quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Resumão 9º ano José Gorutuba

Escreva com suas palavras como foi seu estudo na terceira etapa e sobre as aulas práticas.

61 comentários:

  1. Nesse bimestre estudamos sobre:Os átomos,Prótons,, os elétrons e os nêutrons...vimos que
    No núcleo do átomo estão os prótons e os nêutrons, e girando em torno deste núcleo estão os elétrons. Um próton em presença de outro próton se repele, o mesmo ocorre com os elétrons, mas entre um próton e um elétron existe uma força de atração.
    *Os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga elétrica negativa.
    * Os nêutrons são desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos.
    * Num átomo, normalmente não existe predominância de cargas elétricas, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Neste caso dizemos que o átomo é eletricamente neutro.
    os prótons e os neutros estão dispostos no núcleo e os elétrons estão na eletrosfera.

    algumas relações podem ser feitas com a massa atômica do elemento (aquela massa encontrada na tabela periódica) como:

    Massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    massa atômica - nêutrons = elétrons
    Como um elétron vai ter massa desprezível podemos dizer que a massa atômica será somente a soma de prótons + nêutrons.
    Vimos também a tabela Periódica que um pouco complicada.Tivemos uma intervenção uma aula com copCake que nos ajudou bastante a entender a tabela periodica:
    A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. É muito útil para se preverem as características e tendências dos átomos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender por que certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes.Composta de 7 períodos,18 famílias,Elementos
    representativos:
    Elementos (ou metais) de transição
    Elementos (ou metais) de transição interna.
    Gases nobres.
    Além disso, podem ser classificados de acordo com suas propriedades físicas nos grupos a seguir:
    Metais;
    Semimetais ou metalóides
    Ametais(ou não-metais);
    Gases nobres;
    Hidrogênio.
    nesse bimestre tivemos varias experiencia magnificas que poderemos levar por um bom tempo Curtir Bastante!!!
    Aluna:Lara Elis Garcia de matos N'20:Turma:9anoA

    ResponderExcluir
  2. Neste bimestre aprendemos muitas coisas... começamos a aprender sobre o átomo que é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central envolto por uma nuvem de eletrões de carga negativa. O núcleo atómico é composto por protões de carga positiva e neutrões de carga neutra (exceto no caso do hidrogênio). Os eletrões de um átomo estão ligados ao núcleo por força eletromagnética. Da mesma forma, um grupo de átomos pode estar ligado entre si através de ligações químicas baseadas na mesma força, formando uma molécula. e vimos as características do que são prótons elétrons e nêutrons. nos achamos essa parte um pouco difícil. E vimos também que:

    massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    fizemos também alguns cálculos

    E depois fomos para a tabela periódica essa foi a parte mais difícil.. Tivemos que entender como a tabela esta organizada e como esta distribuída. Os elementos na tabela estão arranjados horizontalmente, em sequência numérica, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias.

    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente. Eles representam as linhas horizontais da tabela. Os períodos diferem em comprimento, variando de 2 elementos, no mais curto, à 32 elementos no mais longo.

    FAMÍLIAS OU GRUPOS: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos. Em alguns deles, os elementos estão relacionados tão intimamente em suas propriedades que são denominados de famílias. Atualmente, a tabela periódica é constituída por 18 famílias, e uma maneira de identificá-las é através de algarismos romanos seguidos das letras A e B. Exemplos: família IA. IIA, VB

    Tivemos varias aulas praticas que nos ajudou bastante a principal foi a tabela periódica de cupcakes. foi muito legal e todos participaram... Esse foi uns dos melhores bimestre que já tive graças a nossa professora: Monica Brandão que nos ajudou bastante a entender a outra parte da ciência...

    ALUNO:Danilo Marques nº11 9º A

    ResponderExcluir
  3. No 3° bimestre aprendemos sobre a química entre ela esta os Átomos,que consiste a menor partícula de um elemento. O átomo é composto de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva),nêutrons (sem carga) e elétrons (com carga negativa). A região do átomo ao redor do núcleo e que contém os elétrons é chamada eletrosfera. Nela,os elétrons estão em constante movimento. O número de elétrons existentes na eletrosfera de um átomo,quando estável é igual ao número de prótons desse átomo. As regiões da eletrosfera são conhecidas como camadas de eletrônicas ou níveis de energia.Aprendemos também que:

    número de massa = número atômico + nêutrons
    nêutrons = número de massa - número atômico
    número atômico = prótons = elétrons
    fizemos também vários cálculos para achar Isótopo,Isótono e Isóbaro.

    Depois fomos estudar sobre a tabela periódica que é um pouco difícil,mas muito interessante
    Os elementos químicos da tabela estão organizados sequencialmente a partir do número atômico,em ordem crescente.A tabela periódica apresenta linhas horizontais e linhas verticais. As linhas horizontais são chamadas de PERÍODOS. Existem 7 períodos na tabela periódica.As linhas verticais da tabela constituem as colunas. Na tabela,encontramos 18 colunas. As colunas representam as FAMÍLIAS. As famílias compreendem duas séries:elementos representativos:1A até 8A e elementos de transição:1B até 8B.
    A tabela periódica também tem divisões de acordo com algumas propriedades específicas dos elementos. Essa divisão é indicada pelas cores adotadas,classificando os elementos em Metais,Não Metais e Gases Nobres.
    Entre as ligações existentes então as ligações iônicas e as ligações covalentes.
    A ligação iônica ocorre quando um ou mais elétrons de valência de um átomo são transferidos para outro,produzindo íons positivos e íons negativos. O átomo que ceder elétrons na ligação iônica fica eletricamente positivo e passa a ser chamado CÁTION. O átomo que receber elétrons nessa ligação fica eletricamente negativo, e é chamado ÂNION.
    As ligações covalentes são aquelas em que os átomos tendem a compartilhar elétrons até adquirir estabilidade,ficando com 8 elétrons no nível de energia mais externo.
    No bimestre também tivemos algumas aulas praticas que nos ajudou a entender mais sobre a matéria,entre elas estavam a dos cupcakes,que eram representados pelos elementos da tabela periódica. Essas aulas praticas foram bastante interessante e proveitosas pois ajudou os alunos a entender como essa matéria é importante.

    Aluna: Brenda Carolayni n° 5
    Turma: 9°A

    ResponderExcluir
  4. No 3° bimestre aprendemos sobre a química entre ela esta os Átomos,que consiste a menor partícula de um elemento. O átomo é composto de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva),nêutrons (sem carga) e elétrons (com carga negativa). A região do átomo ao redor do núcleo e que contém os elétrons é chamada eletrosfera. Nela,os elétrons estão em constante movimento. O número de elétrons existentes na eletrosfera de um átomo,quando estável é igual ao número de prótons desse átomo. As regiões da eletrosfera são conhecidas como camadas de eletrônicas ou níveis de energia.Aprendemos também que:

    número de massa = número atômico + nêutrons
    nêutrons = número de massa - número atômico
    número atômico = prótons = elétrons
    fizemos também vários cálculos para achar Isótopo,Isótono e Isóbaro.

    Tivemos varias aulas praticas que nos ajudou bastante a principal foi a tabela periódica de cupcak
    Tivemos varias aulas praticas que nos ajudou bastante a principal foi a tabela periódica de cupcakes. foi muito legal e todos participaram... Esse foi uns dos melhores bimestre que já tive graças a nossa professora: Monica Brandão que nos ajudou bastante a entender a outra parte da ciência...
    es. foi muito legal e todos participaram... Esse foi uns dos melhores bimestre que já tive graças a nossa professora: Monica Brandão que nos ajudou bastante a entender a outra parte da ciência...

    Aluno:Joao Gustavo Honorato silva Nº19
    Turma: 9 B

    ResponderExcluir
  5. Neste bimestre aprendemos muitas coisas... começamos a aprender sobre o átomo que é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central envolto por uma nuvem de eletrões de carga negativa. O núcleo atómico é composto por protões de carga positiva e neutrões de carga neutra (exceto no caso do hidrogênio). Os eletrões de um átomo estão ligados ao núcleo por força eletromagnética. Da mesma forma, um grupo de átomos pode estar ligado entre si através de ligações químicas baseadas na mesma força, formando uma molécula. e vimos as características do que são prótons elétrons e nêutrons. nos achamos essa parte um pouco difícil. E vimos também que:

    massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    fizemos também alguns cálculos

    E depois fomos para a tabela periódica essa foi a parte mais difícil.. Tivemos que entender como a tabela esta organizada e como esta distribuída. Os elementos na tabela estão arranjados horizontalmente, em sequência numérica, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias.

    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente. Eles representam as linhas horizontais da tabela. Os períodos diferem em comprimento, variando de 2 elementos, no mais curto, à 32 elementos no mais longo.
    Aluno: Jhonatan Fernandes araujo Nº21
    Turma: 9º B

    ResponderExcluir
  6. Nesse bimestre estudamos sobre:Os átomos,Prótons,, os elétrons e os nêutrons...vimos que
    No núcleo do átomo estão os prótons e os nêutrons, e girando em torno deste núcleo estão os elétrons. Um próton em presença de outro próton se repele, o mesmo ocorre com os elétrons, mas entre um próton e um elétron existe uma força de atração.
    *Os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga elétrica negativa.
    * Os nêutrons são desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos.
    * Num átomo, normalmente não existe predominância de cargas elétricas, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Neste caso dizemos que o átomo é eletricamente neutro.
    os prótons e os neutros estão dispostos no núcleo e os elétrons estão na eletrosfera.
    E depois fomos para a tabela periódica essa foi a parte mais difícil.. Tivemos que entender como a tabela esta organizada e como esta distribuída. Os elementos na tabela estão arranjados horizontalmente, em sequência numérica, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias.
    Aluno: Gustavo Nº10
    Turma:9ºB

    ResponderExcluir
  7. Estudamos sobre:Os átomos,Prótons,os elétrons e os nêutrons.
    vimos que;
    *Os prótons têm carga elétrica positiva,
    *Os eletróns carga negativa
    *Os neutrons desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos.
    Algumas relações podem ser feitas com a massa atômica
    massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons

    Depois aprendemos como é organizada a Tabela Periódica

    FAMÍLIAS OU GRUPOS: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos.

    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente

    Tivemos aulas praticas que usamos os CupCakes para fazer a Tabela Periodica que ajudou bastante no meu aprendizado, e alem de tudo foi muito legal todos curtiram um jeito novo de intender a Tabela que antes era tão dificil de ser intendida.

    Nome:Maria Luíza De Oliveira Nº30

    ResponderExcluir
  8. Nesse bimestre aprendemos sobre a química entre ela esta os Átomos,que consiste a menor partícula de um elemento. O átomo é composto de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva),nêutrons (sem carga) e elétrons (com carga negativa). A região do átomo ao redor do núcleo e que contém os elétrons é chamada eletrosfera. Nela,os elétrons estão em constante movimento. O número de elétrons existentes na eletrosfera de um átomo,quando estável é igual ao número de prótons desse átomo. As regiões da eletrosfera são conhecidas como camadas de eletrônicas ou níveis de energia.Aprendemos também que:

    número de massa = número atômico + nêutrons
    nêutrons = número de massa - número atômico
    número atômico = prótons = elétrons
    fizemos também vários cálculos para achar Isótopo,Isótono e Isóbaro.
    e tambem aprendemos a tabela periodica
    organizaçao e clasificaçao da tabela periodica
    a tabela periodica e uma parte essencial da linguagem da química . a tabela organiza os elementos em grupos.divididos de forma a facilitar a localizaçao . tambem se organiza os metais , os ametais , e os gases nobres em grupo e ordem crescente do numero atomico .as linhas horizontais sao chamada de periodo . e as verticais constituem as colunas . na tabela se encontra 18 colunas , de 1A a 8A sao elementos representativos . e da 1B a 8B sao elementos de transiçao.
    nome : josé higor ferreira barbosa N* 22
    9*B

    ResponderExcluir
  9. Neste 3° bimetres vimos Os átomos,Prótons, os Elétrons e os Nêutrons... Onde vimos que.* Os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga elétrica negativa.
    * Os nêutrons são desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos.
    * Num átomo, normalmente não existe predominância de cargas elétricas, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Neste caso dizemos que o átomo é eletricamente neutro.
    Os prótons e os neutros estão dispostos no núcleo e os elétrons estão na eletrosfera.

    Massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    massa atômica - nêutrons = elétrons

    Vimos tambem a tabela periodíca, na qual achamos ela bem dificil, mas não. No começo é bem complicado entender mais depois pegamos a pratica, pois envolve tambem um pouco da Matemática.
    Fizemos vários cálculos para achar Isótopo,Isótono e Isóbaro.

    ORGANIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA TABELA PERIODICA

    A Tabela Periodica é uma parte essencial da linguagem da química . A tabela organiza os elementos em grupos. Divididos em uma maneira facil de sua localizaçao. Se organiza os metais , os ametais , e os gases nobres em grupo e ordem crescente do numero atomico .
    FAMÍLIAS OU GRUPOS: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos.

    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente.

    Na aula pratica tivemos como exemplo de estudar a Tabela, os Cupcakes que foi um a maneira divertida e legal de estudar melhor a Tabela.
    ALUNA: Andressa Barbosa Souza n° 04
    Turma: 9° ano B

    ResponderExcluir
  10. Neste 3° bimetres vimos Os átomos,Prótons, os Elétrons e os Nêutrons... Onde vimos que.* Os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga elétrica negativa.
    * Os nêutrons são desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos.
    * Num átomo, normalmente não existe predominância de cargas elétricas, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Neste caso dizemos que o átomo é eletricamente neutro.
    Os prótons e os neutros estão dispostos no núcleo e os elétrons estão na eletrosfera.

    Massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    massa atômica - nêutrons = elétrons

    Vimos tambem a tabela periodíca, na qual achamos ela bem dificil, mas não. No começo é bem complicado entender mais depois pegamos a pratica, pois envolve tambem um pouco da Matemática.
    Fizemos vários cálculos para achar Isótopo,Isótono e Isóbaro.

    ORGANIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA TABELA PERIODICA

    A Tabela Periodica é uma parte essencial da linguagem da química . A tabela organiza os elementos em grupos. Divididos em uma maneira facil de sua localizaçao. Se organiza os metais , os ametais , e os gases nobres em grupo e ordem crescente do numero atomico .
    FAMÍLIAS OU GRUPOS: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos.

    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente.

    Na aula pratica tivemos como exemplo de estudar a Tabela, os Cupcakes que foi um a maneira divertida e legal de estudar melhor a Tabela.
    ALUNA: Andressa Barbosa Souza n° 04
    Turma: 9° ano B

    ResponderExcluir
  11. Neste 3° bimetres vimos Os átomos,Prótons, os Elétrons e os Nêutrons... Onde vimos que.* Os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga elétrica negativa.
    * Os nêutrons são desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos.
    * Num átomo, normalmente não existe predominância de cargas elétricas, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Neste caso dizemos que o átomo é eletricamente neutro.
    Os prótons e os neutros estão dispostos no núcleo e os elétrons estão na eletrosfera.

    Massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    massa atômica - nêutrons = elétrons

    Vimos tambem a tabela periodíca, na qual achamos ela bem dificil, mas não. No começo é bem complicado entender mais depois pegamos a pratica, pois envolve tambem um pouco da Matemática.
    Fizemos vários cálculos para achar Isótopo,Isótono e Isóbaro.

    ORGANIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA TABELA PERIODICA

    A Tabela Periodica é uma parte essencial da linguagem da química . A tabela organiza os elementos em grupos. Divididos em uma maneira facil de sua localizaçao. Se organiza os metais , os ametais , e os gases nobres em grupo e ordem crescente do numero atomico .
    FAMÍLIAS OU GRUPOS: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos.

    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente.

    Na aula pratica tivemos como exemplo de estudar a Tabela, os Cupcakes que foi um a maneira divertida e legal de estudar melhor a Tabela.
    ALUNA: Andressa Barbosa Souza n° 04
    Turma: 9° ano B

    ResponderExcluir
  12. Brenda Melissa 9° ano A23 de setembro de 2013 às 19:39

    Bom,neste bimestre aprendemos que um átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química. Os átomos são compostos de, pelo menos, um próton e um elétron. Podendo apresentar nêutrons (na verdade, apenas o átomo de hidrogênio não possui nêutron: é apenas um elétron girando em torno de um próton).
    Elétrons – Os elétrons são partículas de massa muito pequena (cerca de 1840 vezes menor que a massa do próton. Ou aproximadamente 9,1.10-28g) dotados de carga elétrica negativa: -1,6.10-19C. Movem-se muito rapidamente ao redor do núcleo atômico, gerando campos eletromagnéticos.
    Prótons – Os prótons são partículas que, junto aos nêutrons, formam o núcleo atômico. Possuem carga positiva de mesmo valor absoluto que a carga dos elétrons; assim, um próton e um elétron tendem a se atrair eletricamente.
    Nêutrons – Os nêutrons, junto aos prótons, formam o núcleo atômico. E, como possuem massa bastante parecida, perfazem 99,9% de toda a massa do átomo. Possuem carga elétrica nula (resultante das sub-partículas que os compõem), e são dispostos estrategicamente no núcleo de modo a estabilizá-lo: uma vez que dois prótons repelem-se mutuamente, a adição de um nêutron (princípio da fissão nuclear) causa instabilidade elétrica e o átomo se rompe.
    Dai aprendemos que cada elemento químico é definido por meio de seu número atômico. Ou seja O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). p=número de prótons e=número de elétrons n=número de nêutrons
    Então o:
    número de massa = número atômico + nêutrons
    nêutrons = número de massa - número atômico
    número atômico = prótons = elétrons
    Logo depois vimos mais um pouquinho sobre Isótopo,Isótono e Isóbaro.
    Depois começamos a parte mais complicada que foi aprender a fundo a Tabela Periódica.Ela surgiu para agrupar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes, ou seja, ela organiza os metais, semimetais, não metais, gases nobres, dentre outros, em grupos divididos de forma a facilitar sua localização. E também as famílias que são as seguintes:
    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalino-terrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres
    As linhas horizontais são chamadas de períodos, existem 7 períodos na tabela periódica.As linhas verticais da tabela constituem as colunas.Na tabela, encontramos 18 colunas. As colunas representam as famílias.
    Na tabela periódica também é dividida em Metais, Ametais ou (Não metais), Gases nobres,Elementos representativos: pertencentes aos grupos 1, 2 e dos grupos de 13 a 17.
    Elementos (ou metais) de transição: pertencentes aos grupos de 3 a 12.
    Elementos (ou metais) de transição interna: pertencentes às séries dos lantanídios e dos actinídeos,que não ficam juntinho dos outros Metais porque se não a tabela ficaria muito grande por isso que elas ficam embaixo
    Aprendemos também no finalzinho desse bimestre um pouquinho sobre o Ânion, Íon e Cátion.
    Dependendo da partícula excedente, prótons ou elétrons, os íons podem ser positivos e negativos, sendo os primeiros originados pela remoção de elétrons de seus átomos e os segundos, pelo acréscimo. Os íons positivos (que apresentam mais prótons do que elétrons) são denominados cátions e os negativos (que apresentam menos prótons do que elétrons), são denominados ânions.
    Tivemos também aulas práticas que foram feitas no próprio pátio da escola, entre elas achei muito interessante a do Cupcake que mim ajudou bastante a entender a tabela periódica.
    OBS: Estava uma delícia...


    ResponderExcluir
  13. Neste 3° bimetres vimos Os átomos,Prótons, os Elétrons e os Nêutrons...*
    *Os prótons têm carga elétrica positiva, de mesmo valor absoluto que a carga dos elétrons; assim, um próton e um elétron tendem a se atrair eletricamente, e são partículas que, junto aos nêutrons, formam o núcleo atômico.
    *Os eletróns carga negativa e são partículas de massa muito pequena que movem-se muito rapidamente ao redor do núcleo atômico, gerando campos eletromagnéticos.
    *Os neutrons desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos.Possuem carga elétrica nula (resultante das sub-partículas que os compõem), e são dispostos estrategicamente no núcleo de modo a estabilizá-lo: uma vez que dois prótons repelem-se mutuamente, a adição de um nêutron (princípio da fissão nuclear) causa instabilidade elétrica e o átomo se rompe.
    Depois aprendemos que O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). p=número de prótons e=número de elétrons n=número de nêutrons
    Então o:
    número de massa = número atômico + nêutrons
    nêutrons = número de massa - número atômico
    número atômico = prótons = elétrons Depois passamos para a tabela periodica. As famílias que são as seguintes:
    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalino-terrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres
    As linhas horizontais são chamadas de períodos, existem 7 períodos na tabela periódica.As linhas verticais da tabela constituem as colunas.Na tabela, encontramos 18 colunas. As colunas representam as famílias.
    Na tabela periódica também é dividida em Metais, Ametais ou (Não metais), Gases nobres,Elementos representativos: pertencentes aos grupos 1, 2 e dos grupos de 13 a 17. Aprendemos também um pouquinho sobre o Ânion, Íon e Cátion. Fora as aulas Praticas que forão no patio que estava tudo gostoso e muito interesssante. as formas de ação e reação muito legal e Cupcake além de ensinar mais a tabela periodica estava uma delicia......
    Maria Vitória N°=26 9° A

    ResponderExcluir
  14. Ana Cecília Menezes Ferraz 9° ANO B23 de setembro de 2013 às 21:20

    Neste 3° bimetres vimos Os átomos,Prótons, os Elétrons e os Nêutrons... Onde vimos que os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga elétrica negativa.
    Massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    massa atômica - nêutrons = elétrons
    * Os nêutrons são desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos.
    * Num átomo, normalmente não existe predominância de cargas elétricas, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Neste caso dizemos que o átomo é eletricamente neutro.
    Os prótons e os neutros estão dispostos no núcleo e os elétrons estão na eletrosfera.
    E tambem vimos a Tabela Periodíca, na qual achamos ela bem dificil, mas não. No começo é bem complicado entender mais depois pegamos a pratica, pois envolve tambem um pouco da Matemática.
    Fizemos vários cálculos para achar Isótopo,Isótono e Isóbaro.
    ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA:A Tabela Periodica é uma parte essencial da linguagem da química . A tabela organiza os elementos em grupos. Divididos em uma maneira facil de sua localizaçao. Se organiza os metais , os ametais , e os gases nobres em grupo e ordem crescente do numero atomico .
    FAMÍLIAS OU GRUPOS: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos.

    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente.
    E na aula pratica nós pudemos aprofundar mais o assunto usando Cupcakes pra representar a tabela, que além de nós ajudarmos foi muito lega!!
    NOME: Ana Cecília Menezes Ferraz N°:3
    9° ANO B

    ResponderExcluir
  15. Neste bimestre aprendemos varias coisas... Primeiro começamos a aprender sobre o átomo que é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central envolto por uma nuvem de elétrons de carga negativa. O núcleo atômico é composto por prótons de carga positiva e nêutrons de carga neutra (exceto no caso do hidrogênio). Os elétrons de um átomo estão ligados ao núcleo por força eletromagnética. Da mesma forma, um grupo de átomos pode estar ligado entre si através de ligações químicas baseadas na mesma força, formando uma molécula. e vimos as características do que são prótons elétrons e nêutrons. E vimos também que :

    massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons


    E depois fomos para a tabela periódica,que foi um pouco difícil. Tivemos que entender como a tabela esta organizada e como esta distribuída. Os elementos na tabela estão horizontalmente, em sequência numérica, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias.

    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente. Eles representam as linhas horizontais da tabela. Os períodos diferem em comprimento, variando de 2 elementos, no mais curto, à 32 elementos no mais longo.

    FAMÍLIAS OU GRUPOS: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos. Em alguns deles, os elementos estão relacionados tão intimamente em suas propriedades que são denominados de famílias. Atualmente, a tabela periódica é constituída por 18 famílias, e uma maneira de identificá-las é através de algarismos romanos seguidos das letras A e B. Exemplos: família IA. IIA, VB

    E também tivemos as aulas praticas que foi feita no pátio da escola, e que foi super legal, uma experiência muito boa, e é claro que não podíamos esquecer dos cup cakes que estava uma delicia e que também foi útil no nosso aprendizado na tabela periódica.

    Geovanna Alessandra N°:15

    ResponderExcluir
  16. Neste 3° bimetres vimos Os átomos,Prótons, os Elétrons e os Nêutrons... Onde vimos que.* Os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga elétrica negativa.
    * Os nêutrons são desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos.
    * Num átomo, normalmente não existe predominância de cargas elétricas, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Neste caso dizemos que o átomo é eletricamente neutro.
    Os prótons e os neutros estão dispostos no núcleo e os elétrons estão na eletrosfera.

    Massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    massa atômica - nêutrons = elétrons

    Vimos tambem a tabela periodíca, na qual achamos ela bem dificil, mas não. No começo é bem complicado entender mais depois pegamos a pratica, pois envolve tambem um pouco da Matemática.
    Fizemos vários cálculos para achar Isótopo,Isótono e Isóbaro.

    ORGANIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA TABELA PERIODICA

    A Tabela Periodica é uma parte essencial da linguagem da química . A tabela organiza os elementos em grupos. Divididos em uma maneira facil de sua localizaçao. Se organiza os metais , os ametais , e os gases nobres em grupo e ordem crescente do numero atomico .
    FAMÍLIAS OU GRUPOS: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos.

    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente.
    e também teve uma maneira muito legal de aprender foi a experiencia e os cup cakes,entao foi bem mais facil aprender as materias..
    Vitoria Ferraz-N°40
    Turma:9°A

    ResponderExcluir
  17. Neste 3° bimetres vimos Os átomos,Prótons, os Elétrons e os Nêutrons... Onde vimos que.* Os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga elétrica negativa.
    * Os nêutrons são desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos.
    * Num átomo, normalmente não existe predominância de cargas elétricas, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Neste caso dizemos que o átomo é eletricamente neutro.
    Os prótons e os neutros estão dispostos no núcleo e os elétrons estão na eletrosfera.

    Massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    massa atômica - nêutrons = elétrons

    Vimos tambem a tabela periodíca, na qual achamos ela bem dificil, mas não. No começo é bem complicado entender mais depois pegamos a pratica, pois envolve tambem um pouco da Matemática.
    Fizemos vários cálculos para achar Isótopo,Isótono e Isóbaro.

    ORGANIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA TABELA PERIODICA

    A Tabela Periodica é uma parte essencial da linguagem da química . A tabela organiza os elementos em grupos. Divididos em uma maneira facil de sua localizaçao. Se organiza os metais , os ametais , e os gases nobres em grupo e ordem crescente do numero atomico .
    FAMÍLIAS OU GRUPOS: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos.

    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente.
    e também teve uma maneira muito legal de aprender foi a experiencia e os cup cakes,entao foi bem mais facil aprender as materias..
    Vitoria Ferraz-N°40
    Turma:9°A

    ResponderExcluir
  18. Aprendemos nesse bimestre muitas coisas como:

    Atomos:é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química. Eles são compostos de, um próton e um elétron. Podendo apresentar nêutrons (na verdade, apenas o átomo de hidrogênio não possui nêutron: é apenas um elétron girando em torno de um próton).

    PRÓTONS – Os prótons são partículas que, junto aos nêutrons, formam o núcleo atômico. Possuem carga positiva de mesmo valor absoluto que a carga dos elétrons; assim, um próton e um elétron tendem a se atrair eletricamente.

    ELÉTRONS – Os elétrons são partículas de massa muito pequena (cerca de 1840 vezes menor que a massa do próton. Dotados de carga elétrica negativa: -1,6.10-19C. Movem-se muito rapidamente ao redor do núcleo atômico, gerando campos eletromagnéticos.

    NÊUTRONS – Os nêutrons, junto aos prótons, formam o núcleo atômico. E, como possuem massa bastante parecida, perfazem 99,9% de toda a massa do átomo. Possuem carga elétrica nula (resultante das sub-partículas que os compõem), e são dispostos estrategicamente no núcleo de modo a estabilizá-lo: uma vez que dois prótons repelem-se mutuamente, a adição de um nêutron (princípio da fissão nuclear) causa instabilidade elétrica e o átomo se rompe.
    Cada elemento químico é definido por meio de seu número atômico. Ou seja O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). p=número de prótons e=número de elétrons n=número de nêutrons
    Então o:
    número de massa = número atômico + nêutrons
    nêutrons = número de massa - número atômico
    número atômico = prótons = elétrons
    Aprendemos tambem sobre ISÓTOPO,ISÓTONO e ISÓBARO.

    E por ultimo aprendemos muito sobre a tabela periódica. Ela organiza os metais, semimetais, não metais, gases nobres, dentre outros,
    . em grupos divididos de forma a facilitar sua localização. E também as famílias que são as seguintes:( Família I A: metais alcalinos) (Família II A: metais alcalino-terrosos) (Família III A: família do Boro) (Família IV A: família do Carbono) (Família V A: família do Nitrogênio) (Família VI A: Calcogênios) ( Família VII A: Halogênios) (Família 0: Gases Nobres).
    As linhas horizontais são chamadas de períodos, existem 7 períodos na tabela periódica.As linhas verticais da tabela constituem as colunas.Na tabela, encontramos 18 colunas. As colunas representam as famílias.
    Na tabela periódica também é dividida em Metais, Ametais ou (Não metais), Gases nobres,Elementos representativos: pertencentes aos grupos 1, 2 e dos grupos de 13 a 17.
    Elementos (ou metais) de transição: pertencentes aos grupos de 3 a 12.
    Elementos (ou metais) de transição interna: pertencentes às séries dos lantanídios e dos actinídeos,que não ficam juntinho dos outros Metais porque se não a tabela ficaria muito grande por isso que elas ficam embaixo.
    E tivemos aulas praticas sobre a tabela periódica realizada no patio com representação dos cup cakes que estavam maravilhosos e me ajudaram a entender mais a matéria.
    Aprendemos também no finalzinho desse bimestre um pouquinho sobre o Ânion, Íon e Cátion.
    Dependendo da partícula excedente, prótons ou elétrons, os íons podem ser positivos e negativos, sendo os primeiros originados pela remoção de elétrons de seus átomos e os segundos, pelo acréscimo. Os íons positivos (que apresentam mais prótons do que elétrons) são denominados cátions e os negativos (que apresentam menos prótons do que elétrons), são denominados ânions.

    Sara Gonçalves N° :36

    ResponderExcluir
  19. Anne Karoline n°4 9° ano A24 de setembro de 2013 às 11:00

    nesse bimestre aprendemos sobre átomos e elementos químicos. na teoria de Dalton, toda matéria é composta de átomos, que são permanentes e indivisíveis não podendo ser criados ou destruídos, as transformações consistem em separações e combinações de átomos. de acordo como novo modelo de Thomson, o átomo era uma esfera maciça de carga elétrica positiva e negativa, tornando se assim eletricamente neutro. o modelo de Rutherford considera o átomo como um pequeno núcleo que em volta há uma grande quantidade de elétrons, e o núcleo é formado pelas partículas de carga positiva.
    A tabela periódica dos elementos é uma das ferramentas mais importantes na química. os elementos dessa tabela estão organizados sequencialmente a partir do número atômico, em ordem crescente. na tabela há grupos e períodos. os grupos são aqueles que estão na vertical e são organizados de 1 a 18, e os períodos estão organizadas na horizontal e possuem 7 períodos.
    O grupo dos metais são sólidos a temperatura ambiente (exceto o mercúrio), bons condutores de eletricidade e calor, podem ser moldados em fios, formar liga metálica com outros metais e possibilitam sua laminação em folhas. além disso, os metais tendem a formar cátions em soluções aquosas, ou seja, perdem elétrons quando sofrem reações químicas.
    Os elementos químicos que não possuem as propriedades dos metais são classificados como elementos não metais. seus estados físicos e aparência são bem variados. geralmente, são encontrados nos estados sólido, como carbono, e no estado gasoso, como o oxigênio e o hidrogênio. a principal característica dos não metais é a incapacidade de conduzir corrente elétrica. além disso, os não metais tendem a formar ânions em soluções aquosas.
    também vimos que dependendo da partícula, os íons podem ser positivos e negativos, sendo os primeiros originados pela remoção de elétrons de seus átomos e os segundos, pelo acréscimo. Os íons positivos (que apresentam mais prótons do que elétrons) são denominados cátions e os negativos (que apresentam menos prótons do que elétrons), são denominados ânions.
    omo

    ResponderExcluir
  20. Neste bimestre aprendemos sobre várias coisas como: átomos, prótons, elétrons, nêutrons, isótopos, isótonos e isóbaros,ânion íon e cátion e também sobre a tabela periódica...
    Átomos: Todas as substâncias são feitas de matéria e a unidade fundamental da matéria é o átomo. O átomo constitui a menor partícula de um elemento. O átomo é composto de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva) e nêutrons (sem carga). Os elétrons (com carga negativa e massa insignificante) revolvem em torno do núcleo em diferentes trajetórias imaginárias chamadas órbitas.
    Prótons – Os prótons são partículas que, junto aos nêutrons, formam o núcleo atômico. Possuem carga positiva de mesmo valor absoluto que a carga dos elétrons; assim, um próton e um elétron tendem a se atrair eletricamente.
    Elétrons – Os elétrons são partículas de massa muito pequena (cerca de 1840 vezes menor que a massa do próton. Ou aproximadamente 9,1.10-28g) dotados de carga elétrica negativa: -1,6.10-19C. Movem-se muito rapidamente ao redor do núcleo atômico, gerando campos eletromagnéticos.
    Nêutrons – Os nêutrons, junto aos prótons, formam o núcleo atômico. E, como possuem massa bastante parecida, perfazem 99,9% de toda a massa do átomo. Possuem carga elétrica nula (resultante das sub-partículas que os compõem), e são dispostos estrategicamente no núcleo de modo a estabilizá-lo: uma vez que dois prótons repelem-se mutuamente, a adição de um nêutron (princípio da fissão nuclear) causa instabilidade elétrica e o átomo se rompe.

    Cada elemento químico é definido por meio de seu número atômico, por exemplo, o número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento e o número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n).

    Isótopos: São átomos que possuem mesmo número de prótons (Z) e diferente número de massa e sendo assim, consequentemente, diferente número de nêutrons. Os isótopos podem ser considerados também átomos de um mesmo elemento químico.

    Isótonos: São átomos de diferentes números de prótons e de massa, mas que possuem mesmo número de nêutrons. Ou seja, são elementos diferentes, com propriedades físicas e químicas diferentes.

    Isóbaros: São átomos de diferentes números de próton, mas que possuem o mesmo número de massa (A).
    E também aprendemos muito sobre a tabela periódica e sua organização. Ela possui os metais, semi-metais, não metais, gases nobres, e outros em grupos divididos de forma a facilitar sua localização.
    Íons: são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions:
    Ânion:átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente.
    Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.

    As principais famílias são:

    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalino-terrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres

    Através da tabela periódica podemos saber sobre a massa atômica, número atômico e distribuição eletrônica dos átomos, sem falar das propriedades periódicas que são usadas para relacionar as propriedades dos elementos com suas estruturas atômicas.

    Tivemos a oportunidade de fazer algumas experiências como: Torre de líquidos, Elevador de Naftalina,dentre outros...
    E também tivemos aulas práticas sobre a Tabela Periódica no pátio da escola, com cupcakes representando os símbolos e números atômicos de cada elemento químico da tabela periódica.
    Achei esse bimestre muito interessante e produtivo, desde já quero agradecer a nossa professora Mônica por proporcionar que nós possamos aprender nos divertindo!
    Thaís Emanuelle Santos Cunha, n° 38
    9° ano A

    ResponderExcluir
  21. Estudamos :Os átomos,Prótons,os elétrons e os nêutrons.
    vimos que;
    *Os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga elétrica negativa.
    * Os nêutrons são desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos.
    * Num átomo, normalmente não existe predominância de cargas elétricas, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Neste caso dizemos que o átomo é eletricamente neutro.
    os prótons e os neutros estão dispostos no núcleo e os elétrons estão na eletrosfera.

    ORGANIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA TABELA PERIODICA
    Tabela Periódica.Ela surgiu para agrupar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes, ou seja, ela organiza os metais, semimetais, não metais, gases nobres, dentre outros, em grupos divididos de forma a facilitar sua localização. E também as
    famílias que são as seguintes:

    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalino-terrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres

    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente.
    E na aula pratica nós pudemos aprofundar mais o assunto usando Cupcakes pra representar a tabela, que além de nós ajudarmos foi muito lega!!

    Nome:Matheus Santos
    n°28
    9° ano A

    ResponderExcluir
  22. Neste bimestre aprendemos varias coisas... Primeiro começamos a aprender sobre o átomo que é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central envolto por uma nuvem de elétrons de carga negativa. O núcleo atômico é composto por prótons de carga positiva e nêutrons de carga neutra (exceto no caso do hidrogênio). Os elétrons de um átomo estão ligados ao núcleo por força eletromagnética. Da mesma forma, um grupo de átomos pode estar ligado entre si através de ligações químicas baseadas na mesma força, formando uma molécula. e vimos as características do que são prótons elétrons e nêutrons. E vimos também a tabela periodica bem no começo foi dificil porque só olhando assim e complicado mais depois você começa a gostar do assunto começa a se aprofundar mais sobre isso e acaba gostando pouco a pouco mais depois que você já sabe mais do assunto começa a ficar divertido e mais facil

    ORGANIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA TABELA PERIODICA
    Tabela Periódica.Ela surgiu para agrupar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes, ou seja, ela organiza os metais, semimetais, não metais, gases nobres, dentre outros, em grupos divididos de forma a facilitar sua localização. E também as
    famílias que são as seguintes:

    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalino-terrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres

    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente.
    Através da tabela periódica podemos saber sobre a massa atômica, número atômico e distribuição eletrônica dos átomos, sem falar das propriedades periódicas que são usadas para relacionar as propriedades dos elementos com suas estruturas atômicas.

    Danilo Antunes M
    n°7
    9° ano B

    ResponderExcluir
  23. Nesse terceiro bimestre aprendemos sobre a tabela periódica.Aprendemos sobre os elétrons,prótons,neutrons,numero de massa,numero atômico.Cada um tem a sua letra representante:
    Z:numero atômico
    A:numero de massa
    P:prótons
    E:elétrons
    N:neutrons
    O numero de massa é dado por:A=P+N ou também podemos calcular o numero de massa da seguinte forma:A=Z+N Para descobrirmos o numero de neutrons é só ver a formula N=A-Z e também aprendemos que Z=P=E.
    Aprendemos que átomos que apresentam números atômicos iguais e números de massa diferentes são chamados isótopos.Isótonos são átomos que apresentam números de neutrons iguais.Isóbaros são átomos que apresentam números de massa iguais.
    Aprendemos também a organização dos elementos químicos na tabela periódica que são metais,ametais e gases nobres.As linhas horizontais são chamadas de períodos e as verticais são chamadas famílias.Quando um elétron recebe determinada carga de energia, ele pode se afastar excessivamente do núcleo e deixar a eletrosfera do átomo.Nesse caso,o átomo perde um elétron e,no balanço das cargas,fica com um próton a mais.Como os prótons possuem cargas positivas,o átomo fica carregado positivamente,pois teria uma carga positiva que não seria compensada.Nesse caso,o átomo perde sua estabilidade elétrica e passa a ser chamado de íon.Quando um átomo perde elétrons,temos como resultado um íon carregado positivamente,chamado cátion.Um átomo também pode receber elétrons e ficar co mais elétrons do que prótons.Nesse caso,o íon formado chama-se ânion.
    Nome:Rafael T. Neves
    nº 36 9º ano A

    ResponderExcluir
  24. Nesse terceiro bimestre aprendemos sobre a tabela periódica.Aprendemos sobre os elétrons,prótons,neutrons,numero de massa,numero atômico.Cada um tem a sua letra representante:
    Z:numero atômico
    A:numero de massa
    P:prótons
    E:elétrons
    N:neutrons
    O numero de massa é dado por:A=P+N ou também podemos calcular o numero de massa da seguinte forma:A=Z+N Para descobrirmos o numero de neutrons é só ver a formula N=A-Z e também aprendemos que Z=P=E.
    Aprendemos que átomos que apresentam números atômicos iguais e números de massa diferentes são chamados isótopos.Isótonos são átomos que apresentam números de neutrons iguais.Isóbaros são átomos que apresentam números de massa iguais.
    Aprendemos também a organização dos elementos químicos na tabela periódica que são metais,ametais e gases nobres.As linhas horizontais são chamadas de períodos e as verticais são chamadas famílias.Quando um elétron recebe determinada carga de energia, ele pode se afastar excessivamente do núcleo e deixar a eletrosfera do átomo.Nesse caso,o átomo perde um elétron e,no balanço das cargas,fica com um próton a mais.Como os prótons possuem cargas positivas,o átomo fica carregado positivamente,pois teria uma carga positiva que não seria compensada.Nesse caso,o átomo perde sua estabilidade elétrica e passa a ser chamado de íon.Quando um átomo perde elétrons,temos como resultado um íon carregado positivamente,chamado cátion.Um átomo também pode receber elétrons e ficar co mais elétrons do que prótons.Nesse caso,o íon formado chama-se ânion.
    Nome:Rafael T. Neves
    nº 36 9º ano A

    ResponderExcluir
  25. Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalino-terrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres
    Nome:Rafael T. Neves
    nº 36 9ºA

    ResponderExcluir
  26. Aprendi que os átomos são OS PROTONS (e)elétrons (e) nêutrons (n )numero de massa (a)numero de átomos (z)sabe que quando não tem o numero de massa para descobri e só colocar neutro +numero atômicos .O numero de átomos e igual ao numero de prótons e elétrons. Sempre o numero de massa e maior.
    Existe também o isótopo que igual próton, isótono que e igual a nêutrons e o isóbaro que e igual a numero de massa.
    A tabela periodicar e constituída pelos metais , gases nobres, e não metais ela e dividida por 7perimetro e 18 grupos ou família ela tem 111 elementos
    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalino-terrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres
    Também tem a serie do lantanídios e os actinidios. Quando um elemento perde o eletros fica positivo =cátion, quando ganha elétrons fica negativo aníon , a capacidade de ganha ou perde eletros =íom.
    Nome: izadora 9° n°18

    ResponderExcluir
  27. Neste bimestre aprendemos sobre os PROTONS, ELÉTRONS NÊUTRONS NUMERO DE ÁTOMOS NÚMERO DE MASSA(tabela Periódica) .Cada elemento químico é definido por meio de seu número atômico, por exemplo:
    P:prótons
    E:elétrons
    N:nêutrons
    Z:numero atômico
    A:numero de massa
    Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária.
    Nêutrons: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária.
    Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.
    Os prótons e os neutros estão dispostos no núcleo e os elétrons estão na eletrosfera.
    Na teoria de Dalton :
    -Toda matéria é composta de átomos
    -os átomos são permanentes e indivisíveis, não podendo ser criados nem destruídos
    -os elementos são caracterizados por seus átomos
    -as transformaçoes químicas de uma substância consistem em separações e recombinações de átomos.
    -os compostos químicos são formados por combinações de dois átomos de um ou mais elementos em determinanda proporção
    A tabela periódica e constituída pelos Metais, Não Metais,Gases Nobres.E também é composta pela série dos lantanídios e pela série dos actiníos.
    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalino-terrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres
    E vimos que:

    massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons.
    FAMÍLIAS OU GRUPOS: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos.

    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente.

    Os isótopos são dois átomos do mesmo elemento químico com números de massa (A) diferentes e números atômicos (Z) iguais. A diferença se encontra no número de nêutrons. Os isótopos podem diferir em algumas características, como a densidade.
    Isótonos são átomos que possuem números atômicos (Z) e de massa (A) diferentes, mantendo o mesmo número de nêutrons.. Ou seja, são elementos diferentes, com propriedades físicas e químicas diferentes.
    Isóbaros são átomos de diferentes números de próton, mas que possuem o mesmo número de massa (A). Assim, são átomos de elementos químicos diferentes, mas que têm mesma massa, já que um maior número de prótons será compensado por um menor número de nêutrons, e assim por diante. Desse modo, terão propriedades físicas e químicas diferentes.
    Íons: são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions:
    Ânion:átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente.
    Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.
    Achei o bimestre bastante interessante tivemos aulas práticas sobre a Tabela Periódica com cupcakes representando a tabela periódica.

    GABRIELA CRISÓSTOMO DA SILVA N°13 9°A

    ResponderExcluir
  28. Olá Mônica !

    Neste 3° bimestre aprendemos varias coisas... Primeiro começamos a aprender sobre os átomos. O núcleo atômico é composto por prótons: carga positiva e neutros:carga negativa (Exceto no caso do hidrogênio-1 que é o único nuclideo estável sem nêutrons.) Um átomo que tenha o mesmo numero de prótons e elétrons é eletricamente neutro, enquanto que um com numero diferente pode ter carga positiva ou negativa, sendo desta forma denominado Íon. Os átomos são classificados de acordo com o numero de prótons determina o elemento químico e o numero de nêutrons determina o isótopo desse elemento. Mais que foi um pouco difícil; e vimos também: os modelos atômicos: O modelo atômico de Dalton, O Modelo Atômico de Thomson e o O Modelo Atômico de Rutherford.

    A:Massa Atômica
    P:Prótons
    E:Elétrons
    N:Neutrôns
    Z:Numero atômico

    Z=P=E / A=Z+N / N=A-Z

    E depois vimos a matéria que eu achei a mais difícil: TABELA PERIÓDICA,que tivemos que entender como a tabela está organizada e como está distribuída. A tabela periódica apresenta linhas horizontais e linhas verticais. As linhas horizontais são chamadas de períodos. Existem 7 períodos na tabela periódica. As linhas verticais da tabela constituem as colunas. Na tabela, encontramos 18 colunas. As colunas representam as famílias. As famílias compreendem duas series: 1A até 8A (ou zero), elementos de transição. E aprendemos também a organização dos elementos químicos na tabela que são metais,semimetais,não metais e gases nobres entre outros.

    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalinoterrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres

    Períodos: Os elementos são distribuídos na tabela em ordem crescente da esquerda para a direita em linhas horizontais, de acordo com o número atômico (Z) de cada elemento, que fica acima de seu símbolo.

    E sem falar que tivemos a aula pratica feita no pátio da escola, que ajudou bastante no aprendizado na tabela periódica, e sem falar que os cup cakes estavam uma delicia.

    OBS: Mônica achei que meu resumo estava grande, então se faltou alguma coisa desculpa, falta de atenção minha.

    Geovanna Alessandra 9°A / N°:15 ♥

    ResponderExcluir
  29. nos apredemos no 3° bimestre muitas coisas interessantes......protons;eletrons;neutrons Os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga elétrica negativa. Os nêutrons são desprovidos de carga elétrica ,,,,,,,estudamos tambem sobre os numeros atomicos(z) -->os atomos de um mesmo elemento quimico possuem o mesmo numero de protons(P) em seu nucleo ,,numero de massa (A)---> a soma de numeros de protons (P) e do numero de neutrons (N) e determinado NUMERO DE MASSA ............,aprendemos tambem sobre a tabela periodica seus elementos;suas familias e suas funções,que seus elementos quimicos estão dispostos crescentes de seus numeros atomicos e aqueles que estao localizados em uma mesma linha vestical possuem propiedade semlhantes,tambem apresentam linhas orizontais que sao chamados de PERIODOS , e as colunas representam as FAMILIAS QUIMICAS................. JOÂO VITOR BOSCO DA ROCHA 9°B N°20

    ResponderExcluir
  30. Que o número atômico é a quantidade de um prótons que um átomo possui em seu núcleo. desse modo ,a menor parte ou paticula que conserva as propriedades de um elemento químico é um átomo só com aqueles determinado número atômico.
    Para entender como isso se dá,pense em uma gota do elemento químico mercúrio (Hg) .Ela pode ser subdivida em outras gotas menores , que continuarão sendo mercúrio , pois conservam as mesmas propriedades.do mesmo modo ,o elemento químico é um conjunto de átomos com o mesmo numero atômico ,porem a menor parte é um átomo só.
    Assim ,na tabela periódica, apresentada em ordem crescente de número atômico ,é exatamente esse número que identifica e diferencia os elementos químicos uns dos outros.
    Para identificar um elemento químico fora da tabela periódica, constuma-se colocar o simbolo do elemento no centro,número de massa (A)na parte superior e o número atômico (Z)na parte inferior.
    A=massa atômica
    P=prótons
    E=elétrons
    N=nêutrons
    Z=numero atômico

    nome:ISAQUE SILVA MOTA n;16 9 ano B

    ResponderExcluir
  31. Que o número atômico é a quantidade de um prótons que um átomo possui em seu núcleo. desse modo ,a menor parte ou paticula que conserva as propriedades de um elemento químico é um átomo só com aqueles determinado número atômico.
    Para entender como isso se dá,pense em uma gota do elemento químico mercúrio (Hg) .Ela pode ser subdivida em outras gotas menores , que continuarão sendo mercúrio , pois conservam as mesmas propriedades.do mesmo modo ,o elemento químico é um conjunto de átomos com o mesmo numero atômico ,porem a menor parte é um átomo só.
    Assim ,na tabela periódica, apresentada em ordem crescente de número atômico ,é exatamente esse número que identifica e diferencia os elementos químicos uns dos outros.
    Para identificar um elemento químico fora da tabela periódica, constuma-se colocar o simbolo do elemento no centro,número de massa (A)na parte superior e o número atômico (Z)na parte inferior.
    A=massa atômica
    P=prótons
    E=elétrons
    N=nêutrons
    Z=numero atômico

    nome:ISAQUE SILVA MOTA n;16 9 ano B

    ResponderExcluir
  32. Ola Mônica!
    Neste terceiro bimestre aprendemos sobre prótons,átomos e nêutrons.
    Protons estão localizados no núcleo do átomo e apresentam massa significativa (carga positiva). Os elétrons estão localizados na eletrosfera e não têm massa significativa. Já os nêutrons estão no núcleo, isolando os prótons dos elétrons para que a atração entre os dois não destruam o átomo. Eles têm massa significativa. os prótons e os neutros estão dispostos no núcleo e os elétrons estão na eletrosfera.
    Algumas relações podem ser feitas com a massa atômica do elemento (aquela massa encontrada na tabela periódica) como:

    Massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    massa atômica - nêutrons = elétrons

    como um elétron vai ter massa desprezível podemos dizer que a massa atômica será somente a soma de prótons + nêutrons. Aprendemos também a Tabela Periódica, A tabela periódica é uma forma de organizar todos os elementos químicos conhecidos, levando em conta diversas de suas características.Os elementos são colocados em faixas horizontais (períodos) e faixas verticais (grupos ou famílias).
    Em um grupo, os elementos têm propriedades semelhantes e, em um período, as propriedades são diferentes.
    Na tabela há sete períodos.
    Os grupos são numerados de 0 a 8. Com exceção dos grupos 0 e 8, cada grupo está subdividido em dois subgrupos, A e B. O grupo 8 é chamado de 8B e é constituído por três faixas verticais.
    Modernamente, cada coluna é chamada de grupo. Há, portanto, 18 grupos numerados de 1 a 18. Achei o bimestre bastante interessante tivemos aulas práticas sobre a Tabela Periódica com cupcakes representando a tabela periódica.
    Vitória Stéfane N:38
    9 ano B

    ResponderExcluir
  33. Nesse bimestre estudamos muitas coisas como :

    Átomo:Um átomo é a menor porção em que pode ser dividido um elemento químico, mantendo ainda as suas propriedades.Os átomos são os componentes básicos das moléculas e da matéria
    comum.

    Prótons: é uma partícula sub-atómica que faz parte do núcleo de todos os elementos.Os prótons têm carga elétrica positiva.

    Elétrons:é uma partícula que circunda o núcleo atômico.Elétrons tem carga elétrica negativa , é o responsável pela criação de campos magnéticos e elétricos.

    Nêutrons:É uma das partículas, junto com o próton, que formam os núcleos atômicos. Fora do núcleo atômico é instável e tem uma vida média de cerca de 15 minutos, emitindo um electrón e um anti-neutrino para se converter em um próton. Sua massa é muito similar à do próton.

    número de massa = número atômico + nêutrons
    nêutrons = número de massa - número atômico
    número atômico = prótons = elétrons
    fizemos também vários cálculos para achar Isótopo,Isótono e Isóbaro.

    Número atômico (Z)

    Um elemento químico é um conjunto de átomos que tem o mesmo número de prótons no núcleo. Este número é conhecido como o número atômico do elemento. Por exemplo, todos átomos com seis prótons no núcleo são átomos do elemento carbono.

    De forma inversa, denomina-se elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), ou seja, o mesmo número de prótons.

    * Oxigênio é o elemento químico constituído por todos os átomos que possuem número atômico 8, ou seja, com 8 prótons.
    * Cálcio é o elemento químico constituído por todos os átomos que possuem número atômico 20, ou seja, com 20 prótons.

    Número de massa (A)

    Número de massa, simbolizado pela letra A, é a soma do número de prótons e nêutrons contidos no núcleo de um átomo.

    A = Z + N (N = número de nêutrons)

    Massa atômica

    Em referência a um certo elemento químico, a massa atômica (também chamada massa atômica média) é a massa atômica média dos isótopos do elemento químico. Essa média leva em linha de conta as frequências relativas dos isótopos do elemento

    Gabriel Alves 9ºB Nº 09

    ResponderExcluir

  34. Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalino-terrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres

    Gabriel Alves Nº 09
    9º B

    ResponderExcluir
  35. Nesse bimestre aprendemos muitas coisa como: prótons,átomos e nêutrons mas vou explicar um pouco sobre o todos. O átomo é a menor porção em que pode ser dividido um elemento químico, mantendo ainda as suas propriedades.Os átomos são os componentes básicos das moléculas e da matéria
    comum. o prótons é uma partícula sub-atómica que faz parte do núcleo de todos os elementos.Os prótons têm carga elétrica positiva. o nêutrons:É uma das partículas, junto com o próton, que formam os núcleos atômicos. Fora do núcleo atômico é instável e tem uma vida média de cerca de 15 minutos, emitindo um eletron e um anti-neutrino para se converter em um próton. Sua massa é muito similar à do próton. e um pouco da tabela com por exemplo: Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalinoterrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres intao e isso um abraso monica ;) hicaro vinicius Nº13 9º B

    ResponderExcluir
  36. Nessa 3 etapa aprendemos sobre os PROTONS, ELÉTRONS NÊUTRONS NUMERO DE ÁTOMOS NÚMERO DE MASSA(tabela Periódica) .Cada elemento químico é definido por meio de seu número atômico, por exemplo:
    P:prótons
    E:elétrons
    N:nêutrons
    Z:numero atômico
    A:numero de massa
    Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária.
    Nêutrons: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária.
    Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.
    Os prótons e os neutros estão dispostos no núcleo e os elétrons estão na eletrosfera.
    Cada elemento químico é definido por meio de seu número atômico, por exemplo, o número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento e o número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos p Existem 7 períodos na tabela periódica. As linhas verticais da tabela constituem as colunas. Na tabela, encontramos 18 colunas. As colunas representam as famílias. As famílias compreendem duas series: 1A até 8A (ou zero), elementos de transição.rótons (p) com a dos nêutrons (n).
    Através da tabela periódica podemos saber sobre a massa atômica, número atômico e distribuição eletrônica dos átomos, sem falar das propriedades periódicas que são usadas para relacionar as propriedades dos elementos com suas estruturas atômicas.
    9Ano B

    ResponderExcluir
  37. este bimestre aprendemos sobre a tabela periódica: Os elementos químicos hidrogênio, metais, ametais e gases nobres em grupos conforme a ordem crescente do numero atômico. Organização dos elementos: as linhas horizontais são chamados de de períodos e existem 7 períodos. na tabela, encontramos 18 colunas que representam as famílias químicas. as famílias compreendem duas series. 1A ate 8A (ou zero) elementos representativos _1B ate 8B_ elemento de transição . A organização dos elementos químicos na tabela :Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalinoterrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres
    tambem aprendemos sobre isótopos, isótonos e isóbaros:Os isótopos são dois átomos do mesmo elemento químico com números de massa (A) diferentes e números atômicos (Z) iguais. A diferença se encontra no número de nêutrons. Os isótopos podem diferir em algumas características, como a densidade.Isóbaros
    São átomos de diferentes números de próton, mas que possuem o mesmo número de massa (A). Assim, são átomos de elementos químicos diferentes, mas que têm mesma massa, já que um maior número de prótons será compensado por um menor número de nêutrons, e assim por diante. Desse modo, terão propriedades físicas e químicas diferentes.Isótonos
    São átomos de diferentes números de prótons e de massa, mas que possuem mesmo número de nêutrons. Ou seja, são elementos diferentes, com propriedades físicas e químicas diferente.
    Gabriela Oliveira N:14
    9 ano A

    ResponderExcluir
  38. Aprendemos coisas como : Número de massa (A)

    Número de massa, simbolizado pela letra A, é a soma do número de prótons e nêutrons contidos no núcleo de um átomo.

    A = Z + N (N = número de nêutrons)
    Massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    massa atômica - nêutrons = elétrons
    e Também sobre a tabela periódica o que achei muito interessante
    ue tivemos que entender como a tabela está organizada e como está distribuída. A tabela periódica apresenta linhas horizontais e linhas verticais. As linhas horizontais são chamadas de períodos. Existem 7 períodos na tabela periódica. As linhas verticais da tabela constituem as colunas. Na tabela, encontramos 18 colunas. As colunas representam as famílias. As famílias compreendem duas series: 1A até 8A (ou zero), elementos de transição. E aprendemos também a organização dos elementos químicos na tabela que são metais,semimetais,não metais e gases nobres entre outros.
    Daniely Souza n:06 9:B

    ResponderExcluir
  39. Eu apreedi os atomos e da tabela periodica. A Tabela periodica ela e constituida por 7 periodos e 18 grupos ou familia
    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalino-terrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres.





    Os atomos tem o neutro , prontons,eletrons,numero atomico,numero de massa, e so coloca numero atomico + neutrons quando nao tem os neutrons e quandoo nao tem os neutrons e so coloca numero de massa - numero atomicos , existe tambem o isotopo que e igual o protrons, o isotono e igual aos neutrons e o isobaro e igual o numero de maassa.. Quando perde eletrons fica positivo e se chama cation , quando ganha eletrons fica negativo que e igual Ânion, a capacidade de ganhar ou perder se chama Ion. nome: Amanda Alves Froes n°02 9ano A

    ResponderExcluir
  40. Nesse bimestre aprendemos sobre os átomos.
    Os átomos foram desenvolvidos diversos modelos que representassem sua estrutura. Os cientistas, impulsionados por alguns fatores, como os avanços experimentais e tecnológicos e mudanças conceituais e teóricas, tornaram os modelos atômicos cada vez mais completos; no entanto, nenhum modelo científico é definitivo, especialmente o atômico.
    Atualmente, sabemos que o átomo é divisível e que contém partículas eletricamente carregadas, graças a grandes nomes da ciência que contribuíram, e ainda contribuem, para o avanço da ciência.
    A seguir, conhecemos os principais modelos atômicos criados por alguns cientistas que auxiliaram na compreensão da estrutura da matéria, a partir de diferentes estruturas propostas para os átomos.
    • Teoria atômica de Dalton- o átomo seria uma esfera muito pequena e indivisível, que constituía toda matéria.
    • Modelo de Thomson- o átomo poderia ser uma esfera carregada positivamente com algumas partículas com cargas negativa mergulhadas ao seu redor- os elétrons.
    • Modelo de Rutherford- esse modelo considera o átomo como um pequeno núcleo envolto por um grande volume no qual os elétrons estão distribuídos. O núcleo é formado pelas partículas d cargas positiva (+) do átomo e possui a maior parte da massa do átomo.os elétrons encontram-se ao redor do núcleo.
    • Modelo de Bohr- em um átomo, os elétrons não se encontram totalmente livres para ter qualquer quantidade de energia, assim, ele desenvolveu um modelo atômico no qual o átomo possui um conjunto de níveis de energia. Os elétrons de cada nível possuem determinada quantidade de energia; quanto mais afastado do núcleo, e a quantidade de energia.

    A = Z + N (N = número de nêutrons)
    Massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    massa atômica - nêutrons = elétrons
    e Também sobre a tabela periódica o que achei muito interessante
    ue tivemos que entender como a tabela está organizada e como está distribuída. A tabela periódica apresenta linhas horizontais e linhas verticais. As linhas horizontais são chamadas de períodos. Existem 7 períodos na tabela periódica. As linhas verticais da tabela constituem as colunas. Na tabela, encontramos 18 colunas. As colunas representam as famílias. As famílias compreendem duas series: 1A até 8A (ou zero), elementos de transição. E aprendemos também a organização dos elementos químicos na tabela que são metais,semimetais,não metais e gases nobres entre outros.
    Mariana Gonçalves n:32 9*B

    ResponderExcluir
  41. Átomo é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central envolto por uma nuvem de eletrões de carga negativa. O núcleo atómico é composto por protões de carga positiva e neutrões de carga neutra (exceto no caso do hidrogénio-1, que é o único nuclídeo estável sem neutrões). Os eletrões de um átomo estão ligados ao núcleo por força eletromagnética. Da mesma forma, um grupo de átomos pode estar ligado entre si através de ligações químicas baseadas na mesma força, formando uma molécula. Um átomo que tenha o mesmo número de protões e eletrões é eletricamente neutro, enquanto que um com número diferente pode ter carga positiva ou negativa, sendo desta forma denominado ião. Os átomos são classificados de acordo com o número de protões e eletrões no seu núcleo: o número de protões determina o elemento químico e o número de neutrões determina o isótopo desse elemento.

    Os átomos químicos, que em ciência se denominam simplesmente átomos, são objetos minúsculos cujo diâmetro é de apenas algumas décimas de nanómetros e com muito pouca massa em relação ao seu volume. A sua observação só é possível com recurso a instrumentos apropriados, como o microscópio de corrente de tunelamento. Cerca de 99,94% da massa atómica está concentrada no núcleo, tendo os protões e neutrões aproximadamente a mesma massa. Cada elemento possui pelo menos um isótopo com nícleo instável que pode sofrer decaimento radioativo. Isto pode levar à ocorrência de uma transmutação que altere o número de protões ou neutrões no interior do núcleo.2 Os eletrões ligados a átomos possuem um conjunto estável de níveis energéticos, ou orbitais atómicas, podendo sofrer transições entre si ao absorver ou emitir fotões que correspondam á diferença de energia entre esses níveis. Os eletrões definem as propriedades químicas de um elemento e influenciam as propriedades magnéticas de um átomo. Os princípios da mecânica quântica têm sido aplicados em modelos científicos das propriedades observadas dos átomos.

    A = Z + N (N = número de nêutrons)
    Massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    massa atômica - nêutrons = elétrons
    e Também sobre a tabela periódica.
    A tabela periódica apresenta linhas horizontais e linhas verticais. As linhas horizontais são chamadas de períodos. Existem 7 períodos na tabela periódica. As linhas verticais da tabela constituem as colunas. Na tabela, encontramos 18 colunas. As colunas representam as famílias. As famílias compreendem duas series: 1A até 8A (ou zero), elementos de transição.
    Kaoania de Freitas n:23 9*B

    ResponderExcluir
  42. No terceiro bimestre aprendi sobre
    o ATOMO e suas propriedades ;ELETRONS ,NUCLEO, PROTONS e NEUTRONS.
    ORGANIZAÇÂO DO ÀTOMO
    O núcleo do átomo é constituido por prótons e neutrons. A região do átomo é ao redor do núcleo e que contem os elétros e chamada eletrosfera.
    Os átomos dos elementos químicos conhecidos hoje em dia tem até 7 níveis de energiacada um desses níveis são designadospelas letras K,L,M,N,O,P. Respectivamente seguindo a ordem mais proxima do núcleo , com eses dados eu e meus colegas aprendemos a faser a distribuição eletrônica .Tambem aprendemos sobre Ions, Catios ,Ânios.
    Aprendi sobre o número Z ,número de massa A número de neutrons N.Sobre isótopos, Isóbaros. e Isótopos.
    TABELA PERIÒDICA
    Agrupamento dos elementos quimicos e seu valores . A tabela periódica é organizada em órdem crescente do número atômico Z , em uma tabela periódica os elementos estão organizados de maneira que aqueles que possuem propriedades químicas e físicas semelhantes permaneçam em colunas verticais chamados grupos ou famílias
    Outro fatos para a organização da tabela periódica é o número atõmico Z .E essa organização é disposta em linhas horizontais,cada uma chamada período. O período é organizádo em ordem crecente de número atõmico.
    O símbolo adotado para designar cada elemento deve ser escrito com a primeira letra maiuscula e caso haja uma segunda deverá ser minúscula .
    LIGAÇÔES QUÌMICAS
    Os átomos de diferentes elementos químicos tem a propriedade de combinar formando variáveis tipois de substãncias .Essa combinação quimica é conhecida como ligação química .
    A ligação química só ocorre quando o átomo estiver instável .Os gases nobres possuem átomos estáveis , ou seja , seu último nível de energia posui 8 elétrons , o que dificulta qualquer tipo de ligação química , de todos os gases nobres só o hélio possui 2 elétrons na última camada..

    Jesiell Felipe N;17
    9 ano b

    ResponderExcluir
  43. Nesse bimestre eu Aprendi que A tabela periódica e constituída pelos metais , gases nobres, e não metais ela e dividida por 7 períodos e 18 grupos ou família ela tem 111 elementos
    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalino-terrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres
    Também tem a serie do lantanídios e os actinidios. Quando um elemento perde o eletros fica positivo =cátion, quando ganha elétrons fica negativo aníon , a capacidade de ganha ou perde eletros =íom.
    átomos são OS PROTONS (e)elétrons (e) nêutrons
    (n)numero de massa (a)numero de átomos (z)sabe que quando não tem o numero de massa para descobri e só colocar neutro +numero atômicos .O numero de átomos e igual ao numero de prótons e elétrons. Sempre o numero de massa e maior.
    Existe também o isótopo que igual próton, isótono que e igual a nêutrons e o isóbaro que e igual a numero de massa.
    Michelle Rodrigues Nº 30/9º A

    ResponderExcluir
  44. No 3° bimestre aprendemos sobre os ROTONS, ELÉTRONS NÊUTRONS NUMERO DE ÁTOMOS NÚMERO DE MASSA.Os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga elétrica negativa. Os nêutrons são desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos.Átomo é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central envolto por uma nuvem de eletrões de carga negativa.
    número de massa = número atômico + nêutrons
    nêutrons = número de massa - número atômico
    número atômico = prótons = elétrons
    fizemos também vários cálculos para achar Isótopo,Isótono e Isóbaro.
    A Tabela periódica ela e constituida por 18 grupos ou familia e por 7 periodos.
    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalino-terrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres.
    Cada elemento quimico são representados pela seguinte maneira :
    A:Massa Atômica
    P:Prótons
    E:Elétrons
    N:Neutrôns
    Z:Numero atômico
    O numero de massa é dado por:A=P+N ou também podemos calcular o numero de massa da seguinte forma:A=Z+N Para descobrirmos o numero de neutrons é só ver a formula N=A-Z e também aprendemos que Z=P=E.
    Tivemos aulas praticas que usamos os CupCakes para fazer a Tabela Periodica que ajudou muito no nosso aprendizado :))
    NAIARA SANTOS N°33 9°A

    ResponderExcluir
  45. Nesse terceiro bismestre aprendemos sobre os átomos
    o átomo que é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central envolta por uma nuvem de elétrons de carga negativa. O núcleo atómico é composto por protões de carga positiva e neutrões de carga neutra exceto no caso do hidrogênio Os eletrões de um átomo estão ligados ao núcleo por força eletromagnética. Da mesma forma, um grupo de átomos pode estar ligado entre si através de ligações químicas baseadas na mesma força, formando uma molécula também temos as características do que são prótons elétrons e nêutrons q são essa:
    massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    e com isso fizemos uns cálculos .
    tambem aprendemos a tabela periodica é mais complicada mais muito interessante
    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalinoterrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres

    Os elementos situados na mesma família apresentam propriedades semelhantes e se posicionam nas linhas verticais da tabela. Existem 18 famílias na classificação atual.
    Outro critério usado para organizar os elementos corresponde aos períodos que se encontram nas linhas horizontais da tabela. Neste caso, recebem a numeração de 1 a 7 correspondente às sete camadas eletrônicas (K, L, M, N, O, P, Q), sendo que no período 1 a distribuição de elétrons vai até a camada K, e no período 2 os elétrons ocupam a camada L, e assim sucessivamente.
    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente. Eles representam as linhas horizontais da tabela. Os períodos diferem em comprimento, variando de 2 elementos, no mais curto, à 32 elementos no mais longo.
    FAMÍLIAS OU GRUPOS: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos. Em alguns deles, os elementos estão relacionados tão intimamente em suas propriedades que são denominados de famílias. Atualmente, a tabela periódica é constituída por 18 famílias, e uma maneira de identificá-las é através de algarismos romanos seguidos das letras A e B.
    Foi muito legal também tivemos aula pratica com cupcake foi muito interessante.
    ALUNA:Bruna Daniele Silva Brito 9°A

    ResponderExcluir


  46. No 3° bimestre aprendemos sobre os átomos que neles consistem os prótons, nêutrons e elétrons. Aprendemos que a estrutura de um átomo é consistida em um núcleo que fica no centro, que no núcleo ficam os nêutrons e os prótons. Já na parte de fora do núcleo ficam os elétrons. Os prótons tem carga elétrica positiva e os elétrons tem carga elétrica negativa.
    Aprendemos como calcular os átomos. Quando não se tem o número do elemento fazemos esses cálculos.
    Massa Atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    Massa Atômica - prótons = nêutrons
    Massa Atômica - nêutrons = prótons
    E depois fomos para a tabela periódica essa foi a parte mais difícil.. Tivemos que entender como a tabela esta organizada e como esta distribuída. Os elementos na tabela estão arranjados horizontalmente, em sequência numérica, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias.
    PERÍODOS: Na tabela periódica se tem sete períodos. A quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente. Os períodos estão nas linhas horizontais da tabela.
    FAMÍLIAS: Se tem 18 famílias na tabela periódica que estão na vertical. Os elementos que estão na mesma coluna vertical da tabela são chamados de família, pois tem propriedades físicas iguais. Fazem parte de um mesmo grupo porque tem a mesma quantidade de elétrons.
    As aulas praticas ajudou bastante porque foi muito divertido e aprendemos a Ciência de um jeito diferente e mais fácil de aprender e compreender sobre a matéria.
    Laura Valadares 21
    9° A

    ResponderExcluir
  47. No terceiro bimestre aprendemos sobre os atomos,ue e a unidade basica q em sua volta consiste em eletrons.
    Numero de massa atomica=protons+neutrons
    Protons=eletrons
    Massa atomica-protons=neutrons
    Massa atomica -neutrons=protons
    depois aprendemos sobre a tabela periodica,o qual foi a parte mais dificil,aprendemos como ela se organiza e como e sua distribuiçao
    PERÍODOS: Na tabela periódica se tem sete períodos. A quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente. Os períodos estão nas linhas horizontais da tabela.
    FAMÍLIAS: Se tem 18 famílias na tabela periódica que estão na vertical. Os elementos que estão na mesma coluna vertical da tabela são chamados de família, pois tem propriedades físicas iguais. Fazem parte de um mesmo grupo porque tem a mesma quantidade de elétrons.
    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalinoterrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres
    A etapa tambem foi legal por podermos aprender nos divertindo...



    Amanda Costa n' 1
    9' B

    ResponderExcluir
  48. No 3° bimestre aprendemos sobre os
    -prótons
    -elétrons
    -nêutrons
    -numero de átomos
    -numero de massa

    Os prótons têm carga elétrica positiva, os elétrons carga elétrica negativa, nêutrons são desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos, Átomo é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central envolto por uma nuvem de eletrões de carga negativa.

    Aprendemos que: A = Z + N
    Massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    massa atômica - nêutrons = elétrons.

    Aprendemos também neste bimestre sobre a tabela periódica: Os elementos químicos hidrogênio, metais, ametais e gases nobres em grupos conforme a ordem crescente do numero atômico, A tabela periódica apresenta linhas horizontais e linhas verticais. As linhas horizontais são chamadas de períodos. Existem 7 períodos na tabela periódica. As linhas verticais da tabela constituem as colunas. Na tabela, encontramos 18 colunas. As colunas representam as famílias. As famílias compreendem duas series: 1A até 8A (ou zero),
    que são:
    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalinoterrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calco gênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres
    NOME: MILENA NUNES N° 33 TURMA: 9° B

    ResponderExcluir
  49. Nesse 3º bimestre aprendemos sobre atomo,neutrons,protons,eletrons,isotonos,isobaros,isotopos,ion,cation, anion e a tabela periodica.

    O atomo é a menor particula encontrada constituida por o nucleo atomico de neutrons e protons que é envolvido por eletrons.Quando um atomo tem o mesmo numero de protons e eletrons ele é eleticamente neutro.
    Eletrons=Carga Negativa
    Protons=Carga Positiva
    Neutrons=Carga Neutra

    Os Isotonos são quando a mais de 2 atomos com o mesmo numero de neutrons.Isobaros são quando a mais de 2 atomos com o mesmo numero de massa.E os isotopos são quando a mais de 2 atomos com o mesmo numero de protons.

    O Ion é uma especie eletricamente carregada normalmente é um atomo que perde ou ganha eletros.Ions carregados negativamente são chamados de ions negativos ou anion e s ions carregados positivamente são chamados de cations.

    A Tabela Periodica é constituida por 18 familias e por 7 periodos.As Familias são as colunas verticais e os periodos são colunas horizontais.Existem as familias:
    1A:Metais Alcalinos
    2A:Metais Alcalinos Terrosos
    3A:Familia do Boro
    4A:Familia do Carbono
    5A:FAmilia do Nitrogenio
    6A:Calcogenios
    7A:Halogenios
    8A ou 0:GAses Nobres

    Nome:PAulo Henrique R. S. Nº:35 9ºano A

    ResponderExcluir
  50. Nesse bimestre estudamos sobre os átomos que é uma unidade básica de matéria que possui num núcleo central prótons (carga positiva), nêutrons (carga neutra) e elétrons (cargas negativas).
    Num átomo,normalmente existe predominância de cargas elétricas ou seja , o número de prótons é igual ao do elétrons,neste caso dizemos que o átomo é eletricamente neutro .
    Os prótons e os nêutrons estão presentes no núcleo e os elétrons na eletrosfera.
    Vimos que:
    Massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    Massa atômica – prótons = nêutrons
    Massa atômica – nêutrons = prótons
    Passamos para a tabela periódica que foi mais difícil. Aprendemos como a tabela esta organizada e distribuída. Os elementos na tabela esta organizados horizontalmente em sequencia numérica de acordo com seus números atômicos são distribuídos através dos períodos e das famílias:
    PERÍODOS:Existe 7 períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam . Eles representam a linha horizontal da tabela e tem diferenças no comprimento variando de 2 elementos o mais curto ,à 32 elementos mais longo.
    FAMÍLIA: As famílias são as linhas verticais, e organizadas de acordo com a estatura similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos.
    Atualmente a tabela é constituída por 8 famílias, e a maneira de identifica-las é através de algarismos romanos seguidos de letras .E elas se diferem nos nomes:
    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalino-terrosos
    Família III A: família do Boro
    Família IV A: família do Carbono
    Família V A: família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família 0: Gases Nobres

    A tabela periódica também é dividida em Metais, Ametais ou (não metais) e Gazes Nobres .
    Elementos representativos:pertencentes aos grupos 1,2 e dos grupos 13 a 17.
    Elementos ou (metais) de transição: pertencentes aos grupos de 3 a 12.
    Elementos ou (metais) de transição interna: pertencentes às series dos lantanídeos e dos actinídeos, não ficam juntos dos outros metais porque a tabela iria ficar muito grande por isso que eles ficam embaixo.
    Também tem a serie do lantanídios e os actinídeos . Quando um elemento perde o eletros fica positivo =cátion, quando ganha elétrons fica negativo ânion , a capacidade de ganha ou perde eletros =íon.
    Também tivemos aulas praticas como a dos cupcakes que mim ajudou muito a entender melhor a matéria .
    Nome: Maria Isabel Alves Nª:25 9° ano A

    ResponderExcluir
  51. Na 3ª etapa aprendemos sobre átomos, elértrons, nêutrons, núcleo e eletrosfera.
    Aprendemos a fazer a divisão dos átomos, e aprendemos também que os prótons possuem carga elétrica positiva
    e os elétrons possuem carga elétrica negativa, ambos se localizam no núcleo.
    Os nêutrons não possuem carga elétrica e fica na eletrosfera. Em quase todos so átomos tem o mesmo número de
    elétrons e prótons e com isso considera-se que o átomo é elétricamente neutro.
    Vimos que:
    massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons

    A tabela periódica é organizada por peíodos (linhas horizontais),por famílias (linhas verticais) e por número de massa atômica..
    Existem 7 períodos e 18 famílias. Os elementos quimicos que possuem propriedades físicas e quimicas semelhantes são organizados na mesma família.
    Esse elementos fazem parte de um mesmo grupo porque apresentam a mesma configuração de elétrons na última camada (camada de valência).
    Existem a Família A e a Família B.

    Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos
    Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos
    Família B (Grupo 3 à 12): Metais de Transição
    Família 3A (Grupo 13): Família do Boro
    Família 4A (Grupo 14): Família do Carbono
    Família 5A (Grupo 15): Família do Nitrogênio
    Família 6A (Grupo 16): Calcogênios
    Família 7A (Grupo 17): Halogênios
    Família 0 ou 8A (Grupo 18): Gases Nobres

    Família B denomina-se Metais de Transição.

    Aprendemos também nesse bimestre um pouco sobre o Ânion, Íon e Cátion.
    Um íon é um átomo que tem elétrons em grande ou pequena quantidade.Cátion é a carga elétrica positiva e ânion negativa.

    Tivemos aulas práticas que ajudaram bastante no nosso aprendizado, principalmente com a tabela periódica que é
    a materia mais dificil que tivemos nesse bimestre, pois é mais fácil aprender com um pouco de diversão.

    Nome: Maura Elis Nº.: 29 9º "A"

    ResponderExcluir
  52. A matéria que estudamos e estamos estudando e bem legal pois nos mostra como são organizado e distribuídos os elementos .
    Resumo da matéria
    Modelos Atômicos
    Por volta de 400a.C, surgiram os primeiros consseitos teóricos da Química, dos filósofos gregos Demócrito e Leucipo. Que afirmava que a matéria não era continua, e sim constituída por minúsculas partículas invisíveis, ás quais deram o nome de átomo.
    Mas outros dois filósofos Platão e Aristóteles, recusaram tal proposta e defendia a ideia que a matéria era contínuas. O conceito de Aristóteles permaneceu até a Renascença (1650d.C), Só que o conceito de átomo foi novamente proposto por Pierre Cassendi filósofo francês.
    Esse conceito de Teoria Atômica veio a renascer após as primeiras ideias cientificas, proposta por John Dalton depois de suas observações experimentais sobre gases e as reações químicas.
    Os modelos atômicos são, portanto teorias fundamentais. Diversos cientistas desenvolveram suas teorias até que se chegou ao modelo atual.
    Os modelos existentes são:
    Modelo de Dalton
    Modelo de Thomson
    Modelo de Rutherford
    Modelo Clássico
    Modelo de Rutherford-Bohr

    Tabela Periódica
    Podemos encontrar na natureza diversos elementos químicos que fazem parte do nosso cotidiano. Com os avanços das pesquisas surgiram a necessidades de organiza-los de acordo com suas características e propriedades semelhantes.
    Depois de muitos cientistas fracassarem , o químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleev percebeu que para organizar os elementos químicos de acordo com sua massa atómica. Baseando nesse estudo ele criou a 1ª Tabela Periódica. Mas com a descoberta de novos elementos causou muita bagunça e desorganização na tabela de Mendeleev .
    A nova organização foi realizada por Henry Moseley, em 1913 por meio de pesquisas feitas. Descobrindo que tinha que se organizado através de se nº Atómico. E atualmente temos a Tabela Periódica. Uma curiosidade é que nesse ano (2013) ela faz mil anos de existência (a correta usada atualmente ).

    Nome: Paulo Gustavo N° 34 9°ano "A"

    ResponderExcluir
  53. Nesse 3º bimestre começamos a aprender sobre o átomo - o átomo constitui
    A menor partícula de um elemento. O átomo e composto de um núcleo central contendo, prótons, nêutrons, elétrons.
    Prótons-(carga positiva)
    Nêutrons-(sem carga)
    Elétrons-(carga negativa)

    Daí aprendemos que cada elemento químico e definido por meio de seu numero atômico. ou seja:


    O seja o numero atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) do átomo do elemento. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). p= número de prótons e números de elétrons n= número de nêutrons Então o:

    Numero de massa=numero atômico + nêutrons
    Nêutrons= numero de massa - numero atômico
    Elétrons=prótons= numero atômico
    Fizemos alguns cálculos para a resultado de Isóbaro, Isótopo e Isotono

    Depois foi para a parte que achei mais difícil - Tabela Periódica

    As horizontais são chamadas de períodos, existem 7 períodos na tabela periódica. As linhas verticais da tabela constituem as colunas. Na tabela, encontramos 18 colunas. As colunas representam as famílias.

    AS famílias são as seguintes:

    Família I A: metais alcalinos
    Família II A: metais alcalinos- terrosos
    Família III A: Família do Boro
    Família IV A: A Família do Carbono
    Família V A: Família do Nitrogênio
    Família VI A: Calcogênios
    Família VII A: Halogênios
    Família O: Gases Nobres

    No finalzinho do semestre aprendemos um pouquinho sobre, Íons, Cátion, Anion.

    Tivemos muitas aulas praticas no pátio da escola e mim ajudou a entender bastante sobre a tabela periódica, foi muito legal. Gostei demais desta matéria muito interessante as aulas.

    Aluna: Margarete Fernandes do Espírito Santo n° 24

    Prof.: Mônica Brandão

    ResponderExcluir
  54. Nesse terceiro bimestre nos alunos do 9º ano aprendemos sobre a tabela periódica.E também nos aprendemos sobre os eletrons ,protons,neutros,e numero de massa.
    Aprendemos também a organização dos elementos químicos na tabela periódica que são metais,ametais e gases nobres.As linhas horizontais são chamadas de períodos e as verticais são chamadas famílias.Quando um elétron recebe determinada carga de energia, ele pode se afastar excessivamente do núcleo e deixar a eletrosfera do átomo.Nesse caso,o átomo perde um elétron e,no balanço das cargas,fica com um próton a mais.Como os prótons possuem cargas positivas,o átomo fica carregado positivamente,pois teria uma carga positiva que não seria compensada.Nesse caso,o átomo perde sua estabilidade elétrica e passa a ser chamado de íon.Quando um átomo perde elétrons,temos como resultado um íon carregado positivamente,chamado cátion.
    E com isso fizemos as aulas praticas com os cabiqueiques o gelo seco e entre outros .As aulas praticas ajudou bastante porque foi muito divertido e aprendemos a Ciência de um jeito diferente e mais fácil de aprender e compreender sobre a matéria.
    Parabéns Monica por ser a professora que você e.
    Hebert Felipe 9°ano A N°17

    ResponderExcluir
  55. No 3º bimestre eu aprendi sobre a tabela periódica e seus elementos químicos.Os elementos químicos da tabela periódica organiza os metais,os ametais,os gases nobres em grupos,na ordem crescente do número atômico.Uma forma bem diferenciado de aprender,foi a aula prática do cupcake em forma da tabela periódica,que eu comi 2 porque estavam deliciosos.aprendi,também sobre os átomos e seus elétrons e nêutrons.Que: Z=n° atômica A=n° de massa, Z=p=e/A=Z+n/n=A-Z no núcleo {prótons (+) nêutrons(nula) e na eletrosfera {elétrons (-) e também que {perder é---->positivo-->cátion perder é-->negativo--->anion. 1 a 3 elétrons na última camada perde elétrons.4 compartilha e a 6 a 7 ganha elétrons. MAICON RODRIGUES BARBOSA Nº 22 9º A

    ResponderExcluir
  56. Nesse bimestre estudamos sobre:Os átomos,Prótons,, os elétrons e os nêutrons...vimos que
    No núcleo do átomo estão os prótons e os nêutrons, e girando em torno deste núcleo estão os elétrons. Um próton em presença de outro próton se repele, o mesmo ocorre com os elétrons, mas entre um próton e um elétron existe uma força de atração.
    *Os prótons têm carga elétrica positiva, enquanto os elétrons carga elétrica negativa.
    * Os nêutrons são desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos.
    * Num átomo, normalmente não existe predominância de cargas elétricas, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Neste caso dizemos que o átomo é eletricamente neutro.
    os prótons e os neutros estão dispostos no núcleo e os elétrons estão na eletrosfera.

    algumas relações podem ser feitas com a massa atômica do elemento (aquela massa encontrada na tabela periódica) como:

    Massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons
    massa atômica - nêutrons = elétrons
    Como um elétron vai ter massa desprezível podemos dizer que a massa atômica será somente a soma de prótons + nêutrons.
    Vimos também a tabela Periódica que um pouco complicada.Tivemos uma intervenção uma aula com copCake que nos ajudou bastante a entender a tabela periodica:
    A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. É muito útil para se preverem as características e tendências dos átomos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender por que certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes.Composta de 7 períodos,18 famílias,Elementos
    representativos:
    Elementos (ou metais) de transição
    Elementos (ou metais) de transição interna.
    Gases nobres.
    Além disso, podem ser classificados de acordo com suas propriedades físicas nos grupos a seguir:
    Metais;
    Semimetais ou metalóides
    Ametais(ou não-metais);
    Gases nobres;
    Hidrogênio.
    Aluna:MIRTES ALVES num:32

    ResponderExcluir
  57. Na 3ª etapa aprendemos sobre átomos, elértrons, nêutrons, núcleo e eletrosfera.
    Aprendemos a fazer a divisão dos átomos, e aprendemos também que os prótons possuem carga elétrica positiva
    e os elétrons possuem carga elétrica negativa, ambos se localizam no núcleo.
    Os nêutrons não possuem carga elétrica e fica na eletrosfera. Em quase todos so átomos tem o mesmo número de
    elétrons e prótons e com isso considera-se que o átomo é elétricamente neutro.
    Vimos que:
    massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons

    A tabela periódica é organizada por peíodos (linhas horizontais),por famílias (linhas verticais) e por número de massa atômica..
    Existem 7 períodos e 18 famílias. Os elementos quimicos que possuem propriedades físicas e quimicas semelhantes são organizados na mesma família.
    Esse elementos fazem parte de um mesmo grupo porque apresentam a mesma configuração de elétrons na última camada (camada de valência).
    Existem a Família A e a Família B.

    Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos
    Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos
    Família B (Grupo 3 à 12): Metais de Transição
    Família 3A (Grupo 13): Família do Boro
    Família 4A (Grupo 14): Família do Carbono
    Família 5A (Grupo 15): Família do Nitrogênio
    Família 6A (Grupo 16): Calcogênios
    Família 7A (Grupo 17): Halogênios
    Família 0 ou 8A (Grupo 18): Gases Nobres

    Família B denomina-se Metais de Transição.

    Aprendemos também nesse bimestre um pouco sobre o Ânion, Íon e Cátion.
    Um íon é um átomo que tem elétrons em grande ou pequena quantidade.Cátion é a carga elétrica positiva e ânion negativa.

    Tivemos aulas práticas que ajudaram bastante no nosso aprendizado, principalmente com a tabela periódica que é
    a materia mais dificil que tivemos nesse bimestre, pois é mais fácil aprender com um pouco de diversão.
    Aluna:CARLA CATHERINY num:09

    ResponderExcluir
  58. Neste 3 bimestre aprendemos sobre a Tabela Periódica.Aprendemos que ela se divide em 7 períodos e 18 famílias: os períodos são as fileiras na horizontal e as famílias são as colunas na vertical.Aprendemos também as formulas para descobrirmos o valor de prótons , neutros,elétrons, numero de atômico e numero de massa que é :
    A=P+N
    A=Z+N
    Z=P=E
    N=A-Z
    Cada uma dessas letras representa um dos nomes citado: Z- numero Atômico , P- prótons , C- elétrons ,A - numero de massa e número –nêutrons.
    Os Isótopos são átomos que apresentam números atômicos iguais e números de massa diferente ,os Isógonos de nêutrons iguais,e os isóbaros são átomos que apresentam números de massa iguais .
    Nomes das famílias: IA, IIA,IIIB,IVB,VB ,VIB ,VIIB ,VIIIB ,IB ,IIB ,IIIA ,IVA ,VA ,VIA ,VIIA e VIIIA. As famílias tem 3 classificações : Metais ,não metais e gases nobres.
    Quando um elétron recebe determinada quantidade de energia por exemplo ,ele pode se afasta excessivamente do núcleo e deixa a eletros fera do átomo. Nesse caso o átomo perde um elétron e no balanço de cargas , fica com um próton a mais.Como os prótons possuem carga positivamente ,pois teria uma carga positiva que não seria compensada. Nesse caso,o átomo perde sua estabilidade elétrica e passa a ser chamado de íon.
    Quando um átomo perde elétrons, temos como resultado um íon carregado positivamente chamado cátion.
    Um átomo também pode receber elétrons e conseqüente mente do prótons,
    Nesse caso ,o íon formado chama-se anion



    Nome: Emanoel Jander Brito Gonçalves

    ResponderExcluir
  59. Aprendemos nesse terceiro bimestre coisas sobre a tabela periódica.ela e dividida em metais e não metais e gases nobres.a tabela periódica tem 18 famílias e 7periodicas.famílias são as fileiras na horizontal e períodos são as colunas na vertical normas das famílias IA, IIA,IIIB,IVB,VB ,VIB ,VIIB ,VIIIB ,IB ,IIB ,IIIA ,IVA ,VA ,VIA ,VIIA e VIIIA os protons tem como representando a letra p os eletrons a letra c os neutrons a letra n o numero atomico a letra z numero de massa a letra A. Os Isótopos são átomos que apresentam números atômicos iguais e números de massa diferente ,os Isógonos de nêutrons iguais,e os isóbaros são átomos que apresentam números de massa iguais . .Aprendemos também as formulas para descobrirmos o valor de prótons , neutros,elétrons, numero de atômico e numero de massa que é :
    A=P+N
    A=Z+N
    Z=P=E
    N=A-Z
    Quando um elétron recebe determinada quantidade de energia por exemplo ,ele pode se afasta excessivamente do núcleo e deixa a eletros fera do átomo. Nesse caso o átomo perde um elétron e no balanço de cargas , fica com um próton a mais.Como os prótons possuem carga positivamente ,pois teria uma carga positiva que não seria compensada. Nesse caso,o átomo perde sua estabilidade elétrica e passa a ser chamado de íon.
    Quando um átomo perde elétrons, temos como resultado um íon carregado positivamente chamado cátion.
    Um átomo também pode receber elétrons e conseqüente mente do prótons,
    Nesse caso ,o íon formado chama-se anion

    nome:Cristian Felipe Rodrigues Mendes
    num:10 9º A

    ResponderExcluir
  60. Nesse bimestre eu apredi sobra a tabela periodica e essa tabela e divida em : Metais e Nao Metais e Gazes Nobres. A tabela contem 18 familias e as familias fikam nas fileiras horizontais e os periodos na vertical !!A letra que representa o protons e (p) eletrons (c) neutrons (n) e netrons (n) .... !!! Esses sao os nomes das familias :1A, 11A,111B,1VB,VB,V1B,V111B,1B,11B,111A,1VA,1VVA e V111A . Eu aprendi a descobri guanto protons , neutrons numero atomico e numero de massa :
    A : P+N
    A:Z+N
    Z=P=E
    N:A-Z
    E aprendi tambem que guando o eletron recebe energia ele pode se afastar do nucleo deixando o eletron fora do atomo e guando isso acontece ele perde o eletron e fika um protons a mais .Guando um atomo perde um eletron , temos o resultado um ion que e chamado cation !!!!
    Nome : Isabelle Crisostomo Alves De Sa n·15
    9·B

    ResponderExcluir
  61. Estudamos sobre:Os átomos,Prótons,os elétrons e os nêutrons.
    vimos que;
    *Os prótons têm carga elétrica positiva,
    *Os eletróns carga negativa
    *Os neutrons desprovidos de carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos.
    Algumas relações podem ser feitas com a massa atômica
    massa atômica = prótons + nêutrons
    Prótons = elétrons
    massa atômica - prótons = nêutrons
    massa atômica - nêutrons = prótons

    Depois aprendemos como é organizada a Tabela Periódica

    FAMÍLIAS OU GRUPOS: As linhas verticais da tabela são organizadas de acordo com as estruturas similares da camada externa dos elementos. Essas colunas são denominadas grupos.

    PERÍODOS: Existem sete períodos na tabela atual e a quantidade de camadas eletrônicas que os elementos químicos apresentam é indicada pelo número do período correspondente

    Tivemos aulas praticas que usamos os CupCakes para fazer a Tabela Periodica que ajudou bastante no meu aprendizado, e alem de tudo foi muito legal todos curtiram um jeito novo de intender a Tabela que antes era tão dificil de ser intendida.
    Nome: Karine Larissa 9 ano B

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas