sábado, 18 de maio de 2013

9º ÁTOMOS CEC





VIDEOS
http://www.youtube.com/watch?v=bOdmcPueiR8&list=PLtPYhMErDQED50cpIDHWPgM4m_vmJuEQk&index=2


http://www.youtube.com/watch?v=bOdmcPueiR8&list=PLtPYhMErDQED50cpIDHWPgM4m_vmJuEQk&index=2


http://www.youtube.com/watch?v=1zD2FiaM_-c    AULA EXTRA


CONTEÚDO

http://www.colegioweb.com.br/quimica/numero-de-massa-e-numero-atomico.html

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/numero-atomico-numero-massa-dos-atomos.htm


JOGOS


http://rachacuca.com.br/passatempos/clickclick/6/elementos-da-tabela-periodica/



MEMORIZANDO A TABELA
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/memorando-tabela-periodica.htm

10 comentários:

  1. Luís Guilherme Vilas Boas20 de maio de 2013 às 19:21

    Ótimos exercícios de fixação. O conteúdo é puxado e os sites oferecem informações de forma clara. Sobre o conteúdo, vale lembras as principais regras:
    a=z+n
    n=a-z
    z=p=e
    Nas tabelas periódicas, de acordo com o autor, o valor da massa ou do número atômico podem mudar de posição (em cima ou em baixo). O importante é lembrar que a massa é sempre maior que o número atômico. Na tabela periódica, cada linha horizontal corresponde a 1 período, do total de 7. As colunas verticais são denominadas "famílias". Dentro da divisão das famílias, a família A é representativa, e a B transitiva. A tabela é dividida em: Metais, não metais e gases sobres. Cada um tem uma cor na tabela. Os Metais são bons condutores de calor, são maleáveis e dueteis. O oposto dos não metais.
    Sobre os jogos, ajudaram na resolução da atividade e na memorização de como dividir as camadas de um átomo. O vídeo sobre a arca de Noé mostra como cada região possui uma variedade enorme se comparada as outras. E como houve evolução nos últimos 300 anos. Foram mais de mil noves espécies descobertas.

    ResponderExcluir
  2. Mônica eu achei muito interessante os videos, e conteúdos pois pude aprender um pouco mais sobre os átomos. pude ver também que é uma matéria que temos que prestar muita atenção.

    ResponderExcluir
  3. Jônatas Souza Dias26 de maio de 2013 às 16:38

    Mônica, gostei muito dos vídeos, dos conteúdos apresentados e dos jogos, pois com eles eu pude entender melhor o conteúdo que foi apresentado e explicado em sala de aula, eu também pude aprofundar meus estudos e conhecimentos. Os jogos sao divertidos e interativos.

    ResponderExcluir
  4. Mônica, o conteúdo apresentado nos videos e nos jogos, é muito bom. Foi uma maneira legal de saber sobre essa matéria. Tem algumas formulas, que no qual devemos decorar.
    A= z+n Z=P=E N=a-z Massa é menor do que o nº atomico.
    Cada linha= periodo/horizontal= transição instavel - vertical/familia= representativa.
    matais, não metais e gases nobres, é as categoria da tabela periodica.

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, volte ao conteúdo seu comentário está parcialmente errado.

    ResponderExcluir
  6. A partir dos vídeos, textos e jogos, pude aprofundar meus conhecimentos a respeito do átomo. Algumas das coisas que aprendi:

    • Um átomo é constituído por um núcleo e uma eletrosfera, sendo o núcleo composto de prótons (com carga positiva) e nêutrons (com carga nula), e a eletrosfera composta por elétrons (que têm carga negativa).

    • A identidade de um átomo é definida pelo seu número de prótons, que corresponde ao seu número atômico. Num átomo neutro, a quantidade de elétrons é igual à de prótons. Sendo Z o número atômico, P o número de prótons, e E o número de elétrons, pode-se afirmar que Z=P=E.

    • O número de massa de um átomo, representado pela letra A, corresponde à soma do número de prótons (P) com o número de nêutrons (N). Desse modo, A=P+N.
    Os números de massa de um mesmo átomo podem variar devido à existência de isótopos, átomos que têm uma mesma quantidade de prótons, mas que podem ter nêutrons em diferentes quantidades.

    Uma pergunta: O que a arca de Noé tem a ver com o átomo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vídeo foi colocado errado, este é do 7º ano, esqueci de excluí-lo, desculpe.

      Excluir
  7. Assistindo aos vídeos, eu pude enriquecer meu conhecimento sobre mecânica quântica e as menores partículas de um elemento, os átomos, que possuem suas estruturas formadas por um núcleo no centro (onde ficam os nêutrons com carga - fazendo jus ao nome - neutra e prótons de carga positiva) e a "órbita" (eletrosfera) onde se localizam os elétrons, de carga negativa. Esse último, apesar de muitas vezes ser considerado de forma errada como desorganizado, está - muitíssimo pelo contrário - organizado em camadas eletrônicas que vai de K à Q, cada uma com um número máximo de elétrons.
    Além disso, revisando as já estudadas fórmulas, observei nos sites educativos que:
    z = p = e
    a = z + n
    n = a - z
    Sendo, dessa forma, "z" o número atômico (a identidade do átomo que fica em cima do elemento na tabela periódica), "p" o número de prótons, "e" o de elétrons e "a" o número correspondente a massa.

    ResponderExcluir
  8. Nos vídeos,textos pude aprender algumas coisas sobre química.Aprendi sobre os átomos que possuem um núcleo e uma elettosfera.O núcleo é composto de.dois tipos de partículas:as de carga positiva,chamadas de prótons e as de catga neutra chamada nêutrons.As duas detrtminam a massa do atomo..Os elétrons são partículas de carga.negativa que tem massa desprezivel ao.núcleo.As particulas ficam em volta do átomo e se dispõem em camadas eletrônicas.Aprendi queas e c z=p=e.Sobre a tabela periódica vi que ela foi formada por categorias e cores.As categorias são metaia,ametais e gás nobre.

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas