segunda-feira, 17 de abril de 2017

Ossos e Músculos 8º ano/ EEJOSÉ GORUTUBA




Nosso organismo, como o dos demais seres vivos, estabelece relações diversas com o ambiente. Uma das funções que tornam o ser humano capaz de interagir com o ambiente em que vive é a locomoção. Pense na quantidade de movimentos que você realiza todos os dias, desde a hora que em que você acorda até o momento em que vai dormir novamente. Vamos fazer uma breve retrospectiva? Você levanta da cama, escova os dentes, leva os alimentos do café da manhã à boca, mastiga-os, vai à escola, volta, faz ginástica, corre, usa as mãos para segurar algum objeto, passeia, espirra, boceja, empurra e puxa objetos, ensaia passos de dança ao ouvir música, joga basquete e ou pratica outra atividade física...  Nós, seres humanos, bem como os outros animais vertebrados nos locomovemos das mais diversas formas e para os diversos fins. E, para nos locomovermos, usamos o esqueleto e os músculos. Este é tema que será discutido nesta aula: O CORPO EM MOVIMENTO: OSSOS E MÚSCULOS


TRABALHANDO COM TEXTOS

TEXTO 1                                                                   
 Os Ossos
O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo). É caracterizado por uma matriz extracelular endurecida pela presença de compostos de cálcio em suas estruturas. O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento. Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como o crânio que protege o cérebro. Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue. O estudo dos ossos chama-se osteologia. O esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamóides.
 Funções dos ossos:
 Proteção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos;
 Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
 Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea;
 Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;
 Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal;
 Mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos; 
Doenças dos ossos

 Os ossos, ou o próprio esqueleto humano, podem apresentar diversas patologias e estão suscetíveis a lesões. As mais comuns são os traumas e as doenças degenerativas como escoliose, lordose, cifose, ou a perda de minerais conhecida como osteoporose.
Tipos de ossos

 Em relação à forma, existem três tipos principais de ossos: Ossos longos, como as costelas, o fêmur, o úmero e outros ossos dos membros; Ossos chatos, como os do crânio e a escápula; Ossos curtos, de forma arredondada ( assemelha a um cubo) possui as três dimensões mais ou menos iguais e só são encontrados no tornozelo(tarso) e punho (carpo). Ossos sesamóides ou supranumerarios, temos com exemplo a patela.Presentes no interior de alguns tendões, que sofram um stresse físico e tensão, como palmas e plantas. Ossos Irregulares, como as vértebras .Fonte de consulta  "http://pt.wikipedia.org/wiki/Osso

Respondam em seus cadernos estas questões:

1) Qual é a definição de osso que aparece no texto?
2) E de esqueleto?
3) Qual é a função do esqueleto?
4) O que é osteologia?
5) Qual o número de ossos que compõem o corpo humano?
6) Liste ossos do corpo humano que vocês conhecem.
7) Quais são as funções dos ossos?

O que pode acontecer com os ossos de uma pessoa caso ela tenha uma alimentaçào pobre em sais de cálcio? Cite exemplos de alimentos ricos nesse mineral.

Os movimentos do nosso corpo são possíveis graças à ação conjunta dos OSSOS e dos MÚSCULOS

TEXTO 2                                                        Os Músculos

Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino. O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal. O ser humano possui aproximadamente 639 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.

Tipos de músculo.

Existem três tipos de músculo: 1) Músculo estriado esquelético,2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.
Todos os três tipos musculares têm as seguintes características: Podem contrair-se e encurtar, tornando-se mais tensos e duros, em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso; Podem ser distendidos, aumentando o seu comprimento; Podem retornar à forma e ao tamanho originais. A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
Músculo estriado esquelético

 O tecido muscular estriado ou esquelético é formado por fibras musculares cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento. Os músculos esqueléticos possuem uma coloração mais avermelhada. São também chamados de músculos estriados, já que apresentam estriações em suas fibras (fibrocélulas estriadas). São os responsáveis pelos movimentos voluntários; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo.O corpo humano possui aproximadamente 650 músculos esqueléticos.

Papel na saúde e doença

1) Exercício: O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva. A cãibra é causada por contrações repentinas e involuntárias do músculo. Como as outras células, as fibras musculares produzem energia por meio de reações de combustão. Devido a intensa atividade para proporcionar movimento e calor ao corpo, as fibras musculares necessitam de grande quantidade de energia (creatina fosfato, carboidratos, gorduras e proteínas). Em um dos processos do metabolismo energético o organismo produz uma substância denominada ácido lático. Dentro das fibras musculares, o ácido lático impede a renovação da energia necessária para a contração do músculo (cansaço muscular). A cãibra é uma contração espasmódica da musculatura acompanhada de dor intensa. Importante salientar que não é apenas a contração prolongada dos músculos que pode provocar dor. O estiramento excessivo (distensão muscular) também é seguido de intensa dor. Contrações musculares bruscas podem afetar os tendões, resultando, em certos casos, no rompimento da articulação. Quando isso acontece, dizemos que ocorreu uma ruptura de tendão. 2) Doença neuromuscular: As doenças neuromusculares são aquelas que afetam os músculos e/ou seu controle nervoso. Os sintomas destas doenças incluem fraqueza, espasticidade, mioclonia e mialgia. 3) Atrofia Diversas doenças causam uma diminuição da massa muscular, conhecida como atrofia muscular. Alguns exemplos incluem o câncer e a AIDS, que podem induzir uma síndrome chamada caquexia. Distensão É uma lesão no músculo decorrente de um estiramento da musculatura. Distensões ocorrem em todas as pessoas e não apenas em atletas. As atividades diárias podem provocar distensões. Entretanto, pessoas que praticam esportes apresentam maior risco de desenvolver uma distensão muscular.

Respondam no caderno as seguintes questões:

1) Grife no texto cinco informações que você considerou importante sobre os músculos.
2) Explique como acontece a contração muscular.
3) O que é contratilidade e elasticidade?
4) Quais são os tipos de músculos que aparecem no texto?
5) Quais são as implicações de exercícios e para saúde do homem?
6) Grife no texto quais são os efeitos maléficos que os exercícios podem causar à saúde do homem.
7) O que podemos concluir sobre atividades físicas e a saúde do homem?

                                                          VÍDEOS
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/15354/index.html?sequence=14
https://www.youtube.com/watch?v=ROc74f75dVQ
https://www.youtube.com/watch?v=CLI5BY7pYJs


      Por que o corpo de Bob é preparado tanto na água como no laboratório? Explique.
2.    Por que no Vídeo 1 o músculo humano é comparado com os modernos motores de automóveis?
3.    Por que os ossos e músculos são importantes para o nosso corpo?
4.    Qual é o peso do esqueleto humano?
5.    Do que é preenchido o núcleo de alguns ossos do corpo humano? Explique.
6.    O esqueleto é renovado a cada 2 anos? Explique.
7.    O que é o líquido sinovial?
8.    Por que o calor precisa ser eliminado pelo corpo?
9.    Por que os exercícios são importantes para os músculos e ossos?
Por que o músculo do coração é diferente dos outros. Por que?

JOGOS


http://anatogames.blogspot.com.br/

             VAMOS AGORA NOS INFORMAR SOBRE O PERIGO DOS ANABOLIZANTES
                   https://www.youtube.com/watch?v=DjH5bY56dbI
https://www.youtube.com/watch?v=yTRD6uhfKoE
http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/fitness/caso-netinho-conheca-os-perigos-do-uso-de-anabolizantes,b2aaaa637e2ae310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html





















































69 comentários:

  1. 1) O osso é a estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).

    2) O esqueleto é o conjunto dos ossos de um animal.

    3) O esqueleto tem como função sustentar o corpo e servir de apoio para os músculos.

    4) Osteologia: Estudo que tem como principal foco os ossos.

    5) O corpo humano possui 206 ossos.

    6) Conheço apenas alguns ossos, são eles: Tíbia, fêmur, rádio, crânio, costelas, úmero, clavícula, sacro, mandíbula, tarso, carpo e escápula.

    7) Proteger órgãos internos; Apoio para músculos; Produção sanguínea; Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal.
    • Se uma pessoa tiver uma alimentação pobre em sais de cálcio pode levar o organismo a atacar reservas do esqueleto e causar fraturas. Exemplos de alimentos ricos nesse mineral: Sardinha sem pele; leite; alimentos derivados do leite, como iogurte, queijo, sorvete de creme.

    1) 1-“O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.”
    2- “A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.”
    3- “O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.”
    4-“Existem três tipos de músculo: 1) Músculo estriado esquelético, 2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.”
    5-“ O corpo humano possui aproximadamente 650 músculos esqueléticos.”

    2) A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.

    3) Contratilidade é a capacidade de se contrair, ou seja, diminuir seu tamanho.
    Elasticidade é a capacidade de aumentar o seu tamanho.

    4) Músculos liso, estriado esquelético, estriado cardíaco.

    5) O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.

    6) 1- “As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões.”
    2-“Doença neuromuscular”
    3- “Atrofia”

    7) Que, nada em excesso é bom, o recomendável seria fazer tudo na media, logo, isso não causaria maus.

    Évelly C. 8ºano A

    ResponderExcluir
  2. No texto 1 eu entendi que os ossos tem quatro funções importantes,dão sustento ao nosso corpo pois sem eles não conseguiríamos andar pois só seriam músculos,eles dão proteção aos órgãos internos como coração os pulmões o cérebro o fígado,são reservas de sais e cálcio ajudam na nossa movimentação e na produção sanguínea.Os ossos ao longo dos anos vão perdendo o cálcio e os sais gerando então doenças patológicas como a osteoporose.Existem três tipos de ossos os ossos:Ossos longos como a costela,ossos chatos como o crânio e ossos chatos como o tornozelo.
    Respostas do Texto1, 1 ao 7
    1-Osso é uma estrutura em animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo.
    2-Conjunto de ossos de um animal.
    3-Ele da sustento ao corpo e serve de apoio para os músculos permitindo assim o movimento.
    4-Osteologia é o estudo dos ossos
    5-206 ossos.
    6-Fêmur,tíbia,ulna,crânio,costela,patela,clavícula,úmero,mandíbula e falanges.
    7-Eles protegem órgãos internos,apoia os músculos,ajudam na produção sanguínea,são uma reserva de minerais e mantém o equilíbrio.

    Texto 2

    Respostas 1 ao 7

    1-"Os músculos são os tecidos responsáveis pelo movimento dos amimais","o músculo funciona pela contração e extensão de suas fibras","O ser humano possui aproximadamente 639 músculos","O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares","Dentro das fibras musculares o ácido Lático impede a renovação de energia necessária para a contração dos músculos".
    2-A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central,que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3-Contratilidade é a propriedade do tecido muscular se contrair e elasticidade é a propriedade de ser distendido.
    4-Músculo estriado esquelético,musculo estriado cardíaco e musculo Liso.
    5-"O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.
    6-Podem causar cãibras,cansaço muscular e distensões.
    7-Acho que a pratica de atividades física devem ser acompanhadas por um especialista para que não haja risco de acontecer cãibras cansaço muscular ou distensões pois tudo tem que ser praticado na medida certa,porque tudo que é demais sobra.

    Bárbara Fernandes 8a

    ResponderExcluir
  3. 01- O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo)
    02- O esqueleto,é um conjunto de ossos de um animal
    03- O esqueleto, sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimentos.
    04- Osteologia:São estudos dos ossos
    05- O corpo humano tem 206 ossos
    06- Radio,costela,patela,crânio e clavícula
    07- Suas funções são:protege os órgão internos,apoio para músculos,produção sanguínea através da médula óssea,reserva de minerais,funcionamento conjuntamente com articulações dos músculos esqueléticos e tendões,mantêm o equilíbrio ácido-base,funcionamento como tampão
    . Pode deixar os ossos facos,pode causar fraturas
    comidas:leite,iogurte,queijo,laranja,linhaça e couve
    mariana pereira silva 8a

    ResponderExcluir
  4. TEXTO 01

    1)O osso é a estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).

    2)O conjunto de ossos de um animal.

    3) Sustentar o corpo e da apoio para os musculos, permitindo assim o movimento.

    4)São estudos dos ossos.

    5)206 ossos.

    6)Femur,úmero,crânio,costela,mandíbula , etc.

    7) Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como o crânio que protege o cérebro. Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue.

    TEXTO 02

    1) 1_O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.
    2_ Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.
    3_Existem três tipos de músculo: 1) Músculo estriado esquelético,2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.
    4_ O corpo humano possui aproximadamente 650 músculos esqueléticos.

    2) A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.

    3) Contratilidade é a capacidade de se contrair, ou seja, diminuir seu tamanho.

    Elasticidade é a capacidade de aumentar o seu tamanho.

    4)Músculo: Músculo estriado, esquelético, cardíaco,Músculo liso.

    5) O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.

    6) 1-As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões.
    2_Doença neuromuscular
    3_Atrofia

    7)Inúmeros sao os benefícios da atividade física regular como:controle do peso corporal,colabora do equilíbrioda saúde mental,fortalece saúde fisica e etc.

    EVELY DANIELE MORAIS DE BRITO 8a

    ResponderExcluir
  5. Os Ossos
    1.O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2.Conjunto dos ossos de um animal.
    3.Sustentar o corpo e servir de apoio para os músculos, permitindo o movimento.
    4.Estudo dos ossos.
    5.206 ossos.
    6.Fêmur, tíbia, crânio, clavícula e fíbula.
    7.Proteção dos órgãos internos, apoio para os músculos, produção sanguínea através da medula óssea, reserva de minerais, funciona conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, que permiti o movimento, mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos.

    Leite, feijão banco, laranja, amêndoas e couve.

    Os Músculos
    1.1) São tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais;
    2)Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem;
    3)Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora;
    4)Podem contrair-se e encurtar;
    5)O tecido muscular estriado ou esquelético é formado por fibras musculares cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento.
    2.A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3.Contratilidade: é a propriedade do tecido muscular de se contrair.
    Elasticidade: é a propriedade de poder ser distendido.
    4.São eles: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo liso.
    5.O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.
    6.“O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões.”
    7.Podemos concluir que não é recomendado atividades físicas sem acompanhamento de profissionais, pois se não fizermos da maneira certa podem causar lesões, e devemos controlar o tempo e o número de vezes que fazemos atividades, pois se exagerarmos também podem ser prejudiciais.

    Dauane Oliveira 8ºA

    ResponderExcluir
  6. Texto 1
    1- O osso é uma estrutura formada por tecido conjuntivo ósseo. É caracterizado por uma matriz extracelular endurecida pela presença de compostos de cálcio em suas estruturas. Os ossos estão presentes nos animais vertebrados.
    2- Esqueleto é o conjunto de ossos de um animal.
    3- Dar sustentação para o corpo e servir de apoio aos músculos, permitindo assim o movimento.
    4- É a ciência que estuda o tecido ósseo.
    5- O esqueleto humano adulto contem, normalmente, 206 ossos.
    6- Clavícula, úmero, rádio, ulna, costelas, vertebras, fêmur, tíbia, fíbula e calcâneo.
    7- Proteção de órgãos internos como o cérebro e órgãos toráxicos. Apoio para os músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea. Reserva de minerais como o cálcio e fosforo. Formação de células sanguíneas pela sua medula. Funciona conjuntamente com as articulações, dos músculos esqueléticos e tendões para permitir o movimento. Mantem o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo os sais alcalinos.
    *Pode enfraquecer os ossos, assim os deixando mais sujeitos a fraturas. Leite, iogurte e quej são exemplos de alimentos ricos em cálcio.
    Texto 2
    1- 1) “Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos órgãos internos, como o coração ou o intestino. ”
    2) “O músculo funciona pela contração e extensão de suas fibras. “
    3) ”Existem três tipos de músculo: Músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo liso. ”
    4) “O ser humano possui aproximadamente 639 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora. “
    5) “O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões. ”
    2- A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central, que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3- Contratilidade é a propriedade do tecido muscular de se contrair. Elasticidade é a propriedade de poder ser distendido.
    4- Músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo liso.
    5- O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.
    6- 1) As mais comuns são cãibras, cansaço muscular e distensões.
    2) Doença neuromuscular.
    3) Atrofia.
    7- Que existem benefícios em fazer atividades físicas, mas se forem feias em demasia ou incorretamente, podem causar danos na musculatura, tais como a cãibra e doenças neuromusculares.

    Carolina Ribeiro, 8ºA

    ResponderExcluir
  7. 1)Os ossos de acordo com o texto servem de sustentaçao,apoio ajuda no equilibrio,protege nossos orgaos,sao estruturas formadas por tecidos osseos
    2) O esqueleto tem como definiçao ajudar na locomoçao,fazer atividades diarias como brincar sem o esqueleto seriamos 'molengos' assim tornando-nos mais firmes
    3)leva os alimentos do café da manhã à boca, mastiga-os, vai à escola, volta, faz ginástica, corre, usa as mãos para segurar algum objeto, passeia, espirra, boceja, empurra e puxa objetos, ensaia passos de dança ao ouvir música, joga basquete e ou pratica outra atividade física...
    4)A osteologia se propoe no estudo dos ossos
    5)206 ossos
    6)femur,cranio,radio,tibia,fibula,metataço,falange,mandibula...
    7)ajudar a fazer nossas praticas diarias coisas faceis que sem eles nao conseguiriamos fazer.

    TEXTO 2

    1)'' O tecido muscular estriado ou esquelético é formado por fibras musculares cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento'','A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.'','O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras. ','.Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. ',' A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo'.
    2) A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.
    3)Elasticidade é a capacidade de algum material em se distender, ou seja, aumentar seu tamanho,Contratibilidade é a capacidade de algum material em se contrair, diminuir seu tamanho.
    4)Músculo liso,estriado cardíaco
    5) cãibras, cansaço muscular e distensões.Em geral entre outras doenças musculares
    6) A cãibra é uma contração espasmódica da musculatura acompanhada de dor intensa. Importante salientar que não é apenas a contração prolongada dos músculos que pode provocar dor. O estiramento excessivo (distensão muscular) também é seguido de intensa dor. Contrações musculares bruscas podem afetar os tendões, resultando, em certos casos, no rompimento da articulação. Quando isso acontece, dizemos que ocorreu uma ruptura de tendão. 2) Doença neuromuscular: As doenças neuromusculares são aquelas que afetam os músculos e/ou seu controle nervoso. Os sintomas destas doenças incluem fraqueza, espasticidade, mioclonia e mialgia. 3) Atrofia Diversas doenças causam uma diminuição da massa muscular, conhecida como atrofia muscular.
    7)Pela minha experiencia acredito que o ser humano tem que ter uma vida saudavel com alimentaçoes diarias de ferro e carboidrato para pratica pode se dizer 'exagerada' de exercicios entre outros fatores

    Carlos Augusto Pires 8a

    ResponderExcluir
  8. 1)Na agua,os exercicios suaves aumentam o fluxo sanguineo,os musculos se ajustam para usar com maior eficiencia o ar.No laboratorio,Bobi testa os seus pulmoes,ele precisa de bom suplemento de oxigenio para queimar o combustivel em seus musculos.
    2)Porque o corpo humano esta bem perto de alcançar um HP de um altomovel.
    3)Porque sao eles que nos sustentam e nos permitem fazer movimentos.
    4)Cerca de 13 kg.
    5)Calcio,fosforo e outros ions.Armazenando_os de maneira controlada,para manter a concentraçao deles nos liquidos corporais.
    6)Sim.Simultaneamente um novo osso e formado a a partir de minerais,fornecidos por vasos sanguineos que formam pequenos canais em seu interior.
    7)E um dos elementos que formam o sistema locomotor,junto com os ossos,musculos,ligamentos e articulaçoes.Tem a funçao de lubrificar as articulações.
    8)O calor dos musculos ajuda a manter a temperatura normal,ao redor dos 37 graus.
    9)Porque fortalece os ossos e diminui o riscos de fraturas,aumenta a disposiçao,perda de peso,diminuiçao das taxas glicemicas e colesterol,normaliza a pressao arterial e etc...
    10)Diferente do esqueletico,o musculo estriado cardiaco apresenta particularidades;suas celulas sao longas,cilindricas e estriadas,porem ramificadas.Estas ramificaçoes unem uma celula a outra atraves de uma estrutura parmeavel ao impulso eletrico.
    Pedro Lucas 8A

    ResponderExcluir
  9. 1) O osso e uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formados por um tipo de tecido conjuntivo.
    2) Sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos, assim os movimentos.
    3) Apoio para os músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea.
    4) A osteologia é o ramo da anatomia que estuda a estrutura, forma o desenvolvimento dos ossos e das articulações.
    5) 206 Ossos
    6) Ossos chatos, como os do crânio e a escápula; Ossos curtos, de forma arredondada ( assemelha a um cubo) possui as três dimensões mais ou menos iguais e só são encontrados no tornozelo(tarso) e punho (carpo). Ossos sesamóides ou supranumerarios, temos com exemplo a patela.Presentes no interior de alguns tendões, que sofram um stresse físico e tensão, como palmas e plantas. Ossos Irregulares, como as vértebras.
    7) Funções dos ossos:
    Proteção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos;
    Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
    Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea;
    Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;
    Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal;
    Mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos;
    Texto 2 -
    1)O esforço excessivo ou movimentação bruscas podem causar lesões musculares. Sobre cansaço muscular. A Distensaõ muscular doença neuromuscular. A atrofia diversas doenças causam uma diminuição da massa muscular.
    2) contração das fibras musculares esqueléticas, ocorre o encurtamento dos sarcômeros: os filamentos de actina “deslizam” sobre os de miosina, graças a certos pontos de união que se formam entre esses dois filamentos, levando á formação da actomiosina. Para esse deslizamento acontecer, há a participação de grande quantidade de dois elementos importantes : íons Ca ++ e ATP. Nesse caso cabe à molécula de miosina o papel de “quebrar” (hidrolisar) o ATP, liberando a energia necessária para a ocorrência de contração.

    3) Contratibilidade é a capacidade de algum material em se contrair, ou seja, diminuir seu tamanho.
    Elasticidade é a capacidade de algum material em se distender, ou seja, aumentar seu tamanho.
    Um bom exemplo são os músculos.

    4) Músculo estriado esquelético, Músculo estriado cardíaco, músculo liso.
    5) As mais comuns são caibras, cansaço muscular e distensões.
    6)Cansaço muscular e distensões
    7) A atividade física e muito importante para a saúde porque a gente se movimenta e o nosso sangue vai se mexendo melhor e porque não vai ter tendencia de engordar mais sim ficar magra(o), não vai ter problema de pressão nem de infarto então fazendo educação física ajuda todo o nosso corpo.
    Vitoria Karoline Rodrigues Borges 8A

    ResponderExcluir
  10. texto1

    1)O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo(tecido ósseo).
    2)O esqueleto é o conjunto de ossos de um animal.
    3)Sustenta o corpo,anda,dança pratica esportes,pega objetos,etc.
    4)É o estudo do ossos
    5)Normalmente 206 ossos
    6)Femúr,crânio,patela,úmero e costela
    7)protege e fazer movimentos que sem eles seria impossivel.

    ResponderExcluir
  11. ossos:
    1-o osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2-conjunto de ossos de um animal.
    3-sustentar o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento.
    4-o estudo dos ossos.
    5-206.
    6-crânio,costela,fêmur,mandíbula,clavícula.
    7-proteger órgãos internos,apoio para o músculo,produção sanguínea,reserva de minerais,funciona conjuntamente com articulações,dos músculos esqueléticos e tendões,para permitir o movimento do animal,mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos.

    seus ossos ficam mais fracos e é mais fácil de ser quebrado e ficam sujeitos a osteoporose.leite,feijão,verdura e legumes,etc.


    músculos:
    1-1-os músculos são responsáveis pelo movimento dos animais.
    2-o músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.
    3-cada músculos possui seu nervo motor,o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculos,através da placa motora.
    4-o ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    5-os músculos são constituídos por tecidos muscular e caracterizam-se pela sua contratibilidade.
    2-ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzida ao músculos através de um nervo.
    3-contrabilidade:é a capacidade de se contrair ,ou seja,diminuir seu tamanho.
    elasticidade:é a capacidade de distender ou seja,aumentar seu tamanho.
    4-músculo estriado esquelético,músculo estriado cardíaco, músculo liso.
    5-o esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas.
    6-as mais comuns são:cãibras,cansaço muscular e distensões
    7-podemos concluir que fazer atividade física em excesso e sem acompanhamento é prejudicial a saúde e pode causar: câimbra, cansaço muscular, distençôes, etc.

    Bianca Flavine 8A

    ResponderExcluir
  12. ossos:
    1-o osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2-conjunto de ossos de um animal.
    3-sustentar o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento.
    4-o estudo dos ossos.
    5-206.
    6-crânio,costela,femúr,mandíbula,clavícula.
    7-proteger órgãos internos,apoio para o músculo,produção sanguínea,reserva de minerais,funciona conjuntamente com articulações,dos músculos esqueléticos e tendões,para permitir o movimento do animal,mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos.

    seus ossos ficam mais fracos e é mais fácil de ser quebrado e ficam sujeitos a osteoporose.leite,feijão,verdura e legumes,etc.


    músculos:
    1-1-os músculos são responsáveis pelo movimento dos animais.
    2-o músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.
    3-cada músculos possui seu nervo motor,o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculos,através da placa motora.
    4-o ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    5-os músculos são constituídos por tecidos muscular e caracterizam-se pela sua contratibilidade.
    2-ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzida ao músculos através de um nervo.
    3-contrabilidade:é a capacidade de se contrair ,ou seja,diminuir seu tamanho.
    elasticidade:é a capacidade de distender ou seja,aumentar seu tamanho.
    4-músculo estriado esquelético,músculo estriado cardíaco, músculo liso.
    5-o esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas.
    6-as mais comuns são:cãibras,cansaço muscular e distensões
    7-podemos concluir que fazer atividade física em excesso e sem acompanhamento é prejudicial a saúde e pode causar:cãimbra, cansaço muscular, distençôes, etc.

    ResponderExcluir
  13. texto 1
    1)o osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados.
    2)é um conjuntos de ossos de um animal.
    3)sustenta o corpo,movimenta o corpo,e protege os orgãos.
    4)é o estudo dos ossos
    5)normalmente 206 ossos.
    6)femúr,patela,crânio,e costela.
    7)o osso ajuda na sustentacão do corpo ele leve a comida ate a boca ,com eles é possivel fazer execicios,e cada movimento que fazemos no dia a dia (andar, correr,andar de bicicleta,etc).
    sara 8a

    ResponderExcluir
  14. TEXTO 1

    1) O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2) O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3) sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento.
    4) Ciências que estuda os ossos.
    5) O esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamóides.
    6) Conheço poucos ossos, são eles: Tíbia, crânio, costelas, clavícula, mandíbula, tarso e escápula.
    7) Proteção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos;
    Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
    Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea;
    Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;
    Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal;
    Mantém o equilíbrio ácido-base.


    TEXTO 2

    1)"Os músculos são os tecidos responsáveis pelo movimento dos amimais","o músculo funciona pela contração e extensão de suas fibras","O ser humano possui aproximadamente 639 músculos","O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares","Dentro das fibras musculares o ácido Lático impede a renovação de energia necessária para a contração dos músculos".
    2) A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. 
    3) Contratilidade é a propriedade do tecido muscular se contrair e elasticidade é a propriedade de ser distendido.
    4) três tipos de músculo: 1) Músculo estriado esquelético,2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.
    5) O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.
    6) As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões.
    7) Que existem benefícios em fazer atividades físicas, mas se forem feias em demasia ou incorretamente, podem causar danos na musculatura, tais como a cãibra e doenças neuromusculares.


    Lara Geovanna 8°C

    ResponderExcluir
  15. Texto 1: Respostas
    1- O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo.

    2- Conjuntos de ossos de um animal é o esqueleto.

    3- Sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos permitindo o movimento.

    4- A ciência que estuda o estudo ósseo.

    5- O esqueleto humano adulto contem 206 ossos.

    6- Crânio,coluna vertebral,fêmur,tíbia,costela,e mandimbula.

    7- Proteger os órgãos internos,apoia os músculos,produção sanguínea atáves da medula óssea,reserva minerais principalmente cálcios e fósforo,funcionamento ,conjuntivo com articulações,dos músculos esqueléticos e tendões,para permitir o movimento do animal,mantém o equilíbrio ácido-base,funcionando como tampão,absorvendo sais alcalinos.

    Texto 2: Respostas
    1- " Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais,o músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras,os músculos são constituídos por tecido muscular,existem três tipos de músculos,podem se contrair e encurtar,tornando-se mais tensos e duros.

    2- Em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso.

    3- Contratilidade:Propriedade do tecido muscular de se contrair
    Elasticidade:Propriedade de poder ser destendido

    4- Músculo estriado esquelético,músculo estriado cardíaco,músculo liso.

    5- "Exercícios excessivos podem causar lesões"

    6- Esforço excessivo podem causar lesões,a distensão muscular também é seguido de muita dor,afeta tendões,doenças neuromuscular,afetam o controle nervoso.

    7- Que devemos praticar exercícios físicos mas não exageradamente pois isso pode causar lesões musculares,e não tomar anabolizantes para o crescimento rápido dos músculos,pois pode causar doenças no futuro causar uma serie de problemas. Então temos que praticar exercícios e esforçar nosso corpo de maneira correta.

    Oque eu entendi: Nossos ossos e músculos são vivos,tem funções em nosso corpo: protege-lo e sustenta-lo. e sobre a saúde devemos nos exercitar de maneira correta sem o uso de anabolizantes. nosso ossos tem quatro funções e servem como suporte para os músculos. Esse foi o resumo que eu entendi sobre ossos,músculos e saúde.

    ResponderExcluir
  16. Texto 1: Respostas
    1- O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo.

    2- Conjuntos de ossos de um animal é o esqueleto.

    3- Sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos permitindo o movimento.

    4- A ciência que estuda o estudo ósseo.

    5- O esqueleto humano adulto contem 206 ossos.

    6- Crânio,coluna vertebral,fêmur,tíbia,costela,e mandimbula.

    7- Proteger os órgãos internos,apoia os músculos,produção sanguínea atáves da medula óssea,reserva minerais principalmente cálcios e fósforo,funcionamento ,conjuntivo com articulações,dos músculos esqueléticos e tendões,para permitir o movimento do animal,mantém o equilíbrio ácido-base,funcionando como tampão,absorvendo sais alcalinos.

    Texto 2: Respostas
    1- " Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais,o músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras,os músculos são constituídos por tecido muscular,existem três tipos de músculos,podem se contrair e encurtar,tornando-se mais tensos e duros.

    2- Em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso.

    3- Contratilidade:Propriedade do tecido muscular de se contrair
    Elasticidade:Propriedade de poder ser destendido

    4- Músculo estriado esquelético,músculo estriado cardíaco,músculo liso.

    5- "Exercícios excessivos podem causar lesões"

    6- Esforço excessivo podem causar lesões,a distensão muscular também é seguido de muita dor,afeta tendões,doenças neuromuscular,afetam o controle nervoso.

    7- Que devemos praticar exercícios físicos mas não exageradamente pois isso pode causar lesões musculares,e não tomar anabolizantes para o crescimento rápido dos músculos,pois pode causar doenças no futuro causar uma serie de problemas. Então temos que praticar exercícios e esforçar nosso corpo de maneira correta.

    Oque eu entendi: Nossos ossos e músculos são vivos,tem funções em nosso corpo: protege-lo e sustenta-lo. e sobre a saúde devemos nos exercitar de maneira correta sem o uso de anabolizantes. nosso ossos tem quatro funções e servem como suporte para os músculos. Esse foi o resumo que eu entendi sobre ossos,músculos e saúde.
    Luana Isabel Barbosa Moreira 8°B

    ResponderExcluir
  17. Texto 1
    1) O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2) O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3) sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento.
    4) Ciências que estuda os ossos.
    5) O esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamóides.
    6) Conheço poucos ossos, são eles: Tíbia, crânio, costelas, clavícula, mandíbula, tarso e escápula.
    7) Proteção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos;
    Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
    Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea;
    Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;
    Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal;
    Mantém o equilíbrio ácido-base.
    Maria Luiza 8°C

    ResponderExcluir
  18. Respostas: TEXTO 1
    1)O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2)O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3)Sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento.
    4)O estudo dos ossos.
    5)O esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamóides.
    6) Os ossos que eu conheço são:crânio,costela,tíbia,sacro e clavícula.
    7)Proteção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos;
    Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
    Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea;
    Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;
    Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal;
    Mantém o equilíbrio ácido-base.
    TEXTO 2
    1)• Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos.
    • O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.
    • O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    • O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.
    • Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem.
    2) A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3)Contratilidade é a propriedade do tecido muscular se contrair. Elasticidade é a propriedade de ser distendido.
    4)Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco, Músculo liso.
    5)O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.
    6)São elas: cãibras, cansaço muscular e distensões.
    7)Que existem benefícios em fazer atividades físicas, mas se forem feias em demasia ou incorretamente, podem causar danos na musculatura, tais como a cãibra e doenças neuromusculares.

    Maria Clara 8°B

    ResponderExcluir
  19. Texto1
    1)osso é uma estrutura encontrada apenas em animais vertebrados formando um tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2)o esqueleto é o conjunto de ossos de um animal.
    3)sustentação, locomoção,proteção,reserva de minerais e produção de células sanguíneas.
    4)É o estudo dos ossos.
    5)normalmente 206.
    6)úmero,crânio,patela,bacia,fêmur e costela.
    7)o osso produz células sanguíneas, apoia o músculo, protege os órgãos, permiti a movimentação.

    Texto2
    1)-os músculos são devidos responsáveis pela movimentação dos animais.
    -os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contratibilidade.
    -a contração muscular ocorre com a saída e um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    -os músculos esqueleticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento.
    -cada músculo possui o seu nervo motor.
    2)a contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central.
    3)contratilidade:propiedade do tecido muscular de se contrair.
    Elasticidade:propiedade de poder ser destendido.
    4)músculo estriado esquelético,músculo estriado cardíaco,músculo liso.
    5)o esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.
    6)cãibras,cansaço muscular e distensoes.
    7)as atividades físicas quando são feitas com segurança elas trazem benefícios mas quando não São feitas corretamente pode ocorrer uma doença neuromuscular.

    Sara Rodrigues 8a

    ResponderExcluir
  20. 1-o osso e uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados formado apenas por um tecido conjuntivo(tecido osseo)
    2-o conjunto dos osso ssao o esqueleto

    3-sustenta o corpo e seve de de apoio para os musuculos assim pertimindo o movimento

    4-os estudos dos ossos

    5-o esqueleto humano contem 206 ossos

    6-os que conheço sao : tíbia , mandíbula ,cranio ,clavicula ,tarso

    7-proteçao: protege ocelebro , e os orgaos internos toraxicos.

    any gabriely 8c

    ResponderExcluir
  21. 1- o osso e uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (TECIDO OSSEO )

    2-o conjunto dos ossos de um animal e o esqueleto

    3- sustenta o corpo e serve de apoio para os musculos que permitindo assim os movimentos

    4-os estudos dos ossos

    5-o esqueleto contem 206 ossos

    6-os que conheço : mandìbula ,cranio ,patela , bacia .

    7-proteçao : protege o cranio e os orgaos internos tais como orgaos toraxicos

    ResponderExcluir
  22. Texto 1
    1)o osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo)
    2)o conjunto de ossos de um animal.
    3)sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos, permitindo os movimentos.
    4)É o estudo dos ossos.
    5)normalmente 206.
    6)fêmur,úmero,crânio,patela,costela e bacia.
    7)sustentação,locomoção,proteção,reserva de minerais e produção de células sanguíneas.

    Texto2
    1)os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais.
    -o músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.
    -os músculos são constituídos por tecidos muscular e caracterizam-se pela sua contratibilidade.
    -a contração e muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central.
    -cada musculo possui o seu nervo motor.
    3)contratilidade:propiedade de tecido muscular de se contrair.
    Elasticidade:propiedade de poder ser destendido.
    4)músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco,músculo liso.
    5)o esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.
    6)cãibras,cansaço muscular e distensoes.
    7)que quando a atividade é feita com segurança ela é Boa para saúde do homem mas quando não é feita com consciência elas não teram benficios só efeitos maléficos

    Sara 8a

    ResponderExcluir
  23. O osso é uma estrutura formada por tecido ósseo, um tipo de tecido conjuntivo muito rígido caracterizado pela presença de cálcio, fibras de colágeno e proteoglicanas. São órgãos esbranquiçados e duros que se unem aos demais por articulações para formar o esqueleto do corpo. Os ossos formam o sistema esquelético de todos os animais vertebrados, desempenhando muitas funções: sustentação dos tecidos moles, proteção de órgãos, mobilidade, armazenamento e liberação de minerais na corrente sanguínea, produção de células do sangue e reserva de energia (triglicérides). O esqueleto humano é formado por duzentos e seis ossos.Eles são classificados de acordo com sua forma: ossos longos, com comprimento maior que a largura, composto de grande quantidade de tecido ósseo compacto e pequena quantidade de osso esponjoso nas epífises; ossos curtos, com comprimentos e larguras praticamente iguais e compostos por osso esponjoso e uma fina camada de tecido ósseo compacto; ossos planos ou laminares, compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto com osso esponjoso entre elas.Ossos intermediários são divididos em cinco grupos. Os ossos alongados, como os da costela, são longos e achatados, não apresentando canal central. Ossos irregulares, como as vértebras, apresentam formas complexas e quantidades variáveis de tecido esponjoso e compacto. Ossos pneumáticos são ocos e cheios de ar. Localizados dentro de tendões, os ossos sesamoides variam de tamanho e número entre os indivíduos. Por fim, os ossos suturais, que ficam dentro de suturas entre ossos do crânio.O sistema esquelético é formado por cabeça, tórax, coluna vertebral, membro superior e membro inferior. O crânio é o esqueleto da cabeça, formado pelo neurocrânio, um conjunto de oito ossos que revestem o cérebro e as meninges encefálicas, e pelo esqueleto da face, constituído por quatorze ossos que circundam a boca e o nariz. O tórax é formado por doze vértebras e doze costelas, esterno e cartilagens costais.A coluna vertebral estende-se do crânio até a pelve, composta por vinte e quatro vértebras alinhadamente sobrepostas, sacro e cóccix. No grupo dos membros superiores estão a cintura escapular, com clavícula e escápula; braço, com úmero; antebraço com rádio e ulna, e os ossos da mão. Entre os membros inferiores, o ilíaco, o osso do quadril, o fêmur e a patela na coxa, a tíbia e a fíbula na perna e os ossos dos pés já sobre os muscúlos Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, o coração ou o intestino Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de sódio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma, assim estimulando a liberação do cálcio que esta armazenado no Retículos Sarcoplasmáticos ou RS presentes no sarcoplasma (citoplasma da célula muscular). Em termos científicos, as etapas são:Despolarização do sarcolema;
    estimulação do retículo sarcoplasmático e
    ação do cálcio e de ATP, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina (é a contração muscular).Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento ,transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal.O ser humano possui aproximadamente
    Quinhentos e doze músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.falei sobre um pouco de meu entendimento me chamo Luana chrisney borges santos e sou do oitavo ano B

    ResponderExcluir
  24. Texto 1: Ossos
    1: O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo.
    2: O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3: O esqueleto sustenta o corpo, serve de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento.
    4: É o estudo dos ossos.
    5: Um esqueleto adulto contém 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamoides.
    6: Clavícula, costela, fêmur, costela, mandíbula, úmero, tíbia, fíbula...
    7: Proteção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos torácicos;
    Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
    Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea;
    Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;
    Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal;
    Mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos;.

    Com uma alimentação fraca em sais de cálcio, podemos ter várias "complicações no nosso esqueleto como: traumas e as doenças degenerativas como escoliose, lordose, cifose, ou a perda de minerais conhecida como osteoporose. Para evitar isso podemos nos alimentar melhor, consumindo alimentos como leite que é a melhor fonte de cálcio, não só para crianças, mas também para os adultos; brócolis, laranja, couve, sardinha e muitos outros alimentos que são felizmente, facilmente acessíveis.
    Texto 2: Músculos
    1: 1° A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação.
    2° Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem.
    3° O ser humano possui aproximadamente 639 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.
    4° Todos os três tipos musculares têm as seguintes características: Podem contrair-se e encurtar, tornando-se mais tensos e duros, em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso;
    5° Em um dos processos do metabolismo energético o organismo produz uma substância denominada ácido lático.
    2: A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3: Contratilidade é a capacidade de um tecido de se contrair, ou seja diminuir o seu tamanho; elasticidade é a capacidade de se esticar, ou seja aumentar de tamanho.
    4: Músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco, músculo liso.
    5: O esforço excessivo e movimentos muito bruscos pode causar lesões musculares.
    6: Cãibras, cansaço muscular, distensões, fraqueza, espasticidade, mioclonia, mialgia, atrofia e etc...
    7: Tudo na medida certa, a falta de atividade física pode causar a atrofia por exemplo, mas o excesso pode causar lesões, se soubermos como balancear tudo, junto a uma boa alimentação, teremos uma ótima saúde!

    Eu entendi do conteúdo sobre ossos e músculos que: Os ossos em conjunto formam o esqueleto ( que com o tempo perde minerais, os quais precisamos repor com o passar do tempo, para que não tenhamos futuros problemas como osteoporose), que dá sustento ao nosso corpo e servem de apoio para os músculos que proporcionam o movimento; os músculos podem contrair-se e distender-se, conhecidos como contratilidade e elasticidade.
    Sou Maria Vitória do 8° B

    ResponderExcluir
  25. Respostas: TEXTO 1
    1)O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2)O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3)Sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento.
    4)O estudo dos ossos.
    5)O esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamóides.
    6) Os ossos que eu conheço são:crânio,costela,tíbia,sacro e clavícula.
    7)Proteção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos;
    Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
    Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea;
    Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;
    Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal;
    TEXTO 2
    1)• Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos.
    • O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.
    • O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    • O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.
    • Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem.
    2) A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3)Contratilidade é a propriedade do tecido muscular se contrair. Elasticidade é a propriedade de ser distendido.
    4)Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco, Músculo liso.
    5)O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.
    6)São elas: cãibras, cansaço muscular e distensões.
    7)Que existem benefícios em fazer atividades físicas, mas se forem feias em demasia ou incorretamente, podem causar danos na musculatura, tais como a cãibra e doenças neuromusculares. Lucas Gabriel 8°C

    ResponderExcluir
  26. texto:1

    1)O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2)esqueleto humano.
    3)O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    4)O estudo dos ossos.
    5)O esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamóides.
    6)vértebras lombares, sacro, cóccix,cranio,crânio,face,etc.
    7)Proteção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos;
    Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
    Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea;
    Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;
    Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal;
    Mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos;

    Texto:2
    1)Devido a intensa atividade para proporcionar movimento e calor ao corpo, as fibras musculares necessitam de grande quantidade de energia (creatina fosfato, carboidratos, gorduras e proteínas).
    2)A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3)Contratilidade é a propriedade do tecido muscular se contrair. Elasticidade é a propriedade de ser distendido.
    4)Músculo estriado esquelético,músculo estriado cardíaco, músculo liso.
    5)O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.
    6)As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva.
    7)que as atividades físicas são importantes para o desenvolvimento do nosso corpo , porém excessivamente podem causar lesões graves.

    ResponderExcluir
  27. TEXTO 1:
    1) O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo). É caracterizado por uma matriz extracelular endurecida pela presença de compostos de cálcio em suas estruturas.
    2) O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento.
    3) Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como o crânio que protege o cérebro. Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue.
    4) O estudo dos ossos chama-se osteologia.
    5) O esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamóides.
    6) crânio, costela, coluna vertebral, rádio, fêmur, patela, carpo, metacarpo, falanges, e entre outros.
    7) Proteção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos;
    Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
    Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea;
    Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;
    Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal;
    Mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos;
    Ayane Jamilly Araujo Vieira, 8° B

    ResponderExcluir
  28. Texto 2:
    1)1°-Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino.
    2°-O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.
    3°-Existem três tipos de músculo: 1) Músculo estriado esquelético,2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.
    4°- O tecido muscular estriado ou esquelético é formado por fibras musculares cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento. Os músculos esqueléticos possuem uma coloração mais avermelhada.
    5°-1:Exercício: O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva.
    2: Doença neuromuscular: As doenças neuromusculares são aquelas que afetam os músculos e/ou seu controle nervoso. Os sintomas destas doenças incluem fraqueza, espasticidade, mioclonia e mialgia.
    3: Atrofia Diversas doenças causam uma diminuição da massa muscular, conhecida como atrofia muscular. Alguns exemplos incluem o câncer e a AIDS, que podem induzir uma síndrome chamada caquexia.
    2) A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.
    3) A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4) Existem três tipos de músculo: 1) Músculo estriado esquelético,2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.
    5) O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva.
    6) Esforço excessivo podem causar lesões,a distensão muscular também é seguido de muita dor,afeta tendões,doenças neuromuscular,afetam o controle nervoso.
    7) Que devemos praticar exercícios físicos mas não exageradamente pois isso pode causar lesões musculares,e não tomar anabolizantes para o crescimento rápido dos músculos,pois pode causar doenças no futuro causar uma serie de problemas. Então temos que praticar exercícios e esforçar nosso corpo de maneira correta.
    Ayane Jamilly Araujo Vieira, 8° B

    ResponderExcluir
  29. texto 1:Ossos.
    1)O osso e uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tecido conjuntivo(tecido osseo).
    2)O conjunto de ossos e o esqueleto,que sustenta o`corpo e servem de apoio para os musculos,permitindo assim o movimento.
    3)Tem como funçao da sustentaçao ao nosso corpo,portege todos os nossos orgaos internos,reservam gorduras e minerais e produzem as celulas sanguineas.
    4)Ciencia que estuda os ossos
    5)206 ossos
    6)Costela,ossos dos membros e a escapula
    7)Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
    Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea;
    Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;

    Texto 2:Os musculos.
    1) 1:Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais.2:O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.3:Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade.4:A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.5:O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    2) A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3)A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de estilicidade.
    4)1) Músculo estriado esquelético,2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.
    5) O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões.
    6)As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva.
    7)Pude observar que atividade fisica sem um acompanhamento de um especialista pode provocar lesoes,mas se nao fizermos vamos aderir a varias doenças como por exemplo:Atrofia,diabetes,colesterol alto e etc.Entao devemos balancear as atividades fisicas e ter uma alimentaçao saudavel para termos uma otima saude.
    Pedro Lucas 8a

    ResponderExcluir
  30. TEXTO 1 - Os Ossos
    1) Qual é a definição de osso que aparece no texto? Osso é uma estrutura em animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo.
    2) E de esqueleto? Conjunto de ossos de um animal.
    3) Qual é a função do esqueleto? O esqueleto humano é formado pelos ossos e tem como função principal proteger determinados órgãos vitais como o encéfalo, que é protegido pelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno, e servem também para armazenar gordura e minerais, ajudar com os movimentos do corpo e sustentar o organismo. Os ossos também realizam a produção das células sanguíneas.
    4) O que é osteologia? A osteologia é o ramo da anatomia que estuda a estrutura, forma e desenvolvimento dos ossos e das articulações.
    5) Qual o número de ossos que compõem o corpo humano? o esqueleto de um indivíduo adulto é formado geralmente por 206 ossos, o de um recém nascido tem 300.
    6) Liste ossos do corpo humano que vocês conhecem. maxilar,nasal,mandíbula,clavícula.
    7) Quais são as funções dos ossos? Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.
    O que pode acontecer com os ossos de uma pessoa caso ela tenha uma alimentação pobre em sais de cálcio? Cite exemplos de alimentos ricos nesse mineral. Uma dieta pobre em cálcio durante o percurso da vida favorece a descalcificação dos ossos. E ficaram sujeitos à osteoporose.
    TEXTO 2 - Os Músculos
    1)"Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais”
    “O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras”
    “O ser humano possui aproximadamente 639 músculos”
    “O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares”
    “Dentro das fibras musculares, o ácido lático impede a renovação da energia necessária para a contração do músculo”
    2) A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um
    3) Contratilidade é a capacidade de algum material em se contrair, Elasticidade é a capacidade de algum material em se distender.
    4) Músculos estriado esqueléticos, músculos liso, músculos cardíaco.
    5) O esforço excessivo ou movimentação bruscas podem provocar lesões musculares.
    6) cãibras, cansaço muscular, distensões.
    7) Qualquer pessoa que faça uma atividade física, que pratique um esporte ou algum tipo de treinamento deve fazer rotineiramente um aquecimento de acordo com seu organismo, sua idade e sua atividade. Lembrando também das probabilidades que a baixa temperatura do corpo pode causar, como lesões no músculo, no tecido conjuntivo, tendões, etc...

    Maria Gabriella Dias 8°B

    ResponderExcluir
  31. Texto 1: ossos
    1>O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo)

    2> O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento

    3>o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento

    4>osteologia e a ciências que estuda os ossos

    5>206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamoides.

    6>Femur, úmera, costela, cranio e escapula.

    7>protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos

    Texto 2: Musculus

    1> "Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos "
    "O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras"
    "Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade."
    "A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo."

    2>A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.

    3>A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.

    4>Existem três tipos de músculo: 1) Músculo estriado esquelético,2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.

    5> O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.

    6> são: cãibras, cansaço muscular e distensões. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva

    7>Podemos concluir que a atividade física e boa mais excessivamente pode ter danos em sua musculatura ou outros partes.

    ResponderExcluir
  32. 1 Os ossos é caracterizado por um tipo de tecido conjuntivo tecido osseo ,E o que nos da movimento é sustenta o nosso corpo . E existe três tipos principais de ossos , ossos longos co costela, o fêmur é umero .

    2 os nossos esqueletos protegen algumas partes de nosso corpo, um deles é o crânio que protege o celebro.

    3 protege órgãos internos como celebro apoia musculos como se fosse uma moldura para manter a sustentaçao corpore .

    4 A medula ossea e relacionada com a formaçao da celula do sangue ,que e dado o nome de osteologia.

    5 esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos .

    6 crânio, fêmur, costela.

    7 dar mivimento ão nosso corpo é apoiar os nossos musculos, proteger partes de nosso corpo .

    CARLA STEFANY 8°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 Existem treis tipos principais de ossos longos com costela e femu e umero.
      2 o musculo fonciona pela contração e extensão das suas fibras
      3 o esqueleto que sustenta o corpo e servem de apoio os musculos, permitenes assimo movimentos.
      4 osteologia e a cienciad que estuda os ossos.
      5 o corpo umano tem 206 ossos
      6 costela ,ossos dos memibros e a escupula
      7 os ossos protegem os orgaos internos como o pumão.

      Jadson 8°C

      Excluir
  33. Desde o inicio agradecendo esta sua forma de ensinar, muito interessante. Eu aprende varias coisas como : do q os ossos sao formados,a define de esqueleto cujo é conjunto de ossos de um animal, que á funcão do esqueleto e servir de apoio e sustentar o corpo, e a definicão de osteologia é estudo dos ossos, que e o numero de ossos q compoe o corpo humano é um total de 206 ossos. Os unicos que eu já conhecia era o cranio e a coluna vertebral. Uma das funcoes dos ossos e proteger orgãos internos.

    ResponderExcluir
  34. 1)O osso é a estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).

    2) E de esqueleto? Conjunto de ossos de um animal

    3) Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como o crânio que protege o cérebro. Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue.

    4) O que é osteologia? A osteologia é o ramo da anatomia que estuda a estrutura, forma e desenvolvimento dos ossos e das articulações.
    5) Qual o número de ossos que compõem o corpo humano? o esqueleto de um indivíduo adulto é formado geralmente por 206 ossos, o de um recém nascido tem 300.

    6) Liste ossos do corpo humano que vocês conhecem. maxilar,nasal,mandíbula,clavícula.
    7) Quais são as funções dos ossos? Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.
    O que pode acontecer com os ossos de uma pessoa caso ela tenha uma alimentação pobre em sais de cálcio? Cite exemplos de alimentos ricos nesse mineral. Uma dieta pobre em cálcio durante o percurso da vida favorece a descalcificação dos ossos. E ficaram sujeitos à osteoporose.

    texto 2


    1) 1:Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais.2:O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.3:Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade.4:A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.5:O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    2) A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3)A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de estilicidade.
    4)1) Músculo estriado esquelético,2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.
    5) O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões.
    6)As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva.
    7)Pude observar que atividade fisica sem um acompanhamento de um especialista pode provocar lesoes,mas se nao fizermos vamos aderir a varias doenças como por exemplo:Atrofia,diabetes,colesterol alto e etc.Entao devemos balancear as atividades fisicas e ter uma alimentaçao saudavel para termos uma otima saude.


    Joyce Milleny 8°B

    ResponderExcluir
  35. TEXTO 1

    1)O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2)O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3)Ele que sustenta o corpo e serve de apoio par os músculos, permitindo assim o movimento.
    4)ciência que estuda os ossos.
    5)206
    6)crânio,tórax,clavícula,costela,fêmur,patela...
    7)Sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.



    TEXTO 2

    1) O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.
    Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais.
    O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade.
    a contração e muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central.
    2)A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3)A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4)Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco, Músculo liso.
    5)O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas.
    6) Cãibras, cansaço muscular e distensões.
    7)Conclui que as atividades físicas pode nos dar benefícios, mas tambem pode nos prejudicar.

    Izadora Rodrigues 8 A

    ResponderExcluir
  36. ossos:
    1-o osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2-conjunto de ossos de um animal.
    3-sustentar o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento.
    4-o estudo dos ossos.
    5-206.
    6-crânio,costela,fêmur,mandíbula,clavícula.
    7-proteger órgãos internos,apoio para o músculo,produção sanguínea,reserva de minerais,funciona conjuntamente com articulações,dos músculos esqueléticos e tendões,para permitir o movimento do animal,mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos.

    seus ossos ficam mais fracos e é mais fácil de ser quebrado e ficam sujeitos a osteoporose.leite,feijão,verdura e legumes,etc.


    músculos:
    1-1-os músculos são responsáveis pelo movimento dos animais.
    2-o músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.
    3-cada músculos possui seu nervo motor,o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculos,através da placa motora.
    4-o ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    5-os músculos são constituídos por tecidos muscular e caracterizam-se pela sua contratibilidade.
    2-ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzida ao músculos através de um nervo.
    3-contrabilidade:é a capacidade de se contrair ,ou seja,diminuir seu tamanho.
    elasticidade:é a capacidade de distender ou seja,aumentar seu tamanho.
    4-músculo estriado esquelético,músculo estriado cardíaco, músculo liso.
    5-o esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas.
    6-as mais comuns são:cãibras,cansaço muscular e distensões
    7-podemos concluir que fazer atividade física em excesso e sem acompanhamento é prejudicial a saúde e pode causar: câimbra, cansaço muscular, distençôes, etc.


    Emilly rayssa. 8c

    ResponderExcluir
  37. TEXTO 2

    1) O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.
    Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais.
    O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade.
    a contração e muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central.
    2)A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3)A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4)Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco, Músculo liso.
    5)O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas.
    6) Cãibras, cansaço muscular e distensões.
    7)Conclui que as atividades físicas pode nos dar benefícios, mas tambem pode nos prejudicar.
    Maria Luiza 8°C

    ResponderExcluir
  38. TEXTO 1

    1)O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2)O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3)Ele que sustenta o corpo e serve de apoio par os músculos, permitindo assim o movimento.
    4)ciência que estuda os ossos.
    5)206
    6)crânio,tórax,clavícula,costela,fêmur,patela...
    7)Sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.



    TEXTO 2

    1) O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.
    Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais.
    O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade.
    a contração e muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central.
    2)A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3)A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4)Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco, Músculo liso.
    5)O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas.
    6) Cãibras, cansaço muscular e distensões.
    7)Conclui que as atividades físicas pode nos dar benefícios, mas tambem pode nos prejudicar.

    Anny Karoliny 8°C

    ResponderExcluir
  39. TEXTO 1

    1)O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2)O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3)Ele que sustenta o corpo e serve de apoio par os músculos, permitindo assim o movimento.
    4)ciência que estuda os ossos.
    5)206
    6)crânio,tórax,clavícula,costela,fêmur,patela...
    7)Sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.



    TEXTO 2

    1) O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.
    Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais.
    O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade.
    a contração e muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central.
    2)A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3)A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4)Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco, Músculo liso.
    5)O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas.
    6) Cãibras, cansaço muscular e distensões.
    7)Conclui que as atividades físicas pode nos dar benefícios, mas também pode nos prejudicar.

    Anny karoliny 8°C

    ResponderExcluir
  40. TEXTO 1

    1)O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2)O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3)Ele que sustenta o corpo e serve de apoio par os músculos, permitindo assim o movimento.
    4)ciência que estuda os ossos.
    5)206
    6)crânio,tórax,clavícula,costela,fêmur,patela...
    7)Sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.



    TEXTO 2

    1) O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.
    Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais.
    O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade.
    a contração e muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central.
    2)A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3)A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4)Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco, Músculo liso.
    5)O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas.
    6) Cãibras, cansaço muscular e distensões.
    7)Conclui que as atividades físicas pode nos dar benefícios, mas também pode nos prejudicar.

    Anny Karoliny 8°C

    ResponderExcluir
  41. Felipe Martins Atleticano27 de abril de 2017 às 17:58

    Interessante mesmo

    ResponderExcluir
  42. 1)osso é uma estrutura encontrada apenas em animais vertebrados. formando um tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2)o esqueleto é o conjunto de ossos de um animal.
    3)sustentação,locomoção,proteção,reserva de minerais e produção de células sanguíneas.
    4)É o estudo dos ossos.
    5)206 ossos
    6)úmero,crânio,patela,bacia,fêmur e costela.
    7)o osso produz células sanguíneas,apoia o músculo, protege os órgãos, permite a movimentação.
    1) O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.
    Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais.
    O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade.
    a contração e muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central.
    2)A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3)A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4)Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco, Músculo liso.
    5)O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas.
    6) Cãibras, cansaço muscular e distensões.
    7)Conclui que as atividades físicas pode nos dar benefícios, mas também pode nos prejudicar.
    Maria Gabriela 8a

    ResponderExcluir
  43. Texto 1
    01)O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo ( tecido ósseo)
    02)O esqueleto,é um conjunto de ossos de um animal
    03)O esqueleto,sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento
    04)Osteologia:São estudos sobre ossos
    05) 206 ossos
    06) Radio,Fêmur,Costelas,Patela,Crânio,Clavícula
    07)Suas funções são:Proteção protege os órgão internos,apoio para os músculos,produção sanguínea através da medula óssea,reserva de minerais,funcionamento conjuntamente com articulações dos músculos esqueléticos e tendões,mantém o equilíbrio ácido-base,funcionado como tampão
    .Pode deixar os ossos fracos e,pode causar fratura
    Leite,iogurte,queijo,laranja,linhaça,couve


    Texto 2

    01)os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais
    Os músculos são constituidos por tecidos musculares caracterizam-se pela sua contratilidade
    O músculos funciona pela contração e extensão das suas fibras
    Os músculos esqueléticos ou voluntarios são os órgão ativos do movimento,transmitindo movimento aos ossos
    O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    02)A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo
    03)Contratilidade é a capacidade de se contrair ou seja diminuir de tamanho
    Elasticidade é a capacidade de aumentar seu tamanho
    04) Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardiaco,e Músculo liso
    05)O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares
    06) Caibras,cansaço muscular e distensões
    07)Podemos concluir que atividades físicas nos trazem beneficios,mais também o uso exagerado das atividades físicas pode trazer lesões musculares,como:caibra,cansaço musculares.
    Mariana 8A

    ResponderExcluir
  44. Texto 1
    1-O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo
    De Tecido Conjuntivo
    2-Sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos permitindo assim o movimento
    3-Tem como função principal proteger determinados órgãos vitais como o encéfalo,que é protegido pelo crânio,e também os pulmões e o coração,que são protegidos pelas costelas e pelo esterno
    4-São estudos sobre ossos
    5-206 ossos
    6-Radio,crânio,úmero,tórax,patela,clavícula
    7-Sustentação do corpo,locomoção ,proteção dos órgãos vitais,como o coração ,pulmão e encéfalo,produção de células sanguíneas e reserva de cálcio
    Texto 2
    1-o esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares,A contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio
    2-A contração muscular ocorre com a saída de um ilpulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao musculo através de um nervo
    3-contrabilidade é a capacidade de algum material em si contrair,ou seja,diminuir seu tamnho.
    Elasticidade é a capacidade de algum material em se distener,ou seja,aumentar seu tamanho
    4-Musculos esquelético,musculo estraido cardíaco e musculo liso
    5-O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas
    6-Cãibras,cansaço muscular e distensões
    7-Pode concluir que as atividade físicas pode nos dar benefícios,mas também pode nos prejudicar

    Samuel Lucas 8C

    ResponderExcluir
  45. Texto 1
    1-O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2-É o conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3-O esqueleto,sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento
    4-São os estudos sobre os ossos.
    5-206 ossos
    6-crânio,radio,clavícula,fêmur.
    7-Sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais,como o coração e pulmão, produção de células sanguíneas e reserva de cálcio
    Texto 2
    1-o esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares, a contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio.
    2-A contração muscular ocorre com a saída de um ilpulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao musculo através de um nervo.
    3-contrabilidade é a capacidade de algum material em si contrair,ou seja,diminuir seu tamanho.
    Elasticidade é a capacidade de algum material em se distender,ou seja,aumentar seu tamanho.
    4-Musculos esquelético,musculo estraido cardíaco e musculo liso
    5-O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões graves.
    6-Cãibras,cansaço muscular e distensões.
    7-Pode concluir que as atividade físicas pode nos dar alguns benefícios,mas também pode nos prejudicar com dores, ou seja cãibras e etc.

    Milton Junio 8°A

    ResponderExcluir
  46. Texto 1
    1-O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2-É o conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3-O esqueleto,sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento
    4-São os estudos sobre os ossos.
    5-206 ossos
    6-crânio,radio,clavícula,fêmur.
    7-Sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais,como o coração e pulmão, produção de células sanguíneas e reserva de cálcio
    Texto 2
    1-o esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares, a contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio.
    2-A contração muscular ocorre com a saída de um ilpulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao musculo através de um nervo.
    3-contrabilidade é a capacidade de algum material em si contrair,ou seja,diminuir seu tamanho.
    Elasticidade é a capacidade de algum material em se distender,ou seja,aumentar seu tamanho.
    4-Musculos esquelético,musculo estraido cardíaco e musculo liso
    5-O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões graves.
    6-Cãibras,cansaço muscular e distensões.
    7-Pode concluir que as atividade físicas pode nos dar alguns benefícios,mas também pode nos prejudicar com dores, ou seja cãibras e etc.

    Milton Junio 8°A

    ResponderExcluir
  47. Texto 1
    1-O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo
    2-Sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos permitindo assim o movimento
    3-Sustentação,locomoção,proteção,reserva de minerais e produção de células sanguineas
    4-São estudos sobre ossos
    5- 206 ossos
    6-Radio,úmero,tórax,patela,clavícula,cranio
    7-Sustentação do corpo,locomoção,proteção dos órgaõs vitais como o coraçaõ,pulmão e encéfalo produção de células sanguineas e reserva de calcio´
    Texto 2
    1-o esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares, a contração muscular ocorre com a saida de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao que resulta na entrada de calcio
    2-o músculo funciona pela contração e extensão das susa fibras
    3-contrabilidade é a capacidade de algum material em si contrair,ou seja,diminuir seu tamanho.
    elasticidade é a capacidade de algum material em se distener,ou seja,aumentar seu tamanho
    4-musculo esquelético,musculo estraido cardiaco e musculo liso
    5-o esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas
    6-cãibras,cansaço muscular e distensões
    7-podemos concluir que a atividade fisica em excesso e sem acompanhamento é prejudicial a saúde e pode causar; cãibra,cansaço muscular,distenções,etc.

    Maria Fernanda 8a

    ResponderExcluir
  48. Texto 2

    1- O Esforço excessivo ou movimentações, bruscas podem provocar lesões musculares ,a contração muscular ocorre coma saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que e ,conduzido ao que resulta na entrada de cálcio.

    2-A Contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que e conduzido ao músculos através de um nervo.

    3-Contabilidade e a capacidade de algum material em si contrair,ou seja ,aumentar seu tamanho. Elasticidade e a capacidade de algum material em se distender ,ou seja ,aumentar seu tamanho.

    4-Músculos esqueléticos ,músculo estraido cardíaco e músculo liso.

    5-O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões graves

    6-Cãibras ,cansaço muscular distensões.

    7-Pode concluir que as atividades físicas pode nos dar alguns benefícios ,mas também pode nos prejudicar com dores ou seja ,caibras e etc.

    Any Gabriely 8c

    ResponderExcluir
  49. Texto 1
    1-O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2-É o conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3-O esqueleto,sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento
    4-São os estudos sobre os ossos.
    5-206 ossos
    6-crânio,radio,clavícula,fêmur.
    7-Sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais,como o coração e pulmão, produção de células sanguíneas e reserva de cálcio
    Texto 2
    1-o esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares, a contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio.
    2-A contração muscular ocorre com a saída de um ilpulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao musculo através de um nervo.
    3-contrabilidade é a capacidade de algum material em si contrair,ou seja,diminuir seu tamanho.
    Elasticidade é a capacidade de algum material em se distender,ou seja,aumentar seu tamanho.
    4-Musculos esquelético,musculo estraido cardíaco e musculo liso
    5-O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões graves.
    6-Cãibras,cansaço muscular e distensões.
    7-Pode concluir que as atividade físicas pode nos dar alguns benefícios,mas também pode nos prejudicar com dores, ou seja cãibras e etc

    any gabriely 8c

    ResponderExcluir
  50. TEXTO 1

    01- O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo)
    2-É o conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3-O esqueleto,sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento
    4-São estudos dobre os ossos
    5-206 ossos
    6-Radio,Fêmur,Costelas,Patela,Crânio,Clavícula
    7-Sustentaçao do corpo,locomoçao,proteçao dos órgãos vitais,como o coração ,pulmão e encéfalo,produção de células sanguíneas e reserva de cálcio

    TEXTO 2

    1-o esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares,A contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio
    2-A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo
    3-A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4-Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco, Músculo liso.
    5-O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas.
    6-Cãibras, cansaço muscular e distensões
    7-Podemos concluir que a atividade física e boa mais excessivamente pode ter danos em sua musculatura ou outros partes.

    Andre Gustavo 8° (A)

    ResponderExcluir
  51. TEXTO 1

    01- O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo)
    2-É o conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3-O esqueleto,sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento
    4-São estudos dobre os ossos
    5-206 ossos
    6-Radio,Fêmur,Costelas,Patela,Crânio,Clavícula
    7-Sustentaçao do corpo,locomoçao,proteçao dos órgãos vitais,como o coração ,pulmão e encéfalo,produção de células sanguíneas e reserva de cálcio

    TEXTO 2

    1-o esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares,A contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio
    2-A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo
    3-A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4-Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco, Músculo liso.
    5-O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas.
    6-Cãibras, cansaço muscular e distensões
    7-Podemos concluir que a atividade física e boa mais excessivamente pode ter danos em sua musculatura ou outros partes.

    Andre Gustavo 8° (A)

    ResponderExcluir
  52. TEXTO 1

    01- O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo)
    2-É o conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3-O esqueleto,sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento
    4-São estudos dobre os ossos
    5-206 ossos
    6-Radio,Fêmur,Costelas,Patela,Crânio,Clavícula
    7-Sustentaçao do corpo,locomoçao,proteçao dos órgãos vitais,como o coração ,pulmão e encéfalo,produção de células sanguíneas e reserva de cálcio

    TEXTO 2

    1-o esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares,A contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio
    2-A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo
    3-A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4-Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco, Músculo liso.
    5-O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas.
    6-Cãibras, cansaço muscular e distensões
    7-Podemos concluir que a atividade física e boa mais excessivamente pode ter danos em sua musculatura ou outros partes.

    Andre Gustavo 8° A

    ResponderExcluir
  53. TEXTO 1

    01- O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo)
    2-É o conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3-O esqueleto,sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento
    4-São estudos dobre os ossos
    5-206 ossos
    6-Radio,Fêmur,Costelas,Patela,Crânio,Clavícula
    7-Sustentaçao do corpo,locomoçao,proteçao dos órgãos vitais,como o coração ,pulmão e encéfalo,produção de células sanguíneas e reserva de cálcio

    TEXTO 2

    1-o esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares,A contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio
    2-A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo
    3-A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4-Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco, Músculo liso.
    5-O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas.
    6-Cãibras, cansaço muscular e distensões
    7-Podemos concluir que a atividade física e boa mais excessivamente pode ter danos em sua musculatura ou outros partes.

    Andre Gustavo 8 ° A

    ResponderExcluir
  54. Texto 1-

    1-O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo.

    2- Conjuntos de ossos de um animal é o esqueleto

    3-Apoio para os músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea.

    4-É o estudo dos ossos.

    5-206 Ossos

    6-Fêmur, úmera, costela, cranio e escapula.

    7- Sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais,como o coração e pulmão, produção de células sanguíneas e reserva de cálcio

    Texto 2-

    1-Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais
    O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras
    O ser humano possui aproximadamente 639 músculos
    O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares
    Dentro das fibras musculares, o ácido lático impede a renovação da energia necessária para a contração do músculo

    2-A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.

    3-A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.

    4-1) Músculo estriado esquelético,2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.

    5- -O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões bruscas.

    6-Cãibras, cansaço muscular e distensões

    7- Podemos concluir que a atividade física e boa mais excessivamente pode ter danos em sua musculatura ou outros partes.


    Thainá Telles 8A

    ResponderExcluir
  55. TEXTO 1

    1-O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2-O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento.
    3-O esqueleto,sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento e servem também para armazenar gordura e minerais.
    4-É o estudo sobre os ossos.
    5-206 ossos.
    6-Crânio,Costelas,Rádio,Fêmur,Patela,Tíbia
    7-Sustentação do corpo,locomoção,proteção de determinados órgãos vitais,como o coração ,pulmão e encéfalo,produção de células sanguíneas e reserva de gorduras e minerais

    TEXTO 2

    1-O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares, a contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio.
    2-A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3-A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4-Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco,Músculo liso.
    5-O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões graves
    6-Cãibras, cansaço muscular e distensões.
    7-Pode-se concluir que praticar atividades físicas ajuda muito na saúde,mas praticar excessivamente pode nos prejudicar com cãibras,dores na musculatura e etc.

    Gustavo Felix 8ºA

    ResponderExcluir
  56. Texto 1

    1-O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados formado por um tipo de tecido conjuntivo.
    2-É o conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3-Sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento e servem também para armazenar gordura e minerais.
    4-É o estudo sobre os ossos.
    5-206 ossos.
    6-Crânio,Costela,Rádio,Patela,Fêmur,Tíbia.
    7-Sustentação do corpo,locomoção,proteção de determinados órgãos vitais,como o coração,pulmão e encéfalo,produção de células sanguíneas e reserva de gorduras e minerais.

    Texto 2

    1-O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares,a contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso Central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio.
    2-Ocorre com a saida de um impulso elétrico do sistema nervoso Central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3-A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se comtratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4-Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco,Músculo liso.
    5-O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões graves.
    6-Cãibra,cansaço muscular e distensões.
    7-Podemos concluir que fazer atividade física em excesso e sem acompanhamento é prenudical a saúde e pode causar:cãibra,cansaço muscular,distenções.

    Maria Fernanda 8A

    ResponderExcluir
  57. texto 1-
    1-O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo.

    2-O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento dos animais.

    3-sustenta o corpo serve de apoio para apoiar os musculos e serve pra armazena minerais e gorduras no corpo.

    4-e o estudo sobre musculos e ossos.

    5-206 ossos no corpo

    6-6-Crânio,Costelas,Rádio,Fêmur,Patela,Tíbia

    7-Sustentação do corpo,locomoção,proteção de determinados órgãos vitais,como o coração ,pulmão e encéfalo,produção de células sanguíneas e reserva de gorduras e minerais

    texto 2-
    1-O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares,a contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso Central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio.

    2-Ocorre com a saida de um impulso elétrico do sistema nervoso Central que é conduzido ao músculo através de um nervo.

    3-A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se comtratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.

    4-Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco,Músculo liso.

    5-se força muito os ossos podem provocar lesões ou ate quebrar no caso de bob.

    6-Cãibra,cansaço muscular e distensões.

    7-Podemos concluir que fazer atividade física em excesso e sem acompanhamento é prenudical a saúde e pode causar:cãibra,cansaço muscular,distenções.

    ResponderExcluir
  58. TEXTO 2 1.O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares,a contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso Central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio.

    2-Ocorre com a saida de um impulso elétrico do sistema nervoso Central que é conduzido ao músculo através de um nervo.

    3-A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se comtratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.

    4-Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco,Músculo liso.

    5-se força muito os ossos podem provocar lesões ou ate quebrar no caso de bob.

    6-Cãibra,cansaço muscular e distensões.

    7-Podemos concluir que fazer atividade física em excesso e sem acompanhamento é prenudical a saúde e pode causar:cãibra,cansaço muscular,distenções.

    TEXTO 2
    1. O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares,a contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso Central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio.

    2-Ocorre com a saida de um impulso elétrico do sistema nervoso Central que é conduzido ao músculo através de um nervo.

    3-A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se comtratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.

    4-Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco,Músculo liso.

    5-se força muito os ossos podem provocar lesões ou ate quebrar no caso de bob.

    6-Cãibra,cansaço muscular e distensões.

    7-Podemos concluir que fazer atividade física em excesso e sem acompanhamento é prenudical a saúde e pode causar:cãibra,cansaço muscular,distenções.
    Clara Vitoria 8°c

    ResponderExcluir
  59. TEXTO 1.
    1-O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formado por um tipo de tecido conjuntivo.

    2- Conjuntos de ossos de um animal é o esqueleto

    3-Apoio para os músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea.

    4-É o estudo dos ossos.

    5-206 Ossos

    6-Fêmur, úmera, costela, cranio e escapula.

    7- Sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais,como o coração e pulmão, produção de células sanguíneas e reserva de cálcio
    Clara Vitória 8.c Professora Monica, observe que tinha postado as respostas do texto 2 !

    ResponderExcluir
  60. Texto 1

    1-O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados formado por um tipo de tecido conjuntivo.
    2-É o conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto.
    3-Sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento e servem também para armazenar gordura e minerais.
    4-É o estudo sobre os ossos.
    5-206 ossos.
    6-Crânio,Costela,Rádio,Patela,Fêmur,Tíbia.
    7-Sustentação do corpo,locomoção,proteção de determinados órgãos vitais,como o coração,pulmão e encéfalo,produção de células sanguíneas e reserva de gorduras e minerais.

    Texto 2

    1-O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares,a contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso Central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio.
    2-Ocorre com a saida de um impulso elétrico do sistema nervoso Central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3-A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se comtratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4-Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco,Músculo liso.
    5-O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões graves.
    6-Cãibra,cansaço muscular e distensões.
    7-Podemos concluir que fazer atividade física em excesso e sem acompanhamento é prenudical a saúde e pode causar:cãibra,cansaço muscular,distenções.
    Giovana Lacerda 8°C

    ResponderExcluir
  61. Texto 2

    1)O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provacar lesões musculares
    2)Ocorre com saida de um impulso elétrico do sistema nervoso central que e conduzido ao musculo atraves de um nervo.
    3) Contratibilidade é a capacidade de algum material em se contrair, ou seja, diminuir seu tamanho.
    Elasticidade é a capacidade de algum material em se distender, ou seja, aumentar seu tamanho
    4)Musculo Estriado esqueletico,Musculo estriado cardíaco,Musculo liso
    5)Exercicios em excesso ou movimetações bruscas podem causar lesões muito grave
    6)Cansaço musccular,disteções e cãibra
    7)Execicios com grande excesso,e sem autoridade medica,pode ter varias consequencias como lesões graves e cãibra.


    Emilly Justiny 8B

    ResponderExcluir
  62. 1) O osso é a estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).

    2) O esqueleto é o conjunto dos ossos de um animal.

    3) O esqueleto tem como função sustentar o corpo e servir de apoio para os músculos.

    4) Osteologia: Estudo que tem como principal foco os ossos.

    5) O corpo humano possui 206 ossos.

    6) Conheço apenas alguns ossos, são eles: Tíbia, fêmur, rádio, crânio, costelas, úmero, clavícula, sacro, mandíbula, tarso, carpo e escápula.

    7) Proteger órgãos internos; Apoio para músculos; Produção sanguínea; Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal.
    • Se uma pessoa tiver uma alimentação pobre em sais de cálcio pode levar o organismo a atacar reservas do esqueleto e causar fraturas. Exemplos de alimentos ricos nesse mineral: Sardinha sem pele; leite; alimentos derivados do leite, como iogurte, queijo, sorvete de creme.

    1) 1-“O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras.”
    2- “A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.”
    3- “O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.”
    4-“Existem três tipos de músculo: 1) Músculo estriado esquelético, 2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.”
    5-“ O corpo humano possui aproximadamente 650 músculos esqueléticos.”

    2) A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.

    3) Contratilidade é a capacidade de se contrair, ou seja, diminuir seu tamanho.
    Elasticidade é a capacidade de aumentar o seu tamanho.

    4) Músculos liso, estriado esquelético, estriado cardíaco.

    5) O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.

    6) 1- “As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões.”
    2-“Doença neuromuscular”
    3- “Atrofia”

    7) Que, nada em excesso é bom, o recomendável seria fazer tudo na media, logo, isso não causaria maus.


    Nome:Felipe Martins Da Silva Santos
    Sala:8°B

    ResponderExcluir
  63. Texto 01

    1)Os ossos é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados,formando por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo)

    2)O esqueleto é o conjunto dos ossos de um animal

    3)O esqueleto sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos permitindo assim o movimento

    4)Osteologia é o estudo de ossos

    5)O corpo humano compõe 206 ossos

    6)Conheço apenas alguns como a costela,o úmero,o tornozelo,o punho,a patela,o crânio e a escápula

    7)Proteção: protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos;
    Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea;
    Produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea;
    Reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo;
    Funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal;
    Mantém o equilíbrio ácido-base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos

    ResponderExcluir
  64. OSSOS E MÚSCULOS

    TEXTO 1
    OS OSSOS

    1-ONDE SÃO ENCONTRADOS OS OSSO? Ossos são estruturas encontradas apenas nos animais vertebrados.
    2-DE QUE TECIDO E FORMADO OS OSSOS? Os ossos são formados por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo)
    3-DE QUE É CARACTERIZADO OS OSSO? Os ossos são caracterizados por uma matriz extracelular endurecida pela presença de cálcios em suas estruturas.
    4- O QUE É UM CONJUNTO DE OSSOS? Um conjunto de ossos e o esqueleto.
    5-PRA QUE SERVE O ESQUELETO? O esqueleto e uma forma de sustentação e proteção de alguns órgãos internos.
    6- HÁ QUE A MEDULA ÓSSEA ESTÁ RELACIONADA? A medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue.
    7-COMO É CHAMADO O ESTUDO DOS OSSOS? O estudo dos ossos é chamado de osteologia.
    8-QUANTOS OS NORMALMENTE UM ESQUELETO ADULTO TEM? Um esqueleto adulto normalmente tem 206 ossos .
    9-QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DOS OSSOS ? Protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos Apoio para músculos, como se fosse uma moldura para manter a sustentação corpórea,produção sanguínea através da medula óssea que está na cavidade óssea,reserva de minerais, principalmente cálcio e fósforo, funcionamento, conjuntamente com articulações, dos músculos esqueléticos e tendões, para permitir o movimento do animal,mantém o equilíbrio ácido base, funcionando como tampão, absorvendo sais alcalinos.
    TEXTO 2

    OS MÚSCULOS

    1-DE QUE OS MÚSCULOS SÃO RESPONSÁVEIS? Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino.
    2-O QUE COLOCA O MÚSCULO EM FUNCIONAMENTO? O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras
    3-DE QUE O MÚSCULO E CONSTITUÍDO ? Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade.
    4-O QUE E CONTRAÇÃO MUSCULAR ?A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    5-QUANTOS MÚSCULOS APROXIMADAMENTE O SER HUMANO POSSUI ? O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.
    6-EXISTEM TRÊS TIPOS DE MÚSCULOS QUIAS SÃO ELES ? São os músculos :
    1-Músculo estriado esquelético
    2-Músculo estriado cardíaco
    3-Músculo liso

    NOME : CAUÃ FELIPE Nº7 8ºB

    ResponderExcluir
  65. Texto 1: ossos
    1>O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo)

    2> O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento

    3>o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento

    4>osteologia e a ciências que estuda os ossos

    5>206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamoides.

    6>Femur, úmera, costela, cranio e escapula.

    7>protege órgãos internos, tais como cérebro e órgãos toráxicos

    Texto 2: Musculus

    1> "Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos "
    "O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras"
    "Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade."
    "A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo."

    2>A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.

    3>A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.

    4>Existem três tipos de músculo: 1) Músculo estriado esquelético,2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.

    5> O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares.

    6> são: cãibras, cansaço muscular e distensões. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva

    7>Podemos concluir que a atividade física e boa mais excessivamente pode ter danos em sua musculatura ou outros partes

    Ana Julia Fernandes 8b n:2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica aprende muito os videos que voçê passou para nós,achei muito interessante os videos.
      Ayane Jamilly Araujo Vieira,8°B n:05

      Excluir
  66. Alisson Patrick 8º B4 de maio de 2017 às 11:19

    1-O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo).
    2-O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento.
    3-O esqueleto,sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos,permitindo assim o movimento e servem também para armazenar gordura e minerais.
    4-É o estudo sobre os ossos.
    5-206 ossos.
    6-Crânio,Costelas,Rádio,Fêmur,Patela,Tíbia
    7-Sustentação do corpo,locomoção,proteção de determinados órgãos vitais,como o coração ,pulmão e encéfalo,produção de células sanguíneas e reserva de gorduras e minerais

    TEXTO 2

    1-O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares, a contração muscular ocorre com a saída de impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao que resulta na entrada de cálcio.
    2-A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
    3-A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
    4-Músculo estriado esquelético,Músculo estriado cardíaco,Músculo liso.
    5-O esforço excessivo ou movimentação brusca podem provocar lesões graves
    6-Cãibras, cansaço muscular e distensões.
    7-Pode-se concluir que praticar atividades físicas ajuda muito na saúde,mas praticar excessivamente pode nos prejudicar com cãibras,dores na musculatura e etc.

    ResponderExcluir

Favor comentários com o objetivo das atividades propostas