dominante Heterozigoto (híbrido) expresso por uma letra maiúscula e uma minúscula Aa, Bb, Vv.
    CARACTERISTICAS DOMINANTES
    Algumas características expressas nos genes alelos dominantes:
    Nariz aquilino
    Lobo da orelha deslocado
    Queixo com covinha e prógnato
    Lábios grossos
    Cabelo escuro
    Calvície
    Olhos escuros
    Capacidade de enrolar a língua
    Dedo mindinho curvado
    Polegar curvado
    Doenças Relacionadas aos Genes Dominantes
    Algumas doenças relacionadas aos genes alelos dominantes:
    Polidactilia
    Doença de Huntington
    Doença de von Hippel
    GENES RECESSIVO
    Os genes recessivos produzem proteínas consideradas “defeituosas”, na medida que eles se tornam inativos. Ou seja, ficam escondidos (recessivos) com a presença de um gene dominante manifestando suas características na ausência de seu alelo dominante.
    São representados por letras minúsculas, aa, bb e vv e diferentemente dos dominantes, expressam seu caráter somente em dose dupla, ou seja, recessivo homozigoto (puro).
    CARACTERISTICAS RECESSIVAS
    Algumas características expressas nos genes alelos recessivos:
    Nariz reto
    Lobo da orelha colado
    Queixo sem covinha e reto
    Lábios Finos
    Cabelo louro e ruivo
    Olhos azuis

    ResponderExcluir
  42. CONTINUAÇAO
    Não possui a capacidade de enrolar a língua
    Dedo mindinho reto
    Polegar reto
    Canhoto
    Tipo Sanguíneo Negativo
    Doenças Relacionadas aos Genes Recessivos
    Algumas doenças relacionadas aos genes alelos recessivos:
    Daltonismo
    Albinismo
    Miopia
    Hemofilia
    Continue sua pesquisa com a leitura dos artigos:
    Introdução à Genética
    Engenharia Genética
    Genes e Cromossomos
    Cromossomos
    Heredograma
    Mendel realizou uma série de cruzamentos entre plantas de ervilha (Pisum sativum) e analisou matematicamente os resultados obtidos, a partir dos quais deduziu muitos conceitos da genética moderna.

    A ervilha é uma das plantas mais adequadas a este tipo de experimento, pois além de ser defácil cultivo, de rápido crescimento e reprodução, possuem flores hermafroditas, o que permite a autofecundação e o desenvolvimento de linhagens puras, isto é, plantas com determinadas características que, por autofecundação somente geram descendentes com as mesmas características.

    Mendel trabalhava com uma característica por vez. Somente quando compreendia o mecanismo de trasmissão de certa característica é que começava a estudar outra, verificando assim que as regras valiam para todas as características estudadas.
    Cada característica estudadas por Mendel, apresentava duas variedades distintas, como segue:
    Textura da semente: lisa ou rugosa,
    Cor da semente: amarela ou verde,
    Cor da flor: púrpura ou branca,
    Forma da vagem: lisa ou ondulada,
    Cor da vagem: verde ou amarela,
    Posição da flor: ao longo dos ramos ou terminal,
    Altura da planta: alta (160cm) ou baixa (40cm).
    Em seus experimentos, Mendel efetuava o cruzamento entre plantas de linhagem pura que diferiam apenas em uma característica, como cor da semente. Chamou de híbridos os descendentes desses cruzamentos.
    O gene compreende a região da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), contendo em seu segmento uma instrução gênica codificada através de bases nitrogenadas (adenina, guanina, citosina e timina), que pela expressão transcrita (formação de moléculas de RNA) coordena indiretamente a síntese (tradução) de um polipeptídeo (uma proteína).

    O conjunto de genes forma a unidade cromossômica, isto é, um filamento da molécula de DNA, que possui atividade funcional quando o material genético encontra-se na forma filamentosa (eucromatina / desespiralizada), não compactada em ocasião da liberação de sua expressão regulada por outros genes.

    No instante em que a célula está se preparando para entrar em divisão celular (mitose ou meiose), as regiões eucromáticas do cromossomo iniciam sua espiralização. Quando atingido o máximo grau de compactação, o material genético passa a ser denominado de cromossomo, estado em que a célula tem sua capacidade transcricional interrompida.

    Dessa forma, os genes, responsáveis por guardar e manifestar oportunamente o mecanismo que rege o metabolismo orgânico dos seres vivos, em consonância com o meio ambiente, transmitem hereditariamente todas as características de um organismo, conforme a propagação da espécie.

    STEFANY DAIANE N39
    9°B

    ResponderExcluir
  43. Resumo do vídeo
    Mendel pai da genética
    Naquela época as pessoas já sabia sobre o esperma e o óvulo mas não tinha como explica,pois a teoria falavam que de que forma os pais se fundiam, como que seus filhos fossem a mistura dos dois.Mendel pretendia criar formas de desenvolvimentos da plantas hibricas que conservasem características importantes.Seu trabalho,Mendel escolheu ervilhas a analisou sete características:o tamanho das plantas ,textura da semente,cor da semente...No momentos a federação,os gametas do pai e da mãe junta-se,levando código sua características.
    "Leis deciência
    Primeira Lei: Lei da Segregação dos Fatores (Monoibridismo)
    Durante a fase de formação dos gametas, os pares de fatores hereditários, ou genes, são passados através das gerações sem sofrerem alterações. Cada par de fatores, ou genes, em cada gameta se separam, portanto, de cada gameta sai um gene. Em experimentos de cruzamentos de linhagens puras de plantas de ervilhas de sementes verdes com outras plantas de sementes amarelas, Mendel pode observar que as sementes amarelas apareciam com mais frequência nas gerações seguintes (descendentes híbridos).Assim, em um cruzamento de linhagens puras, uma característica que se manifesta em uma geração é denominada dominante e outra característica, que só irá se manifestar na geração seguinte é a característica recessiva. Mendel também observou que o gene dominante é expresso em três quartos dos descendentes. Esta lei também é conhecida como Lei do Monoibridismo, pois se aplica a indivíduos híbridos considerando apenas uma característica.

    ResponderExcluir
  44. Continuação:
    Segunda lei
    Nesta segunda lei, também conhecida como diibridismo, Mendel afirma que em indivíduos de linhagens puras, mas com uma unidade diferente (como a cor das ervilhas e sua textura, por exemplo), os genes segregam independentemente para os gametas. Neste experimento, Mendel cruzou as sementes de ervilhas amarelas e lisas (ambas características dominantes) com sementes verdes e rugosas (ambas recessivas).
    O resultado foi que a primeira geração apresentou 100% de sementes amarelas e lisas. Já na segunda geração, foram observadas quatro tipos de características: 9/16 amarela lisa; 3/16 amarela rugosa; 3/16 verde lisa e 1/16 verde rugosa.Dessa forma, Mendel concluiu que a herança da cor é independente da textura da semente, ou seja, cada uma das características puras de cada de cada variedade (cor, rugosidade, etc) se transmitem para uma segunda geração de maneira independente entre si.
    Terceira Lei ou Lei da Dominância

    A terceira e última lei de Mendel trabalha a dominância, afirmando que os seres híbridos (aqueles que são resultados do cruzamento entre os seres que possuem dominantes e recessivos) apresentam as características de dominância, pois possuem um gene dominante que irá encobrir em partes o gene recessivo. Assim, o fenótipo manifestado nos descendentes será o do gene dominante.Fenótipo e Genótipo

    O termo fenótipo se refere às características morfológicas, fisiológicas e comportamentais apresentadas pelo indivíduo. Por exemplo, cor dos olhos, dos cabelos. Sofre transformações com o passar do tempo, em função das modificações sofridas pelo organismo, como, por exemplo, o aparecimento de cabelos brancos em uma pessoas de fenótipo de cabelos castanhos. Em suma, o fenótipo expressa características visíveis e que podem ser modificadas pelo ambiente, pois é o resultado de uma interação entre este e o genótipo.

    Já o genótipo não pode ser observado visualmente, pode apenas ser inferido a partir de observações do fenótipo, pela análise de características familiares ou pelo sequenciamento do genoma. Se um indivíduo apresenta o fenótipo condicionado pelo alelo recessivo, então este indivíduo é homozigoto quanto ao alelo em questão. Como no caso de pessoas de olhos claros.
    Pamyla Lorena9°B n°33

    ResponderExcluir
  45. Oi meu nome e: Leonardo do 9ºb
    Questões do Enem
    1. (Ufrn RN) – Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde. Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes. Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos.
    a) 360
    b) 540
    c) 180
    d) 720
    Resposta: B)
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    2. (Unifor CE/CG/Janeiro) – Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:
    I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par.
    II. Cada par de alelos presentes nas células diploides separa-se na meiose, de modo que cada célula haploide só recebe um alelo do par.
    III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.
    A primeira lei de Mendel está expressa em:
    a) I, somente.
    b) II, somente.
    c) I e II, somente.
    d) II e III, somente.
    e) I, II e III
    Reposta: C)
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    3. (Ufrn RN) – Tanto o indivíduo homozigoto para genes dominantes quanto o heterozigoto exibem a mesma característica fenotípica, sendo, portanto, fenotipicamente indistinguíveis. Para determinar seus genótipos, utiliza-se:
    a) Cruzamento com indivíduos homozigotos dominantes
    b) Estudo do cariótipo
    c) Exame de sangue
    d) “Crossing- Over”
    e) Cruzamento teste
    Resposta: E)
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Questões Formuladas
    1. O que é heterozigoto? Quando o indivíduo possui dois alelos iguais desse modo as combinações são totalmentes iguais ao do homozigoto do gene, diz-se que este indivíduo é homozigoto, e quando possui dois alelos diferentes do mesmo gene, diz-se que este indivíduo é heterozigoto. Às vezes um alelo é dominante e outro é recessivo.
    2. O que é homozigoto? É um termo da genética para indicar que os alelos presentes em um locus genético são idênticos. Gene é uma fração de Ácido Desoxirribonuclêico (DNA) que está codificando um determinado peptídeo, como uma proteína.
    3. Quem fez o teste com as ervilhas?
    A) Nelson Mandela
    B) Gregor Melndel
    C) Darwin
    Resposta: B

    ResponderExcluir
  46. (ENEM 2009) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas. Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram
    (A) os genótipos e os fenótipos idênticos.
    (B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
    (C) diferenças nos genótipos e fenótipos.
    (D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
    (E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.
    A resposta é a letra B
    (UEPB PB) – Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:
    I. genótipo;
    II. fenótipo;
    III. gene;
    IV. heredograma.
    A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
    B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
    C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
    D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.
    Assinale a alternativa correta:
    a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
    b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
    c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C
    d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
    e) I-D ; II-B ; III-A ; IV-C
    A resposta é a letra B
    (Ufrn RN) – Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde. Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes. Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos.
    a) 360
    b) 540
    c) 180
    d) 720
    A resposta é a letra B


    questoes enem
    hellen christiane 9ano A

    ResponderExcluir
  47. Os vídeos retratam da descoberta da genética. Comk um homem fez essa grande descoberta, utilizando apenas míseras ervilhas.
    Gregory Mendel mais conhecido como pai da genética; fez uma grande descoberta. Como as características dos seus pais eram passadas para os filhos? Mendel demorou cerca de 8 anos para descobrir como poderia se passar essas características, utilizando ervilhas. Mas pie ervilhas? Porque foram elas que o atraíram para essa grande descoberta; ou seja suas características eram diferentes de si, algumas verdes, outras amarelas, algumas rugosas, outras lisas. Em uma esturfa no Jardim do mosteiro onde ele se situava que tudo começou; um experimento trabalhoso, mas que mudaria o mundo! O tempo foi passando e cada vez mais respostas surgiam, chegou a plantar trintal mil Pés de ervilhas. Cada remessa saiam ervilhas diferentes, com características diferentes. No final do experimento chegou a contar mais dr oito mil ervilhas a mão. Mas Mendel infelizmente so foi reconhecido depois de falte anos depois..

    ResponderExcluir
  48. (UFMG 2009)
    Duas irmãs, que nunca apresentaram problemas de hemorragia, tiveram filhos. E todos eles, após extrações de dente, sempre tinham hemorragia. No entanto os filhos do irmão das duas mulheres nunca apresentaram esse tipo de problema. É CORRETO afirmar que essa situação reflete, mais provavelmente, um padrão de herança:
    A)
    dominante ligada ao cromossoma Y.
    B)
    dominante ligada ao cromossoma X.
    C)
    recessiva ligada ao cromossoma X.
    D)
    restrita ao cromossoma Y.

    a resposta é a letra C

    (UFMG 2008)
    Um casal normal para a hemofilia – doença recessiva ligada ao cromossoma X – gerou quatro crianças: duas normais e duas hemofílicas. Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
    A)
    a mãe das crianças é heterozigótica para a hemofilia.
    B)
    a probabilidade de esse casal ter outra criança hemofílica é de 25% .
    C)
    as crianças do sexo feminino têm fenótipo normal.
    D)
    o gene recessivo está presente no avô paterno das crianças.

    a resposta é a letra D


    hellen christiane 9ano A

    ResponderExcluir
  49. Tomando por base os vídeos de genética selecionados, pode se afirmar que o gene compreende a região da molécula de DNA, contendo em seu segmento uma instrução gênica codificada através de bases nitrogenadas, que pela expressão transcrita coordena indiretamente a síntese de um polipeptídeo. Por outro lado, um dos videos da ênfase no Gregor Johann Mendel ,Conhecido como pai da genética, Mendel nasceu onde atualmente é a República Tcheca. Entrou para o mosteiro ainda jovem, e lá aprendeu ciências agrárias e várias técnicas de polinização artificial, que permitia o cruzamento de várias espécies de plantas. Com seus experimentos, Mendel Foi Mendel quem nos apresentou a essa história. Mendel trabalhou com ervilhas de cheiro que tinham vantagens: de fácil cultivo, de ciclo reprodutivo curto e que produz muitas sementes. Além disso, as ervilhas tinham características de fácil comparação e Mendel separou cada característica para estudá-las – isso foi uma das grandes sacadas dele.descobriu e respondeu a várias questões sobre hereditariedade. Portanto, os vídeos destinados foram extremamente importante para melhor compreensão da matéria.
    MARIA EDUARDA S. BRITO 9 B N* 31

    ResponderExcluir
  50. A genética é a parte da ciência que estuda a hereditariedade, a estrutura e função dos genes e a variação dos seres vivos. É através da genética que buscamos compreender os mecanismos e leis de transmissão das características através das gerações.

    Ilustração: vitstudio / Shutterstock.com
    Ilustração: vitstudio / Shutterstock.com
    Os primeiros estudos da genética na ciência moderna iniciaram-se com o monge austríaco Gregor Mendel, na década de 1860. Realizando cruzamentos entre linhagens de ervilhas, ele observou a existência de “fatores” distintos que eram transmitidos dos genitores para a prole. Os padrões de herança observados por Mendel correspondem aos padrões de distribuição dos cromossomos nos gametas no processo da meiose. Mais tarde, com o aprofundamento das pesquisas, os “fatores” foram chamados de genes.

    Antes de Mendel, um nobre húngaro, Imre Festetics, foi o primeiro a usar o termo genética. Em seu livro, ele descreveu várias regras sobre herança genética, tendo sido o primeiro a descrever os princípios básicos da mutação.

    Em genética, a transmissão de informação envolve quatro elementos básicos: a diversidade de estruturas celulares com inúmeras formas especificando aspectos diferentes do organismo; um mecanismo de replicação que copia a informação e repassa à prole; a capacidade de mutação para que haja maior variabilidade; e a capacidade da prole em traduzir as informações herdadas em proteínas.

    O método genético fundamental para o estudo dos fenômenos biológicos é a diferença genética entre os indivíduos ou variação genética. Essa variabilidade pode ser de ocorrência natural entre os indivíduos da mesma espécie, caracterizando o polimorfismo genético. Mas pode também ser causada por mutações, onde cada gene mutante revelará um componente genético do processo.
    kaio Brandão 9º A

    ResponderExcluir
  51. Alguém saberia dizer o que é a “Teoria da Mistura”?
    A teoria da mistura se consiste em uma teoria bastante óbvia e errada. Seria uma mistura de características genéticas do pai e da mãe, resultando no filho com as mesma características através da mistura do óvulo e do espermatozóide. Por exemplo, se seu pai fosse bastante alto e sua mãe fosse bem baixa, resultaria num filho com a altura média, ou seja a mistura do material genético dos pais

    Por que pode-se considerar que os resultados obtidos nessa pesquisa “mudariam o mundo?

    Essas pesquisas mudaram a forma de pensamento das pessoas, gerando assim um novo conceito básico de genética. Antes das descobertas de Mendel, tudo não passava de uma teoria óbvia e falsa que todos acreditavam e usavam.
    Essas pesquisas mudaram o mundo por causa da evolução na maneira de Pensar a respeito da reprodução das plantas e suas características genéticas

    Quem foi Gregor Mendel
    Gregor Mendel (1822-1884) foi um biólogo e botânico austríaco. Descobriu as leis da genética, que mudaram o rumo da biologia. Gregor Mendel (1822-1884) nasceu em Heinzendorf, na parte da Silésia, que pertencia a Áustria. Filho de camponeses, observava e estudava as plantas.Recessivo: é um gene no qual não aparece expressa, ele só se produz quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomos. Eles geralmente estão ligados a cores do cabelo (loiro) cor dos olhos (verde e azul) , síndromes e outras doenças.

    Dominante: é um gene que esta no estado heterozigótico. O que predomina, mesmo em pequenas doses, ele é que determina as características presentes em nossas células.


    Homozigoto: significa que o indivíduo que tem dois alelos iguais. Exemplo: AA, aa, CC.

    Heterozigoto: significa que o indivíduo tem dois alelos diferentes. Exemplo: Aa, Vv, Bb.



    RESUMO DOS VIDEOS

    Mendel e a ervilha

    Gregor Johann Mendel, conhecido como pai da genética, nasceu em 1822, em uma vila pequena e não muito reconhecida. A sua família era pobre, dependiam do plantio para o sustento, e aprender a reproduzir e a cultivar seria essencial para a sobrevivência, mas acabou ajudando em seu trabalho também.
    Dês de criança Mendel impressionava muito seus pais, que queriam até levar ele para uma boa escola, mas não tinham condições.Depois de um tempo ele foi aceito em um Mosteiro agostiniano de San Tomás.
    Uma característica do Mosteiro era manter um pequeno jardim, onde havia varias plantas e flores, que transformaram a vida de Mendel. Ele se tornou mais e mais interessado na variedade da vida.
    Após alguns anos, ele começou a estudar e observar as ervilhas, suas diferentes gerações, e características. Ele fazia vários cruzamentos percebendo as semelhanças herdadas de seus descendentes , observando as suas fases recessivos e dominantes. Mendel contou exatamente todas as ervilhas enrugadas e lisas, tento como resultado de 7324 ervilhas.
    Depois de todo o seu esforço, suas descobertas, só foram reconhecidas 16 anos após sua morte.

    Genes e cromossomos

    No inicio do século XX, cientistas começaram a reanalisar sobre os traços herdados, para descrever os fatores de Mendel.
    A reprodução de moscas também foi estudado por Mendel, a moscas de olhos brancos no
    Genes e cromossomos

    No inicio do século XX, cientistas começaram a reanalisar sobre os traços herdados, para descrever os fatores de Mendel.
    A reprodução de moscas também foi estudado por Mendel, a moscas de olhos brancos no caso era recessivos e os olhos vermelhos era dominantes.
    Morgan, para saber o genes e as posições nos cromossomos, começou a fazer o cruzamentos entre moscas e sempre que fazia isso precisava localizar o gene no cromossomos.

    OS experimentos de Mendel

    AS ervilhas se reproduzem por si mesmo, ou seja autopolinização.
    Mendel cortava a antera de cada flor de ervilha, sendo de diferentes especies e cores.
    Ele pegava o pólen e juntava com diferentes tipos de flores, tendo outros resultados.

    PEDRO HENRIQUE 9A

    ResponderExcluir
  52. Muito emprecionante da maneira que Mendel conta as ervilhas uma por uma para descobrir a genética incrível
    MARCUS VINICIUS 9B

    ResponderExcluir
  53. 1-(Enem) – Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:
    I. genótipo;
    II. fenótipo;
    III. gene;
    IV. heredograma.
    A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
    B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
    C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
    D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.


    Assinale a alternativa correta:
    a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
    b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
    c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C
    d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
    e) I-D ; II-B ; III-A ; IV-C

    2-(Enem) – Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por que:
    a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
    b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
    c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
    d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.
    e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.
    3-(Enem) – Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
    a) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.
    b) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
    c) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
    d) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
    e) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.

    Maria Cecília Almeida Andrade
    Turma: 9ºano B
    nº 28

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas