quarta-feira, 8 de maio de 2013

Resumão do 9º ano

Faça seu resumo do aprendizado nesta etapa

57 comentários:

  1. A etapa foi bacana...(resumidamente)

    ResponderExcluir
  2. Foi até Legal, muitos experimentos, e essa ultima 'exposição' foi legal!
    as pesquisa e trabalhos sobre a Inércia, pode agregar um pouco mais do conhecimento que vamos precisar no decorrer das etapas, muito legal!
    Mas acho que poderia ter mais experimentos, futebol é uma boa! :)

    ResponderExcluir
  3. -Principio da inercia: "Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento." Concluindo que um corpo só altera seu estado de inercia, se for aplicado uma força, diferente de zero.

    -Princípios da Dinâmica: Quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes observamos que elas não produzem aceleração igual.Sendo assim a Força é sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa.

    -Princípio da Ação e Reação: "As forças atuam sempre em pares, para toda força de ação, existe uma força de reação." Se uma pessoa faz uma força sobre outra, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário.

    Foi até Legal,Continue com os experimentos Tia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fusão:Sólido para o liquido 
      Vaporização: Liquido para o gasoso
      Condensação: Gasoso para o liquido 
      Solidificação: Líquido para o sólido
       Sublimação: Solido para o gasoso (vise-versa)
      Densidade: É a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado= massa / volume.
      -Principio da inercia: "Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento." Concluindo que um corpo só altera seu estado de inercia, se for aplicado uma força, diferente de zero.
      -Princípios da Dinâmica: Quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes observamos que elas não produzem aceleração igual.Sendo assim a Força é sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa.
      -Princípio da Ação e Reação: "As forças atuam sempre em pares, para toda força de ação, existe uma força de reação." Se uma pessoa faz uma força sobre outra, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário.
      Geocentrismo:Terra no centro do Universo (Aristóteles,Ptolomeu )

      Heliocentrismo: Sol no centro do Universo (Aristarco,Copérnico,Giordano Bruno,Galileu Galilei,Kepler)
      Resistência do ar: O objeto,ao se movimentar,produz uma movimentação de camadas de ar ao seu redor,e o efeito final é o surgimento de forcas de resistência.

      Excluir
  4. Fernanda Guimarães10 de maio de 2013 às 21:51

    Nessa etapa, começamos a estudar o método cientifico, onde surgiu num período revolucionário, onde tinha muitas peculiaridades, entre elas o uso da matemática como a linguagem para descrever a natureza.
    Aprendemos sobre a maré=provocado pela força da gravidade. A maré alta= meio dia maré baixa= meia-noite, isso ocorre porque o planeta gira em torno do seu eixo, completando meia volta em aproximadamente 12 horas.
    Teoria dos quatro elementos: Aristóteles e Platão, filósofos gregos=Universo é constituído de 4 elementos: terra,água,ar e fogo, onde cada um tem lugar,e assim que retirado do seu lugar de origem, ele voltará. A terra fica imóvel no centro= GEOCENTRISMO.
    HELIOCENTRISMO= Sol no centro da terra em movimento. Aristarco, Copérnio,Giordano Bruno, Galileu Galilei e Kepler.
    Principio da Inércia: A tendência do movimento é continuar, como ocorre no espaço. Na terra, os movimentos terminam á ação das forças de atrito, e Todo corpo em repouso tende em ficar em repouso, e todo corpo em movimento tende a ficar em movimento em linha reta com velocidade constante se nenhuma força modificar o seu estado.
    Newton= Descreveu os movimentos através de forças, teve a ideia da gravidade e explicou o funcionamento do sistema solar e desenvolveu técnicas matemáticas revolucionárias para tratar dos sistemas mecânicos.
    Fusão:Sólido para o liquido
    Vaporização: Liquido para o gasoso
    Condensação: Gasoso para o liquido
    Solidificação: Líquido para o sólido
    Ressublimação: Solido para o gasoso (vise-versa)
    Densidade: é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado= massa / volume. Emfim concluímos a 1º etapa.

    ResponderExcluir
  5. Olá Mônica! Nesta etapa estudamos sobre o homem e a ciência: quando surgiram quais as características dele em si; estudamos sobre evoluções e revoluções: como eram os nossos antigos ancestrais, quais as mudanças que ocorreram entre nos e nossos ancestrais, pudemos ver vídeos sobre o conteúdo como “Eva...”; estudamos sobre astronomia: que fala sobre a terra e os outros planetas vimos até o vídeo poeira nas estrelas; estudamos também sobre a mecânica de Newton; química e sua historia; vimos a estrutura do átomo: vimos o vídeo do macro ao micro... Estudamos também sobre heliocentrismo, geocentrismo... E etc. bem foi isso que eu pude me recordar vendo no roteiro.

    ResponderExcluir
  6. Gabriela Alves, 9° ano.12 de maio de 2013 às 18:24

    No início da etapa estudamos os primeiros passos da Ciência moderna para que ela chegue até a que conhecemos nos dias atuais, que se caracteriza principalmente pela objetividade e é amparada pelo método científico. Vimos os movimentos da Terra (rotação, translação, variação da excentricidade da órbita...) que definem as marés, correntes marinhas, dias e noites, forma da Terra e até estações do ano. Estudamos também as 3 leis de Kepler, que afirmava que os planetas se movem em órbita elíptica e que quanto mais próximos do Sol, mais velozes serão. Ainda baseado em Kepler e em outros filósofos, vimos os modelos cosmológicos que criamos para explicar a posição do nosso planeta. Aristóteles pregava a teoria dos quatro elementos com base nas fáceis observações que poderiam ser feitas, e os modelos continuaram errados até Galileu Galilei se aprofundar no assunto. Nessa época, a Igreja Católica era muito rigorosa e considerava uma heresia o contestamento do geocentrismo - Terra no centro do Universo. Foi Galileu que revolucionou os antigos cientistas, mostrando que é necessário também fazer experimentos e assim provou-se que o Heliocentrismo era o modelo certo, onde o Sol era o centro. Uma das leis mais importantes da fisica também foi explicada por ele, a da Inércia: Todo corpo tende a ficar em repouso ou em movimento se nenhuma outra força modificar seu estado. Newton foi outro grande pesquisador, que aprimorou os conceitos gravitacionais de Galileu.
    Estudamos nessa etapa também, indo literalmente do macro ao micro, o universo das partículas e a química na sociedade. Vimos que no estado sólido os átomos se organizam de forma mais organizada e colada uns aos outros que do modelo líquido e gasoso, e revisamos as mudanças da matéria como fusão, solidificação, vaporização, sublimação, condensação... Além disso, descobrimos que um objeto flutua na água se a sua densidade (d=m/v) for menor que a do líquido, e que a dilatação é o efeito que uma temperatura alta exerce sobre os materiais, que aumentam de volume.
    Nessa etapa fizemos diversas experiências e descobertas, utilizando os nossos conhecimentos para descobrir ainda mais sobre a Ciência e as suas relações com nossa vida.

    ResponderExcluir
  7. Maria Clara Rodrigues12 de maio de 2013 às 19:14

    Nesta longa e entediante etapa estudamos sobre método científico que se baseia em:observarção,formulação de hipóteses,experimentos,a interpretação dos resultados,conclusão.Aprendemos também sobre modelos cosmológicos,e seus idealizadores.Vimos a teoria dos quatro elementos que se resumia em quatro elementos:terra,água,ar,fogo e ar.Aprendemos sobre o Geocentrismo que defendia que a Terra estava no centro e todos os planetas a orbitavam,e era defendida por Aristóteles e Ptolomeu.E o Heliocentrismo,que o Sol estava no centro e a Terra em movimento.Foi defendida por Aristarco,Giordano Bruno,Galileu Galilei,e Kepler.Vimos também sobre o princípio da inércia que tem o seguinte conceito:Todo corpo em repouso tende a ficar em repouso,e todo corpo em movimento tende a ficar em movimento em linha reta com velocidade constante se nenhuma força modificar o seu estado.O Atrito Que é quando há um contato entre dois sólidos há encaixes microscópicos entre as superfícies.Quando aplica força num deles surge outra força no sentido contrário impedindo o movimento.Resistência do ar:Que é quando um objeto se movimenta produz uma movimentação nas camadas de ar ao seu redor que causa forças de resistência.Forças Gravitacionais,que,segundo Newton,os objetos caem devido a ação de uma força dirigida para o centro da Terra.E finalmente,na última matéria,que por sinal,foi difícil e tomou horas do meu precioso domingo.É a Química.Aprendemos sobre os modelos de partículas dos estados sólido,gasoso e líquido.Aprendemos sobre as transformações da água:
    Fusão:Sólido pra o líquido
    Solidificação:Liquido p/ o sólido
    Vaporização:Líquido para o gasoso
    Condensação:Gasoso para o líquido
    Sublimação:Sólido para o Gasoso
    Estado Líquido:Forma Constante e Volume Variável
    Estado Gasoso:Forma e Volume Varíaveis
    Estado Sólido:Forma Constante e Volume Variável
    Densidade:M/V

    ResponderExcluir
  8. Método cientifico : A pratica cientifica surgiu num período revolucionário entre os séculos XVI e XVII,tendo muitas peculiaridades,entre elas,o uso da matemática como linguagem para descrever natureza.Preparação para caracterizar e diferenciar a pratica cientifica de outras atividades humanas e mesmo identificar onde são seus limites,ou seja,saber ate onde ele pode chegar .

    O que causa a maré alta e baixa: A lua tem a capacidade de atrair a água,deixando uma parte do oceano literalmente mais elevada,também é provocada pela força da gravidade
    .
    Modelos cosmológicos: Considerava a Terra como centro do universo.Descreviam como o céu por cima e o submundo abaixo da Terra em andares.Associavam a estrutura do universo a presença e a ação de forcas não físicas,ou deuses,demônios.

    A teoria dos quatro elementos : O universo é constituído por 4 elementos: terra,água,ar e fogo.O elemento terra fica imóvel no centro,uma outra esfera que envolve o elemento central,temos a água ,acima dela,o ar e, finalmente,o fogo.

    Geocentrismo:Terra no centro do Universo (Aristóteles,Ptolomeu )

    Heliocentrismo: Sol no centro do Universo (Aristarco,Copérnico,Giordano Bruno,Galileu Galilei,Kepler)

    Principio da inércia : Todo corpo em repouso tende em ficar em repouso, e todo corpo em movimento tende a ficar em movimento em linha reta com velocidade constante se nenhuma força modificar o seu estado.

    Atrito: Quando o corpo esta em movimento,a força do atrito também esta agindo e, se a força que mantem o movimento terminar,o atrito faz a velocidade ir diminuindo ate chegar em repouso.

    Resistência do ar: O objeto,ao se movimentar,produz uma movimentação de camadas de ar ao seu redor,e o efeito final é o surgimento de forcas de resistência.

    Fusão:Sólido para o liquido
    Vaporização: Liquido para o gasoso
    Condensação: Gasoso para o liquido
    Solidificação: Líquido para o sólido
    Sublimação: Solido para o gasoso (vise-versa)
    Densidade: É a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado= massa / volume.

    ResponderExcluir
  9. Luís Guilherme Vilas Boas13 de maio de 2013 às 13:28

    Sistema Solar:
    O Planeta Terra realiza vários movimentos, entre eles o movimento de rotação: A Terra gira em torno de si mesma, completando uma volta em aproximadamente 24 horas. Graças à rotação, surgem ventos e correntes marinhas, os dias e as noites e também a força centrífuga que produz o achatamento dos polos. Graças a gravidade, que age como um imã, tudo fica na superfície terrestre, por isso não somos jogados para fora. Se a Terra girasse mais devagar, os dias seriam mais quentes e as noites mais frias,além disso os dias durariam mais que 24 horas.
    Translação é o movimento Elíptico que a Terra realiza em torno do Sol.
    A primeira lei de Kepler diz que odos os planetas se movem em órbitas elípticas, com o Sol ocupando um dos focos.
    A segunda lei de Kepler da velocidade dos planetas, diz que quanto mais próximos do Sol, mais velozes eles ficam. A velocidade é máxima no periélio e mínima no afélio. ( Afélio é o ponto da elipse mais afastado do Sol e o periélio é o ponto mais próximo.)
    A terceira lei de Kepler diz que os planetas mais afastados do Sol se movimentarão mais lentamente, determinando a duração do ano planetário. A Terra leva aproximadamente 365 dias pra completar uma volta ao redor do Sol. O interessante é que ela viaja pelo espaço a 100.000 Km/h, totalmente solta.
    Heliocentrismo: Teoria em que coloca o Sol no centro do sistema solar.
    Geocentrismo: Terra no centro do sistema solar.
    * Método Científico: No método científico, os cientistas usam ideias e informações para resolver problemas. O primeiro passo do método é definir o problema, fazendo uma pergunta. Depois, propor uma hipótese, logo após se testa a mesma para saber se o experimento está correto ou errado. Depois, se tira uma conclusão. Se sua hipótese não corresponder com os experimentos, você deve trocar a ideia inicial e refazer tudo.
    *Passamos do macro ao micro. Vimos o quanto uma simples folha pode revelar outras várias cadeias de informações.
    * Falamos da origem do universo, da espécie humana. Independente da crença ou religião, existem várias hipóteses do surgimento do universo e da vida humana, é importante lembrar que desde muito tempo atrás as pessoas já cultuavam um Deus, um ser superior, aquele que criou o mundo. A ciência e a religião nunca trabalharam em comum acordo, já que as igrejas pregam que Deus criou o céu, a terra, e toda a vida em 7 dias; e a ciência acredita na teoria do Big Bang.
    *Falamos sobre Galileu e sua luta contra a igreja e as idéias erradas de Aristóteles. O experimento no alto da torre de Pisa.
    *Falamos ainda sobre inércia, atrito e força gravitacional. Newton e as maçãs, onde Isac Newton comprovou por um acontecimento repentino, a força gravitacional. Atrito, a força que faz parar objetos; esses que tendem a permanecer em seu estado atual até que uma força atue sobre ele.
    *Falamos sobre os estados físicos da matéria: sobre eles: A temperatura da água a nível do mar ferve a 100 graus. O vídeo mostra o que você falou na aula, que no estado Sólido forma e volume são constantes, no líquido a forma é variável e volume constante; no estado gasoso forma e volume são variáveis. E os dois fatores que alteram os estados são: * Pressão e *Temperatura.

    ResponderExcluir
  10. Aprendemos primeiramente sobre o método científico que é fundamental para a comprovação de qualquer teoria científica. Após isso nós aprendemos sobre a Terra e seus movimentos ( rotação e translação) a rotação é o movimento em que a Terra gira em torno de si mesma, completando uma volta em aproximadamente 24 horas e ela tem grande influência nos ventos e correntes marinhas, os dias e as noites e também a força centrífuga que produz o achatamento dos polos. A translação é o movimento Elíptico que a Terra realiza em torno do Sol. Falamos também sobre grandes cientistas como Newton, Galilei e Kepler com suas contribuições para a ciência, como: gravidade, inércia, conceitos das órbitas elipitícas dentre outros.O atrito foi uma matéria que discutimos muito, que consiste no contato entre dois sólidos e seus encaixes microscópicos parando o movimento sendo aquela força da lei da inércia que tem a capacidade parar com o movimento que deveria ser constante. E como não falar sobre os modelos cosmólogicos que são:Heliocentrismo: Teoria em que coloca o Sol no centro do sistema solar.
    Geocentrismo: Terra no centro do sistema solar.
    E por fim temos os estados da matéria e suas propriedades:que no estado Sólido forma e volume são constantes, no líquido a forma é variável e volume constante; no estado gasoso forma e volume são variáveis. E os dois fatores que alteram os estados são: Pressão e Temperatura.
    Obs: Gostei muitos dos experimentos.

    ResponderExcluir
  11. Nesta etapa estudamos sobre o homem e a ciência: quando surgiram quais as características dele em si; estudamos sobre evoluções e revoluções: como eram os nossos antigos ancestrais, quais as mudanças que ocorreram entre nos e nossos ancestrais, pudemos ver vídeos sobre o conteúdo como “Eva...”; estudamos sobre astronomia: que fala sobre a terra e os outros planetas vimos até o vídeo poeira nas estrelas; estudamos também sobre a mecânica de Newton; química e sua historia; vimos a estrutura do átomo: vimos o vídeo do macro ao micro... Estudamos também sobre heliocentrismo, geocentrismo... E etc.
    -Principio da inercia: "Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento." Concluindo que um corpo só altera seu estado de inercia, se for aplicado uma força, diferente de zero.

    -Princípios da Dinâmica: Quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes observamos que elas não produzem aceleração igual.Sendo assim a Força é sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa.

    -Princípio da Ação e Reação: "As forças atuam sempre em pares, para toda força de ação, existe uma força de reação." Se uma pessoa faz uma força sobre outra, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário.
    Fusão:Sólido para o liquido
    Vaporização: Liquido para o gasoso
    Condensação: Gasoso para o liquido
    Solidificação: Líquido para o sólido
    Ressublimação: Solido para o gasoso (vise-versa)
    Densidade: é a relação entre a massa de um material e o volume por ele


    luiz gustavo

    ResponderExcluir
  12. Mudança de estados físicos:

    Fusão: Sólido para o liquido
    Vaporização: Liquido para o gasoso
    Condensação: Gasoso para o liquido
    Solidificação: Líquido para o sólido
    Sublimação: Sólido para o gasoso

    Método científico:

    Formula correta de analisar fatos e questionar suas
    respostas, criando variáveis e resolvendo o fato, de forma mais correta possível.

    A formulação de um fato ou questionamento
    Hipóteses
    Experimento
    Conclusões

    Leis de Newton:

    Lei I
    Inércia: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento constante em linha reta, desde que outra força não atue sobre ela parando ou iniciando o movimento.
    Lei II: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.
    Lei III: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.

    Modelos Cosmológicos:

    Heliocentrismo: Defendida e demonstrada principalmente por Galileu Galilei, acreditava-se que o sol era o centro do universo, e demais planetas giravam entorno do mesmo.

    Geocentrismo: Entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles, que dizia a Terra ser o centro do universo, e demais planetas inclusive o sol girava em torno da mesma.


    Atrito: A força de contato que atua entre dois corpos dando ou não a tendencia de movimento, e que é gerada pela asperidade de dois corpos.


    Resistência do ar:

    A resistência do ar consiste na força que é oposta pelo ar ao movimento de objetos que o atravessam por efeito do atrito e é também uma força de restrição ao movimento de um corpo.


    Vimos também alguns videos falando sobre o Micro e Macro, além de algumas questões como as mudanças da ciência e como nada é correto até que seja provado o contrário, além das dificuldades enfrentadas pelas pessoas que tentaram muda-la para torna-la cada vez mais correta, além de termos seguido o método científico enquanto fizemos alguns experimentos, como a Inércia, o Atrito, e as mudanças de estados físicos dos corpos. Então aprendemos tudo de maneira bem dinâmica com esses experimentos e vídeos além de trabalhos em grupo ,tudo bem direto e informativo sem perdemos o foco principal de aprender cada vez mais sobre os mistérios e mudanças da ciência.

    ResponderExcluir
  13. Sistema Solar:
    O Planeta Terra realiza vários movimentos, entre eles o movimento de rotação: A Terra gira em torno de si mesma, completando uma volta em aproximadamente 24 horas. Graças à rotação, surgem ventos e correntes marinhas, os dias e as noites e também a força centrífuga que produz o achatamento dos polos. Graças a gravidade, que age como um imã, tudo fica na superfície terrestre, por isso não somos jogados para fora. Se a Terra girasse mais devagar, os dias seriam mais quentes e as noites mais frias,além disso os dias durariam mais que 24 horas.
    Translação é o movimento Elíptico que a Terra realiza em torno do Sol.
    Método Científico: No método científico, os cientistas usam ideias e informações para resolver problemas. O primeiro passo do método é definir o problema, fazendo uma pergunta. Depois, propor uma hipótese, logo após se testa a mesma para saber se o experimento está correto ou errado. Depois, se tira uma conclusão. Se sua hipótese não corresponder com os experimentos, você deve trocar a ideia inicial e refazer tudo.
    Geocentrismo: Terra no centro do sistema solar.
    Falamos sobre os estados físicos da matéria: sobre eles: A temperatura da água a nível do mar ferve a 100 graus. O vídeo mostra o que você falou na aula, que no estado Sólido forma e volume são constantes, no líquido a forma é variável e volume constante; no estado gasoso forma e volume são variáveis. E os dois fatores que alteram os estados são: * Pressão e *Temperatura.
    E por fim temos os estados da matéria e suas propriedades:que no estado Sólido forma e volume são constantes, no líquido a forma é variável e volume constante; no estado gasoso forma e volume são variáveis. E os dois fatores que alteram os estados são: Pressão e Temperatura.


    rafael moreira

    ResponderExcluir
  14. Nessa etapa, aprendemos sobre modelos cosmologicos, assim como algumas teorias, como a teoria dos quatro elementos, onde dizia que o universo é contituidos pelos elementos: terra, agua, ar e fogo, e que a tendencia desses elementos é voltar a seu lugar de origem.
    Aprendemos tambem sobre o geocentrismo que é o modelo cosmológico defendido por Aristóteles e Ptolomeu, que dizia que a terra era imóvel no centro do universo. Alem disso, há o heliocentrismo, que era defendido por Copérnico e Galileu que dizia que o sol era o centro do universo e a terra se mantinha em movimento.
    Vimos tambem O principio da inércia que diz que se um objeto esta em movimento, sua tendencia é permanecer em movimento, desde que nao haja a força do atrito, que impede o movimento, assim como todo corpo em repouso tende a ficar em repouso.
    Aprendemos sobre as quatro leis de Newton:
    1= inércia retilinea: Todo movimento tem tendencia de continuar em movimento.
    2= uso de forças: As forças explicam a relação de causa e efeito dos movimentos.
    3= a força gravitacional: Teve a ideia de gravidade quando uma maça caiu na sua cabeça, entao concluiu que todos os corpos se atraem mutuamente.
    4= o universo matematico: Newtom explicou os movimentos dos astros do ceu com um modelo matematico, objetivo.
    Aprendemos sobre os estados da água: solido, liquido e gasoso. No estado solido, as particulas sao mais juntas, e nao ha muito espaço de movimento, no liquido, ja tem mais espaço, mas no gasoso, sao muito separadas, tem maior liberdade de se moverem.
    Vimos que sublimação é a passagem do estado solido paa o gasoso e vice-versa, a fusao é a passagem do estado solido para o liquido, a vaporização é a passagem do estado liquido para o gasoso, liquefação é a passagem do estado gasoso para o liquido e por fim a solidificação que é a passagem do estado liquido para o solido.

    ResponderExcluir
  15. * Método cientifico: A prática científica surgiu num período revolucionário entre os séculos XVI e XVII. Esse novo movimento científico tinha muitas peculiaridades; entre elas, o uso da matemática como linguagem para descrever a natureza. Etapas do método cientifico: Observação: Análise crítica dos fatos; Questionamento: Elaboração de uma pergunta ou identificação de um problema a ser resolvido; Hipótese: Solução de um problema; Experimentação: Teste da hipótese; Conclusão: A partir da análise do resultado, aceita-se ou rejeita-se a hipótese.
    * A teoria dos quatro elementos. Aristóteles: Um dos maiores filósofos, segundo ele, o universo é constituído por quatro elementos: terra, água, ar e fogo. O modelo aristotélico é muito completo, e foi a estrutura de pensamento que orientou as interpretações dos fenômenos naturais durante mais de 3.000 mil anos.
    * Geocentrismo: - Terra imóvel no centro; - Aristóteles, Ptolomeu.
    * Heliocentrismo: - Sol no centro e a Terra em movimento; - Aristarco, Copérnico, Giordano Bruno, Galileu Galilei, Kleper.
    * Galileu Galilei: Físico italiano que deu contribuições para o surgimento da Ciência moderna. Ele tinha uma inteligencia violenta, em que suas observações revelaram grandes verdades sobre o universo. Um Homem ambicioso, em que sua ambição o levou a questionar a visão da igreja no mundo e a revolucionar a nossa visão na astronomia. Contribuições dele para a ciência: Crateras da lua, o planeta gira em torno do sol, o universo não tem centro, a terra não é imóvel.
    * Inércia: A tendência do corpo em repouso, tende a ficar em repouso. Uma vez iniciada o movimento, a tendencia do corpo é permanecer em movimento retíneo e uniforme.
    * Força de atrito: É a força natural que atua sobre os corpos quando estes estão em contato com outros corpos e sofre a ação de uma força que tende a colocá-lo em movimento e ela é sempre contrária ao movimento ou á tendencia de movimento.
    * Principios fundamentais da lei de Newton:
    1- Principio fundamental da dinâmica: A força resultante que age em um ponto material é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração;
    2- Principio da ação e reação: Quando um corpo A exerce uma função FAB no corpo B. este exerce imediatamente uma força FBA em A de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário;
    3- Principio da Inércia: Todo corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento.
    * Estados físicos da água: - Sólido: as partículas vibram integradas a uma estrutura rígida; - Líquido: Apesar de as partículas fluírem mais livremente, elas se mantém integradas a um conjunto de partículas formadoras do líquido; - Gasoso: as partículas se dispersam livremente em movimentos multidirecionais.
    * Processo de mudança dos estados físicos da água: - Sublimação: passagem do estado gasoso para o estado sólido, ou vice versa; - Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido; - Vaporização: Passagem do estado líquido para o estado gasoso, possui três fases: (evaporização, ebulição e calefação); - Liquefação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido; - Solidificação: Passagem do estado líquido para o estado sólido.
    * Fórmula da densidade: D = m/v

    ResponderExcluir
  16. Eduarda Fróes Silveira13 de maio de 2013 às 16:24

    Nesta primeira etapa aprendemos sobre várias coisas,começando pelo MÉTODO CIENTIFICO,que uma maneira usada para se chegar em uma conclusão que seja confiável.O método cientifico,é composto por 4 etapas sendo elas:
    *Observação:É quando o cientista,por exemplo,observa o material,situação,problema,etc.
    *Hipótese:É quando o cientista pensa em questões que podem ser a resposta para o seu problema.
    *Experimentação:É a hora de fazer o teste,experimentação de suas hipóteses para se chegar a uma conclusão.
    *Conclusão:Quando finalmente,o cientista interpreta os experimentos e chega a uma conclusão final.
    Aprendemos também sobre a teoria dos QUATRO ELEMENTOS(terra,água,ar e fogo)
    O próximo tópico que aprendemos é o HELIOCENTRISMO E GEOCENTRISMO.O heliocentrismo é o modelo concluído por Aristarco,Copérnico,Giordano,Galileu e Kepler,onde o Sol estava no centro do Universo e a Terra estava em movimento.Já no modelo geocêntrico a Terra estava em repouso no centro do Universo e o Sol e os outros astros estavam em movimento ao redor dela,o geocentrismo,foi um modelo concluído por Aristóteles e Ptolomeu.
    Aprendemos um pouco sobre OS PLANETAS e ASTRONOMIA.
    Aprendemos também sobre o PRINCÍPIO DA INÉRCIA que diz que “Todo corpo em repouso tende a ficar em repouso,e todo corpo em movimento tende a ficar em movimento em linha reta com velocidade constante se nenhuma força modificar o seu estado”,sobre inércia,realizamos vários experimentos que aprofundou nossos conhecimentos e comprovaram o princípio.
    Aprendemos sobre ATRITO e sobre a RESISTENCIA DO AR.Uma curiosidade do atrito é que quando um corpo está em movimento,a força do atrito também está,e se a força que mantém o movimento terminar,o atrito faz a velocidade ir diminuindo até chegar ao repouso.
    Para finalizar a etapa,começamos a aprender sobre QUÍMICA,e o que essa palavra(química) pode significar,como por exemplo:matéria,relação...
    Aprendemos sobre os modelos das partículas,representando o estado liquido,o sólido e o gasoso.Que quando no estado gasoso as partículas estão em grande movimento e bem separadas umas das outras.No estado liquido as partículas se movimentam menos e estão menos distantes umas das outras,e no estado sólido as partículas estão bem próximas e se movimentam muito pouco.

    ResponderExcluir
  17. A primeira coisa que aprendemos foi o método cientifico que é dividido em etapas:

    1-A formulação de um fato ou questionamento
    2-Hipótese
    3-Experimento
    4-Conclusões

    Formula correta de analisar fatos e questionar suas
    respostas, criando variáveis e resolvendo o fato, de forma mais correta possível.

    depois aprendemos os modelos Cosmológicos:

    Heliocentrismo: Defendida e demonstrada principalmente por Galileu Galilei, acreditava-se que o sol era o centro do universo, e demais planetas giravam entorno do mesmo.

    Geocentrismo: Entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles, que dizia a Terra ser o centro do universo, e demais planetas inclusive o sol girava em torno da mesma.

    estudamos também as leis de Newton e o atrito:

    Lei I
    Inércia: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento constante em linha reta, desde que outra força não atue sobre ela parando ou iniciando o movimento.

    Lei II: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.

    Lei III: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.

    Atrito: A força de contato que atua entre dois corpos dando ou não a tendencia de movimento, e que é gerada pela asperidade de dois corpos.

    Resistência do ar:A resistência do ar consiste na força que é oposta pelo ar ao movimento de objetos que o atravessam por efeito do atrito e é também uma força de restrição ao movimento de um corpo.
    E por ultimo vimos as transformações dos estados físicos:
    Fusão:Sólido para o liquido
    Vaporização: Liquido para o gasoso
    Condensação: Gasoso para o liquido
    Solidificação: Líquido para o sólido
    Sublimação: Solido para o gasoso (vise-versa)
    Densidade: É a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado= massa / volume.

    ResponderExcluir
  18. Diogo Gabriel/ 9°ano13 de maio de 2013 às 16:40

    Foi bem legal, oque mais gostei foi dos experimentos, de mudanças de estados físicos, muito bom.
    A Fusão é:Solido para gasoso;
    -Condensação:Gasoso para liquido;
    -Sublimação:Gasoso para solido ou ao contrario;
    -Solidificação:Liquido pra solido;
    -Vaporização: Liquido para gasoso;
    Aprendemos também sobre movimentos da Terra:
    -Rotação: A Terra gira em torno de si mesma em exatamente 24hrs;
    -Translação: A Terra gira em torno do sol;
    -O movimento da terra influência ventos, mares, diase estações;
    -A Terra leva aproximadamente 365 dias para orbitar ao sol 100km por hora;
    -Se a inclinação fosse maior as estações seriam mais rigorosas;
    -São mais de 14 movimentos;
    -A inclinação da Terra é de 23,5;
    -As forças gravitacionais do sol e da lua causa a precessão;
    -Precessão é o movimento do eixo da Terra.
    Modelos Cosmologicos
    Geocentrismo:Terra imóvel no centro;
    -Aristoteles, Ptolomeu.
    Heliocentrismo:-Sol no centro e a Terra em movimento;
    -Aristarco, Copérnico, Giordano Bruno, Galileu Galilei, Kepler.
    Atrito:-A força de contato que tem entre dois corpos dando ou não a tendencia de movimento.
    Principio da Inercia: Todo corpo em repouso tende a ficar em repouso, e todo corpo em movimento tende a ficar em movimento em linha reta com velocidade constante se nenhuma força modificar o seu estado.
    O método científico é composto dos seguintes elementos:
    Caracterização;
    Hipóteses;
    Experimentos.
    As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento.
    A resistência do ar consiste na força que é oposta pelo ar,e também uma força de restrição ao movimento de um corpo.

    ResponderExcluir
  19. Diogo Gabriel/ 9°ano13 de maio de 2013 às 16:44

    Tem também essas duas leis de Newtom que esqueci de postar:
    Lei II: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.
    Lei III: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.
    A da inercia eu coloquei

    ResponderExcluir
  20. Diogo Gabriel/ 9°ano13 de maio de 2013 às 16:45

    Concordo com João Wesley futebol é uma boa

    ResponderExcluir
  21. *Método Científico:
    É um procedimento, podemos falar para investigar, explicar a natureza, com regras lógicas. As etapas simplificadas são: Observação, Questionamento, Hipótese, Experimentação, Resultado e Conclusão.

    *Modelos Cosmológicos:
    Geocêntrico: Terra no centro do Universo e imóvel. Pessoas que defenderam esse modelo foi Aristóteles, e Ptolomeu.
    Heliocentrismo: Sol no centro, e Terra em movimento. Defendida por Copérnico, Galileu Galilei e Kepler.

    *Leis de Newton:
    Princípio da Inércia: Todo corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento.
    Principio Fundamental da Dinâmica: A força resultante que age em um ponto material é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração.
    Princípio da Ação e Reação: Quando um corpo A exerce uma força FAB no corpo B, este exerce imediatamente uma força FBA.

    *Estados Físicos:
    Mudanças: Fusão: Sólido p/ liquido
    Vaporização: Liquido p/ gasoso
    Condensação: Gasoso p/ liquido
    Solidificação: Liquido p/ solido
    Sublimação: Solido p/ gasoso, ou gasoso para sólido.
    Propriedades: Solido: Forma e volume constantes.
    Liquido: Forma variável, e volume constante.
    Gasoso: Forma e volume variável.

    Densidade: m/v.

    ResponderExcluir
  22. Nessa etapa aprendemos sobre: os inúmeros movimentos da terra os movimentos principal do nosso planeta são:o de rotação e o de translação . rotação: a terra gira em torno de se mesma durante 24 horas.o translação e aquele que a terra realiza movimentos Elíptico que a terra gira em torno do sol junto com os otos planetas.
    *geocentrismo :
    Terra imóvel no centro.
    Aristóteles, Ptolomeu.
    *heliocentrismo:
    sol no centro e a terra em movimento.
    Aristarco,Copérnico, Giordano bruno, Galileu Galilei
    Kepler.
    poder da inércia:
    corpo não submetido à ação de forças ou submetido a um conjunto de forças de resultante nula; nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade.
    O princípio da inércia pode ser observado no movimento de um ônibus Quando o ônibus "arranca" a partir do repouso, os passageiros tendem a deslocar-se para trás. Da mesma forma, quando o ônibus já em movimento freia os passageiros deslocam-se para a frente, tendendo a continuar com a velocidade que possuíam. A inércia refere-se à resistência que um corpo oferece à alteração do seu estado de repouso ou de movimento.
    * força de atrito: força de contato que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento. É gerada pela aspericidade dos corpos.
    em um carro de corrida tem uma aerodinâmica que minimiza
    as forças de atrito com o ar para manter o carro preso ao chão.
    no caso de um avião ajustou se o perfil do corpo e das asas com formato aerodinâmico para obter uma força para cima por isso podemos dizer que o avião mantem no ar devido a força de atrito.
    aprendemos também sobre os estados :solido liquido e gasoso.
    sublimação:estado solido para gasoso
    fusão:estado solido para liquido
    vaporização:estado liquido para gasoso
    liquefação:estado gasoso para liquido
    solidificação:liquido para solido.

    Lara Giovana

    ResponderExcluir
  23. Daniel sartori 9 ano13 de maio de 2013 às 18:32

    Nesta etapa nos aprendemos sobre os quatro elementos, como Aristóteles pensava que o fogo estava para cima pois era o seu local de origem e a terra volta para o chã porque lá que é o seu local de origem...etc.
    O que causa a maré alta e baixa: A lua tem a capacidade de atrair a água,deixando uma parte do oceano literalmente mais elevada,também é provocada pela força da gravidade.
    Modelos cosmológicos:Era que as pessoas de antigamente achavam que existia criaturas com poderes,que existiam coisas sobrenaturais, e que existia submundo e eles falavam do céu para cima.
    Geocentrismo:terra imóvel no centro.
    Aristóteles,Ptolomeu
    Heliocentrismo:sol no centro e a terra em movimento.
    Aristarco,Copérnico,Giordano Bruno,Galileu Galilei,Kepler.
    Inercia:nós aprendemos com a inercia que um corpo em movimento tende a ficar em movimento e um copo em repouso tende a ficar em repouso.
    Atrito:um corpo em movimento o atrito atua sobre ele pois sem o atrito o corpo não conseguiria parar.
    Fusão:Sólido para o liquido
    Vaporização: Liquido para o gasoso
    Condensação: Gasoso para o liquido
    Solidificação: Líquido para o sólido
    Sublimação: Solido para o gasoso (vise-versa)
    Densidade: É a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado= massa / volume.

    ResponderExcluir
  24. Apesar de muita bagunça e confusão na sala, gostei muito da primeira etapa, achei muito interessante todos os capítulos.
    APRENDEMOS QUE:
    *Geocentrismo,Terra imóvel no centro do universo .Aristóteles,Ptolomeu.
    *Heliocentrismo,sol no centro e a terra em movimento.
    Aristarco,Copérnico, Giordano bruno, Galileu Galilei
    Kepler.
    *Princípio da Inércia: Todo corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento.
    *força de atrito: força de contato que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento. É gerada pela aspericidade dos corpos.
    * Aprendemos sobre os modelos das partículas,representando o estado liquido,o sólido e o gasoso.Que quando no estado gasoso as partículas estão em grande movimento e bem separadas umas das outras.No estado liquido as partículas se movimentam menos e estão menos distantes umas das outras,e no estado sólido as partículas estão bem próximas e se movimentam muito pouco.
    QUE VENHA A SEGUNDA ETAPA !!!

    ResponderExcluir
  25. Pedro Carvalho - 9º ano13 de maio de 2013 às 20:06

    PARTE 1
    • O método científico
    Método Científico é o método como os cientistas usam ideias e informações para resolver problemas e responder perguntas. Os passos do método científico, resumidamente, são:
    1. Definir um problema ou fazer uma pergunta.
    2. Propor uma hipótese.
    3. Testar a hipótese.
    4. Tirar uma conclusão.
    5. Fazer uma nova hipótese - caso a conclusão não seja satisfatória.
    Subentendidas nesses passos, há também a observação e a colheita de dados.

    • Modelos cosmológicos
    O modelo cosmológico aristotélico, conhecido como Geocentrismo, dizia que o universo era formado por quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Desse modo, cada elemento teria seu lugar natural: o elemento terra ficaria imóvel no centro, numa outra esfera que envolve o elemento central, teríamos a água, acima dela, o ar e, finalmente, o fogo. Assim, Aristóteles (além de Ptolomeu) propunha que a Terra era o centro do universo e estava imóvel, com todos os outros astros girando ao seu redor. Este modelo permaneceu reconhecido por mais de 3000 anos, apesar de ter encontrado oposições já no seu tempo de nascimento, por meio de Aristarco de Samos.
    O modelo cosmológico defendido por Aristarco, chamado Heliocentrismo, dizia que não a Terra, mas o Sol estaria no centro, com o nosso planeta girando ao seu redor. Esquecidas por muito tempo, as ideias heliocêntricas só foram retomadas no século XVI, por Nicolau Copérnico, e mais tarde consolidadas e amplamente aceitas devido aos esforços do italiano Galileu Galilei (1564-1642).

    • Os movimentos da Terra
    *A Terra possui vários movimentos, sendo os ventos e correntes marinhas, dias e noites, estações do ano e até mesmo a forma do planeta consequências desses movimentos.
    *Na rotação, a Terra gira em torno de si mesma, completando uma volta em aproximadamente 24 horas. Graças à rotação surgem os dias e as noites, ventos e correntes marinhas, além da força centrífuga que produz o achatamento dos polos.
    *A translação é o movimento elíptico que a Terra realiza em torno do Sol.
    *A primeira lei de Kepler sobre movimentos planetários diz que todos os planetas se movem em órbitas elípticas, com o Sol ocupando um dos focos dessa elipse.
    *A segunda lei de Kepler trata da velocidade dos planetas: quanto mais se aproximam do Sol, mais velozes eles ficam. A velocidade é máxima no periélio e mínima no afélio (o ponto mais próximo e o mais distante do Sol, respectivamente).
    *A terceira lei de Kepler diz que os planetas mais afastados do Sol se movimentarão mais lentamente, determinando a duração do ano planetário.
    *As estações do ano dependem da inclinação do eixo da Terra, que é de 23,5 graus.
    *O eixo de rotação da Terra não é fixo: ele gira lentamente completando uma volta a cada 25800 anos. Este movimento é chamado de precessão e é causado pelas forças gravitacionais do Sol, da Lua e a forma não esférica da Terra.
    *A variação da excentricidade da órbita da Terra é a mudança da forma da sua órbita, e dura em média 100000 anos, podendo ser a grande responsável pelas glaciações terrestres.
    *Os eclipses acontecem quando um objeto celeste se move para a região de sombra do outro.
    *Para que as marés sejam formadas, a Lua atrai com graus de intensidade decrescente a água mais próxima, o centro da Terra e a água mais distante. As forças resultantes, em relação ao centro da Terra, serão obtidas descontando-se a atração central das demais forças. O resultado são duas protuberâncias iguais e opostas, que são as marés altas. As marés baixas estão a 90 graus.
    *As fases da Lua também influenciam as marés. Quando a Lua e o Sol estão alinhados as marés são mais intensas que a média. Isto acontece durante a Lua Nova e na Lua Cheia. Quando a Lua e o Sol estão a 90 graus, as marés se tornam menos intensas. É o que acontece nos quartos Crescente e Minguante.

    ResponderExcluir
  26. Pedro Carvalho - 9º ano13 de maio de 2013 às 20:07

    PARTE 2
    • O Sistema Solar
    O nosso sistema solar é composto por oito planetas, sendo quatro deles internos e rochosos e quatro externos e gasosos. Tomando como ponto de partida o Sol, a estrela que todos esses planetas orbitam, temos Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, os rochosos, além de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, os gasosos.
    Além desses planetas, temos também planetas-anões, como é o caso de Plutão, Ceres, Éris, Makemake e Haumea.

    • As leis da Dinâmica, atrito e gravidade
    A dinâmica é a parte da física que estuda a relação entre o movimento realizado por um objeto e as forças que atuam sobre ele. A relação de causa e efeito entre as forças foi definida por Newton por meio de três leis ou princípios.
    * 1ª lei (Lei da Inércia)
    "Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele."
    * 2ª lei (Princípio fundamental da dinâmica)
    "A mudança de movimento é proporcional à força imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida."
    * 3ª lei (Lei da ação e reação)
    "A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade."
    O atrito, no que diz respeito às leis da dinâmica, é aquele conjunto de forças que impede o movimento de continuar, como a resistência do ar e os encaixes microscópicos existentes entre os sólidos, por exemplo.
    A Lei da Gravitação Universal, elaborada também por Newton, explica a força que faz com que os objetos caiam em direção à Terra. Além de simplesmente fazer com que as coisas caíssem, Newton propôs também que essa força mantém a Terra e todos os planetas em órbita do Sol, e a Lua em órbita da Terra, por exemplo. Segundo ele, todos os corpos atraem-se mutuamente. A existência de uma massa está associada a uma força de atração chamada força de gravidade.

    • Os estados da matéria e o conceito de densidade
    A matéria pode-se apresentar em três estados básicos:
    * Sólido, que apresenta forma e volume constantes e no qual as partículas vibram integradas a uma estrutura rígida;
    • Líquido, com forma variável e volume constante, no qual as partículas vibram de forma menos ordenada e mais rápida que no sólido;
    * Gasoso, que apresenta forma e volume variáveis, com partículas que se movimentam ainda mais rapidamente e de maneira ainda menos ordenada.
    Toda a matéria existente é composta basicamente de partículas e espaços vazios, em outras palavras, cada material se forma por uma rede de partículas que se integram em meio a grandes espaços vazios. Esses espaços definem o volume dos objetos e fazem com que eles sejam mais ou menos pesados, ou melhor, mais ou menos densos.
    A fórmula para se calcular a densidade de um objeto é D=M/V, em que D=densidade, M=massa e V=volume.




    ResponderExcluir
  27. Arthur Oliveira Valente13 de maio de 2013 às 20:17

    Aprendemos primeiramente sobre o método científico que é essencial para que seja feito qualquer experimento e para que novas descobertas sejam feitas.
    Aprendemos depois sobre os movimentos da terra rotação e tranlação.
    Rotação:a Terra gira em torno de si mesma, completando uma volta em aproximadamente 24 horas.
    Translação:é o movimento Elíptico que a Terra realiza em torno do Sol.
    Apredemos muito sobre os cientistas e suas contribuições para a ciencia.
    Falamos tambem sobre a força de atrito que é muito importante pois esta presente em quase todos os momentos da nossa vida. é o que permite voce esta sentado na cadeira lendo esse texto. o que a gera é o encontro de duas superficies com forças diferentes.
    Falamos tambem sobre os modelos cosmologicos heliocentrismo e geocentrismo.
    Heliocentrismo: Sol no centro do sistema solar.
    Geocentrismo: Terra no centro do sistema solar.
    E por ultimo aprendemos sobre os estados da materia.
    No estado Sólido forma e volume são constantes, no líquido a forma é variável e volume constante; no estado gasoso forma e volume são variáveis. E os dois fatores que alteram os estados são: Pressão e Temperatura.

    ResponderExcluir
  28. PARTE 1
    * Método cientifico: Essa Definição se fundamenta na realização de experimentos e na interpretação de resultados. Esse processo ocorre para todas as leis já propostas até hoje, veja o que é preciso fazer para uma teoria ser aceita no mundo científico:
    - OBSERVAÇÃO: Uma observação pode ser feita a olho nu (simples) ou pode exigir a utilização de instrumentos mais avançados. Mas a diferença ao se estudar Ciências, é que as observações precisam ser precisas e cuidadosas, nos mínimos detalhes.
    -FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES: Depois de observar, e pesquisar sobre o assunto, o cientista deve buscar uma argumentação que permita explicar e justificar cada uma das características do fenômeno estudado.
    -EXPERIMENTAÇÃO: Depois de formulada a hipótese , o cientista deve comprovar que suas hipóteses são válidas, dando início a experimentação.
    -CONCLUSÃO: Depois das análises dos dados e a comprovação das hipóteses levam os cientistas a tirarem suas conclusões, até chegas a explicação do fenômeno.
    * A teoria dos quatro elementos.: Segundo Aristóteles, o Universo é constituído por quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Todas as substâncias que conhecemos são constituídas desses elementos combinados de formar diferentes. Outra propriedade fundamental é que cada elemento tem seu lugar natural: o elemento terra, fica imóvel no centro, numa outra esfera que envolve o elemento central, temos água, acima dele, o ar, finalmente, o fogo.
    Quando algum elemento for deslocado do seu local natural, ele espontaneamente retorna ao seu lugar de origem. Assim, todos os elementos que, de alguma forma, são formados pelo elemento terra, quando abandonados, retornam ao seu lugar de origem, o centro.
    * Geocentrismo: Foi uma teoria elaborada por Claudio Ptolomeu. Conforme essa teoria, a Terra está no centro do sistema solar, e os demais astros orbitam por volta dela, eles estariam em velocidade distinta e fixados por esferas concêntricas.
    * Heliocentrismo: Desenvolvido por Nicolau Copérnico, essa teoria diz que a terra e os demais astros se movem ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar. A sucessão de dias e noites é uma consequencia do movimento de rotação da Terra sobre seu próprio eixo. O modelo, também chamado de sistema copernicano, não foi aceito pela Igreja Católica, que adotava a teoria do Geocentrismo, elaborada por Ptolomeu. A teoria Heliocêntrica foi aperfeiçoada e comprovada por Galileu Galilei, Kepler e Isaac Newton. Atualmente, é a mais aceita entre a comunidade científica.

    ResponderExcluir
  29. PARTE 2
    * Galileu Galilei: Galileu Galilei nasceu em 15 de fevereiro de 1564. Sua primeira contribuição à ciência se deu no Duomo de Pisa. O sacristão acabara de acender uma lâmpada pendurada numa longa corda e a empurrara. O movimento pendular foi medido com as batidas do coração de Galileu. Ele percebeu que o tempo de cada oscilação era sempre igual e formulou a lei do "isocronismo" do pêndulo. Assim, encontrou o primeiro uso prático para aquela regularidade e desenhou um modelo de relógio.
    A famosa torre inclinada de Pisa fez parte de uma outra experiência para contestar a tese de Aristóteles de que, quanto mais pesado fosse um corpo, mais velozmente cairia. Galileu deixou cair da mesma altura duas esferas iguais em volume, mas de peso diferente. Ambas tocaram o solo no mesmo instante. Galileu desenvolveu os fundamentos da mecânica com o estudo de máquinas simples. Entre suas criações se destacam: o binóculo, a balança hidrostática, o compasso geométrico, uma régua calculadora e o termobaroscópio. Em 1609, construiu um telescópio muito melhor que os existentes e explorou os céus como nunca fora feito antes. Além de estudar as constelações Plêiades, Órion, Câncer e a Via Láctea, descobriu as montanhas lunares, as manchas solares, o planeta Saturno, os satélites de Júpiter e as fases de Vênus.
    Defendeu a tese de Copérnicode que a Terra não ficava no centro do Universo. Como essa teoria era contrária ao que a igreja acreditava foi perseguido, processado duas vezes e obrigado a negar suas idéias publicamente. Foi banido. Morreu em 8 de janeiro de 1642.
    * Inércia: A primeira lei de Newton trata dos corpos em equilíbrio e pode ser enunciada da seguinte forma: “Quando as forças atuantes em um corpo se anulam, ele permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme”
    Um objeto que repousa sobre sua mesa, por exemplo, está em equilíbrio estático, e tende a ficar permanecer nessa situação indefinidamente. No caso dos corpos em movimento, podemos imaginar um carro em movimento que freia bruscamente. Os passageiros serão lançado para frente porque tendem a continuar em movimento.
    * Força de atrito: A segunda lei de Newton também nos mostra como força e aceleração se relacionam: essas duas grandezas são diretamente proporcionais. Isso quer dizer que, se aumentarmos a força, a aceleração irá aumentar na mesma proporção. A segunda lei de Newton também nos ensina que força resultante e aceleração serão vetores sempre com a mesma direção e sentido.
    *Ação e reação: A terceira lei de Newton nos mostra como é a troca de forças quando dois corpos interagem entre si, seja essa interação por contato ou por campo. Segundo a terceira lei, se um corpo faz uma força em outro, imediatamente ele receberá desse outro corpo uma força de igual intensidade, igual direção e sentido oposto à força aplicada.
    * Processo de mudança dos estados físicos da água: As fases ou estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. A Fase sólida caracteriza-se por apresentar uma grande força de atração entre as partículas, força essa de origem elétrica, o que implica em uma forma e volume definidos. Na Fase líquida, a força entre as partículas é menor do que as do estado sólido, o que implica em um volume definido e uma forma variável. Já na Fase gasosa, a força entre as partículas é quase inexistente, o que corresponde a volume e formas variáveis. A pressão e a temperatura, que são as variáveis de estado, influenciam no estado físico em que uma substância se encontra e ao receber ou perder certa quantidade de calor ela pode sofrer uma mudança/transição desse estado.
    Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa.
    Solidificação: passagem da fase líquida para a sólida.
    Condensação: passagem da fase gasosa para a líquida.
    Sublimação: passagem que se dá de forma direta, da fase sólida para a gasosa ou da fase gasosa para a sólida; como acontece com a naftalina, por exemplo.

    ResponderExcluir
  30. Arthur Gabriel 9° Ano13 de maio de 2013 às 20:42

    Geocentrismo X Heliocentrismo

    Geocentrismo:
    *Terra imóvel no centro
    *Aristóteles, Ptolomeu
    Heliocentrismo:
    *Sol no centro e a Terra em movimento
    *Aristarco, Copérnico, Giordano Bruno, Galileu Galilei, Kepler

    Planetas interiores e exteriores

    Os planetas mais próximos do Sol que a Terra são chamados de interiores, é o caso de Vênus e Mercúrio. Os outros, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, são exteriores, estão mais distantes do Sol que a Terra.

    Os movimentos da Terra e os movimentos na Terra

    A tendência do movimento é continuar, como ocorre no espaço. Na Terra, os movimentos terminam devido à ação das forças de atrito.
    "Todo corpo em repouso tende a ficar em repouso, e todo corpo em movimento tende a ficar em movimento em linha reta com velocidade constante se nenhuma força modificar o seu estado"

    Newton

    Algumas de suas contribuições:
    *Descreveu os movimentos através de forças (mecânica)
    *Teve a ideia da gravidade e explicou o funcionamento do sistema solar
    * Desenvolveu técnicas matemáticas revolucionarias para tratar dos sistemas mecânicos
    Grandes ideias:
    I. Princípio da Inércia
    II. Princípio Fundamental da Dinâmica
    III. Princípio da Ação e Reação

    Estados da água

    *Fusão: Sólido para o liquido
    *Vaporização: Liquido para o gasoso
    *Condensação: Gasoso para o liquido
    *Solidificação: Líquido para o sólido
    *Sublimação: Sólido para o gasoso

    Método científico

    1.Observação
    2.Hipótese
    3.Lei
    4.Teoria


    ResponderExcluir
  31. Bem primeiramente Aprendemos sobre o método cientifico o que nos deu uma boa introdução nos outros vários assuntos estudados na primeira etapa,o método cientifico se constitui em:Observação,Formulação da pergunta,Formulação da hipótese,Experiência controlada,Analise os dados e conclusão.
    Depois disso Aprendemos sobre os Modelos cosmológicos um assunto que retrata bem a Evolução da ciência,aprendemos sobre o modelo de Aristóteles que falava que a terra era o centro do universo e que tudo que existia era feito pela fusão dos 4 elementos (fogo,ar,terra e água).Também aprendemos sobre o modelo Heliocentrista já dizendo que o sol é o centro do universo.
    Aprendemos também sobre os movimentos do universo que explicam a razão de termos 4 estações,o porque dos polos se achatarem,explica sobre os eclipses e sobre a interferência da lua nas marés.
    Estudamos detalhadamente o Sistema solar, e os planetas que o compõem,Recebemos informações detalhadas sobre a constituição,clima,distancia do sol,massa...
    Um assunto muito abordado foram as leis da dinâmica como a inércia que se baseia em que todo corpo em movimento tende a continuar em linha reta até parar, e que todo corpo em repouso tende a continuar em repouso.
    E para finalizar estudamos os estados da matéria, a organização de suas partículas, e também os nomes dados ás mudanças de estado,sem falar que estudamos densidade e sabemos que n é a mesma coisa que massa!

    ResponderExcluir
  32. Nesta etapa nos aprendemos sobre o metodo científico onde voce aprende a formular obsevacoes,hipótese,lei e a teoria.
    Aprendemos também sobre a inercia. Que fala que.um corpo em movimento tende a ficar em movimento e um corpo em repouso tende a ficar em repouso.

    Aprendemos também aprendemos sobre o heliocentrismo que defendia a teoria que o sol ficava no centro e a terra em volta ,o geocentrismo que defendia que a terra era o centro de tudo.
    Aprendemos também sobre os estados da agua e sua mudança de estado,exemplo do líquido parao gasoso.
    Outra coisa que aprendemos nessa etapa também foi acao e reacao

    ResponderExcluir
  33. Método Científico: No método científico, os cientistas usam ideias e informações para resolver problemas. O primeiro passo do método é definir o problema, fazendo uma pergunta. Depois, propor uma hipótese, logo após se testa a mesma para saber se o experimento está correto ou errado. Depois, se tira uma conclusão. Se sua hipótese não corresponder com os experimentos, você deve trocar a ideia inicial e refazer tudo.


    Modelos cosmológicos: Considerava a Terra como centro do universo.Descreviam como o céu por cima e o submundo abaixo da Terra em andares.Associavam a estrutura do universo a presença e a ação de forcas não físicas,ou deuses,demônios.
    Heliocentrismo: Teoria em que coloca o Sol no centro do sistema solar.
    Geocentrismo: Terra no centro do sistema solar.


    Atrito:Quando o corpo esta em movimento,a força do atrito também esta agindo e, se a força que mantem o movimento terminar,o atrito faz a velocidade ir diminuindo ate chegar em repouso.

    estudamos também as leis de Newton e o atrito:

    Lei I
    Inércia: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento constante em linha reta, desde que outra força não atue sobre ela parando ou iniciando o movimento.
    Lei II: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.
    Lei III: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.
    A força de contato que atua entre dois corpos dando ou não a tendencia de movimento, e que é gerada pela asperidade de dois corpos.

    ResponderExcluir
  34. Ana Caroline Antunes.13 de maio de 2013 às 22:14

    *Método Científico:
    Observação, Questionamento,Formulação de Hipótese, Experimentação, Resultado e Conclusão.
    * Modelos cosmológicos:
    O modelo cosmológico aristotélico, conhecido como Geocentrismo, dizia que o universo era formado por quatro elementos: terra, água, ar e fogo.Aristóteles dizia que a Terra era o centro do universo e estava parada, com todos os outros astros ao seu redor.Aristarco defendia o heliocentrismo dizia que o Sol estaria no centro, com o planeta terra.
    * Os movimentos da Terra:Rotação e Translação.
    * Força de atrito: É a força natural que atua sobre os corpos quando estes estão em contato com outros corpos e sofre a ação de uma força que tende a colocá-lo em movimento e ela é sempre contrária ao movimento.
    * Lei de Newton:
    Principio fundamental da dinâmica: A força resultante que age em um ponto material é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração.
    *Ação e reação: Quando um corpo A exerce uma função A no corpo B. este exerce imediatamente uma força B em A de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário.
    * Inércia: A tendência do corpo em repouso, tende a ficar em repouso. Uma vez iniciada o movimento, a tendencia do corpo é permanecer em movimento.
    * Estados da Água:
    Solido: Forma e volume constantes.
    Liquido: Forma variável, e volume constante.
    Gasoso: Forma e volume variável.
    *Fusão: Sólido para o liquido
    *Vaporização: Liquido para o gasoso
    *Condensação: Gasoso para o liquido
    *Solidificação: Líquido para o sólido
    *Sublimação: Sólido para o gasoso

    ResponderExcluir
  35. *O método científico é a forma com que comprovam experiencias. As etapas são: observação, levantamento de hipóteses, experimentação e conclusão.
    *A teoria da estrutura da terra, proposta por Aristóteles diz que o universo e todas as substancias, são formadas pelo ar, água, terra e fogo em diferentes combinações.
    *A inércia é a teoria proposta por galileu que dizia que um objeto em repouso tende naturalmente a permanecer em repouso. E quando está em movimento, permanecer em movimento.
    *A força de atrito representa a força que o contato de uma superfície com outra causa no movimento de um objeto.
    *Ação e reação é tudo que vai e volta do mesmo modo, mesma direção e sentido contrário. Foi proposto por Galileu também.
    *Os estados da água em diferentes estados físicos: - Sublimação: passagem do estado gasoso para o estado sólido, ou vice versa; - Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido; - Vaporização: Passagem do estado líquido para o estado gasoso, possui três fases: (evaporização, ebulição e calefação); - Liquefação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido; - Solidificação: Passagem do estado líquido para o estado sólido.
    *No estado sólido as moléculas de água tem uma agitação menor. No líquido a movimentação é mais livre e no gasoso é livre e rápida. Quanto mais quente, maior a energia das partículas e quanto mais gelada, menor.

    ResponderExcluir
  36. Nessa etapa, começamos a estudar o ''Metodo cientifico'': onde surgiu num período revolucionário, onde tinha muitas peculiaridades, entre elas o uso da matemática como a linguagem para descrever a natureza.
    Aprendemos sobre a maré=provocado pela força da gravidade. A maré alta= meio dia maré baixa= meia-noite, isso ocorre porque o planeta gira em torno do seu eixo, completando meia volta em aproximadamente 12 horas.
    Aprendemos depois sobre os movimentos da terra rotação e translação.
    Rotação ''a Terra gira em torno de si mesma, completando uma volta em aproximadamente 24 horas''
    Translação:é o movimento Elíptico que a Terra realiza em torno do Sol !
    Modelos cosmológicos:Era que as pessoas de antigamente achavam que existia criaturas com poderes,que existiam coisas sobrenaturais, e que existia submundo e eles falavam do céu para cima.
    Geocentrismo:terra imóvel no centro.
    Aristóteles,Ptolomeu
    Heliocentrismo:sol no centro e a terra em movimento.
    Aristarco,Copérnico,Giordano Bruno,Galileu Galilei,Kepler.
    Inercia:nós aprendemos com a inercia que um corpo em movimento tende a ficar em movimento e um copo em repouso tende a ficar em repouso.
    Atrito:um corpo em movimento o atrito atua sobre ele pois sem o atrito o corpo não conseguiria parar.
    Condensação: Gasoso para o liquido
    Solidificação: Líquido para o sólido
    Sublimação: Solido para o gasoso (vise-versa)
    Densidade: É a relação entre a massa de um material e o volume por ele

    ResponderExcluir
  37. * O método científico é processo de uma pesquisa que segue uma determinada sequência de etapas onde pode se destacar:
    - Observação
    - Levantamento de Hipóteses
    - Experimentação
    - Conclusão.
    * Geocentrismo
    - Terra imóvel no centro
    - Aristóteles e Ptolomeu
    * Heliocentrismo
    - Sol no centro e a terra em movimento
    - Aristarco, Cópernio, Giordano Bruno e Galileu Galilei.
    * Inércia: Todo corpo em movimento tende a ficar em movimento, ate que uma força atue sobre ele, e todo corpo em repouso tende a ficar em repouso,ate que uma força atue sobre ele.
    *Principio fundamental da dinâmica: A força resultante que age em um ponto material é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração.
    *Ação e reação: Quando um corpo A exerce uma função A no corpo B. este exerce imediatamente uma força B em A de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário.
    * Estados da Água
    - Sólido
    - Líquido
    - Gasoso
    * Mudança dos estados físicos da água
    -Fusão: Sólido para o liquido
    -Vaporização: Liquido para o gasoso
    -Condensação: Gasoso para o liquido
    -Solidificação: Líquido para o sólido
    -Sublimação: Sólido para o gasoso,gasoso para o sólido.

    ResponderExcluir
  38. *O método científico é o precesso para a conclusão de uma certa pesquisa, onde tem:
    - Observação
    - Levantamento de Hipóteses
    - Experimentação
    - Conclusão.
    *Geocentrismo
    - Terra imóvel no centro
    - Aristóteles e Ptolomeu
    * Heliocentrismo
    - Sol no centro e a terra em movimento
    - Aristarco, Cópernio, Giordano Bruno e Galileu Galilei
    *Leis de Newton:
    -Ação e reação: Quando um corpo A exerce uma função A no corpo B. este exerce imediatamente uma força B em A de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário.
    -Principio fundamental da dinâmica: A força resultante que age em um ponto material é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração.
    -Inércia: A tendência do corpo em repouso, tende a ficar em repouso. Uma vez iniciada o movimento, a tendencia do corpo é permanecer em movimento.
    *Estados da água
    -Fusão: Sólido para o liquido
    -Vaporização: Liquido para o gasoso
    -Condensação: Gasoso para o liquido
    -Solidificação: Líquido para o sólido
    -Sublimação: Sólido para o gasoso

    ResponderExcluir
  39. Modo Científico:
    -Observação;
    -Levantamento de Hipotése;
    -Experimentação;
    -Conclusão.
    Modelos Cosmológicos:
    *Geocentrismo:
    -Terra no centro;
    -Aristóteles;
    -Ptolomeu.
    *Heliocentrismo:
    -Sol no centro e Terra em movimento;
    -Aristarco, Copérnico, Giordano Bruno, Galileu Galilei, Kepler

    3 LEIS DE NEWTON:
    -1ª Lei da Inércia: Todo corpo em movimento tende a ficar em movimento, em velocidade constante, em linha reta.
    -2ª Princípio Fundamental da Dinâmica: Quando a resultante das forças que atuam em um corpo é diferente de 0, este corpo fica sujeito a uma aceleração. Esta aceleração é proporcional a resultante das forças, ou seja F=M.A
    -3ª Ação e Reação: Quando um corpo A exerce uma força em um corpo B, este reage no corpo A. Estas forças formam um par que tem o mesmo módulo e sáo opostas e náo se anulam, pois atuam em corpos diferentes.


    Estados da Água:
    -Sólido
    -Líquido
    -Gasoso


    Mudanças de estados da água:
    -Fusão: Sólido para Líquido
    -Solidificação: Líquido para Sólido
    -Vaporização: Líquido para Gasoso
    -Comdensação: Gasoso para Líquido
    -Sublimação: Sólido para Gasoso; Gasoso para Sólido

    ResponderExcluir
  40. Monica.Essa etapa gostei muito da materia que foi passada a nós e uma delas foi:
    AS 3 LEIS DE NEWTON -1ª LEI DA INERCIA:TODO CORPO EM MOVIMENTO TENDE A FICAR EM MOVIMENTO.
    2ªPRINCIPIO DA DINÂMICA:QUANDO A RESULTANTE DAS FORÇAS QUE ATUAM EM UM CORPO DIFERENTE,ESTE CORPO FICA SUJEITO A UMA ACELERAÇÃO.ESTA ACELERAÇÃO É PROPORCIONAL A RESULTANTE DAS FORÇAS
    3ªAÇAO E REAÇAO:QUANDO UM CORPO A EXERCE UMA FORÇA EM UM CORPO Y,ESTE REAGE NO CORPO A.ESTAS FORÇAS FORMA UM PAR QUE TEM O MESMO MODULO OPOSTAS E NAO SE ANULAM.

    -Fusão: Sólido para Líquido
    -Solidificação: Líquido para Sólido
    -Vaporização: Líquido para Gasoso
    -Comdensação: Gasoso para Líquido
    -Sublimação: Sólido para Gasoso; Gasoso para Sólido

    Geocentrismo:
    *Terra imóvel no centro
    *Aristóteles, Ptolomeu
    Heliocentrismo:
    *Sol no centro e a Terra em movimento
    *Aristarco, Copérnico, Giordano Bruno, Galileu Galilei, Kepler

    Estado da água:
    SOLIDO
    LIQUIDO
    GASOSO.
    E tambem a formula de como calcular a densidade:D=M/V

    ResponderExcluir
  41. Fusão:Sólido para o liquido 
    Vaporização: Liquido para o gasoso
    Condensação: Gasoso para o liquido 
    Solidificação: Líquido para o sólido
     Sublimação: Solido para o gasoso (vise-versa)
    Densidade: É a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado= massa / volume.
    -Principio da inercia: "Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento." Concluindo que um corpo só altera seu estado de inercia, se for aplicado uma força, diferente de zero.
    -Princípios da Dinâmica: Quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes observamos que elas não produzem aceleração igual.Sendo assim a Força é sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa.
    -Princípio da Ação e Reação: "As forças atuam sempre em pares, para toda força de ação, existe uma força de reação." Se uma pessoa faz uma força sobre outra, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário.
    Geocentrismo:Terra no centro do Universo (Aristóteles,Ptolomeu )

    Heliocentrismo: Sol no centro do Universo (Aristarco,Copérnico,Giordano Bruno,Galileu Galilei,Kepler)
    Resistência do ar: O objeto,ao se movimentar,produz uma movimentação de camadas de ar ao seu redor,e o efeito final é o surgimento de forcas de resistência.

    ResponderExcluir
  42. PARTE 1
    • O método científico
    Método Científico é o método como os cientistas usam ideias e informações para resolver problemas e responder perguntas. Os passos do método científico, resumidamente, são:
    1. Definir um problema ou fazer uma pergunta.
    2. Propor uma hipótese.
    3. Testar a hipótese.
    4. Tirar uma conclusão.
    5. Fazer uma nova hipótese - caso a conclusão não seja satisfatória.
    Subentendidas nesses passos, há também a observação e a colheita de dados.

    • Modelos cosmológicos
    O modelo cosmológico aristotélico, conhecido como Geocentrismo, dizia que o universo era formado por quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Desse modo, cada elemento teria seu lugar natural: o elemento terra ficaria imóvel no centro, numa outra esfera que envolve o elemento central, teríamos a água, acima dela, o ar e, finalmente, o fogo. Assim, Aristóteles (além de Ptolomeu) propunha que a Terra era o centro do universo e estava imóvel, com todos os outros astros girando ao seu redor. Este modelo permaneceu reconhecido por mais de 3000 anos, apesar de ter encontrado oposições já no seu tempo de nascimento, por meio de Aristarco de Samos.
    O modelo cosmológico defendido por Aristarco, chamado Heliocentrismo, dizia que não a Terra, mas o Sol estaria no centro, com o nosso planeta girando ao seu redor. Esquecidas por muito tempo, as ideias heliocêntricas só foram retomadas no século XVI, por Nicolau Copérnico, e mais tarde consolidadas e amplamente aceitas devido aos esforços do italiano Galileu Galilei (1564-1642).

    • Os movimentos da Terra
    *A Terra possui vários movimentos, sendo os ventos e correntes marinhas, dias e noites, estações do ano e até mesmo a forma do planeta consequências desses movimentos.
    *Na rotação, a Terra gira em torno de si mesma, completando uma volta em aproximadamente 24 horas. Graças à rotação surgem os dias e as noites, ventos e correntes marinhas, além da força centrífuga que produz o achatamento dos polos.
    *A translação é o movimento elíptico que a Terra realiza em torno do Sol.
    *A primeira lei de Kepler sobre movimentos planetários diz que todos os planetas se movem em órbitas elípticas, com o Sol ocupando um dos focos dessa elipse.
    *A segunda lei de Kepler trata da velocidade dos planetas: quanto mais se aproximam do Sol, mais velozes eles ficam. A velocidade é máxima no periélio e mínima no afélio (o ponto mais próximo e o mais distante do Sol, respectivamente).
    *A terceira lei de Kepler diz que os planetas mais afastados do Sol se movimentarão mais lentamente, determinando a duração do ano planetário.
    *As estações do ano dependem da inclinação do eixo da Terra, que é de 23,5 graus.
    *O eixo de rotação da Terra não é fixo: ele gira lentamente completando uma volta a cada 25800 anos. Este movimento é chamado de precessão e é causado pelas forças gravitacionais do Sol, da Lua e a forma não esférica da Terra.
    *A variação da excentricidade da órbita da Terra é a mudança da forma da sua órbita, e dura em média 100000 anos, podendo ser a grande responsável pelas glaciações terrestres.
    *Os eclipses acontecem quando um objeto celeste se move para a região de sombra do outro.
    *Para que as marés sejam formadas, a Lua atrai com graus de intensidade decrescente a água mais próxima, o centro da Terra e a água mais distante. As forças resultantes, em relação ao centro da Terra, serão obtidas descontando-se a atração central das demais forças. O resultado são duas protuberâncias iguais e opostas, que são as marés altas. As marés baixas estão a 90 graus.
    *As fases da Lua também influenciam as marés. Quando a Lua e o Sol estão alinhados as marés são mais intensas que a média. Isto acontece durante a Lua Nova e na Lua Cheia. Quando a Lua e o Sol estão a 90 graus, as marés se tornam menos intensas. É o que acontece nos quartos Crescente e Minguante.

    ass: ninguem

    ResponderExcluir
  43. mudanca de estado da agua:
    -Solidificação: Líquido para Sólido
    -Fusão: Sólido para Líquido
    -Comdensação: Gasoso para Líquido
    -Vaporização: Líquido para Gasoso
    -Sublimação: Sólido para Gasoso; Gasoso para Sólido

    as leis de NEWTON:
    1:lei de NEWTON:Lei da Inércia: Todo corpo em movimento tende a ficar em movimento, em velocidade constante, em linha reta.
    2:Princípio Fundamental da Dinâmica: Quando a resultante das forças que atuam em um corpo é diferente de 0, este corpo fica sujeito a uma aceleração. Esta aceleração é proporcional a resultante das forças, ou seja F=M.A
    3:Ação e reação: Quando um corpo A exerce uma função A no corpo B. este exerce imediatamente uma força B em A de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário.
    teorias:
    Geocentrismo:Terra no centro do Universo (Aristóteles,Ptolomeu )
    Heliocentrismo: Sol no centro do Universo (Aristarco,Copérnico,Giordano Bruno,Galileu Galilei,Kepler)

    Método científico:observacão-hipotese- lei - teiria

    ResponderExcluir
  44. Nessa etapa nos aprendemos sobre: na primeira unidade macro e micro-universo, 1º capitulo o despertar da ciência, o método científico:
    -Observação;
    -Levantamento de Hipotése;
    -Experimentação;
    -Conclusão.
    Modelos Cosmológicos:
    *Geocentrismo:
    -Terra no centro;
    -Aristóteles;
    -Ptolomeu.
    *Heliocentrismo:
    -Sol no centro e Terra em movimento;
    -Aristarco, Copérnico, Giordano Bruno, Galileu Galilei, Kepler
    a ciência moderna não nasceu pronta nem tão pouco teve evolução continua. tal como conhecemos, a pratica científica surgiu num período revolucionário entre os séculos XVI e XVII. esse novo movimento científico tinha muitas peculiaridades; entre elas, o uso da matemática como linguagem para descrever a natureza. Geocentrismo x heliocentrismo: geocentrismo: terra imóvel no centro
    Aristóteles, Ptolomeu, heliocentrismo: sol no centro e a terra em movimento
    Aristarco, Copérnico, Giordano Bruno, Galileu Galilei, Kepler. Astronomia: observações relativamente simples do céu foram importantes para mudar uma forma de pensamento que persistia por milhares de anos. Ao fazer tais observações, colocando-as no contexto dos problemas da época. Vênus:Vénus ou Vênus é o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol, orbitando-o a cada 224,7 dias. Recebeu seu nome em homenagem à deusa romana do amor e da beleza Vénus, equivalente a Afrodite. Júpiter:Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa e é o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. inércia:A inércia é uma propriedade física da matéria (e segundo a Relatividade, também da energia). Considere um corpo não submetido à ação de forças ou submetido a um conjunto de forças de resultante nula; nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade. Isto significa que, se está parado, permanece parado, e se está em movimento, permanece em movimento em linha reta e a sua velocidade se mantém constante. Tal princípio, formulado pela primeira vez por Galileu e, posteriormente, confirmado por Newton, é conhecido como primeiro princípio da Dinâmica (1ª lei de Newton) ou princípio da Inércia.Atrito:Atrito, em física é a componente horizontal da força de contato que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento. É gerada pela aspericidade dos corpos. A força de atrito é sempre paralela às superfícies em interação e contrária ao movimento relativo entre eles.

    ResponderExcluir
  45. Primeira Etapa 2013
     Modelos Cosmológicos:
    - Heliocêntrismo: Teoria apresentada por Nicolau Copérnico, e aperfeiçoada por Kepler, Newton e Galileu. Defendia que o Sol estava parado no centro do universo e era o centro do sistema solar.
    - Geocêntrismo: Teoria apresentada por Aristóteles, e aperfeiçoada por Ptolomeu, e é o modelo cosmológico mais antigo. Defendia, ao contrário do heliocêntrismo, que a Terra era o centro do universo, e que os outros astros giravam ao seu redor, inclusive o Sol.
     Estados Físicos da Água:
    Sólido – Líquido – Gasoso
     Mudanças do estado físico da água
    Fusão – Passagem do estado sólido para o líquido.
    Vaporização - Passagem do estado líquido para o gasoso. – Ebulição/Evaporação/Calefação
    Condensação - Passagem do estado gasoso para o líquido.
    Solidificação - Passagem do estado líquido para o sólido.
    Sublimação - Passagem do estado sólido para o gasoso/gasoso para o sólido.
     Método Científico
    O Método Científico é um meio pelo qual cientistas fazem experiências para provar suas hipóteses. Os passos do método são:

    - Observar e fazer uma pergunta.
    - Propor uma hipótese.
    - Testar a hipótese.
    - Conclusão.

     Leis de Newton

    - Lei da Inércia: Todo corpo em movimento tende a permanecer em movimento, em velocidade constante, em linha reta.

    - Princípio Fundamental da Dinâmica: A força resultante que age em um ponto material é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração.

    - Ação e Reação: Quando um corpo A exerce uma força em um corpo B, este reage no corpo A. Estas forças formam um par que tem o mesmo módulo e são opostas e não se anulam, pois atuam em corpos diferentes.

     Atrito:Quando o corpo esta em movimento,a força do atrito também esta agindo e, se a força que mantém o movimento terminar,o atrito faz a velocidade ir diminuir, ate chegar em repouso.

    ResponderExcluir
  46. Falamos sobre o estado físico da água que são ele : Solido , liquido e gasoso. A temperatura da água do mar ferve a 100 graus .
    Inercia: Atrito e força. Tudo que eta em movimento tende a continuar em movimento e tudo que esta em repouso tende a continuar em repouso . Se um objeto em movimento entra em atrito com alguma força contraria a tendência dele e parar.
    Metodo Cientifico : os cientistas usam ideias e informações para resolverem problemas. Primeiro eles identificam o problema , colocam em ordem os fatos , formulam hipóteses e acham a resolução do problema .

    ResponderExcluir
  47. Modelos cosmológicos: * Heliocentrismo:O sol está no parado no centro do universo e é o centro do sistema solar da via lactea * Geocentrismo:A Terra no centro do universo com todos os outros astros girando ao redor dela Estados físicos da água e suas mudanças:solido-liquido-gasoso. Fusão:do estado solido para o liquido Vaporização:do estado liquido para o gasoso Condensação:do estado gasoso para o liquido Solidificação:do liquido para o solido Sublimação:do solido para o gasoso e do gasoso para o solido. Método científico:para ser considerado um método científico é necessário passar por 4 etapas,são elas: -Observação e formular perguntas -Fazer uma hipótese -Testar a hipótese -Conclusão dos fatos. Leis de Newton: -Inércia retilínea:todos em movimento têm a tendência de continuar em movimento e em linha reta,a menos que uma força os tire desse estado -Princípio fundamental da dinâmica:esse princípio consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessário colocar força. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da força -Ação e reação:Quando um corpo x exerce uma força em um corpo y, este reage diretamente no corpo x. Estas forças formam um par que tem o mesmo módulo,são opostas e não se anulam, pois atuam em corpos diferentes. Atrito:no caso do contato entre dois sólidos,há encaixes microscópicos entre as superfícies.Ao ser aplicada uma força num deles para movimentá-lo,surge,devido aos encaixes,outra força no sentido contrario impedindo o movimento.Quando o corpo está em movimento,a força do atrito também está agindo e,se a força que mantem o movimento terminar,o atrito faz a velocidade ir diminuindo até chegar em repouso.

    ResponderExcluir
  48. Heliocêntrismo - É a teoria onde o Sol esta no centro de tudo, e foi proposta por Nicolau Copérnico, e aperfeiçoada por outros vários astrônomos, como, Galileu, Kepler e Newton.
    Geocêntrismo - É a teoria (ou modelo cosmológico) mais antigo, onde a Terra esta no centro do universo e estava parado enquanto o sol e os outros planetas giravam ao seu redor. Essa teoria foi proposta por Aristóteles e aperfeiçoada pelo grego Claudius Ptolomeu. E predominou até a nova teoria (heliocêntrica) surgir.

    ResponderExcluir
  49. Nesta etapa estudamos sobre os métodos cientifico: - que é usado por cientistas para fazer pesquisas, primeiro define um problema, depois levantam hipóteses, logo testam a hipótese, depois tiram a conclusão e levantam outra hipótese sobre ela. Estudamos os modelos cosmológicos que são:
    *O geocentrismo que foi defendida por Aristóteles e Ptolomeu este modelo mostrava que a terra era o centro do universo e que os outros planetas giravam entorno de si, é o modelo mais antigo.
    *O heliocentrismo que foi apresentada por Nicolau Copérnico, Kepler, Newton e Galileu. Modelo que defendia a idéia de que o sol era imóvel no centro do universo e que a terra girava entorno de si.
    Estudamos também sobre as movimentações da terra.
    As leis de Newton: 1º lei (inércia) todo corpo em movimento tende a ficar em movimento em linha reta e velocidade constante
    2º lei (principio fundamental da dinâmica) quando a resultante das forças que atuam em um corpo é diferente de zero, este corpo fica sujeito a uma aceleração. Esta é proporcional a resultante das forças.
    3º lei (ação e reação) quando um corpo x exerce uma força em um corpo y este reage no corpo x.
    Estudamos sobre os estados da água que são:
    *sublimação: solido para o gasoso
    *condensação: gasoso para o liquido
    *solidificação: liquido para o solido
    *vaporização: liquido para o solido
    *fusão: solido para o liquido
    Bem foi isso

    ResponderExcluir
  50. Nesta etapa estudamos sobre os métodos cientifico: - que é usado por cientistas para fazer pesquisas, primeiro define um problema, depois levantam hipóteses, logo testam a hipótese, depois tiram a conclusão e levantam outra hipótese sobre ela. Estudamos os modelos cosmológicos que são:
    *O geocentrismo que foi defendida por Aristóteles e Ptolomeu este modelo mostrava que a terra era o centro do universo e que os outros planetas giravam entorno de si, é o modelo mais antigo.
    *O heliocentrismo que foi apresentada por Nicolau Copérnico, Kepler, Newton e Galileu. Modelo que defendia a idéia de que o sol era imóvel no centro do universo e que a terra girava entorno de si.
    Estudamos também sobre as movimentações da terra.
    As leis de Newton: 1º lei (inércia) todo corpo em movimento tende a ficar em movimento em linha reta e velocidade constante
    2º lei (principio fundamental da dinâmica) quando a resultante das forças que atuam em um corpo é diferente de zero, este corpo fica sujeito a uma aceleração. Esta é proporcional a resultante das forças.
    3º lei (ação e reação) quando um corpo x exerce uma força em um corpo y este reage no corpo x.
    Estudamos sobre os estados da água que são:
    *sublimação: solido para o gasoso
    *condensação: gasoso para o liquido
    *solidificação: liquido para o solido
    *vaporização: liquido para o solido
    *fusão: solido para o liquido
    Bem foi isso
    (substitui o outro comentário por este)

    ResponderExcluir
  51. oi monica achei muito importante sobre a materia:
    *O geocentrismo.
    *O heliocentrismo
    Estudamos também sobre as movimentações da terra.
    As leis de Newton:
    nomes : Ana Cecilia Menezes Ferraz nº3
    EEJG, 9 ANO B

    ResponderExcluir
  52. Estamos estudando sobre os estados da água que são:
    *sublimação: solido para o gasoso
    *condensação: gasoso para o liquido
    *solidificação: liquido para o solido
    *vaporização: liquido para o solido
    *fusão: solido para o liquido
    estudamos na etapa passada ;

    - Lei da Inércia: Todo corpo em movimento tende a permanecer em movimento, em velocidade constante, em linha reta.

    - Princípio Fundamental da Dinâmica: A força resultante que age em um ponto material é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração.

    - Ação e Reação: Quando um corpo A exerce uma força em um corpo B, este reage no corpo A. Estas forças formam um par que tem o mesmo módulo e são opostas e não se anulam, pois atuam em corpos diferentes.

     Atrito:Quando o corpo esta em movimento,a força do atrito também esta agindo e, se a força que mantém o movimento terminar,o atrito faz a velocidade ir diminuir, ate chegar em repouso.
    NOME: JOSÉ HIGOR Nº 21
    9º ANO B ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GORUTUBA

    ResponderExcluir
  53. *A teoria da estrutura da terra, proposta por Aristóteles diz que o universo e todas as substancias, são formadas pelo ar, água, terra e fogo em diferentes combinações.
    *A inércia é a teoria proposta por galileu que dizia que um objeto em repouso tende naturalmente a permanecer em repouso. E quando está em movimento, permanecer em movimento.
    *A força de atrito: representa a força que o contato de uma superfície com outra causa no movimento de um objeto.
    *Ação e reação: é tudo que vai e volta do mesmo modo, mesma direção e sentido contrário. Foi proposto por Galileu também.
    *Os estados da água em diferentes estados físicos: - Sublimação: passagem do estado gasoso para o estado sólido, ou vice versa; - Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido; - Vaporização: Passagem do estado líquido para o estado gasoso, possui três fases: (evaporização, ebulição e calefação); - Liquefação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido; - Solidificação: Passagem do estado líquido para o estado sólido.
    *No estado sólido as moléculas de água tem uma agitação menor. No líquido a movimentação é mais livre e no gasoso é livre e rápida. Quanto mais quente, maior a energia das partículas e quanto mais NOME:Caio Henrique Martins Dias Nº 05
    9º ANO B ESCOLA ESTADUAL JOSÉ GORUTUBA

    ResponderExcluir
  54. Nessa etapa, aprendemos sobre algumas teorias, como a teoria dos quatro elementos, onde dizia que o universo é contituidos pelos elementos: terra, agua, ar e fogo, e que a tendencia desses elementos é voltar a seu lugar de origem.
    Aprendemos tambem sobre o geocentrismo que é o modelo cosmológico defendido por Aristóteles e Ptolomeu, que dizia que a terra era imóvel no centro do universo. Alem disso, há o heliocentrismo, que era defendido por Copérnico e Galileu que dizia que o sol era o centro do universo e a terra se mantinha em movimento.Aristóteles e Ptolomeu.E o Heliocentrismo,que o Sol estava no centro e a Terra em movimento.Foi defendida por Aristarco,Giordano Bruno,Galileu Galilei,e Kepler.Vimos também sobre o princípio da inércia que tem o seguinte conceito:Todo corpo em repouso tende a ficar em repouso,e todo corpo em movimento tende a ficar em movimento em linha reta com velocidade constante se nenhuma força modificar o seu estado.O Atrito Que é quando há um contato entre dois sólidos há encaixes microscópicos entre as superfícies.Quando aplica força num deles surge outra força no sentido contrário impedindo o movimento.Resistência do ar:Que é quando um objeto se movimenta produz uma movimentação nas camadas de ar ao seu redor que causa forças de resistência.Aristóteles e Ptolomeu.E o Heliocentrismo,que o Sol estava no centro e a Terra em movimento.Foi defendida por Aristarco,Giordano Bruno,Galileu Galilei,e Kepler.Vimos também sobre o princípio da inércia que tem o seguinte conceito:Todo corpo em repouso tende a ficar em repouso,e todo corpo em movimento tende a ficar em movimento em linha reta com velocidade constante se nenhuma força modificar o seu estado.O Atrito Que é quando há um contato entre dois sólidos há encaixes microscópicos entre as superfícies.Quando aplica força num deles surge outra força no sentido contrário impedindo o movimento.Resistência do ar:Que é quando um objeto se movimenta produz uma movimentação nas camadas de ar ao seu redor que causa forças de resistência.

    ResponderExcluir
  55. Todas as substancias que existem são constituídas de átomos e moléculas. Podemos ter substâncias simples ( ferro, oxigênio, hidrogênio, cobre, etc) e substâncias compostas ( água, sal, etc). Por exemplo a água é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, a sua formula química é H2O. É importante observar que a substância água tem propriedades completamente diferentes da s substancias oxigênio e hidrogênio.
    Os átomos por sua vez são constituídos de elétrons e prótons e nêutrons. Os elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas bem definidas ( semelhante aos planetas ao redor do sol ), os prótons e os nêutrons estão localizados no núcleo central. O numero destas partículas depende do elemento considerado. Os elétrons e os prótons tem uma propriedade física chamada de carga elétrica e são de natureza oposta. Por convenção considerou-se que elétrons tem carga Negativa e prótons tem carga Positiva. Nêutrons não tem carga elétrica. Uma propriedade importante das cargas elétricas é que :CARGAS DE MESMO SINAL SE REPELEM e CARGAS DE SINAIS DIFERENTES SE ATRAEM. Aluna:Viviane Borges da silva nº39 Escola Estadual José Gorutuba.

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas