sexta-feira, 17 de maio de 2013

8º ANO FOTOSSÍNTESE JOSÉ GORUTUBA








http://espacociencias6ano.blogspot.com.br/2012/04/fotossintese.html


38 comentários:

  1. Andre Luiz Lima Santos21 de maio de 2013 às 10:38

    Eu entendi que todos os seres vivos se alimentam de outros seres vivos.Nem sempre eles precisam se alimentar deles mesmos,se alimentam de moléculas do solo,ar,água e ate a energia do sol.A fotossíntese e energia luminosa e química,todas as plantas são capazes de realizar a fotossíntese. Essas plantas precisam de uma molécula de pigmento muito especial{A CLOROFILA}.Ela e composta por:{Retículo Endoplásmatico Rugoso,Parede celular celulósica,Ribossomos, núcleo, nucléolo, vacúolo, mitocôndria,cloroplasto,sistema golgiense}.As moléculas de clorofila ficam em um compartimento especial dentro da células fotossintetizantes os cloroplastos.A cor verde das plantas teve a presença da clorofila,nas plantas os cloroplastos estão presentes nas partes verdes,nos caules jovens e nas folhas verdes principalmente.Isso foi tudo o que eu entendi Monica.Uma boa semana tchau,um abraço.

    ResponderExcluir
  2. aprendi que a fotossíntese é essencial para a vida na terra, pois dependemos de grande parte dos seres vivos fotossintetizante. todas as plantas realizam
    fotossínteses,as plantas necessita de clorofila, pois a clorofila é um pigmento verde que fica nos cloroplastos presentes nas plantas,nas algas e em algumas bactérias. vi também que a fotossíntese é processo que ocorre nos cloroplastos a partir da capacidade da clorofila de absorve a energia luminosa do sol. nessas reação são produzidos açucares, ou também chamado carboidratos.entendi também que alguns dos seres vivos se alimentam de outros seres vivos. e nem sempre precisam-se de alimentar dele mesmos pois podem se alimentar de moléculas do solo, ar, água e ate de energias solar.
    loren stéphane Azevedo mendes
    8 ano A nº22
    foi tudo que conseguir entender ;)
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Todos os seres vivos tem que se alimentar;uns se alimenta de outros animais...
    No entanto muito seres vivos se alimentam:usando a energia do sol,e moléculas disponíveis no solo,ar e água;as plantas.A utilização da energia proveniente do sol para a manutenção da vida,ou seja a transformação de energia luminosa em energia química é conhecida como fotossíntese.Algumas bactérias,todas as algas e todas as plantas são capazes de produzir a fotossíntese que é essencial a vida.
    Daniella 8 ano A

    ResponderExcluir
  4. Os vídeos e os jogos me ajudaram a compreender que, ao contrário dos demais seres vivos, as plantas produzem seu próprio alimento.Elas são muito importantes pois emitem gás oxigênio!

    Isadora Dias Brito(n°19) 8°A

    ResponderExcluir
  5. Eu aprendi que a fotossintese é muito importante na nossa vida!!E que a água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera.
    Anny Eduarda 8 ano A

    ResponderExcluir
  6. Eu aprendi que Fotossíntese significa o processo biológico realizado através da clorofila presente nas plantas verdes, que, através da energia da luz solar, absorvem água e dióxido de carbono da atmosfera que são transformados em energia química. Simultaneamente, há libertação de oxigênio na atmosfera, que renova e purifica o ar.A importância da fotossíntese para a vida na Terra é enorme. A fotossíntese é o principal processo de transformação de energia na biosfera;Pois sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.
    Ana Gabriella 8 ano B

    ResponderExcluir
  7. eu entendi que nem todos os seres vivos se alimentam de outros seres vivos um deles são as plantas elas utilizam um processo chamado fotossintese as plantas necessitam de clorofila, pois a clorofila é um pigmento verde que fica nos cloroplastos presentes nas plantas,nas algas e em algumas bactérias. vi também que a fotossíntese é processo que ocorre nos cloroplastos a partir da capacidade da clorofila de absorve a energia luminosa do sol. nessas reação são produzidos açucares, ou também chamado carboidratos.entendi também que alguns dos seres vivos se alimentam de outros seres vivos. e nem sempre precisam-se de alimentar dele mesmos pois podem se alimentar de moléculas do solo, ar, água e ate de energias solar.

    ResponderExcluir
  8. Entendi que:A fotossíntese é um processo no qual as plantas absorvem água e sais minerais do solo, seiva bruta e dióxido de carbono, para sua realização. A clorofila absorve a luz solar,essencial para o processo.Elas conseguem produzir o próprio alimento através de um processo chamado de fotossíntese. Para a realização desse processo, as plantas clorofiladas utilizam gás carbônico + água, sob a ação da energia luminosa.

    EVELYN CRISTINE 8ºA nº10

    ResponderExcluir
  9. Aprendi com o vídeo,que nem todos os seres vivos se alimentam de outros seres vivos para conseguir energia,é o caso de algumas bactérias,todas as algas e todas as plantas que são capazes de realizar a fotossíntese.A fotossíntese é muito importante pois libera o gás oxigênio essencial para a vida humana,e que para realizar a fotossíntese as plantes utilizam gás carbônico,água,e ação da energia luminosa absorvida pela clorofila que são pigmentos que além de absorver a energia solar dão as plantas a cor verde.
    Laysa Paula-8 ano A n-21

    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que nem todos os seres vivos se alimentam de outros seres vivos um deles são as plantas elas utilizam um processo chamado fotossintese. Eu aprendi que Fotossíntese significa o processo biológico realizado através da clorofila, presente em Plantas, que, através do Sol e suas Energias Sólares, absorvem água e dióxido de carbono da atmosfera que são transformados em energia química.
    Pablo Gustavo 8ºB (nº28)

    ResponderExcluir
  11. Aprendi com o vídeo,que nem todos os seres vivos se alimentam de outros seres vivos para conseguir energia,é o caso de algumas bactérias,todas as algas e todas as plantas que são capazes de realizar a fotossíntese.Eu tambem entendi que que Fotossíntese significa o processo biológico realizado através da clorofila, presente em Plantas, que, através do Sol e suas Energias Sólares, absorvem água e dióxido de carbono da atmosfera que são transformados em energia química.entendi que também alguns dos seres vivos se alimentam de outros seres vivos.

    ResponderExcluir
  12. Eu entendi que nem todos os seres vivos se alimentam de outros seres vivos um deles são as plantas elas utilizam um processo chamado fotossintese.Entendi também que a fotossintese é o Processo que as plantas realizam para produzir seu alimento, e com isso gera oxigênio para a sobrevivência dos animais e seres humanos, além de produzirem glicose que sustenta a base da alimentação dos animais herbívoros, a fotossíntese é praticamente indispensável para a nossa vida.
    João Victor Ferreira De Souza 8ºB (nº20)

    ResponderExcluir
  13. Entendi que a Fotossíntese é um processo fisioquímico realizado pelos vegetais clorofilados. Estes seres sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose e amido através de energia luminosa.
    Este é um processo do anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos.(Larissa Mairink nº 21 8º B)
    A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.

    ResponderExcluir
  14. Aprendir que A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol... Ana Luíza n° 01, 8° A

    ResponderExcluir
  15. aprendi que fotossíntese é um processo quando as plantas absorvem água e sais minerais do solo como - seiva bruta - e dióxido de carbono, para a realização da fotossíntese para se alimentar diferente de outros seres vivos. A clorofila absorve a luz solar,essencial para o processo.Esse processo resulta na matéria orgânica, que é utilizada pela planta, e gás oxigênio - liberado pela planta.
    No final do processo o alimento se transforma na seiva elaborada.
    João Antônio Maurício c nº: 19 (8ºano B)

    ResponderExcluir
  16. Aprendi que nem todos os seres vivos se alimentam de outros seres vivos para conseguir energia,no entanto a maioria da terra consegue sobreviver sem alimentar de outro seres vivos usando energia da luz do sol e moleculas disponiveis do solo ar e agua

    ResponderExcluir
  17. Eu aprendi que fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de energia.E para realizar a fotossíntese há a necessidade da luz solar,água e gás carbônico.
    Aprendi também que durante a respiração, as plantas também utilizam o oxigênio que elas mesmas produzem na fotossíntese e liberam o gás carbônico.
    Maria Clara Alves, 8ºA, Nº 26.

    ResponderExcluir
  18. Aprendi muito sobre a fotossíntese pois na verdade só me lembrava de pequenos pedaços do mais básico possível que se pode saber sobre o assunto.
    Com a fotossíntese as plantas obtém energia, mas não é assim tao fácil para realizar a fotossíntese a planta precisa de vários elementos, e um exemplo é o gás carbônico que elas capturam e liberam o gás oxigênio.
    Mas Mônica, quando chega a época das folhas caírem as arvores diminuem muito o seu processo de fotossíntese, continua normal ou param mesmo de fazer isso nesta época?
    Hallyssonn Cássio Mendes Oliveira . Oitavo A e.e.j.g

    ResponderExcluir
  19. Eu aprendi que a fotossintese e basicamente um processo celular pela qual a maioria dos seres autotrofos produzem seu proprio alimento a partir luz solar,água e gás carbônico.
    A fotossintese inicia a maior parte das cadias alimentares, sem ela outros animais seriam incapazes de sobreviver.
    A fotossintese tambem e bom para os seres humanos poisutiliza seu proprio oxigênio e libera o gás carbônico.
    Monizauberto Mateus ,8°A,n°30

    ResponderExcluir
  20. aprendi com os videos que a fotossíntese é uma processo realizado pelas planta para a produção da energia.que nem todos os seres vivos se alimentam de outros seres vivos para conseguir energia,o caso de algumas bactérias,todas as algas e todas as plantas que são capazes de realizar a fotossíntese.para realizar a fotossíntese as plantes utilizam gás carbônico,água,e ação da energia luminosa absorvida pela clorofila que são pigmentos que além de absorver a energia solar dão as plantas a cor verde.
    Isadora Araujo 8° ano A n°17

    ResponderExcluir
  21. Eu aprendi com os vídeos e com os jogos, que a fotossíntese é essencial para a vida na terra. E daí vem a explicação o porquê devemos conservar a natureza. Pois são os seres autótrofos que absorvem o gás carbônico que só tem funções ruins para os seres humanos, para as plantas tem grande importância, e liberam o ar necessário á vida animal no planeta. que é o gás oxigênio.
    Aprendi também que o sol é essencial para a fotossíntese, como a água, que dissolve os minerais facilitando a absorção desses.
    Nariane Estéfane Dias de Sá nº 31 (8º ano A)

    ResponderExcluir
  22. Com todo o conteúdo pude entender muitas duvidas e cheguei a conclusão que a fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol. Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta, pois é através dela que se inicia toda a cadeia alimentar. Daí a grande importância das plantas, vegetais verdes e alguns outros organismos.
    Layla Caroline nº 22,8º B

    ResponderExcluir
  23. Eu aprendi que a fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção do seu próprio. Com todo o conteúdo deu para entender a importância da fotossíntese, pois e através dela que se inicia toda a cadeia alimentar.
    Daí da pra entender a grande importância das plantas e outros organismos.

    ResponderExcluir
  24. eu intendi que: a fotossíntese é muito importante para nosso planeta, pois além de toda vida dele depender desse processo, ela é essencial para nossa respiração e também nossa alimentação.
    Priscila Stefany nº 38,8º B

    ResponderExcluir
  25. Eu entendi que Fotossíntese significa o processo biológico realizado através da clorofila presente nas plantas verdes,que através da energia da luz solar,absorvem água e dióxido de carbono da atmosfera que se transformam em energia química.E também que nem todos os seres vivos se alimentam de outros seres vivos para conseguir energia,como algumas bactérias,algas e algumas plantas que são capazes de realizar a fotossíntese. Evilson Alves 8°anoB

    ResponderExcluir
  26. Com todo conteúdo deu pra entender que para realizar a fotossíntese há a necessidade da luz solar,água e gás carbônico. Através da fotossíntese
    é que se inicia toda a cadeia alimentar, pois sem a fotossíntese não existiria vida no nosso planeta. Gustavo Alves Martins n° 15 8° ano A

    ResponderExcluir
  27. Eu intendi que a fotossíntese é fundamental para a sobrevivência de todas as formas de vida na Terra, pois é através dela que se obtém a energia essencial para a vida. A fotossíntese é uma das principais fontes de energia da natureza, não só para os vegetais, mas para vários outros seres vivos. Sendo assim, os vegetais estão na origem da cadeia alimentar fornecendo para os animais, entre eles, o homem.
    Lorena Gonçalves nº 24,8º ano B

    ResponderExcluir
  28. Eu entendi que a fotossíntese e uma forma de muitos seres vivos obter energia essencial para sobreviver,isso quer dizer a fotossíntese e um processo biológico realizado através da clorofila presente nas plantas,que através da energia da luz solar,absorvem água e dióxido de carbono da atmosfera que se transforman em energia química .

    Pedro Antônio Alves Araujo nº 29 , 8 ºano b

    ResponderExcluir
  29. Eu entendi que a fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol.Através deste processo, a planta produz seu próprio alimento constituído essencialmente por glicose. À medida que a planta produz glicose, ela elimina oxigênio.A glicose é utilizada pela planta na realização de suas funções metabólicas, ou seja, ela é o seu principal combustível, sem ela, seria impossível manter suas funções vitais.O processo de formação da glicose se dá através de reação química, e esta, somente é possível devido à transformação da energia solar em energia química.(Pedro Henrique,8º ano A ,n°29 )

    ResponderExcluir
  30. ops n°32 (pedro henrique 8° A )

    ResponderExcluir
  31. o meu Gabriel Romão nao esta aparecendo

    ResponderExcluir
  32. Algumas plantas utilizam a fotossíntese absorvendo a água e os sais minerais que ficam localizadas no solo que são absorvidos pelas raízes das plantas até chegarem nas folhas. Outro processo utilizado pelas plantas é absorver os raios solares pelas suas folhas, formando a clorofila e levando por todo seu corpo. As plantas utilizam esses métodos para se alimentarem e crescerem, elas realizam esses processos pelo resto da vida.
    Gabriel Romão 8º ano A ,n°13

    ResponderExcluir
  33. entendi q A fotossíntese é uma das principais fontes de energia da natureza, não só para os vegetais, mas para vários outros seres vivos. Sendo assim, os vegetais estão na origem da cadeia alimentar fornecendo para os animais, entre eles, o homem.

    A energia acumulada nas plantas é também aproveitada pelo homem através da queima do petróleo, da lenha e do carvão.E q a Fotossíntese é o processo em que a planta produz o seu próprio alimento, a base de água, luz solar, e gás carbônico.A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.(samuel breno soares rodrigues 8°ano b ,nª:32

    ResponderExcluir
  34. Eu entendi que a fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver. Os organismos clorofilados (plantas, algas e certas bactérias) captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtém energia se alimentando de organismos produtores (fotossintetizantes) ou de consumidores primários.(8°ano B RAFAEL DIAS ,N°30)

    ResponderExcluir
  35. Eu entendi que a fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver. Os organismos clorofilados (plantas, algas e certas bactérias) captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtém energia se alimentando de organismos produtores (fotossintetizantes) ou de consumidores primários.(RAFAEL DIAS.8°ano B.N°30)

    ResponderExcluir
  36. EU entendi que a fotossíntese é fundamental para a sobrevivência de todas as formas de vida na Terra, pois é através dela que se obtém a energia essencial para a vida. A cadeia alimentar é continuada porque os animais e outros seres que não possuem capacidade fotossintética dependem das substâncias orgânicas oferecidas pelas plantas verdes como fonte alimentar.(Caren Joany. 8°B)

    ResponderExcluir
  37. Eu aprendi que as plantas são capazes de transformar a energia solar em energia química para realizar a fotossíntese ela também utiliza água, energia química que e a Luz solar, e gás carbono. A fotossíntese só e realizado a pelas plantas que contém clorofila que e um processo biológico responsável para realizar a fotossíntese.
    Anna Paula nº05, 8º A.

    ResponderExcluir
  38. Entendi que a fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar, energia do Sole a água do solo. Dâmaris Caroline n° 07 ( 8° ano A)

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas