quarta-feira, 8 de maio de 2013

Resumão do 8º s 1ª Etapa

Escreva de maneira objetiva o aprendizado desta etapa.







32 comentários:

  1. na 1 etapa, primeiramente eu aprendi sobre a origem do ser humano, e a filogenética, foi uma matéria interessante e esclareceu todas as minha duvidas, aprendi de onde viemos e qual a importancia da paleontologia e a genética. Depois começamos a aprender sobre o sistema nervoso, sobre o encéfalo cerebelo,ponte, e que o cérebro tem dois hemisférios o direito e o esquerdo, que exercem diferentes funções. Aprendemos sobre a visão, que foi basante interessante, aprendi qual a funçao d retina, iris, cristalino, pupila... Depois passamos a aprender sobre a audiçao e eu pude entender como funciona o nosso ouvido. Aprendemos sobre o olfato que age junto com o paladar, eu aprendi que na lingua a lugares específicos para cada sabor, e que o que faz a gente sendtir o gosto são as papilas gustativas! foi isso que eu aprendi na 1º tapa!

    ResponderExcluir
  2. Nesta primeira etapa aprendi primeiro foi a origem do ser humano e filogenia que (é o estudo da relação evolutiva entre grupos de organismos), teve a matéria inclusa sobre paleontologia(estuda fosseis entre outros) e genética(nossa origem) Logo em seguida começamos a estudar o sistema nervoso que é sobre o Encéfalo(controla os batimentos do coração, a fome e a sede),Cerebelo(coordenação motora),Ponte(A ponte pertence ao rombencéfalo. Nasce da porção anterior do metencéfalo, recebendo ainda uma contribuição da porção alar do mielencéfalo.) Cérebro(o centro de comando,todas as ordens partem do cérebro ou seja ele quem faz o comando de tudo)e os hemisférios direito( parte artística, situações e problemas entre outros)esquerdo(O lado esquerdo tradicionalmente, o responsável por usar de lógica, ser matemático e científico, por reconhecer padrões e por ser o estratega.).Depois aprendemos sobre a visão que foi muito interessante dessecamos o olho de boi para compreendermos melhor a iris a retina e o cristalino.Logo em diante aprendemos como é o caminho percorrido das ondas sonoras em nosso ouvido.E por fim aprendemos sobre o paladar e o olfato que agem juntos e sentimos os sabores da língua por causa das papilas gustativas.ISSO QUE EU APRENDI NA 1°ETAPA .Nathália Brandão 8°ano S

    ResponderExcluir
  3. Emanuely Mendes Noronha 8ºs9 de maio de 2013 às 18:55

    Nesta etapa aprendemos sobre a eva mitocondrial que deu origem há humanidade, depois estudamos o cérebro, cada parte como ele coordena o nosso corpo em seguida veio a visão estudamos como a imagem é formada na retina e todos os lugares que ela passa como cristalino,íris, pupila até dissecamos um olho de boi para aprofundar nossos conhecimentos, descobri que o som passa por várias lugares no ouvido até chegar ao cérebro e que a labirintite ocorre por causa de uma espécie de água que mantém o equilíbrio depois aprendemos outros sentidos como paladar com as papilas gustativa e cada lugar onde é sentido os gostos, o olfato que precisamos respirar apenas pelo nariz para filtrar as impurezas e as várias células presentes no corpo para manter frio, calor.Espero aprender muito mais na próxima etapa!

    ResponderExcluir
  4. Bem, na 1º etapa, eu aprendi sobre a origem do ser humano e filogenia, que é o estudo para fazer relações evolutivas, depois aprendi um pouco mais sobre os fósseis, que é a paleontologia. Depois veio a visão, que estudamos todas as partes do olho com a dissecação do olho de boi, que é a córnea, a íris, a retina, o cristalino, o nervo óptico e a pupila, depois fomos para os outros quatro sentidos, o tato, o paladar, o olfato e a audição. O tato, o órgão responsável por esse sentido é o maior dos cinco sentidos do corpo humano: a pele. Os mecanismos responsáveis pelo tato estão na segunda camada da pele. O paladar, é por meio dele que o homem, assim como os demais animais, percebem o sabor, o gosto dos alimentos, e a responsável por isso é a língua, e nela temos 5 gostos diferentes, o doce, o amargo, o salgado, o acido e o umami, e sentimos gostos diferentes por causa das papilas gustativas. O olfato, por meio dele o homem, assim como os demais animais, percebe diferentes odores, em comparação com o olfato de outros mamíferos, o olfato nosso é pouco desenvolvido. A audição,é a responsável pela capacidade de ouvir, ou seja, pela audição e pelo equilíbrio do corpo. É composta por três estruturas: orelha interna, orelha média, e orelha externa.
    Ouvido externo: É composto pela orelha, ou seja, pelo pavilhão auricular e pelo meato acústico externo. No ouvido externo as ondas sonoras são concentradas.
    Ouvido médio: É composto pela membrana timpânica, ou tímpano, como já foi chamado. A membrana auditiva é um conjunto de três ossículos (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva. Ouvido interno: É composto por três estruturas, que são preenchidas por um liquido. Dentro da cóclea existem as células ciliadas.
    Ana Paula Alves Drumond - 8° ano S

    ResponderExcluir
  5. Na 1ª etapa, eu aprendi muito na disciplina de Ciências. Aprendi sobre as origens biológicas do ser humano e filogenia, que são o estudo da origem do homem e de onde ele surgiu. Também aprendemos sobre a Eva Mitocondrial, que seria a mulher que teve os genes mais ele resistentes que sobram os únicos que sobreviveram. Eram oriundos da África e foram se espalhando pelo mundo. No quesito filogenia, os estudiosos crêem que não descendemos dos macacos e sim temos um ancestral em comum, que seria o Orangotango.
    Aprendemos a paleontologia, o estudo não só dos fosseis como ossos, mas tambem de pegadas e ovos. Houve também, na matéria de paleontologia, o relógio molecular que fazem a comparação das moléculas.
    Teve: A estrutura do sistema nervoso: rede de células nervosas que interligam os diversos componentes do sistema do corpo. Iniciamos a matéria com o Encéfalo (aliás, aprendi que não devemos falar que o encéfalo é cérebro, como a maioria de nós falamos. Ou falávamos.) constituído de: Cérebro, Cerebelo, Ponte,Bulbo e Medula espinhal, respectivamente. Há a ponte que é uma região de ligação dos dois hemisférios do Cérebro: esquerdo- relacionado com a matemática, cálculos, leitura, identificação, fala, escrita, compreensão linguistica entre outros. Já o hemisfério direito é associado com funçoes não verbais, como percepção de formas, e relaciona com a prosódia.
    Depois, aprendi sobre a visão humana, uma matéria muito legal, particularmente adorei. Para o aprofundamento da matéria, dissecamos um olho de boi, onde aprendemos que o olho é dividido em: córnea( parte transparente do olho, que permite a entrada de luz) humor aquoso(liquido entre a córnea e a íris, que serve para dar forma a córnea), íris ( serve para dar cor ao olho), pupila(o circulo preto que enxergamos nos olhos dos outros, serve para controlar a penetração de luz que penetra no orifício ocular), cristalino( serve como uma lente biconvexa que ajuda na focalizaçao), retina ( serve dar impulsos elétricos e mandar a imagem para o cérebro) e finalmente, o nervo optico( canal ocular que recebe a imagem Lara mandar ao cérebro).
    Depois aprendemos sobre a audição humana. A orelha é dividida em orelha externa- composta pelo pavilhão auditivo, orelha media- membrana timpanica, e o Martelo, Bigorda e Estribo e a orelha interna, ou ouvido- feiro de canais semicirculares e cóclea.
    Aprendemos sobre o olfato, que sentimos cheiro pelo nariz e passa por diversas áreas até chegar ao cérebro, passam por exemplo pelas mucosas nasais, células secretoras, córtex cerebral, centro olfatorio e etc. Concluí que as vias nasais tem relação com o outro sentido estudado, o paladar, composto pelas papilas gustativas. A língua é "dividida" em varias partes para sentirmos variados gostos, como doce, azedo, Salgado e amargo e há a Umamina, local onde se sente vários gostos.
    Ocorreu o estudo do ultimo sentido, o tato, que tem o maior órgão do corpo, a pele. É dividida em 3 partes: epiderme - formada por varias células, derme- constituída pelas terminações nervosamente e hipoderme- camada mais rica em gordura.
    Esse foi meu aprendizado em Ciências na 1ªetapa!!
    Maria Alice Paiva Queiróz- 8º anos "S"

    ResponderExcluir
  6. Na primeira etapa eu tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o corpo humano como de quem nós descendemos da Eva genética, pude também estudar o cérebro que comanda todos os nossos demais órgãos do nosso corpo em seguida passamos a estudar sobre o globo ocular,descobrimos que a Íris funciona como nossa digital ninguém tem a mesma,procuramos alem quando começamos a abrir o olho de boi,observei que nosso olho é um órgão fantástico pois temos a pupila responsável em controlar a entrada de luz no nosso olho (dilata no escuro e diminui em contato a grande excesso de luz.)
    o cristalino como uma lente, a retina responsável em levar a imagem para o nervo óptico que assim levará para o cérebro que corrigirá a imagem.Estudamos também o ouvido que possui o pavilhão auditivo responsável em proteger o ouvido o canal auditivo que leva o som até o tímpano uma membrana muito fina, os três menores ossos do nosso corpo que é o MARTELO a BIGORNA e o ESTRIBO e a tuba de Eustáquio a cóclea que possui um liquido no qual é responsável para manter o nosso equilíbrio.Com o Olfato descobri que nós precisamos respirar pelo nariz e inspirar pela boca pois assim o nariz irá filtrar o ar. E com o paladar descobri que na linguá podemos sentir vários sabores como DOCE,SALGADO.AMARGO e ÁCIDO.
    Renata Estéphany Miguel Meira Martins- 8º ano "S"

    ResponderExcluir
  7. eu aprendi sobre as partes do olho sobre a CORNEA que e a parte externa do olho e depois e a IRIS o colorido do olho PUPILA e responsavel pela abertura do orificio do olho e do controle da luz CRISTALINO que e uma lente do olho ela q modifica a imagem como uma lente e a ESCLEROTICA responsavel pela protesao do olho RETINA serve para receber a luz e trans formar em impulsos nervosospara mandar para o cerebro . depois chegamos no ouvido eu aprendi que o ouvido tem tres ossiculos q sao os MARTELO ,BIGORNA e o ESTRIBO tambem tem a tuba de eustaquio a coclea que contem um liquido que controla assim como o cerebelo o nosso equilibrio. depois estudamos o olfato nessa materia aprendi que devemos respirar pelo nariz pois ele filtra o ar e a boca nao tem essas funcoes . ja o paladar temos os sabores DOCE,SALGADO.AMARGO e ÁCIDO que estao em respectivas areas da lingua. Ricardo Levy Alves Campos. 8º s

    ResponderExcluir
  8. Nessa primeira etapa descobrimos uma matéria muito interessante,descobrimos que nos somos descendente da verdadeira eva,e a evolução do homem,e a filogenia.Coisa nojenta é o olho de boi que tive a oportunidade de abrir,1-córnea,
    2-humor aquoso,3-íris,4-pupila,5-cristalino,6-humor vítreo,7-retina,8-nervo óptico,que envia para o cérebro.E aprendi também que é no ouvido que temos os menores ossos do nosso corpo,o olfato nele descobri que ele também atua junto com o paladar,e filtra o ar,pois não é nada bom respirarmos pela boca.o paladar ele tem cinco gostos diferentes:doce,salgado,azedo,amargo,e o umami como poucas pessoas conhecem o umami significa sabor gostoso,ou,saboroso.o tato nos auxilia a sentir os objetos tocados,o tato tem um dos maiores orgao do corpo, a pele,o tato possui receptores nas pontas dos dedos que nos ajuda na leitura digital.
    LAÍS RODRIGUES SILVA 8º S

    ResponderExcluir
  9. Nessa etapa aprendi sobre o corpo humano, filogenia, Eva mitocondrial, sistema nervoso e os sentidos. O sistema nervoso é constituído pelo Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Autônomo e Sistema Nervoso Periférico. O encéfalo é composto pelo cérebro, cerebelo, ponte, bulbo e medula espinhal. Nos sentidos, encontramos na visão: retina que é a região em que se formam as imagens; cristalino que funciona como uma lente convergente biconvexa; pupila que atua como um diafragma, controlando a quantidade de luz que penetra no olho; córnea tem como função focar a luz através da pupila; íris que dá a cor ao olho; humor aquoso que é o líquido incolor que preenche as câmaras oculares; esclerótica que é a camada interna do olho. Na audição: ouvido interno, que constitui-se pelo labirinto, nervo auditivo, cóclea e canais semicirculares; no ouvido médio encontramos os ossículos que são martelo, bigorna e estribo; no ouvido externo temos o tímpano, conduto auditivo, pavilhão auditivo. Aprendi que para o estímulo sonoro chegar até o cérebro ele passa pela orelha, canal auditivo, tímpano, martelo, bigorna, estribo, cóclea e nervo acústico. O ponto central do equilíbrio nos ouvidos são os canais semicirculares. Ao estudar o olfato, aprendi que a boca e as fossas nasais se comunicam com a faringe, nos permitindo respirar tanto pelo nariz quanto pela boca, mas a cavidade oral não apresenta as mesmas características das vias respiratórias pois os pelos das vias respiratórias purificam o ar. Quatro são os sabores básicos percebidos por nossa língua, amargo, azedo, salgado e doce, mas descobri um novo sabr, o umami. Ele é conhecido como gosto saboroso ou delicioso. As papilas gustativas presentes na nossa língua são responsáveis pelo reconhecimento do sabor das diferentes substâncias. O maior órgão do corpo faz parte do sentido do tato, a pele. A pele apresenta duas camadas: a epiderme que é formada por várias células e a derme que é um tecido conjuntivo que sustenta a epiderme. A hipoderme é uma camada de tecido conjuntivo adposo, que fica logo abaixo da derme.
    Lívia Matos, 8ºs

    ResponderExcluir
  10. Nessa etapa eu pude aprender coisas que eu não sabia como a origem da mãe eva, sobre a dissecação do olho de boi,pude aprender mais sobre o olho, sobre o nariz, sobre a língua e sobre os 5 sentidos. Nós sentimos os gostos acido, salgado. doce e amargo. Eu pude aprender sobre o tato, a visão, o paladar, o olfato e a audição. E por ultimo eu aprendi sobre o sistema nervoso que contem o Encéfalo,a Medula espinhal,O Neurônio ,e O Impulso Nervoso.
    Maria Luisa Rezende Escobar 8ºs

    ResponderExcluir
  11. Nessa etapa pude aprender sobre a Filogenia que é a ciência que estuda a evolução,em seguida sobre a origem biológica do homem.Sobre e Eva Mitocondrial,a mulher que provavelmente se teve mais genes e que viveu ha cerca de 200 mil anos.Aprendi sobre as origens biológicas do ser Humano, também sobre a paleontologia que e a ciência que estuda os fosseis ,e pegadas de ovos.Eles também usam na paleontologia o relógio molecular que faz a comparação das moléculas .Aprendi sobre a estrutura do sistema nervoso,que tem conexões com a medula espinhal,nela também se tem, e retina: nervos capazes de elaborar processamentos,encéfalo que é constituído pelo Cérebro, Cerebelo, Ponte,Bulbo e Medula espinhal.No cérebro se tem o hemisfério esquerdo e direito ,o direito é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade,o esquerdo é responsável pela Leitura,Fala ,escrita, cálculos matemáticos...Em seguida aprendemos sobre o olho,fizemos uma experiencia que adorei que foi a dissecação do olho de boi,pude aprender que o olho e divida em corneá :é a parte transparente do olho que permite a entrada de luz,se tem também ,Humor Aquoso : É um líquido transparente, que preenche o espaço entre a córnea e a íris,Iris:é a parte mais visível e colorida do olho.Pupila:o circulo preto do nosso olho.Cristalino:serve como uma lente biconvexa que ajuda na focalização,e retina que manda a imagem para o cérebro .Aprendi sobre a audição que nos permite ouvir sons,o ouvido capta os sons mandando para o cérebro ,o som e captado pelo conduto auditivo externo e faz o tímpano vibrar ,esta vibração é passada através de pequenos ossos,o martelo, bigorna e estribo.A informação então passa pelo labirinto ,nervos auditivos e cérebro.Quando aprendi sobre o olfato vi que as fossas nasais se comunicavam com a faringe,que nos faz respirar pelo nariz e pela boca.Em seguida aprendi os quatros sabores percebidos pela linguá: amargo,azedo,salgado e doce.E outra sabor que é o umami encontrado em tomates,pizza..As papilas gustativas sao responsáveis por reconhecer os sabores.E sobre o tato aprendi que a pele é o maior orgao que faz parte do tato,ela se tem duas camada e epiderme e hipoderme!!! Isso foi o que aprendi na 1ªetapa de Ciencias!! Julia Izidoro Antunes

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente aprendemos sobre a filogenia,sendo um termo usado para expressar relações evolutivas de uma determinada espécie.Em seguida estudamos sobre a origem do homem e a Eva Mitocondrial.Aprendemos também sobre a paleontologia,em seu estudo sobre as espécies,além dos fosséis utilizavam materiais que perduram durante milhares de anos,como pegadas,ossos,ovos e outros materiais fossilizados.Estudamos sobre o relógio molecular,no qual os cientistas fazem a comparação entre a estrutura de proteínas do sangue de diferentes espécies.Aprendemos que o ser humano possuí dois ancestrais em comum,sendo eles:os bonobos e chimpanzés.
    Então iniciamos outra matéria,onde estudamos o corpo humano e suas conexões.Começamos pelo sistema nervoso,sendo ele dividido em três partes:Sistema Nervoso Central,Sistema Nervoso Periférico e Sistema Nervoso Autônomo.Logo depois,iniciamos nosso estudo sobre o neurônio,por si,apresentando um corpo celular,uma estremidade dotada de prolongamentos celulares,que recebem estímulos do ambiente ou de outras células direcionando-os ao corpo celular:os dendritos.O axônio é responsável pela condução dos impulsos nervosos.Os axônios de um neurônio se conectam aos dendritos de outros neurônios por meio das sinapses,regiões onde são liberadas substâncias neurotransmissoras.Após concluir nosso aprendizado sobre os neurônios,começamos a estudar os orgãos dos sentidos,sendo eles:olho,nariz,boca,ouvido e pele.O olho foi primeiro,sendo constituído pela pupila,esclerótica,cristalino,retina,humor vítreo,íris,córnea,coróide,fóvea,humor aquoso.Mas também existem danos que podem ser causados na visão,como:Catarata,hipermetropia,astigmatismo,glaucoma e presbiopia.Após terminarmos nosso estudo sobre a visão,iniciamos o estudo sobre o olfato.Quando o nariz capta as informações dos aromas às envia para o cérebro.Existem dois tipos de mucosas:olfativa e vermelha.A mucosa vermelha é rica em vasos sanguíneos e contém células secretoras de muco que mantém a umidade.Já a olfativa é rica em terminações nervosas que são a ligação entre o meio e o sistema nervoso.Quando uma molécula entra em contato com os receptores olfativos,acontece uma série de reações.Por meio de células nervosas,os estímulos são levados até uma aréa do córtex,que é responsável pela identificação dos odores.Logo em seguida aprendemos sobre o paladar.É um sentido produzido por contato químico.Existe uma relação entre paladar e olfato,feita pela integração de estímulos de ambas regiões.As papilas gustativas localizadas na língua têm sua sensibilidade restrita a cinco gostos:ácido,doce,amargo,salgado e um outro gosto chamado Umami.Depois de aprender sobre o paladar,continuamos com a audição.Todo som se faz da vibração das partículas do ar que chegam em ondas até as orelhas,essas ondasde vibração pelo canal auditivo até chegarem ao tímpano.Em seguida o martelo,bigorna e estribovibram transmitindo a energia.O movimento de entrada e saída do estribo à janela oval,produz a movimentação de um líquido da cóclea,e este é convertido em impulso nervoso e conduzido pela rede nervosa até a região de processamento de sons.A orelha também desempenha uma outra função pelos canais semicirculares.Preenchidos por líquidos que se mivimentam em seu interior,também possuem neurônios sensitovos estimulados,que se conectam a partes do cerebelo.A estimulação de determinadas células situadas em diferentes posições nos canais semicirculares,permite que o sistema nervoso nos mantenha em equilíbrio.E finalmente terminamos com o tato.A pele é um orgão forte,flexível e com alta capacidade de renovação.Sendo dividida em três partes:Epiderme-camada externa,é formada por várias camadas de células;Derme-possuí muitas fibras,vasos sanguíneos e glândulas;Hipoderme-é rica em gordura,muito rica em vasos sanguíneos e atua como isolante térmico da pele.
    Alina Nietsche Pereira 8 S

    ResponderExcluir
  13. João Vitor Alves Guimaraes12 de maio de 2013 às 11:35

    Nesta etapa aprendi sobre a eva mitocondrial que deu origem há humanidade,Aprendemos a paleontologia, o estudo não só dos fosseis como ossos, mas também de pegadas e ovos.Eles também usam na paleontologia o relógio molecular que faz a comparação das moléculas. Aprendi sobre a estrutura do sistema nervoso,que tem conexões com a medula espinhal,nela também se tem, e retina: nervos capazes de elaborar processamentos,encéfalo que é constituído pelo Cérebro, Cerebelo, Ponte,Bulbo e Medula espinhal.No cérebro se tem o hemisfério esquerdo e direito ,o direito é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade,o esquerdo é responsável pela Leitura,Fala ,escrita, cálculos matemáticos.
    Nos sentidos, encontramos na visão: retina que é a região em que se formam as imagens; cristalino que funciona como uma lente convergente biconvexa; pupila que atua como um diafragma, controlando a quantidade de luz que penetra no olho; córnea tem como função focar a luz através da pupila; íris que dá a cor ao olho; humor aquoso que é o líquido incolor que preenche as câmaras oculares; esclerótica que é a camada interna do olho.
    aprendi também que o paladar, é por meio dele que o homem, assim como os demais animais, percebem o sabor, o gosto dos alimentos, e a responsável por isso é a língua, e nela temos 5 gostos diferentes, o doce, o amargo, o salgado, o acido e o uamami, e sentimos gostos diferentes por causa das papilas gustativas.Existe uma relação entre paladar e olfato,feita pela integração de estímulos de ambas regiões.As papilas gustativas localizadas na língua têm sua sensibilidade restrita a cinco gostos:ácido,doce,amargo,salgado e um outro gosto chamado Uamami.
    A audição,é a responsável pela capacidade de ouvir, ou seja, pela audição e pelo equilíbrio do corpo. É composta por três estruturas: orelha interna, orelha média, e orelha externa.
    Ouvido externo: É composto pela orelha, ou seja, pelo pavilhão auricular e pelo meato acústico externo. No ouvido externo é a porção exterior do ouvido, que capta o som e o transmite por um canal ao ouvido médio.
    Ouvido médio: É composto pela membrana timpânica, ou tímpano, como já foi chamado. A membrana auditiva é um conjunto de três ossículos (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva.
    Ouvido interno: É composto por três estruturas, que são preenchidas por um liquido. Dentro da cóclea existem as células ciliadas.

    ResponderExcluir
  14. Nessa primeira etapa aprendi sobre a mãe da humanidade a eva mitocondrial, e aprendi que não somos descendentes dos macacos e sim que temos um ancestral em comum com eles. Aprendi também sobre o sistema nervoso que é formado pelo cérebro, cerebelo, ponte, bulbo, encéfalo e que se ligam com a medula espinhal. Cada um tem uma função específica desde que o cérebro é responsável pelo raciocínio e um depende do outro. Já nos sentidos aprendi sobre a visão que o órgão principal por esse sentido é o olho e que a imagem percorre vários caminhos até ser identificada, a imagem passa pelo cristalino (Lente convergente) e chega na retina invertida, a partir da retina a imagem é passada pelo nervo optico que leva a imagem ao cérebro para o mesmo corrigi-la. o olho humano tem varias estruturas sendo elas: Cristalino, íris, córnea, pupila, retina e nervo optico. Já na audição aprendi que é divida por tres partes: ouvido externo: Formado pelo pavilhão auditivo da orelha e pelo canal auditivo externo. É fechado internamente pelo tímpano. O ouvido médio: Contendo os três ossículos (martelo, bigorna e estribo)responsáveis pela vibração sonora. É ligado ao ouvido interno pelas janelas do vestíbulo e da cóclea, e com a faringe pela trompa auditiva. O ouvido interno também chamado de labirinto, o labirinto contém 3 partes a cóclea, o vestíbulo e os canais semicirculares. O olfato e a memória são muito importantes na percepção dos alimentos porque com o cheiro do alimento você lembra do gosto, sentimos 5 gostos através da língua: Umami, Azedo, amargo, doce e salgado que são possíveis por percepção de glândulas encontradas na saliva que são responsáveis por isso. O cheiro dos alimentos e possível ser sentido através do nariz que tem função de respiração e de sentir cheiros, tanto que dentro do nariz temos pelinhos que são responsáveis por filtrar o ar quando respiramos, por isso a respiração pelo nariz é adequada e a da boca não. O tato é o sentido cuja função e sentir os objetos e isso é possivel porque temos fibras sensitivas nas pontas dos dedos, é por isso que os deficientes visuais usam o tato para aprenderem a ler.
    Samara Emanuelle

    ResponderExcluir
  15. Juana Luiza Borborema Antunes12 de maio de 2013 às 19:37

    Nessa primeira etapa eu pude aprender muito. Aprendi que todos nós somos descendentes dos antigos africanos. E que ao longo do tempo eles se espalharam pelo mundo, dando origem a outras civilizações.
    Que os antigos africanos tiveram a necessidade de se migrarem para outros lugares à procura de alimento. E vários desses morreram nessas migrações por causa da falta de água, de alimentos, etc.
    Ao passar do tempo eles se espalharam pelo mundo, dando origem a outras civilizações. A teoria mais aceita hoje em dia pela ciência é a da evolução do homem, que mostra que o Homem sapiens sapiens, tem muitos descendentes que viveram a milhares de anos atrás, e que já se extinguiram, como o Ardipitecos, que viveram entre 5,5 e 4,5 milhões de anos atrás; como o Australopithecus afarensis, que viveram na áfrica, e que tem como fóssil mais conhecido a Lucy; o Homo habilis, que tinha o volume craniano de 700 cm³; o Homo erectus que originou o Homo neandertal, dentre outros.
    O Homem, de acordo com o evolucionismo, não se originou do macaco, mas eles tiveram um ancestral em comum a milhares de anos atrás.
    O Sistema Nervoso Central, é responsável por todas as nossas ações, Sendo o cerebelo responsável pela manutenção do nosso equilíbrio; o bulbo responsável pelo ritmos respiratório e cardíaco; o cérebro cuida da leitura, da fala, da coordenação motora, da visão, atc; e também existe varias outras partes do sistema nervoso central que são responsáveis também por outras coisas no nosso organismo.
    Existe doenças que podem ser prejudiciais a nós que afetam a memória, os nossos movimentos, entre outras coisas; como o mal de Alzheimer, a doença de Parkinson e a Depressão.
    Eu aprendi também que o cerebelo, mesmo tendo só 10% do tamanho do cérebro, tem quase a metade dos neurônios que o cérebro tem.
    Os nossos olhos são muito importantes para nós do que pensamos, que com eles interpretamos objetos e cores. Todo olho é um bola com uma polegada de diâmetro, e nove gramas de peso. O nosso cérebro pode nos enganar algumas vezes em relação as ilusões de óptica. O olho tem mecanismos de proteção que evitam por exemplo, que entre poeira ou coisas que pode afetar a nossa visão, usando as lagrimas e, e a pálpebra superior, a pálpebra inferior, as sobrancelhas, e os círios. Eu aprendi que para corrigir uma visão com miopia, é necessário usar uma lente divergente, e para corrigir uma visão com hipermetropia, é necessário usar um lente convergente.
    O nosso órgão auditivo alem de fazer com que nós ouvimos as coisas, ele também é responsável pelo o nosso equilíbrio, e sem ele, toda a nossa estrutura viria a baixo. Pude concluir também que nas nossas suas orelhas não são identicas, por isso reagem diferentemente em relação aos sons que escutamos. Eu também descobrir que as formas da orelha são tão individuais quanto as nossas impressões digitais, elas ajudam a aprimorar o nosso senso de direção.
    Os sons primeiro entram pelo ouvido externo, depois pelo canal auditivo, em seguida pelo tímpano e o ouvido médio, onde fica os três menores ossos do nosso corpo, o martelo, a bigorna, e o estribo. Esses ossos aumentam em vinte vezes os sons. E a viagem dos sons termina com a vibração do estribo contra a janela oval, e depois é levado ao cérebro.
    O olfato, nos envolve o tempo todo como uma nebrina invisível, ele pode tornar pessoas mais atraentes, desperta o apetite, define os sabores do que comemos e como o paladar ele pode despertar lembranças antigas. Nós sentimos cheiros, quando o nariz capita as moléculas odoríficas que estão no ar e as leva para o cérebro.
    A língua pode detectar apenas 4 sabores, sendo que amargo no fundo da língua, acido dos lados, salgado na frente e doce na ponta. O Umami é um dos 5 sabores que conseguimos detectar, e esta presente em algumas comidas, como o queijo, a pizza, e a feijoada.
    A pele de uma pessoa adulta pesa em media 5 quilos e se ela fosse esticada, ficaria do tamanho de 2 metros quadrados. Aprendi que devemos ter cuidados para evitar doenças.

    -Juana Luiza Borborema Antunes.
    8º ano "s".

    ResponderExcluir
  16. Nessa primeira etapa aprendi muito primeiro aprendi que nos somos descendentes de africanos (da eva mitocondrial ) e que estes africanos se espalharam pelo mundo por necessidade de comida e que para a pigmentação de pele clarear demora mais ou menos vinte anos e que também o DNA mitocondrial só passa de mãe par filha e que os japoneses e chineses são baixos porque na sua alimentação falta carne e também que a teoria mais aceitável e a evolução humana de que um grupo de homos começou a andar sobre duas patas e assim foi se desenvolvendo criando varias civilizações e o cranio dos homos foi crescendo de acordo com sua evolução.
    Aprendi também sobre o sistema nervoso e que o sistema nervoso central e responsável pelos nossos movimentos e que o cerebelo e responsável pelo equilíbrio do nosso corpo o bulbo pela respiração e ritmos cardíacos, e o cérebro por quase tudo existem muitas doenças no cérebro como o Alzheimer.
    aprendi também sobre os olhos que são as janelas da alma e e dividida em varias partes como o cristalino retina iris e etc cada um com sua função e que a imagem passa pelo cristalino retina e vai para o cérebro formando a imagem os olhos tem uma polegada de diâmetro. O nosso ouvido alem de fazer com que nós ouvimos as coisas, ele também é responsável pelo o nosso equilíbrio, e sem ele, toda a nossa estrutura viria a baixo. Eu também descobrir que as formas da orelha são tão individuais quanto as nossas impressões digitais, elas ajudam a aprimorar o nosso senso de direção. os sons passam pelo ouvido externo depois médio. O olfato contem pequenas películas que reconhecem o cheiro. a língua serve para detectar sabores usando as papilas gustativas e guardamos os sabores na nossa memoria. O tato nossa pele tem sensores que detectam o objeto.
    Gabriel afonso 8 s

    ResponderExcluir
  17. Na 1° etapa, aprendi sobre a origem humana, e que há teorias de que viemos da eva mitocondrial ou a escala evolutiva dos primeiros primatas até o homo sapiens. Depois aprendi sobre o sistema nervoso e suas funções, sei ele é formado pelo cérebro(constituído pela parte esquerda e direita), cerebelo, ponte, bulbo, encéfalo e que todos ligam com a medula espinhal. E então, estudamos sobre o olho humano, fazendo assim a dissecação do olho de boi como experimento para o maior entendimento da matéria. Sei que o olho humano é formado pela córnea,h. aquoso,íris,pupila,cristalino,h. vítreo,retina, nervo óptico e a imagem é mandada pelo cérebro consertada, e entendida. Em seguida, estudamos sobre os sentidos( olfato, paladar, tato, audição). Dentro da nossa orelha constitui membrana timpânica,martelo, bigorna e estribo, janela oval, cóclea, liquido coclear. No paladar temos papilas gustativas encontradas na língua, onde temos locais exatos para sentirmos o gosto azedo, amargo, doce e salgado. Foi o que aprendi em ciencias.
    Amanda Moreira- 8°s

    ResponderExcluir
  18. Na primeira etapa eu aprendi muito,aprendi sobre a primeira eva,o DNA de foi o mais forte entre os outros e foi assim que a terra começou a ser povoada,começando a evoluir,caçar,sobreviver.
    Depois aprendemos sobre o Encéfalo:cérebro,cerebelo,bulbo,ponte,medula espinhal.depois aprendemos sobre o sistema nervoso,como o cérebro trabalha para poder enxergar os objetos na nossa frente,depois aprendemos sobre os parte dos neurônios:Dendritos,Axônio e corpo celular, os neurônios nunca se tocam.
    Depois nos aprendemos sobre o olho (as suas partes e as funções das partes)o olho consiste em :pupila,íris,
    esclerótica,cílios,sobrancelha,pálpebra superior, pálpebra inferior,córnea, retina e nervo óptico)

    Pupila: é circular nos seres humanos,ela fica entre a córnea e o cristalino e no centro da íris,

    Íris:a íris é a parte colorida do olho,responsável por controlar a passagem de luz na pupila.

    Esclerótica:A esclera é uma membrana branca, grossa, forte,É a camada mais externa do globo ocular.

    Cílios:servi para proteger o olho e para podermos pisca para lubrificar o olho.

    Sobrancelha: uma pequena quantidade de pelos que servem para proteger os olhos.

    Córnea:é a parte transparente do olho é as lágrimas que lubrificam a córnea.

    Retina:Em cada retina há cerca de 120 milhões de fotorreceptores.

    Nervo óptico:este nervo pega as informações através dos cones e bastonetes presentes na retina que são estimulados pela luz projetada em objetos.

    Depois nos aprendemos sobre o ouvido:Membrana timpânica,Ossículos(martelo bigorna e estribo),Canais semicirculares,Cóclea.

    Gabriel Esteves Cruz

    ResponderExcluir
  19. Nessa etapa tive muito aprendizado, o magnifico sistema nervoso, a nossa possivel origem pela eva mitocondrial, 3 dos 5 sentidos e descobertas incriveis. Descobri que os menores ossos estao no ouvido, o nariz e a lingua trabalham junto na degustacao, o magnifico olho. Tudo isso e muito mais. Essa etapa foi muito boa.
    Daniel Ferraz

    ResponderExcluir
  20. Nessa primeira etapa nós aprendemos primeiramente sobre filogenia que é o estudo dos humanoides que ao todo são 23,quanto maior coincidência de baixos níveis de duas especies,maior a proximidade biológica.
    Depois sobre o sistema nervoso.No mesencéfalo se encontra o encéfalo(que é constituído pelo cérebro(região de raciocínio),cerebelo(proporciona o equilíbrio)e bulbo(responsável pelas funções vitais e alguns tipos de reflexo).
    O arco reflexo se formada seguinte forma:estimula os receptores sensitivos,gerando um sinal nervoso,o sinal percorre ao longo de uma via nervosa até a medula espinhal , nela o sinal é transmitido do nervo sensorial ao nervo motor,o nervo motor envia o sinal de volta a um músculo, o músculo contrai,todo reflexo ocorre sem ajuda do cérebro.O neurônio é uma célula que é responsável pela condução de impulsos nervosos.É formado pelo corpo celular(parte diletada),dendritos(ramificações),axônio(ramificação retilínea mais longa),bainha de mielina(é a proteção do axônio).A fenda sináptica é realizada através de um contato químico da fenda sináptica pela ação dos neurotransmissores na direção: dendrito - corpo celular - axônio .
    Além no sistema nervoso central há também o sistema nervoso periférico e o sistema nervoso autônomo.
    Ao terminar da etapa aprendemos sobre os sentidos,o primeiro foi na visão,o órgão responsável é o olho é constituído pela esclerótica (parte branca do olho .atua na proteção e sustentação das estruturas internas), córnea( membrana transparente.Atua como uma lente convergente), coreoide(situada abaixo da esclerótica,tem função de oxigenar e nutrir a retina),íris(onde fica o colorido dos nossos olhos,tem função de controlar a entrada de luz.),pupila(é um orifício da iris cujo o diâmetro varia cm a intensidade luminosa),conjuntiva (pele transparente protetora do olho),nervo óptico(liga o olho ao cérebro),retina(membrana mas interna,situada abaixo da coreoide, constituída por células fotossensíveis,na retina são encontrados os cones(menos sensíveis visão em cores.)e os bastonetes (distribuem-se pela periferia da retina mais sensíveis,visão preto e branco),cristalino(é uma lente biconvexa coberta por uma membrana transparente situada atrás da pupila.Atua na orientação da passagem de luz até a retina).O olho apresenta de seis músculos que controlam o movimento do globo.
    A formação da ikmagem na retina acontece da seguinte forma
    A imagem se forma na retina da seguinte maneira:quando os raios de luz provenientes de um objeto atravessam essa lente, forma uma imagem real e invertida localizada exatamente sobre a retina para que seja nítida.A retina transmite as informações ao cerebro, atravez do nervo optico, que processa uma imagem inversão e produz ela corretamente para nós enxergamos.
    O próximo sentido será a audição . Funcionamento da audição acontece da seguinte forma:Dentro da orelha média, as vibrações do tímpano são transmitidos aos três ossículos:martelo,bigorna,estribo(os três menores ossos do corpo humano),que vibram em sequência.A vibração dos ossículos amplificam o som na orelha interna.A porção terminal do estribo está conectada á janela oval,área inicial da cóclea. Dentro da cóclea, o liquido coclear é pressionado e suas vibrações são percebidas pelos cílios das células sensitivas das regiões internas da cóclea.Tais células geram impulsos nervosos que são enviados ao cérebro(lombo temporal) por meio do nervo coclear.
    O sentido da gustação tem como seu órgão a língua, nela possui várias papilas,delas partem os nervos gustativos que ão até o cérebro trazendo informações do gosto:amargo,doce,azedo,salgado ou umami.
    O sentido do olfato tem como o seu órgão o nariz,para você poder sentir um cheiro acinte da seguinte maneira: o cheiro entra na cavidade nasal onde estão as células olfatórias.O olfato está ligado com o sentido da gustação,o gosto é sentido pelo nariz.
    O sentido do tato tem como seu órgão a pele.que é dividida em camadas:epiderme-camada mais externa,derme- onde se encontra as terminações nervosas,hipoderme- camada de gordura.Nossa pele a receptores.

    ResponderExcluir
  21. Nessa 1° etapa, o primeiro estudo realizado foi sobre a mãe da humanidade, a Eva mitocondrial. Os primeiro povos habitavam onde hoje é o continente africano, mas ao passar dos anos,esse povos por motivos maiores como a caça, foram se deslocando para outros lugares, onde muitos morreram.
    Aprendi também a teoria da evoluçao do homem,mais aceita pela ciencias, antes da especie moder que é o Homem sapiens sapiens, mas antes dele existiram descendentes, como o Ardipitecos, que viveram entre 5,5 e 4,5 milhões de anos atrás, como o Australopithecus afarensis, que viveram na áfrica, e que tem como fóssil mais conhecido a Lucy, o Homo habilis, que tinha o volume craniano de 700 cm³, o Homo erectus que originou o Homo neandertal, dentre outros. Sendo assim, compreendemos que o homem não se originou dos macacos, como muitos dizem.
    Logo depois estudamos a estrutura do sistema nervoso, que são, células nervosas que interligam os diversos componentes do sistema do corpo.
    Tronco Encefalico: O tronco encefalico é porção do sistema nervoso central situado entre a medula espinhal e o cerebro. É no tronco encefalico que se encontra fixo o cerebelo.
    No tronco encefalico existem três porçoes:
    Bulbo raquidiano: Relaciona-se com funções vitais como a respiração, batimentos cardiacos, pressão arterial, e com alguns tipos de reflexos como mastigação,movimentos peristálticos,fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito.
    Ponte: Faz parte do sistema nervoso central e retransmite informações entre o cerebelo e telencéfalo.
    Mesencefalo: Conecta o cérebro e o tronco encefálico.
    A ponte é também uma região de ligação dos dois hemisférios do Cérebro: esquerdo- relacionado com a matemática, cálculos, leitura, identificação, fala, escrita, compreensão linguistica entre outros. Já o hemisfério direito é associado com funçoes não verbais, como percepção de formas, e relaciona com a prosódia.
    Algumas doenças que atingem o sistema nervoso são : Mal de Alzheimer e Doença de Parkinson.
    Depois, estudamos a visão, onde o olho é o orgao principal,olho foi primeiro,sendo constituído pela pupila,esclerótica,cristalino,retina,humor vítreo,íris,córnea,coróide,fóvea,humor aquoso.Mas também existem danos que podem ser causados na visão,como:Catarata,hipermetropia,astigmatismo,glaucoma e presbiopia.
    Logo depois,a turma aprendeu sobre a audiçao, o orgão mais importante deste sentido é o ouvido, que é composto Membrana timpânica,Ossículos,martelo bigorna e estribo (menores ossos do corpo humano),Canais semicirculares,Cóclea.
    Maria Luisa Aguiar

    ResponderExcluir
  22. Nesta etapa eu aprendi sobre filogenia, que e a evolução do de um ser vivo. Tambem aprendi sobre o sistema nervoso central, que liga todo o nosso corpo ao cerebro. tambem aprendi sobre o cerebro o bulbo, ponte e cerebelo, cada um com uma fução especifica. Tambem aprendi sobre os sentidos e como eles funcionam, entre eles o olfato, audição, visão, tato e o paladar. Na visão aprendi que a luz passa pela cornea, entra pela pupila, passa pelo cristalino, chega na retina e e levada para o cerebro pelo nervo optico. Na audição o som entra pelo canal auditivo, o tinpano treme fazendo tambem tremer os ossiculos e que ligam na coclea e depois pelo nervo mandam para o cerebro.No olfato o ar entra pelo nariz e é limpo e umidificado e depois sentimos o cheiro. O tato esta em todo o nosso corpo e podemos sentilo melhor onde ha mais sensores por exemplo: nas pontas do dedo. O orgão do paladar e a língua e nele sentimos o sabor doce,salgado, a margo e azedo.

    Lorenzo Sartori 8ºs

    ResponderExcluir
  23. oque foi proposto nessa primeira etapa foi sobre a verdadeira eva da onde nos viemos e q nos n somos descendentes do chimpaze e sim temos um anssestral em comum com ele em seguida estudamos sobre o sistema nervozo sobre oencefalo cerebelo ponte entre outros aprendemos tambem que o celebro é divido em 2 emisferio direito e esquerdo. aprendemos um pouco sobre a visao aprendemos sobre o cristalino a retina iris as pupila logo apos estudamos a aldiçao e pude aprender comofunciona o osso sistema alditivo.logo apos comessamos aaprender sobre o olfato que age juntocom o paladar sobre o paladar aprensemos q cada parte da ligua sente um gosto diferente como doçe amargo acido e azedo


    ass:fabricio rodrigues silva juniro _ 8º s_ cec diocesano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa monica mais o juniro era para ser junior kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk obg

      Excluir
  24. Na primeira etapa pude aprender coisas muito interessantes como a Eva mitocondrial sobre como surgiu o ser humano .A filogenia é o estudo para saber como é a nossa antecedência antecedência com os macacos. Pude aprender como o ser humano se adaptou ao longo do tempo, pudemos concluir sobre o sistema nervoso e os órgãos que o compõe. Como por exemplo o encéfalo, constituído de cérebro, cerebelo, bulbo, ponte e medula espinha.
    O cérebro é dividido em 2 lados: esquerdo- cálculos matemáticos, fala, escrita, compreensão linguística entre outros. E o lado direito, composto por: prosódia, compreensão musical, reconhecimento de pessoas; relações espaciais, etc.
    O olho é feito de pupila, córnea, cristalino, retina e nervo óptico.
    A estrutura auditiva é composta pela membrana timpânica, ossículos- martelo bigorna e estribo, canais semicirculares e cóclea.
    O olfato é reprodutor dos cheiros, sentidos pela cavidade nasal:mucosa olfativa que tem relação com o paladar onde se encontra as papilas gustativas que servem para sentir os gostos. A língua é dividida em doce, salgado, azedo e amargo.
    FELIPE IZIDORO - 8º "S"

    ResponderExcluir
  25. Nessa etapa aprendi sobre a origem do homem , e pude conhecer e saber quem é a Eva mitocondrial.Aprendi sobre o sistema nervoso e conheci sua estrutura : cerebelo, cérebro, medula espinhal, ponte e o bulbo.
    CEREBELO: é relacionado a problemas de coordenação motora, articulação verbal e equilíbrio.
    BULBO: está ligado à funções como a respiração e os batimentos cardíacos.
    Aprendi sobre a rede de neurônios sensitivos.
    VISÃO: quando estudei sobre a visão aprendo sobre o processo de entrada de luz e de formação de imagens dentro do olho:córnea, humor aquoso, pupila, cristalino, humor vítreo, retina e nervo óptico.
    Aprendi sobre as emoções.
    AUDIÇÃO: quando estudei a audição descobri que o nosso ouvido é dividido em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna.Também descobri que os menores ossos do nosso corpo se localizam no nosso ouvido, são eles: o martelo, a bigorna e o estribo.
    OLFATO:quando estudei sobre o olfato aprendi que no interior da cavidade nasal existem dois tipos de mucosas: a olfativa ou amarela e a vermelha. A vermelha é rica em vasos sanguíneos e contém células secretoras de muco que mantém a umidade na cavidade nasal. Já a amarela é rica em terminações nervosas que são a ligação entre o meio e o sistema nervoso.
    CURIOSIDADE: o olfato auxilia na percepção dos sabores dos alimentos.
    PALADAR: quando estudei o paladar conheci sua estrutura e descobri que nossa língua é repleta de papilas gustativas que nos permita sentir os sabores dos alimentos.
    CURIOSIDADE: quando estamos gripados não sentimos direito os sabores dos alimentos.
    TATO: o tato é a pele que é o órgão mais extenso do corpo. Ele é dividido em três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. Ele é composto por quatro tipos de corpúsculos táteis.
    HELLEN REIS ARNIZAUT 8° S

    ResponderExcluir
  26. Na primeira etapa aprendi um pouco sobre as origens biológicas do ser humano ,falou do homo sapiens que nao veio do macaco,apenas somos ancestrais comuns do macaco e a nossa capacidade de desenvolver tecnologias.aprendi que o ser humano tem suas conexoes com o meio e suas diferencas com os animais.Depois aprendemos sobre o sistema nervoso, o encéfalo é dividido em cerebelo,cerebro,ponte,bulbo e tronco encefálico.Tambem existem os neurônios que são celulas de condução de impulsos nervosos.Entre os dendritos dos neuronios acontecem a fenda sinaptica comunicação atravez de mneuroitransissores ,capazes de propagar o estimulo nervoso.
    Aprendemos também sobre os 5 sentidos, o primeiro é a córnea que é uma lente convergente que protege o olho.Depois vem a pupila que é um orofício da íris.depois vem a íris que situa atrás da córnea.O cristalino que situa atrás da pupila.E a retina que situa atrás da coroide.E a orelha que contem varios elementos.
    José inácio






































































    ResponderExcluir
  27. Nesta etapa eu conseguir aprender sobre a eva mitocondrial que foi uma mulher cuja o DNA conseguiu sobreviver e está presente em varias gerações inclusive em, todos nós.Também aprendemos sobre a teoria evolucionária do homem que foi com cerca de 4,5 à 5,5 milhões de anos atrás,tivemos um ancestral em comum com os macacos e não nos originamos dele.Após tudo isso estudamos sobre o sistema nervoso que é dividido em três partes:

    *Sistema nervoso central
    *Sistema nervoso periférico
    *Sistema nervoso autônomo

    Depois aprendemos 4 de todos os 5 sentidos primeiro a visão,depois audição,o olfato, e o ultimo que estudamos o paladar.
    Visão
    Vimos todas a s estruturas do olho como a iris, a pupila, a retina,a esclerótica, o cristalino,a córnea,humores vítreo e aquoso e muito m,ais coisas sobre o olho.

    Audição:
    Vimos como o som entra para dentro do ouvido e como é o processo em que o som entra passa pela membrana timpânica e os ossículos vibram e passa pela cóclea para o ouvido interno e manda para o cerebro e nos ouvimos.

    Olfato e Paladar:
    Trabalham junto um ajudando o outro,se tampar o nariz,o olho e se comer algo nao é possivel identificar o sabor

    Alley Senna-8°ano 's'-Cec Diocesano

    ResponderExcluir
  28. Nessa etapa primeiro eu aprendi sobre os nosso ancestrais e que descendemos de uma so pessoa a mae de todos nos a Eva Mitecondrial, depois nos aprendemos sobre o nosso cerebro que contem dois hemisferios, o hemisferio direito que e responsavel pela compreençao musica, a compreençao prosodica reconhecimento de pessoas etc... e o hemisferio esquerdo que é responsavel pela fala, os calculos matematicos, a escrita a leitura etc.., dewpois aprendemos sobre o olho de como é formada a imagem, o trajeto do feixe de luz ate a formaçao de imagem no olho da criança é a córnea, humor aquoso, pupila, cristalino, e a retina, a esclerótica é responsavel pela camada fibrosa e resistente, a pupila pelo o ofício que controla a entrada da luz no olho, a íris é o colorido do olho e a retina é a camada externa do olho e tanto que ate fizemos a dissecaçao do olho do boi para comprendermos um pouco mais, depois aprendemos sobre a AUDIÇAO, o OLFATO, o TATO e o PALADAR, a AUDIÇAO tem a sequencia do estimulo sonoro ate o cerebro que passa pela, orelha, o canal auditivo, o timpano, o martelo, a bigorna, o estribo, a cóclea e o nervo acústico, o OLFATO aprendemos que no interior do nariz existem dois tipos de mucose a olfativa ou amarela e a vermelha, a vermelha mantem a umidade do nariz e a amarela faz a ligaçao entre o nariz e o sistema nervoso, o TATO é a pele que é o orgao mais extenso do corpo humano podendo chegar a 2 metros quadrados, ele é dividido em tres camadas a Epiderme, a Derme e a Hipoderme, e o PALADAR a percepçao dos sabores ocorrem por causa das papilas gustativas presentes na lingua.

    Eliza Chaves.

    ResponderExcluir
  29. nesta primeira etapa aprendemos as origens biológicas do ser humano durante as atividades foi possível percebe como o ser humano tem características e comportamentos que fazem referencia a sua biologia e outras que dizem respeito a sua convivência as influencias de seu meio ou seja,sua cultura.
    aprendemos também sobre o ser humano-uma abordagem filogenética que explica que a filogenia e um termo usado para expressa relações evolutivas de uma determinada especie ou seja quando fazemos uma abordagem filogenética da especie homo sapins aprendemos também sobre a paleontologia e genética em parceria aprendemos sobre o ser humano e suas conexões com o meio e outras varias coisas importantes
    Igor Emanuel.

    ResponderExcluir
  30. Na primeira etapa aprendisobre a filogenia,que foi a evolucao que houve ate hoje. Aprendemos sobre a Eva mitocondrial,vimos sobre nossos ancestrais.aprendi um pouco mais sobre a paleontologia, que estuda os fosseis as pegadas os ovos dos ancestrais. Nossos ancestrais em comum sao Bonobos e os Chimpanzes.
    Ai entao comecamos outro assunto que e sobre o corpo humano.comecamos a estudar sobre o sistema nervoso ele e composto por tres partes: sistema nervoso central; sistema nervoso autonomo; sistema nervoso periferico. O sistema nervoso central e composto por encefalo e medula espinhal. Logo em seguida vimos sobre os neuronios, que sao compostos por dendritos , corpo celular , axonio , bainha de mielina, os neuronios nunca se encontram eles possuem uma ligacao atraves da sinapse. Concluimos mais um assunto, comecamos aprender sobre a visao como funciona e os seus componentes, a visao e constituida por retina, humor aquoso, cornea, pupila, iris, cristalino, esclerotica, coroide, fovea, humor vitreo e ponto cego. Cada um possui uma funcao diferente para que levem a imagem ate o cerebro. Possui pessoas que ha problemas de visao, um dos exemplos de problema e a miopia, que faz a pessoa enxergar antes da retina, usando lentes divergentes para ajudar a enxergar melhor. Ai comecamos a ver sobre o olfato. O olfato capta as informacoes do aroma e os leva ao cerebro, existem dois tipos de mucose: olfativa e os vermelhos. A mucosa vermelha contem varias celulas secretoras de muco que mantem a humidade no nariz. Ja as olfativas possuem muitas terminacoes nervosas que sao levadas ao cerebro. Logo apos aprendemos sobre o paladar, nossa lingua possuem varias papilas gustativas, localizadas na lingua e ha cinco gostos que sao sentidos: doce, azedo, amargo, acido e UMAMI. Logo em seguida estudamos sobre a audicao, seus componentes e a ordem que o som passa ate o crebro e : pavilho auditivo,canal auditivo, ossiculos que sao os =martelo, estribo e bigorna, depois passa pela janela oval e la os sons sao levados ao cerebro.

    Laura PoleteMizobutsi 8 ano "s"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor Emanuel Ferreira Santos16 de maio de 2013 às 08:57

      Nesta primeira etapa aprendemos sobre a paleontologia, o estudo não só dos fosseis como ossos, mas também de pegadas e ovos.
      Aprendi também sobre a Filogenia que é a ciência que estuda a evolução,em seguida sobre a origem biológica do homem.
      Sobre e Eva Mitocondrial,a mulher que provavelmente se teve mais genes e que viveu ha cerca de 200 mil anos.
      Aprendi sobre a estrutura do sistema nervoso,que tem conexões com a medula espinhal,nela também se tem, e retina: nervos capazes de elaborar processamentos,encéfalo que é constituído pelo Cérebro, Cerebelo, Ponte,Bulbo e Medula espinhal.No cérebro se tem o hemisfério esquerdo e direito ,o direito é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade,o esquerdo é responsável pela Leitura,Fala ,escrita, cálculos matemáticos.
      Nos sentidos, encontramos na visão: retina que é a região em que se formam as imagens; cristalino que funciona como uma lente convergente biconvexa; pupila que atua como um diafragma, controlando a quantidade de luz que penetra no olho; córnea tem como função focar a luz através da pupila; íris que dá a cor ao olho; humor aquoso que é o líquido incolor que preenche as câmaras oculares; esclerótica que é a camada interna do olho.
      Depois aprendemos sobre a audição humana. A orelha é dividida em orelha externa- composta pelo pavilhão auditivo, orelha media- membrana timpânica, e o Martelo, Bigorna e Estribo e a orelha interna, ou ouvido- feiro de canais semicirculares e cóclea.
      Aprendemos sobre o olfato, que sentimos cheiro pelo nariz e passa por diversas áreas até chegar ao cérebro, passam por exemplo pelas mucosas nasais, células secretoras, córtex cerebral, centro olfatório .
      Concluí que as vias nasais tem relação com o outro sentido estudado, o paladar, composto pelas papilas gustativas. A língua é "dividida" em varias partes para sentirmos variados gostos, como doce, azedo, Salgado e amargo e há a Umamina, local onde se sente vários gostos.

      Excluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas