domingo, 26 de maio de 2013

7º ano CEC

http://www.youtube.com/watch?v=d1feLmeAQhA

http://www.youtube.com/watch?v=Maf_v-37nlM

http://www.youtube.com/watch?v=6i4GCCgosdI

http://www.youtube.com/watch?v=faRlFsYmkeY

Para refletir

http://www.galerarox.net/animacao-origem-da-vida.html

37 comentários:

  1. Mônica gostei muitos dos videos das células,principalmente as 2 de animações,que me ajudou muito refletir sobre o que aprendemos,
    continue mandando videos de animacões que eu acho que ajudou muito.


    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Mônica,gostei muito dos vídeos,achei interessante a teoria de Lynn Margullis,que fala que o a mitocôndria possui o adn,que é o material genético da célula,semelhante ao das bactérias.Também gostei da animação sobre a evolução,pois aprendi de forma divertida.O vídeo de animação da origem da vida me fez refletir muito.

    ResponderExcluir
  3. Monica gostei dos videos pois deu para fixar o conteudo explicado. Tambem gostei mais foi do video A ORIGEM DA VIDA que mostra os cientistas tentando descobrir algo mais sobre a vida!

    ANA CLARA 7 S CEC

    ResponderExcluir
  4. Monica, gostei muito dos filmes principalmente do sipsom,achei engraçado,comnos filmes deram pra tirar as minhas duvidas


    Leonardo 7ss

    ResponderExcluir
  5. Monica,muito dos vídeos,achei interessante a teoria de Lynn Margullis,que fala que o a mitocôndria possui o a ADN,que é o material genético da célula,semelhante ao das bactérias.Também gostei da animação sobre a evolução,pois aprendi de forma divertida.O vídeo de animação da origem da vida me fez refletir muito,também tem o penspermia que significa vida em todo cosmo videos bens legais depois poste mais é muito apreender coisas novas.

    ANA VIVIAN ARAUJO FARIAS 7ºSS

    ResponderExcluir
  6. Monica eu aprendi mais sobre a mitocôndria e gostei muito da teoria de Lynn Margullis e ñ sabia que possui a adn. Gostei da animação sobre a evolução, pois aprendo de forma divertida as 2 animações,que me ajudou muito refletir sobre o que aprendemos.

    ResponderExcluir
  7. O planeta Terra existe há mais de 4 bilhões de anos.Com 3,8 bilhões de anos as algas e bactérias produziram o oxigênio que chegou à atmosfera e se espalhou em várias partes do planeta. Surgiram as células eucarióticas, mas elas eram anaeróbicas ( que não utilizava o oxigênio), haviam poucas células que utilizavam o oxigênio.Essas células que utilizavam o oxigênio invadiram as anaeróbicas e se tornaram a mitocôndria, fazendo com que elas utilizassem o oxigênio. Esse procedimento gerou várias espécies, como animais e os humanos. Essa teoria chamada endossimbiose é de Lynn Margullis.

    Existem várias teorias sobre a origem da vida. O sueco Svante Arrhenius propôs uma teoria em que a vida chegou na Terra em asteróides que vieram do espaço.Outro cientista chamado Stanley Miller fez uma experiência com as matérias primas existentes na Terra primitiva.Ele juntou água,amônia,hidrogênio,gás metano,gás carbônico e usou a eletricidade;originou-se aminoácidos(compostos essenciais que existem em todos os seres vivos),22 aminoácidos compõem o DNA.

    André Bahia Pereira 7º S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retifique o início da postagem, células procarióticas.

      Excluir
  8. Monica, gostei bastante dos videos, principalmente das animações, pois aprendo de forma divertida. Outra coisa interessante foi teoria de Lynn Margullis.
    Clara Silva 7ªss

    ResponderExcluir
  9. O planeta Terra existe há mais de 4 bilhões de anos.O oxigênio que chegou à atmosfera se espalhou pelo planeta. Surgiram as células eucarióticas e anaeróbicas.

    Origem da vida: o sueco Svante Arrhenius propôs que a vida chegou na Terra em asteroides que vieram do espaço, Stanley Miller fez uma experiência com as matérias primas existentes na Terra primitiva ele juntou água, amônia, hidrogênio, gás metano, gás carbônico e usou a eletricidade: originou-se aminoácidos,22 aminoácidos que está no DNA.
    E achei muito legal o 3 vídeo e o vídeo para refletir.

    ResponderExcluir
  10. Mônica,gostei muito dos vídeos,achei interessante a teoria de Lynn Margullis,que fala que o a mitocôndria possui o adn,que é o material genético da célula.Também gostei da animação sobre a evolução,pois aprendi de forma divertida.

    Túlio Teles Vargas
    7º ano ss

    ResponderExcluir
  11. O conceito de panspermia:

    Svante Arrhenius propôs a teoria de que a vida teria chegado a terra de carona. Segundo ele, microorganismos primitivos teriam vindo de outros lugares do universo em asteróides e que na terra teriam encontrado as condições essenciais para viverem.

    O neto de Svante Arrhenius, o cientista Gustaf Arrhenius acredita que a vida não veio em um asteróide. Ele acredita que a vida surgiu no nosso planeta, em pequenas poças de água, em rochas ou no barro.

    A aproximadamente 3,8 bilhões de anos, algas e bactérias fotosintéticas anaeróbicas produziam oxigênio. O oxigênio produzido por elas deixou a água e chegou a atmosfera. Com o passar do tempo o oxigênio se espalhou por todo o planeta. O aumento de oxigênio na água tornou o ambiente desfavorável para a maioria das células anaeróbicas. As células aeróbicas invadiram as anaeróbicas e tornou-se a mitocôndria.

    ResponderExcluir
  12. Achei bem legal os vídeos e achei interessante como Stanley Miller tentou reproduzir em um laboratório as condições iniciais para a vida,ele colocou dento dos tubos que simulavam a atmosfera primitivada terra :água,hidrogênio ,amônia,gás carbônico,gás metano.Com essa experiencia ele demonstrou que é possível em um laboratório formar as moléculas que compõem todos os seres vivos.A idade da terra é de cerca de 4 bilhões e meio de anos e as primeiras formas de vida surgiram 1 bilhão e meio de anos depois.Em alguma data que não se pode determinar surgiram as células eucariotas ou seja com núcleo,uma organela especializada contendo o material genético,estas células não eram capazes de utilizar o oxigênio,eram anaeróbicas,ha evidencias sugerindo que num determinado momento as células que utilizavam o oxigênio invadiram as anaeróbicas,as células invasoras se tornaram as mitocôndrias,dessa associação surgiram as células aeróbicas com o passar do tempo deram origem a muitas espécies inclusive os animais e o homem.No vídeo Origens da Vida implica em qual foi o primeiro animal a habitar a terra?Somos todos descendentes de esponjas marinhas?Estas e outras.Gostei muito do vídeo dos Simpsons que fala sobre a evolução de acordo com os cientistas,e achei muito legal a animação é uma forma divertida de aprender.Lara Rayana 7ss

    ResponderExcluir
  13. Mônica , achei bem legal todos os videos e , também a teoria de Lynn Margullis ,gostei também dos videos de animação

    ResponderExcluir
  14. Amanda Pereira Daniel 7º ano S28 de maio de 2013 às 16:41

    os videos falam sobre as teorias dos cientistas: Svante Arrhenius,Gustaf Arrhenius, fala sobre o surgimento de células eucariontes e procariontes, fala sobre a mistura de um cientista para a tentativa de refazer a esperiencia de franck ...
    fala sobre a evolução, sobre celulas anairobicas, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda Pereira Daniel 7º ano S28 de maio de 2013 às 16:47

      PS: Adorei o video dos Simpsons

      Excluir
  15. o primeiro vídeo fala sobre a origem da vida, e mostra como o cientista Stanley Miller tentou reproduzir em seu laboratório as condições para a vida, para que isso fosse possível ele colocou em tubos que simulavam a atmosfera: água, hidrogênio, amônia, gás carbono, gás metano e energia. Com isso ele formou moléculas que compõem os seres vivos. O segundo vídeo nos mostra que primeiro surgiu as células, que eram eucariotas. Dentre as diversas células existiam algumas que usavam o oxigênio e outras que não usavam, deste modo surgiu as plantas e os animais. O terceiro vídeo fala que os cientistas estão reescrevendo a história do reino animal, eles descobrem as raízes mais profundas de nossas próprias origens, que o primeiro grupo de vida foi formado por criaturas misteriosas, que tem descendentes vivos até hoje. O quarto vídeo mostra todos as evoluções, que algumas pessoas pensam que ocorreram nos seres vivos até formar o homem. O quinto vídeo mostra o lado religioso da origem da vida.
    Isabela 7 ano s

    ResponderExcluir
  16. Mônica, o conteúdo passado é muito interessante. Dá pra perceber que é difícil descobrir sobre a origem da vida, e que ainda falta muito tempo para ter respostas concretas. Para os cientistas é um grande desafio e uma vitória saber sobre essa origem. Esse tema é bastante interessante, e vou gostar de aprendê - lo.

    ResponderExcluir
  17. Mônica os videos são muito interessantes,pois eu não sabia que Stanley Miller misturou:água,hidrogênio,amônia,gás carbônico,gás metano para criar a vida ele teve que por uma descarga elétrica e ele criou o DNA.E eu pode aprender ter assistido aos seus videos.

    Marina Santos Miranda 7°ano'S'

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito dos videos pois me ajudou a saber mais sobre a teoria de Lynn Margullis,que fala que o a mitocôndria possui o adn,que é o material genético da célula,que é semelhante ao das bacterias.E tambem gostei muito o que o cientista Stanley Miller tentou reproduzir em seu laboratório as condições para a vida,ele colocou em tubos o que representava a atmosfera:água, hidrogênio, amônia, gás carbono, gás metano e energia.Com essa experiencia ele formou moléculas que compõem os seres vivos.O video conta tambem que a idade da terra é de cerca de 4 bilhões e meio de anos e as primeiras formas de vida surgiram 1 bilhão e meio de anos depois.E tambem fala sobre o surgimento das celulas eucariotica e procariotica.
    Alice Fonseca 7 ano s

    ResponderExcluir
  19. monica gostei muitos do videos aprendir mas sobre o conteudo e ameis as animaçãos os videos sao maravilhosos espero poder ver mas
    maria cecilia fernandes

    ResponderExcluir
  20. Mônica o vídeo que tem o tema vida é muito bom, além de ser interessante é uma curiosidade para mim. Pois aprender de onde a vida vem, é a minha a melhor coisa que vai ser para mim em ciências, e não só pra mim tenho certeza que muita gente tem curiosidade sobre a vida. Os outros vídeos também são muito interessando, gostei de saber a cerca da terra ou seja quantos anos a ela tem que já tem 4,5 bilhões de anos. Todos aqueles vídeos me deixou atenta pois de tanto é interessante. Tou esperando outros melhores ainda para eu aprender mais sobre a vida, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse de cima é de Lara Stéfany silva 7°ss.

      Excluir
  21. Mônica gostei dos vídeos das animações também pois com elas você aprende de um jeito diferente e não cansativo.
    Gostei da teoria de linn Margulis que fala que a mitocôndria possui ADN.
    Também gostei da experiência de Stanley Miller que tentou reproduzir as condições para uma vida se desenvolver em seu laboratório.
    Em um dos vídeos também consta que a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos e que as primeiras formas de vida só foram surgir 1,5 bilhões de anos depois com a ajuda das algas que produziam oxigênio.

    Alysson Oliveira Mendes 7ºano S

    ResponderExcluir
  22. As algas são as plantas que mais produzem oxigênio no planeta. As células eucariontes não precisam de oxigênio para sobreviver eu gostei muito dos vídeos e das animações.

    Alexandre Marcos 7º S

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito dos vídeos, pois nos mostra diferentes teorias. A teoria da vida por exemplo, achei bem interessante, nos mostra que o tempo é pouco, a terra tem 4,5 bilhões de anos, mas as primeiras formas de vidas surgiram 1,5 milhões de anos depois. E dos simpsons, que mostra a evolução do homem, como foi para chegar a este ser humano atual, passou por várias transformações.Também Stanley Miller fez uma experiência com as matérias primas existentes na Terra primitiva.Ele juntou água,amônia,hidrogênio,gás metano,gás carbônico e usou a eletricidade;originou-se aminoácidos(compostos essenciais que existem em todos os seres vivos),22 aminoácidos compõem o DNA. Isadora f Brito 7ss

    ResponderExcluir
  24. Mônica,gostei muito dos videos,pois aprendir mais sobre a matéria.Achei interessante como Stanley Miller tentou reproduzir em um laboratório as condições iniciais para a vida,ele colocou dento dos tubos que simulavam a atmosfera primitivada terra :água,hidrogênio ,amônia,gás carbônico,gás metano.Com essa experiencia ele demonstrou que é possível em um laboratório formar as moléculas que compõem todos os seres vivos.A idade da terra é de cerca de 4 bilhões e meio de anos e as primeiras formas de vida surgiram 1 bilhão e meio de anos depois.

    Letiere 7ss

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito, pois nos mostrou a nossa origem e como vários cientistas com tecnologias conseguem ter varias informações sobre isso.É incrível como podemos saber que a esponja parece tão simples mas é tão complexa e pode ser o primeiro animal a existir.Interessante com Stanley Miller tentou criar a célula com água,hidrogênio,amônia,gás carbônico,gás metano e energia .também podemos ver a teoria da endossimbiose.E com a união dos seres aeróbios e anaeróbios podemos ter uma diversidade onde a célula vai poder usar o oxigênio,essas células anaeróbias foram invadidas por células aeróbias,que se tornou a mitocôndria,fazendo com que agora ela utilizasse o oxigênio.
    Ana Elisa 7s

    ResponderExcluir
  26. Mônica, gostei muito dos videos e neles falam de como Stanley Miller tentou mostrar as condições que favoreceram para a nossa criação e mostrou também a origem das células que no começo aconteceu uma união entre os seres aeróbios e anaeróbio onde as próximas células poderão utilizar o oxigênio com fonte de respiração. gostei também das animações nos videos!

    Pedro Artur S. Viana 7° "s"

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito dos videos, como o do simpson por exemplo que nos mostra a evoluçao humana. E também de como Stanley Miller tentou criar células com água,hidrogênio,amônia,gás carbônico,gás metano e energia.
    Tainá 7ss

    ResponderExcluir
  28. Gostei bastante dos vídeos pois falam sobre as caracteristicas dos 5 Reinos ; Monera,Protista,Fungi,Animallia,Plantae!
    O video dos simpsons mostrou no inicio que o Homer foi se constituindo de uma única bacteria e com o tempo foi se evoluindo e se multiplicando. Ele virou peixe, Dinoussauro, Então veio a explosão do Big Ben e destrui todos os dinoussauros menos o homer porque já estava sendo macaco e por fim chegou a ser um humano e ter uma família .....
    O video da Enssimbiose Mostra a 3.8 bilhões de anos como eram as bacterias e como se surgiram...
    O video da origem da vida no modo Flash mostra um homem que veio do céu com um controle primeiro ele colocou o planeta , depois as árvores em seguida pôs os animais , depois as pessoas e algumas casas por último pos os predios mas percebeu que tava tendo muita viol~encia e acidentes e acabou desistindo de tudo!! kkk muito bom !!

    Marcella Cardoso Moreira 7anoSS

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito dos vídeos e da animação,

    Como surgiu a vida? De onde viemos? Essas questões moveram a humanidade ao longo de sua história e intrigaram povos tão distantes geograficamente como variados culturalmente. Mostra as principais hipóteses científicas para responder essas questões e como vários cientistas com o uso de tecnologias conseguem ter varias informações sobre isso.

    Essa teoria chamada endossimbiose é de Lynn Margullis. Com a união dos seres aeróbios e anaeróbios, podemos ter uma diversidade onde a célula vai poder usar o oxigênio, essas células anaeróbias, foram, invadidas por células aeróbias, que se tornou a mitocôndria, fazendo com que agora ela utilizasse o oxigênio.

    É incrível como podemos saber que a esponja parece tão simples mas é tão complexa e pode ser o primeiro animal a existir.

    O Homer se desenvolve a partir de uma única célula.

    DANIEL 7º ANO S

    ResponderExcluir
  30. achei os vides bem interessantes e legais!
    eles me deixaram mais curiosa sobre a historia da humanidade a e da células!
    giovanna rocha 7º s

    ResponderExcluir
  31. .achei muito interecentes os videos,eles me deixaram muito curioso
    luis felipe

    ResponderExcluir
  32. gostei muito dos videos como o do Homer que se originou como uma bacteria e foi se desenvolvendo e as caracteristicas dos seres e a origem da vida
    Laura 7°ss

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas